Deise no seu devido lugar

0

 

 

Desde o final de 2007 este jornalista está sendo processado pela senhora Deise Kustra, da Organização Mundial da Família – OMF, por conta de textos sobre o relatório da Controladoria Geral do Estado, que detectou a não prestação de contas de alguns milhões de reais na construção da maternidade Nossa Senhora de Lourdes, num convênio assinado no governo anterior.

 

Pois bem, no processo de indenização, a senhora Deise Noeli Weber Kustra (este é o nome correto dela que consta no processo), pede a bagatela de R$ 38 mil. O processo está em fase de conclusão e no último andamento a autora não apresentou o contraditório por conta do novo relatório apresentado pela defesa deste jornalista.

 

Na semana passada, a senhora Deise Kustra foi alvo de matérias em nível nacional por conta de um prêmio dado ao governador de São Paulo, José Serra. O governador fez um amplo destaque na imprensa pensando que estava recebendo um prêmio da ONU. A imprensa descobriu e foi um verdadeiro fiasco. O Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil emitiu uma nota informando que “A World Family Organization (WFO) não é uma entidade da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma Organização Não-Governamental (ONG), com sede em Paris, associada ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU, com status consultivo, e associada ao Departamento de Informação Pública (DPI) da Organização. As ONGs associadas ao ECOSOC e afiliadas ao DPI não representam a ONU nem podem, em qualquer hipótese, falar em nome da Organização. Seu papel é de colaborar com as Nações Unidas, de forma voluntária, ajudando na divulgação das atividades da Organização e, no caso do ECOSOC, contribuindo com sugestões às atividades do Conselho”.

 

Ou seja, a OMF não faz parte da ONU como este espaço vem informando desde 2007 e, inclusive, era informação passada pelo governo anterior constantemente. Como bem escreveu Ivan Valença, no JC, “a imprensa paulista descobriu a farsa e pôs d. Deise no seu devido lugar”. Sobre o assunto o jornalista Luiz Eduardo Costa, escreveu no último domingo um amplo texto no Jornal do Dia. Nada como um dia após o outro. Vale a pena conferir umas partes:

 

“….E João Alves revelou um dos ingredientes da sua porção miraculosa: seria o Via Fácil, aquela engenhosa maneira de conseguir recursos da ONU, a portentosa cifra de um bilhão de dólares que ele já tinha garantida para revolucionar Sergipe…E quem nos levaria aos abarrotados cofres da ONU? Seria exatamente uma senhora chamada Deise Kustra, nome enrolado e comportamento idem, que aqui foi apresentada como uma eficiente e prestigiada embaixadora da ONU, pronta e disposta a nos ajudar, com dinheiro farto e sem burocracias, que poderia ser usado para realizar obras rápidas, sem licitação”.

 

“….A revista Época da semana passa pública matéria intitulada Um prêmio turbinado, na qual aparece a senhora Deise, como autora de uma malandragem que envolveu o governador de São Paulo, José Serra. Ela inventou um prêmio que seria concedido ao governador pela ONU…Foi um grande logro, o prêmio não era da ONU, apenas de uma ONG que a senhora Kustra utiliza para as suas acrobacias junto ao poder…O governador José Serra foi submetido a todo esse constrangimento, dizem, em conseqüência da apresentação que ele foi feita da senhora Deise, pelo ex-governador João Alves, o nosso mago e profeta dos novos tempos. Deve estar escrito na Biblía: Não vos deixeis impressionar pela voz sibilina dos falsos profetas”.

 

Cargos na Sefaz I

Está causando estranheza o fato do atual secretário da Fazenda, assumir o cargo a mais de 180 dias e não mudar em nada o alto escalão da Sefaz, pois como sabemos o anterior secretário levou várias pessoas de sua confiança para exercer diversas chefias. Há poucos dias saiu na imprensa que o João Andrade andava dando opiniões no Banese, a ponto de acontecer um leve desentendimento entre ele e o Saumineo, será que é isto!  Ele continua pensando no seu retorno aquela instituição bancária.

 

Cargos na Sefaz II

 Agora o Nilson Lima sai do PT se filia ao PPS e fala de alto e bom tom, que será candidato ao governo do estado enfrentando o atual governador, será que essas pessoas que estão nos cargos da Sefaz trazidos por Nilson, votarão em Quem? Será que eles se empenharão na eleição de quem? Basta saber que um desses aliados de Nilson e hoje chefão da Sefaz, tinha sua esposa como chefe de gabinete na casa civil no governo João Alves. Não bastasse isso uma atual gerente no ano 2002 levou um bolo Verde para os corretores da Sefaz e comemorou a vitória do seu candidato a governador na época. Convém ressaltar que os cargos são estratégicos na SEFAZ, podendo fazer desandar qualquer administração. Existem mais de 20 pessoas de fora da Sefaz, levados pelo secretário anterior com cargos comissionados.

 

Augusto, do DEM, com Amorim

No último sábado, em Cumbe, durante a festa do São Pedro fora de época, o deputado estadual Augusto Bezerra usou da palavra anunciando que é o candidato do “povo de Cumbe” à reeleição. Pediu votos para André Moura (que não estava presente), do PSC, deputado federal e Eduardo Amorim, também do PSC, como “nosso futuro senador da República”. Augusto pode tentar desmentir, mas as testemunhas estão vivinhas, inclusive um político do lado dele…

 

A pergunta é: Augusto vai para o PSC?

Como membro do DEM e aliado do ex-governador João Alves, Augusto Bezerra demonstra que está mais para o PSC do que para os pefelistas. Será que vai deixar o DEM, esperando a janela partidária? Ou estará tentando uma aproximação com o governo estadual, já que o PSC é neo-aliado. Ou o PSC já desistiu de conquistar uma vaga na chapa majoritária da situação e está de mala e cuia retornando ao ninho do ex-governador João Alves?

 

Festa eleitoral com verba do Ministério do Turismo

E tem mais: A festa da prefeitura de Cumbe tinha o patrocínio do Ministério do Turismo. E no palanque o deputado estadual Augusto Bezerra fez discurso eleitoral pedindo votos não só para ele, mas para seus candidatos. Cadê o Ministério Público Eleitoral? São recursos federais.

 

Descontrole total

A polêmica sobre as máquinas industriais envolvendo o ex-superintendente do Sebrae, José Guimarães e o secretário de Desenvolvimento Econômico mostra que o ex-superintendente não sabe debater tecnicamente. Os jornalistas Marcos Cardoso, no JC de domingo e Luiz Eduardo Costa, no Jornal do Dia, escreveram sobre o destempero de José Guimarães, inclusive baixando o nível com palavrões numa emissora de rádio. Pela entrevista ele demonstrou total descontrole porque ainda não assimilou porque perdeu o cargo no Sebrae.

 

Nervosismo e agressividade

Enquanto José Guimarães mostrou nervosismo, agressividade que culminaram com palavrões, ontem, 20, na mesma rádio, no programa de Gilmar Carvalho, Jorge Santana prestou esclarecimentos de forma equilibrada e negou-se a comentar as agressões que sofreu.  O confronto colocou, em lados opostos, um personagem que tornou-se conhecido pelo uso político-eleitoral da Secretaria da Indústria e Comércio e depois do Sebrae/SE  e uma respeitada e discreta liderança do setor empresarial que realiza um trabalho unanimemente elogiado no governo do Estado.

 

Resultados

Com certeza os ataques que Jorge passou a receber são fruto dos resultados efetivos da Sedetec,, com destaque para o grande número de novas indústrias captadas, a política de apoio às micro e pequenas empresas, as diversas ações voltadas para os Arranjos Produtivos Locais em várias partes do Estado (inclusive o APL de Confecções de Itabaianinha) e a retomada dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Como bem disse um conceituado empresário de Sergipe; “Agora não existe pedágio para receber os incentivos…”

 

33ª Festa de São Cristovão

A comunidade do conjunto Novo Horizonte (Conj. dos Motoristas) e os paroquianos da Igreja de Santa Luzia, convida os aracajuanos para participarem da 33ª Festa de São Cristóvão, nos próximos dias 22 a 25 de julho. Na programação  missas com padres convidados, com o Bispo Auxiliar Dom Henrique da Costa, quermesses, shows e muita animação. São Cristovão é o padroeiro dos motoristas e motociclistas.

 

Semana Olímpica de Sergipe

 O Governo do Estado vai promover, durante a realização dos XXVI Jogos da Primavera 2009, a I Semana Olímpica de Sergipe. O evento tem por objetivo difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, bem como solidificar seus norteadores fundamentais: esporte, cultura e educação. O ato é uma parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. Os Jogos da Primavera serão abertos no dia do estudante, 11 de agosto, às 18h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. A escolha da data é mais uma homenagem ao estudante sergipano. O encerramento da competição se dará no dia 21 de agosto, também no Constâncio Vieira.

 

Vaga para Copa Petrobras  

De 11 a 15 de agosto, a Semana Olímpica vai promover clínicas esportivas nas modalidades de handebol, voleibol, natação e atletismo, palestra sobre olimpismo, apresentação de teatro de bonecos para os alunos participantes, distribuição de cartilhas educativas e mostra de vídeos e palestra nas escolas com os quatro atletas olímpicos que participarão da abertura dos Jogos da Primavera.Esta edição dos Jogos da Primavera também vai garantir vaga na Copa Petrobras de Handebol Escolar na etapa regional, para o campeão na modalidade de handebol na categoria A (12-14 anos), feminino e masculino, classificatória para etapa nacional, com diversas premiações aos participantes. Estima-se que aproximadamente 10 mil alunos participem dos Jogos da Primavera nas diversas categorias das 16 modalidades esportivas.

 

Parceria beneficia controle interno

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) vai aumentar o rigor quanto à observância da legislação no andamento de processos administrativos e financeiros da Sead. Nesta segunda-feira, 20, o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, e o controlador-Geral do Estado, Adinelson Alves, se reuniram com técnicos dos dois órgãos para definir detalhes dos trabalhos que serão desenvolvidos.A iniciativa partiu da Secretaria da Administração. “Estamos interessados em manter a legalidade de todos os atos e fatos da Secretaria da Administração, com obediência irrestrita ao ordenamento dos processos administrativos. Por isso, propusemos à CGE que iniciasse esse trabalho na Sead”, afirma o secretário Jorge Alberto.

 

Aperfeiçoando gestão

Segundo o controlador-geral Adinelson Alves, o levantamento será útil para, por exemplo, verificar se algum procedimento vem sendo feito de forma diversa do que está previsto no regramento dos atos e fatos do governo. “Vamos aperfeiçoar a gestão do setor Administrativo Financeiro da secretaria dentro do regramento formal e estender esta sistematização de procedimentos administrativos para todo o Governo de Sergipe”, disse.Durante a realização do levantamento, os técnicos da Controladoria-Geral do Estado irão acompanhar a gestão do Departamento Administrativo Financeiro da Sead e, ao mesmo tempo, orientar os servidores quanto à observância das normas vigentes ao desenvolvimento das atividades da Sead para que sejam feitas eventuais correções dos procedimentos e encaminhamentos processuais

 

Servidores da Justiça aprovam paralisação I

Servidores do Tribunal de Justiça se reuniram na tarde desta segunda-feira, 20, em assembléia no auditório do Sindicato dos Bancários. O encontro teve por finalidade discutir o Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria, que deflagrou estado de mobilização permanente, tendo como meta equiparar a remuneração ao Judiciário Federal. Na ocasião, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades nos próximos dias 28 e 29 de julho.

 

Servidores da Justiça aprovam paralisação II

Segundo o presidente do sindicato da categoria (Sindiserj), Hélcio Amparo Albuquerque, está agendada para esta terça-feira, 21, uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Roberto Porto. “Nós vamos entregar uma tabela salarial, reivindicando inicialmente um reajuste de 26% para a categoria”, explica.Para se ter uma idéia, enquanto um agente judiciário recebe R$ 968,37, um cargo em comissão do Judiciário chega a ganhar por mês, R$ 13.357,40. “Nós temos uma pauta extensa de reivindicações, contendo 20 itens, entre eles, ação judicial dos interníveis, URV e Plano de Cargos e Salários”, enfatiza Hélcio Albuquerque. (Infonet).

 

DO LEITOR

 

Sobre a Rota do Sertão: caminhões acima do peso permitido

E-mail recebido: “Lendo as publicações e respostas do DER-SE ao seu blog, não posso deixar de manifestar algumas situações que estou vivenciando nos últimos meses. Ja tem mais de um mês, que estou pelo Sertão sergipano, uma região que eu não conhecia, a empresa em que trabalho me transferiu por uma período aqui. Sobre a Rota do Sertão, realmente alguns pontos devem ser falados, por que não denunciados:  – Seja por Nossa Senhora das Dores Ou por Ribeiropólis, é impressionante que não se vê um carro de fiscalização do trânsito, seja para fiscalização do trânsito, seja para segurança das pessoas que por aqui passam. Nota-se uma aumento de CAMINHÕES, CARRETAS E BICAMINHÕES passando por essa rodovia, e muito claramente, com cargas acima do peso permitido. Não há  rodovia que suporte, Detalhe passam Manhã, Tarde e A Noite. Motos transportando pessoas sem capacete, excesso de pessoas na moto, até crianças andam, Pau de Arara circulando com pessoas atrás sem o menor constrangimento ou mesmo respeito pelas pessoas.  Essa rodovia não dispõe de acostamento, o que a torna muito perigosa. se um veículo quebrar, o risco de colisão entre veículos é alto demais.  Vários animais na pista. Semana passa um caminhão que transportava leite, ao desviar de um animal bateu de frente com outro caminhão incendiou e um dos motorista morreu na hora. O estado do outro motorista não sei dizer.O que só se sabe é que foi levado ao hospital de Glória.   Alguns pontos da rodovia o mato está cobrindo as placas, precisando claramente de uma manutenção constante;   Essas rachaduras estão aparecendo ao longo da rodovia, aqueles trilho que é tipico de carros pesados já começam aparecer, sobretudo próximo aos quebras-molas. Nos quebras-molas em Poço Redondo já se inicia, ainda que levemente, esses trilho. Em Glória em frente ao batalhão de polícia a uma dessa trilha bastante considerável. O governo precisa urgentemente criar ações para que possam resolver esses problemas, pois se deixar como anda, logo essa rodovia se transformará em um grande problema para a região”.

 

Veículos de coleta de lixo em alta velocidade

Do leitor André: “É impressionante como os motoristas da Torre dirigem os veículos de coleta pelas ruas da cidade, não respeita a sinalização, trafegam na contra mão e a velocidade nem se fala. Vão uns acontecimentos que presenciei: No bairro Salgado Filho mas preciso na Rua Francisco Portugal nas proximidades do Centro Médico Luis Cunha, Veículo da Torre trafegando na contra mão quando um veículo que vinha na Av. Pedro Paes entrou na rua Francisco Portugal, quase bate de frente os dois veículos, já na Av. Euclides Figueiredo, Porto D´anta param o caminhão quase  no meio daquela  avenida que é de tráfego complicado, e o motorista ainda abandona o veículo para lanchar, tomar água … Mas o maior absurdo foi no dia 17/07 quando eu voltava do trabalho na minha moto pela Av. Tancredo Neves qdo  um caminhão da Torre passou por mim na maior velocidade e bastante pesado de entulho; chegando nas proximidades da Sebrae / Pio x / Petrobras o sinal fechou e ele não conseguiu frear e bateu na traseira de outro caminhão, um acidente de grandes proporções e inclusive com o motorista preso nas ferragens, fechamento do trânsito e envolvimento de Samu, Polícia Militar Guarda Civil e bombeiros com o famoso alicate de corte. Aí eu penso se fosse um carro pequeno parado no sinal e viesse esse veículo e batesse no fundo; ou até eu mesmo com minha moto parado no sinal e fosse colhido pelo mesmo, ainda que só foi danos materiais e quanto ao motorista me parece que não sofreu maior gravidade.Nada contra Torre só não quero que sejamos vítimas da violência que fazem no trânsito”.

 

Duplicação da João Bebe Água

Do leitor Carlos Oliveira: “Recentemente, o governo do estado colocou uma linda placa de propaganda próximo a ponte do rio poxim com o seguinte slogan ” Aqui começa a duplicação da rodovia João Bebe Água”. Eu não sei dizer se isso é uma mentira, um equívoco ou uma bela enganação. Tudo mundo que passa por essa rodovia diariamente, sabe que o trecho que liga a ponte o rio poxim até o posto chefia, já é duplicado a muitos anos. Eu moro em São Cristovão 20 anos e esse trecho já era duplicado. Acho que essas obras do governo do estado deviam ter mais eficiência e qualidade e menos propagandas, principalmente enganosa como essa. É bem verdade que o governo está duplicando a rodovia, porém, isso está acontecendo do trecho que liga o posto chefia até a entrada do conjunto Eduardo Gomes, obra muito lenta por sinal, que só Deus sabe quando vai acabar. Então, a referida placa deveria ser colocada na rótula em frente ao posto chefia, seria o correto e o honesto. Afinal de contas a foto linda da placa, foi tirada logo no início do recapeamento asfáltico do trecho depois da ponte, se fosse tirada uma foto hoje do mesmo trecho, eu duvido que eles teriam vergonha de colocar. Aliás na sua coluna de hoje, você citou algo a respeito da qualidade asfáltica do local. Um abraço”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir”. Winston Churchill.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários