Desventuras de Ananias

No dia 3 de janeiro deste ano, este espaço publicou o artigo com o título “Parlamentar Ananias”. Para o leitor o início do artigo: “Há um certo parlamentar “Ananias” por aqui, loroteiro e sofista, que gosta de cobrar dos outros exatamente aquilo que ele mesmo nunca pôs em prática. Ananias, para quem não sabe, é uma personagem bíblica, apresentada no livro dos Atos (capítulo 5), que se desfez de um terreno por certa quantia, sob a desculpa de que doaria o produto da venda para a obra de pregação cristã, quando, na verdade, só doou a metade. Sua esposa, Safira, outra loroteira, compactuou dessa pouca vergonha. E o pior: tanto Ananias quanto sua mulher se apresentavam como paladinos da moralidade. O resultado é que o apóstolo Pedro descobriu tudo e lançou uma maldição sobre os dois. Ambos morreram. Que coisa!”

 

Pois bem! Este jornalista não é profeta, mas nos últimos dias a profecia do parlamentar Ananias de Sergipe vem se realizando. Parece que o Ananias está prevendo um dilúvio nas eleições municipais deste ano e está desesperado. O Ananias só falta pendurar uma melancia no pescoço para aparecer na mídia sergipana. Coitado! E o motivo do desespero é que acabou a mamata no governo estadual e ele não sabe como garantir uma “ajuda” para seus candidatos em vários municípios. E o pior! Além de perder a mamata, num delírio dantesco acusa os outros de “mamateiros”.

 

Agora Ananias terá de enfrentar o tribunal dos homens. É uma pena, que Ananias não será candidato este ano. O tribunal dos eleitores seria a melhor lição para ele. O tribunal dos homens é cheio de interesses, políticos, pessoais e financeiros. Ananias esquece que os eleitores de hoje estão conscientes sabem separar uma oposição com criticas concretas e balizadas daquela oposição que faz politicagem e, até mesmo, tentando tirar proveito eleitoral de um problema grave como é a epidemia de dengue.

 

Por fim, para lembrar novamente o final do artigo do dia 03 de janeiro: Na filosofia grega, Protágoras de Abdera, pai dos sofistas, dizia que “o homem é a medida de todas as coisas, das que são enquanto são e das que não são enquanto não são”. Para esse certo parlamentar “Ananias” fica a parte final da máxima. Ele é a medida de todas as coisas que “não são”. Só está faltando o castigo divino. Quem sabe em 2010. Pedro nele!

 

Anúncio para os servidores

Nesta sexta-feira, 09, às 15hs, no auditório da Codise, no DIA, será anunciado o reajuste salarial para os servidores estaduais. O que se sabe é que além de um reajuste linear, um pouco acima da infração do período, algumas categorias terão outras melhorias salariais.

 

Mesa de negociação: CUT questiona método do governo I

A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe e demais representações sindicais do Estado reuniram-se no último dia 7, com a bancada governamental, na Secretaria de Estado da Fazenda, em Aracaju, entre 19h e 21h, para mais uma reunião da Mesa de Negociações Permanentes.  Além de uma avaliação sobre as ações deliberadas pela mesa até o momento, a bancada sindical expôs as angústias de cada categoria e pontuou questões previamente negociadas com o governo, no sentido de encerrar algumas mobilizações e greves já instauradas em Sergipe. Houve questionamento com relação ao índice a ser aplicado. O governo aponta para o IPCA e os servidores para o INPC. Para o presidente da CUT/SE, Antônio Góis, os pontos-chave que precisam ser definidos no âmbito da mesa de negociação são: a política salarial, a política de correção das distorções nas carreiras dos servidores e a reposição de perdas salariais com definição de regras que facilitará os trabalhos.

 

Mesa de negociação: CUT questiona método do governo I

“Há divergências de valores apresentados pelo governo referentes à projeção para 2008 da receita corrente liquida do Estado, a qual foi proposta estabelecer como regra à aplicação do índice de crescimento da receita do ano anterior, o que daria fim ao impasse, pois trata-se de valores realizados e não projetados”, explica ele.  Segundo levantamento apresentado por Góis, muito embora ainda não tenha sido publicado o índice correspondente ao mês de abril, a inflação dos últimos 12 meses pelo IPCA foi de 4,73%, e pelo INPC, de 5,50%. A proposta defendida pelo presidente da CUT/SE é que seja adotado o índice do INPC, que é o parâmetro mais utilizado para correção de salários, inclusive na política de correção do salário mínimo, conforme previsto em lei. Góis cobrou ainda proposta para definição do percentual de aumento real (acima da inflação), mas o representante do governo e coordenador da mesa, Nilson Lima, não apresentou qualquer proposta, apenas disse que iria levar ao governador as questões levantadas.

 

Estrada de  Santa Rosa de Lima a Moita Bonita

O governador Marcelo Déda participa no “Sergipe de Todos”, este final de semana que será realizado a partir de hoje, 09 até amanhã na cidade de Itabaiana. Amanhã, 10,  participará no inicio da tarde em Santa Rosa de Lima da festa tradicional da cidade e do almoço em comemoração ao aniversário do deputado federal Jackson Barreto que nasceu naquele município. O governador vai anunciar a reforma da estrada que liga Santa Rosa de Lima a Moita Bonita.

 

Pesquisa não registrada em Itabaiana

A oposição a prefeita de Itabaiana, comandada pelo ex-prefeito Luciano Bispo, promete para hoje, 09, a divulgação de uma pesquisa eleitoral. O mais interessante é que a jogada é fazer intriga sobre a possibilidade do vice de Maria: se a atual ou um nome indicado pelo PT. O juiz eleitoral da comarca já foi alertado e a divulgação sem o devido registro criará sérios problemas para uma rádio local. Em Itabaiana as eleições são acirradas, é uma relação de amor e ódio. Infelizmente, às vezes as paixões tomam conta do lugar da razão. É bom lembrar: Paixão destemperada pode mata, e amor constrói.

 

Reurbanização da Praça Fausto Cardoso

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assina hoje, 09, às 17 horas, uma Ordem de Serviço para reurbanização da Praça Fausto Cardoso. A solenidade acontece na própria praça, que fica no Centro da cidade. Com a reurbanização, a Praça Fausto Cardoso receberá novas palmeiras imperiais e ipês, além de uma nova pavimentação em piso de pedras portuguesas e da recuperação artística de estátuas, coretos, chafariz, dentre outros monumentos.

 

Cadê o IPM do spray com pimenta?

Quem se lembra do jogo América de Propriá e Confiança no Batistão, no dia 2 de abril deste ano? Alguém se lembra do spray de pimenta usado pelo tenente nos olhos de dois jogadores do América? Cadê o Inquérito Policial Militar? Alguém sabe informar? O comando da PM não deveria divulgar para a sociedade o resultado final. Ou será que nada foi apurado?

 

Renovação de cadastro no Banese

De um leitor e cliente do Banese: “Com o término da CPMF os bancos estão metendo a mão no bolso dos correntistas. Agora o Banese criou a “Renovação de cadastro” pela bagatela de R$ 20,00 isso é um abuso já pagamos plano de tarifas, excesso de plano de tarifas, débito de seguro cheque especial. O pior é que somos obrigados a manter nossas contas no banco do Estado (funcionário público). É preciso que alguém tome uma atitude não é justo pagarmos tantas taxas. O banco não tem nem a consideração de avisar aos correntistas metem a mão no nosso dinheiro sem consentimento, renovar cadastro de clientes com mais de 20 anos no mesmo banco é levar na tora!”.

 

Atrasos em correspondências e poucos carteiros

Um leitor fez ontem um questionamento que procede e que tira o sono de muitos que pagam suas contas em dia. Trata-se do atraso de entrega das correspondências pelo Correio, e nelas as milhares faturas. O leitor manteve contato com a gerencia dos Correios e foi informado que é devida a pequena quantidade de carteiros. O problema é: quem pagará os juros e multas. Com o atraso, muitas faturas só são aceitas no banco que emite o documento e lá vai o cliente para as filas quilométricas. 

 

Adema: Sobre procedimento aberto pelo MPF I

“Fico muito feliz porque as questões ambientais estejam sendo discutidas” Salienta o diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes. Segundo Genival, –  que foi o fundador da primeira ONG ambientalista do Estado, cuja identidade sempre foi à luta pelo Meio Ambiente-, diz compreender a importância do Ministério Público Federal como agente fiscalizador do meio ambiente no Brasil e em particular de Sergipe, de querer apurar as licenças concedidas pelo órgão. Entretanto, Genival esclarece que o procedimento administrativo aberto pelo MPF não levará o órgão a qualquer tipo de constrangimento ou improbidade administrativa alguma já que as licenças concedidas foram todas tecnicamente avaliadas pela equipe  multidisciplinar do órgão e que são profissionais totalmente qualificados para  execução suas funções.Explicando a questão Hovercraft, do  caso do Terminal Portuário da Petrobrás, Genival Nunes diz que esse empreendimento teve o seu licenciamento baseado em fundamentos técnicos bem específicos, contemplando inclusive o monitoramento do mamífero aquático. Declara que não obstante ainda da preocupação do MPF em paralisar o funcionamento do barco, a própria Petrobrás recorreu ao Tribunal Federal da 5ª região, e a conclusão do desembargador  se resumiu na seguinte frase: “ Projeto cercado dos cuidados devidos”. Esse procedimento cuidadoso foi realizado pela Adema, declara Genival.

 

Adema: Sobre procedimento aberto pelo MPF I

Quanto a Ponte Joel Silveira, localizada sobre o rio Vaza-Barris, Genival declara que a mesma faz parte de um plano de desenvolvimento do litoral sul, e um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), foi produzido e analisado tecnicamente  pela Adema e testificado como em perfeita condição de sustentabilidade. E ainda assim, a Adema teve a preocupação de fazer ainda o Relatório Ambiental  Simplificado(RAS), afim de completar  o estudo da ponte.Genival enfatiza que há pouco menos de dois meses teve uma conversa com  biólogos do Instituto Mamífero Aquático, e posteriormente com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o objetivo dessa conversa foi justamente discutir cuidados com o Meio Ambiente. Em tese, Genival Nunes explica que nenhuma atitude quanto aos licenciamentos expedidos pelo órgão foram feitos de forma irresponsável, em desacordo com as normas ambientais.Declara entender que possa haver divergências técnicas, e diz entender que isso seja uma normalidade, mas enfatiza que a acusação do MPF de o órgão praticar uma atitude de Crime Ambiental é algo muito pesado para quem notoriamente trabalha unicamente no sentido de preservar o Meio Ambiente.  Genival se diz estar indignado com essa situação e irá provar que  jamais assinaria uma licença ambiental que viesse promover qualquer tipo de agressão ao Meio Ambiente em qualquer parte desse mundo, já que toda a história de vida de militância está voltada para  o Meio Ambiente. (Ascom/Adema).

 

MPF e a preocupação ambiental I

De um leitor: “Li atentamente o comentário sobre a preocupação do Ministério Público através da digníssima procuradora Eunice Dantas quanto as licenças ambientais concedidas pela Adema principalmente para Terminal da Petrobrás e para Ponte Joel Silveira. E gosto quando vejo que o MP está atento para as possibilidades de “benesses” quanto a concessão de licenças ambientais! Porém, não acredito que a Adema, Governo do Estado e Petrobrás trabalhem com ações ilícitas! Mas não posso deixar de elogiar o tão oportuno comentário de sua coluna, e mais, gostaria de ver o MP através da mesma Procuradora checar, quem autorizou a ocupação da área de mangue da Av. Pedro Valadares, hoje até com igreja? Quem autorizou a ocupação por uma construtora do espaço que antes era o hotel Dunas (possui licença ambiental)?”.

 

MPF e a preocupação ambiental II

Continua o leitor: “Se o MP não contestou a liberação da licença ambiental para construção da Ponte Aju/Barra porque contestaria para Ponte Joel Silveira? O impacto da ponte Aju/Barra não causou mais problemas para os botos do Sr. Adolfo Hubner (sem querer desvalorizar o seu importante trabalho) que o fato da instalação da Petrobrás no bico do pato? Tem mais e mais questionamento que podem ser averiguado pelo MP através da eficiente Procuradora, mas, se formos radicalizar, existe o risco da Sociedade protetora das aves impedir que a Procuradora saia de carro para não emitir gases poluentes que, com certeza sem precisar fazer EIA/RIMA, afetarão o Meio ambiente Mundial! Se o mundo fosse criado hoje, o fato da solicitação pelo Criador de licença ambiental para o ser vivo povoar a terra, pela legislação atual, se fosse radicalizar, não seria concedida!”.

 

PEC amplia reforma agrária

O deputado federal Valadares Filho (PSB) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC, para garantir quais são as funções sociais da propriedade produtiva, já que atualmente a prática do trabalho escravo, a existência de um crime ambiental, ou o não uso racional e adequado da terra não são motivos suficientes que autorizam a União a desapropriar para fins de reforma agrária. “Na medida em que o proprietário da terra pode argumentar que sua propriedade rural é produtiva, muito embora esteja descumprindo a função social da propriedade”, explicou.

 

PT Socorro: Em resposta à filiada Edilma Almeida I

Do presidente do PT de Socorro, professor Washington: “Inicialmente quero dizer que o tempo que a filiada Edilma diz ter mais do que eu no Partido é de um mês e vinte e dois dias, um detalhe mínino. Quando falo ou escrevo como presidente, represento o partido, quer queira ou não a filiada. Quando ela insiste em dizer que não houve reunião do diretório para fazer a nota na qual, repudio o comportamento do chefe do executivo de Socorro frente ao professorado, ela na verdade está tomando uma posição política de defesa do prefeito, isto não é uma posição partidária e, sim política, pois, a nota defende uma causa justa, não há o que se contestar pela própria história do Partido dos Trabalhadores. Já à posição de um secretário do prefeito é natural que ele fique ao lado do seu chefe, o prefeito. Mas uma filiada do PT contestar, não é compreensível”.

 

PT Socorro: Em resposta à filiada Edilma Almeida II

Continua Washington: “Nas eleições internas de 2005 do PT fui convidado por todas as tendências para ser o candidato a presidente e fui vencedor nos dois turnos, inclusive com o voto da supracitada filiada.  Quando ela fala em fraude e se refere a um processo (nº. 200588100435), vejamos o que a mesma diz em documento enviado à Comissão Executiva Nacional do PT no ano de 2005: “Após exaustiva discussão, ficou aprovado que seriam mantidas as 133 filiações contestadas pelo presidente municipal do partido, e mais 27 inclusões. Sobre estas 27 filiações mais uma vez o Sr. José Alves Barbosa falta com a verdade, quando cita companheiros que são desconhecidos do diretório municipal.” Assinam Edilma Almeida e mais 05(cinco) companheiros, foram estas filiações que ensejaram o ex-presidente a entrar na justiça comum contra o próprio PT. Se houve fraude, com a palavra Edilma. Não fiz nenhuma filiação no ano de 2005. Quando as eleições do ano de 2007, nas quais sair vencedor nos dois turnos, não há nenhuma contestação ou recurso existente no Partido ou na Justiça Comum. Estou com a consciência tranqüila e pronto para o grande embate de 2008 aqui em Nossa Senhora do Socorro, nosso município”.

 

Do céu ao inferno em 72 horas

Atendendo a diversos e-mails e por conta da democracia que impera neste espaço este jornalista (flamenguista sadio), publica um texto de um leitor sobre a derrota do Flamengo na última quarta-feira: “Pô, cara hoje, 08, você não fez nenhum comentário sobre futebol. Por quê? Ontem, 07, acordei perto de meia noite com um chororô danado. Acordei assustado pensando que era o Botafogo. Para minha surpresa era o Menguinho mulambo. Oh que pena que eu fiquei. E ninguém segura esse chororô….”

 

Congresso Estadual de Juventude do PT

Será realizado amanhã, 10, a partir das 14hs, no auditório da Codise (Avenida Heráclito Rollemberg no DIA), o 1º Congresso Estadual de Juventude do PT. O Congresso debaterá temas como “O Brasil que queremos” e a “Concepção e funcionamento”. No Congresso serão eleitos os delegados para o Congresso Nacional da Juventude que será realizado em Brasília.

 

Feira dos presidiários

Camas, cadeiras, bancos, mesas e brinquedos em madeira. Esses são alguns dos produtos que estão sendo comercializados pelos familiares dos presidiários que integram o Projeto da Marcenaria. O evento que iniciou desde a última sexta-feira, 08, está sendo realizado na Praça General Valadão, das 8h às 20h, e prossegue até o dia 25 de maio. No local, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) patrocinou toda e estrutura para que os envolvidos no projeto pudessem comercializar os objetos. Os produtos artesanais em madeira são produzidos nas marcenarias instaladas no Presídio Regional Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória, e no Presídio Estadual de Areia Branca (Peab). De acordo com o secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo, com esse trabalho de ressocialização, a Sejuc vem ajudando os internos no sustento das famílias, mesmo antes deles retornarem para o convívio na sociedade, evitando que fiquem ociosos.

 

Agitador de idéias  I

De um leitor: Prezado Cláudio Nunes, se: “Faltava alguém para levantar esta questão em nível dos poderes constituídos.” E esse alguém se fez na pessoa do sergipano Carlos Ayres Britto, que ao assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral – TSE joga lenha na fogueira do sistema partidário, onde os partidos: “têm proprietários ou donos, cartorialmente oligarquizados. Como se fosse a mais colonial das fazendas de gado.” Como se fossem!… É querem maquiar tamanha realidade. “A Justiça Eleitoral pode colaborar nesse processo de depuração da vida democrática brasileira”, valendo-se da expressão antiga do: “sepulcro caiado” que significa ser o mausoléu bonito por fora, mas que por dentro é uma putrefação só; ao que trazendo para os dias atuais quanto as TVs, onde as imagens são bonitas só que nos bastidores é uma parafernália só!”

 

Agitador de idéias  II

Continua o leitor: “Concordo com o Ministro do Supremo Tribunal Federa – STF, ou mesmo do agora também presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em provocar para que todos nós estudemos ainda mais e agitar idéias para que quando as questões se apresentarem já tenhamos todos pelo menos um início de reflexão. Como diz o hoje deputado federa Albano Franco: “em Aracaju todos se conhecem”, e sendo assim por que não se dá uma solução ao processo de um frentista supostamente filho paterno de uma falecida autoridade?… Se: “temos políticos que fazem de sua caneta um pé de cabra, de outro lado, nós temos políticos que fazem da política aquilo que ela efetivamente é:” Tenho um amigo que sempre diz: “Política é a arte de enganar o próximo quanto mais próximo”, e na prática a lenha na fogueira de: “se exigir fidelidade do eleito ao seu partido, se o partido não for fiel a si mesmo, ou não for fiel ao seu programa e, sobretudo se o partido não pratica aquilo que é próprio de todo o processo eleitoral”.

 

Agitador de idéias  III

Conclui o leitor: “Estando dois sergipanos; e aí faço uma paródia à fala do governador Marcelo Deda: “Carlos Britto é o homem certo no lugar certo, neste momento da democracia brasileira” Cezar Britto também é o homem certo no lugar certo, nesta tão propalada democracia brasileira, onde a Justiça, tão desrespeitada por aqueles que a deveria fazer cumprir, são os que mais se envolvem em falcatruas por se acharem donos da verdade e das leis. Ainda recentemente em seu Blog um advogado criminalista, repudiou a generalização com advogados, chegando a invocar a Constituição dizendo: “Ninguém pode ser julgado sem que haja o contraditório, ou seja, a defesa”, e sendo a profissão de advogado defensores das Leis, assim como engenheiros (criticados quando das obras mal feitas), médicos (hoje criticados pela generalização as doenças como vírus ou viroses…). Estamos sim com sistema de justiça onde falta ética e sobra cinismo. Isabela o fato mais recente, comoção da população, a absolvição do fazendeiro em segundo julgamento da missionária, Fernandinho Beira Mar com um custo de milhões para cada depoimento enquanto as pessoas morrem picadas pó um mosquito. Vamos sim Ministro/Presidente estudar e refletir; quem defende quem, se todos só pensam em ter e ostentar mais… Nosso Lula já quer um terceiro mandato!…”

 

Banco do Brasil só chamou 7.41% em Sergipe

Passar em um concurso público não é mais garantia de ser chamado, principalmente agora que virou moda se fazer concurso para reserva de cadastro. O concurso realizado pelo Banco do Brasil para Sergipe já tem quase um ano e até agora só foram chamados 14 aprovados. É o menor índice de convocados do Norte e Nordeste, apenas 7.41% dos 189 aprovados – apesar de nas agências os funcionários estarem se desdobrando para atender a grande demanda. Semana passada, o procurador Cristiano Paixão, do Ministério Público do Trabalho de Brasília, abriu procedimento de investigação para apurar por que o BB abriu novo concurso enquanto o cadastro de reserva do último concurso ainda está na validade. O Banco tem um prazo de 15 dias para dar explicação. A Caixa Econômica está agindo da mesma forma. Amanhã,  10, tem nova reunião com os concursados no Sindicato para discutir os próximos passos a ser tomados, a fim de pressionar os bancos para efetuar as convocações.

 

Cine sanatório: A Rainha Diaba

Neste, sábado, 10, às 14hs, na UNIT (Centro, bloco A, sala 9), será exibido o filme “A Rainha Diaba”. O filme tem a direção de Antônio Carlos Fontoura e foi produzido em 1974. Sinopse: Do quarto dos fundos de um prostíbulo, o sanguinário bandido conhecido como Rainha Diaba controla com mão de ferro o tráfico de drogas da cidade.

Para evitar a prisão de um dos seus comparsas ela decide criar um “bode expeatoro”, forjar um perigoso bandido para depois entregar a policia. Mas nem tudo sai como planejado…

 

Nascimento da Casa Santa Rosa

A pacata e singela Aracaju do início dos anos 60, precisamente em 1963, testemunhou o nascimento de uma empresa que, até os dias de hoje, faz parte da história empresarial de nossa cidade: a Casa Santa Rosa. http://www.fsrosa.com.br

 

Le Biscuit inaugura loja em Aracaju nesta sexta

Nesta sexta-feira, 09, a Le Biscuit inaugura sua primeira loja fora do estado da Bahia. A partir das 9 horas, a rede de variedades criada há 40 anos em Feira de Santana abrirá as portas de sua 8ª loja no Shopping Riomar, em Aracaju. Em uma área de 1.310 m2, a unidade sergipana inicia as atividades com 100% da capacidade, a partir de um investimento de R$ 3 milhões.A política de Recursos Humanos da Le Biscuit também privilegiou a contratação de mão-de-obra local. Todos os profissionais da unidade de Aracaju são sergipanos, desde os profissionais de serviços gerais e limpeza até o quadro gerencial. A empresa conta com o apoio do Núcleo de Amparo ao Trabalhador (NAT) de Aracaju e de uma empresa de recursos humanos local no processo seletivo. Ao total, foram gerados 85 postos de trabalho diretos. Entre as novidades, a empresa leva para Aracaju os cursos de artesanato, um dos diferenciais da rede – com aulas de pinturas, bordados, customizações, entre outros –, além de um balcão de embalagens para presentes. As outras sete unidades da Le Biscuit estão localizadas em Salvador – lojas Mouraria, Bonocô, Salvador Shopping, Comércio e Avenida Paralela, onde também funciona o Centro de Distribuição da empresa – e em Feira de Santana – no Centro e no Shopping Iguatemi.

 

Frase do Dia

“A vida que não passamos em revista, sem reflexão, não vale  pena viver.” Sócrates, filósofo grego.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais