Deu “Bode Bito” em Riachão. Justiça manda prefeito recolocar estátua

Bode Bito: patrimônio cultural de Riachão do Dantas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O prefeito interino de Riachão do Dantas, Pedro Santos Oliveira, o Pedro da Lagoa (PT) – que assumiu o cargo em setembro deste ano com as cassações pelo TRE da prefeita, Gerana Gomes Silva e o vice-prefeito Luciano Gois – tem cinco dias após ser intimado para recolocar a estátua do “Bode Bito” do trevo de entrada da cidade.

A estátua foi colocada no local em 09 de setembro de 2007, refletindo a história e cultura local. E por motivos político eleitoral o prefeito interino resolveu retirar a estátua. O Ministério Público Estadual, entrou com uma Ação Cominatória com Pedido de Tutela Antecipada de Urgência.

Ontem 06, à tarde, a juíza da Comarca, Érica Magri Milani, determinou que o prefeito Pedro da Lagoa recoloque a estátua no local e marcou uma audiência de conciliação para o dia 23 de janeiro. Na decisão a juíza alertou para que a estátua é um símbolo cultural da cidade e que o gestor para retirar ou alterar o local da mesma deveria “vislumbrar os anseios populares para tanto, considerando que não constam históricos de acidentes causados pela visitação ao “Bode Bito”, ou qualquer entrave urbanístico neste sentido.”

A juíza Érica Milani alertou ainda que “pelo princípio da participação popular, o povo é protagonista da afirmação e proteção dos direitos culturais, cabendo a ele deliberar e opinar sobre a política cultura firmada pelo Estado, mediante consultas e audiências públicas, através dos cidadãos individualmente considerados e/ou por organizações civis. Nesta senda, não há notícia de qualquer consulta popular a respaldar a decisão tomada pelo gestor municipal o que fere ainda mais o direito fundamental à cultura da população de Riachão do Dantas/SE.”

Sinceramente? O povo de Riachão do Dantas está necessitando de novos gestores. Enquanto a prefeita foi afastada em setembro pelo TRE, por divulgar pesquisa eleitoral proibida pela justiça, o prefeito interino que deveria fazer aprender e fazer apenas o que lhe compete como interino resolveu afrontar o povo e uma tradição cultural do município.

Através da ação do MPE/SE o TJSE atendeu o apelo popular e a estátua do “Bode Bito” voltará para o local de onde jamais deveria ter saído. E que o interino tenha a resposta popular daqui há dois anos.

 

Atualização do blog E neste sábado, 08 de dezembro, o blog não será atualizado, por conta do feriado de Nossa Senhora da Conceição. Retorna normalmente na segunda-feira, 10.

Remédios Ipesaúde Sobre a reclamação de um usuário do Ipesaúde do não recebimento de remédio para tratamento da diabetes o blog foi informado que nenhum plano de saúde entrega remédio gratuitamente como faz o Ipesaúde e como é faz parte da administração pública é lenta em alguns processos às vezes os prazos e recursos são atropelados pela demanda. A falta de Diamicron aconteceu, mas dentro do leque e da grandiosidade de serviços oferecidos pelo Ipesaúde aos seus pacientes diabéticos é algo a ser superado.

CRO-SE: Ética Odontológica O Conselho Regional de Odontologia anda reforçando, junto à classe odontológica, a necessidade de máxima cautela no uso da internet e Redes Sociais no que se refere à divulgação de propaganda irregular. De acordo com a entidade, o Código de Ética Odontológica precisa ser modernizado, mas ainda é o parâmetro de atuação para evitar propaganda enganosa, concorrência desleal e aviltamento da profissão. O Conselho pede a compreensão dos cirurgiões-dentistas e a somação de esforços para buscar essa modernização junto ao Conselho Federal de Odontologia, mas reforça: “são infrações éticas o uso de imagens de antes e depois, a realização de promoções e sorteios ou a oferta de brindes associados a serviços odontológicos. Estamos cumprindo nosso papel de fiscalizar”, alerta o CRO.

Eleição no CRO-SE Por falar em Conselho Regional de Odontologia, a entidade realiza, no próximo dia 17, eleição para o biênio 2019-2021. A eleição terá chapa única, liderada pelo atual presidente Anderson Lessa Siqueira, mas traz uma equipe de conselheiros renovada em 60% e propostas de dinamização e melhoria. Como o voto é obrigatório para todos os cirurgiões-dentistas com inscrição principal e a eleição vem sendo online desde o pleito anterior, senhas provisórias já estão sendo enviadas por e-mails ou SMS. Quem não recebeu deve ligar: 3214 – 6322 ou 99937 – 2059.

Vereador apresenta denúncia de assédio moral coletivo na ASSESP Na quinta-feira, 6, ao utilizar a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o vereador Américo de Deus (Rede) apresentou denúncia de assédio moral coletivo na Associação dos Empregados da Emgetis (ASSESP).

Direitos conquistados De acordo com Américo, foram realizados vários cortes, inclusive direitos conquistados há mais de duas décadas. “Na denúncia os servidores citaram que o diretor-presidente, Ézio Prata Faro, fez modificações na legislação para beneficiá-lo diretamente. A gestão realizou vários cortes, inclusive direitos conquistados”. citou.

Denúncia Por fim, o parlamentar afirmou que o diretor presidente recebe uma gratificação, no montante de R$ 6,5 mil, que é restrita aos servidores, já que os diretores exercem cargos de confiança e não teriam direito a receber. “Como a gestão de Ézio Faro na diretoria foi iniciada em 2010, ele próprio solicitou o pagamento retroativo a 2010, mas foi convencido a desistir da reivindicação e essa solicitação foi arquivada”, explicou.                                                        

Continência a um comunista Na próxima terça-feira, 12, a partir das 18h, no Cotinguiba Esporte Clube, Bairro São José em Aracaju será lançado o livro “Continência a um comunista.” O livro, escrito pelo jornalista Milton Alves Júnior é a biografia de Wellington Dantas Mangueira Marques, importante militante do PCB em Sergipe que foi inclusive perseguido e torturado durante o período da ditadura militar.

Novo instrumento de combate à corrupção O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) falou sobre o projeto de sua autoria, que estabelece canais para que os cidadãos possam, voluntariamente, relatar suspeitas de irregularidades, de forma segura e sem riscos de retaliação. Valadares subiu ontem, 06, à tribuna do Senado para falar do projeto, às vésperas do Dia Internacional Contra a Corrupção, 9 de dezembro.

Normas O texto, já em tramitação no Senado, estabelece normas de incentivo e proteção às pessoas – cidadão comum ou servidor público – que desejem denunciar à autoridade a ocorrência ou suspeita de irregularidades, no âmbito do setor público ou privado.

Eficiência A intenção é garantir a segurança de quem denuncia e dar eficiência à checagem de informações relativas a desvios de recursos, improbidade administrativa, ou até mesmo ilícitos em andamento que possam atentar contra o patrimônio público, a prestação de serviços públicos, o meio ambiente e a saúde pública.

Propostas O projeto de Valadares prevê a preservação da identidade do denunciante – ou “reportante”, como é chamado em países que já adotaram a prática. Institui medidas de proteção à integridade física dos que relatam irregularidades, quando houver necessidade. A proposta ainda determina medidas contra eventual retaliação, especialmente as que podem ocorrer no ambiente de trabalho do denunciante. E assegura a proteção de dados e informações sigilosas.

Alessandro Vieira abre processo seletivo para seu gabinete O senador eleito Delegado Alessandro Vieira inova quando o assunto é política, e lança ontem, 06, o programa Talentos do Congresso, um processo seletivo público para preenchimento de vagas no gabinete do Senado, em Brasília, no escritório de Sergipe, em Aracaju, e no gabinete compartilhado Acredito, também localizado em Brasília. O lançamento oficial do site para inscrição no processo seletivo será feito durante uma Live pelas redes sociais do futuro parlamentar.

Serviço Dessa forma, o senador eleito pretende garantir transparência, economia e o melhor serviço possível prestado para o cidadão. “A Fundação Estudar e o Legisla serão nossos parceiros para processar a seleção e é possível disputar vagas nos times dos parlamentares vinculados ao Movimento Acredito e também no gabinete compartilhado”, afirmou.

Compartilhamento Este formato é uma inovação que o Movimento Acredito está trazendo para o legislativo federal. Ao invés de terem apenas gabinetes separados, os parlamentares Alessandro Vieira, Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) compartilharão o time e o espaço físico. Com essa atuação transparente e inovadora, só no Senado Federal, a economia gerada será de aproximadamente 4,5 milhões de reais ao longo do mandato, sem prejuízo para a eficiência.

Georgeo critica aumento de salário dos magistrados Nesta quinta-feira, 6, a Assembleia Legislativa votou e aprovou uma série de Projetos de Lei de autoria dos Poderes. Entre eles, os PL’s que reajustaram para o próximo ano o salário dos desembargadores, promotores, procuradores do Tribunal de Justiça e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. O deputado estadual Georgeo Passos, Rede, foi um dos que se posicionou contrário aos reajustes. Segundo ele, esse aumento não condiz com o momento de dificuldade financeira do país e também de Sergipe. “Sabemos das dificuldades, por isso não concordo com esse reajuste neste momento”, afirmou.

Recomposição salarial “Vivemos em um Estado onde o Governo não consegue dar a recomposição salarial de várias categorias há anos justamente com o argumento de dificuldade financeira. Entendemos que cada Poder tem sua autonomia, mas não é justo esta Casa votar e aprovar um aumento para uma categoria que já é privilegiada”, completou.

Alegação A proposta de reajuste dos magistrados em nível estadual já era algo esperado após a aprovação de aumento para os ministros do Supremo Tribunal Federal concedido pelo Senado no último mês. A alegação é que o subsídio dos juízes e desembargadores é atrelado a um percentual do que é pago a um ministro do STF.

Sem obrigatoriedade Contudo, Georgeo lembrou que não se trata de uma obrigação. “A Constituição diz se trata de um teto, um limite e não de uma obrigatoriedade. Ninguém pode receber a mais, mas todos podem receber a menos. Cada ente precisa ter sua autonomia respeitada. E cada um é que sabe da sua realidade financeira”, ponderou.

Impacto O parlamentar destacou ainda que essa recomposição salarial terá um impacto na previdência do Estado. “O que der para o ativo, tem que pagar para o inativo também. Esse aumento vai ultrapassar a casa dos R$ 5 milhões. A previdência tem um grande problema, mas esse rombo não é causado por quem ganha menos”, finalizou Georgeo.

Plenário da Assembleia não vota título de cidadão sergipano para Jair Bolsonaro Na pauta de votação das comissões temáticas na quinta-feira, 6, estava incluído um projeto de resolução que concede título de cidadania sergipana ao presidente eleito Jair Bolsonaro. De autoria do deputado estadual Capitão Samuel (PSC), o projeto já havia sido retirado de pauta há duas semanas por causar constrangimento em alguns deputados contrários à concessão do título.

Discordância O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é um dos que discordam da honraria e para não votar contrário ao projeto de Samuel renunciou à presidência da Comissão no momento da votação, como já tinha feito anteriormente. “Não tenho condições políticas para votar num titulo de cidadania para uma pessoa como Jair Bolsonaro. Por tudo o que ele representa de retrocesso”, justificou Gualberto.

Extremismo Na CCJ o projeto foi aprovado com o voto contrário da deputada Ana Lúcia (PT). Mas não obteve consenso para ser votado no plenário e acabou sendo retirado de pauta pelo presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (PMDB). “E sem entrar no mérito de questionar o que ele (Bolsonaro) já fez de bom para Sergipe. Inclusive o que ele representa para a educação do país, pois querem formar a extrema direita dentro das escolas, e isso sim seria uma escola sem partido”, argumenta Gualberto.                                                                                   

HU receberá a I Jornada de Fonoaudiologia da UFS O Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza na próxima segunda-feira, 10, no Hospital Universitário da UFS, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a I Jornada de Fonoaudiologia.

10 anos De acordo com a vice coordenadora do Departamento, Priscila Oliveira, o evento dá continuidade às comemorações dos dez anos do curso na UFS e lembra também o Dia do Fonoaudiólogo, comemorado em 9 de dezembro.

Programação “Nosso objetivo principal, além da integração, é capacitar fonoaudiólogos. As vagas para a jornada foram abertas e conseguimos, em cerca de duas horas, inscrever mais de cem pessoas, um número muito bom”, comenta. Priscila relata ainda que a programação busca contemplar a discussão de temas atuais nas principais áreas de atuação do fonoaudiólogo.

Cidadania Lazer e acessibilidade são marcas registradas no mandato do vereador de Aracaju, Thiguinho Batalha (PMB). E neste sábado, 08, o parlamentar em parceria com a Construtora Celi, irá inaugurar o primeiro brinquedo adaptado para crianças com mobilidade reduzida na Praça Alameda das Árvores, a partir das 16h. A ação é fruto da alteração na Lei 2.476/96, realizada em 2018 pelo jovem parlamentar.

Governo reinstala esculturas na Orla de Atalaia A Seinfra, secretaria do governo estadual,reinstalou no Monumento aos Formadores de Nacionalidade, localizado em uma das áreas de visitação na Orla de Atalaia as esculturas em bronze de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e de Zumbi dos Palmares, bem como reforçou a fixação da base das demais instaladas no local, que foram arrancada por vândalos no último dia 17 de novembro.

Frequência Segundo o secretário estadual da infraestrutura, Valmor Barbosa, as ações de vandalismo contra os equipamentos de lazer da orla têm ocorrido com maior frequência. “Além de arrancarem as duas estátuas, os vândalos também levaram toda a fiação elétrica dos refletores instalados no canteiro situado ao lado do monumento onde elas estão instaladas. Felizmente frequentadores denunciaram às autoridades policiais e, ao contrário da fiação elas não foram furtadas, no entanto, atos dessa natureza têm onerado consideravelmente os cofres públicos”, frisa.

Depredação Ele acrescenta que os atos de depredação ocorrem em todo o trecho de 6 km de área de lazer da orla sob responsabilidade do Governo do Estado e por isso vem contando a ajuda de todos. “Estamos sempre solicitando o apoio da Polícia Militar para tentar coibir esse tipo de infração, porém, as pessoas têm de estar conscientes de que o vandalismo representa prejuízo para elas e para a cidade como um todo, já que o dinheiro que está sendo gasto com a reforma ou a substituição de equipamentos poderia ser utilizado em melhorias de outros setores prioritários. Se por ventura qualquer cidadão presenciar alguma intenção ou ato desse tipo, pode ligar para o número 190 e denunciar os infratores às autoridades competentes, fazendo assim com que eles não cometam e se o fizerem, respondam pelos danos causados ao patrimônio”, enfatiza.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ALERTA À POPULAÇÃO 

As Secretarias da Agricultura e Saúde, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, atendendo as Recomendações do Ministério Público (MP), realizaram Rondas em possíveis locais de abate clandestino e obtiveram êxito, encontrando carnes e vísceras sem origem do local do abate, onde as mesmas foram destruídas.

Na última terça-feira, dia 04 de dezembro, o Ministério Público (MP), realizou uma audiência pública com marchantes e feirantes que comercializam carnes. Na audiência, estiveram presentes representantes de órgãos estaduais e municipais, com a finalidade de ser prestado esclarecimentos e orientações para adequação do abate e comercialização de carnes bovinas na feira livre de Aquidabã.

E, na manhã da quinta-feira, dia 06/12, as Secretarias da Agricultura, Saúde e a Vigilância Sanitária, realizaram uma reunião para alinhar com os marchantes e comerciantes de carnes, as Recomendações determinadas pelo MP (Ministério Público).

Solicitamos a população em geral que denunciem o abate clandestino e não comprem carnes sem origem do abate.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Rei morto, rei posto. De João Fontes pelo zap: “Até tu, Oliveira? Difícil explicar a natureza do ser humano pelo fascínio do banquete farto do poder! “Os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimônio.” Maquiavel.” E o dirigente petista Silvio Santos respondeu a Fontes: “Caríssimo João Fontes, nunca concordei tanto com um comentário seu.”

O peido da vaca. por Antônio Samarone: “O Presidente Bolsonaro não aceitou sediar a COP25, a próxima Conferência do Clima das Nações Unidas. Entende o Presidente, que essa ameaça de catástrofe climática é uma balela, e que o Acordo de Paris pretende criar “nações” indígenas dentro do Brasil, e um corredor ecológico conhecido como “Triplo A” (Andes, Amazônia, Atlântico), restringindo a nossa autonomia. Essas doidices devem ter saído da cabeça de Olavo Carvalho. Todo o texto aqui

As ruas do município de Nossa Senhora das Dores estão destruídas! A quem vamos recorrer? De alguns moradores da cidade de Dores pelo zap: “Após obras de esgotamento sanitário, na qual foram gastos milhões de reais, o que os cidadãos dorenses veem nas ruas é uma obra que trouxe mais ônus do que bônus para os moradores.Após as chuvas da última terça-feira (4), ficou evidente a falta de qualidade no serviço prestado pela Construtora Celi, causando transtorno para os moradores. As ruas estão totalmente esburacadas, crateras foram formadas. A quem cobrar? Governo estadual/DESO? Prefeitura/Secretaria responsável? Celi? Os dorenses não sabem, mas sabem que algo deve ser feito, pois dinheiro público foi gasto nessa obra e que até então só é possível notar a péssima qualidade no serviço prestado.”

 

PELO TWITTER

www.twittercom/jrobertotgomes Quem muito se acha, por certo, acabará perdido…
www.twittercom/ISMARVIANA “As extravagantes fantasias das multidões tornam-se, para eles, dogmas tão respeitáveis quanto o eram outrora, para os cortesãos das monarquias absolutas, as vontades dos soberanos.” Gustave Le Bom in “As opiniões e as crenças.”

www.twittercom/ayres_britto Há gente fiel até debaixo d’água à própria decisão de não ser feliz.

www.twittercom/frednavarro O ministério indicado é um bicho de sete cabeças, sem dúvida. Mas o problema não são as cabeças. Os anteriores também tinham seis, oito, cinco cabeças. O problema é o bicho.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                                               

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Que as águas de Oxum leve suas tristezas. Que os ventos de Iansã leve
suas angústias.” Autor desconhecido. 08 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição no sincretismo religioso Oxum, a rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais