DIA DO TRABALHO

Dia primeiro de maio é o dia mundial do trabalho. Quantos serão os habitantes de nosso planeta que gostariam de ter um motivo para comemorar esta data? São os milhões de desempregados, que sonham um dia poder estar trabalhando. A globalização, a concorrência e o avanço da tecnologia fazem com que, cada vez mais, o saber seja necessário para que você possa ingressar no mercado de trabalho.


Por outro lado, a concorrência leva à diminuição de custos na área da tecnologia, o que significa que hoje, desenvolvimento não cria tantos empregos como ontem, ou seja, com o crescimento da população maior do que a criação de vagas no mercado do trabalho, o número de desempregados cresce.


Pos isto, a prioridade para a criação de um mundo menos desigual seria priorizar a educação. Mais conhecimento significa maior chance de ingressar no mercado de trabalho.


Obter maior produção com menos mão de obra é o que procuram, praticamente, todos os setores de nossa economia. Na agricultura, setor milenar de nossa economia onde sempre preponderou o trabalho braçal, a globalização e a concorrência também substituíram o homem pela máquina.


Praticamente o único setor que ainda não teve a maioria da mão de obra substituída pela máquina é o setor de serviços, mas por quanto tempo ainda? Aí está a internet que a cada dia, mais possibilidade nos traz de ter o mundo em nossa mãos, sem sair de casa.


Estamos caminhando para um tempo em que cada jovem, mais tarde ingressará no mercado de trabalho e mais cedo os idosos deixarão o mercado de trabalho. Como conseqüência, os recursos gerados por aqueles que trabalham sustentarão aqueles que não trabalham ou se isto não ocorrer, a miséria da maioria dos povos provocará uma síndrome na vida terrena.


Edmir Pelli é aposentado da Eletrosul e articulista desde 2000

edmir@infonet.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais