Discurso fácil contra o Mais Médicos

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Bastou dois médicos cubanos deixarem o programa Mais Médicos (a médica pediu exílio para encontrar o marido em Miami. Ontem outro cubano abandonou o programa e foi para os EUA) que diversas entidades médicas voltaram a destilar o veneno e o ódio pelos milhares de brasileiros que estão sendo beneficiados pelo programa.

Um dos argumentos agora é de trabalho escravo. Vergonha para entidades que se encastelaram ao longo dos anos em quatro paredes, se distanciaram do povo carente e agora falam em trabalho escravo. Escravidão é deixar milhares de brasileiros sem atendimento médico por conta dos interesses financeiros.

Falam em carreira federal quando na verdade muitos não querem ir trabalharem na área rural não apenas pela questão financeira, mas porque ficam afastados dos grandes hospitais.

Escravidão é não ter atenção básica e ficar refém do lobby de médicos com os grandes laboratórios farmacêuticos.  Atenção básica significa menos doentes, menos exames e remédios. É tudo que muitos não querem. Inclusive médicos.

Essas entidades médicas não contam com o apoio da categoria e da maioria da população.

É o lobby de alguns poucos que preferem tratar da doença e não do paciente. E só se importam com o bolso.

Árvores cortadas em praça de Lagarto
A praça principal da Colônia Treze no município de Lagarto está sendo reformada. O problema é que resolveram cortar todas as árvores. Não seria mais lógico manter as Árvores? Cadê o MPE de Lagarto para punir os responsáveis?

Amorim deve apoiar reeleição de Dilma
Ultimamente o que se fala nos bastidores é a indicação de cargos federais pelo PSC em Sergipe. Dizem que o DNER e o BNB são indicações do grupo e que a Codevasf pode ser mais uma indicação nos próximos dias. Com isso o apoio do grupo a reeleição de Dilma será consolidado de acordo com a ética da política.

João Alves e o PSDB
O gargalo para uma possível aliança do prefeito João Alves com o governador Jackson Barreto chama-se o PSDB, comandado pelo vice-prefeito José Carlos Machado. O PSDB fechará questão com alianças que apoiem Aécio Neves.

Jackson ganha cabo eleitoral: Betinho, do PTN
As inserções partidárias do PTN em Sergipe, através do presidente Betinho, são verdadeiras aulas de como fazer o marketing eleitoral ao inverso. O marqueteiro de Betinho deve ser um cabo eleitoral infiltrado de Jackson Barreto porque as inserções hilárias tornaram-se alvos de diversas piadas.

Arena na Orla

Nesta terça-feira, 11, o governador Jackson Barreto e o prefeito da Capital, João Alves Filho, visitam uma área localizada na Orla de Atalaia, na avenida Santos Dumont, nas proximidades do Conversa Fiada, antigo Restaurante Família Santana, para conhecerem o local e avaliarem a possibilidade da Prefeitura de Aracaju construir uma arena. Acompanham também a visita o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa e a nova Presidente da Emurb, Socorro Coelho.

Escolas
Ao lado de diversas lideranças e autoridades o governador Jackson Barreto entregou ontem, 10, em Simão Dias, as reformas Dos colégios estaduais Milton Dortas, João Ferreira de Matos, Manoel Sobrinho, Escola Rural AGL de Sítios Jacaré e Lourival Batista.

Elogios recíprocos

Durante as solenidades de inaugurações ontem em Simão Dias os elogios entre o governador Jackson Barreto e o senador Valadares foram recíprocos. Dois pontos distanciam os dois neste momento: a não inclusão do PSB na chapa majoritária e a candidatura de Eduardo Campos a presidente que pode pressionar a direção estadual.

Centro
Na ocasião também foi formalizada a doação à Universidade Federal de Sergipe (UFS) de área para implantação de um Centro de Reabilitação de Fisioterapia e Fonoaudiologia e foi assinada autorização para licitação da construção do Centro Profissionalizante de Simão Dias.

Comemoração
“Participo neste instante das solenidades do governo do Estado em Simão Dias, que inaugura a reforma de quatro escolas e assina a autorização para a construção do Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia e do Centro Profissionalizantes da cidade”, comemorou o senador.Além do senador, estiveram presentes o deputado federal Valadares Filho, o secretário de Estado da Educação Belivaldo Chagas e demais autoridades do Estado.

UFS e Seed lançam o Pacto Nacional

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançam nesta  terça-feira, 11, o Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Sergipe. A solenidade será realizada às 8h, no auditório Atalaia, no Centro de Convenções (CIC), localizado na avenida Tancredo Neves, 4444. DIA. CEP- 49040-490. Aracaju.

Iniciativa do MEC
O Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 – LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).

Ensino médio
Podem aderir ao pacto todos os professores do Ensino Médio, que estão cadastrados no Censo Escolar 2013. A formação continuada presencial ocorrerá na unidade de ensino que o professor atua. Neste ano de 2014 os professores cursarão dois módulos do pacto. O primeiro trata de formação comum a todos e, no segundo, serão abordados conteúdos das áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática.

Em visita ao secretário da SSP, prefeito pede mais segurança

Em reunião ontem, 10, com o secretário da SSP, João Eloy e o adjunto, João Batista, o prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC) relatou os últimos fatos que vêm acontecendo no município, como a prática de pequenos furtos e roubos, o que tem deixado a população apreensiva.

Orquestradas
“São ações que parecem ser orquestradas e que tem trazido insegurança para a população, apesar da ação da Polícia Militar e da Polícia Civil que tem conseguir prender esses delinqüentes”, disse o prefeito pedindo uma ação mais efetiva com a presença de mais policiais.

Drogas
– São fatos que não ocorriam em nosso município e que agora vem acontecendo. Sabemos que o uso do crack como também da maconha, pode levar os dependentes dessas drogas a se tornarem agressivos, fazendo uso de pequenos furtos em busca de dinheiro ou de objetos, a exemplo de celular, que são vendidos a custo praticamente zero para alimentar o vicio. Precisamos fazer uso de um meio de prevenção para evitar essas ações -, disse o prefeito em conversa com o secretário.

Ações
O secretário se mostrou sensível ao pleito do prefeito e disse que não medirá esforços para que possa se atendido. “Vamos dentro do possível buscar atender a solicitação para que a situação volte o mais rápido possível a sua normalidade” disse João Eloy.

Segurança é pedida também para Itaporanga
Preocupada com a crescente violência em Itaporanga D’Ajuda, a prefeita Maria das Graças (Gracinha) se reuniu ontem, 10, com o secretário de Segurança Pública, João Eloy, para discutir medidas de segurança para o município de Itaporanga. A prefeita relatou os últimos crimes ocorridos no município, sendo que a maioria tem envolvimento com drogas. Somente este ano a polícia já contabilizou cinco assassinatos no município.

Nova delegada
A audiência, que aconteceu na Secretaria de Segurança Pública, contou com as presenças do delegado Cristiano Barreto, novo coordenador de Polícia Civil do Interior e da delegada Mariana Amorim, que assume hoje, 11, a Delegacia de Itaporanga. O secretário de Segurança Pública, João Eloy, garantiu reforçar o policiamento na região. De acordo com o secretário, uma força tarefa será criada para combater a criminalidade na região.

Radialistas
No próximo dia 15, o Sindicato dos Radialistas de Sergipe promove o Seminário “Atacar comunicadores é atacar o direito humano à liberdade de expressão”. O evento acontece na sede do sindicato, das 9 às 17 horas. A oportunidade, segundo o presidente Fernando Cabral, será muito importante para os profissionais do rádio sergipano., inscrições pelo telefone 3215-3755, 50 vagas para o evento.

SINDIJOR-SE notifica UFS, HU e EBSERH sobre carga horária do jornalista
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) notificou a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Hospital Universitário (HU), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e a empresa organizadora do concurso público do Hospital Universitário, a corrigirem a carga horária para o cargo de jornalista, que prevê 40 horas semanais no edital do concurso.

5 horas
O SINDIJOR observa que a carga horária do jornalista é de no máximo 5 horas por dia e 30 horas por semana. A carga horária especial está garantida em seu Artigo 15 do Decreto-Lei Nº 83.284, que regulamenta a profissão de jornalista.

Jurisprudência
O presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, salienta que a carga horária do jornalista é obrigatória para todos os empregadores, independente de serem públicos ou privados. O dirigente sindical lembra ainda a Jurisprudência do Superior Tribunal do Trabalho (TST), que reconhece a carga horária do jornalista em 5 horas, independente do ramo de atividade do empregador.

Agenda
11 de fevereiro, terça-feira. Hoje é o dia do zelador.
TCE vai definir, na próxima quinta-feira, a questão da licitação relativa à nova fiscalização eletrônica do trânsito de Aracaju. Conselheiro Clóvis Barbosa analisa os fatos e emitirá parecer sobre a matéria. Eleição do SINDIJUS – Sindicato dos Servidores da Justiça vai ocorrer hoje. São dois concorrentes à presidência. Formalizada a renúncia do deputado federal João Paulo Cunha, um dos condenados do mensalão. 26,4 por cento foi a participação do Brasil nas importações da Argentina. Telefonema em que diplomata dos Estados Unidos xinga a União Europeia vaza e provoca crise. Forças de Israel podem atacar a Al Qaeda. Novo ministro da Educação descarta aplicar ENEM também no meio do ano. Após medida adotada pelo BC argentino, o dólar recua. Senado italiano será parte civil em julgamento de Berlusconi por corrupção.

Curtas
DILMA DETERMINA À POLÍCIA FEDERAL INVESTIGAÇÕES RIGOROSAS SOBRE A MORTE DO CINEGRAFISTA SANTIAGO, DA BAND. /// ADVOGADO ENTREGA À POLÍCIA NOME DE SUSPEITO. /// FAMÍLIA AUTORIZA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DO CINEGRAFISTA. /// CALOR RECORDE FAZ GOVERNO CATARINENSE ADIAR VOLTA ÀS AULAS. /// JUROS FECHAM JANEIRO NO MAIOR PATAMAR DESDE SETEMBRO DE 2012. /// JULGAMENTO DA CORREÇÃO DA POUPANÇA RELATIVA AOS PLANOS ECONÔMICOS ACONTECERÁ NOS DIAS 26 E 27, PELO STF.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Uma conquista memorável
A equipe do Amadense, da cidade de Tobias Barreto, logrou alcançar uma vitória simplesmente brilhante, ao conquistar o título de campeã da Taça Governo de Sergipe. Além do inédito título, o quadro comandado pelo técnico Índio assegurou sua participação na Copa do Brasil do próximo ano. A campanha desenvolvida pelo Amadense, caracterizada por apresentações que aos poucos foram mostrando o nível do time, é a confirmação do velho conceito segundo o qual o que vale mesmo numa equipe, em qualquer setor da atividade humana, é o espírito coletivo. Os resultados obtidos diante do Itabaiana mostraram que o time de Tobias Barreto está credenciado para reeditar sua campanha no primeiro turno no decurso desta segunda etapa, que vai começar amanhã. Aliás, vale salientar que agora é que o campeonato sergipano vai começar, mesmo, pra valer. Estão de parabéns os que fazem o Amadense: dirigentes, atletas, comissão técnica e, é claro, sua torcida.

Festa no interior
A cidade de Tobias Barreto viveu momentos de festa no último domingo. O Brejeirão recebeu um público expressivo, que levou o seu calor humano à sua equipe. Muitos torcedores do Itabaiana também prestigiaram a decisão do primeiro turno do campeonato estadual.

Indecisão no Sergipe
Até o momento em que postávamos esta coluna, não havia, ainda, uma definição sobre o local do jogo do Sergipe, amanhã, em seu primeiro compromisso na luta pelo bicampeonato. O mais provável é que seja mesmo no Vavazão, em Maruim.

Gregos
Obras do gramado do Batistão deverão ficar prontas até o final de maio. No dia primeiro de junho a delegação da Grécia chegará a Aracaju para iniciar sua fase de preparativos para estrear na Copa do Mundo. A hospedagem será por conta do Hotel Radisson. E os treinos terão lugar no Estádio Lourival Batista.

Convocação da seleção
Ocorrerá hoje às 12 horas. Apenas jogadores que atuam fora do país serão convocados.

Candidatos
Lista de pretendentes à vaga de Fred, na hipótese de o atacante do Fluminense não se recuperar a tempo: Leandro Damião, Hernane, Walter e Alan Kardec.

Neymar
Já recuperado de contusão, Neymar deve voltar ao Barcelona nesta semana.

Copa TV Sergipe
Com pleno êxito, foi dada a largada para mais uma edição da Copa TV Sergipe de Futsal.

West Ham
A tradicional agremiação do futebol inglês, centenária, está vendendo sua antiga arena. Um novo estádio passará a ser o palco dos seus jogos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Boa parte da "intelectualidade" brasileira, estimula a violência consumindo drogas. E agora, esse "papo de João sem braço"!!!

www.twitter.com/dimasroque Prefeito diz que “Capela não perde nada, quem perde é o governo”. Isto sim é ação política contra o estado. Só a ignorância faz isto!

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Dia triste, infelizmente um amigo nem sempre corresponde devolvendo todo o carinho que nós oferecemos. Que Deus lhe ilumine amigo.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Triste ver um "jornalista" não saber fazer uma mínima leitura da realidade a sua frente e se acomodar no fácil discurso da responsabilização

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Por um Brasil que tenha bolsa ar-condicionado.

www.twitter.com/FabioHenriqueSE  Boa noite, fico impressionado com o preconceito da Rede Globo com as Polícias, quando age se excede, quando não age se omite, o que fazer?

DO LEITOR

Bom exemplo. Multas para quem joga lixo nas ruas
Do leitor Antônio Edilson: “Nobre Jornalista, a frase “POVO DESENVOLVIDO É POVO LIMPO”, cuja autoria desconheço, foi bastante difundida no final dos anos setenta, como slogan de uma campanha contra o mau hábito de grande parte da  população brasileira de dar destinação errada ao lixo que produz, mesmo nos locais onde há coleta regular e nos logradouros públicos, onde sempre existem lixeiras para receber o lixo individual. Pois bem, como de lá para cá, a educação do povo em geral, principalmente quando nos espaços públicos, pouco ou nada evoluiu, cidades como o Rio de janeiro, a exemplo de outras tantas  pelo mundo afora,  já começam a implantar um sistema de aplicação de multas para quem descarta lixo em via ou logradouro público. No caso específico do Rio de Janeiro, as multas variam de R$ 98,00 a R$ 3.000,00, de acordo com o volume de lixo descartado. Ou seja, uma ponta de cigarro, um papel de bala ou um guardanapo, só para exemplificar,  já implicará para o “cidadão sujão”  uma multa mínima de R$ 98,00 e, segundo está sendo noticiado, nos bairros onde a medida saneadora foi implantada, já é possível perceber nitidamente a melhoria da limpeza.  Aqui em Aracaju, e nas outras cidades do estado, algo semelhante deveria ser feito, com a máxima urgência.   Poderíamos, rapidamente,   pelo nosso tamanho, nos tornar uma referência como “cidade limpa” em todo o Brasil, impactando diretamente e positivamente o setor turístico, sem maiores desembolsos e com muita economia no médio prazo, haja visto que, como menos sujeira nas ruas e praças, a despesa com a limpeza urbana reduziria drasticamente. Este é o típico bom exemplo que nossa administração municipal poderia copiar. Dizer o contrário é ser demagógico ou gostar de sujeira. “

Momentos de terror em Macambira ! Padre tenta soltar companheiro partidário que estava embriagado
Deu no blog Macambira no Ar feito para você: “Na noite do dia (09) familiares macambirenses presenciaram momentos de terror na churrascaria Oliveira, um indivíduo por nome de (Zé Piaba) adentrou na churrascaria Oliveira e com atitudes insanas começou a quebrar tudo, causando momentos de pânico para as demais pessoas que estavam no local, a polícia foi rapidamente chamada, e logo chegou ao local, o Ten. Joaldo fez a apreensão do indivíduo, mas o que mais surpreendeu, foi a chegada, do Pe. José Américo na delegacia, pedindo ao Ten Joaldo, para que o mesmo o soltasse, por ser do mesmo lado partidário do pároco, (PT), um pedido que não ouve êxito, Zé Piaba ficará preso até o mesmo se recompor do efeito da substância que fez ele ficar nesta situação, depois ele prestará esclarecimentos ao delegado titular da Depol. “

Ninguém foi obrigado a se inscrever para sediar jogos da Copa
Por Abrahão Crispim Filho: “Prefeitos e governadores é que se inscreveram, em parceria com empresas privadas, pegaram empréstimos no BNDES que voltarão ao banco, com juros, quando da quitação. Não existe um centavo sequer do Governo Federal nos estádios da Copa. Os lucros não vão para a CBF, mas para prefeituras, governos estaduais e as empresas privadas da parceria. Se tivesse dinheiro do Governo Federal, teria que ser feito concurso público federal para contratar pessoal para a manutenção dos estádios e a PF, MPF, TCU e CGU, estariam fiscalizando as obras dos estádios e a aplicação do dinheiro. Quer reclamar contra os estádios da Copa? Reclame com o seu prefeito e/ou governador.”

ARTIGO

Green Card: O sonho que está virando pesadelo!  Por Edgard Menezes*

A mudança na forma de fornecer alimentação na Polícia Militar, era um sonho dos policiais militares, acabou acontecendo e passamos a receber o cartão de alimentação GREEN CARD, os problemas começaram com o baixo valor por alimentação, apenas 8,00 reais, que hoje não paga uma quentinha de média qualidade.

Com paciência aguardamos o reajuste no valor por alimentação, na verdade esperamos que ocorra ainda nesse primeiro semestre, ou passaremos a ter problemas para fazer as refeições. Mas a dor de cabeça está nas falhas constantes na recarga do cartão.

Desde a implantação do cartão as recargas são feitas sempre com valores abaixo do estipulado, o curioso é que nunca há lançamento com o valor superior, e não é pra ter, nem a maior e nem a menor, é preciso corrigir o valor de acordo com a inflação e manter a recarga com exatidão.

Ocorre que temos policiais que há dois meses não recebem nenhuma recarga, ou seja, o cartão está zerado, no dia de hoje, 10.02.2014 foi um festival de erros nos lançamentos do cartão, alguns receberam  de 16,00 a 80,00 reais, outros não receberam nada.

Quem recebeu 16,00  reais por exemplo, poderá no segundo dia de serviço, parar a viatura e ir para casa almoçar? É preciso tomar providências urgentes para regularizar as recargas do cartão GREEN CARD, afinal a restituição dos valores que recebemos a menor, não tem a mesma rapidez que o desconto que sofremos quando nos afastamos do serviço por algum motivo.

A burocracia para solicitar a restituição do valor restante é descomunal, será que ninguém se dá conta de que quando paga-se um valor menor do que o estipulado sobra dinheiro em caixa?

A insatisfação é geral por parte dos policiais, e não é pra menos, todo mês tirar extrato do cartão, preencher requerimento, enviar para quem de direito e mesmo assim em muitos casos não ter o problema resolvido. Infelizmente a preocupação é tanta em descontar de faltosos, de quem ficou doente, dos que estão de férias ou licença, que acabam se perdendo no momento de garantir aos trabalhadores o direito da alimentação.

Espero que tenhamos solução imediata por parte dos gestores que cuidam desse setor, afinal a alimentação é uma garantia constitucional de qualquer ser humano.

Fique com Deus, abraço.

*cidadão brasileiro

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
"O orgulho é o complemento da ignorância."

"Todas as verdades se iluminam mutuamente."

Bernard le Bovier de Fontenelle, escritor francês, nasceu em 11 de Fevereiro de 1657 e morreu em 1757.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais