Do ano partido e perdido à esperança.2021:um ano q realmente nascerá?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Hoje, é na primeira pessoa.

Esta é a última postagem do blog este ano. Torço para que 2020 realmente vá embora, porque não deixará saudades. Muitos questionam: realmente 2021 nascerá ou será uma continuidade de 2020?

A pandemia trouxe milhares de mortos em todo o mundo, mas para algumas pessoas o isolamento serviu para reflexão. A privação de várias coisas e ações serviu para mostrar que a ganância não vale nada. Existem pequenas coisas que são feitas no dia a dia e que poucos dão valor que estão bem acima dos bens materiais. Que 2021 chegue com mais desprendimento e resignação para muitos.

Que as vacinas cheguem para todos e, principalmente, tenha resultados eficazes.

Que a vida cotidiana retorne para todos e que a experiência de enfrentamento da pandemia possa trazes mais leveza, desprendimento e dinamismo para que as virtudes estejam à frente de tudo.

Que a vida seja recuperada plenamente no sentido mais amplo: com liberdade, respeito ao próximo.

A perspectiva com a vacinação em todo o mundo é que 2021 realmente chegue.

Que 2020 vá embora, mas jamais esqueceremos do ano que o mundo parou.

Que a vida retorne e que 2021 seja um ano de reconstrução e do recomeço da ousadia de lutar pela felicidade plena para todos.

“Triunfar na vida não é ganhar, mas sim se levantar toda vez que cair”. A frase do ex-presidente do Uruguai, Mujica cai bem para o início de 2021.


Retorno em 11 de janeiro O blog só voltará a ser atualizado no próximo dia 11 de janeiro de 2021. O titular deste espaço deseja um Feliz Natal e que o Ano Novo realmente chegue para todos. 2021, o ano do recomeço!

O que é gentileza? Vai além das regras de convivência e de etiqueta. O profeta Gentileza já dizia que “Gentileza gera Gentileza”. O que dizem as religiões sobre o assunto. Leandro Karnal se impôs como meta para 2021: ser mais gentil. Qual o seu projeto para 2021? Assista:

 

Relembrando Jackson Barreto, que garantiu que não seria candidato, conselheiro do TCE, Ulices Andrade diz que é improcedente as especulações que será candidato ao governo. Como pupilo de Jackson no mesmo caminho… “Eu não sou e nem pretendo ser candidato ao governo do estado de Sergipe” disse Ulisses Andrade. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Ulices Andrade, declarou que as especulações que estão sendo feitas na mídia em torno do seu nome, como um dos possíveis candidatos a governador do estado nas eleições de 2022, são improcedentes.

 

Podemos nos comunicar escutando?  Vatican News: Vivemos em uma época na qual parece que se não tivermos a última palavra, “perdemos” na comunicação. Vemos isso todos os dias em programas de TV e em debates políticos. Experimentamos pessoalmente nas redes sociais (a praça mais frequentada atualmente), onde se não publicarmos o último tweet ou o post final, parece que saímos derrotados em qualquer conversa, qualquer que seja o tema. O Papa Francisco derrubou este paradigma funcionalista da comunicação, que considera a comunicação como uma arma para vencer o outro, e a trouxe de volta ao seu valor primário: um dom, uma oportunidade, que nos ajuda a crescer junto com o outro. A consequência imediata desta lógica “altruísta” é que o comunicador não prevalece sobre a mensagem a ser transmitida. Pelo contrário, a mensagem torna-se mais forte na medida que a pessoa que o anuncia “fica de lado”. Mais:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-12/papa-francisco-comunicacao-partilhar.html


Música Natal Todo Dia, do Grupo Roupa Nova. Homenagem ao cantor Paulinho Esse vídeo gravado com professores do Colégio Estadual 24 de Outubro, em Aracaju, é uma forma singela de celebrar o Natal e também de homenagear o cantor Paulinho, integrante do Grupo Roupa Nova, que nos deixou recentemente. Música: Natal Todo Dia/Grupo Roupa Nova; Arranjos David Melo, edição Dida Araújo.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018



PILÕES DA RIBEIRA (Itabaiana-SE) – 02 de janeiro (sábado) trilha leve, 4 km no total, – Um local incrível, com muito verde, tranquilidade e de puro contato com a natureza. Vários poços, cascatas e uma deliciosa cachoeira.
LAGOA REDONDA (DUNAS, CACHOEIRA DO RONCADOR, LAGOA AZUL E LAGOA FUNDA) (Pirambu-SE) – 03 de janeiro (domingo) trilha média, 12 km no total – um lugar incrível, dunas, lagoa Azul, lagoa Funda e a deliciosa cachoeira do Roncador.

COQUEIRINHO (Itaporanga-SE) 10 de janeiro (domingo) – trilha leve/média, 10 km no total – Conhecida como a trilha mais gostosa e refrescante de Sergipe, Coqueirinho é um verdadeiro paraíso. Nessa trilha, você irá contar com muitas surpresas e grandes aventuras que irão fazer do seu domingo, um dia inesquecível.

CACHOEIRA DO SABOEIRO (Lagarto-SE) – 17 de janeiro (domingo) trilha média/difícil, 12 km no total – Banhos em rios e nascentes. Considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. Almoço incluso (Galinha de Capoeira com Pirão).

PEDRA DA ARARA, CACHOEIRA DA ÁGUA FRIA E CACHOEIRA DE MACAMBIRA (Campo do Brito e Macambira-SE) – 24 de janeiro (domingo) – Trilha média/difícil, 11km no total. A Pedra da Arara com seus imensos paredões e um banho pra lá de delicioso, a Cachoeira da Água Fria com sua beleza e águas refrescantes e a Cachoeira de Macambira, uma das mais lindas do nosso Estado, farão com que seu dia, seja muito especial.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES (Alagoas) – 30 de janeiro (sábado) – Considerada uma das praias mais lindas do mundo, São Miguel dos Milagres é simplesmente um espetáculo! Restaurante Day Use com uma estrutura fantástica para seu melhor conforto.

Reservas e informações: 79 9.9959-2100

 

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderr.bastos/ O jovem vaqueiro (garoto quilombola) … Ao fundo, o Rio SÃO FRANCISCO …




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK 



OPINIÃO

As Novidades do Natal de 2020. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Carlos Olavo Silva (78 anos), técnico em raios X, aposentado, operou por décadas, o Serviço de Abreugrafia do Serigy. Fomos colegas na Saúde Pública.

Carlinhos perdeu a esposa para a Covid-19, há três meses. Ele escapou! Mora só, no nono andar do Edifício Solar do Ártico, num apartamento de 75 m².

São 90 dias de completo isolamento. Desde a morte da esposa, Carlinhos assumiu a vida digital. O mundo real deixou de existir, ele faz tudo pela internet. Recebe os proventos e faz as compras on-line. Os amigos estão no WhatsApp.

Carlinhos esqueceu o mundo real, de carne e osso. As coisas existem apenas em seu cérebro e, o mais interessante, ele não sente falta. A minha sensação é que as realidades se fundiram em sua cabeça.

Existe uma suposição simplória na filosofia: a realidade do mundo é apenas uma criação mental de cada um. Nada existe fora da nossa imaginação. A comunicação digital através das redes sociais tornou o real e o virtual, a mesma coisa.

A comunicação digital descontruiu as distâncias, eliminou as fronteiras entre o virtual e o real. A minha dúvida é, se o mundo se tornou real ou virtual na cabeça de Carlos Olavo. A sua individualidade está diluída no enxame.

Carlos Olavo se tornou um homem virtual. Entenderam?

Ele não sente falta do outro presencialmente, pelo contrário, até festeja. Carlos Olavo receia encontrar com alguém fora das Redes Sociais e ficar sem jeito, sem ter o que dizer. Acha a presença física constrangedora, invasiva, incômoda. Sem falar no risco da Pandemia.

Carlos Olavo desaprendeu a lidar com gente à moda antiga. Acha os contatos físicos, os toques, os apertos de mãos, os bafos, as inhacas e os abraço estranhos. Quase tudo falso! Enxerga tudo isso como inconveniente, desagradável e pegajoso.

Carlinhos radicalizou: “Doutor, a amizade verdadeira só é possível virtualmente.”

Prossegue Carlinhos:

“Os amigos virtuais são acessíveis e dispensáveis com mais facilidade. São menos exigentes, pedem menos, acreditam mais em nossas narrativas. Outra vantagem: quando nos incomodam, deletamo-los com facilidade.”

“A verdadeira amizade precisa ser efêmera”, disse-me Carlinhos com um tom professoral. “Sem cobranças, sem vínculos obrigatórios, sem passado nem futuro. Tudo instantâneo, uma brisa de afeto e simpatia.”

Carlos Olavo está virtualmente feliz. Nesses 90 dias sem encontros, nem chamegos com gente de carne e osso, ele não está sentindo a menor falta. Vai passar o Natal plugado.

Já comprou o chester, o bacalhau e o vinho. Tudo pronto.

Carlos Olavo encerrou o telefonema com ironia e gargalhadas: “Feliz Natal, Velho Comuna!”

Vamos lutar pelo tecno-socialismo… Lembrei-me dos posadistas.

Eu fiquei pensando: já, já, a psiquiatria medicaliza essa confusão entre o real e o virtual de Carlinhos, põe um nome, incorpora ao Código Internacional de Doenças (CID) e arruma um tratamento.

Estou desconfiado que Carlos Olavo seja o futuro. Será o modo de vida possível no Novo Normal. Cada um trate de ir se acostumando!

Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/

PELO TWITTER

www.twitter.com/mantrasdiario Os velhos ciclos estão terminando. Todas as portas para as velhas realidades estão se fechando atrás de mim, uma por uma. À medida que estou avançando, estou escolhendo manter a fé e continuar me rendendo à vontade divina. Continuo escolhendo a esperança ao invés do medo.

www.twitter.com/frednavarro O maior problema do Brasil parece ser a família. Quase todos os crimes comuns e atos de corrupção são cometidos em favor dela. Como diziam os velhos Titãs: “Família, família, / janta junto todo dia, / nunca perde essa mania.”

www.twitter.com/jose_simao Se nāo tomar vacina, o coronga mata. Se tomar a vacina, vira jacaré. Se virar jacaré, o Salles mata. Difícil a vida do brasileiro! @DavidNemer

www.twitter.com/MiguelNicolelis A pandemia volta a explodir no Sergipe, superando a primeira onda em Aracaju e em outras cidades. O alerta foi dado no nosso Boletim 13 do C4. http://comitecientifico-ne.com.br


 


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“A esperança não morre. Mas ela se afasta tanto que fica difícil de encontrá-la no dia a dia.” Cláudio Nunes.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais