Defesa Saúde: grandes redes na berlinda

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Grandes redes de supermercados – principalmente elas – deviam passar, sempre, bons exemplos, respeitando o consumidor e atuando dentro de critérios dos mais sofisticados no que diz respeito ao bom relacionamento com o cliente. Infelizmente, nem sempre é assim. Tanto que há alguns meses a Vigilância Sanitária interditou determinado setor de uma unidade do Bom Preço na Avenida Pedro Valadares, nos Jardins.

Agora, os jornais revelam novas interdições por conta de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor de Justiça da Defesa do Consumidor.  As lojas GBarbosa Atalaia e GBarbosa Sul foram acusadas de infringir normas da Vigilância Sanitária.

O Promotor Daniel Carneiro Duarte reconhece alguns desrespeitos no tocante a higiene e segurança alimentar, colocando em risco a saúde do consumidor. Daí a interdição.

Atenção consumidor! Faça sua reflexão: o blog não está falando do armazém da esquina, mas de grandes redes de supermercados.

Com discrição Déda passeou no domingo
Antes de retornar para o tratamento em São Paulo, o governador licenciado Marcelo Déda, passeou no domingo, de carro por alguns pontos de Aracaju. Passou pela obra do viaduto do Detran e depois foi até o Mosqueiro pela Avenida Sarney. Mesmo tentando a descrição  dentro do veículo ele foi reconhecido  por alguns motoristas. Muita Saúde e Paz. E o que deseja todos os sergipanos.

É papel de Déda dividir ou unir o PT?
O PT em Sergipe vai mais uma vez para a disputa interna. Desta vez com feridas abertas. São candidatos os deputados federais, Rogério Carvalho, Márcio Macedo e a deputada estadual Ana Lúcia. E o governador licenciado está na chapa de Márcio. Fica a pergunta: é papel de Déda neste momento dividir ou unir o PT?

João Alves reúne bancada
Ontem, 12, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho reuniu a bancada de vereadores para ouvir queixas e sugestões. Duas áreas foram as mais criticas: Saúde e Emurb. Na saúde as queixas foram contra a secretária Goretti Reis ter mantido a estrutura de comissionados das gestões anteriores e a falta de atendimento das reivindicações da comunidade. Na Emurb a dificuldade para conversar com o presidente. Luis Durval.

Apoio
João disse que conversará com os auxiliares porque da mesma forma que precisa do apoio para aprovação de projetos, precisa também ouvir os vereadores que são os mais próximos da população ouvindo diariamente seus anseios.

Composição em benefício dos sergipanos
O movimento reivindicatório iniciado pela classe dos Procuradores do Estado de Sergipe é o assunto da pauta da semana.O Governador em exercício Jackson Barreto e o Procurador-Geral do Estado Márcio Rezende estão priorizando o tema para uma composição entre os interesses estatais e os corporativos. O objetivo é que não haja prejuízo ao serviço público e nem ao contribuinte sergipano.

Esforço pessoal dos dois lados
É importante dizer que as negociações com a categoria estão em curso, e uma reunião está prevista para esta terça-feira entre o Governo e a categoria.O que se vê é que existe um esforço pessoal do Governador em exercício e do Procurador- Geral para conciliar as reivindicações.Um bom momento para exercitar a sabedoria e o equilíbrio para o bom andamento das negociações.

Atenção Emurb, depois do elogio a loucura do asfalto
Na semana passada o blog elogiou a ação rápida da Emurb que no mesmo dia tapou buracos ao lado do Shopping Riomar, na rua que passa pelo colégio COC e a Faculdade Maurício de Nassau, Ontem, 12, o blog recebeu duas reclamações de que o asfalto colocado no local desapareceu com as chuva que caiu no último fim de semana. Um dos leitores foi irônico: “Será que estão utilizando asfalto "tipo sonrisal”, que não aguenta um chuvisco e já dissolve?. Com a resposta a Emurb.

Justiça derruba verbas de subvenção da Assembleia
Em decisão histórica, a juíza Simone Oliveira Fraga decide que as verbas de subvenção, que os 24 deputados estaduais repassam para ONGs, devem ser suspensas; cada parlamentar dispõe de quase R$ 1 milhão para distribuir com entidades que ele próprio definir; ação se deu após reportagem especial do Cinform que mostrou uma infinidade de irregularidades nas instituições e falta de comprovação da aplicação dos recursos; Alese pode recorrer. Leia matéria completa: http://www.brasil247.com/pt/247/sergipe247/111354/Justi%C3%A7a-derruba-verbas-de-subven%C3%A7%C3%A3o-da-Assembleia.htm

Venâncio rebate contradições I
Sobre as notas apontando supostas contradições do deputado estadual e líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP), o parlamentar esclarece para a coluna e para a população que “a imprensa que faz observações sobre minhas contradições, por cobrar mais ações do governo para o funcionalismo público e enxugamento da máquina, é a mesma que silencia sobre aqueles que cobravam dos governos dos outros”.

Venâncio rebate contradições II
O deputado foi ainda mais longe e disse que “não falam daqueles que cobravam reajustes maiores, enxugamento da máquina e cortes no número de CC’s. Hoje esses que cobravam estão calados e omissos, assim como parte da imprensa. Sobre as comparações com o governo de João Alves, quero dizer que ele cometeu muitos erros sim e findou perdendo a eleição”, argumentou.

Venâncio rebate contradições III
Por fim, Venâncio disse que “venceram em cima dos erros do Negão e, se quiserem comparar, não tem problema. Como estão fazendo pior do que era feito no passado, a gente já vislumbra o que vai acontecer. A imprensa vê contradições em mim, mas eu mudei para melhor e o funcionalismo agradece. Já os que antes cobravam, e que tinham o apoio desses setores, também mudaram, mas para pior.

Ministério Público e proibição do retrocesso
Muito se fala em combater a impunidade, todavia pouco se observa de concreto por parte dos nossos representantes políticos. Por exemplo, em São Cristovão, o Ministério Público Estadual teve que ingressar com uma ação para que fichas sujas não voltem a ocupar cargos públicos naquele município. Isso porque a Prefeita Rivanda Farias resolvei revogar uma lei anterior que institua a ficha limpa para o ingresso no serviço público são cristovense. E o nossos deputados, por que não resolvem de uma vez essa questão propondo uma emenda à Constituição Estadual vedando que pessoas inidôneas ocupem cargos em quaisquer dos poderes e em quaisquer dos entes políticos, isto é, Estado e Municípios?

OS em São Cristóvão
As OS (Organizações Sociais) não têm sido alvo de críticas apenas em Aracaju. No município de São Cristóvão, a ideia de implantar o sistema para gerenciar a Saúde no município também está provocando muitos comentários e debates sobre o assunto. Na última semana, o vereador Paulo Júnior (PSL), da Câmara Municipal da cidade, se pronunciou a respeito e deixou claro que as OS podem prejudicar a população. Segundo o parlamentar, o sistema, se for adotado, será mais um “trem da alegria”, gerando ainda mais transtornos para o setor. Através de requerimento apresentado pelo vereador, aprovado por unanimidade na Casa Legislativa, a secretária de Saúde de São Cristóvão, Farahide Diniz, deverá comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Farra das passagens aéreas
Aproveitando a oportunidade, o jovem parlamentar também fez uma grave denúncia contra a Prefeitura de São Cristóvão. Segundo Paulo Júnior, a atual gestão está à deriva e não elege prioridades para serem solucionadas. Mesmo alegando ter dificuldades financeiras, a administração municipal, segundo o parlamentar, tem custeado, frequentemente, passagens aéreas, deixando de lado serviços básicos e importantes para os moradores.

Retiro
Esse final de semana foi bastante diferente para os jovens que fazem parte do Diretório Estadual da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (JS PDT). No sábado e domingo (10 e 11), cerca de 140 jovens participaram de um retiro na Escola de 1º Grau Deputado Francisco Paixão, em Campo do Brito, onde o principal assunto foi política, tendo como foco a preparação da juventude para as próximas eleições.

Junção
Para o presidente nacional da JS PDT, Luiz Marcelo, é preciso que haja a junção do partido à juventude. “Nesse retiro, abordamos sobre política positiva, que são os desejos da nossa comunidade, avaliamos o atual contexto e mostramos os desejos da juventude, que hoje vai às ruas para exigir de seus gestores o compromisso com o cidadão”, explicou Luiz Marcelo.

Juventude
O presidente estadual do PDT, Fábio Henrique, destacou que a juventude é um dos braços importantes do PDT. “Os movimentos realizados pela juventude foram às ruas e mostraram suas forças, que têm vida e garra. O PDT é um partido que não tem dono, constituído pelas diversas classes, e que busca e luta pelo respeito à democracia”, enfatizou Fábio Henrique, conclamando os jovens a participar mais das atividades partidárias do PDT.

Marcos Aurélio conversa com Antônio Leite sobre o Meio Ambiente I
Na segunda-feira, 12, Marcos Aurélio conversou com o Ator e militante ambiental, Antônio Leite sobre os Projetos que pretende implantar, caso vença a eleição para a Presidência estadual do PPS – Partido Popular Socialista, que ocorrerá ainda neste segundo semestre. “O PPS de Sergipe precisa compreender o sentimento dos brasileiros e a exemplo do que está sendo realizado pela Executiva Nacional, através de Roberto Freire (SP) e Rubens Bueno (PR), abrir as portas para ouvir o sentimento das ruas”,informa o Dirigente estadual.

Marcos Aurélio conversa com Antônio Leite sobre o Meio Ambiente II
“Ao conversar com Antônio Leite, temos a oportunidade de compreender a sua luta, histórica, para ver o Poder Público se voltar para ouvir os ambientalistas, homens e mulheres que se dedicam a preservação da Natureza e principalmente, ao equilíbrio do uso dos nossos Recursos Naturais”. Comemora Marcos Aurélio (PPS). “Durante o encontro, ficou muito claro que a vontade do Ator e militante das questões ambientais, Antônio Leite, que anualmente leva à Avenida, na maior concentração de pessoas de Sergipe, o Pre-Caju, o Bloco “Caranguejo Elétrico”, que sintetiza a sua preocupação ambiental, que é possível fazer muito mais, pelo Poder Público estadual, em relação ao Meio Ambiente”, disse o Dirigente do PPS-SE.

Marcos Aurélio conversa com Antônio Leite sobre o Meio Ambiente III
Ao finalizar, Marcos Aurélio revelou que se vencer as eleições para a Presidência do Diretório Estadual irá, em conjunto com os Dirigentes Municipais, criar os canais de diálogo com a Sociedade para os diversos temas de interesse sociais. “Os nossos jovens estão dispostos a participarem das decisões do Setor Público. Eles não estão mais interessados em apenas ficar na arquibancada. Querem participar, ativamente, do jogo. Querem ser protagonistas e não apenas coadjuvantes”. E conclui afirmando que o Meio Ambiente terá um espaço de destaque na Agenda do seu mandato.

Pirambu promove Conferência
Com o objetivo de propor estratégias de articulação e cooperação institucionais com os demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil e povos e comunidades tradicionais que dinamizam a participação e controle social na gestão das políticas publicas de cultura para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura, envolvendo, a Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na ultima sexta-feira, durante todo o dia a 4ª Conferencia Municipal de Cultura de Pirambu.

Temas
A Conferência que contou com a participação do prefeito municipal, Élio Martins (PSC), da coordenadora das Rodas de Leitura do Proler e Membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Maria Roseneide Santana dos Santos, a Educadora Ambiental do Projeto Tamar, Jamyle Argôlo, além de outras autoridades, debateu vários temas de interesse da comunidade que teve como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura local, estadual e nacional, definido no artigo 2º Regimento Interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura.Durante todo o dia, quatro eixos temáticos foram debatidos exaustivamente com todos os participantes.

Obras importantes em Japaratuba
Na tarde da última sexta-feira (9), o governador em exercício, Jackson Barreto, esteve na cidade de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, para inaugurar, juntamente com o prefeito, Hélio Sobral, duas importantes obras para o município: A Clínica de Saúde da Família e o Centro Integrado de Segurança Pública.As solenidades contaram com a presença da deputada estadual, Conceição Vieira, de prefeitos de municípios vizinhos, parlamentares e secretários de Japaratuba, secretários de Estado, além dos familiares dos homenageados e da população.

Clínica
A primeira obra a ser entregue, foi a Clínica de Saúde da Família “Dr. Augusto Correa”, que está em pleno funcionamento desde o ano passado. No entanto, de acordo com o governador em exercício, apenas agora, a unidade com atendimento 24h, foi oficialmente inaugurada pelo executor da obra.

CISP
Após inaugurar a Clínica, o governador em exercício e os presentes seguiram para o Centro Integrado de Segurança Pública, também localizado na Rodovia Lúcio Prado. Erguido pelo programa Sergipe Cidades, o prédio se adéqua ao novo modelo de unidade policial, concentrando no mesmo imóvel, forças policiais militares e civis, com o objetivo de dar mais eficiência aos trabalhos de proteção à população.

Cras no bairro Porto D'antas
A Prefeitura de Aracaju deu início a obra que beneficiará a comunidade do bairro Porto D'antas, Zona Norte da capital. No local está sendo construído o prédio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) destinada ao atendimento socioassistencial de famílias que apresentem índices de vulnerabilidade social.

Parceria
Orçada em mais de R$ 1 milhão, a obra é uma parceria da PMA com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e prevê a construção de instalações adequadas para oferecer os serviços socioassistenciais de Proteção Social Básica. O novo Cras terá salas de atendimento, salas multiuso e para a administração, copa, banheiros com equipamentos para as pessoas portadoras de deficiência. A parte externa também terá estacionamento, área verde e um espaço para o cultivo de hortaliças.

Obras
Ao participar da reunião-almoço ontem, 12, da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, defendeu a necessidade de que as obras do Proinveste sejam realizadas por empresas sergipanas, mas apelou que sejam parceiros do governo estadual e não disputem em várias licitações, fazendo reserva de obras, sem ter a devida condição financeira.

Diagnóstico
Valmor apresentou um diagnóstico das obras em andamento e as obras que serão licitadas em Sergipe destacando que somados todos os recursos, nos diversos programas federais, Proinveste e contrapartida estadual, serão cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. “Nós estamos na luta pelo preço correto e justo, com obra de qualidade. Meu apelo é para que não prejudiquem as licitações que depois podem acabar em litígio judicial”, esclareceu.

Luta
O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto lembrou da luta da associação para que as regras das licitações atendam todos os custos. Ele frisou que o grupo de trabalho formado com representantes de todos os órgãos em Sergipe fez uma grande discussão e cujo relatório final já foi aprovado pelo TCE. “A Caixa já tem o entendimento que o recurso do Proinveste é dinheiro emprestado e portanto será regido pelas normais estaduais”, explicou afirmando que agora só falta um pronunciamento final da Procuradoria Geral do Estado.

Debate sobre licenciamento
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, aproveitou a presença no evento e rapidamente falou da análise técnica dos licenciamentos. Relatou ações para reduzir o excesso de gordura, simplificando os procedimentos em algumas licenças  e a importância dos municípios atuarem na área. Deu como exemplo Itabaiana, Socorro que já concedem licenças e Aracaju que começará a conceder.  Genival Nunes participará de um debate promovido pela ASEOPP com a presença do presidente da Emurb, Luis Durval na próxima quinta-feira, às 16h, no auditório do Instituto Luciano Barreto Junior.

Povoado Areia Branca
Convidado por alguns amigos residentes na comunidade Areia Branca, na região do Mosqueiro, o ex-deputado Jorge Araujo, ficou impressionado com o estado em que se encontra a rodovia que dar acesso aquele povoado, totalmente esburacada. A propósito Jorge Araujo, que também já foi vereador de Aracaju, postou mensagens em seu twitter, solicitando providências a EMURB, para pelo menos realizar um tapa buraco naquela área.

Arena de vôlei de praia no estacionamento
Jorge Araújo estranhou também porque ninguém tocou no assunto da arena do vôlei de praia montada no estacionamento da orla, depois da passarela do Caranguejo. Ele não entende porque a arena não foi feita diretamente na praia e levaram areia para o estacionamento gastando mais além de ocupar o espaço.

Aracaju Magazine
E quem gosta de um bom texto não pode deixar de ler o mais recente número da revista Aracaju Magazine. Excelentes textos, entre elas, uma sobre turismo “Passear em Sergipe”, memória Rosa Farias, crônica “A Banca de Cordel de seu João Firmino”, e “Um homem de Fé”, do diretor Hugo Julião sobre a luta do governador Déda contra o câncer.

Bancos negam todos os itens da 1ª rodada de negociações
O presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), José Souza está indignado com a postura dos negociadores da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). José Souza alerta os bancários para enfrentar as contradições dos banqueiros.Na primeira rodada de negociação, realizada na última sexta-feira, dia 09, “a Fenaban foi intransigente e negou todas as reivindicações relativas às questões de saúde, condições de trabalho e segurança bancária apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários”.

Ganância
“Os cofres dos banqueiros estão abarrotados. Os lucros são astronômicos. Eles estão em plena condição de atenderem às nossas reivindicações. Só no primeiro semestre de 2013, juntos, os três maiores bancos privados do país Itaú, Bradesco e Santander somando lucros de R$ 15,905 bilhões”, divulga José Souza.

Ganância
O presidente do SEEB/SE denominou os banqueiros de gananciosos. “Apesar desse lucro astronômico noticiado pela imprensa, os banqueiros são gananciosos e antissociais. Não apontaram até agora contrapartidas sociais para os trabalhadores, responsáveis por esse lucro. Nós bancários temos de nos preparar para enfrentar essas contradições e buscar apoio dos clientes e da sociedade para conquistarmos aumento real de salário, emprego decente e participação nos lucros”, alerta José Souza.

Encontros
As reuniões estão acontecendo em São Paulo e os próximos encontros serão realizados nos próximos dias 15 e 16, quando será tratado o tema do emprego. Em Aracaju, o lançamento da Campanha dos Bancários foi realizado no dia 8, no Calçadão João Pessoa.

Palestra Estude e Trabalhe no Canadá será realizada pela segunda vez em Aracaju
As diretoras da International Travel, Manuela Brasileiro e Maressa Machado, promovem, no dia 17 de agosto, pela segunda vez em Sergipe a palestra Estude e Trabalhe no Canadá, em parceria com as escolas de VGC Language School, de Vancouver, e Upper Madison College, de Toronto e Montreal. A agência especializada em intercâmbio cultural atua a mais de 10 anos no mercado e conta com a parceria de mais de 400 escolas de cursos de idiomas no mundo inteiro.

Novidade
O evento, que será realizado no hotel Real Classic, contará com uma novidade: a realização de uma minifeira sobre o tema, das 14h às 18h. Na minifeira, um canadense fará testes de inglês. Na palestra, marcada para 18h30, serão apresentados os programas de intercâmbio e sorteados kits de viagens e duas bolsas de estudos. Também serão realizadas promoções especiais para matrículas realizadas na feira. As inscrições para participar da palestra podem ser feitas pelo telefone (71) 3271-4252 ou por e-mail info@internationaltravel.com.br. A entrada é gratuita. Imperdível!

Conjuntos Musicais do Passado (Documentário)
Com o objetivo de resgatar os “Conjuntos Musicais” do passado que embalaram toda uma geração para “uma”

Átomos, conjunto de Propriá, no documentário do Sarau Entre Amigos

apresentação no Sarau Musical e conseqüentemente a preparação e edição para um registro através de um documentário, convidamos os mais variados Conjuntos a partir do final dos anos 60 a meados dos anos 80: Medeiros & Seus Big Boys, Os Átomos(Propriá), Os Vikings, Os Águias, The Tops, Os Invencíveis(Riachuelo), Cassino Royale(Tobias Barreto), Os Comanches, Bolo de Feira, Embalo D(Nossa Sra. Das Dores), Brasa 10, Os Nômades(Itabaiana) e tantos outros… A estréia já agendada será no Sarau Musical com os Átomos de Propriá dia 31/08. Contatos com Ludwig Oliveira (79) 9977-3304.

Mais uma da Aero Tur
Mais uma lançamento promocional da Aero Tur.Promoção Ibero Star!De 06 a 08 de setembro você terá a oportunidade de desfrutar de um pacote turístico para o Ibero Star Bahia Hotel que inclui 02 noites de hospedagem All inclusive, é uma oportunidade que você não pode deixar passar.Saiba maiores detalhes com a Consultora de Viagens da Aéreo Tur Laudicéia Barreto – 3214-5656 / 9946-7239 em nome do Programa Entre Amigos (Ludwig Oliveira).

Agenda
13 DE AGOSTO – Hoje é o dia do ECONOMISTA e também do PENSAMENTO. A teoria econômica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas políticos, na maioria britânicos, dos séculos XVIII e XIX, mais especificamente a partir de ADAM SMITH, que fincou as bases da economia clássica, ancoradas na competição. Sua obra “A Riqueza das Nações” foi publicada em 1776. O alemão KARL MARX, cientista político e social (1818/1883), foi, também, filósofo e revolucionário. Discípulo de Hegel, escreveu, junto com Engels, o “Manifesto Comunista”. Sua obra “O Capital”, editada a partir de 1885 por Engels, foi, durante muito tempo, referência na área das ciências sociais na Europa e em todo o mundo. No Brasil, grandes economistas como Celso Furtado, por exemplo, têm dado, ao longo do tempo, enorme contribuição ao desenvolvimento do país. Em Sergipe, neste dia do ECONOMISTA, podemos citar nomes como os de ALOÍSIO CAMPOS, DILSON BARRETO, NEWTON PEDRO e, mais recentemente, LUIZ MOURA, RICARDO LACERDA e SAUMÍNEO NASCIMENTO. Sem esquecer, contudo, do saudoso PAULO BARBOSA, que foi, além de economista, um dos maiores nomes do jornalismo sergipano. Está fazendo 50 anos que Paulo Barbosa, então correspondente de O ESTADO DE SÃO PAULO, publicou histórica reportagem sobre o início da produção de petróleo no campo de Carmópolis (1963). Enfim, nossa homenagem aos economistas, que fazem do PENSAMENTO, cujo dia é também hoje comemorado, um permanente instrumento de trabalho. AGENDA DA SEMANA – Hoje, terça-feira – Líderes partidários no Congresso Nacional reúnem-se para definir pauta de trabalho. Também hoje deverá ser instalada a Comissão Especial para tratar do programa Mais Médicos, do governo federal. PEC do orçamento impositivo poderá ser votada ainda esta semana. Também hoje, prevista a visita ao Brasil do secretário de Estado americano, John Kerry. Amanhã, 14 – A seleção brasileira faz amistoso contra a Suíça, na Basiléia. E o IBGE vai divulgar a pesquisa mensal do setor COMÉRCIO. Na sexta-feira, 16 – Lançamento nacional dos filmes “Bling Ring – A Gangue de Hollyood”, de Sofia Coppola e “Flores Raras”, produção nacional, de Bruno Barreto. Também na sexta, Usain Bolt disputa as eliminatórias dos 200 metros no atletismo mundial. No sábado, 17.08 – No Memorial da América Latina, em São Paulo – Festival Holi One Color. E o cantor e compositor cearense Fagner comemora, com um grande show, seus 40 anos de carreira. FRASE – (Sobre o pensamento) – “O pensamento é a semente da ação.” – Emerson (1803/1882).

Curtas
NO RIO DE JANEIRO, GRUPO QUE OCUPA A CÂMARA MUNICIPAL NÃO PARTICIPA DE REUNIÕES COM OS VEREADORES. /// MPF VAI À JUSTIÇA CONTRA O CADE PARA TER ACESSO AOS DADOS DE SUPOSTO CARTEL EM SÃO PAULO. /// GOVERNO ADIA LEILÃO DO TREM-BALA EM UM ANO. /// DILMA ESCOLHE NOVO SECRETÁRIO EXTRAORDINÁRIO DE SEGURANÇA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. /// DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL ANDREI AUGUSTO PASSOS RODRIGUES É O NOVO TITULAR QUE VAI CUIDAR DA SEGURANÇA NA COPA DO MUNDO E NA OLIMPÍADA. /// DATAFOLHA REGISTRA: CRESCE A APROVAÇÃO DA VINDA DE MÉDICOS DO EXTERIOR. /// ÁLVARO DIAS QUER QUE JOÃO AUGUSTO HENRIQUES SEJA OUVIDO SOBRE A PETROBRAS. /// MAS SE DIZ SATISFEITO COM A POSIÇÃO DO GOVERNO DE SÃO PAULO A RESPEITO DO PROPINODUTO QUE ENVOLVE VÁRIAS FIGURAS DE PROA DOS TUCANOS. /// RELATOR NA CCJ PEDE A CASSAÇÃO DO DEPUTADO DONADON.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Derrota do Sergipe
O primeiro resultado negativo do Sergipe no Campeonato da Série D não pode, em absoluto, representar um fracasso da equipe, que, por sinal, ainda é a líder do grupo 4 da competição. Será que os torcedores mais exaltados do Mais Querido estavam considerando que o quadro rubro já atingiu a perfeição a ponto de não se admitir que ele pudesse perder uma partida sequer? – O resultado diante do Juazeirense foi absolutamente normal. Problema é quando a equipe deixa de marcar pontos dentro de casa. Nada está perdido. O Sergipe precisa voltar a jogar futebol no nível como se manteve até antes da partida do último domingo, em que, reconhecidamente, o time rubro não se houve bem. Fatores como a perda de um penalty logo no começo da partida e a exasperação exagerada de Leandro Kivel devem ser levados em consideração. Assim, a equipe comandada por Givanildo Sales precisa vencer, no próximo domingo, o Botafogo, da Paraíba, na partida que terá lugar no Presidente Médici, em Itabaiana, para, então, mostrar que é, de fato, a melhor do grupo 4. Sergipe X Botafogo, no próximo domingo, será o dia D para as reais pretensões do clube rubro, que tem, sim, condições de marcar três pontos em cima do Botafogo paraibano. Seriedade é a palavra-chave do momento. Que o elenco rubro possa conscientizar-se da extraordinária importância do jogo do próximo domingo.

Economia interna
O Sergipe subestimou sua própria capacidade, ao escolher o Estádio Fernando França, que, no dizer dos membros da CT e dos seus dirigentes, seria transformado em um caldeirão. Claro que a decisão deveria ter sido tomada, como o foi, ouvindo-se o técnico e os jogadores, principalmente. Como se trata de um tema “interna corporis”, a decisão teria que partir, mesmo, da cúpula rubra. O resultado é que o caldeirão não esquentou o suficiente. Isso pertence ao passado. Agora é pensar no Botafogo, pensando, inclusive, no apoio da torcida itabaianense. Importante é que sua própria torcida digeriu a derrota do último domingo, à exceção de uma minoria que não usa de bom senso.

Sucessão
Em 1989, quando da disputa pelo cargo de presidente da FSF, entre Alceuá Gonçalves e Carivaldo de Souza, o então ocupante do cargo, o desportista Alceuá Gonçalves, oriundo das hostes do Vasco Esporte Clube, passou um longo período afirmando que não seria candidato à reeleição e proclamava Carivaldo como seu candidato ao posto de primeiro mandatário de nosso futebol. Faltando poucos dias para o pleito, Alceuá mudou de ideia e disse que resolvera candidatar-se para mais um mandato da mentora sergipana. Carivaldo replicou que não havia problema algum. Isso não iria interferir, de hipótese alguma, na sólida amizade entre ambos. E manteve sua candidatura. O resultado, todos sabem. Carivaldo de Souza derrotou o seu colega do Vasco e amigo de muito tempo. Agora, a história se repete. Com eleições marcadas para depois da Copa do Mundo, no próximo ano, Carivaldo não confirma publicamente, mas admite, dentre seus amigos, que Milton Dantas, atual vice-presidente, deverá ser seu candidato. Numa hipótese que poderá tornar-se realidade, vale a pena perguntar qual seria a reação de Miltinho, se o cenário de 1989 vier a repetir-se? O que a maioria comenta é que o nome de Milton Dantas é uma boa opção para suceder Carivaldo. Um dado que gostamos de lembrar é o seguinte: ao final de seu atual mandato, Carivaldo de Souza terá governado o futebol sergipano por exatos 25 anos (1989/2014). Já a Federação, que foi fundada em 1926, terá, na mesma oportunidade, 88 anos de existência. Ou seja, Carivaldo terá comandado o futebol sergipano por um quarto de século, o que corresponde a mais de 25 por cento da trajetória da FSF. É por isso que muita gente está dizendo que é preciso renovar, para reformular. Uma coisa é certa: se depender de Marin, a turma da velha guarda, como ele próprio, terá prioridade para mais um mandato presidencial.

Memória do esporte
13 DE AGOSTO – Em 1933, é inaugurado o Estádio do Palmeiras, o Parque Antártica, em São Paulo. No primeiro jogo, o Palestra Itália, antigo nome do clube, vence o Bangu por 6 X 0, pelo Torneio Rio/São Paulo. O primeiro gol do novo estádio foi marcado por Romeu Pelliciari. Em 1978, o Guarani de Campinas vence o Palmeiras, por 1 X 0, com gol marcado por Careca e sagra-se campeão brasileiro. Foi a primeira vez que um time do interior conquista o campeonato nacional. Já em 1997, o Cruzeiro de BH vence a Libertadores pela segunda vez consecutiva, ao derrotar o Sporting Cristal, do Peru, por 1 a zero, no Mineirão. Elivelton assinalou o gol do Cruzeiro.

Jogo rápido
Começam na próxima quinta-feira duas competições de ginástica em Aracaju. São dois eventos de nível nacional. /// O campeonato brasileiro e a Copa do Brasil de GR (conjunto). /// As competições serão realizadas no Ginásio Constâncio Vieira. /// Marcelinho, que jogava nos EAU, antes de estrear no Fluminense vai submeter-se a uma artroscopia no joelho direito. /// Furto de cabos elétricos ocorreu fora da Fonte Nova. /// Luiz Gustavo afirma, na Suíça, que não mais jogará no Bayern nem no futebol alemão. /// Usain Bolt faz 9s77 e retoma título mundial dos 100 metros. /// Marin afirma que Lula não fará campanha para ninguém na eleição da CBF.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Conseguir depende de variáveis que não controlamos. A que faz 90% do resultado é a única que controlamos, TENTAR. Bom Dia e uma Boa Semana!

www.twitter.com/sergioalves1  A democracia é linda, porém, nos remete a muita hipocrisia. Ver partidos sem histórico de lutas de classe falando em Revolução soa estranho.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Bateu uma depressão geral na mídia, com o controle da inflação, pesquisas com a subida da Dilma, força do Lula e o baixo perfil dos tucanos.

www.twitter.com/Gilbertotv  A vida lhe reserva grandes alegrias e grandes decepções. Saber lidar com as duas ao mesmo tempo faz parte da nossa sobrevivência.

www.twitter.com/_zalberto  E que a chuva leve e traga o que for do merecimento de cada um.

www.twitter.com/georgelemos1986  Em caso de insônia, não retuite: o Twitter também te entrega quando você retuita o RT.

DO LEITOR

Redução da maioridade penal

Do leitore Gilvan:”Entre alguns argumentos para os que defendem a redução da maioridade penal, pode-se citar o fato do menor de 16 anos poder votar e eleger o presidente de uma nação e que um plebiscito demonstrará o interesse da sociedade nessa medida como meio de redução do índice de violência. Quanto a primeira justificativa, eu faço a seguinte pergunta: quando ocorreu uma manifestação dos jovens menores de 18 anos para votar para presidente? A resposta é nunca. Quanto ao plebiscito, não duvido do resultado favorável a redução. Porém, entendo que se perguntássemos hoje a sociedade brasileira por meio de plebiscito se a pena de prisão perpétua poderia ser aplicada para estupradores, políticos corruptos, traficantes e homicídios, dependendo sempre dos casos concretos, a resposta seria positiva. Assim sendo, sugiro aos nossos representantes no Congresso que reflitam e apresentem proposta de realização de um plebiscito pela instituição da prisão perpétua em tais crimes e pela da redução da maioridade penal. Advirto que não vale o argumento de que a prisão perpétua não pode ser instituída no Brasil sob o argumento de que a constituição Federal não permite e que o procedimento não teria utilidade.  A verdade é que a partir do momento em que o sistema prisional não recupera ninguém e ainda colabora para a qualificação do criminoso, tem-se instituída a prisão perpétua e na qual querem jogar os jovens. Parece que não basta encher os depósitos humanos que no passado eram denominados de FEBEM e hoje se tornaram em CENAM, é preciso criar mais cadeias e deixar todo mundo junto e misturado.”

Falar é fácil, difícil mesmo é fazer
Do leitor Antônio Edilson Cardoso: “Nobre jornalista, se existem duas pessoas em Sergipe que sabem que “viola de boca todo mundo toca”, são a quase  ex-secretária de  saúde de Aracaju, Goreti  Reis e o prefeito João Alves Filho. A primeira, enquanto deputada estadual, sempre discursou fazendo críticas ao setor de saúde do estado e  de Aracaju, dando a entender que tinha conhecimento dos problemas e das respectivas soluções. Porém, quando foi colocada para administrar a saúde da capital do estado, a única coisa que Goreti conseguiu demonstrar foi sua incompetência, tanto que, como não conseguiu terceirizar o setor, parece que seu estoque de idéias acabou, e apenas espera a hora de ser “renunciada” do cargo.  E o “Negão” então? Durante a campanha até prometer transformar a guarda municipal numa espécie de BOPE aracajuano ele prometeu, e  houve quem acreditasse. No transporte público, até agora, tem como realizações principais um aumento de passagem mal justificado e a exsição de um ônibus bi-articulado na Orla de Atalaia.  Quem souber de outra coisa que se manifeste. Mesmo assim, age sob a pressão que as passeatas fizeram sobre todos os governantes, que já sabem que o povo não mais irá aceitar que o transporte público  continue sendo negligenciado como sempre foi. Porém, quem houve o discurso do prefeito, reconhece o mesmo padrão megalômano que levou a projetos como  POLO CLOROQUÍMICO, PLATÔ DE NEÓPOLIS e HOTEL DO VELHO CHICO, sempre com o povo pagando a conta salgada de seus fracassos.  Deus que te proteja Aracaju. Um abraço!”

ARTIGO

Transporte Coletivo em Aracaju, qual o destino?  Antonio Samarone

Apontar o transporte coletivo como alternativa para a crescente redução da fluidez em Aracaju, identificado pelos proprietários de automóveis como o principal problema da mobilidade, tem se transformado num aparente consenso. Na última campanha para Prefeito todos diziam a mesma coisa sobre o tema, à diferença entre os principais candidatos era se o modelo deveria ser BRT ou VLT.

Se todos são a favor, por que as coisas não andam? Vamos pensar um pouco: o item mais reclamado na qualidade do transporte público é sua lentidão e impontualidade, em resumo, os ônibus não passam, não chegam no horário, à oferta do serviço é insuficiente e irregular. Uma dura realidade em Aracaju, os ônibus se deslocam em uma velocidade média de 14 Km/h, uma viagem que deveria durar 20 minutos leva uma hora. Claro, não estou subestimando os outros problemas, é só para facilitar o raciocínio.

A decisão política de priorizar o transporte coletivo precisa enfrentar o conflito do uso dos espaços públicos. Os ônibus não podem disputar as vias com os veículos particulares, o que fazer? Os custos do Metrô tradicional e a realidade de Aracaju afastam esta alternativa; o BRT do Prefeito, o chamado metrô de superfície é uma boa saída, entretanto, bate de frente com a falta de recursos, nesta modalidade as vias são exclusivas, estações de embarque e desembarque, são necessários investimentos expressivos, que não existe, Aracaju ficou de fora do PAC mobilidade. Resta o BST, o Sistema Rápido de Transporte que requer apenas faixas exclusivas para os ônibus. Se a velocidade média, por exemplo, passar dos atuais 14 km/h para 28 Km/h, terá o dobro de viagens da realidade atual, com a mesma frota. O sistema pode regularizar os horários de saída e chegada, e equacionar um grande problema.

Encontrar espaços para a construção das faixas exclusivas para os ônibus passa a ser o problema. O que fazer de imediato, segregar faixas das existentes para os ônibus, e reduzir as faixas disponíveis para os veículos particulares, como consequência?  Por exemplo, como operar essa mudança nos corredores da Barão de Maruim/Desembargador Maynard e no da Beira Mar? Qual seria a reação dos proprietários de veículos? Outra opção, utilizar as faixas usadas para estacionamentos e liberá-las para os ônibus, onde for o caso. A sociedade está disposta a ficar sem estacionamentos nas vias públicas? Experiências recentes não foram bem sucedidas.

Restam: 1 – a cobertura dos canais, como está ocorrendo nas Avenidas Canal 4 e Canal 5, no Augusto Franco, onde surgirão espaços novos nas vias, podendo adequá-los ao uso do transporte coletivo, a questão passa a ser de investimentos; 2 – a supressão dos canteiros centrais, mesmo criando novos espaços, enfrentará a resistência dos ambientalistas; 3 – a construção de novos corredores, solução em longo prazo e dependente de altos investimentos e de desapropriações, judicialmente complicadas nos espaços urbanos. Enfim, entre o discurso de priorização do transporte público e a sua execução, existe uma distância significativa.

Outra pendência decisiva em Aracaju é a licitação do transporte coletivo, como executá-la sem embaraços judiciais. As duas últimas administrações de Aracaju tentaram sem sucesso. O Prefeito João Alves Filho anunciou a formação de um consórcio intermunicipal, e realizar o processo de licitação por este caminho. As experiências nacionais em operar este tipo de consórcio são reduzidas. A lei 11.107/2005 e o decreto 6.017/2007 definem as condições de funcionamento desses consórcios. É necessário um protocolo de intenções, aprovados pelos parlamentos municipais; um contrato entre os municípios, um estatuto e a criação de uma nova instituição, com orçamento e pessoal próprios, uma nova Estatal, que será gerida de forma colegiada. Esta nova empresa é que irá realizar o certame licitatório.

Convenhamos, é um longo e tortuoso caminho, que deverá ser percorrido na escuridão, pois ninguém dispõe de experiência neste modelo de gestão. Talvez por isso, a lei 12.587/2012, que aprovou a Política Nacional de Mobilidade, tenha previsto um caminho mais simples, cada município realiza sua licitação, e com autorização do Estado, estabelecem um convênio para a gestão do sistema de transporte, comum aos municípios. Observação, o consórcio requer também o consentimento do Estado. Em todo caso, desejo boa sorte a administração municipal nessa empreitada licitatória.

Claro, o debate sobre a mobilidade que queremos em Aracaju está apenas começando. Nossa qualidade de vida depende da solução de várias outras questões na mobilidade, entretanto, o transporte coletivo é um tópico estruturante, por isso sua importância. O adiamento desta solução reforçará a atual tendência, imposta pelo mercado. Em Aracaju, assistimos a consolidação do “modelo asiático”, com o predomínio do transporte clandestino e do uso das motocicletas e ciclomotores como transporte de massas, com a as conhecidas consequências para a sociedade, para a saúde pública e para a família das vítimas.

Mais textos do autor:http://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
A lei básica do capitalismo é " você ou eu " e não  "você e eu “.Karl Liebknecht, político e socialista alemão, nasceu em 13 de Agosto de 1871 e morreu em 1919.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais