Disputa pelo PSDB ainda terá desdobramentos

Calo no sapato

Um dos “calos” que tem incomodado a reeleição do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Passos, é o deputado Marcos Franco (PMDB). Ele só aceita compor com o atual presidente se for mantido na primeira secretaria do legislativo. Do contrário ameaça disputar a presidência.

Querela

A previsão dos estrategistas e cientistas políticos sergipanos para o PT é drástica. A disputa sucessória estadual de 2006 poderá colocar em campos opostos o ex-senador e presidente da Petrobras, Zé Eduardo Dutra e o prefeito Marcelo Déda. A aposta é que os dois queiram disputar o mesmo cargo: governador.

Ninho tucano

O senador Almeida Lima (PDT) continua investindo na tomada do PSDB em Sergipe. Tem contado com a ajuda do governador João Alves Filho que tem conversado sobre o assunto com os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin e o de Minas Gerais, Aécio Neves.

Faz parte

A ida do senador Almeida Lima para o PSDB faz parte da estratégia montada por ele para disputar o Governo do Estado em 2006. Precvisa de um partido com forte estrutura política e econômica nacionalmente e com bom tempo na tevê. O ninho tucano, segundo suas análises, é o lugar perfeito para seu projeto.

Nem tanto

Já o ex-governador Albano Franco (PSDB) que insiste em brigar pelo contrôle do PSDB em Sergipe continua avaliando se valerá a pena “essa briga”. Segundo um de seus interlocutores, Albano só dará continuidade a querela com Almeida Lima sobre o contrôle do PSDB se sentir que a verticalização nas coligações cairá. Do contrário, ele entregará o partido a Almeida e procurará outro ninho.

Alternativa

Na hispótese da verticalização na cair Albano Franco e seu agrupamento político tenderá a filiar-se ao PL ou ao PDT. O PL já lhe foi oferecido e o PDT seria a alternativa “mais viável no momento”, explicou um integrante do grupo “albanista”.

Enforcado

Quem está em dificil situação política eleitoral neste emaranhado todo é o deputado federal João Fontes (sem partido). Queria viabilizar-se eleitoralmente no PDT, mas, pelo visto, mesmo que Almeida se transfira para o PSDB, o PDT será tomado por outro agrupamento que não o de Fontes.

Será verdade

Deu na coluna de Ivan Valença, no Jornal da Cidade, que o Diretor de Redação de um jornal está pressionando os proprietários de um outro jornal local para trocar de empresa. Se é verdade, será que o proprietário do órgão onde o “jornalista” trabalha tá sabendo disso? Se sabe, porque se mantêm silencioso? O nome do profissional em questão está circulando de boca em boca e já atraiu a atenção da Comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas.

Grantir emprego

Se verdade for, vejo na movimentação dos diretores dos dois jornais em questão, pura e simplesmente a luta pela garantia de um emprego. Ou terão outras coisas e pós por trás disso?

Cultura Pura

O grupo musical sergipano, Lacertae, foi a atração principal do programa Metropoles da TV Cultura de São Paulo, na última terça-feira. Só elogios do apresentador para os dois gênios da cultura brasileira.

josearaujo@infonet.com.br

José Araújo é jornalista, correspondente free-lance de O GLOBO e foi diretor de jornalismo dos jornais da Cidade e Correio de Sergipe.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais