Derrota dupla

Os petistas de Estância promoveram ontem uma disputadíssima eleição para o diretório municipal. O pleito foi muito tenso, com direito a xingamentos e empurrões no local da votação. Contados os votos, o atual presidente Mário Dias derrotou professor Dudu com uma diferença de apenas cinco votos. Não adiantaram o esforço e apoio dos deputados Rogério Carvalho e Ana Lúcia ao educador candidato. Embora apertadíssimo, o resultado deixou claro que os petistas estancianos não aprovaram o acordo feito pelos dois deputados para comandar pelos próximos quatro anos o PT em Sergipe.

Mulheres

Um ato público marca daqui a pouco em Aracaju a passagem do Dia Latino Americano e Caribenho de Combate à Violência Contra as Mulheres. A manifestação está marcada para a Praça da Bandeira e contará com a participação de mulheres da cidade e do campo. O Movimento Mulheres em Luta espera ser recebido às 11h pelo governador Jackson Barreto (PMDB), organizador do ato.

Olho da rua

O diretório estadual do PPS promete expulsar de suas fileiras o vereador de Simão Dias, Ruy Dória, que disse ser o partido constituído de “picaretas e putas”. O parlamentar anda contrariado com a legenda desde o ano passado porque não foi ouvido sobre possíveis coligações. A dura entrevista concedida por Ruy Dória a uma rádio baiana azedou de vez a relação entre ele e os dirigentes do PPS, que desejam vê-lo pelas costas e, de preferência, processado.

Patrocínio

O Grupo italiano AlmavivA, que mantém uma unidade de call center na zona norte de Aracaju, vai patrocinar a Associação Desportiva Confiança. A empresa resolveu ajudar financeiramente a equipe proletária por dois motivos: está localizada no mesmo bairro da sede do time e porque o call center, que emprega mais de 4 mil jovens sergipanos, funciona no prédio da antiga Fábrica Confiança.

Salvem o Rio

Entidades civis e movimentos sociais promovem amanhã um grande ato contra o criminoso aterro do Rio Sergipe patrocinado pela Prefeitura de Aracaju. Marcado para as 6h, no cruzamento das avenidas Beira Bar e Anísio Azevedo, o protesto vai propor a imediata suspensão das obras. Organizado pelo Fórum de Defesa da Grande Aracaju, o ato defenderá que o aterro só ocorra se um estudo de impacto ambiental comprovar que não haverá danos às fauna e flora daquele corpo d’água.

Aviso prévio

O governador Jackson Barreto (PMDB) decidiu deixar para 2014 a reforma do secretariado. Com isso, os auxiliares que já tinha arrumado as gavetas ganharam mais uns 60 dias nos cargos. É um tipo de aviso prévio. Barreto entendeu que não seria producente fazer a reforma agora, pois os substitutos não teriam o que fazer neste período de exercício findo. É, tem lógica!

Quanto custa

Fossem vendidos a preço de hoje, os 32 bilhões de metros cúbicos de água armazenados na Barragem do Poxim, em São Cristóvão, renderiam à Deso algo em torno de R$ 120 milhões. O calculo é do engenheiro da estatal, Cássio Dantas. Para chegar a este valor, ele multiplicou o custo de 10 metros cúbicos de água (R$ 38,59) por 32 milhões. Mas, a principal importância da barragem está no fato de ela oferecer garantia hídrica à Grande Aracaju.

Otimista

Apesar da forte estiagem que afetou principalmente o semiárido, Sergipe pode ter este ano uma safra de milho superior a 900 mil toneladas. A previsão é do secretário estadual da Agricultura, Zezinho Sobral. Segundo ele, a escolha certa das sementes e o surgimento de novas áreas de plantio contribuíram para o aumento da produção. “Estou muito otimista que superaremos a safra do ano passado, que foi de 700 mil toneladas”, diz Sobral.

Veja essa

Cães e gatos poderão viajar para o exterior munidos de passaporte brasileiro, que começará a ser expedido em fevereiro próximo. O documento, chamado Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, irá conter informações gerais do animal – nome, espécie, raça, sexo, data de nascimento e pelagem –, comprovantes de vacinação e atestado de saúde fornecido por um médico veterinário.

Do baú político

Em 1994, o candidato a presidente da república, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), veio a Sergipe cumprir uma vasta agenda organizada pelo aliado político e candidato a governador Albano Franco (PSDB). Um dos atos era a inauguração do Complexo do Sesi, na avenida Tancredo Neves, em Aracaju. Quando Albano começou a discursar, o serviço de som apresentou defeito. Consertado o equipamento, ele retoma o discurso e sai com essa: “Meu amigo Fernando Henrique, as propostas que temos para o Brasil e para Sergipe são tão importantes que até o microfone se emociona”. A multidão que se aglomerava em torno do palanque caiu na risada.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais