Definitivamente, a humanidade não deu certo.

                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 



Definitivamente, a humanidade não deu certo.


Há profecia bíblica sobre isso!

Em Apocalipse 11:18. O texto diz que Deus arruinará aqueles que estão arruinando a terra:

“As Nações se iraram… e chegou tua própria ira, e veio o tempo determinado (…) para arruinar os que arruínam a terra.”

O ano de 2022 começou com catástrofes em todo o mundo. Inundações, vulcões, tsunami, altas ondas de calor onde sempre foi frio e por aí vai…
Porém, o ser humano não está nem aí.

A maioria continua desprezando a natureza principalmente quando a destruição dela é por questões financeiras.

A ambição sempre em primeiro lugar!

Até os menos favorecidos destroem a natureza invadindo margens dos rios para morar, pela falta de uma política habitacional dos governantes de plantão.

O Ser Humano será Extinto da Terra por suas ações nefastas. 2022 começou com catástrofes em todo o Mundo!


Mandato atuante E o deputado federal Laércio Oliveira, que tem se destacado no trabalho em Brasília, vem sendo lembrado por diversas lideranças políticas de Aracaju e do interior como um nome para compor a chapa majoritária da situação este ano. Além do mandato federal, que tem como destaque pautas desenvolvimentistas, a exemplo do novo marco do gás, a defesa pelas obras do Canal Xingó, o Terminal Pesqueiro de Aracaju, entre outras pautas, uma ação que impacta para melhor a vida das pessoas, é o seu trabalho como presidente da Fecomércio.

 Laércio se destaca como gestor Laércio vem sendo lembrado porque tirou a entidade dos gabinetes e se aproximou muito da sociedade através da expansão das ações que hoje é referência nacional. Ele já inaugurou 10 obras e até o final do seu mandato serão 16, entre elas o Hotel Sesc Atalaia, o Sesc Comércio em Aracaju, o Senac de Nossa Senhora da Glória, a nova sede administrativa do Senac de Aracaju, e em fevereiro vai inaugurar o Senac de Itabaiana. Obras que proporcionam a transformação da vida das pessoas, através de cursos profissionalizantes, atividades esportivas e educação.

Aumento do número acidentes na Avenida Tancredo Neves: Max Prejuízo sugere a SMTT fixação de placas e câmeras de monitoramento Diante do aumento significativo de acidentes, inclusive fatais, em toda extensão da Avenida Tancredo Neves, como cidadão, o ex-vereador por Aracaju, Max Prejuízo encaminhou oficio ao superintendente da SMTT, Renato Telles, sugerindo a fixação de placas de sinalização alertando os motoristas, bem como a instalação de câmeras. “O objetivo principal é evitar acidentes e consequentemente preservar vidas”, explicou.

Pode espernear E um fofoqueiro-mor, que foi desmascarado por trocar mensagens proibidas por whatsApp nas madrugadas, andou esperneando por aí do titular deste blog. Calma! A culpa não é do blog. A culpa é de quem vive aparentando ser modelo da moralidade e nas madrugadas fez o que não convém. Fica aqui o recado: embora você tenha a proteção do seu chefe, por vários motivos, não sei se vocês terão o apoio e a proteção do Papa Francisco, que tem demonstrado intolerância zero com determinadas condutas.

Preocupação virtual E não passa de pura preocupação virtual a publicação nas redes sociais e no site de uma instituição sobre notícias do estado de saúde do padre idoso de 84 anos de idade que sofre de uma grave doença. Abandonado e desprezado por quem deveria cuidar, no mundo virtual parece até um protetor implacável. Como diz a música: que mentira, que lorota boa.

Aguardem Na próxima semana tem mais informações sobre o mundo real dos bastidores do reino da hipocrisia.

 

Pedra Mole: viraliza nas redes sociais vídeo (acima) com protesto da população em frente a sede da Deso no município. A população denunciou que tem um mês sem abastecimento de água.

Quando o governador vai entregar o ginásio Constâncio Vieira? Os desportistas sergipanos questionam. A principal praça de esportes coletivos de Sergipe fechada há vários anos para reforma. Uma ação nefasta do atual governo foi acabar com a pasta dos esportes que é inclusão social e precisa de uma atenção especial. Sergipe já foi palco de diversos eventos nacionais e até internacionais. Hoje vive no ostracismo esportivo. Uma herança recebida por Belivaldo do pior governador da história de Sergipe, JB, que ele não conseguiu reverter…

Laranjeiras: LGPD continua sendo implementada A Prefeitura de Laranjeiras está dando prosseguimento à implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ontem, 19, foi realizada a entrega dos relatórios-diagnósticos por parte dos secretários municipais, em reunião coordenada pelos advogados Rafaella Batalha, Rafael Soares e com a participação de Milton Eduardo (advogado da Ágape Sistemas). Nesta reunião, a equipe também informou e orientou os secretários quanto à LGPD. A partir da próxima terça-feira, 25, já terá início o processo de execução das atividades, tendo em vista que o município já publicou o decreto de regulamentação da LGPD e a portaria de nomeação da comissão e do encarregado de dados.

Sergipe: venda da Petrobras pode desestabilizar economia e o meio ambiente O vereador de Aracaju Ricardo Vasconcelos (Rede Sustentabilidade), fez duras críticas a maneira como a Petrobras está se desfazendo de seu patrimônio material nas terras de Sergipe. O parlamentar teve acesso a documentos oficiais da empresa que comprovam que áreas de 11 lotes de exploração de petróleo, incluindo não apenas o polo de Carmópolis como também os polos da Atalaia (na capital sergipana), estão sendo vendidos pela empresa de modo pouco transparente.

Sucateamento “Desde 2016, quando retiraram a Presidenta Dilma Rousseff do poder, a empresa comandada por Pedro Parente iniciou um sucateamento apelidado por “desinvestimento”. Na prática, como já conhecemos, isso é o primeiro passo para a Privatização de uma estatal. Diversos setores da empresa como a FAFEN, por exemplo, passaram a produzir menos do que podiam para terem o valor de mercado reduzido e passado para as mãos do grande capital estrangeiro. Com as operações de terra não foi diferente. Mesmo se fossem interesses mercadológicos legítimos a empresa deveria fazer uma transição socioeconômica e, sobretudo, ambiental antes que houvesse a sua retirada de Sergipe. Você não pode retirar uma empresa pública deste tamanho do dia para a noite de uma economia como a nossa, sob o risco de trazer prejuízo financeiro e ambiental para o Estado”, afirmou o vereador.

“Pacote de maldades” Ricardo afirma ainda que tudo isso faz parte de um “pacote de maldades” dos dois últimos governos federais com Sergipe. Recentemente o Governo Federal rescindiu o contrato com a Sergás e com outras empresas exploradoras de Gás Natural no Nordeste, reduzindo assim os investimentos e a economia dos Estados. Com isso, a empresa terá de comprar gás natural de outro fornecedor. A contraproposta da Petrobras foi continuar a venda por um valor maior que o praticado pelo mercado, o que inviabiliza a instalação e a manutenção das indústrias que já aportam em Sergipe.

Capital estrangeiro Desde 2019 o Governo Federal vem praticando esse tipo de ação coordenada com os interesses do capital estrangeiro. A FAFEN e suas unidades da Bahia e Sergipe têm capacidade suficiente para produzir fertilizantes para o mercado nacional, por exemplo, mas o Governo Federal prefere reduzir a produção da empresa e importar o restante da demanda dos Estados Unidos. Isso é um absurdo. A retirada das operações de terra da Petrobras, em Sergipe, faz parte de um pacote de maldades do governo federal com o Nordeste e, sobretudo, com o nosso Estado, uma vez que tanto as riquezas minerais daqui extraídas, quanto a renda gerada pelos empregos da mão de obra de trabalho da empresa são cruciais para a sobrevivência da nossa economia e da nossa gente. A não renovação do contrato com a Sergas é mais um passo para desestabilizar a nossa indústria e a nossa economia.”, afirmou Ricardo.

Nota oficial para confundir Ele aponta ainda questões que não são bem esclarecidas na nota oficial emitida pela empresa em dezembro: “Se você ler a nota da empresa, você percebe o tempo todo que ela tenta confundir as pessoas. A nota não fala em parte alguma, por exemplo, da transferência dos terrenos para os novos operadores. Ela fala da estrutura de tecnologia e distribuição, mas não diz se os terrenos das unidades serão, alienados, alugados ou doados para a nova empresa. A nota trata do polo de Carmópolis e só no final esclarece que são terrenos em Aracaju também. Como ficam as ações ambientais e sociais da empresa no estado? O novo gestor irá assumir? Como fica o processo de mitigação socioambiental em comunidades costeiras que serviram à empresa por anos e anos? A Petrobras vai simplesmente cancelar ou deixar tudo sob a responsabilidade do capital estrangeiro? A quem interessa essa venda feita no apagar das luzes da virada de ano? A que interessa tanto mistério sobre a venda de um bem público estratégico como a Petrobras?

Diálogo com parlamentares O parlamentar completou com uma reflexão: “A Petrobras é patrimônio dos brasileiros. O que tem ocorrido na empresa é um sucateamento das áreas de produção que não estão nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Bacia de Santos em São Paulo, em detrimento do resto do Brasil. A Petrobras não deve visar apenas o lucro. A empresa é patrimônio de todas as pessoas deste país. Seu principal interesse deve ser compartilhar as riquezas, distribuindo seu lucro com os brasileiros e não apenas com os acionistas estrangeiros. Vou dialogar com os parlamentares federais, sobretudo com os Senadores, que devem fiscalizar os interesses internacionais do Brasil. Vou dialogar com os parlamentares de outros lugares e do meu partido também, para denunciar mais esse pacote de maldades do Governo Federal.”, finalizou o parlamentar.

Indiaroba:  Prefeitura de Indiaroba lança o Edital de Chamada Pública 01/2022. Uma ideia simplesmente genial! Como 65,5% dos negócios formais no município são Microempreendedores Individuais (MEI), a prefeitura bolou uma forma de incentivar essa moçada através duma Maratona de Modelagem de Negócios que visa incentivar novos empreendimentos e/ou aprimorar aqueles já existentes. E aqui reside um diferencial muito interessante: os MEIs locais podem se inscrever até a sexta, 21, na Maratona e, ao final dela, dentre as equipes inscritas e devidamente participantes, serão contempladas as 10 primeiras, as 10 segundas e as 20 terceiras colocadas.

Ora, ora, mas não é premiação de mais para competição de menos? Pois é, este é o tal diferencial que chama demais a atenção! As 10 primeiras equipes receberão, cada uma, R$ 5 mil; as 10 segundas, R$ 3 mil cada; e as 20 terceiras, cada uma, faturará R$ 2,5 mil. No total serão R$ 130 mil distribuídos entre as MEIs indiarobenses, mas desde que as interessadas – e nesses tempos tão bicudos, quem não se interessaria, né? – se inscrevam, se mobilizem, se engajem, sejam partícipes e atuantes durante a Maratona. Quer dizer, os recursos, que são próprios, chegarão ao destino e ajudarão a aquecer a economia local, mas exigindo, como contrapartida aos beneficiados, participação e protagonismo!

É ou não um diferencial muito legal? Por fim, ainda impressionado com a sagacidade da ideia como um todo, para entender como um município pequeno, sem grandes fontes próprias de arrecadação, conseguiu um montante de R$ 130 mil em recursos próprios para alavancar a economia local através dessa premiação que, além de significativa, tem abrangência democrática e participativa. Aí foi o próprio prefeito Adinaldo (MDB) que explicou: “elaboramos, enviamos para a Câmara e aprovamos a lei que criou o programa Indiaroba Avançando e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, prevendo 1% do valor dos contratos da prefeitura com fornecedores de produtos e serviços justamente para esse Fundo”.

Trocando em miúdos: a administração de Adinaldo, calçada legalmente, teve a sacada de criar uma receita que, a um só tempo, não penalizou a população com mais impostos e ainda é revertida para o setor produtivo local, as MEIs indiarobenses. Tudo isso, vale frisar, com apoio e parceria tão bem realizadas entre a prefeitura de Indiaroba e o Sebrae/SE que, sinceramente?, cabe outra e específica postagem. Por hora, fiquemos com o Edital de Chamada Pública 01/2022 da prefeitura de Indiaroba e seus desdobramentos resolutivos. Para quem se interessa por bons exemplos na administração pública, um prato cheio! Sem mais!

Rosário do Catete: aluna recebe medalha de bronze nas Olimpíadas de Matemática A aluna Maria Eduarda dos Santos, 12 anos, do 7º ano da Escola Municipal Professora Ernestina Silva, do Povoado Siririzinho, da Rede Pública Municipal de Rosário do Catete, conquistou a medalha de bronze na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A aluna foi inscrita no Nível 1, que reuniu alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental.

Incentivo A aluna Maria Eduarda dos Santos não escondeu a alegria em representar o Município de Rosário do Catete. “Agradeço primeiramente a Deus; aos meus pais, pelo incentivo de sempre; aos meus professores, desde a educação infantil até o dia de hoje, que também me incentivaram nesta jornada. Minha matéria preferida sempre foi Matemática e sempre me esforcei ainda mais nesta disciplina. Ganhar esta medalha era um sonho antigo que eu tinha. Muito obrigada a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, celebrou a aluna. “Meu sonho é ser médica e a disciplina de Matemática é fundamental para que eu possa realizar esse meu sonho. Obrigado a Escola Ernestina!”, concluiu Maria Eduarda.

Projeto nacional A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto de abrangência nacional voltado às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A ação utiliza recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A OBMEP envolve alunos do sexto ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio dividido em três níveis de disputa (Nível 1 – 6º e 7º anos, Nível 2 – 8º e 9º anos e Nível 3 – ensino médio).

Equipe gestora O secretário municipal de Educação, Elton Lima, destacou a conquista da aluna da Rede Pública. “Parabenizo a todos que compõem a equipe gestora da Escola Ernestina, ao corpo docente e em especial o empenho e dedicação da aluna Maria Eduarda. A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, impulsionando o potencial dos alunos nas áreas científicas e tecnológicas. Uma ótima ferramenta de difusão do conhecimento, que desta vez contemplou uma aluna rosarense. Com esforço e dedicação é possível avançar e a prova está aí”, afirmou o secretário.Como medalhista, a aluna rosarense tem direito a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que é realizado por meio de uma rede nacional de professores de diferentes polos espalhados pelo Brasil.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

O governo de Sergipe, através do DETRAN, comete abuso no exercício do poder de polícia! De um cidadão e contribuinte indignado: “Explica-se: as multas aplicadas a condutores de veículos e as demais taxas e impostos arrecadados pelo DETRAN só podem ser pagas “SOMENTE nas agências do BANESE, cuja exigência configura a estupidez do governo de Sergipe!! Sim, estupidez! Pois tal aberração impõe aos proprietários de veículos a obrigatoriedade de terem conta corrente no BANESE e/ou disporem de “paciência” e de tempo sem limite para esperar nas intermináveis filas das “agências do BANESE; o que configura flagrante desrespeito aos cidadãos!! Por falar em desrespeito, será que o DETRAN chegou a pensar na possibilidade de algum condutor de veículo, oriundo de outro estado da Federação, ser multado nas rodovias sergipanas?? Como o infrator poderia pagar a multa tempestivamente, com o direito a usufruir o desconto pelo pagamento antecipado, já que as ditas “agências do BANESE” só existem em Sergipe? Enfim, já passou da hora de o Ministério Público Estadual chamar o feito à ordem, para acabar de uma vez por todas o “jogo de cartas marcadas” pelo qual o governo de Sergipe se utiliza, sem licitação, do BANESE para cobrar e arrecadar tributos e multas, com a absurda exigência de pagamento “SOMENTE nas agências do BANESE, em flagrante desrespeito ao contribuinte!”

 

 


Lagarto: promotoria é acionada para investigar intensa fumaça tóxica em lixão Fonte: O Bolo é Grande: “Após várias semanas de queimadas no lixão localizado no povoado Santo Antônio, que está provocando uma intensa fumaça tóxica, comprometendo diversas localidades do município, a 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Lagarto foi acionada para investigar os fatos, já que a Prefeitura de Lagarto não sana o problema. A denúncia partiu de um morador do conjunto João Almeida Rocha, nessa terça-feira, 18. No termo de declaração, o denunciante afirma: ” Não está sendo observado nenhuma ação para conter as chamas”. Em outubro de 2021, o Secretário-Adjunto do Meio Ambiente de Lagarto, Allan Fontes, informou que o lixão de Lagarto funcionaria até o dia 31 de dezembro de 2021, no entanto, ficou apenas na promessa.”


 



COMUNICADO IMPORTANTE – UNIMED SERGIPE

Comunicamos que a partir de 19 de janeiro de 2022, o exame RT-PCR para Covid-19 será realizado mediante solicitação médica acompanhada do respectivo relatório médico e a cobertura para sua realização deverá estar de acordo com os normativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Nas últimas semanas, os quadros gripais (Influenza, Covid-19 e outros vírus), levaram novamente à superlotação das unidades de urgência e emergência do serviço próprio e da rede credenciada. A crescente demanda está levando a aumento expressivo da coleta deste exame.

A nível nacional, a demanda para coleta está próxima ao colapso por escassez de disponibilização de insumos nas distribuidoras e fabricantes de ‘kits’ para realização do exame RT-PCR para Covid-19.

Em virtude disso, realizaremos apenas a coleta para pacientes com quadro de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e que atendam às diretrizes clínicas estabelecidas pela Diretriz de Utilização (DUT) nº 126, constante da Resolução Normativa nº 465/2021 da ANS.

Lembramos que solicitações de exames fora das diretrizes, em pacientes assintomáticos ou com a finalidade de obter acesso a ambientes que exigem passaporte sanitário ou adquirir comprovante de que realizou a coleta do exame e/ou para fins de viagens não tem cobertura por planos de saúde.

Com seu compromisso público, a Unimed Sergipe reforça a importância da manutenção das medidas de prevenção, que são primordiais para contenção da circulação dos vírus em nosso Estado. Lembre-se de usar a máscara, higienizar sempre as mãos, manter a sua imunização em dia, evitar aglomerações e preferir ambientes ventilados.

Cuidar de você.
Esse é o plano.



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 


OPINIÃO




O Mercado do Sofrimento. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.      http://blogdesamarone.blogspot.com/


“Eu libertei os homens da obsessão da morte, instalei neles as cegas esperanças…” Prometeu.

O neoliberalismo elevou ao extremo a produtividade e o lucro do Capital, internalizando nos trabalhadores a obsessão pelo desempenho. O conto do empreendedorismo transforma cada um em empresário de si próprio.

Com a redução estrutural dos empregos, a auto exploração é o que sobra como sobrevivência.

O insucesso é assumido como uma derrota pessoal e é psicologizado, transformando-se em sofrimento mental: “se não deu certo, a culpa é minha, que não tive a dedicação necessária.”

A estrutura social injusta não é mais responsabilizada. No máximo se busca ajuda no coaching.
A auto exploração é ilimitada.

O neoliberalismo exige o tempo e a dedicação integral de cada trabalhador, travestido de auto empresário. Se avança no tempo do sono, do descanso, do lazer e do entretenimento.

A última barreira à exploração capitalista é o sofrimento, o esgotamento mental e o Burnout.

Quem fracassa responsabiliza a si próprio. A injustiça social é psicologizada, transformando-se em depressão, ansiedade e Burnout. O suicídio, torna-se a revolta extrema.

A explosão epidêmica do sofrimento mental neste começo do século XXI, nomeado pela psiquiatria como transtornos mentais, decorrentes do desequilíbrio dos neurotransmissores, reflete na verdade, o avanço impiedoso do Neoliberalismo como modelo hegemônico de produção.
A psiquiatria de mercado oculta essa realidade fragmentando o psiquismo, esquartejando o mal-estar e o sofrimento mental em sintomas quantificáveis.

A psiquiatria precisou abandonar as grandes escolas (Freud, Kraepelin, Jung, Lacan, Jaspers), para abraçar a abordagem pragmática, ateórica, da psiquiatria americana.

A singularidade e as raízes do sofrimento humano são falseados pelo doping generalizado, com a prescrição de drogas farmacêuticas psicoativas, geradoras de dependência.

A psiquiatria de mercado abraçou a poli farmácia. “Uma droga para cada sintoma”.

Os medicamentos psicoativos se tornaram os mais consumidos. A indústria Farmacêutica explora o mercado do sofrimento.

O sofrimento humano é a última fronteira do Capital.


PELO TWITTER

www.twitter.com/vaticannews_pt O próximo encontro para rezar o #Terço diante do #ícone de #NossaSenhoraDesatadoraDosNós será no dia 20 de janeiro, anuncia o cardeal Angelo Comastri, que há alguns meses vem presidindo a oração diante do ícone tão querido ao Papa Francisco.

 

www.twitter.com/alanbarretoso Edvaldo hoje é um político de centro-direita em movimento contínuo para a direita conservadora, há muito era um flerte, virou namoro, hoje casado quer apenas renovar os votos com a direita retrógrada, vou repetir um velho ditado, nada pior que um político ex-comunista ?!

www.twitter.com/gugachacra Os EUA, que invadiram o Iraque com base em informações falsas, bombardearam a Líbia, armaram jihadistas na Síria, vendem armas para o ditador esquartejador da Arábia Saudita e usam drones no Yemen, estão preocupados com a soberania da Ucrânia.

www.twitter.com/LeeAmil Eu sou totalmente a favor de excluir não vacinados de tudo quanto é canto inclusive do planeta se for possível

www.twitter.com/WalterCosta_aju

 Tem gente que esquece ter telhado de vidro e vive atirando pedra no telhado dos outros.

Já dizia minha vó: O que é um peido para quem já está todo cagado.

Não mecha no que tá queto. Não cutuque onça com vara curta.


Siga Blog Cláudio Nunes: 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“A medida do sucesso de um homem na vida não se mede pela riqueza que acumulou, mas pelo tipo de família que formou.” Joseph Kennedy.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-01/papa-francisco-audiencia-geral-sao-jose-amar-ternura-justica.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais