Dilma, miséria e o Nordeste

0

A presidente Dilma Rousseff disse ontem em Arapiraca (AL) que, embora o Brasil tenha conseguido "retirar da condição de pobreza uma Argentina" [40 milhões de pessoas], hoje "ainda restam 16 milhões: não é uma Argentina, mas é um Chile que nós temos de tirar da miséria".

Diante de governadores do Nordeste e de ministros, Dilma disse que vai combater a inflação sem paralisar o país: "Não tenho dúvidas de que seremos capazes de defender a economia brasileira de todas as ameaças externas e internas. Estou me referindo à ameaça de inflação que corrói a renda do trabalhador".Ela defendeu a valorização do salário mínimo e a criação de empregos: "Temos de crescer com estabilidade e robustez fiscal. Não podemos conceber o Brasil parado."

Dilma anunciou a construção de 750 mil cisternas no Nordeste até o fim de 2014 no programa "Água para Todos", que prevê investimentos de R$ 756 milhões.A presidente citou a valorização do salário mínimo e a criação de empregos como armas no combate ao aumento de preços. "Temos de crescer com estabilidade e robustez fiscal. Não podemos conceber o Brasil parado."

Através de uma parceria inédita com a iniciativa privada, o Estado de Sergipe será beneficiado com a inclusão da laranja, oriunda dos agricultores familiares sergipanos, na lista dos primeiros produtos que serão adquiridos por redes de supermercados, a partir de um acordo que será assinado com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), durante o lançamento oficial do programa ‘Brasil Sem Miséria’ que ocorre na sequência. Os outros produtos que serão adquiridos dos pequenos agricultores familiares são a farinha de mandioca de Alagoas e os doces e geleias produzidos na Bahia.

O governador Marcelo Déda fez questão de ressaltar a importância da vinda da presidente para lançar o programa ‘Brasil Sem Miséria’ pessoalmente no Nordeste. "É de significância estratégica o programa lançado com a presença da presidenta Dilma Rousseff, relançando, detalhado em ações concretas, este plano fundamental para a região Nordeste", salientou Déda.

O governador também dirigiu-se à presidenta solicitando uma abordagem criteriosa e específica para buscar promover a aquisição da produção dos citricultores sergipanos, dinamizando a respectiva cadeia produtiva, além de também solicitar a interseção para a abordagem da 'quebra de safra' (devido aos efeitos da estiagem) que prejudica sobretudo os municípios sergipanos produtores de milho e feijão. "Esta é uma situação preocupante e não podemos desmanchar uma vitória tão bela que obtivemos na expansão da produção desses grãos através da agricultura familiar em Sergipe", citou o governador. (Com ASN e FSP).

Gestão e Violência em Sergipe
Alguns poucos tentaram ontem, 25, analisar o artigo “Gestão e Violência em Sergipe” de forma politiqueira. É lamentável, o blog sempre apenas demonstrou a preocupação da sociedade com a segurança pública. Foi uma análise dura, mas construtiva e não da chamada “critica pela critica”. Que o governador faça a reflexão.

Delegacias regionais
Foram muitos e-mails destacando que a solução passa por delegacias regionais estruturadas, em Estância, Lagarto, Itabaiana, Propriá e Nossa Senhora da Glória que funcionem nos finais de semana como plantonistas e tenha uma estrutura logística melhor para apoiar as demais. Assim, seriam reduzidos os custos e melhorada a eficiência operacional do sistema.

Orla sem segurança – Atenção SSP
As viaturas da PM que "fazem a cobertura" da orla ficam estacionadas ao lado do kartodromo, entre a avenida e a praia (todas juntas) e só saem para operar quando acontece algo, ou seja, ao invés do policiamento preventivo e ostensivo, atua como policia reativa, o que e lamentável. São aproximadamente 5 viaturas. Os policiais de bicicletas nem falar, quem vê, ganha um picolé de graviola de Wellington Elias.

Um absurdo! Kitesurf nos lagos
Para mostrar que a orla está sem segurança ontem dois jovens praticavam kitesurf dentro de um dos lagos da orla. E tem placas informando que é proibido entrar nos lagos. Mas não tem segurança! A orla está bem arrumada, com os trabalhos de recuperação. Inclusive o espaço das crianças está sendo reformado. Mas de nada adianta sem segurança. Parece que quanto mais ganham, menos trabalho. E viva ao serviço público.

Entrevista de Amorim
O senador Eduardo Amorim (PSC) concedeu ontem, 25, uma entrevista ao programa Liberdade Sem Censura, apresentado pelo radialista George Magalhães. Descontraído, o senador falou dos primeiros meses do trabalho no Senado e sobre política. Amorim disse que defende a unidade do grupo para as eleições 2012 e já disse pessoalmente ao governador Déda. Ele destacou também o trabalho dos secretários indicados pelo grupo: Zeca da Silva, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Marcelo Freitas na Secretaria do Trabalho.

Férias do Servidor I
Nesta quinta-feira o Tribunal de Contas pode decidir sobre pagamento de férias proporcionais ao servidor público, quando do desligamento definitivo da administração em caso de aposentadoria ou exoneração. O parecer do conselheiro Reinaldo Moura é plenamente favorável ao servidor, reconhecendo, aliás, um direito social garantido pela própria Constituição Federal.

Férias do servidor II
Atualmente, os servidores que se aposentam ou são exonerados sofrem injustiça e prejuizos intoleráveis. Ao examinar caso idêntico, o Tribunal de Justiça de Sergipe – na Apelação Cívil 5497/2008 – decidiu favoravelmente, enquanto o STF manteve a decisão ao analisar o processo de AI 769836.

Férias do servidor III
Na última sessão do TCE que tratou do assunto o conselheiro Clóvis Barbosa, um ex-presidente da OAB e reconhecido defensor dos direitos sociais da classe trabalhadora, pediu vistas do processo. Por todos esses sinais, a expectativa geral da classe é de que essa matéria venha a ser aprovada pela unanimidade do Pleno.

Alguma coisa está fora da ordem
Alunos de uma escola municipal de Itabaiana brigando por quase três minutos e não aparece ninguém da direção. O vídeo caiu na rede e é estarrecedor. Confira:
http://fotosjornalismo.blogspot.com/2011/07/alunos-lutam-em-escola-municipal-de.html?spref=tw

Passaportes: Novo agendamento em Sergipe
A Polícia Federal, através do delegado Kércio Pinto informa que a Delegacia de Migração da Superintendência Regional da PF em Sergipe – Delemig, localizada no aeroporto de Santa Maria, em decorrência da grande procura para obtenção de passaportes, comunica aos interessados, com agendamento ou não, que estará sendo aberto novo agendamento, para a expedição de passaportes nos dias 30 e 31 de Julho, das 8hs às 17hs. Os interessados deverão procurar a Delemig, no aeroporto Santa Maria ou fazer seu agendamento através do site www.dpf.gov.br.

CTB-SE e Força Sindical fazem protesto
O Calçadão da João Pessoa, no Centro da capital sergipana, será palco nesta terça-feira, 26, de um ato público promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-SE) e a Força Sindical. As entidades defendem uma pauta única que inclui a luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas de trabalho sem a redução dos salários, fim do fator previdenciário e reforma agrária.

Convenção
Os trabalhadores vão defender ainda a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estabelece o princípio da negociação coletiva entre servidores públicos e governos municipais, estaduais e federal, e a agilização nos trâmites da Convenção 158, também da OIT, que cria um sistema de referência para a motivação da demissão de empregados.

Trabalhadores
A manifestação está prevista para começar às 9 horas, reunindo trabalhadores de diversas categorias a exemplo de bancários, servidores públicos estaduais, municipais e federais, gráficos, bombeiros civis, trabalhadores rurais, da saúde, dentre outras. Este ato público faz parte de uma mobilização nacional envolvendo as centrais sindicais em torno de uma agenda única dos trabalhadores do país que teve início no dia 6 de julho, em Brasília, e se encerra no dia 3 de agosto em São Paulo com uma passeata na Avenida Paulista.

Relançamento de “Meninos que não queriam ser padres”
Amanhã, 27, a partir das 17:00 horas na livraria Escariz do shopping Jardins o escritor Antônio Saracura estará relançando o seu livro “Meninos que não queriam ser padres”.

Ponte entre Riachuelo e Malhador
A Secretaria de Estado da Infraestrutura, através do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), conclui a primeira etapa de construção da nova ponte que fará a ligação entre Riachuelo e Malhador. A obra, resultado de uma parceria entre o Governo Estadual e a Petrobrás, significa um investimento de mais de R$ 3 milhões que facilitará o deslocamento entre os municípios e promoverá o desenvolvimento industrial da região.

Palestra sobre Vitrinismo e Virtual Merchandising I
Empreendedores sergipanos terão oportunidade de participar gratuitamente da palestra sobre “Vitrinismo e Visual Merchandising”. Será no dia 27 de julho, às 19h30, no auditório do Sebrae. A palestrante será a consultora Raquel Vilas Boas, que irá orientar o público sobre como utilizar essa importante ferramenta para atrair vendas.

Palestra sobre Vitrinismo e Virtual Merchandising II
Também será apresentada a estruturação do curso para a segmentação de MODA, que ocorrerá em agosto com definição da carga horária e conteúdo programático. Informações na Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do SEBRAE/SE pelo telefone (79) 2106-7725.

Campanha McDia Feliz beneficiará a Avosos
Já foi dada a largada para a maior campanha de combate ao câncer infantojuvenil. O McDiaFeliz, campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, beneficiará mais uma vez a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). Este ano, toda a renda revertida com a venda dos sanduíches Big Mac, no dia 27 de agosto, apoiará o projeto de apoio ao tratamento hospitalar, pedagógico e psicológico desenvolvido pela entidade. Para dar início oficialmente à campanha, a instituição realizará hoje, 26, às 8 horas, na sede da instituição, o lançamento local do McDia Feliz.

Nilson Lima no Sarau entre Amigos
"O PPS terá sim candidato majoritário caso o Dr. João Alves DEM não seja candidato, mas se  ele for candidato não vejo problema nenhum em apoiá-lo e continuarmos juntos como estivemos na eleição de 2010". Dito isto, Nílson Lima PPS acredita na perspectiva de vitória por parte do Negão independente de quem quer que seja o candidato contrário. Entrevista com Nílson Lima – Sarau Entre Amigo (Talk Show Sergipano) por Ludwig Oliveira e Nivaldo Cândido. Clique e assista: http://www.youtube.com/watch?v=G_n04hcBgjE&feature=related

Festa no Orlando Dantas
Próximo sábado, dia 30 de Julho no Conjunto Orlando Dantas na Avenida Gasoduto, BLOCO TÔ AKI com o arrastão da BANDA CAJUBANDA e trio, na Concentração participação das bandas Guardiões do Amor , Kadu Rodrigues e Banda Paint Horse.  informações pelos telefones 9973-0021 e 9812-5283 e pelo portal www.blocotoaki.blogspot.com  Vendas no centro na sede do Bloco, rua Maruim 377, sala 03  e JBE Informática, rua Santa Luzia 163, Farmácia Moura do Augusto Franco  e no Orlando Dantas no Trailer  JOW LANCHES, Bar e Restaurante ARMAZÉNN.

A comédia Diálogo do Pênis no TTB
Após serem vistos por mais de 870 mil pessoas nas quase 20 cidades visitadas os personagens, amigos de infância, Beto e Marcão voltam a Aracaju para uma conversa descontraída na mesa do bar para discutirem sobre questões relacionadas ao desempenho na cama, vantagens e desvantagens do casamento, conquistas e desejos relacionados com detalhes anatômicos, entre outros assuntos sobre a alma e o corpo feminino. O espetáculo “Diálogo dos Pênis” vem mostrar tudo que as mulheres sempre quiseram saber, o que os homens conversam a seu respeito na mesa de um bar. A comédia, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto no Teatro Tobias Barreto, é uma parceria da RD Produções com a Villela Produções.

Curso de Arquitetura da UFS não fechará, garante Pró-Reitoria
Esclarecimentos Pró-Reitoria: Como gestor da Pró-Reitoria de Graduação-PROGRAD/UFS, que orienta,  acompanha e participa ativamente  dos encaminhamentos para a consolidação de tão importante curso de graduação, entendo serem necessários alguns esclarecimentos: NÃO, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe-UFS, NÃO corre qualquer risco de fechar, simplesmente porque não existem razões para isso. O curso possui um quadro docente com a mais alta titulação que é de Doutorado; Não concluiu sequer um ciclo regular de 05 (cinco) anos, e apresenta infraestrutura compatível com a sua pouca existência, com projetos em andamento que garantem a sua melhoria, estando localizado em edificações restauradas e de grande beleza, próprias de um curso de graduação na área de artes, o Campus de Laranjeiras, antigo Quarteirão dos Trapiches; Apresenta uma demanda crescente pelas suas vagas como pode ser identificado no quadro abaixo, com uma pontuação a cada ano maior para a conquista de uma vaga, indicadores de confiabilidade quanto à qualidade do curso.
Ano    Vagas  Inscritos Cd/Vaga
2007    50      244       4.88
2008    50      216       4.32
2009    50      243       4.86
2010    50      339       6.78
2011    50      343       6.86

Se o curso ainda não apresenta uma nota de avaliação do MEC/INEP se deve ao fato de que quando da visita da Comissão Avaliadora, foram exigidas alterações na estrutura curricular, que foram em tempo hábil atendidas, com aprovação pelo nosso Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CONEPE, e que no momento aguarda um posicionamento do MEC sobre as mudanças realizadas e já aplicadas desde o semestre 2011.1. 
Isso é um procedimento normal do MEC quando entende que necessários ajustes devem ser realizados e que balizam uma avaliação mais qualificada. Em tempo, está garantida a diplomação de todos os seus formandos, que, aliás, só deverá ocorrer no segundo semestre do corrente ano.
Entendo que o relato apresentado trouxe os esclarecimentos necessários aos seus leitores e a PROGRAD reafirma, com muita responsabilidade, aos candidatos às 50 (cinquenta) vagas do Cursos de Arquitetura e Urbanismo no PSS-2012, assim como aos estudantes regularmente matriculados, que a hipótese de fechamento do mesmo é infundada e não condiz com o esforço realizado pelos gestores  deste curso e de toda administração da UFS para realizar um ensino de qualidade,  característica das universidades públicas, historicamente reconhecida   pela sociedade brasileira.

Prof. Sandro Holanda – Pró-Reitor de Graduação da UFS

Obs do blog: os esclarecimentos foram importantes porque vários estudantes estavam preocupados com as informações desencontradas gerando discussões, não só no Campus da UFS/Laranjeiras, mas em várias redes sociais.

PELO TWITTER

Na pele e no bolso
www.twitter.com/@antoniaamorosa Não sou a favor d abusos eletrônicos e nem d motoristas assassinos. Sou a favor d penas fortes p/motoristas imprudentes.

Reza forte
www.twitter.com/@GracceMelo    Deus proteja os filhos, parentes, amigos e inimigos dos críticos dos radares.

Descobriu a pólvora
www.twitter.com/@blogplanalto "Para o Brasil crescer, o Nordeste precisa crescer", afirma presidenta Dilma em entrevista a rádios alagoanas.

Alerta para
www.twitter.com/@diegodacosta   nunca realizem exames nem consulta com Médico do Trabalho na CLIMEDI. Atendimento lento demais. Estou aqui desde 8h40 e até o momento nada!
www.twitter.com/@diegodacosta    em 2009 minha esposa estava grávida e o exame na CLIMEDI não mostrou a Gravidez. Meu filho tem 2 anos e 4 meses. A CLIMEDI acertou!?!?!?

A cobra vai fumar
www.twitter.com/@FalaSergipe    Quem são os empresários que bancavam um pistoleiro de plantão lá em Itabaianinha? O pistoleiro foi preso ontem a tarde.

Último a sair apague a luz…
www.twitter.com/ricomerg   Agora SE vai ficar abandonado. Nem Gov. nem vice…

Focinho de porco não é tomada
www.twitter.com/franciscopipio    A sopa tah mais fria que venta de cachorro, disse minha mae. Encasquetei.Fiquei todo arranhando tentando pegar no focinho de Bolinha.Gelado.

Fogo do além
www.twitter.com/alberto_pp   Minha orelha está queimando. Será que tem alguém falando mal de mim?

Existem pessoas que nascem sorrindo, vivem fingindo e morrem mentindo
www.twitter.com/ojosoare    As pessoas mudam. E muitas vezes se tornam as pessoas que elas disseram que nunca seriam.

DO LEITOR

Segurança na Barra e pré-candidatura de construtor
De Sandra Reis, Moradora de Barra dos Coqueiros: “Como moradora do Conjunto Prisco Viana em Barra dos Coqueiros, não poderia deixar de falar sobre a falta de segurança que existe em nossas imediações, depois que a Delegacia saiu do Conjunto indo para outro prédio próximo ao Fórum, nós moradores do conjunto ficamos vulnerável aos constantes assaltos existentes, em menos de 1 mês a Agência dos Correios foi assaltada 4 vezes, detalhe: em horário comercial colocando em risco funcionários e clientes e não vejo ninguém tomar providencias quanto a segurança de nossa comunidade, alias,  é bom ressaltar que no conjunto existe uma Agência do Banese e alguns comerciantes. Segurança também é algo que não temos e um fator que precisa ser resolvido aqui em Barra dos Coqueiros.  OBS.: Li um comentário que Sr. João fez com relação ao Empresário dono da Imperial se lançar como candidato:…. Concordo plenamente com sua preocupação, ate porque seria mais um pleiteando um cargo público aqui no município, acredito eu que Barra dos Coqueiros não esteja precisando de candidatos sem a menor noção da situação atual, e muito menos sem ter um histórico político, sem trabalhos voltado para a população e sem ter acompanhado o pouco desenvolvimento da cidade e sem conhecer realmente sua gente, por ser Empresário e dono de uma Construtora que tem empreendimentos aqui. Qual seria o real interesse? É algo de se preocupar  e devemos sim, ficar atentos quanto a isso. Barra dos Coqueiros ta precisando de um político que não só vise seus negócios, Barra dos Coqueiros ta precisando de um político sério e que realmente se preocupe principalmente com o social da comunidade, com a urbanização em fim que nós de realmente uma qualidade de vida que é direito nosso.. Conscientizar é preciso, é fundamental!”

Atenção MP, reeleição de Carivaldo
Texto de Thiago Santana publicado no blog www.radiogipao.com: “Durante o programa Viva Esporte, que vai ao ar aos sábados na TV Sergipe, o dirigente do Olímpico de Itabaianinha, Erineu Alves, disse que não tem condições de votar contra Carivaldo, porque além de não ter uma outra chapa concorrendo, o mesmo pode até ser "caçado", sendo perseguido por Carivaldo.Além de Erineu, o dirigente do São Domingos, Elenilson Silva, também participou do programa, o que resultou em algumas críticas a atual gestão da Federação. Segundo ele, se a maioria quer a reeleição de Carivaldo, ele não é ninguém para ir de encontro a maioria. Elenilson afirmou que o time foi campeão da Copa Governador do Estado de 2010 e ainda não recebeu o dinheiro da premiação.Ao que parece, o único dirigente que realmente quer a permanência de Carivaldo, é Ernando Rodrigues, Presidente do River Fake, que por sinal perdeu mais uma na Série D, desta vez dentro de casa e por 2 a 1. A saída de Carivaldo da Federação, pode acontecer  sim, mas para isso o futebol sergipano precisa de uma intervenção judicial, assim como aconteceu dentro do nosso Sergipe”.

Esclarecimento – Secult e as bandas filarmônicas

O blog publica hoje nota enviada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Cutura (Secult) em resposta a artigo enviado pelo leitor Magno de Jesus, publicado ontem. Confira abaixo:

Em referência ao artigo ‘Um exemplo para Sergipe, em particular para a sua cultura’, assinado pelo jornalista Magno de Jesus e publicado neste espaço na última segunda-feira, 25, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) esclarece que a atual gestão do órgão desenvolveu um plano de ações para fomentar a música filarmônica em Sergipe. O projeto, denominado ‘Liras Sergipanas’, tem o objetivo de registrar os grupos do gênero existentes no Estado de Sergipe; promover o resgate e a circulação de grupos; e capacitar os artistas que os compõem.

As ações previstas no projeto contemplam a criação de editais focados na produção filarmônica do Estado, gravações de CDs, doações de instrumentos, confecção de catálogo oficial das bandas filarmônicas de Sergipe, dentre outras. Para a execução de todo esse plano de trabalho, o investimento estimado é de cerca de R$ 250 mil, para o qual a Secult está captando parceiros.

Neste sentido, a secretária Eloísa Galdino e sua equipe apresentaram o projeto à cúpula da Petrobras em Sergipe, na tentativa de envolver a empresa estatal na viabilização do ‘Liras Sergipanas’. No momento, a diretoria da estatal analisa o projeto. Mas, enquanto a Petrobras não responde o pedido, a Secult vai pondo em prática algumas ações com recursos próprios, como a retomada do projeto ‘Retreta na Praça’, onde bandas de todo o Estado têm a oportunidade de apresentar-se para um bom público na praça Fausto Cardoso.

A Secult se coloca à disposição  da sociedade para fornecer mais informações sobre o projeto 'Liras Sergipanas'  e outras ações da Secult. O contato pode ser feito através do telefone (79) 3179-1931 do email ascom@cultura.se.gov.br ou pessoalmente. A Secult fica na rua doutor Leonardo Leite, número 1051, bairro São José.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Apenas é digno da vida aquele que todos os dias parte para ela em combate”. Johann Goethe.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários