Dengue e sensibilidade

É necessário que todas as categorias ligadas á área da saúde tenham a consciência que uma greve neste momento pode jogar contra eles a população sergipana. Qualquer um ficará indignado se os médicos, enfermeiros, agentes ou outra categoria da área entrarem em greve justamente quando está na rua, em Sergipe e no Brasil, uma campanha contra a dengue. Por mais que as reivindicações destas categorias sejam justa é preciso cautela e serenidade neste momento.

 

A mobilização da sociedade, com o trabalho dos órgãos responsáveis e os profissionais da área é vital para salvar vidas especialmente de pessoas pobres. Essas greves durante dias críticos, vão atingir justamente esses cidadãos pobres e não aqueles, que possuem todas as condições de se cuidarem e às suas famílias com clinicas e médicos particulares.

 

Ontem, 02, o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe, fez um apelo a categoria. Leia a convocação: “Diante do surto epidêmico de dengue, que tanto está angustiando a população aracajuana e sergipana, não podia se eximir da responsabilidade cidadã e profissional de intervir nesta realidade. Daí, convocamos todos os médicos (saúde da família, especialistas e emergencistas) em caráter de Urgência, para uma  assembléia extraordinária dos médicos de Aracaju, no dia 03 de abril, às 15h30, as sede do sindicato, situado na Rua Celso Oliva, nº 481, Bairro 13 de Julho, para deliberarmos sobre a antecipação da organização do trabalho do médico de maio/2008 para abril/2008 reorientando uma parte do horário destinado a estudos e capacitações, para o atendimento em escalas nos hospitais municipais na área verde, pois mesmo com uma remuneração compensatória baixa, neste momento, lutar contra a dengue e em prol da vida, será a maior remuneração já paga. Médicos compareçam, participem, pois, no momento, achar culpados não interessa, mas salvar vidas, isso sim, é prioridade. A diretoria”.

 

De parabéns o sindicato dos médicos. Este jornalista é democrata  e sempre esteve nas lutas em defesa da liberdade de expressão e de pensamento, mas entende que deveria existir proibições de greves em determinados momentos em que a população está em pânico! Realmente ninguém pode compreender uma greve de profissionais da saúde neste momento. E a dengue mata e está matando, quando não inferniza a vida de centenas de pessoas, principalmente as mais pobres!

                                                                                         

Foco de dengue no bairro 13 de Julho I                                                                                        

Clique na imagem para ampliá-la.

 

De um leitor preocupado com a dengue: “Recebi este e-mail com essas fotos tiradas de um prédio na Avenida Beira Mar em Aracaju. Confesso que não sei quem é o autor das fotos, mas chama a atenção o descaso dos proprietários desse prédio que por ser numa área nobre de Aracaju leva se a crer que pertence a pessoas teoricamente com um elevado grau de instrução e entendimento dos problemas e da situação da Dengue em nosso estado. Aproveito ainda pra chamar a atenção dos Administradores do Aeroclube de Sergipe (Avenida Maranhão, Zona Norte de Aracaju) e dos moradores dos conjuntos residenciais Almirante Tamandaré e Princesa Isabel que são vizinhos do clube”.

 

Foco de dengue no bairro 13 de Julho II                           

Continua o leitor: “Apesar dos apelos da ANAC, muitos moradores (infelizmente) jogam lixo dentro do terreno da pista de pousos e decolagens do clube e no entorno do muro que cerca a área. A população precisa entender que precisa fazer a parte dela, pois, existe coleta de lixo regular da Prefeitura na região e não há necessidade alguma de jogar lixo no local, inclusive nas proximidades do posto de saúde do Conjunto Almirante Tamandaré é possível ver uma grande caixa coletora de lixo da prefeitura para evitar esse comportamento. Fica o alerta para os agentes da luta contra a Dengue da Prefeitura, para que possam fazer uma visita na área do Aeroclube de Sergipe. Não basta cobrar do poder público. Nós, a população, precisamos fazer a nossa parte e acabar com a Dengue”.


Antiga Associação Atlética

De outro leitor: “Gostaria de utilizar o espaço de sua coluna para denunciar um potencial foco de dengue, trata-se da Associação Atlética, clube que outrora servia para diversão, hoje serve para infecção. Dos Prédios vizinhos, vê-se claramente várias poças, objetos jogados, matagal enorme, ou seja, o ambiente perfeito para a proliferação dos Mosquitos. Diante desse panorama, gostaríamos de solicitar providências do poder público, dos donos, ou de quem quer que seja a responsabilidade para fiscalizar o local”.

 

Justiça manda reintegrar funcionário da Deso

No último dia primeiro de abril, o juiz substituto,  da 1ª Vara do Trabalho de Aracaju, José dos Santos Junior expediu mandato de reintegração para o funcionário da Deso Dernival Luiz de Moura que tinha sido demitido através de uma comissão de inquérito administrativo. O advogado de Dernival recorreu da decisão afirmando que o mesmo não teve o direito a ampla defesa no processo. A defesa do funcionário vai questionar também o motivo que levou a empresa a contratar advogado privado, como caso de improbidade administrativa e ressarcimento do que foi gasto.

 

PT em São Domingos

Entre os municípios sergipanos em que o PT tem a oportunidade de chegar ao executivo municipal encontra-se a cidade de São Domingos, que é administrada há doze anos pelo grupo político ligado ao DEM. O crescimento do PT no processo eleitoral em São Domingos vem desde a eleição municipal de 2000, culminando com a vitória de Lula no segundo turno em 2006. Em reunião com o partido no último sábado, 29 de março, o secretário Rogério Carvalho confirmou a presença do governador Marcelo Déda no palanque de Pedrinho do PT, que junto com a servidora municipal Didi formam a chapa pré-candidata do PT no município.

 

7º roubo a Centro Espírita em Itabaiana

Ladrões arrombaram pela sétima vez em menos de seis meses as dependências do Centro Espírita Amor e Luz da cidade de Itabaiana, Sergipe. O fato o correu na madrugada de ontem, 02, e só foi notado quando a servidora chegava pela manhã para fazer a limpeza do ambiente. Os larápios levaram de lá equipamentos de som, livros, alimentos que formariam cestas básicas para doação a carentes, enxovais que seriam doados gestantes assistidas pela instituição, entre outros objetos. Em todas as vezes a policia  foi comunicada do roubo, mas nunca  apurou nada.


Caminhada pela Paz

Nesta sexta-feira, 04, às 16hs, no município de Itabaiana, será realizada uma Caminhada pela Paz. A caminhada, cuja concentração inicial será iniciada na entrada da cidade, está sendo organizada pela FM Itabaiana com o apoio da Igreja Católica, de segmentos de evangélicos e da sociedade.

 

Veículo usado irregularmente, Rogério já tomou as providências?

Nota publicada neste coluna ontem, 02: “Ontem, 01 de abril, (não foi mentira), o veiculo Clio branco, placa IAD-5099, da Secretaria de Estado da Saúde, parou na porta do colégio Ideal, às 6h40 e deixou uma estudante, que estava no banco traseiro do carro. Será que o secretário Rogério Carvalho sabe que o veículo está sendo usado indevidamente?”.

 

Manifestação contra falta de água em Itaporanga

A Câmara Municipal de Vereadores está realizando um Ato público contra a falta de água no município de Itaporanga D´Ajuda. O ato será realizado no dia  04 de abril de 2008, sexta-feira, a partir das 10hs, nas ruas e avenidas do município, saindo da Praça da Estação com destino ao escritório da Deso. Segundo o comunicado da Câmara a manifestação será realizada “tendo em vista a participação dos Vereadores  juntamente com a Prefeita Maria das Graças Sousa Garcez em reunião com o Diretor da empresa Deso senhor Max Maia Montalvão no dia 30/05/07 e com o Secretário de estado da Infra-estrutura Dr. Osvaldo do Nascimento, no dia 27/02/08, onde até o momento nenhuma providência fora tomada”.

 

Leitor não consegue denunciar foco de dengue a PMA

Do leitor Rodrigo: “Estou tentando denunciar à Emsurb e/ou Ouvidoria da PMA um terreno abandonado pela Prefeitura, que está sendo utilizado como lixão, abrigo para vagabundos e possível local de foco da dengue. Esse terreno fica situado na Rua São João Batista, ao lado do Cond. Vila Rica, no bairro Castelo Branco, bem próximo da Prefeitura. O mais interessante é que no portal Infonet informa que as denuncias devem ser feitas dessa forma: “Se a denúncia for de terrenos baldios, deve ser feita à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) que irá verificar a situação do local e notificar o proprietário, que terá um prazo de 15 dias para regularizar a situação. Caso o responsável descumpra a determinação, será autuado, devendo pagar uma multa que varia de R$ 80, para imóveis de até 150 m², a R$ 2.896, para imóveis acima de 5001 m². A Emsurb coloca à disposição dois telefones para denúncias o (0xx79) 3179-7012 e o 0800 284 1300. Já no portal da PMA, tem estes telefones e mais outros (3179-1080/2106-9772 e 2106-9971).Já liguei para todos esses números, demoram para atender e quando atendem dizem que eles não podem resolver isso. A ouvidoria diz que é competência da Emsurb. Já a Emsurb diz que tem que usar o 0800 (que vive com todas as linhas ocupadas), ou seja, ninguém faz P… Nenhuma”.

 

Ouvidoria existe mesmo?

De um leitor: “Alguém pode me informar algo sobre a Ouvidoria da Prefeitura de Aracaju? Ela existe realmente? Escrevi no ano passado para ouvidoria@aracaju.se.gov.br, endereço que retirei na época do próprio site da prefeitura. O primeiro email foi em 6 de fevereiro de 2007, o segundo em 21 de março do mesmo ano. Não recebi nenhuma resposta. Escrevi então para o Fala Cidadão no mesmo site, e nada. Liguei para 3218 7800 e ninguém sabia me informar que ouvidoria seria essa!”

 

Fiscalização dos agentes de saúde nas casas do PAR

Gostaria que a Prefeitura e a Contadata informa-se como os Agentes de saúde irão fiscalizar as várias casas do PAR (Programa de Arrendamento residencial), na região da Aruana, que apenas servem para veraneio e para festas em finais de semana, que estão fechadas e muitas delas estão com garrafas, copos nos quintais e muitas delas possuem pequenas lajes (que ficam nas entradas e portões das casas)que acumulam água. Hoje, das quase 1.500 casas do PAR (não sei informar ao certo a quantidade) da região da Aruana, cerca de 300 estão desocupadas, só na rua F, G e H do residencial Brisa Mar, existem cerca de 20 casas nessa situação, inclusive alugadas e até com piscinas(pra quem tinha de ganhar até 3 salários mínimos, possuir piscina e ter carros de luxo).  Esse problema seria fácil de resolver acompanhando o gasto mensal de água, luz e visitas periódicas as residências, em quanto isso pessoas que precisam estão debaixo de pontes, em barracos de madeira, papelão e em casas de taipas. E não adiante dizerem que fiscalizam, pois estou lá a cerca de 3 anos e meio e nunca veio um fiscal em minha residência”.

 

Da terra de João Bebe Água

De um leitor: “O jornalista Abrão Crispim Filho tem razão quando se refere a Câmara Municipal de São Cristóvão, e para completar depois da manobra para eleger o 1º secretário Alex Rocha como presidente(que até agora não entendemos como a câmara votou num candidato que nem estava presente na sessão), ficou vago o cargo na primeira secretaria e até agora os vereadores não fizeram a eleição. Acontece que no ano de 2006 foi impetrado um Mandato de Segurança de nº 200683020265 contra o vereador Luiz de Souza (que na época era presidente daquele poder) justamente pelos vereadores que hoje dão sustentação ao atual prefeito incluindo na lista o próprio Alex, por não ter realizado justamente eleição para 1º secretário. Realmente pimenta nos olhos dos outros é refresco e mostra nada mais do que se for interessante para nós fazemos o impossível, para a atual gestão não serve que o  legislativo tenha pernas próprias a subserviência é grande. Precisa sim urgente uma ação do ministério público junto a câmara principalmente para sabermos das viagens(seminários) que os edis tem feito sem autorização da própria câmara.Dois pesos e duas medidas… alguém pode responder?”.

 

Sobre a nota publicada ontem envolvendo o prefeito da Barra

De um leitor devidamente identificado: “O governador disse que já repassou R$ 16 milhões, esses recursos bem aplicados somariam valores importantes para a barra dos coqueiros. Eis os recursos mal aplicados: 1- orla em rua da frente não concluída; 2- creche Jorge Prado não concluída; 3- calçamento e saneamento conjunto Moises Gomes, utilizando tubos de pvc para esgotamento d”água; 4- doação de faixas de taxi lotação; 5- promoveu excursão para fora do estado com recursos da prefeitura; 6- doações de cestas básicas em fim de gestão; 7- produtos alimentícios desviados por funcionários para consumo; 8- distribuições de cargos para amarrar os votos não conquistados;9- educação desastre. É necessária a intervenção do MP para dar um rumo e direção ao nosso prefeito”.

 

Servidores rejeitam proposta do PCS do TJ/SE

Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) rejeitaram a proposta do Plano de Cargos e Salários (PCS) apresentada pelo Poder Judiciário na plenária do dia 31 de março de 2008, realizada às 15h no Sindicato dos Bancários. “A categoria decidiu manter a proposta do PCS apresentada pelo Sindiserj”, afirma o presidente do sindicato, Antônio Pedro Machado. De acordo com o presidente, para surpresa de todos os presentes na plenária, os valores básicos de todos os níveis foram inferiores aos das tabelas apresentadas pelo Sindiserj na última assembléia do dia 24 de março de 2008. “Tal fato demonstrou claramente a todos os presentes na plenária que a proposta apresentada pelo TJ/SE não atende aos interesses da categoria”, avalia. Na plenária ficou decidido que a diretoria do Sindiserj irá mobilizar a categoria com visitas a todos os cartórios e fóruns durante o decorrer da semana que antecede a assembléia do dia 7 de abril, próxima segunda-feira, às 15h, no Sindicato dos Bancários. Além disso, a diretoria vai divulgar a referida assembléia com faixas, panfletos, camisas e outros meios de comunicação.

 

Ministro Carlos Britto abrirá Seminário de Comunicação no TJSE

O Ministro Carlos Ayres de Britto, do Supremo Tribunal Federal, fará a palestra de abertura do Seminário de Comunicação que será realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, no período de 15 a 18 de abril. A palestra acontecerá no dia 15, às 20 horas, no Palácio da Justiça Tobias Barreto, na Praça Fausto Cardoso, mediante inscrições gratuitas, através do site do TJ.O evento é direcionado a jornalistas, radialistas e estudantes de comunicação. O Ministro falará sobre o tema “Poder Judiciário e Comunicação Democrática” e tecerá considerações sobre a compreensão do Direito para estudantes dos cursos de comunicação social e profissionais de comunicação.Durante toda uma semana, os profissionais da comunicação em Sergipe receberão informações que vão ajudá-los na construção de seus textos jornalísticos para o rádio, jornal, televisão e internet, a partir das palestras que serão ministradas por magistrados com significativa e destacada atuação no Judiciário de Sergipe. O Seminário de Comunicação é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, em parceria com a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Escola Superior da Magistratura (Esmese), Associação Sergipana de Imprensa (ASI) e Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas.

 

TCU vê desvio de recurso e manda MST devolver R$ 3,8 mi

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou no último dia 18 a Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), entidade ligada ao MST, a devolver R$ 3,8 milhões, valor que ainda deve ser atualizado, aos cofres públicos, segundo a assessoria do TCU. A quantia era destinada à alfabetização de 30 mil jovens e adultos e à capacitação de 2 mil alfabetizadores, no âmbito do programa Brasil Alfabetizado. O TCU constatou que os recursos recebidos pela entidade foram repassados sem autorização a terceiros e que as metas do convênio, voltado para a alfabetização, não foram atingidas. No processo, o tribunal ainda afirma que a Anca utilizou indevidamente R$ 159 mil para o pagamento de diárias para participantes de seminário.Assim que a Anca for notificada oficialmente, ela terá 15 dias para devolver o valor ao governo federal ou entrar com um recurso no próprio TCU. Caso a entidade decida mesmo recorrer à decisão, o TCU poderá demorar ainda um ano para julgar o recurso.

 

Yoakan participará da Copa Norte de Karatê Internacional

O atleta de karatê, Yoakan Jocéles, participará nos dias 10,11 e 12 de abril, na cidade  Manaus (AM), da Copa Norte Internacional. É uma competição de alto nível onde participarão atletas da Venezuela em nível dos Jogos Pan Americanos.  Yoakan, que é patrocinado pela Viação Progresso, está ansioso com a primeira competição. “Estou desde novembro treinando muito para o campeonato sergipano que terá a seletiva para o brasileiro”, disse, afirmando que essa competição em Manaus, devido ao alto nível, poderá ajudar em muito no aprimoramento das táticas e estratégias de luta. Segundo Yoacan Jocéles a Copa Norte Internacional será muito disputada por conta dos atletas venezuelanos que estão despontando nos últimos anos no cenário do karatê. “Estou treinando para representar bem Sergipe”, disse, agradecendo também a Viação Progresso que lhe patrocina há quase sete anos. “Esse patrocínio está sendo de fundamental importância para o sucesso da minha carreira no karatê”, revelou. 

 

Britto vota pela constitucionalidade do ProUni I

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto votou ontem,2, pela constitucionalidade do ProUni, o Programa Universidade para Todos. O Programa foi alvo de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 3330, 3314 e 3379) logo após ser criado pelo governo, por meio de medida provisória, depois convertida na Lei 11.906/05. O julgamento foi interrompido pelo ministro Joaquim Barbosa, que pediu vista do processo. Em seu voto, Ayres Britto rechaçou um a um os argumentos contra o ProUni. A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenem), os Democratas e a Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social (Fenafisp) alegam que o programa criou uma discriminação entre os cidadãos brasileiros, ofendendo os princípios constitucionais da isonomia e da igualdade.

 

Britto vota pela constitucionalidade do ProUni II

Pela lei, as universidades privadas devem instituir políticas de ações afirmativas para receber recursos do ProUni, com reserva de parte das bolsas de estudo para alunos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, sendo que parte das bolsas deve ser concedida para  negros, indígenas e pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, a lei determina que as bolsas de estudo integrais só possam ser concedidas a brasileiros cuja renda familiar mensal per capita não exceda 1,5 salário-mínimo. Ayres Britto disse que é pelo combate eficaz a situações de desigualdade que se concretiza a igualdade e que a lei pode ser utilizada como um instrumento de reequilíbrio social, se não incidir em discriminação. “Não se pode criticar uma lei por fazer distinções. O próprio, o típico da lei é fazer distinções, diferenciações, desigualações para contrabater renitentes desigualações.”

 

Frase do Dia

“Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar”. Sócrates.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais