Desmilitarização, argumentos e mudanças possíveis

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Artigo de  Eduardo Marcelo Silva Rocha Cap PM Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública:

Dentre os diversos pontos elencados na pauta do movimento que propôs a greve geral na quinta-feira, chamou atenção o tópico que exige a desmilitarização das polícias estaduais.

Uma boa discussão. Direta ou indiretamente, este debate existe desde os anos 90 – com propostas do Governador Mário Covas e da deputada Zulaiê Cobra – e vem se desenvolvendo com ativa participação de segmentos interessados.

Diversos foram os motivos apresentados nestes anos de discussões.No início, defendia-se que o modelo policial militar para as forças estaduais não era o mais adequado em um país recém-saído de um regime de exceção e que estava buscando o rumo da democratização, pois essa característica militar dificultaria a integração entre a PM e a PC (polícia civil), prejudicando os serviços de segurança pública e ocasionando perdas para o principal interessado: a população.

Já as entidades representativas dos militares, contribuíram para o debate com a ênfase no tratamento desigual que a legislação dispensa aos militares estaduais, deixando sua cidadania em segundo plano, ao negar-lhes direitos básicos como a definição de carga horária e adicional noturno (por exemplo) e por conta dos rigores dos regramentos castrenses que criminalizam a perda acidental de uma arma de fogo da fazenda pública, por exemplo.

Na pauta publicada na imprensa, observa-se que o movimento pede não apenas a desmilitarização, mas também o fim da violência policial contra comunidades e manifestações populares, dando a entender a possível associação entre o militarismo e a violência policial. Fato que se  explica ante o ranço existente frente as memórias do regime de exceção recente.

Mas é importante saber que a organização do sistema de segurança pública está constitucionalizada e sua mudança exige um procedimento mais complexo e demorado que o adotado para as leis comuns.Ainda assim, com toda a complexidade e urgência, um dos maiores inimigos do processo é o açodamento. Que cada um seja apaixonado pessoalmente pelas suas posições, mas restrinja-se a discuti-las de modo eminentemente técnico.

Nesse diapasão, podemos citar duas posições pertinentes, oriundas de trabalhos formais que servem para reforçar a complexidade e a pertinência da discussão:

1 – A primeira, sobre isso do Coronel RR PMAL Joilson Fernandes de Gouveia (em 1998):  servidor público militar não pode e não deve ser considerado uma subespécie de ser humano ou entendido como um cidadão de 2ª. classe. Ele é um cidadão igual a qualquer outro ser humano; em seu artigo “Os servidores públicos militares e os vetos constitucionais, de 1998”. (http://jus.com.br/revista/texto/1579/os-servidores-publicos-militares-e-os-vetos-constitucionais).

2 – Na segunda, de 1996,  o Deputado José Genoíno fez duras críticas ao projeto que resultou na Emenda Constitucional 18, retirando os militares da categoria de Servidores Públicos. No seu voto em separado, questionou o casuísmo, pois servia apenas para retirar dos militares a paridade  no reajuste salarial anual com os demais servidores públicos. Nada justificava essa desvinculação, pois  ninguém conseguiu chegar sequer a um conceito específico de militar, quanto mais a um conceito que pudesse justificar tal separação, dizia ele:

“Se os militares não são os servidores dos ministérios militares,… perguntamo-nos: eles são servidores de quê? Ou de quem, se nem servidores eles não são mais, como quer a proposta sob exame, como nominá-los? Será que a expressão “militares”, pura e simplesmente, nos diz alguma coisa no âmbito do Direito Constitucional e do Direito Administrativo? Temos dúvidas…”.

Ainda sustentava: “A Exposição de Motivos […] promove verdadeiro contorcionismo teórico de sustentabilidade duvidosa ao afirmar que o fato de serem nacional e permanente “vincula primordialmente as Forças Armadas ao Estado e transcende o plano público”. Mas afinal de que Estado os Excelentíssimos Ministros de Estado estão falando que transcende o plano público? Em que esferas superiores este Estado rarefeito, que transcende o plano público, se concretiza a ponto de vincular-se primordialmente às Forças Armadas? Nunca é demais lembrar que Estado é, na definição de BALLADORE PALLIERI,  “uma ordenação que tem por fim específico e essencial a regulamentação global das relações sociais entre os membros de uma dada população sobre um dado território, na qual a palavra ordenação expressa a idéia de poder soberano, institucionalizado. O Estado,  como se nota, constitui-se de quatro elementos essenciais: um poder soberano de um povo situado num território com certas finalidades” (Apud José Afonso da Silva. Curso de Direito Constitucional Positivo, 7º edição, São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 1991, p. 86 e 87). Isto tudo só pode se operacionalizar num espaço que, por definição, tem que ser público. Portanto, não há que se falar em “transcendências” e coisas afins…” (http://www.militar.com.br/blog9996-texto-de-1996-interessante-e-cultural#.UeCXqdLUmSo)

Observa-se que a discussão não é das mais fáceis, como já dito. A não fixação de jornada de trabalho (pré-requisito garantidor de horas extras remuneradas) e o não direito ao voto por estar de serviço, por si só já chamam, ainda mais, a atenção à discussão. Por outro lado, a violência urbana que cresce junto com as cidades também se destaca, pois são os “Militares Estaduais” os agentes mais empenhados em seu combate .

Diante dos fatos, conclui-se que as discussões acerca da desmilitarização necessitam de aprofundamento. Frente a dificuldade de soluções imediatas, apesar da sensibilidade de algumas questões, parece-nos boa alternativa a garantia  aos militares  (ao menos os estaduais) dos  direitos sociais que lhes são negados, apesar de  assegurados aos demais trabalhadores brasileiros desde a década de 40.

Cabe à sociedade a participação ativa nessas discussões, como destinatária das políticas públicas, no caso as de segurança interna, que são influenciadas pelo que foi aqui posto.

Afinal de contas, somos um país democrático e todo o poder emana do povo.

(http://eduardomarcelosilvarocha@yahoo.com.br )

“Eitá que eles estão aperriados”
A frase acima foi parte da letra de uma das músicas da campanha de Marcelo Déda ao governo estadual em 2006. Agora ela voltou e por ironia do destino serve não só para parte da oposição e seus sites, como também para alguns governistas que estavam acomodados e não acompanham o ritmo do governador em exercício, Jackson Barreto.

“Eitá que eles estão aperriados” II
Na última sexta-feira, 12, por conta de postagens no twitter do titular deste espaço demonstrando que alguns estão querendo o sacrifício de Déda para retornar ao governo sem plena saúde, sites ligados a oposição ficaram desesperados e não esconderam a aflição do grupo por conta das ações de Jackson Barreto.

“Eitá que eles estão aperriados” III
A declaração de Jackson, de que é preciso governar com a maioria e os boatos que essa maioria já foi conquistada, está deixando muita gente sem dormir. O comentário é que o estoque de lexotan esgotou nas farmácias de Aracaju e partiram para soluções mais fortes como rivotril.

Sergipe 247: Contra Jackson, grupo de Amorim cria factóides e monta intrigas
Veja o que escreveu o jornalista Valter Lima no blog Sergipe 247: É notório o desconforto do agrupamento liderado pelos irmãos Edivan e Eduardo Amorim com o exercício do mandato de governador pelo vice Jackson Barreto (PMDB), neste período em que o governador Marcelo Déda (PT) está afastado de suas funções por causa do tratamento contra o câncer gastrointestinal. Nesta semana isto ficou mais claro.

Sergipe 247:Contra Jackson, grupo de Amorim cria factóides e monta intrigas II
Na terça-feira (9), o senador Eduardo Amorim (PSC), em entrevista ao jornalista Joedson Telles, afirmou que Déda tem zelo com a coisa pública e limite no uso da caneta quando toma decisões enquanto governador (“a vida dele é pauta por isso”, afirmou), o que seria diferente de Jackson (“mas a gente sabe que outras pessoas não têm limites. Limite com o erário, com o que é público, com a caneta”, frisou). Leia a matéria completa e faça sua reflexão: http://www.brasil247.com/pt/247/sergipe247/108390/Contra-Jackson-grupo-de-Amorim-cria-fact%C3%B3ides-e-monta-intrigas.htm

Missa 7º Dia – Manelito Franco
A família de Manoel do Prado Franco, Manelito Franco, convidam a todos para a Missa de 7º Dia que será realizada neste sábado, 13, às 17h, na Igreja Jesus Ressuscitado, no bairro Jardins em Aracaju. Desde já agradecem a todos que comparecerem ao ato de fé e piedade cristã.

Ministro cobra execução de obras
Durante a visita na última sexta-feira ao lago de captação do Jacaré Curituba o ministro Fernando Bezerra em conversa com o governador Jackson Barreto, presenciada por políticos e alguns membros da imprensa, cobrou a execução de algumas obras (saneamento e adutoras) do PAC-Seca em Sergipe cujos recursos já foram repassados pelo Governo Federal.  “Tem que executar, o dinheiro tá lá”.

Escritório em Canindé
O ministro anunciou que Canindé receberá um escritório da Codevasf. O intuito é aproximar mais os agricultores dos técnicos da empresa. Recentemente o projeto teve investimentos de R$ 7,6 milhões, recursos do programa mais irrigação do governo federal. Desde sua implantação já foram investidos no perímetro irrigado R$ 231 milhões.

Demandas
Através da ascom da Prefeitura de Canindé o prefeito Heleno Silva disse que com a vinda do escritório da Codevasf a cidade de Canindé passa a ter um estado, junto ao governo federal, de sede regional do semiárido, algo que não vinha aconteceu antes. “Se hoje conseguimos isto nós temos que agradecer também ao senador Valadares e ao governo do estado, que estão sensibilizados com as nossas demandas”.O prefeito também falou da importância do Canal Xingó que contemplará os estados da Bahia e Sergipe.

Obras em Laranjeiras
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto, o “Juca de Bala” (PMDB), irá assinar três ordens de serviço para a construção das quadras de esportes nas escolas municipais Lourival Batista e Manoel Sizinho, como também para a construção da academia da cidade no conjunto Manoel do Prado Franco. A solenidade acontece nesta segunda-feira, dia 15, às 16h, ao lado da sede do Governo Municipal. As primeiras obras de grande impacto na gestão do peemedebista fazem parte de um planejamento estratégico implantado em seu governo.

Ordem de serviço para 15 obras
Segundo Juca, dentro desse contexto, já estão em fase da assinatura da ordem de serviço cerca de 15 outras obras, que serão iniciadas ainda este ano. Entre elas está a construção de escola, creche, unidade básica de saúde, reforma do centro de tradições e instalação do restaurante de comidas típicas, entre outras. Em uma segunda fase, o prefeito prepara projetos que elevarão a condição de Laranjeiras a uma das cidades mais planejadas de Sergipe.

Algumas obras
Entre as obras estão à construção da orla do bairro Pedra Branca, de um centro de convenções, do centro administrativo, pavimentação das vias urbanas, obras de saneamento, além da aquisição de ônibus, tratores e implementos. “Investimos R$ 400 mil na elaboração do projeto de circulação do Centro Histórico, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Posso afirmar que essa será uma das maiores obras que Laranjeiras já teve, principalmente pela sua importância estratégica para a atração de novos investimentos”, frisa Juca de Bala.

15 toneladas de lixo e entulho são recolhidas em Pirambu
Foram mais de 15 toneladas de lixo domiciliar e entulho recolhidos nos últimos quinze dias pela Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, em mutirões feitos em seis povoados do município de Pirambu. A informação foi prestada na manhã de hoje pelo secretário, Valter Amaral.

Povoados
O mutirão de limpeza recolheu no povoado Aguilhadas, cerca de três toneladas, no povoado Santa Izabel, foram cerca de duas toneladas, no povoado Alagamar, foram recolhido cerca de quatro toneladas, no povoado Baixa Grande, foram duas toneladas, no povoado Marimbondo duas toneladas e no povoado Lagoa Redonda, foram duas toneladas, perfazendo um total de cerca de 15 toneladas.

Sede
Lembra o secretário que só na sede do município foram recolhidos mais de 30 toneladas de lixo e entulhos, logo após a paralisação por cerca de 30 dias por falta de pagamento, a empresa LOC Empreendimentos, que faz a limpeza da cidade.

Normalidade
– Com a normalidade na coleta do lixo a nossa expectativa é que não haja a necessidade de se fazer mutirão de limpeza nem nos povoados e nem na sede do município -, disse Valter Amaral, lembrando que devido a falta de recursos em virtude da pouca capacidade de remanejamento no orçamento municipal, houve a suspensão da coleta do lixo em todo o município o que levou a esse acumulo.

Enfim, uma ação eficaz da Sefaz estadual
O blog sempre cobra ações efetivas para melhorar a arrecadação estadual, não só através de multas e fiscalização, mas também de incentivo. O governo estadual acaba de lançar um plano de combate à inadimplência fiscal que beneficiará centenas de empresários

60 parcelas
Os contribuintes inadimplentes em relação ao ICMS podem renegociar seus débitos, juntamente com o saldo devedor, em até 60 (sessenta) parcelas mensais e sucessivas, observados os descontos e condições legais previstos no parcelamento atrasado, isto é, sem perder os descontos anteriormente concedidos.

Pela Internet
A renegociação pode ser efetuada pela Internet a partir da próxima segunda-feira até 10/08/2013, onde estão todas as informações e procedimentos necessários a sua conclusão. Basta acessar o site www.sefaz.se.gov.br e seguir as instruções. Além disso, a Sefaz coloca à disposição os telefones 3216-7556 e 3216-7551 para o contribuinte obter esclarecimentos adicionais.

“Fique Legal”
Pelas informações da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a campanha, denominada “Fique Legal”, foi autorizada pelo governador Jackson Barreto, através do Decreto 29.326, de 11/07/2013, e além de manter os descontos do parcelamento anterior, a renegociação possibilita que as empresas possam tirar certidão negativa de débitos, sair da condição de inaptidão, participar de licitações e fechar contratos com o governo. Esse é o principal benefício para os contribuintes.

Foco
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda em exercício, José de Oliveira Júnior, muitas empresas sergipanas optaram por parcelar o pagamento do ICMS e renegociar dívidas tributárias, regularizando sua situação fiscal. Mas nem todos conseguem manter a adimplência e bons contribuintes acabam ficando inadimplentes com o parcelamento dessas dívidas. “Esse é o foco do plano de combate à inadimplência. Com a campanha ‘Fique Legal’ o Governo do Estado vai permitir que os empresários regularizem a sua situação, sem encargos adicionais e com um processo facilitado de pagamento usando a Internet”, explicou.

Emenda de Iran, ajudou a revitalizar Cine Vitória
O Cine Vitória está novamente à disposição dos aracajuanos. A sala de cinema, localizada na Rua do Turista, foi reinaugurada e entregue à população aracajuana no último dia 10/7, após ter toda a sua estrutura revitalizada graças a recursos provenientes de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União, no valor de R$ 300 mil, apresentada, em 2009, pelo então deputado federal Iran Barbosa, do PT, hoje vereador de Aracaju.

Modernização
A reforma e modernização do espaço foram viabilizadas através de convênio, no valor de R$ 272.573,17, firmado entre o Governo do Estado de Sergipe e o Ministério da Cultura (MinC). No espaço, que será administrado pela Casa Curta-SE, funcionará também o projeto ‘Sergipe Memória em Rede’, com produções sobre a história do Brasil, exibidos com acesso gratuito à população.

Opção
Para o vereador Iran Barbosa, que sempre priorizou a cultura em sua atuação parlamentar, a reabertura do Cine Vitória amplia as opções de lazer, entretenimento e cultura para a população, em especial, a parcela que tem poucos recursos para custear o acesso aos bens culturais.

ACESE: 5º Almoço com Negócios terá o prefeito João Alves Filho
O Almoço com Negócios, tradicional evento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE), acontece na próxima sexta-feira (19) no Mercure Hotel situado na Orla de Atalaia. Esta 5ª edição contará com a presença do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que explanará sobre as ações executadas durante os seis primeiros meses de mandato.

Documento
No ano passado, durante uma rodada do Almoço com Negócios, a ACESE entregou aos candidatos a prefeito da capital, um documento elaborado por uma comissão e que teve como relator o empresário Luiz Eduardo de Magalhães, cujo conteúdo tinha como pauta, as propostas de ações julgadas indispensáveis para o desenvolvimento econômico e social da capital.

Ações
Eleito, o prefeito João Alves Filho recebeu a diretoria e conselho da ACESE no mês março e já discutiu alguns pontos. Algumas ações que constavam no documento já foram atendidas, a exemplo da criação da Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo e da Secretaria de Meio Ambiente.

Audiência Pública com participação do deputado federal Zezéu Ribeiro
Através do mandato do deputado estadual João Daniel (PT), na próxima quinta-feira, 18,  o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT/BA) estará em Aracaju para participar de uma para uma audiência pública na  qual será discutido o "Direito à Cidade no Brasil Contemporâneo e o  Estatuto da Metrópole".

Quem é Zezéu Ribeiro?
Zezéu Ribeiro, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é atualmente o relator do Projeto de Lei nº 3.460/04, Estatuto da Metrópole, na Câmara Federal. Zezéu pauta seu trabalho na luta pela  reforma urbana e pelo desenvolvimento regional, tendo sido Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) em 2007 e membro titular da Comissão nos seus dois mandatos. Na CDU promoveu a reaproximação dos movimentos sociais  de luta por moradia e reforma urbana e articulou um processo nacional em torno da discussão do projeto de lei da regularização e uso do solo urbano, entre outros grandes temas.

Secretário
Convidado pelo Governador Jaques Wagner, assumiu o cargo de Secretário de Planejamento do Governo do Estado da Bahia, a partir de fevereiro de 2011, onde coordenou a elaboração do Programa Plurianual (PPA) e do Programa Plurianual Participativo (PPA-P) de 2012-2015 do Governo do Estado da Bahia. Coordenou a elaboração dos Procedimentos de Manifestação de  Interesse – PMI da Mobilidade Urbana da RMS e do Sistema Viário Oeste.

Presidente do IMA visita Transbordo da Estre
Para colocar em funcionamento o mesmo processo no Estado de Alagoas, o diretor/ presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Jorge, conheceu na manhã da última quarta-feira (10/07), a unidade de Transbordo da Estre Ambiental, situada em Nossa Senhora do Socorro, próximo ao entroncamento das BRs 235 e 101.

Gerência
Indicada pelo presidente da Administração Estadual de Meio Ambiente (ADEMA), Genival Nunes, a visita foi realizada com o acompanhamento do gerente comercial na região Nordeste da Estre, Frederico Lima.

Oficina sobre comércio exterior
Empreendedores interessados em expandir seus negócios e conquistar novos mercados terão oportunidade de participar da Oficina de Comércio Exterior: Preparando a empresa para o calculo de Preço para Exportação. A capacitação será no dia 18 de julho, às 8h da manhã, no Auditório do Sebrae. O objetivo é mostrar como funcionam os processos de exportação e quais são os mecanismos de apoio ao comércio exterior.

Micro e pequenas empresas
Segundo Lauro Vasconcelos, a oficina é direcionada as micro e pequenas empresas atendidas pelo Projeto da Indústria, Grande Aracaju, Sul e Centro Sul Sergipano desenvolvido pelo Sebrae. “A proposta é facilitar a vida que quem quer exportar, orientando sobre como funciona o comércio exterior”.

Consultor
O instrutor será o administrador de empresas, Valdemar Pizarro, consultor em comércio exterior. Ele irá falar sobre exportação direta e indireta, habilitação para o Siscomex, garantias e formas de pagamento, formação de preço (local de entrega, calculo do preço do frete, impostos e dolarização do preço), documentos utilizados nas exportações, embarque da mercadoria e desembaraço aduaneiro.

Exposição individual da Álvaro Santos
A partir do dia 23 deste mês, a Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade vinculada  à Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju), estará abrigando mais uma exposição  individual. Até o dia 10 de agosto, a população poderá conferir no espaço os trabalhos de  Walter Góis.

Trabalhos
Nesta mostra, o artista plástico, que possui trabalhos espalhados em diversos países, a exemplo dos Estados Unidos, França, Itália, Suíça, Inglaterra e  Espanha, reunirá trabalhos recentes que retratam a velha Bahia e as cidades históricas  sergipanas de Laranjeiras e São Cristóvão. A abertura da exposição acontecerá na noite do  dia 23, a partir das 20h, com um coquetel para convidados e a imprensa. A mostra será aberta ao público na quarta-feira, 24, e segue até dia 10 de agosto. O horário de visita  é das 8h às 18h, de segunda a sexta, e aos sábados das 9h até as 13h.

Agenda
13 de julho – Hoje é o dia do ROCK, do ENGENHEIRO DE SANEAMENTO e também do ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Amanhã, 14 de julho, é o dia da LIBERDADE DE PENSAMENTO. Hoje, sábado, 13 de julho, a história assinala que transcorre mais um aniversário do episódio ocorrido em 1924, o levante dos tenentes do 28 B.C. liderados por Augusto Maynard Gomes e João Soarino, e pelo capitão Eurípedes de Lima, em apoio ao movimento tenentista paulista de 5 de julho. Sergipe viveu dias tensos, com a deposição e prisão do presidente da Província, Graccho Cardoso. A praia Formosa passou a denominar-se 13 de julho, em homenagem aos participantes desse movimento. Amanhã, domingo, 14 de julho, comemora-se, especialmente na França, mas também em todo o mundo, a Tomada da Bastilha, em 1789, marco da Revolução Francesa, que serviu de inspiração para movimentos libertários em vários países da Terra.

VII Conferência Estadual de Saúde da CASSI
Será realizada hoje, a partir das 9 horas, na AABB Aracaju. Palestras, debates, roda de conversa e atividades de lazer. O encerramento está previsto para as 12 horas e 30 minutos. Hênio Braga falará sobre o tema central: “Autocuidado, instrumento para a sustentabilidade”. Tomarão posse os novos membros do Conselho de Usuários da CASSI/SE. A Comissão Organizadora da Conferência contou com a participação de Francisca Alzira Maia Galvão, gerente da Unidade CASSI em nosso Estado, de Milton Oliveira, Coordenador do Conselho de Usuários e também da psicóloga Patrícia Rangel.

Tiziu restaurante. Uma grata surpresa em Aracaju
Quem gosta de um robalo ao molho de camarão, acompanhado de um pirão  não pode deixar de ir no restaurante Tiziu, localizado na Coroa do Meio, ao lado do conhecido bar do Alves. Um ambiente simples, agradável, comida excelente e preço justo. O titular deste espaço foi lá, indicado por um amigo, gostou e recomenda. Só faltou uma rede para uma soneca depois do pirão…

FGTS de empregador domésticos
O Senado aprovou, por unanimidade, o projeto que fixa em 11,2 por cento a alíquota do FGTS dos empregados e reduz de 12 para 8 por cento a parcela dos empregadores para o INSS.

CPI da Espionagem
O Senado Federal também aprovou a instalação de uma CPI para investigar o monitoramento de comunicações telefônicas e eletrônicas em território brasileiro, posto em prática pelo governo dos Estados Unidos há pelo menos 11 anos.

Dívidas de Eike
Dívidas do bilionário Eike Batista no valor de 1 bilhão e meio de reais estão sendo renegociadas pelo Bradesco e pelo Itaú.

Frase
“Com o país sofrendo um surto inflacionário grave, o choque no câmbio não pode ser visto como algo positivo.” – Luiz Carlos Mendonça de Barros, engenheiro e economista, em artigo publicado pela Folha de São Paulo.

Posse no SEEB
Ontem à noite, na sede social da AABB Aracaju, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Bancários, liderada por José Souza de Jesus. Além da solenidade de posse, foi realizado um grande baile, animado pelas bandas Excalibur e Los Guaranis.

Presidente da PREVI
Esteve em Aracaju, na última quarta-feira, o funcionário do BB Dan Conrado, presidente da PREVI, o fundo de pensão dos servidores da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Participou de evento que teve lugar no auditório da Superintendência Estadual. Presença de Lúcia Helena Cuevas, titular da Super/SE e de todos os gerentes de agências do BB no Estado de Sergipe.

Curta-metragem sergipano é selecionado para festival de cinema no Panamá
O curta-metragem “A eleição é uma festa” de Fábio Rogério é um dos selecionados para a mostra competitiva de documentários do 7º Festival Internacional de Cortometrajes de Hayah, que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, na Cidade do Panamá.  O festival é o único da América Central dedicado exclusivamente ao formato de curta-metragem e esse ano mais de 800 curtas-metragens foram inscritos e apenas 62 foram selecionados, sendo que “A eleição é uma festa” é o único curta-metragem brasileiro selecionado para a edição de 2013 do festival.

Campanha
“A eleição é uma festa” é um curta-metragem que foi todo filmado e produzido em Aracaju. Com duração de 15 minutos, o curta-metragem acompanha as eleições municipais de Aracaju em 2012 e registrou a campanha eleitoral de dois candidatos a vereador: Batman pelo PMDB e Robin pelo PSDB.

Festival
A estreia do curta-metragem foi no 3º Festival Internacional de Cine en el Desierto, no México, em abril e desde então ele já foi exibido no 10º Festival Internacional de Cortometrajes y Escuelas de Cine El Espejo, na Colômbia, na 8º Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Ouro Preto/MG, na 9º Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga, em Ipatinga/MG, no 7º Festival de Cinema Independente do MuBE, em São Paulo/SP e no 3º Festival Sergipe de Audiovisual, em Aracaju. Em agosto, além da exibição no 7º Festival Internacional de Cortometrajes de Hayah, no Panamá, o curta-metragem também será exibido no 7ª Festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro/RJ.  O trailer do curta-metragem está disponível para ser assistido online em  http://vimeo.com/69809924

Campeonato de Motocross: Motos passam por vistorias
Infonet – Começou na tarde da sexta-feira, 12, a vistoria de motos e equipamentos para os pilotos da 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross (CBM), que acontece em Aracaju nos dias 12 e 13 de julho, na Orla de Atalaia. Os organizadores já deram início às vistorias, que ocorre no local do evento, em uma área reservada pela equipe da CBM. O campeonato tem o apoio decisivo do governo do Estado e reunirá mais de 250 pilotos de várias categorias, entre eles, estrelas mundiais como como o campeão mundial Carlos Campano e o bicampeão em Sergipe, o inglês Adam Chatfield.

Confira a programação:

Sábado – 13/07
7h às 8h – Vistoria Técnica

Treinos Livres
8h  às 8h20 – MX3
8h30 às 8h50 – Junior
9h às 9h30 – MX1
9h40 às 10h – 65cc
10h10 às 10h40 -MX2
10h50 às 11h10 – 230cc Regional

Treinos Cronometrados
12h10 às 12h30 – MX3
12h40 às 13h – Junior
13h10 às 13h40 -MX2
13h50 às 14h10 – 65cc
14h20 às 14h50 – MX1
15h às 15h15 – 230cc regional

Provas:
15h40 – (20 min + 2 Voltas) -MX3
16h30 – (20 min + 2 Voltas) – Junior

Domingo – 14/07
Warm-up
8h – 230 Regional  (15 min)
8h30 – MX2  (15 min)
9h – 65cc (15 min)
9h30 – MX1 (15 min)
10h20 – cerimonial

Provas:
11h30 – MX2  – 1ªbat (30min + 2 voltas)
12h20 – 65cc  (20 min + 2 voltas)
13h10 – MX1 – 1ªbat.  (30min + 2 voltas)
14h – MX2 – 2ªbat. (30min + 2 voltas)
15h – 230cc Regional (15min + 2voltas)
15h40 – MX1 – 2ª bat. (30min + 2 voltas)

Curtas
MERCOSUL CONVOCARÁ EMBAIXADORES PARA ESCLARECER CASO MORALES. /// PARAGUAI VOLTARÁ A INTEGRAR GRUPO A PARTIR DO DIA 15 DE AGOSTO. /// CENTRAIS SINDICAIS AMEAÇAM DEFLAGRAR GREVE GERAL NO FINAL DO PRÓXIMO MÊS. /// GOVERNO VAI APLICAR REVALIDA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA DO BRASIL. /// SNOWDEN AFIRMA QUE AMÉRICA LATINA GANHOU O RESPEITO DO MUNDO. /// BRASIL NÃO TOLERARIA INVASÃO DE PRIVACIDADE, AFIRMA DILMA, EM CÚPULA DO MERCOSUL. /// POLÍCIA FEDERAL DESCARTA CRIME EM BOATOS SOBRE FIM DO BOLSA FAMÍLIA. /// GURGEL INFORMA: MENSALÃO TUCANO SERÁ JULGADO EM 2014. /// JUNINHO PERNAMBUCO VOLTA A DEFENDER O VASCO DA GAMA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Modalidades esportivas – Remo
É um esporte individual e coletivo, no qual os barcos se deslocam movidos por força e técnica das remadas dos praticantes, em que a água é a resistência a ser superada. As corridas são disputadas, geralmente, em raias. As disputas masculinas são separadas das do sexo feminino. As raias, para as competições de Remo, devem ter uma profundidade mínima de 2 ou 3 metros, caso o fundo seja regular. De acordo com as regras de competição de Remo, as principais provas disputadas na distância de 2.000 metros são: a) Single-skiff ou Skiff; b) Double-skiff; c) Four-skiff; d) Dois sem timoneiro; e) Dois com timoneiro; f) Quatro sem timoneiro; g) Quatro com timoneiro; h) Oito com timoneiro. Pela sua longa história e tradição incontestável, o Remo é considerado como Esporte Tradicional. Os fenícios foram os primeiros remadores do mundo.

Pagando mico no rádio
Confirmado para o dia 18, quinta-feira próxima, o lançamento do livro em que o veterano cronista esportivo ANTONIO BARBOSA, um dos mais antigos integrantes do rádio esportivo sergipano em atividade, narra “causos” interessantes, armazenados e catalogados ao longo de várias décadas. O evento vai ocorrer no Museu da Gente Sergipana, a partir das 18 horas.

Jairo Alves
Outro radialista dos mais competentes está ultimando os retoques definitivos para lançar o seu primeiro livro, que aborda a história do rádio sergipano. Trata-se de Jairo Alves de Almeida, que também conta com décadas de atuação na radiofonia sergipana.

O rádio por dentro
A programação esportiva diária (segunda a sábado) ou (segunda a sexta) destaca, no rádio AM – Amplitude Modulada: Na Aperipê (630 khz) – 13,00 às 14,00 horas: Aperipê nos Esportes. Comando de Cristiano Prado e participação de Paulo Roberto e Antonio Costa. 18,05 às 19,00 horas – SHOW ESPORTIVO – Comando de Raimundo Macedo. Participação de Rivaldo Sobral, Felipe de Pádua e Marcelo Macedo.

Profissão perigo
A atividade de técnico de futebol é, mesmo, uma aventura perigosa para quem a pratica. Em apenas 6 rodadas do Brasileirão, oito técnicos já levaram cartão vermelho. Dentre eles, três grandes nomes, vencedores de competições nacionais: Muricy Ramalho, Vanderley Luxemburgo e Paulo Autuori, este contratado para substituir o demitido Ney Franco.

Política e futebol
Andres Sanchez, candidato de oposição à presidência da CBF, vai usar a política para obter votos de várias federações estaduais. O trabalho já foi iniciado junto aos governadores. A situação anunciou, recentemente, que já conta com 15 federações apoiadoras. A eleição será em abril do próximo ano.

Classificação da série A
Os quatro primeiros (G-4) são: 1. Botafogo – 13 pontos ganhos; 2. Coritiba – 12; 3, Vitória – 10 e 4. Fluminense – 9. Na parte de baixo da tabela (Z-4) – 1. 4. Náutico – 4 p.g. – 3. Atlético do Paraná – 6; 2. Flamengo – 6 e 1. Criciúma – 6.

Série B
A Chapecoense lidera, com 19 pontos; 2. Palmeiras – 18; 3. Joinville – 15; 4. Figueirense – 13. Os últimos colocados – 4. ABC – 2 pontos; 3. Guaratinguetá – 4; 2. América de Natal – 6 e  1.Ceará – 7.

Memória esportiva
13 DE JULHO – Em 1930, é disputada a primeira partida de Copa do Mundo, em Montevidéu, Uruguai. Os Estados Unidos vencem a Bélgica, por 3 X 0. No mesmo dia, o francês Laurent marca o primeiro gol da história das Copas, na vitória francesa sobre o México, por 4 X 1. Em 1950, o Brasil goleia a Espanha por 6 X 1, em um Maracanã completamente lotado. 152 mil pessoas assistiram ao baile da seleção brasileira nos espanhóis, festejando a vitória dos brasileiros cantando a marchinha “Touradas em Madri” e aos gritos de “OLÉ”.

Sergipe na cabeça
Visando a aumentar, ainda mais, a distância para o segundo colocado, o Sergipe joga esta tarde, a partir das 17 horas, no Rei Pelé, em Maceió, contra o CSA, último colocado do grupo A-4 da série D. O técnico Givanildo Sales só vai confirmar a equipe rubra momentos antes do jogo. Mas é praticamente certo que manterá o esquema com três atacantes. Pela lógica, o quadro rubro é favorito. Contudo, no futebol qualquer resultado é imprevisível.

Registro social
O “jovem” José Queiroz da Costa, um dos mais importantes dirigentes esportivos de nosso Estado em todos os tempos, completa, amanhã, 14 de julho, 74 anos. Como essa data nos remete à queda da Bastilha, torna-se fácil entender o temperamento irrequieto, contestador e dinâmico do conhecido empresário, atualmente na área da Comunicação Social (Rádio Princesa da Serra), além de distribuição e comercialização de jornais e revistas. Natural de Itabaiana, o ex-funcionário do Banco do Brasil deu uma enorme contribuição ao futebol sergipano, especialmente nas décadas de 70 e 80 do século passado. Patrono da Associação Olímpica de Itabaiana,construiu uma moderna Vila Olímpica para o seu clube de coração, o tricolor da serra. Em 1986, elegeu-se deputado federal. Foi constituinte, tendo ajudado a redigir a nova legislação esportiva do país, ao lado de figuras como Maguito Vilela e Márcio Braga. Este espaço deseja a Zé Queiroz muitas felicidades, extensivas a toda a sua família.

Jogo rápido
Segundo o ex-craque e atual deputado federal Romário, o presidente da CBF foi a Brasília para pedir ao governo federal a dispensa de uma dívida de quase 3 bilhões de reais que os clubes brasileiros têm com a União. /// Pela participação na Recopa Sul-Americana, Corinthians e São Paulo vão receber 200 mil dólares. O campeão terá direito a um prêmio extra de 100 mil $US. /// Leonardo, suspenso por um ano, pediu demissão do cargo que ocupava no Paris Saint-Germain. /// O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, foi convidado pela CBF para presidir a delegação brasileira (seleção) que fará amistoso contra Portugal, em Boston, nos Estados Unidos, no dia 10 de setembro. /// É a sempre presente união (perniciosa) entre política e futebol.

PELO TWITTER

www.twitter.com/olivaluiz  Alega-se agora q ñ adianta + médicos,o problema são as condições.E médicos humanitários,nos confins do mundo,nas guerras,como funcionaram?

www.twitter.com/ThalesBrandao  Os maiores FAKES se concentram na nossa vida real. São pessoas falsas formadas de cinismo na face, ignorância na mente e estratégias do mal.

www.twitter.com/rcabrinicosta  O "povo" acredita em: FHC, Aécio, Roberto Freire, Eduardinho, Marininha, Malafaia, Globo, Folha, etc. Porque não acreditar no TelexFree?

www.twitter.com/ClovisCBMelo  No "Grito das Ruas" 30 mil pessoas em Aracaju. Ontem, na Greve Geral, apenas mil pessoas. O que é que está havendo no Brasil?

www.twitter.com/leleteles  A Globo sonega e não se explica: SÓ NEGA!

www.twitter.com/thiagodhatt O problema da governabilidade não são os parasitas e hospedeiros com os quais vc precisa criar concessões, mas sim em como se livrar destes!

www.twitter.com/FalaSergipe  Se o Canal Xingó for construído na mesma velocidade dos estádios da copa, no próximo ano o sertanejo não vai precisar de esmola de políticos.

www.twitter.com/chicoandradef  Essa história de direita e esquerda já era.O que o povo quer mesmo saber é quem é da verdade e quem é da mentira.Essa é a leitura nas ruas.

DO LEITOR

Porto da Folha: insegurança total
E-mail recebido: “A população de Porto da Folha, esta indignada com a falta de segurança. Para se ter a idéia de como está, esse final de semana foram roubadas várias lojas, sendo farmácias, supermercados, sorveteria. Em pleno centro, que é sempre movimentado.O povo esta vivendo momentos difíceis, o atual prefeito ainda não mostrou para que veio, as ruas da sede e povoados estão muito escuras, as estradas vicinais nas piores condições, o comercio esta na UTI, pedindo socorro, hospital sem medicamentos, e enquanto chega o outro medico do plantão, fica sem medico.Esta um descaso total com a população.”

ARTIGO

A frenagem da criminalidade passa por varias vertentes por José Raimundo de Sousa*

A frenagem da criminalidade passa por varias vertentes, não adianta dizer que presidiários só quer roubar, muitos daqueles que chamamos hoje de vagabundos, e que roubam, nem sabem porque estão vagabundos, por vezes a culpa é toda da sociedade, que por não dar nenhuma chance,  escola de boa qualidade etc, os  transforma os em mendigos, depois os  incriminamos, e por vezes condenamos. Depois de uma primeira condenação e pena, já era, sem chances de nada, vai pras ruas fazer o que? Com fome, e sem outra opção, cometer outros delitos, claro.

Os Países ou Estados que cuida de seus desafortunados, tem menor criminalidade, menor reincidência de delitos, menor desgraça nas ruas e nos lares. Em todo o mundo existe desgraças, de maior ou menor monta, claro. Na EUROPA a reincidência de delitos media é de 50%, sendo que a HOLANDA onde há um trabalho maior de RESSOCIALIZAÇÃO, é de 20%, já tendo chegado a 16%, mas hoje está  em  20%, ainda é a menor do mundo, em PAISES.

Em CAMPO GRANDE/MS, (Brasil), a alguns anos o  CCCG/MS,  começou um trabalho agressivo de RESSOCIALIZAÇÃO através de cursos profissionalizantes, e trabalho para os presidiários do sistema semi aberto. o CONSELHO DA COMUNIDADE  DE CAMPO GRANDE – CCCG, foi  quem encabeçou este trabalho, hoje  já contabiliza 13 mil presos atendidos, detentos e ex detentos, totalmente  recuperados, com índices de REINCIDENCIA de delitos em apenas 4%, mas o Min. Publico fala que é de 3 a 8%. Seja uma ou outra coisa, está muito abaixo da média MUNDIAL.

Fomos a CAMPO GRANDE, trouxemos toda a base fundamental e legal para aplicar em SERGIPE, mas depende fundamentalmente do GOVERNO, estamos tentando uma audiência  com o GOVERNADOR em exercício, Dr. JACKSON BARRETO, pra mostrar esta possibilidade, se ele se interessar, teremos a maior ferramenta de REINSERÇÃO, do mundo,  em mãos, faremos  com que  a sociedade possa ver uma luz no fim do túnel, e quem sabe daquí  a alguns anos, tenhamos conseguido frenar a violência  e a criminalidade, e voltarmos a te  paz nesta terra.

*Presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal do Estado de Sergipe – CCEP/SE – 9988-0188.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte.”

“Vale mais romper de uma vez do que alimentar permanente suspeita.”

Júlio César, militar e imperador romano, acredita-se que nasceu em 13 de Julho 100. a.C. e morreu 44 a.C.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários