Do “fórum social” de Dom Lessa

 

 

É de conhecimento público que algumas lideranças da Igreja Católica em Sergipe, sob o comando do bispo Dom Palmeira Lessa não se afinam com o governo estadual por conta de alguns problemas, inclusive por conta de alguns pleitos não atendidos que causaram polêmica através da imprensa.

 

Ontem a Arquidiocese de Aracaju anunciou que criará o fórum social “para estabelecer constante interação com a sociedade civil organizada para ampliar a participação ativa nas ações e nos debates sociais relevantes”.A intenção seria louvável se por trás, está a raiva de algumas lideranças do atual governador e do prefeito da capital.

 

E a arquidiocese resolveu convidar para comandar o fórum o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, que com boas intenções, não estava informado das reais intenções deste “evento”. Mas o ex-presidente já foi alertado da intenção do religioso. Resta saber se Henri Clay cairá nesta armadilha que servirá apenas para atender os interesses de um setor da sociedade que já foi forte e esqueceu que o tempo mudou e a Igreja não é mais poder como foi num tempo não muito remoto.

 

Aliás, a tentativa da Igreja Católica (e setores evangélicos) de manipular a população brasileira começou na campanha eleitoral do ano passado, onde no último mês para o fim do 1º turno e durante o 2º turno, foram realizadas campanhas verdadeiramente fascistas contra a candidata e hoje presidente, Dilma Rousseff.

 

O interessante também é que algumas lideranças da Igreja Católica em Sergipe precisam ter muito cuidado com suas ações e até mesmo declarações. Quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado do vizinho. E neste caso, o “fórum social” pode virar contra o feiticeiro. É só aguardar.

 

Previsão do tempo para 2011

Tempo “Bom, se o ajudarmos a ser bom.

Céu claro se nossos pensamentos forem claros.

A luz começa na boa vontade

da alma – e dos olhos.

Somos responsáveis pelo bom tempo:

compreensão, simpatia, impulso de ajudar,

tornam belas as manhãs e embalam as noites

em casa e no mundo”. Carlos Drummond de Andrade – Previsão do tempo para 1967, in Receita de Ano Novo.

 

Situação pode rachar em Canindé I

Enquanto a oposição reúne os cacos para lançar um candidato a prefeito, os partidos que apóiam o governo Déda devem rachar nas eleições municipais de Canindé do São Francisco. O deputado federal eleito, Heleno Silva, com forte base eleitoral em todo sertão já anunciou – no programa que apresenta na rádio Xingó – que vai transferir o título eleitoral para o município e inclusive está providenciando uma residência na cidade.

 

Situação pode rachar em Canindé II

Já o grupo do prefeito Orlandinho Andrade, que já foi reeleito, conversa muito para lançar um candidato, mas nos bastidores já é dada como certa a candidatura do deputado estadual eleito, Jeferson Andrade, filho de Ulices, como o candidato do grupo. Como é sobrinho de Orlandinho, pode ser candidato sem problema algum. Um embate entre Heleno e Jeferson, dividindo o eleitorado da situação é tudo que a oposição torce.

 

Insatisfação

O PT está insatisfeito com a atuação dos ministros da legenda. Congressistas reclamam que a composição do segundo escalão não atende às bancadas. Segundo nota publicada na coluna Painel, da FSP, reforça o mal-estar o fato de o presidente da sigla, José Eduardo Dutra, estar distante do núcleo decisório do governo. Na Câmara, a escolha de Marco Maia, do Rio Grande do Sul para disputar a presidência da Casa deixou sequelas que prometem esquentar o início da nova legislatura. Por lá, o partido está dividido em duas alas. 

 

Twitter

E foi realizado ontem, 19, à noite, no Chopp 13 o segundo encontro dos twitteiros de Sergipe. E os melhores de 2010 foram, pela ordem: Marcelo Déda, Márcio Rocha e Ricardo Marques. Parabéns aos melhores.

 

PF Prende sete prefeitos

Calma, afobado! Não foi em Sergipe. Uma operação da Polícia Federal levou à prisão de 7 prefeitos e servidores de cidades do Piauí por suposto desvio de dinheiro público.Com a participação da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público, a Operação Geleira investiga suposta rede que desviava recursos federais transferidos para programas de educação e saúde.Também foram presos empresários de 33 empresas que, segundo a PF, estão ligadas ao esquema. Os nomes não foram divulgados. De acordo com a CGU, o desvio pode ter chegado a R$ 3,7 milhões. (FSP).

 

Turismo e emprego

De jan/2007 a nov/2010 , segundo dados da RAIS do Ministério do Trabalho, o saldo de empregos no turismo de Sergipe foi de 5.111 .A expectativa é que este numero aumente com as contratações de dezembro. Este número supera a marca  de 4.841 postos de trabalho do período 1996-2006. Ainda querem comparar o turismo no Governo Marcelo Déda com as gestões anteriores.

 

Cenário para 2012 I

Pelo andar da carruagem, Aracaju terá vários candidatos a prefeito, daqui a dois anos. Além do PT, são três os partidos da base aliada que pretendem lançar candidato ao Palácio Inácio Barbosa, que, aliás, nem funciona mais, pois o gabinete do chefe do executivo municipal há muito foi transferido para o Centro Administrativo. São eles: 1. PSB – Partido Socialista Brasileiro; 2 – PDT – Partido Democrático Trabalhista; 3. PC do B. Isso mesmo, o partido de Edvaldo Nogueira anunciou oficialmente sua pretensão de lançar um candidato próprio à prefeitura de Aracaju.

 

Cenário para 2012 II

E segundo alguns setores especializados, o PSC deseja concorrer ao cargo, tencionando lançar o senador Eduardo Amorim, o mais votado nas últimas eleições. Quatro anos antes, Eduardo Amorim fora o deputado federal mais votado. Portanto, é natural que a coligação comandada pelo PSC – Partido Social Cristão confie em nova performance do senador. Já o PT tem, por enquanto, duas opções: Sílvio Santos, vice-prefeito e secretário de saúde e Rogério Carvalho, ex-secretário de saúde do município e do Estado e o deputado federal mais votado na história de Sergipe, com mais de 116 mil votos.

 

PRE/SE apura se houve doações irregulares I

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) pediu que a Justiça Eleitoral determine à Receita Federal a realização do cruzamento de dados dos valores doados para a campanha eleitoral em 2010 e os rendimentos ou faturamentos declarados pelos doadores. O objetivo é apurar se foram realizadas doações acima do limite permitido pela legislação eleitoral, que é de 10% dos rendimentos brutos para pessoa física e 2% do faturamento bruto para pessoa jurídica, valores esses auferidos no ano anterior à eleição, em 2009.

 

PRE/SE apura se houve doações irregulares II

Uma excelente medida da PRE/SE, mas na verdade a maior parte do dinheiro não é declarada nas contas dos candidatos. O certo seria comparar o volume de campanha de vários candidatos com os gastos declarados, inclusive algumas gráficas que entraram no esquema de imprimir  500 mil santos, mas só declarar 50 mil. É só descobrir o volume de papel usado no período eleitoral.

 

Prefeito recebe representantes do Motu

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, recebeu na tarde de ontem, na sede da prefeitura, representantes do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), que ocuparam uma área no conjunto Albano Franco, há uma semana. Na ocasião, os dirigentes entregaram ao prefeito a relação das famílias que ainda resistem no local, cerca de 280 famílias. ?Recebemos uma relação com os nomes de pessoas que ainda ocupam a área e com essa relação vamos conflitar com o Cadastro Único do governo federal (Cad), para depois incluir no Cadastro Único do município?, disse Fábio Henrique.

 

Obras da Ponte Gilberto Amado não serão paralisadas

As obras de construção da Ponte Gilberto Amado, entre os municípios de Estância e Indiaroba, no litoral sul de Sergipe, continuarão em andamento e deverão ser concluídas ainda este ano. A informação vem do secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Valmor Barbosa, que desde já elimina qualquer possibilidade de paralisação da obra, conforme vinha sendo especulado na imprensa local.

 

Repasse de recursos

De acordo com o secretário, ainda nesta quarta-feira, 19, o governador Marcelo Déda recebeu da presidenta Dilma Roussef a garantia de que os atrasos nos repasses de recursos voltados à execução da Ponte serão resolvidos até a próxima semana. “O governador nos comunicou que o empenho e a palavra do Governo Federal é que a partir da próxima semana este impasse será resolvido”, afirmou Valmor, antes de explicar a situação. Com essa informação, a empresa responsável pela obra desistiu de dar aviso prévio para 400 funcionários como ela havia programado, garantindo os empregos e a continuidade das obras.

 

Feira do Sebrae e solidariedade

Começou ontem e vai até o dia 30 a, a 12 ª edição da Feira de Sergipe. Promovido pela Sebrae, na Orla de Atalaia. A tradição feira é uma oportunidade de mostrar aos turistas o melhor do artesanato de Sergipe, além de produtos de micro e pequenas empresas. Também estão previstas 54 apresentações culturais, entre manifestações folclóricas, quadrilhas juninas e apresentações musicais, envolvendo aproximadamente 1600 pessoas. A feira não cobra ingresso, mas vai recolher doações para as vitimas das enchentes no sul do país. É bom que na última semana estes alimentos sejam recolhidos para os sertanejos que estão sendo atingidos pela seca.

 

Nova Selic

Após seis meses, o COPOM – Conselho de Política Monetária do Banco Central aumentou em 0,5 por cento a taxa SELIC, que passou para 11,25 por cento.

 

Futebol

O Confiança jogará amistosamente contra o Treze, de Campina Grande, no próximo dia 30 de janeiro, um domingo, no antigo Estádio Presidente Vargas.

 

Reforma dos estádios

O próprio governador Marcelo Déda fez questão de transmitir a informação segundo a qual os estádios em reforma estarão prontos para o início do campeonato sergipano, em 7 de fevereiro.

 

SAME I

Fundado em 1949, com o nome de Serviço de Assistência à Mendicância, anos mais tarde mudado para Serviço de Assistência e Movimento de Educação, o Asilo do Same, instituição mantida pela Igreja Católica, tem, ao longo das últimas décadas, prestado incomensurável colaboração à sociedade sergipana, ao garantir abrigo a idosos carentes de assistência. Em uma determinada fase, também manteve escola para crianças. Atualmente, o Asilo do SAME continua executando essa tarefa humanitária, que é dar guarida a pessoas necessitadas. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, o diácono Antonio Costa Almeida exerce a presidência do SAME, com enorme dedicação e competência.

 

SAME II

Desde sua fundação, funcionários do BB têm participado ativamente da vida do SAME, alguns deles, como o atual, Antonio Costa, que é o presidente da referida instituição filantrópica. José Maurício Botto de Barros, José de Brito Freitas, Paulo Valiati – todos esses cidadãos, servidores do Banco do Brasil, deram importante parcela de apoio, através de um trabalho sério, reconhecido pela sociedade civil, à importante entidade de natureza filantrópica. Além do presidente Antonio Costa, outros funcionários do BB colaboram, no momento, com o SAME. Dentre eles, destacam-se Clóvis Prado, Neyla Maria Lima da Rocha e Fernando Paiva. O SAME vai completar, este ano, 62 anos de existência.

 

Horário de Funcionamento do Riomar no Pré-caju

A prévia carnavalesca mais esperada do ano, o Pré-caju, já acontece nos próximos dias e, por conta disso, algumas vias de circulação serão bloqueadas. A ponte da Coroa do Meio será uma delas e em virtude desse fechamento, o Shopping Riomar terá seu horário de funcionamento reduzido. Nos dias 20, 21 e 22, todas as lojas abrirão das 10h às 16h; no domingo, 23, funcionarão apenas Ferreiro Grill e Mercado 153, Gbarbosa – conforme horário específico – e Cinemark, conforme programação.

 

Glossário Jurídico/Legislativo

Visando a contribuir com a formação e o fortalecimento da cidadania, este BLOG passa a publicar o significado de alguns dos principais termos comuns à linguagem jurídica e legislativa. Começa, hoje, com Ação Declaratória de Constitucionalidade- É impetrada no Supremo Tribunal Federal, visando à declaração de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. As decisões definitivas de mérito sobre essa ação têm eficácia contra todos e efeito vinculante no âmbito dos demais órgãos do Judiciário e do Executivo. Pode ser proposta pelo presidente da República, pelas mesas do Senado e da Câmara e pelo procurador-geral da República.

 

Memória política

Jânio Quadros implantou um estilo revolucionário na presidência da República. Dentre várias inovações, instituiu reuniões periódicas, presididas por ele, entre as autoridades federais e os governadores das várias regiões do país. No Sul, participaram os governadores Nei Braga, do Paraná, Celso Ramos, de Santa Catarina, e Leonel Brizola, do Rio Grande do Sul. Uma tarde, estavam discutindo problemas educacionais. Brígido Tinoco, ministro da Educação, surpreendeu-se com o presidente anunciando algumas reformas, na sua área, das quais ele discordava. – Presidente, permita-me dizer-lhe que discordo desta solução. A meu ver, é um mau ato. Fê-lo por quê? – Ministro, fi-lo por algumas razões que me parecem relevantes. Primeiro, fi-lo porque estou convencido de que é a melhor solução. Segundo, fi-lo porque esta Nação tem pressa e não pode ficar a vida inteira esperando que os infindáveis debates cheguem um dia ao fim. Terceiro, fi-lo porque sou o presidente. Por fim, senhor ministro, FI-LO PORQUE QUI-LO. – E papo encerrado. Papo e pronomes.

 

Fórum Empresarial

O Fórum Empresarial de Sergipe vai realizar na próxima semana a primeira reunião almoço de 2011. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, 25, às 12h30, no Hotel Aquários, quando será apresentado o deputado Zeca Ramos da Silva, futuro secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que falará sobre o tema “As ações e os objetivos da sua gestão para a Sedetec”.  O evento contará também com a presença do atual secretário da pasta, Jorge Santana. 

 

Marina condena novo Código

A senadora Marina Silva pronunciou-se, de forma veemente, contra as mudanças no texto do Código Florestal, alertando para o fato de que o aumento das faixas de terra às margens de rios e outros acidentes geográficos para fins agrícolas fatalmente ampliará os riscos de deslizamentos e enxurradas causados pelas chuvas. O maior exemplo é o que ocorre, no momento, na região serrana do Rio de Janeiro.

 

22 MPs  

A partir de fevereiro, o Senado e a Câmara vão analisar 22 Medidas Provisórias encaminhadas pelo Executivo.

 

1.410

É o total de matérias deliberadas pelo plenário e pelas comissões do Senado Federal, em 2010.

 

57 Por cento

Este é o índice de renovação do Senado a partir de fevereiro, quando começará mais uma sessão legislativa. Os senadores representam os Estados. Cada Estado tem 3 representantes no Senado. A cada 4 anos, alternadamente, renovam-se 2/3 e 1/3 dos senadores da República. O atual presidente do Senado Federal é José Sarney, do PMDB do Amapá.

 

6 bilhões de dólares

Este foi o extraordinário lucro da APPLE, uma das gigantes da informática em todo o mundo, relativo ao ano de 2010.

 

Marcus Vinicius da Cruz de Melo Morais

Este é o nome completo de Vinícius de Morais, poeta, diplomata, compositor, cantor. Nasceu em 19.10.1913 e faleceu no dia 09.07.1980 (no Rio de Janeiro). Conhecido na intimidade pela alcunha de “o poetinha”, letrista excepcional, figura emblemática da literatura e da MPB – Música Popular Brasileira, fez parceria com outros grandes monstros de nossa música, como Antonio Carlos Jobim, Carlos Lira, Newton Mendonça, Toquinho e vários outros. Quando foi criticado porque fazia canções populares, refutou dizendo que não distingue a poesia de suas letras para músicas. Faço as duas do mesmo jeito. Recentemente, Vinícius de Morais recebeu homenagem póstuma especial do Instituto Rio Branco, ao qual serviu, durante muitos anos, em várias embaixadas do Brasil no exterior. Em 2010, transcorreu o trigésimo aniversário de morte desse grande compositor e poeta de nosso país.

 

Manhattan Connection

O tradicional programa transmitido aos domingos diretamente de Nova Iorque mudou de canal. Vai estrear no próximo dia 23, domingo, na Globo News. Equipe um tanto renovada, mas com Lucas Mendes no comando.

 

O PDT de Brizola I

Em 1979, o presidente João Baptista Figueiredo sanciona a lei da ANISTIA aos condenados ou acusados por crimes políticos. Em consequência, centenas de exilados começam a retornar ao Brasil. O governo restabelece o sistema pluripartidário.A ARENAPartido oficial do governo, é transformada no Partido Democrático Social – PDS. O MDB torna-se PMDB. Surgiram, então, novas agremiações partidárias, como o PT – Partido dos Trabalhadores, o PTB – Partido Trabalhista Brasileiro e o PDT – Partido Democrático Trabalhista.

 

O PDT de Brizola II

 Numa jogada do governo, a sigla PTB acabou nas mãos de uma política descendente de Getúlio Vargas. O herdeiro natural do partido trabalhista era o gaúcho Leonel Brizola, que se viu forçado a fundar o PDT – Partido Democrático Trabalhista. Em Sergipe, os integrantes de primeira hora da agremiação liderada por Brizola foram os advogados Nilton Vieira Lima, Francisco Augusto Ramos e Francisco Dantas. Até hoje eles militam no PDT. Nomes destacados da sigla em Sergipe são o prefeito de N. Sra. do Socorro, Fábio Henrique, presidente do diretório estadual, o deputado estadual Andrade Filho e o ex-diretor do DETRAN, Francisco Dantas, que participa do novo secretariado do governo Marcelo Déda. Nilton Vieira Lima é figura expressiva do partido, embora sem exercer cargo, no momento.

 

O PDT de Brizola III

Já o advogado Francisco Augusto Ramos reside e trabalha, há anos, em Palmas, capital do Estado de Tocantins. Até recentemente, o PDT tinha como liderança máxima, em Sergipe, o deputado Ulisses Andrade, ex-presidente da Assembléia Legislativa e atualmente membro do Tribunal de Contas do Estado, impedido, portanto, de exercer militância política. Sem dúvida, o radialista Fábio Henrique, prefeito de Socorro, onde realiza ótima gestão, é um dos principais nomes com que conta o PDT para as próximas batalhas eleitorais.

 

Serristas radicalizam I

O grupo serrista do PSDB, com seu líder, Serra, sem ocupar cargo executivo, prega uma radicalização no que concerne à oposição ao governo Dilma Rousseff. Já os tucanos que são governadores, como Geraldo Alckmin, de São Paulo, alegam razões de ordem federativa para condenar essa posição. Eles defendem um diálogo amistoso com a União, em defesa dos legítimos interesses dos seus Estados. Interessante é que José Serra, quando era governador de São Paulo, manteve, justamente, a tática ora defendida pelos governadores eleitos.

 

Serristas radicalizam II

Muitos foram os projetos desenvolvidos conjuntamente por São Paulo e o Planalto. O exemplo da venda da NOSSA CAIXA ao governo federal pode ser citado, com destaque. E a participação federal em várias obras viárias no mais rico estado da federação brasileira. FHC, cuja influência ainda é muito forte no PSDB, por motivos lógicos, reafirma sua posição de apoio a Aécio Neves, senador por Minas Gerais, com vistas às eleições presidenciais de 2014. “Aécio é a bola da vez” – ratifica o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

Centenário de nascimento

Transcorreu ontem, 19 de janeiro, o centenário de nascimento do político sergipano Arnaldo Rollemberg Garcez. Ex-prefeito de Itaporanga D”Ajuda, sua terra natal, foi deputado estadual, federal e governador do Estado de Sergipe (1951/1954). Nasceu em 19.01.1911 e faleceu no dia 07 de setembro de 2010. Membro destacado da coligação PSD/PR.

 

Jurandir Cavalcante

Missa de um ano em sufrágio da alma do jornalista Jurandir Cavalcante Dantas será celebrada hoje, às 20 horas, na Igreja do Salesiano. Antigo militante da imprensa sergipana, trabalhou na Rádio Cultura e durante décadas manteve interessante coluna no Jornal da Cidade, na qual destacava Pessoas e fatos.

 

Presidência da Câmara

Praticamente selada a eleição de Marco Maia (PT/RS), para presidir a Câmara dos Deputados. Contudo ainda persiste uma pequena pretensão por parte de Sandro Mabel, líder do PR de Goiás.

 

Pesquisa

Ouvidos 307 deputados e 33 senadores, entre reeleitos e novos parlamentares das duas casas do Congresso Nacional, apurou-se que 87 por cento deles são a favor de uma reforma política logo no primeiro semestre deste ano. O segundo item preferido pelos ouvidos nessa pesquisa é a reforma tributária, com 78 por cento.

 

Trilha musical

Três grandes intérpretes da música popular do Brasil estão presentes na trilha sonora da novela global “Insensato Coração”. Maria Rita, a filha da Ellis Regina, Maria Bethânia e Ney Matogrosso.

 

DO LEITOR

 

S.O.S. Itabaiana (Titanic Sergipano)

Desabafo de uma cidadã itabaianense: “Itabaiana vive momentos de total desmando administrativo. O comandante Luciano Bispo, deixou o navio itabaianense bater em um grande Iceberg e deixou a tripulação a deriva, salários atrasados, obras paralisadas por todos os lados, contas bloqueadas, falta de crédito total no comércio dos funcionários da prefeitura, aniversario da cidade não teve comemoração e até mesmo está ameaçada a realização da MICARANA 2011. Pelo jeito Luciano e sua turma vai pegar os poucos salva-vidas que existe no navio, e pular fora; deixando o restante da população (que somos nos) afundar junto com o navio”.

 

Frase do Dia

“Um relato honesto se desenrola melhor se o fazem sem rodeios.”  Shakespeare.

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais