Do Decreto: com a palavra a verdade, o bom senso e a sensatez!

0

                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem é leitor deste blog conhece a sua posição editorial. O blog critica quando tem que criticar, mas não embarca em denúncias vazias. Aliás, é preciso ter coerência sempre para ter credibilidade quando faz uma crítica.

No caso do Decreto do Governo do Estado que reconheceu estado de calamidade pública, isso pela terceira vez, já que em abril e outubro do ano passado já tinha adotado essa mesma providência – necessária, por sinal – este blog, na sexta-feira, 26/03, já havia se posicionado no sentido de que queriam enxergar cabelo em ovo, isso para dizer o mínimo, conforme o print abaixo:

Nota do blog publicada na última sexta-feira, 26.

Mas o fato é que a imprensa alinhada ao bolsonarismo tratou logo de criar um factóide, contando, diga-se de passagem, com a complacência de setores da mídia local. E faltou uma comunicação mais efetiva do governo do Estado para esclarecer desde a publicação do novo decreto na sexta-feira, 26.

O Decreto deixa claro que a requisição, se necessário for, de bens ou serviços é para fins de combate à pandemia e deverá observar as formalidades legais, e aqui se inclui, por óbvio, as indenizações devidas, se for o caso.
Dito isto, onde está o desrespeito à propriedade privada?

A Constituição Federal não autoriza tal ação por parte do Poder Público quando houver perigo público iminente? Com a palavra a verdade, o bom senso e a sensatez!

Viaturas da PM sem gasolina? Ponto fixo para realizarem o policiamento? Com a palavra a SSP! Ontem, 29, o blog recebeu a informação que os policiais militares não estão mais realizando as rondas preventivas como deveriam em Aracaju. O motivo é simples: falta gasolina para eles trabalharem! O blog recebeu a informação de que eles estão sendo orientados a não circularem nas ruas e sim escolherem um ponto fixo para realizarem o policiamento. Isso mesmo: é ligar a viatura e ficar parado em um local quando infratores realizam roubos, furtos, arrombamentos e tantos outros crimes em diversas partes da cidade. A orientação é também para as tropas não ligarem o ar condicionado para poupar gasolina. Em outros casos, os policiais são dispensados do serviço por ausência do combustível nas viaturas. Pelo visto, o toque de recolher do Governo do Estado se estende também ao trabalho da Polícia Militar, situação que acende o alerta nos empresários, comerciantes e população em geral. Do que vai adiantar ligar 190 e registrar ocorrência?

 

Até domingo, 27, a mortalidade por Covid-19 em Sergipe era de 148 óbitos, por cem mil habitantes. A mais alta do Nordeste. O governador Belivaldo Chagas precisa rever o que está errado. Não custa copiar o que vem dando certo.


Pessoas que fazem a diferença É importante recordar o trabalho silencioso e de formiguinha que foi realizado pelo LIDE Sergipe (grupo de empresários sergipanos) no ano passado para ajudar no combate à pandemia da COVID-19. O Lide Sergipe fez a doação de vários respiradores mecânicos para o Hospital Cirurgia. São ações como essa que fazem a diferença na vida das pessoas. O blog continua apelando às pessoas que têm boas condições financeiras que ajudem a amenizar a fome de muitos sergipanos.

O Blog na luta contra a fome. Colabore! Procure uma instituição filantrópica!


Nota de Resposta Eduardo Amorim Diferente do que foi publicado pelo blog, o presidente do PSDB Sergipe, o médico Eduardo Amorim, afirma que não está querendo antecipar as eleições de 2022. “Tenho focado minhas atenções ao exercício da medicina, especialmente neste período de pandemia. Tanto que estou diariamente nos centros cirúrgicos. Porém, ao conceder algumas entrevistas, sempre sou indagado sobre política e não me esquivo a responder. Respeito a opinião de todos, mas a minha também deve ser respeitada. Interessante que diariamente vejo na imprensa opiniões diversas sobre o cenário político de 2022. Não entendo o porquê da minha incomodar tanto”, ressalta Eduardo Amorim.

Nota – Fiscalização das medidas restritivas (Ascom/Semdec) Durante a operação realizada na faixa litorânea, nos dias 27 e 28, não foram identificadas práticas esportivas coletivas. Também não houve registro, nos canais oficiais de atendimento dos órgãos operacionais, de qualquer denúncia referente à situação mencionada. Para a comunicação de situações que estejam em desconformidade com os decretos do Poder Executivo, é possível acionar a Guarda Municipal de Aracaju, através do úmero 153, ou a Polícia Militar de Sergipe por meio do canal 190. Todas as denúncias registradas são devidamente atendidas. Obs do blog: é preciso denúncia? Não disseram que fiscalizariam toda a praia? E em frente aos lagos não é praia? Coincidência um jogo de futebol com times fardados em pleno domingo pela manhã, logo cedo, com policial no meio e não passarem por lá. Domingo tem mais…

Nota – Conduta em viaturas da GMA e uso da máscara (Ascom/Semdec) Todas as equipes da Guarda Municipal de Aracaju obedecem aos protocolos elaborados para a execução das atividades. Há determinação para o uso da máscara, por todos os agentes, não havendo identificação do descumprimento da medida. Para eventuais necessidades, é possível realizar contato com a ouvidoria da GMA, através no telefone 79 3214-1343, de maneira que a apuração e medidas cabíveis sejam adotadas.

Alô Prefeitura de Aracaju e Emurb Um valioso terreno, localizado numas das mais importantes avenidas de Aracaju – Av. Barão de Maruim -, em frente à praça Camerino, está virando motivo de muita reclamação por parte de vários moradores da vizinhança. “É um matagal que está favorecendo a proliferação de mosquitos e atraindo pessoas à noite para fazerem coisas inapropriadas”, relatou um morador da região. É preciso que a Prefeitura de Aracaju e a Emurb notifiquem o proprietário e que medidas cabíveis sejam tomadas.

Quem é o proprietário? O blog procurou buscar informações precisas e constatou que o proprietário do terreno é a “arquidiocese de Aracaju”. No local funcionou um importante Colégio e serviu, também, como instalação para o Seminário da arquidiocese no passado. Segundo um amigo do vigário geral da Arquidiocese, o arcebispo d. João Costa mandou demolir o prédio e deixou o terreno abandonado.” Arrepare, Osmário, será que ele vai vender também esse terreno?

Rabo preso Com medo de se envolver em mais uma polêmica, o chefe de uma determinada instituição utilizou um certo conselho para desmoralizar um de seus subordinados. Dizem que o chefe morre de medo do seu subordinado, pois além de ter o rabo preso não que ser exposto mais ainda. E continua a música: “carcará… pega, mata e… come no Ceará e no meu Pernambuco.”

Mais outro imóvel E um outro imóvel foi vendido para um “conselheiro” de uma determinada instituição. O conselheiro é muito famoso por ser bajulador e dizer amém a tudo que o “chefe” decide. Aliás, tem um certo “conselho econômico faz de conta” que só se reúne com três membros: o chefe, o 1º ministro e o que diz amém. Será que o que diz amém ficou feliz com a venda do imóvel para ele? É muito barro pro caminhão dos subordinados.

Aja coração Apertem os cintos. Em breve, uma notícia bombástica em Sergipe del Rey que pode comprometer as estruturas de uma instituição que já foi muito respeitada no Estado e cujo chefe confia sempre na impunidade. O blog recebeu a denúncia de um casal que está bastante preocupado. Valei-me, MPE e PC!

Tobias Barreto: abordagem social para identificar e combater situações atípicas A Secretaria Municipal de Assistência Social deu início ao processo de abordagem social. A finalidade é identificar a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. A ação é coordenada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com o Conselho Tutelar, Controle social, Cras e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As equipes vão focar em situações de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua e uso abusivo das drogas.

Cronograma A abordagem social foi iniciada ontem, 29, e o cronograma de intervenção segue durante todo o ano. Os locais de abordagem englobam a feira livre, Mercado da Carne, comércio local, campo dos animais e lixão. “Essa é uma atividade essencial, portanto a secretaria segue atuante. E para garantir os protocolos de biossegurança, todas as medidas de prevenção ao coronavírus são colocadas em prática”, explicou a coordenação.

Medidas pandemia Avaliando as medidas adotadas pelo governo do Estado no combate à pandemia, o deputado Laércio Oliveira, PP, disse que elas estão corretas e são as melhores que poderiam ser adotadas neste momento. “Aqui no nosso Estado percebo e reconheço que as coisas tem sido feitas da melhor maneira possível”, disse. Segundo ele, as decisões do Comitê Científico e de Atividades Especiais (CTCAE) provocam resultados que precisam ser avaliados mais à frente. “É preciso um tempo para saber se a iniciativa foi bem sucedida, se teve um efeito que a gente espera no número de contaminados, na queda de ocupação de leitos nos hospitais, e na busca por postos de saúde” comentou.

Consciência Laércio disse que a classe empresarial tem consciência que algo precisava ser feito e que as medidas tomadas pelo Governo são com equilíbrio e serenidade. “Claro que todo o setor produtivo está insatisfeito, por verem o seu negócio com volume de renda menor que o esperado, como o setor de turismo e de eventos, que teve uma queda considerável. A gente reconhece isso. Recentemente foi aprovado um projeto na Câmara dos Deputados em defesa desse setor por reconhecer a gravidade do momento”, pontuou.

Alternativas “Os empresários têm seus negócios, suas responsabilidades e obrigações, e de repente chega ao final do mês e encontra sua receita muito aquém do que ele precisava para tocar seu negócio, então alternativas precisam ser encontradas”, frisou o deputado, ao comentar que tanto o Governo do Estado com o Governo Central tem buscado alternativas para amenizar os impactos da Pandemia no setor produtivo.

Programas “O governo tem se desdobrado, dentro do seu orçamento, lançando programas que amenizam o impacto nesse momento tão difícil. O Governo federal também tem trabalhado nisso, temos a expectativa de duas medidas provisória que vão ajudar nas garantias de empregos e redução de impostos, já tratei em Brasília sobre esses assuntos”, concluiu.

Semana Santa em São Domingos: Prefeitura iniciou entrega de peixes para 2 mil famílias O município de São Domingos, com pouco mais de 10 mil habitantes, iniciou ontem, 29, a entrega de mais de 4 toneladas de Kits de Peixe para a Semana Santa, visando atender mais de 2 mil famílias da cidade. Uma iniciativa da gestão municipal que visa combater a fome de famílias carentes e proporcionar o tradicional Peixe da Semana Santa para os seus munícipes.
Tradição “Há 8 anos, com o Prefeito Pedrinho, essa tradição iniciou. Por isso, já em nosso primeiro ano de mandato, garantimos a permanência desse benefício, pois sabemos da necessidade de muitas famílias, principalmente neste momento de Pandemia, para garantir o Peixe na mesa na sexta feira da paixão, onde tradicionalmente o cristianismo reserva para a prática do jejum de outros tipos de carnes.”, comentou o prefeito Binho. O cronograma completo está nas redes sociais do município, mas seguirá na tarde de hoje, das 13h às 17h e amanhã durante todo o dia.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Denúncia de fatura da Deso com valor surreal. No Bairro São Conrado usuária que mora sozinha recebe conta com valores de R$ 180,00 a R$ 300,00 e a mais recente no valor de R$ 3,7 mil. Consumidora foi no CEAC e sem nenhuma explicação técnica ofereceram um acordo de R$ 1.200.  Vai parar na Justiça!  Do advogado Clarkson Moura: “Peço para usar este espaço para divulgar uma extorsão descarada da Deso contra uma pobre e indefesa usuária dos seus péssimos e custosos serviços básicos de necessidade pública: Aline Santos Feitosa. A aludida usuária, solteira, empregada assalariada da rede de supermercado GBarbosa, na qualidade de operadora de caixa — diga-se de passagem, só está em casa à noite, para dormir, pois passa o resto do dia na loja onde trabalha — única ocupante do imóvel caracterizado nas cópias das faturas anexas (bairro São Conrado), de baixíssima faixa de consumo d’água, ou seja, de tarifa social da empresa, tem recebido valores abusivos mensais, entre R$ 180,00 a R$ 300,00, constantes da sua conta de suposto e exorbitante consumo do precioso líquido e da consequente taxa de esgoto, conforme fazem prova as mesmas cópias anexas. Não bastasse a presumível extorsão reiterada, ela acaba de receber uma fatura com o valor surreal, absurdo e injustificável de R$ 3.712,01, com vencimento para 29/03/2021 (hoje). Pela a relevância e recorrência do caso, bem como pela hipossuficiência da indefesa, modesta e desesperada usuária, manifestamente lesada por essa useira e vezeira empresa pública de nosso estado, uma vez instado pela cidadã a ajudá-la, ousei apelar, no mais alto sentido ético-social, para o manifesto espírito profissional do amigo e jornalista e para a notória finalidade de utilidade pública desse veículo de comunicação de massa.” Logo após Clarkson Moura enviou uma proposta de acordo feito no posto da DESO no CEAC, no valor de R$ 1.200,00 sem nenhuma explicação técnica para a consumidora. Ou seja: será um caso de extorsão explicita. Agora vai parar na Justiça.
                   

Falta de fiscalização da SMTT na Avenida Saneamento, trecho em frente ao condomínio Alphaville De um leitor: “Como se não bastasse o toque de recolher, nos horários de pico nas principais vias de Aracaju o trânsito se intensificou. Na Avenida Saneamento em todo trecho, principalmente no Condomínio Alphaville, não há respeito a placa de proibido estacionar. Com isso uma via tão importante que era para fluir com três faixas, só funciona com duas, causando transtornos. Cadê a SMTT para fiscalizar e multar?”




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

Sugestões do leitor e amigo Milton Coelho Carvalho – Para os diabéticos neste período de pandemia e pós-pandemia


Segue resumo do livro: 01) O CÓDIGO DO DIABETES PREVINA E REVERTA

O mundo conta com 425 milhões de adultos diabéticos e o número de casos cresce com rapidez. A previsão é de que até 2045 esse quadro aumente, alcançando um total de 629 milhões. O mais preocupante é a falta de conhecimento: estima-se que um a cada dois diabéticos não saiba que é portador da doença. O Brasil está na lista de países com maior quantidade de
pessoas portadoras da doença.” – International Diabetes Federation (IDF) Em O Código do Diabetes, o Dr. Fung propõe uma mudança de paradigma e nos mostra que o diabetes tipo 2 é reversível. Escrevendo com linguagem clara e persuasiva, ele explica porque os tratamentos convencionais que dependem da insulina ou de outras drogas para baixar o nível de glicose no sangue podem na verdade exacerbar o problema, levando a um ganho de peso significativo e até a doenças cardíacas. A única maneira de tratar o diabetes tipo 2 de forma eficaz, ele argumenta, é com dieta adequada e jejum intermitente.

De Fernanda Rocha



Segue resumo do livro: 02) como controlar o diabetes:

As melhores escolhas para manter a glicemia sob controle. No Brasil, cerca de 16 milhões de adultos sofrem com o diabetes, sendo que a doença é responsável pela morte de 72 mil pessoas a cada ano no país. Diante disso, nota-se a importância de conhecer mais sobre o problema e descobrir como controlar as taxas de açúcar no sangue. Neste guia, você vai conferir as principais características do diabetes, saber quais os fatores de risco para desenvolvê-lo e aprender formas simples de afastar esse mal da sua vida.

De Fernanda Rocha

O livro indicado pode ser adquirido na Livraria Excariz Jorge Amado, Avenida Jorge Amado, 960/Telefone ( 79 ) 3217-5455

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone Eita! É já. Eu usei mimeógrafo à álcool.



www.twitter.com/MiguelNicolelis Caiu 1 ministro Caiu outro ministro

Mas para o Brasil se salvar desta tragédia épica, falta cair a raíz do problema!!
E pelo visto, só falta um empurrãozinho! #ForaBolsonaro #ImpeachmentBolsonaroUrgente #RenunciaBolsonaro

www.twitter.com/cezar_britto Desculpe-me o plágio Adoniran, mas não resisti… https://instagram.com/p/CNBBHV5h1OS/?igshid=1ik6zlpflc4h3

www.twitter.com/BlogClaudioNun  “O desgoverno da besta-fera tá derretendo como as geleiras, ardendo como o Zepelim e afundando como o Titanic.” Clarkson Moura, advogado sergipano.

www.twitter.com/FlavioDino Hoje 16 governadores fizeram uma importante manifestação à Nação, quanto a tentativas de desestabilizações via motins policiais e veiculação massiva de mentiras contra os Estados

 



Siga Blog Cláudio Nunes:             

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“A caridade é um exercício espiritual. Quem pratica o bem coloca em movimento as forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução.” Chico Xavier, nasceu em 02 de abril 1910.


https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-francisco-pontificio-colegio-mexicano-sacerdotes-ternura.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais