Democracia do cifrão

O Pré-Caju, festa que acontecerá de quinta-feira até o próximo domingo e que fará a alegria de milhares de foliões na avenida Beira Mar, não beneficia apenas as bandas de axé music como muitos dizem. A prévia atrai turistas que lotam os hotéis, usam taxi, gastam em bares e restaurantes e compram artesanato. Na própria avenida da alegria, entre um trio elétrico e outro, centenas de pequenos comerciantes aproveitam para vender de tudo: cerveja, água mineral, capeta, colares, chifres do diabo iluminados, perucas coloridas, abadás reformados, cachorro-quente, et cetera e tal. É impossível calcular o volume de dinheiro que circulará nas quatro noites desse verdadeiro mercado persa, mas que a festa também vai fazer a alegria de quem irá trabalhar na avenida, isso vai.

Exame unificado

 

Alvo de constantes críticas devido aos altos índices de reprovação e denúncias de fraude, a OAB anunciou que, a partir de agora, o seu exame jurídico para aqueles que querem atuar na profissão será realizado de forma nacional. A prova da OAB será a mesma nas 27 seccionais da Ordem no Brasil. O presidente Nacional OAB, Cezar Britto, comemorou a mudança, uma promessa de sua gestão. Ele afirmou que a mudança tornará o exame mais eficaz. No formato atual, os índices de reprovação dos que tentam a carteira da Ordem varia entre 60% e 70%.

 

Juros menores

 

A Caixa Econômica Federal efetuará, de forma imediata, a redução da taxa de juros incidente sobre o saldo devedor dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para 3,5% ao ano. Desta forma, todos os contratos com taxa superior a 3,5% ao ano terão seu percentual reduzido automaticamente a partir da próxima emissão de prestação, não sendo necessário que o cliente compareça a uma agência da Caixa para ser beneficiado.  

 

Dinheiro em jogo

 

O concurso da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira, deve pagar R$ 2 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas. No último sábado, um bilhete de Brasília acertou os números do concurso 1.145 e levou o prêmio de R$ 15 milhões. As apostas para concorrer ao próximo concurso devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.

 

Mídia reage

 

O conteúdo do texto-base da 2ª Conferência Nacional de Cultura, que contém críticas à mídia, foi criticado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Em nota a entidade diz condenar qualquer iniciativa que vise a impedir a plena liberdade de expressão. “Trata-se de uma proposta antidemocrática e anticonstitucional, uma vez que a plena liberdade de expressão é um dos preceitos básicos da nossa Constituição.”. A ANJ está correta!

 

Bem na fita

 

Sergipe tem sido eficiente na atração de novas empresas, que deverão continuar agora em 2010 escolhendo Sergipe e o Nordeste para fazer novos investimentos. Quem pensa assim é o economista e professor Ricardo Lacerda. Segundo ele, a decisão da Companhia Vale do Rio Doce de investir RS$ 1 bilhão em Sergipe tem um significado extraordinário. “Este é um investimento grande em qualquer lugar do mundo”, diz.

 

Riomar no Pré-Caju

 

O Riomar vai adotar um horário especial de funcionamento para os clientes não deixarem de fazer suas compras durante o Pré-Caju. O shopping, localizado nas proximidades da prévia carnavalesca, estará aberto nas próximas quinta e sexta-feira das 10 horas às 18 horas, enquanto no sábado o funcionamento será das 10 às 17 horas. No domingo, último dia do Pré-Caju, a Praça de Alimentação e os espaços de lazer do Riomar estarão operando das 12 às 16 horas.

 

Tratamento vip

 

Para recepcionar os turistas que chegam à capital sergipana visando participar do Pré-Caju, o Shopping Jardins oferece um tratamento todo especial aos visitantes. Até o próximo sábado, simpáticas modelos recepcionam a todos que desembarcam no aeroporto de Aracaju e prestam informações a respeito do Tourist Service do Shopping Jardins. Durante este período, vans climatizadas percorrem, de hora em hora, os principais hotéis fazendo o translado hotel/shopping/hotel.

 

Formatura no ILBJ

 

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) promove amanhã, a formatura da sua 6ª turma do Projeto Conectando Com a Vida. A solenidade acontecerá, a partir das 19h, no Espaço Emes. Durante o evento, serão homenageadas a diretora administrativa e pedagógica da Escola Superior do Ministério Público, Adélia Moreira, e a ex-professora de Luciano Júnior, Vilma Lins Baptista. A missão do ILBJ é ser instrumento de inclusão social e educacional de crianças, jovens e adultos, favorecendo o desenvolvimento intelectual.

 

Novas regras

 

Seguros habitacionais passarão a contar com novas regras a partir de terça-feira, quando entra em vigor uma resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados. A principal alteração será a abertura do mercado para as seguradoras do ramo de pessoas. Atualmente, apenas as do setor de danos podem oferecer a modalidade. A medida trará mais competitividade ao setor, o que pode se refletir nos preços e na qualidade do serviço prestado ao consumidor.

Mulheres por cima

Um número crescente de mulheres tem disputado o topo da pirâmide nas carreiras de finanças, com várias delas alcançando as posições mais destacadas. Segundo o jornal Valor Econômico, só em 2009 várias empresas reforçaram o time de mulheres nas funções de comando das finanças. Afora a capacidade pessoal, três fatores contribuem para o sucesso de uma parcela maior de mulheres: formação sólida, tratamento igualitário nas empresas e treinamento constante.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais