Desapego e solidariedade. Esperança nos tempos do coronavírus

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Algo está surgindo em tempos de coronavírus, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Na maioria dos países europeus e no Oriente, os idosos são tratados com dignidade e o respeito que merecem, porém, no Brasil, existe um Estatuto do Idoso no papel, mas na consciência de grande parte da população, infelizmente, o idoso é tratado como um peso, uma obrigação e não como alguém que tem muito a ensinar e merece respeito, dignidade e a admiração de todos.

Agora, em muitos condomínios, o que se vê nos elevadores é nomes e telefones de pessoas se colocando à disposição dos vizinhos idosos que não podem e não devem sair às ruas para fazer uma simples compra na padaria ou supermercado. Ontem, 18, em rede nacional, uma reportagem mostrou duas mulheres que resolveram fazer, gratuitamente, quentinhas para os idosos dos seus respectivos prédios.

A solidariedade parece que está ressurgindo nos corações de muitos. A vida corrida, onde alguns conversavam com os parentes e amigos apenas pelo celular, por conta do autoisolamento e esqueciam de conversar com quem estava ao seu lado. A Itália está sendo um exemplo vivo, onde os vizinhos vão às janelas diariamente tocar algum instrumento ou cantar para alegrar o triste drama do confinamento obrigatório.

Nem tudo está perdido. Muita gente está com tempo de sobra agora para refletir o que está fazendo na sua vida para ajudar ao próximo. Um simples gesto nos tempos do coronavírus pode ajudar alguém que está necessitando.

Quem sabe quando acabar os tempos do coronavírus os brasileiros encarnem a lição da importância da solidariedade, do desapego e da amizade. Independentemente de pandemia, ao seu lado, sempre terá alguém precisando não apenas de apoio material, mas de uma palavra de conforto.

Surge uma esperança em tempos do coronavírus.

Coronavírus: Governo de SE já montou um comitê para se preparar para o pior? Cadê o Sistema S, colocar sobreaviso hotel (Senai), ginásio (Sesi) e outros. Cadê o exército? A PMSE? Estão todos preparados? Ou esperar o caos chegar em Sergipe?

Ainda sobre o coronavírus Estado de emergência e calamidade pública para alguns administradores que têm má índole é um cheque em branco para a corrupção. Um prato cheio de “escapismos”, para driblar a legislação e encher as burras dos apaniguados em ano eleitoral.

Passar uma lupa… O Ministério Público precisa acompanhar as compras e contratações, justificadas pela emergência ou calamidade, declaradas em razão do Coronavírus.

PTC quer Laurinho Menezes como prefeito de Aracaju Quando o blog diz que Sergipe Del Rey é outro país dentro do Brasil não é brincadeira. Agora o PTC, comandado nacionalmente por Daniel Tourinho – aquele que arranjou um partido para Collor ser presidente – convidou Laurinho Menezes para ser candidato a prefeito de Aracaju. Boa pedida, aliás, Laurinho Menezes tem uma vasta experiência como gestor, que o diga o grupo Bomfim e suas centenas de ex-funcionários que penaram para receber o que tinham direito. Só comprando algumas castanhas do Pará, de preferência no Acre…

Ainda repercute “enquadrada” da senadora Kátia Abreu no senador Alessandro Vieira Desde a semana passada circula em várias redes sociais um vídeo da reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional onde a senadora Kátia Abreu (TO) rebate uma fala do senador Alessandro Vieira de maneira forte, uma verdadeira “”enquadrada” pública na reunião que estava sendo transmitida para todo o país que culminou com a derrubada de um veto presidencial ao orçamento.

PRN com o apoio de todos A crítica da senadora Katia Abreu ao colega Alessandro foi porque mencionou o nome dela dizendo que estão todos com pressa atrás do dinheiro por conta da votação “Ele está me acusando de está atrás de dinheiro. Eu não pactuo com hipocrisia porque atrás de dinheiro ele também está porque no ano passado ele aprovou aqui um PRN (Projeto de Resolução do Congresso Nacional) com apoio de todos nós e levou R$ 50 milhões para o Estado dele. Qual é o problema disso, um parlamentar levar dinheiro para seu Estado? …. Uma das funções principais nossa é fazer e aprovar o orçamento federal…Não tenho vergonha de discutir orçamento não…” O vídeo:

 

No PP tem gente garantido que tem nome forte para vice em Aracaju E o PP, partido comandado pelo deputado federal Laércio Oliveira, também deseja indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Edvaldo Nogueira. Tem liderança garantindo que o nome que o PP tem guardado nas mangas é bem mais forte do que os que já foram ventilados.

Atenção Emsurb; veículo abandonado (foto acima) na Coroa do Meio preocupa moradores E moradores da região da Rua Urbano Neto, ao lado do Condomínio Residencial Mar do Caribe estão preocupados com um veículo abandonado há muito tempo no local, quase na esquina com o famoso acarajé da Rita. A Emsurb tem uma ação de recolhimento destes veículos.

Ainda na Coroa do Meio: mangue sendo aterrado Outro problema que moradores cobram na Coroa do Meio é que na Avenida Desembargador Antônio Gois, a que margeia o mangue em vários locais os aterros aumentaram, inclusive com a colocação de barracas e outros aterros para estacionarem seus veículos. Aos poucos o mangue está sendo aterrado e cedendo espaço para alguns moradores da região que fazem do local uma extensão de suas residências. É preciso um mutirão da Emsurb com a Secretaria do Meio Ambiente, inclusive com tratores para retirar os aterros e colocar o local em ordem.

Momento é de união contra pandemia, diz presidente do MDB Preocupado com a pandemia do coronavírus e com os cinco casos confirmados no estado de Sergipe, o presidente do MDB Sergipe, Sérgio Reis, disse ONTEM,18, que o momento não é de falar em política ou em corrida eleitoral, mas de todos os políticos trabalharem juntos para conter o avanço do vírus.

Exemplo O ex-deputado federal concedeu entrevista ao radialista e vereador JC, na rádio Aparecida FM, e disse que o exemplo de ações de proteção contra a Covid-19 tem que partir principalmente das pessoas públicas. “Temos que dar o exemplo. É momento de serenidade, fraternidade política, solidariedade”, ressaltou.

União Sérgio Reis se colocou à disposição da Prefeitura de Lagarto para que ele, o deputado federal Fábio Reis e a deputada estadual Goretti Reis possam interceder junto ao Governo do Estado perante as necessidades do município. Ele está acompanhando atentamente o desdobramento da pandemia no estado e em Lagarto.

Quarentena O presidente do MDB Sergipe confirmou que já suspendeu nesse período de quarentena suas atividades, agendas políticas e reuniões que iriam ocorrer nos próximos dias. “Temos que dar exemplos.” Ele ainda ressaltou a importância das ações de contingência, como a suspensão das aulas em praticamente todo território brasileiro.

Atenção aos segurados do SergipePrevidência Para resguardar o bem-estar de segurados e pensionistas, alguns atendimentos presenciais no SergipePrevidência estão temporariamente suspensos, como medida de contenção ao Coronavírus (Covid-19). Entre os serviços suspensos estão os atendimentos para emissão de contracheque e Informe de Rendimentos para Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), o Censo Previdenciário e a Prova de Vida. Vale destacar que, neste período, os servidores que não realizaram os dois últimos, não terão seus benefícios suspensos. Os serviços suspensos poderão ser realizados através aplicativo “Meu RPPS”, Portal do Segurado, e-mail, ou pelo WhatsApp da Ouvidoria no número (79) 98853-6399 (das 7h às 17h), e pela Central de Atendimento no telefone (79) 3198-0800 (7h às 13h).

Atenção aos usuários do Ipesaúde O Ipesaúde informa que, em conformidade com as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS e Conselho Federal de Medicina – CFM, e do Decreto n°40.560 de 16/03/2020 do Governo do Estado de Sergipe a respeito do enfrentamento à pandemia do coronavirus – COVID-19 e suas consequências, fica suspenso o atendimento administrativo presencial, como também as consultas, procedimentos e cirurgias eletivas já agendados em todas as unidades da capital e do interior, exceto nos casos oncológicos. Para minimizar eventuais dúvidas e solicitar orientações gerais favor utilizar as plataformas digitais da autarquia, telefones 79.3226.2751 / 79.3226.2850 ou através do e-mail ouvidoria@ipesaude.se.gov.br   Lembramos ainda que os serviços de Pronto Atendimento (SPA) e Urgência Odontológica permanecem funcionando normalmente.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Nota de Esclarecimento De Betão do Povo: “Venho através desta nota esclarecer uma nota colocada por Nelio Miguel no dia 16/03/20 lançada nas redes sociais e blogs que não partiu de Betão do povo esse tipo de nota contra o ex-prefeito armando batalha peço ao ex-prefeito desculpa publicamente por não ter enviado essa mensagem em nenhuma redes sociais e rádios de comunicação quero enfatizar que continuarei conversando com o ex-prefeito e todos que fazem parte da oposição.”

Diretoria do Detran/SE não seguiu ontem a determinação do governador. Será por conta do padrinho forte? De um servidor do órgão: “A foto foi tirada ontem, 18, às 13h. Mostra o setor de atendimento do Detran/SE cheio de gentes, umas próximas das outras e nenhuma medida da direção do Detran para conter o fluxo e, por exemplo, deixar entrar no recinto uma quantidade mínima de pessoas por vez. Parece que a direção do Detran/SE não leu o decreto governamental. E um servidor de carreira do Detran, preocupado com o problema, disse que lá a direção não está preocupada. E ainda bradam pelos corredores que o governador é quem precisa do padrinho forte do indicado. “ Observação do blog: a tarde saiu o comunicado de suspensão dos serviços presenciais.                         

Malhador: Jadinho Faro e Léo de Leondes formarão chapa De um leitor: ‘Candidato da oposição em Malhador, Jadinho Faro, em reunião com apoiadores e figuras políticas da região, anunciou na última terça-feira, 17, o candidato que comporá sua chapa como vice: Léo de Leondes. Ele estava cotado como o terceiro pré-candidato a prefeito correndo na disputa eleitoral, juntamente com Jadinho, contra a atual situação que há décadas estão sob administração da prefeitura.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Medidas Sanitárias para quem? Por Antônio Samarone

A OMS definiu o confinamento e a restrição à circulação das pessoas, como a principal estratégia no combate à Pandemia.

É preciso retardar a disseminação do vírus, para que a rede hospitalar não entre em colapso, no pico da doença. Com isso, pode-se reduzir os casos fatais.

No caso chinês, eles construíram um hospital com mil leitos em oito dias. Na civilizada Itália, tem gente morrendo sem atendimento. Imaginem se no Brasil a doença repetir a mesma velocidade de propagação.

A nossa rede hospitalar já é colapsada para os pobres.

Entendido! A lógica da OMS é clara. Se cada um ficar isolado em sua casa a doença não se propaga, ou o faz mais lentamente. Resta saber como colocá-la em prática.

Eu e minha família já estamos confinados voluntariamente. Nós de classe média, podemos tomar essa decisão, com dificuldades suportáveis. Mas boa parte do povo não pode ficar em casa.

Dona Helena Maria (37 anos), casada, três filhos pequenos na escola, o marido jardineiro desempregado. Moram aqui na Malvinas, sub distrito do Mosqueiro. Helena já trabalhou em minha casa.

Dona Helena é diarista. Faz faxina três dias por semana em casa de família, e no fim de semana trabalha de garçonete num desses bares da Sarney.

Dona Helena me procurou aflita. Samarone, dessa vez eu me lasquei, se não morrer de coronavírus, morro de fome, junto com os meus filhos. Calma Helena, Deus não desampara ninguém.

Dessa vez ele me desamparou. As patroas suspenderam o serviço de faxina, com medo da doença, e o bar que eu trabalhava vai fechar por uns tempo. E agora?

Para complicar, a escola mandou os três meninos para casa. Antes eles comiam na escola e eu nas casas das patroas, agora, além de não ganhar nada, tenho que arrumar comida para quatro.

Betão, meu marido, se vira. Vai pescar, catar massunim, passa o dia na maré.

Vi na televisão que a gente deve ficar em casa. Se ficar em casa eu morro de fome. Por isso vim lhe procurar.

Pensei, eita porra, e eu preocupado porque não encontro onde comprar álcool gel.

Calma minha amiga, de fome você não morre. Pode passar aqui em casa toda a semana, até a Peste acabar.

Fiquei pensando, quantas pessoas estão na situação de Dona Helena e podem ficar mais desamparadas?

A solidariedade pode renascer com a Pandemia ou isso é apenas um devaneio?

PELO TWITTER                                                                                                       

www.twitter.com/Edson_Bomfim Quantas vezes desde sua posse o presidente Jair Bolsonaro realizou reuniões ministeriais? Com o pibinho foi o comediante Carioca e agora com o coronavírus ele próprio. Cada dia sinais de barco à deriva.

www.twitter.com/frednavarro Bolsonaro é o único que testou negativo duas vezes num microgrupo onde 17 estão infectados. Explicação: um vírus deve reconhecer o outro e não querer conversa.

www.twitter.com/profanselmo O presidencialismo brasileiro não é um modelo ditatorial com pensa o Bolsonaro e seus seguidores, basta ler sem a cegueira ideológica a Constituição Federal. E não melhora em nada o país essa cultura do ódio e a paranóia de mania de perseguição.

www.twitter.com/ISMARVIANA “É nas grandes crises que o espírito do homem se mostra grande.” Machado de Assis.

www.twitter.com/acmneto_  Acabei de anunciar novas determinações para o enfrentamento ao #Conoravírus. Nossa cidade decretou estado de emergência, o que vai facilitar a compra de insumos, contratação de serviços públicos e a tomada de decisões de maneira mais ágil, eliminando a burocracia.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais.” Mahatma Gandhi.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais