Do baú de Silvio e a democracia do PT

Quem em Aracaju, não sabe que Silvio Santos, vice-prefeito de Aracaju tem o interesse em ser candidato a prefeito de Aracaju, com o apoio de Déda, Edvaldo e Cia?

Tudo normal e natural. Aliás, o PT em Sergipe sempre tem disputas internas grandes, inclusive no início dos anos 2000, o próprio Déda, como prefeito de Aracaju teve embates fortes, não só internamente, mas pela imprensa com alguns grupos, principalmente o liderado pelo então presidente estadual do PT, Severino Bispo.

O blog não analisará o potencial eleitoral de Silvio Santos, ou dos outros pré-candidatos do PT, como Rogério Carvalho, Iran Barbosa e quem mais desejar. O certo é que tirando a decisão das duas candidaturas de Déda governo estadual (2006 E 2010) as disputas dentro do PT sempre existiram. Quem não lembra que Nilson Lima queria ser vice-prefeito de Déda, na reeleição em 2004? Chegou a sair da então secretaria de finanças de Aracaju. Já Silvio Santos teve mais sorte foi candidato de consenso a vice-prefeito em 2008.

Silvio Santos não esperneou, apenas externou a preocupação não só dele, como vice-prefeito e pré-candidato. Mas de outros petistas, como o grupo de Iran Barbosa, também pré-candidato e do próprio Rogério que deseja o aprofundamento do debate.

Déda porque é governador, não pode e não deve, empurrar um candidato de goela abaixo. E neste caso, Rogério Carvalho também tem forte penetração e liderança dentro da base petista. Ou seja, nem o próprio Rogério vai querer ser definido candidato desta forma.

Sem um candidato referendado e legitimado pela base do PT, seja ele quem for, Silvio, Rogério ou Iran, o partido sairá rachado para as eleições em Aracaju.

E aí será um atestado de incompetência de um partido que recebeu um recado direto e franco do eleitorado aracajuano no ano passado.

Samarone: PDT não marchará com Edvaldo
O presidente municipal do PDT em Aracaju, Antonio Samarone, informou ontem que a razão para ele deixar o partido, juntamente com 33 outros filiados chegando a cerca de 80% do diretório municipal é porque o partido dificilmente seguirá o prefeito Edvaldo Nogueira nas eleições do próximo ano.

Orientação do prefeito para novo partido
Samarone disse que está ao trabalhando com Edvaldo Nogueira há quatro anos e não seria justo abandoná-lo no momento importante como é a eleição municipal, mesmo Edvaldo não sendo candidato. “Seguirei a orientação de Edvaldo para a filiação em outro partido”, disse.

Estados tentam acordo sobre royalties
Governadores de Estados produtores e não produtores de petróleo se reúnem quinta-feira, em Brasília, para tentar um acordo sobre a divisão de royalties do pré-sal. O Congresso aprovou, no ano passado, emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que incluiu os Estados não produtores na partilha dos royalties do pré-sal.Em dezembro, o ex-presidente Lula vetou a emenda. O Congresso ameaça derrubar o veto, o que levaria a questão para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Déda representa Norte e Nordeste
Os Estados não produtores tratam com cautela a proposta de acordo. "Não há como sair tudo resolvido num primeiro encontro. Temos de levar diálogo e bom senso para a mesa de negociação", diz o governador de Sergipe, Marcelo Déda, representante dos Estados do Norte e do Nordeste na discussão.O petista acha que uma coisa será possível acordar na reunião de quinta-feira: que os dois lados da disputa concordem em adiar a votação do veto enquanto se negocia um acordo. (FSP).

PSD nascerá com “A Morte” em suas fileiras
Depois do prefeito de Aparecida, Antonio Muniz que anunciou a ida para o PSD, ontem foi a vez do prefeito de Cedro, Jailton Santos, conhecido como “ A Morte”, ingressará as fileiras do novo partido”.

Atenção Emurb: loteamentos estão regularizados na Zona de Expansão?
Quem passa pela Zona de Expansão, especialmente pelo Robalo, Areia Branca, São José e Mosqueiro nota várias faixas com lotes a venda. A pergunta é: estes “loteamentos” estão regularizados na Prefeitura? A Emurb está fiscalizando agora para depois não reclamar quando os lotes estiverem vendidos sem nenhuma infraestrutura urbana?

Autuação da Emurb na área
O blog cobra também da Emurb os dados sobre as autuações na área da Zona de Expansão. Como multas aos loteamentos irregulares, construções sem licença e outras informações. Será possível divulgar para a impresa?

Ocorrências no interior
Algumas perguntas que intrigam o titular deste jornalista: Nos últimos dias aumentaram as ocorrências no interior. Os delegados estão em greve? As delegacias estão fechadas?

Mudança na Diretoria do SINGTUR/SE
Com a eleição da presidente do SINGTUR/SE, Irma Karla para presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo, durante encontro realizado em Aracaju no último dia 15, a presidência do Sindicato em Sergipe será exercida a partir de amanhã, 29, pela atual vice, Cacilda Campos.

Posse de Irma Karla na federação nacional
A posse de Irma Karla será no dia 24 de outubro na cidade do Rio de Janeiro, após a ABAV e onde juridicamente a Federação tem registro em cartório. Com certeza a Federação Nacional estará em boas mãos no momento importante para o fortalecimento do turismo brasileiro com a Copa do Mundo e as Olimpiadas.

Maior São Pedro do Brasil
Realmente o Forró Siri se consolidou como o maior São Pedro do Brasil. No domingo, 26, cerca de 130 mil pessoas lotaram a avenida Principal do conjunto João Alves, onde acontece a festa. A segunda noite não foi diferente e a população socorrense se destacou pela animação, alegria e demonstração de como se faz uma bela festa junina. A segurança também foi destaque no Forró Siri, por noite, 250 policiais militares e 50 guardas municipais garantiram a tranquilidade do evento. A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro está de parabéns pela organização do Forró Siri.

Sukita, mais uma vez o exemplo de humildade
Se tem um político em Sergipe que transborda humildade parecendo ser discípulo de São Francisco, chama-se o prefeito de Capela, Manoel Sukita. Ontem, 27, no programa apresentado por Gilmar Carvalho, mais uma vez ele disse que se o PSB deixar ele será prefeito de Aracaju no 1º turno.

Ambulâncias
Mas a humildade de Sukita não parou por aí. Cobrado pelo radialista sobre a falta de oxigênio em duas ambulâncias da Prefeitura, o prefeito jogou a bola para o governo estadual, dizendo que o acidente (o qual o senador Amorim socorreu um jovem) foi numa rodovia estadual e não era obrigação da Prefeitura. É prefeito, realmente está tudo certo. A Capela de Sukita é isso aí e ponto final.

Auditoria
Ontem, 27, um vereador de Capela e uma liderança política conversaram com o titular deste espaço e anunciaram que estão pedindo ao MP para verificar o enriquecimento do prefeito nos últimos anos, já que ele disse na emissora de rádio que a loja de carros dele é a maior do Estado, mas o que se vê é que uma parte já foi fechada e o número de carros no local é pouco. O vereador disse que pedirá ao MP que investigue todas as compras e vendas dos últimos anos.

Perda de tempo
Deu em Adiberto de Souza: “Os deputados estaduais Gilmar Carvalho (PR) e Augusto Bezerra (DEM) perdem tempo e saliva quando insistem que a delegada Danielle Garcia, ou o secretário da Segurança, João Eloy, compareçam na Assembléia para falar sobre a operação policial que prendeu várias pessoas acusadas de improbidade administrativa. Como este tipo de inquérito corre sob absoluto sigilo, mesmo que a delegada fosse ao Legislativo, simplesmente se recusaria a falar publicamente sobre as investigações. Já o secretário poderia até comparecer ao ‘interrogatório’ parlamentar, contudo alegaria desconhecer o inquérito em detalhes, pois a apuração ainda está sob o comando da delegada. É claro que Gilmar e Augusto sabem disso, mas preferem continuar defendendo a convocação de Danielle e João Eloy porque, além de desgastar o governo, o assunto lhes rende alguns espaços na imprensa. É só por isso!”

Silêncio dos vereadores
E os 19 vereadores de Aracaju silenciaram sobre a denúncia do ex-vereador Goisinho da mudança na Lei Orgânica Municipal aos trancos e barrancos. Mas amanhã, quarta-feira, tem mais. É só aguardar.

Gratificação do Detran será aprovada hoje
O blog vem recebendo diversas reclamações de servidores do Detran pelo não cumprimento do acordo com o governo estadual para pagamento de uma gratificação a categoria. Ontem, 27, o projeto foi aprovado nas comissões e será aprovado hoje no plenário.

Recesso parlamentar
A ideia de vários parlamentares é votar toda pauta hoje e entrar em recesso legislativo só retornando em agosto.

Reunião com Edvaldo
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) será recebido nesta terça-feira, 28, pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), às 10h, em seu gabinete, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. No encontro, Márcio colocará seu mandato à disposição dos interesses do povo aracajuano e conversará também sobre política com Edvaldo Nogueira.

Desmatamento de mata ciliar
Há duas semanas o blog denunciou o desmatamento da mata ciliar no conjunto Santa Lúcia e a Prefeitura e o Ibama tomaram as devidas providencias. Agora o desmatamento vem ocorrendo na mata ciliar do rio do terreno vizinho à sede da viação progresso e à UFS, no conjunto Rosa Elze.

Almeida Lima pedalando pelo centro
E ontem, 27, às 16h40 pedalava pelo centro da cidade, passando pela rua de Maruim, de boné e bermuda, o deputado federal Almeida Lima. Pelo jeito o parlamentar está testando sua popularidade.

Financial Times
O secretário Zeca da Silva, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) recebeu na tarde de ontem, 27, a jornalista Amy Stillman, que está produzindo uma nova reportagem da série Brazil Confidential para o jornal inglês Financial Times, respeitado mundialmente por sua excelência na cobertura de assuntos econômicos.

Potencialidades
Na entrevista à jornalista inglesa, também esteve presente o diretor presidente da Codise, Décio Portela, esclarecendo o apoio governamental para a atração de investimentos. “Tivemos a oportunidade de mostrar as potencialidades econômicas de nosso Estado, além de destacar os números que comprovam que Sergipe é um dos Estados brasileiros que mais se desenvolveu nos últimos anos”, avaliou Zeca.

Reportagens
A série de reportagens sobre a economia brasileira já falou sobre o Pré-Sal, experiências de microcrédito, os Estado do Ceará e do Espírito Santo. E será o próximo destaque da economia brasileira a ganhar publicação no Financial Times.

Magistério
O vereador Robson Viana (PT) teve aprovada emenda de autoria dele, por unanimidade, prevendo na Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO, o pagamento do piso salarial do magistério de Aracaju.

Eleição de ex-ministro para o cargo de diretor-geral da FAO
O coordenador do Núcleo de Seguridade Social e Família da bancada do PT na Câmara, deputado Federal Rogério Carvalho (PT-SE), destacou na manhã desta segunda-feira, 27, a eleição do agrônomo brasileiro José Graziano, 61, para o cargo de novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês).

Reconhecimento mundial
De acordo com Rogério, a eleição de Graziano, ocorrida no último domingo, 26, é justa e "confere ao Brasil o reconhecimento pela execução do maior programa de redução da miséria e da pobreza da história da humanidade, que foi o Fome Zero".

Caminhada pela PEC 300 em Teresina
Na manhã de ontem, 27, o deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) participou de uma grande caminhada que reuniu cerca de 5.000 pessoas nas ruas de Teresina. O ato teve como objetivo cobrar a aprovação da PEC 300, que visa equiparar os vencimentos das polícias e bombeiros militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal.

Semana da Prevenção de Queimaduras
Ontem, 27, a vereadora de Aracaju Simone Gois (PT) utilizou a tribuna para falar sobre a Lei Municipal nº 4.014 que prevê a realização da Semana da Prevenção de Queimaduras e destacar a importância de sua inserção no calendário de comemorações oficiais da capital sergipana.

Zé Franco recebe  a visita de Ricardo Freire
Um dos mais renomados blogueiros da área de turismo do país, o jornalista e publicitário Ricardo Freire, do blog www.viajenaviagem.com.br e jornal O Estado de São Paulo, foi recebido no último domingo, 26, pelo deputado estadual Zé Franco (PDT), em sua chácara no município de Socorro.

Festejos
Ricardo, que veio a Sergipe para conhecer os festejos juninos do Estado, também prestigiou a primeira noite do Forró Siri a convite do parlamentar. Zé Franco falou sobre a criação da festa na ocasião em que foi prefeito de Nossa Senhora do Socorro. Também estavam por lá o senador Eduardo Amorim, o deputado federal André Moura e o deputado estadual Capitão Samuel.

Fórum convida governador Para apresentar propostas
O Fórum Empresarial de Sergipe está convidando o governador Marcelo Deda para apresentar e detalhar às classes empresariais sergipanas as propostas apresentadas por ele para a reforma tributária. Essas propostas seriam apresentadas durante reunião almoço do Fórum conforme disponibilidade da agenda de Deda. Em documento enviado o Fórum  retrata apoio à posição assumida pelo governador, em ação conjunta com os demais governadores do Norte e Nordeste acerca da proposta de reforma tributária.

Kiru – Mulheres audaciosas da antiguidade
Vejam agora em http://clovisbarbosa.blogspot.com/: Conheçam Kiru. Embora Kiru tenha vivido no norte da Mesopotâmia há mais de 3.700 anos, sua história de carreira versus casamento, rivalidade familiar e maus-tratos domésticos, envolvendo ela mesma, sua provável irmã Sibatum e Haya-Sumu, seu marido, que provavelmente dividia o tempo com as duas, apresenta um roteiro com um tom bastante moderno.

Sarau entre amigos
Diversos são os  convidados do "Sarau Entre Amigos", programa da TV Cidade canal 20 que tem oportunizado espaço para a exposição dos fatos e idéias por parte dos entrevistados, foi idealizado por Ludwig Oliveira  e apresentado pelo mesmo e Nivaldo Cândido, que numa conversa descontraida conduzem o programa com a participação de cerca de trinta convidados especiais que interagem com os mesmos. Aguardem entrevista com o Dep. Francisco Gualberto (PT) que descontraidamente respondeu a todas as perguntas e garbosamente cantou e tocou músicas de sua própria autoria.Clique no link abaixo e veja entrevista com o cantor grego Patrick Dimon. http://www.youtube.com/watch?v=YJcfz2UrZwo&feature=related

PELO TWITTER

www.twitter.com/ricnascimento84    @BlogClaudioNun muito boa essa historinha Alimentando a cobra, que vai picá-lo. O bobo da corte foi ótimo!!!!!

www.twitter.com/felipeneto    Ao passo que os ditos cristãos dizem orar para q Jesus salve os homossexuais, eu oro pra q suas mentes saiam do ano 300 D.C.

www.twitter.com/laysmillena    Cedo ou tarde, a verdade sempre aparece. Estou feliz, porque Deus sempre mostra que o mal por si se destrói.

www.twitter.com/antoniosamarone    @BlogClaudioNun Independente se certa ou errada, sua análise política de hoje mostra coragem e independência. Parabéns.

www.twitter.com/ComsensoWeb    MegaFM: André Barros defende saída de @depalbanofranco da política e diz q políticos deveriam se aposentar compulsoriamente aos 70 anos

www.twitter.com/eugenio_nas    É tanta gente no aeroporto que dá a impressão de que ninguém usa mais ônibus para viagens interestaduais.

www.twitter.com/PauloSNunes    @ComsensoWeb Sukita é um grande "enrolado" tá driblando Gilmar e não responde uma sequer. O município deve aplicar 15% da sua renda na saúde.

www.twitter.com/ThiagoFreis   Sukita diz em @gilmarcarvalho q se ele fosse candidato a prefeito em AJU,ganharia no primeiro turno com folga!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza”. Benjamin Franklin.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais