Deputado diferente – Exemplo para o país

A revista Veja desta semana circula com uma matéria que quanto mais divulgada pelo, principalmente para o eleitorado saber da atuação dos parlamentares. Com o título “Deputado diferente” a revista mostra que o deputado federal novato José Antônio Reguffe abriu mão de dois salários e reduziu a verba de atividade parlamentar e o número de assessores. A matéria do jornalista Paulo Celso Pereira:

 

José Antônio Reguffe, de 38 anos, foi o deputado  federal mais bem votado do país em termos proporcionais. Escolhido por 266.465 eleitores, o equivalente a quase 19% dos que foram às urnas no Distrito Federal, ele superou fenômenos televisivos como Tiririca, e integrantes de clãs políticos tradicionais. No primeiro dia de trabalho, o parlamentar expediu seis ofícios à diretoria-geral da Câmara. Abriu Mao do 14º e 15º salários, reduziu o número de assessores no gabinete, cortou gastos com salários de assessores e diminuiu sua verba de atividade parlamentar. Como morador de Brasília, naturalmente também abriu mão do auxílio-moradia e das passagens aéreas.

 

As medidas resultarão numa economia de 2,4 milhões de reais nos próximos quatro anos. Se elas fossem seguidas por todos os 513 deputados, a economia chegaria a 1,2 bilhão no mesmo período. Reguffe tomou medidas idênticas quando exerceu o mandato de deputado distrital em Brasília. Além de ter demonstrado que é possível um parlamentar trabalhar sem mordomias, em excesso, o deputado brasiliense teve uma votação que prova com isso está em sintonia com o que pensa o eleitor.

 

Quinze salários – O primeiro ofício  que José Antônio Reguffe enviou à diretoria-geral da Câmara foi para pedir que não fossem depositados em sua conta os dois salários que os deputados recebem anualmente chamados de “ajuda de custo”. Trata-se, na prática, de um 14º e um 15º salários, de 26.723,13 reais cada um. Ao longo dos quatro anos de mandato, a medida levará a uma economia de 213.786,04 reais para a Câmara. “Esse foi um compromisso com meu eleitor. Não acho que seja correto que um deputado tenha direito a salários extras. Todo trabalhador recebe treze salários por ano. Portanto, nada mais lógico que um representante desse trabalhador também receba apenas treze salários por ano. É o justo”.

 

Cota parlamentar – A Câmara criou uma cota para custear os gastos dos parlamentares com seu trabalho. Com valores que vão de 20.030 a 34.000 reais mensais, o dinheiro deveria ser usado para pagar despesas com passagens aéreas, selos, telefone, combustível, aluguel de carros e pagamento de consultorias. Como á fiscalização é muito frouxa, são freqüentes os indícios do uso irregular. Reguffe pediu que sua verba fosse reduzida de 23.030 reais para 4.600 reais. Em quatro anos a economia com a medida será de 884.640 reais. “Esse valor de 23.030 reais é exorbitante, excessivo. O mandato parlamentar pode ser exercido com qualidade a um custo bem menor para os contribuintes. Pela minha experiência na Câmara Legislativa, acho que 4.600 reais é um valor viável. É suficiente para manter o gabinete funcionando”.

 

Verba de gabinete e assessores – Os deputados têm direito a 60.000 reais para contratar até 25 assessores para seus gabinetes. Reguffe estabeleceu junto à direção da Câmara que terá no máximo nove assessores e que não gastará mais que 48.000 reais com os vencimentos, uma redução de 20% na verba. Só com salários a economia será de 624.000 reais ao longo dos quatro anos. Mas ainda há o enxugamento de benefícios. Apenas com vale-alimentação dos dezesseis funcionários que não serão contratados, a Câmara economizará 514.560 reais até 2014. “O número de assessores a que um parlamentar tem direito é excessivo. Nós precisamos de bons técnicos para exercer um mandato digno. Agora, 25 assessores… Se todo mundo vier trabalhar, o gabinete não comporta a metade. É um gasto que parece servir como uma espécie de estatização de cabos eleitorais. Eu tenho um gabinete que vai me servir bem, que vai me dar amparo, sem precisa de tanta gente”. 

 

Declaração de Bens: Mendonça fala à imprensa

De posse de documentos comprovando a declaração de bens à Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral e à Câmara, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) concedeu entrevista coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 7, em seu escritório. “Não tenho nada a esconder. Atribuo as informações publicadas em um site nacional e repercutida em Sergipe como forma depreciativa, a um erro”.

 

Documentação

Na documentação apresentada à imprensa, consta como bens declarados um apartamento no bairro Suissa, um apartamento na Av. Pedro Valadares, três carros, sendo um da marca Kia, um Tuck e um caravan. “Os meus bens não são milionários. Atribuo essa informação a um erro de um site que nem é oficial da Câmara dos Deputados, utilizada por um jornalista sem me procurar” ressalta acrescentando ter sido surpreendido por “uma enxurrada de acusações e chacota nas Internet e redes sociais”.

 

Surpresa

Mendonça Prado disse ainda que ficou surpreso até pelo fato de não ter sido candidato pela primeira vez, tendo feito a entrega dos dados contando os bens, no prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Não fui candidato pela primeira vez e tenho a obrigação e o dever de apresentar as minhas declarações, como fiz durante todos esses anos. Não tinha nenhuma motivação para declarar que não tinha bens, apesar de não ser um patrimônio grande. Apresentei minhas declarações à Receita e protocolei na Câmara. Estou aqui mostrando os documentos e gostaria muito que todos os políticos fizessem isso”, ressalta.

 

Questão política
O deputado de DEM disse ainda ter descartado a possibilidade de terem usado a informação com cunho político. “Não atribuo à questão política, mas a um erro que com certeza vai ser descoberto. Já acionei meus advogados, pois eu não precisava enganar ninguém. Todo mundo me conhece e eu nunca deixei de declarar. O que lamento é tentarem fazer a coisa ficar depreciativa, querer macular mesmo. Minha vida é aberta”, enfatiza. (Infonet)

 

Blog

Como o blog já noticiou ontem, 07, a matéria publicada neste espaço foi do site Congresso em Foco, republicada pelo portal UOL, um dos maiores sites de notícias do país. Segundo a informação do site eles fizeram o levantamento através do registro da candidatura no TSE.

 

TV Sergipe não apóia prata da casa

O repórter Vieira Filho se revelou um excelente narrador da Copa TV Sergipe de Futebol de Salão. Porém, por questões pessoais, a direção da emissora vai optar por trazer um profissional de outro Estado, Rambrant Junior. Nas comunicações internas a emissora do ex-deputado Albano Franco ainda diz pensar no melhor para seus colaboradores. Será mesmo?

 

Eleições em Lagarto

E ontem, 07, pelo twitter, um assessor do ex-vice-prefeito, Lila Fraga, de nome Alexandre anunciou que João Alves Filho estará em Lagarto esta semana para formalizar o apoio a candidatura de Lila a prefeito municipal, além de repassar o comando do DEM municipal. “Como sou uma pessoa ligada a LILA2012 , posso afirmar que ele será candidato a prefeito, chega de LILA dá vez para os outros, concordam?” Pelo jeito a oposição vai rachar em Lagarto.

 

Menezes na disputa no STJ

Como era esperado o advogado sergipano Carlos Alberto Menezes entrou na lista tríplice para disputa de uma vaga de ministro do STJ. Além dele, o paulistano Antônio Carlos Ferreira e o goiano Ovídio Martins de Araújo compõem a lista para preencher a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro. Ferreira teve 28 votos, Menezes, 26 e Ovídio, 17.

 

Preso político

A lista vai para apreciação da presidente Dilma. Se escolhido, Carlos Alberto Menezes se tornará o primeiro preso político a galgar o cargo de ministro do STJ.

 

Satisfação aos leitores

Em breve o blog dar satisfação aos leitores sobre algumas ações que se referem ao lixo em municípios sergipanos. O blog tem um tempo sem informar esperando uma decisão judicial. Mas ninguém pense que este espaço tem receito ou resolveu “suspender as partículas levadas pelo tempo”. Em Sergipe existem técnicos sérios, assim como jornalistas, que não admitem a malandragem com o erário. Nem sempre a arrogância e a prepotência vencem. É só aguardar.

 

Água jorrando

Na rua Japaratuba, bairro Santo Antônio, em frente ao número 39 escorre, há meses, uma água limpa que sai de não sei onde, mas com certeza é água da Deso.

 

Nota

Da assessoria do deputado federal Márcio Macêdo: “A associação feita pelo jornalista George Washington Silva e corroborada pelo ex-vereador Goisinho acerca de possíveis contribuições de campanha da empresa Estre Ambiental ao PT nacional e uma suposta doação ao candidato Márcio Macêdo, sugerindo ainda relação com a emissão de licença ambiental, não passam de insinuações pejorativas, ilações caluniosas, injuriosas e de caráter difamatório, merecendo veemente repúdio. Neste sentido, o deputado Márcio Macêdo anuncia que procurará os meios judiciais adequados e cabíveis para a responsabilização dos denunciantes e a reparação de danos à sua imagem”.

 

Coletiva

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes, concederá entrevista coletiva a imprensa, nesta terça-feira, 08, às 8h, em seu gabinete na Semarh.A coletiva visa prestar esclarecimentos a cerca da nota do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor) com relação ao processo de licença ambiental da empresa  Ester Ambiental S/A para construção de um aterro sanitário no município de Rosário do Catete.

 

Pauta Nacional

A secretária de Cultura de Sergipe e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, Eloísa Galdino, viaja nesta terça-feira para Brasília, onde cumprirá agenda dedicada ao fórum que preside. Entre as pautas, a apresentação do novo secretariado nacional da Cultura, um encontro com a ministra Ana de Holanda e debate sobre projetos culturais com os secretários.

 

E aí? Vereador preso continua com como titular?

A sociedade do município de Santana do São Francisco está se mobilizando para pedir ao MPE que interceda junto a Câmara de Vereadores para chamar o suplente do vereador Raimundo de Dores (PMDB) que desde dezembro está preso no Premil (ele é cabo da reserva da PM/SE), como suspeito de assalto a casa do prefeito, Ricardo Roriz

 

Câmara sem um vereador

De lá para cá foi realizada a eleição para presidente da Câmara, com um vereador a menos (no total são nove). Um absurdo! Aliás, o vereador deve perder o mandato pelo número de faltas.

 

Casa do PAR abandonada

Moradores da área já ligaram várias vezes para a Caixa, a Contadata e a Prefeitura de Aracaju e não foi resolvido: Tem uma casa do PAR abandonada na rua da praça do residencial Brisa Mar. Porque as autoridades não tomam nenhuma posição? Essa casa nunca foi ocupada e nenhum órgão toma uma providencia. Os moradores precisam recorrer a quem? Ou os órgãos competentes estão protegendo alguém?

 

Juízas auxiliares da Presidência do TJSE

As Juízas de Direito, Adelaide Maria Martins Moura e Suyene Barreto Seixas de Santana, foram designadas pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador José Alves Neto, para exercerem a função de juízas auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe. Dra. Adelaide Martins é titular da Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, e Dra. Suyene Barreto Seixas de Santana é titular do  8º Juizado Especial Cível da Comarca de Aracaju. As duas magistradas são juízas de entrância final.

 

Lançamento da campanha “Sergipe Solidário”

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, concederá entrevista coletiva hoje, 08, às 7h30 para, juntamente com os parceiros governamentais e da sociedade civil organizada, apresentar a campanha “Sergipe Solidário”. O evento será realizado no auditório da Seides.

 

Donativos

A campanha consiste em arrecadar donativos para os 75 mil sertanejos prejudicados pela estiagem nos 11 municípios que decretaram situação de emergência: Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Gararu, Canindé de São Francisco, Itabi, Nossa Senhora Aparecida e Poço Verde. A Seides conta com o apoio de vários parceiros.

 

Posse no Sergipe

Atendendo à solicitação formulada pelos dirigentes eleitos do Club Sportivo Sergipe, no dia de ontem, a juíza Ana Lúcia dos Anjos marcou para a próxima quinta-feira, às 8 horas, uma reunião com os envolvidos. Marcada para o dia 07.02 (ontem), a posse foi sustada pelo juiz substituto no processo em curso. Pela decisão, os dirigentes eleitos do Mais Querido só poderiam ser empossados no dia 07 de março, após a prestação de contas dos que comandaram a fase de transição do clube rubro.

 

Novos elogios

O governador Marcelo Déda voltou a elogiar o secretário Maurício Pimentel. Domingo, em Itabaiana, na reinauguração do Presidente Médici, Déda declarou que, por ele, MP seria o presidente da FIFA.

 

Oportunidade perdida

Para a mudança de nome do estádio estadual de Itabaiana. O governador preferiu continuar respeitando a lei que proíbe a atribuição de nomes de pessoas vivas a obras construídas com dinheiro público. Os desportistas sergipanos vão ter que aturar, por muito tempo ainda, o ditador que comandou uma das fases mais violentas do regime militar.

 

Hino Nacional

É de autoria do vereador Emerson Ferreira, do PT, a lei que obriga a execução do Hino Nacional Brasileiro antes de competições esportivas realizadas em Aracaju. O blog apresenta uma sugestão: substituir, de vez em quando, o hino nacional pelo de Sergipe. Objetivo seria popularizar o hino sergipano, que quase ninguém conhece.

 

José Gentil

Faleceu e foi sepultado ontem, em sua terra natal, Itabaiana, o desportista José Gentil, que por muitos anos foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação Olímpica de Itabaiana.

 

Curso de arbitragem

Começa no mês de março um novo curso de formação de árbitros de futebol. Promovido pela Associação dos Árbitros e pela FSF. De acordo com o presidente Ivanei Alves, Carlos Roberto Dória será o coordenador do referido curso.

 

Chat tira dúvidas sobre cadastramento biométrico

Quarta-feira, dia 9, das 10 às 11h, no Portal SETRANSP, www.setransp-aju.com.br, a gerente de produto do sindicato, Andrea Aragão, estará respondendo a perguntas de internautas sobre o cadastramento biométrico. Uma excelente oportunidade de ficar por dentro dessa novidade que chega aos ônibus do transporte coletivo de Aracaju e municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro ainda esse ano.

 

Nota de esclarecimento – AMO

A Associação dos Amigos da Oncologia vem informar a comunidade que não existe dentro da instituição nenhum voluntário ou colaborador autorizado a pedir doações de porta em porta. A AMO só efetua captação de associados,  através do sistema  de telemarketing da instituição. Este serviço consiste, primeiramente, num contato telefônico, onde o pagamento é agendado para a data conveniente ao doador . Em seguida, o mensageiro da AMO, devidamente uniformizado e identificado, arrecada o valor na residência do doador fornecendo ao mesmo, o recibo referente a doação. 

A AMO alerta à sociedade que algumas pessoas têm agido de má fé, identificando-se como voluntário e utilizando o nome da instituição em causa própria.  

 

Panelaço I

Marcado para hoje, em Brasília, um movimento que contará com um “panelaço” à frente da sede da PREVI. Será em sinal de protesto face ao não cumprimento de acordo recentemente aprovado pelos participantes e que trata da distribuição do superávit da PREVI, o maior fundo de pensão da América Latina. A iniciativa partiu do Blog do Medeiros. José Bernardo Medeiros é um conhecido jurista do Rio Grande do Sul, que se notabilizou, dentre outras razões, por ter assumido a defesa dos aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. A mídia estará presente (rádio, jornal, TV e Internet). O assunto será, finalmente, conhecido pela opinião pública brasileira.

 

Panelaço II

De acordo  com a Lei Complementar número 109, apenas Participantes da Previ têm direito à repartição do superávit. O BB não é participante, é Patrocinador. A Justiça já se pronunciou nesse sentido. Mesmo assim, o Banco do Brasil já se apropriou, por duas vezes, de recursos que pertencem aos participantes (funcionários da ativa, aposentados e pensionistas), para inflar o resultado de seus balanços. A manifestação prevista para hoje deverá reunir centenas de funcionários, principalmente aposentados e pensionistas (viúvas de funcionários), no Distrito Federal.

 

Curso de inglês qualificado I

A rede de escolas de idioma inlinguaaracaju está com matriculas abertas de iniciante ao avançado. Turmas com, no máximo, 6 alunos agrupados por faixa etária. inlingua é uma das maiores redes de escolas de idiomas do mundo. São 300 unidades em 40 países e mais de 500.000 alunos. O método inlingua exige que o aluno participe o tempo inteiro, proporcionando aprendizagem eficaz e resultados mais rápidos.

 

Curso de inglês qualificado II

Há 40 anos inlingua é sinônimo de excelência em ensino de idiomas, sendo a escola mais procurada por pessoas e por empresas na Europa. Os alunos se beneficiam do método eficaz e dinâmico que enfatiza a fluência, a pronúncia e a precisão. Os níveis seguem os critérios do Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (CEFR) do Council of Europe. As aulas seguem os planos elaborados por inlingua International e são iguais as oferecidas pelas outras 300 escolas espalhadas pelo mundo. Maiores informações pelo Tel: 3246 1021 ou pelo e-mail info@inlingua-aracaju.com.br  O instituto fica localizado em Aracaju na  Rua José Ramos da Silva: 72 – Bairro 13 de Julho.

 

Happy Hour musical

Todas as quintas-feiras, a partir das 19 horas, no Iate Clube, no palco da área externa ao lado da piscina, desenvolvimento do projeto que visa filmar o artista para edição do “Documentário do Artista Sergipano – De Extrema Sergipanidade”. São 3 atrações em cada edição, com 40 minutos para cada um dos referidos artistas. O programa é mais uma iniciativa do radialista, professor e difusor cultural Ludwig Oliveira. Contatos: www.entreamigosnatv.com.br.

 

DO LEITOR

 

Nota da prefeitura de Itabaiana

Da assessoria de comunicação: “Lamento, profundamente que, tanto o vereador Olivier, quanto o caro amigo, tenham confundido uma nota, publicada num site, www.emdefesadacidadania.com.br sobre comentários existentes na cidade serrana, com um convite oriundo do prefeito Luciano Bispo, do PMDB, para o vereador Olivier Chagas integrar uma chapa, na condição de vice-prefeito.O que existe de fato é uma audiência, ADMINISTRATIVA, que ocorrerá entre os dois chefes do executivo, municipal e estadual, para tratar de temas estritamente administrativos. A única vez que o prefeito Luciano Bispo se referiu ao vereador Olivier Chagas foi quando afirmou, durante um programa de rádio, que iria convidar o parlamentar para acompanhá-lo na audiência com o governador. Mas, em respeito ao vereador, chegou a dizer que iria convidar, mas que Olivier tinha todo o direito de escolher se gostaria de ir, ou não.O que não entendemos é essa celeuma toda, criada, ou reproduzida por você, apenas com a informação de que o prefeito Luciano Bispo irá manter um contato administrativo com o governador do Estado!Tenho certeza que você, como sempre defendeu as ações REPUBLICANAS do governo estadual, atendendo a todos os municípios sergipanos, independentemente dos posicionamentos políticos partidários.Sendo assim, estamos aguardando com ansiedade e expectativa o encontro com o Senhor Governador para discutirmos com o mesmo as melhorias para os itabaianenses”.

 

Campeonato sergipano com as mazelas de sempre

Do colega jornalista Gilson Sousa: “Não entendo o porquê de tanta propaganda positiva sobre o futebol sergipano, chegando ao ponto de prenunciar que esse será o melhor campeonato de todos os tempos. Não vi nada disso até agora. Fui ontem à tarde ao Batistão ver Confiança e Sergipe e constatei as mazelas de sempre. Brigas entre torcedores, polícia agindo com rigor necessário, chegando a causar pânico em certos momentos, placar eletrônico desligado, jogadores com nível técnico muito ruim, desorganização na entrada e saída do estádio – para se ter uma ideia, na saída pelo lado do Confiança deixaram apenas um pequeno portão aberto, com o povo sendo espremido feito boi entrando no curral. Ou seja, estamos longe de fazer algo diferente nos estádios, algo que possa, de fato, atrair público qualificado para acompanhar os jogos de futebol. Primeiro, o início da partida atrasou 16 minutos, mesmo todo mundo sabendo que teria que tocar o hino nacional antes. Segundo, a execução do hino, em relação à torcida, foi um fiasco. Ninguém ouviu nada. Mesmo havendo pequenas caixas de som espalhadas pelo campo, em momento nenhum a torcida Trovão Azul parou de fazer batucada. Ou seja, só ouviu o hino os jogadores e quem estava próximo a eles. Coisas do Sergipão 2011”.

 

Urgente: pedestres em perigo

E-mail da leitora Aparecida: “Estamos indignados do que está ocorrendo, desabafar na sua coluna, foi a única alternativa, de que, pelo menos, alguém tomará providências! O Centro Cultural Banese (antigo Atheneuzinho), situado à Av. Ivo do Prado, está quase concluído a reforma, portanto, os pedestres estão sofrendo ao tentar passar pela calçada, pois a mesma, há mais de 01 mês, encontra-se cheia de areia dificultando a locomoção, principalmente de idosos, os quais se dirigem constantemente à Agência da Previdência (INSS). Os transeuntes tem 02 opções: atolar os pés na areia, podendo provocar um incidente, ou passar pela avenida super movimentada de ônibus e correr o risco de ser atropelado. Perguntamos: Se ocorrer uma dessas hipóteses, quem será o responsável????? Antes que aconteça, solicitamos uma solução URGENTE”.

 

Comerciários sem receber retroativo

Comentário de Marcelo Costa: “Venho mais uma vez falar dos comerciários, estes estão com o retroativo 2009/2010 sem receber e continuam incansavelmente trabalhando dia a dia para servir bem a população e assim sendo enricar cada vez mais os seus patrões e como precisam e muito do emprego talvez continuam a calarem esta situação. .O mais incrível que possa parecer o Sindicato dos Comerciários continua inerte e qualquer critica que venha a surgir sempre dizem que trata de coisa pessoal,gostaria muito de saber dos dirigentes do sindicato ate quando ficarão inertes para mais esta causa.Agora imagine uma paralisação começando pelos dois shoppings,treze de julho e centro da cidade será que precisara isto para ser tomada uma providencia a favor destes trabalhadores do dia a dia e como sempre são pouquíssimos valorizados?”

 

SMTT esclarece

Da assessoria da SMTT: “O leitor Luiz Brandi não entendeu o que disse o Superintendente Osvaldo Nascimento em entrevistas nas emissoras de rádio. As lombadas eletrônicas da orla continuarão com o limite de velocidade em 40 Km/h, conforme estudos realizados. Após as lombadas, a velocidade máxima da via é de 60 Km/h. Portanto, não houve aumento da velocidade, apenas a instalação das placas indicativas de velocidade em locais adequados ao longo da via”.

 

Remédios p/ hipertensão e diabetes grátis nas farmácias populares

Do leitor Elcio Conceição de Santana: Realmente as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. A hipertensão arterial e o diabetes representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento em nível nacional. Dados colhidos no site do ministério da saúde, a hipertensão afeta entre 11 e 20% da população com mais de 20 anos. Cerca dos 85% dos pacientes com problemas vascular encefálico (AVE) e 40% de pessoas com infarto apresentam problemas de hipertensão. A diabetes atinge; mulheres grávidas, pessoas de todas as idades, raça, sexo. No Brasil, o AVE vem ocorrendo em idade precoce. Para se ter uma idéia, em  50%; dos que sobrevivem, 50% ficam com alguma seqüela.O governo da Presidenta Dilma, fornecerá a partir do dia 14 de fevereiro, gratuitamente os medicamentos para diabetes e hipertensão através da Farmácia Popular. É só o paciente apresentar a receita médica e adquirir os medicamentos gratuitamente. Segundo estimativa do governo da Presidenta Dilma, cerca de 33 milhões de pessoas com hipertensão e 7,5 milhões com diabetes serão beneficiadas. Não consigo entender, porque um programa relevante e que tem uma abrangência social enorme, não obteve dos meios de comunicação a atenção devida. Foi um silencio ensurdecedor da Rede Globo, dos jornais Folha de São Paulo, O Estadão. Uma medida com essa dimensão e importância, deveria ter uma cobertura mais condizente com a melhoria que a gratuidade desses medicamentos trará para os pacientes.Por isso, conclamo os amigos, blogueiros, e a sociedade a divulgar essa ação da Presidente Dilma, para que os verdadeiros necessitados sejam beneficiados. Não esqueçamos, a partir de 14 de fevereiro nas Farmácias Populares medicamentos para hipertensão e diabéticos serão fornecidos gratuitamente”.

 

DEBATE – POLÍCIA MILITAR

 

Nota de Repúdio – ASSOMISE

A ASSOMISE, entidade representativa dos Oficiais Militares Estaduais do Estado de Sergipe, vem, de público, formalizar veemente repúdio à ação impensada, irresponsável e, porque não dizer nefasta de um radialista local, apoiado em achismos e repleta de interesses escusos e, assim sendo, repugnantes, tentando desmerecer a Instituição Policial Militar deste Estado, bem como parte de seus componentes.

Em uma atitude irresponsável, tentou o radialista GILMAR CARVALHO, trazer as atenções para sua figura desgastada, utilizando-se de falácia inócua, agindo como falso arauto da moralidade, a fim de gerar clima de instabilidade dentro do Corpo da Tropa e, com isso, tornando-se uma espécie de avatar daqueles que têm interesse em desmerecer os Oficiais Militares deste estado e, também, o próprio Comando-Geral da PMSE.

Em todo o seu processo verborrágico, acontecido no dia 04 de fevereiro de 2011, o RADIALISTA GILMAR CARVALHO, atacou a PMSE e seus Oficiais, fazendo declarações orientadas a gerar novo desgaste no seio de uma tropa que segue bravamente combatendo o crime e prestando o serviço de segurança pública de qualidade, em conjunto com a coirmã Civil, fugindo de um histórico clima de revanchismo ou incompatibilidade, tendo como norte o nosso maior bem: O CIDADÂO

Todos os Militares Estaduais de Sergipe mantêm uma caminhada, com fito de assegurar as Tranqüilidade, Salubridade e Segurança Públicas, trabalhando incessantemente para que a Ordem se mantenha no seio da sociedade sergipana. Assim, não se vê mais espaço para que elementos estranhos que, utilizando-se do poder dos meios de comunicação, a fim de tentar manipular a população e alguns desavisados, criando um mosaico destorcido da imagem da PMSE e seus bravos homens e mulheres.

Esquece o radialista com vocações políticas que o fazer notícia nunca poderá ser ensinando ao mesmo, ao mesmo tempo em que entende esta instituição (ASSOMISE) que não seja o mesmo o mais habilitado a dizer como fazer Segurança Pública, sobretudo quando tenta desestabilizar uma Corporação tão importante quanto a PMSE.

Todos os que compõem a PMSE merecem respeito e têm significativa importância dentro do Sistema de Segurança Pública Estadual. A Aversão aos Oficiais da PMSE, gritada em ondas de rádio por todo estado de Sergipe, mais parece um último fôlego, fruto do desespero próprio de quem ingressa nas sombras do esquecimento.

A quem interessa jogar as Praças contra os Oficiais? A quem interessa dividir uma instituição mais que sesquicentenária e que participa efetivamente de todas as ações de combate ao crime no Estado? A quem interessa ter uma Polícia Militar fraca, dividida? A quem interessa jogar a Polícia Civil contra a Polícia Militar e vice-versa? A essas perguntas a sociedade deve estar atenta.

Por estas e outras razões, a ASSOMISE reafirma a sua posição contrária às falácias do radialista GILMAR CARVALHO ou ação que resulte na ruptura deste clima de união e trabalho em favor do cidadão sergipano.

Maj QOPM Adriano Reis – Presidente

 

A Caixa Beneficente repudia Gilmar Carvalho

Da Associação Beneficente dos Servidores Militares de Sergipe: “No decorrer da semana passada emissoras de rádio cobraram do governador o nome do comandante que a sociedade tanto espera e precisa. Interesse político, interesse social, interesse por interesse. Ontem pela manhã (4),nos deparamos com uma informação – não corrijo – com uma série de agressões verbais, com um claro interesse político que utiliza as ondas tão importantes do nosso rádio para denegrir a corporação militar sergipana. É lamentável o fato que aconteceu ontem no programa do até então respeitado Gilmar Carvalho.A Polícia Militar é um patrimônio público. Pertencem ao domínio do estado e se institui para atender a sociedade, logo, entende-se que no programa de Gilmar Carvalho, toda a sociedade foi agredida pelo radialista que usou roncos, pejorativos, degradantes, chamando a Polícia Militar de Sergipe de preguiçosa de máfia fardada. A mesma polícia que ele usa de escudo para sua própria vida. A mesma polícia que ele desviou de função para sua segurança própria. Ora, dizer que 80% dos casos elucidados dentro da Secretaria de Segurança Pública no estado de Sergipe é de responsabilidade exclusiva da Polícia Civil – o meu respeito à categoria – mas, o contingente fala por si só. Fala tanto que as delegacias de todo o nosso Estado estão repletas de policiais militares cumprindo um dever que por direito não é deles.Os formadores de opinião devem entender que a audiência não pode ser mais importante do que a ética profissional, não pode ser mais importante do que o respeito que devemos ter com a sociedade que diariamente liga o seu rádio acreditando que vai obter informações verdadeiras e contundentes. A Caixa Beneficente ficará na expectativa e na esperança de que junto ao nome do novo comandante geral da Polícia Militar do Estado, venha também mais respeito aos nossos militares. A todos os oficiais e praças da Polícia Militar o nosso sincero respeito”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“O homem verdadeiramente honesto é aquele que não se ofende com nada”. François de La Rochefoucauld.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais