Desespero pelo retorno de Déda

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ao conceder entrevista ontem, 16, ao programa de George Magalhães, na Mega FM, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira disse uma frase que serve para uma reflexão mais profunda:  “O retorno de Déda agora seria um egoísmo muito grande”. Edvaldo tentou agir como um bombeiro e lembrou que o relacionamento político de Déda e Jackson não pode ser destruído pelo episódio da nomeação de Roberto Bispo para a Codise.

A frase serviu para um questionamento do blog: quem hoje está desesperado pelo retorno de Déda ao governo? Resposta: basta analisar os meios de comunicação para notar que a rede Ilha e os sites ligados ao grupo Amorim diariamente publicam opiniões sobre o assunto. É lógico que no caso de Gilmar Carvalho, a intenção é clara: Jackson no governo, construiu maioria na AL, consequentemente se o Judiciário mantiver nula a eleição para o TCE e realizar outra, Susana não ganha. E ela não indo para o TCE quem não assume a vaga como primeiro suplente? Então, como político é legitimo Gilmar defender neste momento o futuro político dele.

PT  dividido em Sergipe – Por outro lado, o partido de Déda, está dividido. Não é novidade, mas desta vez a divisão é explicita e declarada nos bastidores. Um petista fundador do partido em Sergipe, relatou o diagnóstico atual: De um lado a corrente de Déda, com Zé Eduardo, Márcio Macedo, Silvio Santos e Pedro Lopes que defendem o retorno do governador ao cargo o mais rápido possível. No outro lado estão Rogério Carvalho, os deputados João Daniel, Francisco Gualberto e Ana Lúcia que disseram publicamente que entendem as ações de Jackson Barreto e torcem pela recuperação de Déda.

Pensam que Jackson rifará o PT?  – O estranho que não é a primeira vez que lideranças do PT dizem publicamente que tem candidato, neste caso Jackson Barreto, mas na prática as ações levam para direção contrária. Se Jackson é mesmo o candidato de todos não tem sentido o que está ocorrendo.

 Será que a parte do PT que está chiando analisa que no caso do governador Marcelo Déda não ter condições de ser candidato ao Senado, Jackson vai procurar João Alves para que ele indique o candidato a senador?  Ou a preocupação é também pelos privilégios do poder e as campanhas de 2014?

 Apenas um detalhe: será que o governador licenciado, Marcelo Déda está sendo informado de todas as ações, de todos os lados, ou apenas é municiado pelo que deseja parte do PT, como informou o militante fundador do partido em Sergipe? 
   
Perspectiva de governo – O que não se entende é que o atual governo estava sem perspectiva de disputa eleitoral para 2014. Jackson Barreto conseguiu não só aglutinar todos, mas também mudar situações complicadas, como a falta de maioria na Assembleia Legislativa.

Será que parte do PT desejava que Jackson ficasse inerte, vendo a “banda passar” e o governo ser entregue a oposição? Seria subestimar muito a sagacidade política de Jackson Barreto.
                         
 E o mais intrigante: os discursos de parte do PT e  grupo de Amorim estão unidos na mesma direção: o desespero pelo retorno de Déda.

Para reflexão
Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.Confúcio.

Valadares visita Déda e relata conversa pelo Twitter. Déda firme é lúcido
Veja o que o senador Valadares postou ontem: Em São Paulo fiz uma visita ao governador Marcelo Déda: Eu o encontrei firme, lúcido, dando exemplo de como se deve enfrentar a adversidade e construir a esperança. Notei a sua disposição, após a delicada cirurgia a que se submeteu, em recuperar a sua saúde. Disse-me, por mais de uma vez, que a sua prioridade número um é continuar lutando por sua saúde e por sua vida. Pude entender de que a sua lucidez recomenda que o poder político na democracia, é transitório mas é uma tarefa coletiva, enquanto durar.

Não manifestou pressa ou ansiedade em reassumir governo
Continuou Valadares:  Na conversa não manifestou qualquer pressa ou ansiedade em reassumir o governo e que ficará atento às recomendações médicas. Quanto ao último episódio publicado no twitter, a minha opinião é que Déda já disse o que queria dizer, sem que, com aquela expressa manifestação de discordância, tivesse a intenção de provocar um rompimento com o governador em exercício Jackson Barreto, que tem sido dinâmico e atuante em sua interinidade. Fez questão de me dizer que o seu desejo sincero, em reconhecimento ao apoio político que recebeu de Luciano Bispo na hora mais difícil de seu governo, era vê-lo assumindo a Secretaria de Estado da Articulação com os municípios.

Qual a diferença da situação jurídica de Luciano Bispo para Roberto Bispo?
Valadares disse que Déda desejava Luciano Bispo como secretário da Articulação. Mas ele é diferente de Roberto? Os dois têm condenações judicais.

Pressa para grupo de Itabaiana e os outros?
Como interino, Jackson Barreto deveria ter resolvido todos os compromissos de vez. Lideranças do governo questionam a pressa para nomear Roberto Bispo e a lentidão para resolver pendências mais antigas, como por exemplo, o PSD, através de Fábio Mitidieri, de Jorge Alberto, que ficou sem pasta, do amigo Robson Viana e do  único representante do PMDB em Brasília, Fábio Reis. Priorizar apenas o grupo de Itabaiana abriu arestas não só com Déda.

Efetivação
Como já era esperado   o governador em exercício Jackson Barreto efetivou na tarde desta quarta-feira, 17, os secretários estaduais Sílvio Santos, Pedro Lopes e Joélia Santos, nas pastas da Casa Civil, Governo e Saúde respectivamente. O blog antecipou ontem que Jorge Alberto não retornaria a Casa Civil.

Conversa com deputados
Ontem também O governador em exercício, Jackson Barreto, recebeu deputados da base aliada para discutirem a necessidade da conquista de apoio na Assembléia Legislativa para o alcance da maioria na Casa, necessária para aprovação de projetos importantes para Sergipe.  Estiveram presentes os deputados João Daniel, Garibalde, Ana Lúcia, Conceição Vieira, Mudinho da Comase, Gustinho Ribeiro, Zezinho Guimarães e Arnaldo Bispo.

Audiência
Jackson Barreto aproveitou a ocasião para comunicar aos deputados que irá solicitar uma audiência com a presidente da casa, a deputada Angélica Guimarães, onde serão discutidos alguns projetos do governo que serão encaminhados a Assembleia neste segundo semestre.

AMBEV: referência de boas práticas ambientais somente no papel
Quem acessa o site da Ambev Brasil pode notar logo na página principal texto informando sobre o compromisso ambiental da empresa destacando diversos itens de boas práticas ambientais para melhorar seus índice de ecoeficiência.

Em SE, joga resíduo industrial em lixão em Estância
Tudo bonito na página da Ambev Brasil, mas na prática a multinacional faz o contrário. Um exemplo prático encontra-se em Estância onde a empresa tem uma fábrica de cerveja. Lá, segundo denúncia da população, que está sendo encaminhada ao Ministério Público, o resíduo industrial está sendo encaminhado para um “lixão” localizado no município. Pelo jeito, depois da denúncia, os consumidores em Sergipe terão outra postura em relação aos produtos da empresa.

Falta de médico em Ribeirópolis
No programa do radialista Eduardo Abril, na rádio Capital do Agreste, o secretário municipal Lucas Cunha, filho do prefeito João de Nega, confirmou a falta de médico na urgência da Fundação Santa Isabel há quase duas semanas, mesmo o governo federal e a Prefeitura repassando recursos.

Denúncia de nepotismo no MPE
Ainda em Ribeirópolis o MPE está recebendo denúncia de que diversos parentes do prefeito ocupam cargos do primeiro, segundo e terceiro escalão da Prefeitura. Tem gente que é secretário com parentes na mesma pasta. E quando questionado um secretário, que é filho do prefeito saiu com essa: tem que colocar gente de confiança. Será que só tem gente de confiança na família? Não tem entre o povo que ajudou na eleição?

Hemose esclarece situação do plasma e laboratório Frances de Biotecnologia
Do reitor Diretor Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Roberto Gurgel:Prezado Claudio Nunes, o Hemocentro de Sergipe tem muito orgulho da qualidade do sangue ofertado aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Uma fiscalização recente, feita pelo Ministério da Saúde, comprova a excelência dos nossos serviços e do plasma produzido a partir do sangue. Quanto a denuncia que refere-se ao plasma, informamos que o produto não é utilizado na pratica clinica, portanto fica armazenado no Hemose, e somente é descartado após autorização do Ministério da Saúde. Em relação ao credenciamento, com o Laboratório Frances de Biotecnologia – LBF, o governo brasileiro firmou uma parceria com o governo frances para fornecer o excesso do plasma produzido nos hemocentros do País.

Hemose esclarece situação do plasma e laboratório Frances de Biotecnologia II
Na França, o plasma é utilizado para produção de medicação diversa. Por conta da legislação francesa foi solicitado que o Hemocentro de Sergipe faça adequações técnicas relacionadas a aquisição de equipamentos, queremos enfatizar que tais providências já foram tomadas, e,  para tanto, solicitamos a LFB, uma nova visita para, a partir desse momento, utilizar o plasma excedente do Hemose. Por fim, nos colocamos a disposição para uma visita onde poderá ser comprovada a forma e o empenho de todos que fazem o Centro de Hemoterapia de Sergipe no zelo a saúde do povo sergipano. Em tempo, também gostaríamos do apoio desta coluna para solicitar o comparecimento da população ao serviço de doação de sangue, que neste mês de julho precisa ampliar o número de doações.

Propaganda premiada
O ator global Sebastião Vasconcelos falecido essa semana, no Rio de Janeiro, fez campanha publicitária para o governo de Sergipe no inicio da década de 80. Na época, Sebastião fazia muito sucesso no teatro e em novelas como Mulheres de Areia e Tieta do Agreste. Seus comerciais sobre obras do governo Augusto Franco chegaram a ganhar prêmios em concurso de propaganda, em São Paulo. Foram dirigidos por Duda Mendonça, àquela altura da vida despontando para o cenário nacional.

Emsurb limpa mangue, mas deixa sofá velho e barraco
Uma equipe da Emsurb estava ontem limpando o mangue que margeia a Avenida Desembargador Antônio Gois, na Coroa do Meio. O problema é que alguns moradores estão aterrando o mangue aos poucos (para servir de garagem à noite). E o pior: em uma área tem um barraco armado por algumas pessoas. E em outra um sofá velho. A equipe não fez nada. Depois quando começarem a construir com tijolos será tarde…

Presidente Creci-SE destaca trabalho de Luciano Pimentel
O  presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) Sérgio Sobral, ao ler na imprensa sobre a possibilidade da candidatura a deputado estadual do atual superintendente da Caixa em Sergipe, Luciano Pimentel, disse que seria uma excelente opção para os sergipanos. “Uma pessoa preparada para ocupar qualquer cargo”, disse.

“Quem ganharia seria a Assembleia”
Sérgio Sobral, disse que como representante de uma categoria pode expor diversos números que beneficiaram o mercado imobiliário de Sergipe através das ações de Luciano Pimentel à frente da Caixa. “Não só o nosso segmento, mas vários outros”, disse, lembrando que Luciano conseguiu levar a Caixa em Sergipe a sexta melhor no país.  “Quem ganharia seria a Assembleia que teria um nome respaldo com executivo, credibilidade e competências comprovadas”, finalizou.

Autonomia das defensorias públicas
O deputado Valadares Filho (PSB) disseque a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 207, de 2012, que concede autonomia funcional e administrativa às defensorias públicas da União e do Distrito Federal, representa um grande avanço para garantir à população carente a defesa de seus direitos junto à justiça.

Recursos
“Com a aprovação dessa PEC, esperamos que já no próximo orçamento, a defensoria pública da União e do Distrito Federal  possam contar com volume maior de recursos a fim de garantir aos mais pobres um advogado pago pelos cofres públicos, e assim facilitar o acesso das camadas carentes à justiça”, ressaltou Valadares Filho.

Acesso
A realidade que se observa, segundo Valadares Filho, é que a grande maioria da população carente ainda não tem acesso à justiça. “A dificuldade de uma pessoa desprovida de recursos em acessar a justiça é grande; acreditamos que a autonomia das defensorias públicas da União e do Distrito Federal possa facilitar esse acesso”.

Audiência pública vai discutir Estatuto da Metrópole em Sergipe
O mandato do deputado estadual João Daniel (PT) promove, nesta quinta-feira,  19, uma audiência pública para tratar sobre o Estatuto da Metrópole. O evento acontece a partir das 14 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe, localizado à avenida Gonçalo Prado Rollemberg, 794, Centro, em Aracaju. A audiência terá como tema “O Estatuto da Metrópole e o Direito à Cidade”. A participação é aberta a todos interessados pela temática que será abordada.

Soluções a curto prazo
O palestrante será o deputado federal pela Bahia Zezéu Ribeiro (PT). O parlamentar é o relator do projeto de lei 3.460/04, que trata do Estatuto da Metrópole, na Câmara Federal. O deputado Zezéu Ribeiro defende que é preciso trabalhar de forma articulada para apresentar soluções a curto, médio e longo prazo, tanto para o transporte público, mas também com medidas que transformem a valorização do solo urbano em benefícios para toda a cidadania, e não apenas para os que detêm a posse da terra.

Uso do solo urbano
“Precisamos combinar desenvolvimento regional com desenvolvimento urbano, criando uma rede integrada de serviços, respeitando a diversidade, mas com critérios claros sobre o uso do solo urbano, sobre projetos de habitação que evitem o fenômeno da expulsão da população mais pobre para as periferias, onde os equipamentos públicos são precários e o deslocamento toma uma parte preciosa do tempo das pessoas”, disse o deputado federal Zezéu Ribeiro.

Brasil Mais Seguro
O Ministério da Justiça (MJ) inicia nesta quinta-feira (18) o processo de implantação do Programa Brasil Mais Seguro em Sergipe. O Programa Brasil Mais Seguro foi lançado em junho de 2012, em caráter experimental, em Alagoas.

Pac2- Funasa.convoca municípios pré-selecionados 
Prefeitos e técnicos de 10 municípios pré-selecionados para obras de saneamento básico estão comparecendo à Funasa de Sergipe para a segunda fase do processo de seleção, que consiste numa entrevista técnica com os engenheiros da Divisão de Engenharia de Saúde Pública da instituição (Diesp).

Entrevistas
As entrevistas, que acontecem desde ontem, e seguem ao longo do expediente de hoje (18),  obedecem ao chamamento da portaria 931/2013 da Funasa, que estabelece prazos e critérios para o recebimento de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – (Pac 2)/ Funasa, destinados a obras de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em municípios com população de até 50 mil habitantes.

Conferência
A Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em São Paulo, de 19 a 21 de julho, receberá as sugestões de estratégia de luta, definidas na Conferência Interestadual da Bahia e Sergipe, ocorrida nos dias 29 e 30 de junho. Os bancários de Sergipe defendem reajuste de 10% (mais inflação do período), Valorização do piso salarial e Plano de Cargos e Carreira para todos os bancários – PCCS.

Prêmio Mulher de Negócios
As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foram prorrogadas até o dia 16 de agosto. A iniciativa premia relatos inspiradores de empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e hoje são exemplos para outras mulheres que desejam seguir o mesmo caminho. São três categorias: Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual. As interessadas podem se inscrever pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou nas unidades do Sebrae em Sergipe.

Presidente da OAB será o convidado do Cabaré de Quinta
Hoje, 18, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, será o entrevistado no Cabaré de Quinta. Um dos temas que será discutido é o Exame da Ordem. O Cabaré de Quinta acontece no Facebaar, na rua Joventina Alves, próxima a Praça da Imprensa. O evento é aberto ao público e tem por objetivo discutir assuntos de interesse da população.

Exame da Ordem
Segundo o jornalista, Chico Freire, um dos idealizadores do evento, o Exame de Ordem tem gerando muitas discussões por causa do alto índice de reprovação e será um dos temas debatidos durante a noite de quinta. O presidente da OAB, Carlos Augusto, já confirmou presença. (Infonet)

Aracaju parou
A cidade de Aracaju parou para homenagear as campeãs mundiais de vôlei de praia, Eduarda Lisboa, a Duda e Tainá Bigi, que desfilaram em carro aberto do Corpo de Bombeiros ontem, 17. Duda de 14 anos e Tainá de 17 anos, representando a Seleção Brasileira, conquistaram no último domingo, na cidade do Porto em Portugal, o titulo de campeãs do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-19, competição promovida pela Fedération Internationale de Volleyball (FIVB).

Atletas campeãs mundiais homenageadas pela SEEL
Antes do desfile pelas ruas da cidade, as super campeãs foram recebidas pelo secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel, em seu gabinete. "Só quem está alí, vivendo aqueles momentos, aquela emoção de ver a bandeira brasileira tremular no mais alto do pódio, pode avaliar e dimensionar o que representa para nós e todos os brasileiros e sergipanos essa conquista", comentou a atleta Duda de apenas 14, mas que já participou com destaque de mundiais sub – 23.Para Tainá, essa conquista é dedicada aos pais, a todos brasileiros e principalmente, aqueles que torcem pelo sucesso da dupla.

Grande momento
O secretário Mauricio Pimentel presenteou a cada uma das atletas e a ex-atleta Cida, mãe de Duda, com um buquê de rosas. “O esporte sergipano atravessa um grande momento. São conquistas seguidas aqui, pelo Brasil afora e até no exterior. É uma prova de que o investimento no esporte realizado pelo governo do estado tem apresentado resultados importantes. São conquistas nas mais diversas modalidades. Sergipe hoje é uma referência nacional no esporte”, lembrou o secretário Mauricio Pimentel.

Atletas campeãs mundiais homenageadas pela PMA
Depois, as atletas saíram em carro aberto do Corpo de Bombeiros, passando por diversos pontos da cidade até o Centro Administrativo. Lá foram homenageadas pelo prefeito João Alves. "Tivemos essa vitória maravilhosa dessas duas aracajuanas que nos orgulham com o primeiro lugar num Campeonato Mundial sub-19", disse o prefeito, destacando que a atleta Duda já é beneficiária do Bolsa Atleta. "Fomos também vitoriosos no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Escolar. Esses feitos são resultado de uma ação constante que estamos desenvolvendo, fazendo com que Aracaju tenha todo o suporte para apoiar o esporte", ressaltou o prefeito, garantindo que nenhuma outra cidade do Brasil, de porte médio, possui essa estrutura.

General Maynard: Conferência discutirá políticas para a Educação
Amanhã, 119, a Prefeitura de General Maynard, através da Secretaria de Educação e Cultura, irá promover a I Conferência Livre Municipal de Educação. A partir das 14h, no Centro de Convivência dos Idosos, os profissionais envolvidos na área, bem como toda a população do município, vão discutir e elaborar sugestões de políticas públicas para a educação, com o objetivo de tornar o ensino público brasileiro cada vez mais eficaz.

Tema
O tema central da Conferência é “O plano nacional de educação na articulação do sistema nacional de educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. O assunto será subdividido em sete eixos diferentes, elaborados pelo Fórum Nacional de Educação, como explica o supervisor municipal de Educação e Cultura e coordenador da Conferência em General, Erivaldo Santana de Souza.

Festival cultural na Áustria
O Estado de Sergipe marcou presença no Festival Cultural do Brasil promovido este mês na cidade de Viena, na Áustria, pela Sociedade Áustro Brasileira de Educação e Cultura – Papagaio. Durante os seis dias do evento, que contou com o apoio institucional do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana, foram apresentadas programações que envolveram artistas, poetas, diretores, professores, compositores e músicos brasileiros em diversas atividades culturais como a música, literatura e cinema, entre outras.

Lançamento documentário
Sergipe se fez presente no festival através do lançamento do documentário ‘Mão que Borda’, da sergipana Caroline Mendonça, e uma exposição de bordados do município de Cedro de São João. Além disso, houve a apresentação do vídeo com leituras de trechos do livro de poesia ‘A Casa das Ausências’, do arquiteto e escritor sergipano Ézio Déda, o lançamento de obras de literatura de cordel de autoria de Zezé de Boquim em edição bilíngüe, e o pocket show Heitor Mendonça in Cantoria, um especial do artista ao violão executando as cantorias nordestinas.

Divulgação
O Museu da Gente Sergipana apresentou o vídeo "Sergipe, Cultura e Diversidade", que normalmente é exibido durante a visitação ao museu, além de ter enviado para o evento indumentárias do folclore sergipano, doadas pelo Instituto Banese para o acervo do Museu do Mundo em Viena. Para Ézio Déda, que é também superintendente do Instituto Banese, e aproveitou uma viagem de férias para participar do evento, o festival abriu portas para a cultura sergipana. "Fechamos com o Museu do Mundo em Viena uma proposta de intercâmbio cultural que é um passo importante para a difusão da cultura sergipana", enfatizou o arquiteto e escritor.

Lene Hall e o Show do Ano
“As Cores do Amor”, é o título do show de Lene Hall amanhã, no teatro Tobias Barreto com gravação de seu 2º DVD. Terá

Lene com um dos colaboradores, professor Ludwig Oliveira.

a participação especial de Oswaldo Montenegro, além dos artistas sergipanos como Amorosa, Elio Lima, Waltinho do Acordeon e Zé Honório, será a partir das 21h. Um show imperdível.Contatos: (79) 9916-5558 / 9136-5868.

Felliz Imóveis & Atlantis Eco Beach Club
O Atlantis Eco Beach Club com uma área verde de 110 mil m2 dos quais 91 mil m2 compõem uma reserva de mata atlântica, esse é o empreendimento imobiliário mais arrojado de nosso estado com 195 lotes localizado na praia de Abaís, litoral Sul de Sergipe próximo ao mar, ao lado de rios e dunas. Preços diferenciados de mercado. Contatos com a Felliz Imóveis: (79) 3021-1981. Clique no link e assista entrevista com o empresário Sérgio Ricardo: http://www.youtube.com/watch?v=H4Sc6MzDO6I

Agenda
18 DE JULHO – Hoje ó DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA. Símbolo mundial da luta contra o “apartheid”, política de dominação da raça negra pelos indivíduos brancos, implantada desde 1910, quando foi formada a União da África do Sul, estado fiel à Coroa britânica, Nelson Mandela lidera a oposição ao regime sul-africano na década de 1950, quando o CNA – Congresso Nacional Africano – organização negra criada em 1912, lança uma campanha de desobediência civil. Em 1960, a  polícia mata 67 negros que participam de uma manifestação. O Massacre de Shaperville, como fica conhecido, provoca protestos no país e no exterior. Como consequência, o CNA é declarado ilegal. Seu líder máximo, Nelson Mandela, é preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. Em 1990, Mandela é libertado e o CNA volta à legalidade. Em abril de 1994, Mandela é eleito presidente da África do Sul. Sobre a odiosa discriminação racial infelizmente ainda praticada em várias partes do mundo, transcrevemos o teor do artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir uns em relação aos outros com espírito de fraternidade.” A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas realizada em 10 de dezembro de 1948.

Direitos autorais
O ECAD – Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais – está movendo ação na Justiça visando a receber 2 bilhões e 100 milhões de reais não pagos pela Rede Globo.

Rigidez Econômica
Na Zona do Euro, as taxas de câmbio mútuas dos 27 países membros são fixas.

Curtas
CONGRESSO PODE INSTALAR CPMI DOS GASTOS DA COPA EM AGOSTO. /// REFORMA POLÍTICA VALERÁ APENAS PARA ELEIÇÕES POSTERIORES A 2014. /// CIENTISTAS CONSEGUEM DESLIGAR CROMOSSOMOS DA SÍNDROME DE DOWN. /// FIM DA REELEIÇÃO É CONSENSO, NA REFORMA POLÍTICA. ASSEGURA O PMDB. /// BRASIL PODE TER SIDO ESCOLHA ERRADA PARA SEDE DA COPA, AFIRMA BLATTER. /// MERENDA CONTAMINADA MATA PELO MENOS 22 CRIANÇAS  NA ÍNDIA. /// PROGRAMA ‘MAIS MÉDICOS’ REGISTRA 11.701 INSCRITOS EM APENAS UMA SEMANA. /// NO RIO DE JANEIRO, MANIFESTANTES FAZEM NOVO PROTESTO NA RUA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Futebol X TV
Em qualquer lugar do mundo, negociações para a transmissão de eventos esportivos têm, somente, dois protagonistas: quem vai comprar (a emissora de TV interessada) e quem vai vender (os clubes). Ainda dá para entender a participação da Federação à qual o clube está vinculado. Mas aqui em Sergipe D’El Rey tudo é diferente. Vamos ao que interessa: a Esporte Interativo demonstra interesse em transmitir jogos de clubes sergipanos e até mesmo do campeonato estadual de 2014. Os contatos iniciais são mantidos com Milton Dantas, vice-presidente da FSF e com o secretário Maurício Pimentel. Vale a pena perguntar: o que tem a ver a SEEL com isso? O detalhe importante é que se o governo, do qual Maurício é auxiliar, intervier no caso, certamente será para atender pretensões do comprador (a rede de TV). A grande verdade é que há uma ligação umbilical entre a FSF e a Secretaria de Esporte e Lazer. Nada que a Federação promova pode acontecer sem a ajuda do governo. Está tudo errado. Estamos atrasadíssimos. É preciso rever os métodos, observando-se as atribuições que competem a cada setor. Voltamos a observar: nos acertos para a transmissão de jogos, os grandes interessados são os clubes. Que, por sua vez, ficam calados. Aceitam tudo. Assim não dá para acreditar em uma nova fase do nosso futebol. Futebol é empresa, é negócio. O grande problema é que ainda estamos na idade da pedra, em pleno segundo milênio.

Essa foi comigo
Quando ingressei no Banco do Brasil, em 1966, fui trabalhar na cidade de Jacobina, situada no Nordeste da Bahia. Passei quatro anos lá. Além de trabalhar no BB, ajudei a fundar a AABB local, fui professor e até árbitro de futebol de salão e de futebol. O sargento Furtado, titular do Tiro de Guerra, comandava a arbitragem na liga local de futebol amador. Cheguei a apitar vários jogos do campeonato local. Numa bela tarde de domingo, arbitrei o grande clássico jacobinense, Líder Esporte Clube X Vila Nova. Para minha surpresa, na volta para o segundo tempo, um dos auxiliares queria trocar de lado. Quando percebi sua intenção, expliquei que as regras não permitiam esse comportamento. Sua resposta foi muito interessante. Ele retrucou que aprendeu assim: você acompanha o ataque vermelho (Líder), contra a defesa azul (Vila Nova). Mas ele acabou convencendo-se que isso não era possível e continuou  do mesmo lado. Os dois auxiliares eram funcionários públicos. Um, estadual, do DERBA (Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia) e o outro federal, do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social). Detalhe especial: o principal jogador do Líder era Santos, um baixinho rápido e bom de bola, que por sinal era sergipano. Jacobina, a terra do rio do Ouro, cercada de serras por todos os lados, tinha por base de sua economia a mineração e a agropecuária. Foi lá que exerci o direito de voto pela primeira vez.

Memória do Esporte
18 de julho – Em 1909, no primeiro Gre/Nal da história, vitória massacrante do Grêmio por 10 a 1, sobre o rival, Internacional, que fazia sua primeira partida. Em 1999, o Brasil é bicampeão da Copa América ao vencer o Uruguai, por 3 X 0, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, capital paraguaia.

Demitido no intervalo
O desportista Cássio Barreto, ex-atleta de futebol, professor de educação física e também ex-presidente do Cotinguiba, o “Decano da Fundição”, decano por ser o clube mais velho da capital e da Fundição por ser esse o antigo nome do conhecido bairro da zona sul da cidade, era bastante conhecido como de temperamento esquentado. Tomou algumas atitudes enérgicas durante sua passagem pelo esporte. Filho de Paulo Barreto, irmão de Juca Barreto (donos do cine Rio Branco), Cássio lutava com unhas e dentes pelo seu querido Cotinguiba Esporte Clube. No final da década de 70, Cássio, presidente do clube alvi-azul que dera origem ao Sergipe, sentou no banco de reservas de uma partida válida pelo certame sergipano. O treinador do Cotinguiba era Souza Arantes, um cidadão fortíssimo, assemelhado a um guarda-roupa de sete portas, muito comum à época a que nos referimos. Cássio acompanhava, irritado, o trabalho de Souza Arantes. Terminado o primeiro tempo, na saída da equipe do gramado do Batistão, Cássio dirige-se, aos brados, ao técnico e, ali mesmo, dispensa-o de suas funções. O presidente nem esperou que todos descessem para o vestiário. A demissão aconteceu ali mesmo, na pista, sob as vistas dos torcedores. No segundo tempo, quem funcionou como técnico foi o próprio Cássio Barreto. Um dos irmãos de Cássio, Cleandro, conhecido por Neném, também foi jogador de futebol e atuou pelo mesmo Cotinguiba.

Pagando mico
Lembrando: hoje, às 17 horas, ocorrerá, no Museu da Gente Sergipana, o lançamento do livro PAGANDO MICO NO RÁDIO, cujo autor é Antonio Barbosa.

Correção
Obrigado ao leitor Thiago, que apontou uma falha nossa. Realmente, o nome do artilheiro do campeonato brasileiro da série A é MAXI Biancucchi, do Vitória da Bahia.

Resultados de ontem, quarta-feira
Taça Libertadores da América – Em Assunção – Defensores del Chaco – Olympia 2 X 0 Atlético Mineiro.
Recopa Sul-Americana – No Pacaembu – Corinthians 2 X 0 São Paulo – (Corinthians campeão)

Copa do Brasil
Flamengo 2 X 1 ASA  * Flamengo – Criciúma 1 X 1 Salgueiro *Salgueiro  – Internacional 1 X 1 América MG *Internacional – Atlético PR 0 X 0 Paysandu (jogo de ida) – Cruzeiro 1 X 0 Atlético GO *Cruzeiro.* classificados.

Oitava rodada
São os seguintes os jogos que integram a rodada de número 8 do Brasileirão: Sábado – Criciúma X Grêmio –São Paulo X Cruzeiro e Botafogo X Náutico. DOMINGO – Vitória X Bahia – Atlético-PR X Corinthians – Santos X Coritiba – Internacional X Flamengo – Fluminense X Vasco – Atlético Mineiro X Ponte Preta e Goiás X Portuguesa.

Jogo rápido
Mais uma demonstração de prepotência do governo americano. O ex-craque argentino Diego Maradona queria levar um neto para conhecer a Disneylândia. /// Mas os Estados Unidos não concederam visto. Maradona reside, atualmente, em Dubai. /// Motivo da negativa: parece piada, mas não é. As autoridades diplomáticas dos EUA afirmaram que a causa é a relação de amizade unindo Maradona a Fidel Castro e a Hugo Chávez, este já falecido. /// A Justiça do DF limitou a venda de bebida alcoólica em estádio a evento da FIFA. /// Felipão confirmou que convocará 18 ou 19 jogadores para o amistoso que a seleção brasileira fará no dia 14 de agosto, em Basel, contra a Suíça. /// Felipão também comandou uma reunião da Comissão Técnica da seleção. /// Sergipanas campeãs no vôlei de praia são recebidas com festa em Aracaju.

PELO TWITTER

www.twitter.com/JC_SATTLER  @MarceloDeda Pessoas inteligentes como vc sabem que tudo tem sua hora. E esta hora é somente sua. Esqueça tudo. Cuide-se e curta quem te ama

www.twitter.com/ProfBITTENCOUR  Na política tem momentos em que o silencio dos lideres, chega aos ouvidos dos liderados como um grito de medo e um ato de covardia.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Tem muita gente desocupada, que poderia estar somando na frenagem da criminalidade, poderia, mas não tá, só querem tá de radio em radio.

www.twitter.com/leleteles  NÃO FUME: Não traga a morte.

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  Precisamos aprender os caminhos e as instâncias para participarmos da construção e monitoramento de políticas públicas para melhorar o país!

www.twitter.com/_LaraAguiar  Twitter: a rede social dos títulos dos releases e dos links desses mesmos releases. Virou institucional.

SOS CONSUMIDOR –  Resposta da Rede Presidente
Sobre a nota publicada aqui no ultimo dia 16 a pedido de um ilustre leitor desse blog esclarecemos que o Posto Presidente localizado na avenida Tancredo Neves disponibiliza opção para pagamento em duas parcelas no cartão de credito apenas nos abastecimentos acima de R$ 80,00. É importante lembrar que tal prazo é uma cortesia do posto e o cliente que faz adesão a ele não paga encargos financeiros e nem tem preço do litro do combustível alterado de acordo com a forma de pagamento – o que segundo o entendimento jurídico em se tratando de prazo de pagamento superior a 30 dias essa prática pode ser permitida -. Apesar de vantajosa, é uma forma de pagamento pouco utilizada no posto e por isso a falta de informação do frentista que acreditamos ser recém-contratado. Estaremos tomando as providencias no sentido de informar internamente aos clientes as condições de parcelamento através de cartões de credito. Pedimos desculpas ao leitor pelo ocorrido e estamos a disposição para futuros esclarecimentos. Sandro de Miro, Diretor da Rede Presidente.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo,de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.” Millôr Fernandes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais