Desespero do CFM ou desespero da população?

Continuando o debate de ontem, 18, o blog publica hoje uma análise do médico Gustavo Sales Ribeiro da Costa. O tema é importante e o titular deste espaço abriu mão do artigo de hoje (já pronto) para que a opinião do médico fosse publicada no mesmo espaço que foi publicado ontem o texto do estudante de medicina contra o CFM. O texto:

O motivo desta missiva é para externar o meu repúdio e mais profundo descontentamento a respeito da distorção da realidade vigente que vem ocorrendo no SUS.

Já é de conhecimento público que o governo Federal tenta de todas as formas equacionar o grave problema da desassistência da população (na maior parte carente) que depende dos serviços do SUS, devido a falta de médicos. A questão é: faltam ou não faltam médicos no Brasil?

Curioso sobre o problema e querendo entendê-lo melhor, debrucei-me sobre os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a fim de verificar a realidade de outros países tidos como desenvolvidos, e não é que para minha surpresa segundo relatórios desta organização, pude verificar que países como o Canadá (berço da doutrina do médico de família e dos Programas Saúde da Família- posteriormente copiados por Cuba), possuía em 2008 1,98 médicos/100.000 hab, enquanto o Brasil nesta mesma época apresentava o patamar de 1,76 m/100.000hab. Interessante também notar que a nação mais poderosa do mundo (EUA) apresentava o patamar de 2,42. Estes dados podem ser acessados em: http://apps.who.int/gho/data/view.main.92100

Posto isso, outro dado muito interessante de se colocar é que de 1970 até o ano passado, a população brasileira aumentou 101% saindo de um patamar de 90 milhões para mais de 190 milhões de habitantes, enquanto o nº de médicos neste mesmo período saiu de 58.994 médicos para 388.015 médicos, ou seja um crescimento de 557% (06x mais!!), chegando a uma relação de 02 médicos/ 100.000 hab. Isso tudo graças ao "boom" de abertura de escolas médicas no Brasil.

Então fica a pergunta: faltam ou não faltam médicos no Brasil? E a resposta é: claro que não!!!!!!
Então por que a população continua desassistida nos municípios do interior do Brasil?
A resposta é simples: porque nestes locais FALTA TUDO! Não há logística de implementação dos programas de saúde pública, não há preocupação em possibilitar o acesso das populações carentes ao atendimento especializado, falta medicamentos básicos, falta estrutura mínima de trabalho, não existe um plano de cargos e carreira, com isso o médico fica à mercê da "boa vontade" do prefeito.

Cláudio, eu tenho 10 anos de formado e já trabalhei em equipes rurais do PSF de Estância e também aqui no município de Aracaju. E posso lhe afirmar categoricamente, que a Estratégia Saúde da Família da maneira que está implementada no Brasil não funciona! O médico fica isolado de tudo, não tem apoio nenhum, não há garantias de recomposição salarial, não há um mínimo de estrutura para trabalhar, e você pode ter certeza que é muito frustrante para um médico ver seus pacientes infartando ou sofrendo um AVC (derrame) e morrendo por que falta medicação anti-hipertensiva na farmácia básica do Posto de Saúde.

A abertura de postos de trabalho para médicos formados fora do Brasil, além de não resolver o problema (posto que mais da metade destes profissionais, após terem revalidado o diploma procuram emprego nas Capitais dos Estados), só ajudará a desmoralizar de vez os órgãos responsáveis pela fiscalização do exercício médico no país (CFM), e acarretará num substancial prejuízo à população carente, que ficará sendo "atendida" por estes médicos despreparados. Interessante notar que dos 677 médicos inscritos no Programa "Revalida" do Governo Federal, apenas 65 conseguiram aprovação no mesmo, demonstrando assim o total despreparo destes profissionais para atuar no mercado de trabalho. Alguns inclusive egressos de faculdades que não dispõem nem de hospitais-escola.

Por último, esta carta publicada por este suposto estudante de medicina, cujo nome por infeliz coincidência me remete a alguns ex-membros do partido Nazista, só deturpa a realidade das coisas. Eu quero ver quando este jovem com seus ideais esquerdistas (nada contra os mesmos-não sou filiado a nenhum partido), cair num mercado de trabalho onde falta tudo, quero ver se ele continuará tendo este mesmo pensamento.

Pra saúde do Brasil melhorar Cláudio, tem que haver uma mudança de paradigma não só dos governantes, mas de toda a população. Enquanto a classe médica, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, profissionais da área, os profissionais liberais, a imprensa livre, enfim todos; não começarmos a encarar os problemas dos SUS como nossos e não brigarmos por eles, a população carente que mais se utiliza deste sistema continuará sendo tratada como sub-humanos e sub-cidadãos. Mas esquecemo-nos que um dia pode ser que um de nós precise ser atendido por este sistema (quantas pessoas não já sofreram acidentes automobilísticos e antes de chegar no Hospital São Lucas foram levadas para o HUSE via SAMU?).

Termino esta minha carta-desabafo lhe dizendo duas coisas, se o Governo Federal autorizar esta imoralidade que é a contratação de médicos Bolivianos e Cubanos para atuar no Brasil, quem vai sofrer com isso não é a classe médica não, mas sim, os pobres que terão suas vidas postas em risco nas mãos de pessoas despreparadas e o que é pior, alguns até estrangeiros que nem domínio da nossa língua possuem.

Artes Sacras
O escultor e professor da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, o sergipano Otávio Cabral, está em Aracaju depois de um longo curso de especialização em teologia e representações artísticas sagradas no Vaticano. Peças de sua autoria integram importantes Catálogos Internacionais de Artes Sacras da Igreja Católica.

Artes Sacras II
Uma caderno especial do jornal L'Osservatore Romano, edição de 2001, destaca uma de obras mais famosas, a imagem de Nossa Senhora do Carmo, entronizada pelos padres da Cúria de Salvador, sob os auspícios do então cardeal primaz do Brasil Dom Avelar Brandão Vilela, onde foi esculpida. A entronização é uma cerimônia em que se benze uma escultura elevando-a à imagem de suprema dignidade religiosa.

Artes Sacras III
À época, o jornal do Vaticano considerava a imagem sacra de Otávio – assentada no Monte Carmelo, em Carmópolis – como a maior imagem Mariana do mundo e ressaltava as grandes qualidades artísticas do escultor brasileiro. Otávio Cabral está em Sergipe revendo a família, cuidando da saúde e se preparando para logo voltar à cátedra e ao trabalho de esculpir novas imagens sacras encomendadas no pais e no exterior,

Aracaju: empresário cobra diálogo com secretária pelo twitter
Cansado tentar uma audiência sem sucesso com a secretária municipal de Aracaju, Goretti Reis, o empresário Sandro de Miro, da Rede Presidente, desabafou ontem, 18, pelo twitter. “Desde a semana passada estou tentando uma audiência com a Sra e sua chefe de gabinete informa que a data disponível é 11/04”, escreveu.

Prioridade ao combustível que move a pasta
Depois Sandro de Miro postou que nem o adjunto da saúde quis atendê-lo.  “Falei com duas pessoas da secretaria e nada foi resolvido. É sobre o fornecimento de combustível. Ah, também protocolei uma carta aos seus cuidados e não obtive resposta. Qual o combustível que move a secretaria de saúde?Acho que não será preciso haver interrupção de fornecimento para que deem prioridade ao combustível que move sua secretaria”, lamentou.

Heleno receberá João Alves
Na próxima quarta (20), o Prefeito de Canindé, Heleno Silva, receberá o Prefeito de Aracaju, João Alves. Na pauta, o tesouro do sertão, Água. Esse é um tema que liga os dois políticos sergipanos. "Estou fazendo um mapeamento sobre as águas de Sergipe e como beneficiar diretamente o homem do campo". Diz Heleno Silva.

Marcos Aurélio deixa pasta que não chegou a ser criada
O radialista e administrador Marcos Aurélio, que atuava como secretário de comunicação do município de Pirambu, postou uma mensagem no facebook  e twitter ontem, que estará participando de novos projetos. O interessante é que a pasta nunca chegou a ser criada e o radialista David Leite, que trabalha há 10 anos com o grupo comandado por João Alves foi convidado para prestar assessoria ao PSC. Comenta-se que ele pode assumir também um cargo em Pirambu.

Câmara de Dores aprova moção de repúdio contra Almeida Lima
A Câmara Municipal de Nossa Senhora das Dores aprovou por unanimidade, no dia 11 de março, uma Moção de Repúdio contra o deputado federal Almeida Lima, que teria feito denúncias infundadas ao dizer que as máquinas da prefeitura estariam a serviço do Desembargador Ricardo Múcio. Segundo o vereador Ricley Marcel Mota Santana, autor da moção, a estrada que liga os povoados Bravo Urubu e Junco passa pelo terreno do Desembargador, sendo obrigação do município mantê-la em perfeitas condições.

Em Brasília
A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha-PSDB) viaja nesta terça-feira, dia (19), para Brasília, para tentar a liberação de emendas parlamentares para o município. Ela também vai participar do Encontro Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vai discutir assuntos de interesse da educação. A gestora municipal vai tentar junto ao Ministério das Cidades a liberação de uma emenda do deputado federal André Moura (PSC), no valor de R$ 694 mil, perdida pela gestão passada por não apresentar documentação no prazo estabelecido pelo ministério.

Em Brasília II
A emenda é destinada a pavimentação do Povoado Salvadorzinho. No Ministério do Turismo, a prefeita vai tentar a liberação de verbas para reforma da Praia da Caueira. Ela também estará visitando os Ministérios da Saúde, Cultura e Previdência Social. Na Saúde, Gracinha buscará verbas para reforma e ampliação de postos de saúde. A prefeitura foi contemplada com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na Cultura, a prefeita viabilizará verbas para os eventos culturais do município, além de inscrever o município no Calendário Nacional de Turismo. Já no Ministério da Previdência Social, Gracinha tentará sensibilizar o ministro Garibalde Alves, para a retomada das obras da agência do INSS, paralisadas há dois anos.

Prefeito de Itabaiana recebe visita do bispo de Propriá
Na manhã de ontem, 18, o prefeito de Itabaiana recebeu a visita do bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieiri. Na pauta do encontro a discussão de uma possível parceria da atual gestão a um dos principais trabalhos sociais da Igreja Católica em Sergipe, a Fazenda da Esperança, instituição que trabalha com a recuperação de dependentes químicos no Estado e tem 25 anos de atuação em Sergipe nas cidades de Gararu e Lagarto.

Parceria
"Nossa intenção é estabelecer uma parceria, através de convênio, com a Fazenda. Assim que a prefeitura tiver possibilidade econômica procuraremos a direção desse projeto para efetivar algo nesse sentido, inclusive para que tenhamos espaço e vagas de internação para os jovens itabaianenses que, infelizmente, se envolveram com aquele que pode ser considerado o 'mal do século', que são as drogas", informou Valmir de Francisquinho.

Convênio
Sinalizando positivamente para a possibilidade, D. Mário Rino Sivieri foi assertivo quanto a um possível convênio e presenteou o Prefeito. "Para nós, será uma satisfação. E, ciente da boa vontade do prefeito, estamos oferecendo uma agenda 2013 da Fazenda da Esperança, vendendo-as para reverter os valores para o trabalho desenvolvido", disse Dom Mário.

Trabalho social
"Estamos dando a nossa colaboração neste momento, adquirindo as agendas. Mas o nosso interesse nesse trabalho social é imenso, pois sabemos que é vital esse tipo de ação para garantir uma vida saudável para os nossos jovens", disse Valmir de Francisquinho. E entre o bispo e o prefeito ficou acordado para, posteriormente, agendarem uma visita à Fazenda Esperança, quando o gestor itabaianense irá conhecer de perto as instalações e o trabalho desenvolvido pela Igreja Católica.

SEPM e o Baixo São Francisco
Hoje, às 9 horas, prefeitos dos 14 municípios do Baixo São Francisco se reúnem na sede da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SEPM) com a secretária Maria Teles para discutirem a participação de cada um dos gestores no Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (CREAM) que será inaugurado no próximo dia 27, em Propriá. O CREAM é instalado em municípios pólo e surge de um esforço da SEPM para garantir assistência às mulheres vítimas de violência. O CREAM de Propriá é o quarto do Estado a ser instalado. Os próximos serão  Poço Redondo e Estância.

Duplicação BR-235
O senador Eduardo Amorim (PSC) tem audiência confirmada nesta terça-feira, 19, com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para ampliar o debate sobre a duplicação da BR-235. O parlamentar irá acompanhado dos prefeitos, Valmir dos Santos Costa (Itabaiana), José Arinaldo Filho (Frei Paulo) e do superintendente do DNIT Sergipe, José Otávio Ferreira.

Duplicação BR-235 II
Para Eduardo Amorim, seus esforços em Brasília, não são apenas para que a BR-235 seja repavimentada, como está ocorrendo nos dias de hoje, mas para que também haja amplitude. "Constatamos que o fluxo de veículos na região já está insuportável e a duplicação facilitaria o acesso, daria mais segurança e seria uma nova rota para a interiorização e o desenvolvimento de Sergipe", disse Amorim.

Itabaiana: saúde nas escolas
Com o slogan ‘Hanseníase e Verminoses Têm Cura. É Hora de Prevenir e Tratar’, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, lançou ontem, 18, a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases.

Parcerias
“Estamos seguindo uma orientação do prefeito Valmir de Francisquinho no sentido de otimizarmos todas as parcerias possíveis. E, mais uma vez, estaremos nas escolas itabaianenses, reforçando o caráter preventivo que se faz necessário neste caso”, destacou a secretária de Saúde, Andréa Reis Mendonça.

Identificação
A campanha tem o objetivo de identificar os casos suspeitos em estudantes das escolas municipais com idade de 5 e 14 anos, encontrando de forma precoce os casos suspeitos de hanseníase e reduzindo a carga das verminoses. “Esses tipos de parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ana Cláudia.

Visitas
Portanto, entre os dias 18 e 22 de março, agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família realizarão visitas às escolas da rede de ensino fundamental em busca de sinais e sintomas da doença. Os casos suspeitos de hanseníase serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e tratamento, após a triagem  do recebimento de uma Ficha de Auto Imagem, que será enviada aos pais, os quais deverão inspecionar seus filhos e marcar na imagem a existência de alguma mancha.

Barco dos Twitteiros. Sucesso total
A organização do barco dos twitteiros no passeio Aracaju de Tototó agradece a toda turma que acreditou no empenho de toda equipe para a realização de mais um evento promovido pelo Twitteiros_Se.“A você que se deixou levar pela alegria, irreverência e satisfação de curtir o aniversário de Aracaju, navegando no "Barco dos twitteiros".Nós da equipe, agradecemos o seu carinho, atenção e compromisso com a preservação do meio ambiente e esperamos encontrá-los de novo para uma nova etapa”, ressalta a nota da organização.

Encontro de Facebookeiros: ingresso 2 kg de alimentos
Aos nossos parceiros Shopping Prêmio, Casas Isaac Schuster, Solemio Hotel, SkypySurf e Sergipe Náutica agradecemos mais uma vez pela confiança e credibilidade.E a equipe já retorna essa semana preparando o "Encontro de Facebookeiros de Sergipe", no mês de maio próximo, e o ingresso será 2Kg de alimento não perecível que entregaremos a uma instituição ou abrigo para crianças.Um grande abraço a todos e aguardem as novidades….

Provadores para pessoas com mobilidade reduzida
Estabelecimentos que comercializam roupas, indumentárias, vestuário e similares deverão ter provadores adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.Este é um projeto que tramita na Câmara de Vereadores de Aracaju de autoria do Vereador Augusto do Japãozinho.Os atuais estabelecimentos terão o prazo de cento e vinte dias para se adaptarem e a Emurb somente emitirá o alvará de funcionamento para as novas lojas que comprovarem a existência dos provadores adaptados. “Trata-se de uma proposta de elevado alcance, que gerará uma despesa mínima aos comerciantes, mas que irá conferir dignidade sem preço para quem precisa”, concluiu o Vereador.

Arthur Bispo do Rosário: réplicas serão expostas em evento mundial na Itália
Réplicas cenográficas da obra do artista plástico sergipano Arhur Bispo do Rosário farão parte de uma exposição no Palazzo Durini, em Milão, na Itália. A exposição, resultado de uma parceria entre a Editora Abril, Instituto Banese e Governo do Estado de Sergipe, será realizada entre os dias 8 a 14 do próximo mês de abril, dentro da programação do Design Week de Milão, principal mostra de design do mundo.

Acervo
As réplicas da obra do artista, confeccionadas em Sergipe para a realização do filme ‘O Senhor do Labirinto’, foram restauradas para compor o acervo da exposição. Segundo o superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, dentro das programações do Design Week de Milão, haverá também a exibição do filme, que já foi integralmente legendado em inglês.

Remontagem
“Trata-se de um importante intercâmbio que projeta Sergipe e que estabelece novas e significativas conexões culturais”, informou Ézio Déda, acrescentando que a exposição das réplicas será remontada no Design Weekend, de São Paulo, no mês de agosto.

Associação de Frei Paulo tem projeto contemplado em edital
Integrantes da Associação dos Artesãos de Frei Paulo/SE estão comemorando o excelente resultado obtido no II Edital de Apoio a Projetos Produtivos e APLs de Baixa Renda, promovido pelo Governo do Estado, Secretaria da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e BNDES. O grupo apresentou o projeto APL de Baixa Renda do Artesanato Freipaulistano, elaborado pelo consultor do Sebrae Edmilson Suassuna, e será beneficiado com um aporte financeiro de R$ 268.706,19.

Carências
Segundo Suassuna, o projeto vem suprir diversas carências que a Associação enfrentava e que refletia significativamente na baixa renda média das associadas e desinteresse do modo de fazer bordados por parte dos integrantes. “A produção artesanal em Frei Paulo estava desmotivada, seja pela falta de uma melhor infraestrutura da Associação de Artesãos, como também pelo afastamento de diversas bordadeiras que passaram a trabalhar nas indústrias que se instalaram na região. Esse projeto vem em boa hora”, afirma.

Coletiva
Eufórica com a notícia da aprovação do projeto, Ana Dilma, presidente da Associação de Artesãos de Frei Paulo, explica que a relação de produção se dá de forma coletiva. “A Associação possui sede própria, maquinário que necessita de modernização e aquisição de insumos e materiais para confecção das peças artesanais. A Associação também cuida do processo de venda, buscando consolidar mercados. Os preços das peças são determinados pelo grupo, com a participação coletiva dos associados. Os saldos de venda dos produtos são rateados entre a Associação que refinancia a estrutura de continuidade e a artesã que produziu a peça”, conclui.

Evento nacional com diretores de empresas de TI será em Aracaju
Membros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) elegeram Aracaju para receber, nos próximos dias 21 e 22 de março, a 89ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros da Associação. O evento, que ocorrerá no Aruanã Eco Praia Hotel, terá a presença de diretores de entidades estaduais de TI de diversas partes do Brasil.

Resultados
Para Ézio Prata Faro, diretor presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – anfitriã do evento -, a participação ativa de Sergipe em eventos promovidos pela Abep tem trazido bons resultados. “A Abep é uma entidade que tem crescido bastante, sempre tendo como focos uma maior eficiência e os ganhos para quem utiliza os serviços oferecidos pelo Governo. A filosofia é ter uma máquina administrativa em prol do cidadão, neste caso através do uso das tecnologias da informação. Receber um evento patrocinado pela Abep em Sergipe é, sem dúvida, uma honra para a Emgetis”, declara.

Cencosud Brasil preços de produtos da cesta básica
Em plena semana do Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, os sergipanos já podem conferir a queda no preço dos produtos da cesta básica. A novidade foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff, que, através da MP 609, zerou os impostos (PIS/Cofins e IPI) que incidiam sobre o feijão, arroz, manteiga, produtos de higiene, entre outros, proporcionando maior economia aos consumidores.

Em Sergipe
Nas bandeiras da Cencosud Brasil – em Sergipe representado pelo GBarbosa e Mercantil Rodrigues – os novos preços já começaram a vigorar.  “Aplicamos integralmente, no preço final, as reduções dos impostos que foram repassadas pelos fornecedores. Os consumidores já estão comprando com preço mais barato os itens da lista definida pelo governo”, destaca o diretor presidente do grupo, Silvio Pedra.

Informação
Com o intuito de divulgar a cesta básica mais barata, os comerciais de todas as bandeiras já informam sobre esta redução. “Queremos mostrar o nosso compromisso com nossos clientes, pois estas reduções favorecem diretamente a eles, afirma Eduardo Maia, diretor de Marketing da Cencosud.

Resultado do I Campeonato Sergipano Escolar de Karate
A Feseke parabeniza a todos os participantes do I Campeonato Sergipano de Karate Escolar realizado no último final de semana no Colégio Salesiano.  Os atletas classificados até o terceiro lugar serão convocados para representar Sergipe no Brasileiro Escolar em São Paulo.

Futebol
O troféu que tem o nome do ex-governador de Sergipe, Lourival Baptista, recentemente falecido, ofertado pela PMA, vai ser novamente disputado em primeiro de maio, dia do trabalhador, e, também, de mais um aniversário do Dragão do Bairro Industrial, tendo em vista o empate verificado entre o Sergipe e o Confiança, na partida do último domingo. /// Dirigentes dos dois clubes e da FSF pretendem repetir a dose, ou seja, realizar outra promoção nos moldes da que ocorreu domingo passado. /// Revista lançada pelo Confiança, denominada “PROLETÁRIO”, tem excelente apresentação gráfica. Mas deixou a desejar no conteúdo, em seu primeiro número. Troca de nomes, informações equivocadas foram observadas. Espera-se que haja uma melhora no próximo número. A revista, segundo informações, é bimestral. Cada exemplar custa 6 reais. E é editada por uma empresa de marketing de Pernambuco. /// De qualquer forma, o Confiança sempre larga na frente, em termos administrativos. E por isso merece o devido aplauso. /// Seleção brasileira vai enfrentar a Itália na próxima quinta-feira (21), em Genebra. O segundo amistoso ocorrerá no dia 25, contra a Rússia. /// Oitava rodada do campeonato sergipano será completada amanhã. O líder, Socorrense, enfrentará o Estanciano, que é o lanterna da competição.

Futebol II
E, mais uma vez, lamentavelmente, nem mesmo os gols do clássico do futebol sergipano no jogo do dia do aniversário de Aracaju fizeram com que a rede Globo exibisse os gols no Fantástico ou no Globo Esporte /// De quem é a culpa? Da TV Sergipe? Exibem gols de todos os locais, mas nada do campeonato sergipano /// Só exibirão quando acontecer algum fato inusitado // O jeito é “conquistar” um gandula com um “picolé de graviola” doado por Wellington Elias, para que o campeonato sergipano aparece em nível nacional.

Curtas
MEDIDAS DRÁSTICAS – De Roma, Dilma Rousseff afirma que medidas drásticas terão que ser tomadas, no Rio de Janeiro. /// PETRÓPOLIS – Dois anos depois, cidade serrana volta a sofrer com temporais. /// ADES – ANVISA suspende venda do suco ADES no Brasil. /// MEDIAÇÃO – Cristina Kirchner solicita ao Papa mediação sobre as Ilhas Malvinas. /// VATILEAKS – Relatório já está à disposição do Papa. /// NOVO TÉCNICO – Do Flamengo é Jorginho, que já assumiu o cargo. /// DENÚNCIA – Carlos Araújo, ex-marido de Dilma, afirma que empresários ligados à FIESP financiaram e estimularam sessões de tortura. /// REDUÇÃO – Aécio Neves promete reduzir número de ministérios de 39 para 18. /// ENCONTRO ESTADUAL – Da ANABB, será realizado hoje, às 18,30 horas, na sede do Sindicato dos Bancários. Vice-presidente FERNANDO AMARAL estará presente. /// VCA – GEORLIZE confirma retirada de ônibus da VCA nesta quarta-feira. /// LIVRO – Anita Leocádia Prestes, filha de Luís Carlos Prestes, lançou novo livro, ontem, na UFS.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes Bom dia viventes e inventados. Ética não pode ser só um produto de marketing, tem que ser uma atitude diária.Não há meio-ético…

www.twitter.com/UsielRios  Uma das coisa mais chatas que eu acho é fila pra atendimento médico. Ainda bem que inventaram o Twitter/Face pra matar o tempo. Ufa!

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju Senhor, bendizei nossa semana, para que possamos navegar entre falsos amigos e verdadeiros inimigos.

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE  Eu não quero morrer para ir para o céu. Quero viver no céu aqui. Lula, num discurso na Africa semana passada.

www.twitter.com/revinhogama  Encontrar alguém com quem você queira dormir  é fácil. Difícil  é encontrar alguém com quem você queira acordar…

www.twitter.com/calbnascimento  Existe um mundo melhor, mas é caríssimo.

ARTIGO

Eduardo Campos e o tiro no escuro que tá claro

Texto para debate com os leitores de Palmiro Fontes (palmirofontes@hotmail.com  ), microempresário e presidente municipal do PCdoB em Itaporanga D`Ajuda:

O governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), neto do saudoso Miguel Arraes (ex-PCdoB e um dos fundadores do PSB), está praticamente em campanha presidencial já. Isso é fato. Faz críticas a atual administração, viaja muito e está literalmente na caça de novos aliados para tal empreita. Outro neto de político, o tucano mineiro Aécio Neves (neto do ex-quase-presidente Tancredo Neves) tem visto tal coisa com olhos aguçados e desconfiado, pois sente migrar lideranças da sua alça de mira, inclusive do próprio PSDB, enamorarem a candidatura do socialista em franca ascensão.
O REDE (ô nome de partido que é sem graça sô) quer reencaminhar a ex-petista, ex-partido verde, Marina Silva, para o embate presidencial de novo, mas cá entre nós, duvido muito que a ex-senadora e ex-ministra sagre seus vinte milhões de voto novamente. Ela seguiu o mesmo caminho da ex-senadora e ex-petista também Heloísa Helena (hoje vereadora do PSOL alagoano) que ascendeu enquanto senadora ativa e candidata presidenciável, mas com o sumiço do Congresso, caiu meio que no ostracismo, e ficou a margem da corrida a Presidência.
Mas e Dilminha, a "sargentona" (adoro chamá-la assim) de saias vermelhas? Bem, a presidenta Dilma é a franca favorita a ser batida por todos. E aí, é que o socialista pernambucano, que há muitos anos tem o seu PSB aliado ao PT, não está enxergando direito à verdadeira situação: Dilma NÃO é apenas uma candidata à reeleição, ela é candidata à continuação de um trabalho que tem números positivos, sem escândalos, e ainda com índices que favorecem e respaldam a sua administração. No governo Dilma, diferentemente do seu antecessor partidário, não há escândalos de corrupção. Todos, inclusive o romântico pedetista Carlos Lupi que mandou beijinho e disse em rede nacional que amava a presidenta, caíram fora, exonerados pela sargentona. Ela mostra que não aceita falhas nos seus ministérios, principalmente com suspeitas de lesão do erário do sofrido povo brasileiro. Ela conseguiu diminuir a conta de luz; Conseguiu reforçar os Pac's 1 e 2; Segurar o IPI de alguns segmentos industriais, baixar os juros efetivamente com o uso dos bancos estatais (Caixa, BB, BNB e BNDES); Lançar o Brasil Carinhoso, aumentar a Bolsa-Família, e mais recente, baixar os impostos da cesta básica para que estes se tornem mais acessíveis. Ainda estão por vir o Vale-Cultura, a redução das contas telefônicas e mais um leque de coisas.
É claro e óbvio que o povo brasileiro deseja e precisa de muito mais, principalmente diretamente na Saúde, Educação e Segurança. E, o povo, também sabe que o governador pernambucano também faz um trabalho razoavelmente bom no seu estado, mas dificilmente ganharia uma eleição contra Dilma e aí seu caso pode se tornar que nem o de Heloísa Helena e Marina Silva, ter muitos votos, mas depois saírem do "gosto" popular e ficarem fora do cenário nacional.
Cabe a ele refazer seus ideais, seu planejamento e metas porque no cruel mundo político brasileiro, aquele que atira no escuro e não acerta cai sozinho porque seus "aliados" são os primeiros a pularem do barco e deixam o capitão naufragar inteiramente só e esquecido em sua nau mais perdida do que cego em dia de tiroteio.

DO LEITOR

A paixão que cega
Antonio Edilson Cardoso (dredilson@oi.com.br  ): “Nobre Jornalista, em seu programa de rádio transmitido nesta segunda-feira, 18 de março, o deputado e radialista Gilmar Carvalho, aparentemente tomou para sí a tarefa de ser o Bastião da defesa do prefeito João Alves Filho nos programas de rádio. Aliás, quem houve Gilmar Carvalho há algum tempo já percebeu que quando o assunto é o atual prefeito, o tom do discurso, que já foi áspero num passado distante, foi suavizado e  calibrado, para não gerar qualquer aresta e, ao que tudo indica, possibilitar uma reaproximação política. Por conta da aceitação, por unanimidade, da denúncia formulada pelo Ministério Federal Público Federal contra João Alves Filho e outros dezesseis acusados da  “Operação Navalha”, o apresentador do “Jornal da Ilha” criticou a morosidade do  STJ ( aí com toda a razão), mas principalmente por ter aceito uma denúncia contra um político "que  já foi julgado pela sociedade”, abraçando Gilmar  a tese segundo a qual, quem é eleito pelo voto popular é automaticamente absolvido das acusações, fundamentadas ou não, de corrupção envolvendo recursos públicos. Gilmar também criticou a Ministra Eliana Calmon que, segundo ele, afirmou anteriormente que as provas contra o prefeito de Aracaju eram “ frágeis” e, de forma aparentemente contraditória, deu parecer que acatou a denúncia. Esqueceu Gilmar que a denúncia foi aceita por unanimidade, num colegiado de 30 Ministros (três cadeiras estão vagas), ou seja, 29 Ministros do STJ também viram o que a Relatora do processo viu. Mas, como se sabe, um coração apaixonado só vê e só ouve o que quer. Se não fosse assim, lembraria também do caso FUBRÁS, onde o Ministério Público Estadual acusa o atual prefeito de Aracaju e os diretores da Fubrás de um desvio de mais de 20 milhões de reais dos cofres públicos do estado, valor bastante visível e expressivo, para quem não está apaixonado. Imagine você, se fosse o caso, o processo da Operação Navalha tivesse por relator o Ministro Joaquim Barbosa; não sei se o estoque estadual de Lexotan em Sergipe daria conta do aperreio”.     
                                                                                                                                                                                                        

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Vamos ir para o sol da liberdade ou a morte, e se morremos, a nossa causa vai viver. Outros se seguirão”. Augusto César Sandino, líder revolucionário nicaraguense, nasceu em 19 de Março de 1893 e morreu em 1934.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais