Do professor que virou Mestre vitorioso

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O titular deste espaço teve o privilegio de ser aluno de grandes professores. Em todos os estágios da vida acadêmica teve vários professores que não se limitaram a ensinar apenas a matéria de sua responsabilidade, mas também a ensinar a refletir sobre os caminhos que a vida propicia a cada um de nós.

Em 1980, teve a oportunidade de ter um professor, então estudante universitário de direito, que  era responsável pela matéria Organização Social e Política Brasileira (OSPB), disciplina obrigatória criada pela Ditadura Militar, que conseguia “driblar” a temática obrigatória e passar a mensagem da reflexão, da luta e da necessidade da liberdade democrática.

De lá para cá, o professor virou político. Ganhou muitas eleições, perdeu algumas, mas sempre fiel a ideologia socialista e ao partido que nunca trocou.  Como todo político tem na sua história vários acertos e erros. Um dos pontos importantes é de nunca titubear. Assumiu os erros da mesma forma que os acertos. E com certeza teve e tem a oportunidade de ajudar muita gente. Centenas de pessoas tiveram suas vidas transformadas por ações e realizações do professor que optou pela vida pública.

Mas o professor optou por servir, mas sem ser servido como acontece com muitos. Até mesmo os críticos mais vorazes do seu estilo político-administrativo concordam com uma coisa: das virtudes do professor, inclua entre as primeiras, como alicerce principal o caráter e a honestidade.

Como gestor seguiu e segue fielmente as palavras de Jesus quando disse que tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Como bem ensinou Jesus em Marcos (10:43, 44): o sucesso de uma pessoa não é medido pela quantidade de outras pessoas que a serve, mas na quantidade de pessoas que são servidas por ela: “Quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o servo de todos”.  Esse é um ensinamento que deveria servir para todos aqueles que entram na vida pública.

E ele, o professor, não construiu patrimônio nos anos que passou na vida pública. Pelo contrário, se tivesse optado pela vida privada, certamente hoje estaria não só bem financeiramente, mas também profissionalmente. Mas sucesso não significa apenas dinheiro, fama, status, etc. Sucesso para alguns significa apenas servir ao próximo.  E este legado é imortal, não se acaba como os bens materiais. Fica guardado para sempre na história.

Para os leitores que estão pensando que é mais um texto surrealista, do doído titular deste espaço, não é. É um texto simples, mas verdadeiro.

É a história de um homem que a primeira profissão foi ser professor e depois de optar pela vida pública chegou a galgar os maiores degraus, através do voto popular e da confiança depositada pelos seus conterrâneos.

É a história de um professor, que se transformou em Mestre, com “M” maiúsculo. Um ser humano de uma inteligência excepcional, um Gigante que anda com a cabeça erguida cheio de cheio de Esperança e de Vida. E que sabe que as pedras no caminho serão superadas. Alcançará a Vitória para continuar ajudando milhares de pessoas.

Poderia resumir tudo apenas nas palavras de Gabriel Garcia Marquez: "É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver."

“Eu gosto de ganhar dinheiro, não de gastar dinheiro”
A frase é de um jovem empresário,  proferida há alguns anos a um radialista que trabalhava numa emissora de rádio dele, quando questionado sobre a possibilidade de ingressar na política. Hoje alguns pensam que o jovem empresário vai disputar as eleições do próximo ano em uma chapa majoritária. Aceita-se apostas!

Sobre transporte intermunicipal
A Justiça mandou fazer licitação em 30 dias, a Secretaria diz que o Governo não está inerte, já fizeram três Planos Diretores. Ontem, 19, o Diário Oficial do Estado de Sergipe republicou a Tomada de Preços para os estudos do Transporte Intermunicipal, será dia 08/10 com prazo entrega em 180 dias e pasme, o valor máximo a ser pago 1.280.231,84 na ultima, foi em torno de 180.000,00.Com isto se vê mais uma vez que o Estado não está mesmo interessado. É esperar a próxima desculpa já que a Justiça determinou o prazo de 30 dias. Blog continuará de olho…

Duplicação BR-101 trecho Estância/Cristinápolis. Licitação ficou a cargo do DNIT, esclarece Valmor
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, ao ler ontem,19, a critica do senador Eduardo Amorim, publicada neste espaço, por conta da demora do início da duplicação do trecho da BR-101, no trecho Estância/Cristinápolis, esclareceu que a licitação não é mais responsabilidade do governo estadual.

Histórico
Valmor disse que o governo ficou responsável pela elaboração do projeto que foi concluído em outubro do ano passado. Como a análise do DNIT para aprovar a licitação está demorando, no inicio deste ano, ainda com Sérgio Passos, como ministro dos Transportes, numa reunião com o governador Déda ficou decidido para dar mais agilidade que o DNIT faria a licitação e o acompanhamento da obra.

Licença Ambiental Ibama
Valmor Barbosa esclareceu ainda que há dois meses teve outra audiência, desta vez com o novo ministro, César Borges, com o governador em exercício Jackson Barreto que cobrou a licitação da obra. O ministro explicou que o DNIT em Brasília estava esperando a licença ambiental do Ibama para publicar o edital.  Ou seja, todo o trecho de Estância a Cristinápolis, cerca de 53 quilômetros, mas dois contornos (Umbaúba e Cristinápolis) é de responsabilidade do DNIT.

Estratégia saturada. Apoio de todos nos municípios
Tem um grupo que está usando a mesma estratégia de 2010, tentando o apoio de vários grupos no mesmo município. Em um grande município tentaram “conversar” com o prefeito mesmo tendo como aliado o ex-prefeito.

Candidatura a deputado
Em outro tenta que o ex-prefeito, um membro da família Franco, se filie a uma sigla pequena para disputar um mandado de deputado estadual. Correto e leal, o ex-prefeito disse que não será candidato porque tem compromisso com um deputado estadual com mandato. Detalhe: o deputado da região metropolitana de Aracaju também faz parte do grupo. Ou seja, para alcançar o objetivo vale tudo, até trair um aliado.

Debate do PCdoB hoje no Sindicato dos Bancários
O PCdoB realiza hoje em Aracaju no auditório do Sindicato dos Bancários, às 119h, um debate com toda militância do partido sobre as teses do 13º Congresso Nacional do partido.

Exemplo em Itabaiana
Em tempos em que as administrações públicas reclamam da falta de recursos e, inclusive, atrasam os salários, Itabaiana tem se tornado um exemplo positivo. E olhe que a cidade até bem pouco tempo atrás frequentava páginas policiais na imprensa por conta da falta de pagamentos por parte da prefeitura. Mas a atual gestão de Valmir de Francisquinho tem feito um grande esforço e o salário do servidor se tornou algo certo e dentro do mês desde janeiro último.

Educação
Para comprovar que a cidade vive uma nova realidade, a prefeitura de Itabaiana realiza o pagamento dos professores já nesta sexta-feira, 20, quando o salário será enviado para os bancos, devendo estar na conta dos servidores já no sábado, dia 21. E o restante da folha será viabilizado na semana que vem. Para quem pergunta a Valmir de Francisquinho qual é a mágica para pagar em dia, o prefeito tem uma resposta rápida: “trabalho, seriedade e respeito com os recursos públicos. Simples assim!”. Quem dera todos os gestores pensassem e agissem desta forma.

Itabaiana: dois pregões questionados no MPE e TCE
O blog foi informado que dois pregões realizados recentemente pela Prefeitura de Itabaiana estão sendo questionados no MPE e no TCE. O primeiro diz respeito a contratação de empresa e locação de equipamentos para coleta e transporte de lixo. Estão sendo questionados alguns itens como por exemplo, exigência de nota fiscal de serviços prestados, mesmo com atestado de Conselho Federal; equipamentos com obrigatoriedade do ano 2012 e a quilometragem livre para prestação de serviços com combustível por conta da contratada. Como calcular algum valor para apresentar proposta?

Itabaiana: dois pregões questionados no MPE e TCE II
O outro pregão questionado diz respeito a contratação de empresa para locação de veículos e caminhão de pequeno porte. Entre os itens questionados a quilometragem livre e o combustível por conta da contratada. Como calcular uma proposta desta forma? Sem nenhum paramento?

Obras no Santa Maria
O prefeito João Alves Filho esteve ontem, 19, no Palácio de Veraneio onde se reuniu com o governador em exercício, Jackson Barreto, acompanhado de diversos auxiliares. Na pauta a retomada de obras de obras no bairro Santa Maria. Ficou acordado durante o encontro, que a pavimentação das ruas será realizada após conclusão das obras de drenagem e esgotamento, que é de responsabilidade do Estado.

Desapropriação
João Alves já assinou a desapropriação de algumas casas do bairro.A obra, cujo convênio foi assinado em 2007 e a execução iniciada em 2008, era fruto de um convênio entre o Estado e Prefeitura. A responsabilidade do Estado era fazer a drenagem e o esgotamento sanitário, que deveria ser executado pela Deso, ficando a  PMA responsável pela pavimentação. A obra estava paralisada há dez meses, mas agora serão retomadas ainda neste mês de setembro, beneficiando toda a população da região.

Benefício
Para o prefeito João Alves Filho, tudo aquilo que for em prol da população aracajuana terá seu aval e esforço para realização. "Tudo que for para somar esforços em benefício da população não devemos nos opor. Estabelecemos um cronograma entre a área do Governo Estadual e Prefeitura. Já estamos desenvolvendo trabalhos no bairro Santa Maria. Agora, faremos de forma conjunta, e, isso é muito positivo".

Garantia
Considerando a reunião bastante produtiva, o governado Jackson Barreto, salientou a importância da parceria com a Prefeitura. "As obras estavam paralisadas há meses, mas serão concluídas para o benefício da população", garante Jackson.

Lei Maria da Penha para o campo e a floresta
Mais quatro ônibus adaptados para circular em áreas rurais e levar serviços de segurança e justiça às mulheres do Nordeste. Esta é a entrega que a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), fará nesta sexta-feira (20/09), em Aracaju, para o governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), e a secretária estadual da Mulher da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, representante do governador Jaques Wagner na cerimônia. Bahia e Sergipe receberão, cada um, dois ônibus.

Adesão
Além de receber duas Unidades Móveis para Mulheres em Situação de Violência no Campo e na Floresta, Sergipe formalizará a adesão ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, da SPM. O documento será assinado pela ministra Eleonora; pelo governador em exercício Barreto; pelo prefeito de Aracaju, João Alves (DEM); pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Chagas; pelo procurador-geral de Justiça de Sergipe, Orlando Rochadel Moreira; e pelo defensor público-geral em exercício, Jesus Jairo Almeida de Lacerda.

Debate PED
O Diretório Estadual do PT de Sergipe amanhã, 21, debate entre os candidatos estaduais e, as respectivas chapas para o PED 2013. O evento ocorrerá na Câmara de Vereadores do município de Japaratuba, a partir das 9h.

Chapas
São quatro chapas inscritas: "O Partido que Muda Sergipe", liderado pelo deputado federal, Márcio Macedo, "Vamos Mudar o PT para Mudar Sergipe", pela Dep. Estadual, Ana Lúcia, "Militância Presente Partido Forte", de Rogério Carvalho, Dep. Federal e atual presidente do PT/SE. E a chapa sem candidato, “Lutar e Construir um Partido para Todos”. Além de Denilson Silva, com candidatura independente, sem chapa.O Processo de eleições Diretas do PT (PED), que define as direções do partido em todo Brasil , será realizada em 10 de novembro.

Projeto quer concessionárias dando seis opções de pagamento
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) apresentou um novo Projeto de Lei, no qual inclui as concessionárias e permissionárias da União e dos municípios dentre aqueles obrigados a oferecer ao consumidor e ao usuário o mínimo de seis datas opcionais para escolha do vencimento de seus débitos, dentro do mês de vencimento.

Lei
De acordo com a Lei 9.791/1999, a disponibilização de no mínimo seis datas já é obrigatória para concessionárias e permissionárias dos Estados e do Distrito Federal. O novo projeto amplia o número, incluindo aquelas da União e dos municípios.

Escolha da melhor data
“Com esta alteração, o usuário terá opção de escolher a melhor data para seus débitos para todos os serviços públicos prestados, não importando o ente titular do serviço”, afirmou Fábio Reis.

Brasil terá defensores públicos em todos os Estados
Os defensores públicos e a sociedade brasileira já podem comemorar. A comissão especial da PEC 247/13, que estabelece prazo de 8 anos para que todos os Estados tenham defensorias públicas o parecer favorável do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), relator da matéria.Em seu relatório, Teixeira destacou a luta do deputado André Moura (PSC-SE), autor da proposta, e o papel fundamental das audiências públicas realizadas pela comissão especial, presidida também por Moura.

Caráter justo
“Nossas reuniões demonstraram cabalmente não apenas o caráter justo da proposição, mas a adesão entusiástica à sua ideia por parte de pessoas simples do povo. O cidadão dos lugares menos favorecidos sente a necessidade de um sistema de justiça menos perverso e compreende o papel dos defensores como garantia de sua defesa frente a um Estado, que, até agora, via de regra, se organiza mais para condenar do que para defender o que é pobre”, ressaltou o relator.

Antônio Neto deixa o PSDB
O advogado Antônio Neto apresentou ontem, 19, sua carta de renuncia à vice-presidência do PSDB e de desfiliação do partido. Apesar de citar a sua forte ligação com o partido, principalmente com as lideranças tucanas da Executiva Nacional, estabelecida a partir da sua atuação junto a Juventude PSDB.  Ele avalia o convite de várias lideranças e anuncia o novo partido até a próxima semana. Continuará no mesmo grupo comandado pelos irmãos Amorim.

CNPGEDF e ANAPE reivindicam novo diagnóstico para PGE's
O procurador-geral do Estado de Sergipe e presidente, em exercício, do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CNPGEDF), Márcio Leite de Rezende participou de reunião, na última semana, em Brasília com representantes a Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE) e do Ministério da Justiça.

Diagnóstico
O objetivo da reunião foi renovar o diagnóstico Nacional da Advocacia Pública, como também promover convênio entre os participantes da reunião para fomentar a prática conciliatória no âmbito das demandas, envolvendo os estados da Federação.

Cirurgia de catarata
A Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo Federal realiza no próximo sábado, a consulta de avaliação de Catarata em 12 usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), para a realização da cirurgia.A consulta de avaliação acontece a partir das 12h na Unidade de Saúde Augusto César Leite, localizada na avenida Perimetral s/nº, conjunto Marcos Freire II no município de Nossa Senhora de Socorro.

Oportunidade
Todos os pacientes que irão passar pela avaliação estavam na Regulação (sistema) e já sairão da consulta de avaliação com a data da cirurgia marcada que será feita na Capital, ou seja, em Aracaju.De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Manuel Batista, essa é a terceira vez que pacientes de Pirambu se submetem a cirurgia de catarata, lembrando que de janeiro até hoje, seis pacientes já fizeram com sucesso a cirurgia, sendo dois no mês de março e quatro no mês de abril de 2013.

Site sergipano especializado em tributos
Para os economistas, estudantes e profissionais liberais surgiu um novo site em Sergipe: www.icmsunido.com.br. Especializado exclusivamente em tributos estaduais portanto, pioneiro na web, construído e desenvolvido por sergipanos. Vale à pena conferir!

Norcon Rossi comemora resultado do SIMSE 2013
Com 2 anos de atuação no mercado imobiliário, a Norcon Rossi comemora sua participação pelo terceiro ano consecutivo do Salão Imobiliário de 2013. Com uma boa aceitação do público visitante do estande, a Norcon Rossi apresentou em primeira mão o Arboris Jabutiana, a ser erguido na área mais valorizada do bairro Jabutiana.

Projeto
Com um projeto arquitetônico que leva a assinatura do escritório de Ricardo Farias, o projeto paisagístico fica por conta de Guilherme Takeda, além da decoração das áreas comuns assinadas por Cristina Calumby e Isabel Gonçalves. O Arboris é o 11º empreendimento lançado que leva a marca da Norcon Rossi, que já soma 1 bi em Valor Geral de Vendas. O novo decorado do Arboris Jabutiana fica localizado na AV. Tancredo Neves, ao lado do Makro, e funciona diariamente das 8h às 20h.

Oficina
Gualberto Ferrari ministrará a partir da segunda-feira, 23, até o dia 27, a oficina ?Roteiro para Documentário?. O local escolhido foi o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju). O palestrante já atuou como consultor de roteiros, de projetos brasileiros e assistente de direção de longa-metragens internacionais. O evento faz parte de uma parceria entre núcleo, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) e o Centro Audiovisual Norte- Nordeste (CANNE).

Homenagem aos grupos de teatro sergipanos
Foram aprovadas ontem, 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) quatro moções da vereadora Lucimara Passos (PCdoB/SE). Foram homenageados a Cia de Teatro Stultifera Navis, Imbuaça, Cia de Artes Tetê Nahas e Boca de Cena. Contemplados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), todos receberão recursos do governo federal para desenvolver projetos de circulação, montagem ou manutenção pelo Prêmio Myriam Muniz. No legislativo, a moção é uma maneira de designar mérito a atividades e feitos do município.

Carreiras
Os quatro foram selecionados entre centenas de outros grupos do Brasil e demonstram como ao longo do tempo vem construindo carreiras sólidas. Os contemplados do Estado tiveram nota acima de 94 pontos, com destaque para o Imbuaça que nota 99,05. “É um ato heróico produzir e viver dessa produção em Sergipe e mesmo com todas essas dificuldades temos o prazer de dizer que grupos como o Imbuaça não somente sobrevivem de seu trabalho, mas nos orgulha dentro e, muitas vezes, fora do país”, comenta Lucimara.

Museu da Gente Sergipana
No último mês de agosto, o Museu da Gente Sergipana (MGS) celebrou mais uma conquista em sua breve trajetória. Inaugurado em novembro de 2011, o MSG atingiu o número de 150 mil visitantes, entre pessoas de diferentes idades e origens, um número notável em se tratando de museus, até mesmo em nível nacional. Os maiores responsáveis pelo crescente número de visitações são as escolas.

Aprendizado
Estudantes de todo o estado são trazidos por professores que procuram inovar nas formas de aprendizado e vivência com o patrimônio cultural. Os turistas, de vários estados brasileiros e de diferentes países, também contribuíram para este alto número de visitantes: em média 2 mil viajantes visitam o Museu a cada mês.

Curso de Rádio e TV em Nossa Senhora da Glória
No última quarta-feira, 18, os comunicadores do sertão Aparecido Santana e Luiz Carlos, acompanhados do Presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral, estiveram reunidos com o Diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho, para discutirem a interiorização do curso de formação em Rádio e TV no estado de Sergipe.

Nomes
Na reunião, os comunicadores defenderam a implantação do curso no município de Nossa Senhora da Glória, argumentando uma grande demanda de pessoas em realizar o curso técnico na região do sertão. Na oportunidade foi entregue uma lista com mais de 65 nomes de interessados em participar do curso.

Necessidade
Fenando Cabral argumentou da necessidade da realização do curso, tendo em vista que alguns profissionais já estão ingressando na área profissional e precisam do curso para retirar o registro profissional. O presidente ainda elogiou os profissionais da região que promoveram recentemente o 1º Encontro dos Radialistas do Sertão.

Interesse
Paulo do Eirado demostrou interesse na implantação, mas pediu para que os interessados viabilizem locais para serem usados como laboratórios de rádio e TV. Após esse levantamento, o Senac mandará uma equipe para estudar a viabilidade do local para sediar o curso, avaliando a estrutura técnica necessária para a implantação do curso.

Agenda
20 de setembro – Hoje é o dia da LIMPEZA DAS PRAIAS. Ou seja, limpar as praias é algo necessário durante todos os dias do ano. Mas hoje, em caráter especial, essa tarefa é executada por várias organizações que se preocupam com o meio-ambiente, sejam elas privadas, públicas ou do chamado terceiro setor. Por falar em praia, um dado interessante sobre a ÁGUA. De toda a água existente no planeta TERRA, 97,5 por cento é salgada. Apenas 2,5 por cento é água doce. A água é um recurso natural essencial à vida humana. As geleiras guardam o maior volume de água doce disponível, essencial à sobrevivência. A primavera vai chegar no próximo domingo. Greve dos bancários entra em seu segundo dia. DIEESE aponta que os bancos, embora estejam auferindo lucros astronômicos, não valorizam os seus trabalhadores. Bruce Springsteen entusiasma  o público brasileiro (carioca e paulista). Reaquecimento da economia americana faz as bolsas subirem em todo o mundo. A Editora FriendFinder, que publica a “Penthouse”, pede concordata. O ator Alain Delon é internado após sofrer arritmia cardíaca. O Papa Francisco quer integrar melhor os divorciados recasados à Igreja Católica. Os empréstimos equivalem a 55 por cento do PIB no Brasil. Amanhã, 21, é o dia do RADIALISTA. Haverá comemorações alusivas à data, promovidas pelo sindicato da categoria. Globo pensa em transferir Zeca Camargo, que sairia do Fantástico e passaria a comandar um novo Vídeo Show (completamente reformulado). Nova diretoria do SINDIJOR visita as emissoras de TV. Boa iniciativa, que deverá prosseguir com relação ao rádio e outros setores jornalísticos.

Curtas
MINISTRO MARCO AURÉLIO AFIRMA QUE RECURSOS DO MENSALÃO DEVERÃO SER JULGADOS EM 2014. /// LEILÃO DO PRÉ-SAL TERÁ 11 EMPRESAS. /// AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO PRENDE 19 PESSOAS EM 10 ESTADOS. /// VIAGENS ELEVAM RECEITA DE SERVIÇOS NO MÊS DE JULHO. /// ARGENTINA AUMENTA PROTECIONISMO CONTRA O BRASIL. /// IRÃ SOLTA 11 PRESOS POLÍTICOS ANTES DE PARTICIPAR DE REUNIÃO DA ONU. /// SUÉCIA VIRA PARAÍSO DE SÍRIOS QUE ESCAPAM DA GUERRA CIVIL. /// POLÍCIA MILITAR É ACUSADA DE AGREDIR E EXPLORAR MORADOR DA ROCINHA. /// DILMA COMEMORA DESCONTO DE 42 POR CENTO EM PEDÁGIO DE RODOVIA. /// TRÊS EMPRESAS CHINESAS PARTICIPARÃO DO LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA. /// PELA PRIMEIRA VEZ, A REVISTA “TIME” TERÁ MULHER COMO DIRETORA-EXECUTIVA. /// RECEITA FEDERAL APERTA CERCO À DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS PELAS EMPRESAS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Entrevista coletiva
O grande destaque esportivo dos últimos dias foi a entrevista coletiva do atual presidente do Confiança, Luís Roberto, que confirmou sua candidatura à reeleição, tendo como companheiro de chapa Iago França, jovem desportista, filho de Fernando França. O evento ocorreu no final da tarde de ontem, na sede proletária, no bairro Industrial. A eleição dar-se-á no dia 9 de outubro.

River Plate
Presente à entrevista, o presidente do River Plate, Ernando Rodrigues, afirmou à imprensa que ainda não há definição sobre o pedido de licença do clube de Carmópolis. Dentro dos próximos dias, a prefeita Esmeralda Cruz deverá definir se ocorrerá ou não a retirada do patrocínio da Prefeitura ao River Plate. Como se sabe, praticamente todas as despesas do River são pagas pela municipalidade carmopolitana. A queda de arrecadação, não apenas dos royalties, mas também dos repasses federais, leva a prefeita a uma decisão, aliás já adotada com relação a projetos sociais, que consiste na necessidade de serem reduzidas as despesas. Essa decisão, contudo, ainda não está tomada, segundo o presidente Ernando Rodrigues.

Cenário provável

Com o possível afastamento do River Plate, é indiscutível o direito do Confiança à vaga na Copa do Nordeste. Já para a Copa do Brasil, a situação complica-se. Uma das vagas é do Sergipe. Mas a segunda vaga, que é do River (segundo colocado) da Taça Governo de Sergipe, a participação deveria ser assegurada ao terceiro colocado, que é o Lagarto. Ocorre que, segundo outra versão, o regulamento é omisso, falando, apenas, em garantia para o campeão e o vice (Sergipe e River). Com a provável ausência do River Plate, a vaga seria do terceiro colocado. A FSF já deixou transparecer que é a favor da disputa de um torneio que definiria o dono da segunda vaga. Alega-se, porém, a falta de datas para a realização desse torneio. E, então, a FSF apelaria para a CBF, a quem caberia a indicação do segundo representante, por ser a promotora da competição (Copa do Brasil). Caberá, então, à FSF, decidir a questão. Que, entretanto, será levada à CBF, a quem caberá a decisão final.

Palavra do presidente
O presidente Carivaldo Souza declarou, enfaticamente, que nunca disse que pretende realizar um torneio quadrangular para decidir o problema. Carivaldo fez um apelo, ontem, através da Rádio Aperipê, no Show Esportivo comandado por Raimundo Macedo, no sentido de que o River Plate não se afaste e dispute a competição (Copa do Brasil), representando o futebol sergipano, ao lado do Sergipe, para o bem do nosso futebol.

Leandro Kivel
O atleta pertencente ao River Plate foi liberado para jogar pelo Sampaio Correia, do Maranhão. Kivel esteve emprestado ao Sergipe, o campeão estadual, que disputou recentemente a Série D.

Casal 20
A dupla Washington/Assis fez um grande sucesso no Fluminense dos anos 80. Com esses dois atacantes o tricolor carioca conquistou um tricampeonato estadual (1983/84/85). E também venceu o campeonato brasileiro, em 1984, disputando as finais contra o Vasco da Gama. Artilheiro nato, Washington vive um grande drama. O baiano que foi revelado pelo técnico Aymoré Moreira é natural de Valença (BA). Seu primeiro clube foi o Galícia, de Salvador. Esclerose amiotrófica é o nome da doença que fustiga Washington, que passa quase o dia inteiro deitado numa cama. Ele reside no bairro de Capão da Imbuia, em Curitiba, no Paraná. A frase a seguir, pronunciada por Washington, é um retrato vivo de sua atual situação: “Para quem viveu para o esporte com muita disposição e saúde, não é fácil ver o corpo definhar.” O patrimônio financeiro acumulado no futebol é suficiente para ele ir levando sua vida. A principal despesa, o plano de saúde, é custeada pelo Atlético Paranaense. Em anos mais recentes, o Fluminense teve um outro centro-avante chamado Washington, que foi obrigado a deixar o futebol por problemas cardíacos. Este último sempre visita o nosso Estado, no qual mantém ligações de ordem afetiva e familiar.

Medida Provisória – Principais pontos
1.  Entidades que recebem recursos da administração pública federal direta ou indiretamente terão que se submeter às regras. 2. Os dirigentes de entidades só poderão ser reeleitos uma vez para mandatos de até quatro anos. 3. Os cartolas ficam proibidos de eleger cônjuges e parentes até segundo grau para substituí-los nos cargos. 4. Somente as entidades esportivas que garantirem transparência em suas administrações, na movimentação de recursos, aos contratos, aos patrocinadores e ao direito de imagem receberão recursos públicos. 5. Lucros que forem obtidos pelas entidades esportivas deverão ser destinados integralmente à manutenção e ao desenvolvimento dos objetivos sociais. 6. As entidades terão de promover a participação de atletas em suas eleições e tê-los como integrantes de suas diretorias. Em resumo, estes são os principais pontos da MP aprovada esta semana pelo Senado Federal, depois de ter sido homologada pela Câmara. A participação ativa de vários ídolos do esporte foi fundamental para a aprovação das novas medidas.

O outro lado
Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, afirmou, categoricamente, que a CBF não se enquadra na MP aprovada na última terça-feira pelo Senado. “Não temos nenhum centavo de dinheiro público” – declarou o referido dirigente.

Brasileirão
Resultados de ontem – Portuguesa 3 X 0 Náutico – Bahia 2 X 0 Internacional – Atlético do Paraná 4 X 2 Flamengo.

Memória do esporte
20 DE SETEMBRO – 1912 – Fundado o CRB – Clube de Regatas Brasil, de Maceió – ALAGOAS. Em 1914, é realizado o primeiro jogo entre as seleções do Brasil e da Argentina. Foi em Buenos Aires. Os argentinos venceram por 3 a zero. 1942 – No primeiro jogo após a mudança de nome, de Palestra Itália para Palmeiras, a equipe derrota o São Paulo, por 3 X 1, no Pacaembu, e conquista o campeonato paulista.

Jogo rápido
Júlio César foi operado e fica fora dos próximos amistosos. /// O Flamengo acerta com a ODEBRECHT a construção de um estádio para 25 mil torcedores, na Gávea. /// Exigência da construtora: contrato de 35 anos com a obrigação de o Flamengo jogar todas as suas principais partidas no Maracanã. /// Federação Paulista vai vistoriar todos os estádios até novembro, para verificar sua condição para sediar partidas em 2014. /// MP do Estado do Rio concedeu prazo adicional de 30 dias para o consórcio que administra o Maracanã entregar laudos referentes à segurança e à higiene do estádio.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ManuSanthiago  Pessoas que não são capazes de sorrir, acham que o sorriso dos outros é falso.

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Em Sergipe, A BRIGA pelo PODER está ENLOUQUECENDO  as pessoas!!!!!!

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Quando algum político recebe condenação em alguma instância vem logo um defensor: "ainda cabe recurso!" E qual surpresa com os infringentes?

www.twitter.com/ValadaresPSB Aos intrigantes de plantão e mal intencionados:ñ tem dinheiro nem cargo q me compre. Só os interesses de SE me preocupam.

www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco) Há tantas necessidades no mundo de hoje. Fico fechado nas minhas coisas, ou me lembro de quem precisa de ajuda?

www.twitter.com/revinhogama O maior sucesso em Aracaju é a Dieta do Carro: A galera compra um carro e fica sem almoçar o mês todo pra poder pagar a prestação…

ARTIGO

A estranha história de Roberto Freire por Sebastião Nery

Texto publicado no Portal Brasil 247 de ontem.  Ao grande líder do PPS em Sergipe, Marcos Aurélio, com um abraço fraterno do Antonio Carlos Mota.

O único político brasileiro da oposição (que se diz da oposição) que aplaudiu José Serra, o Elias Maluco eleitoral, por ter anunciado que agora é hora de destruir Lula, foi o senador Roberto Freire, presidente do Partido Popular Socialista (PPS, a sigla que sobrou do assassinato do saudoso Partido Comunista, melhor escola política brasileira do século passado). Disse: "Serra presta um serviço à democracia".
Para Roberto Freire, "desconstruir", destruir, eliminar o principal candidato da oposição e das esquerdas (com 42% nas pesquisas) é um "serviço à democracia". Gama e Silva nunca teve coragem de dizer isso. Armando Falcão também não. Nem mesmo Newton Cruz. Só o delegado Fleury. Ninguém entendeu. Porque não conhecem a história de Roberto Freire.

Aprovado pelo SNI
Em 1970, no horror do AI-5, quando tantos de nós mal havíamos saído da cadeia ou ainda lá estavam, muitos sendo torturados e assassinados, o general Médici, o mais feroz dos ditadores de 64, nomeou procurador (sic) do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) o jovem advogado pernambucano Roberto João Pereira Freire, de 28 anos.

Não era um cargozinho qualquer, nem ele um qualquer. "Militante do Partido Comunista desde o tempo de estudante, formado em Direito em 66 pela Universidade Federal de Pernambuco, participou da organização das primeiras Ligas Camponesas na Zona da Mata" (segundo o "Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro", da Fundação Getulio Vargas-Cpdoc).

Será que os comandantes do IV Exército e os generais Golbery (governo Castelo), Médici (governo Costa e Silva) e Fontoura (governo Médici), que chefiaram o SNI de 64 a 74, eram tão debilóides a ponto de nomearem procurador do Incra, o órgão nacional encarregado de impedir a reforma agrária, exatamente um conhecido dirigente universitário comunista e aliado do heróico Francisco Julião nas revolucionárias Ligas Camponesas?

Os mesmos que, em 64, na primeira hora, cassaram Celso Furtado por haver criado a Sudene, cataram e prenderam Julião, e desfilaram pelas ruas de Recife com o valente Gregório Bezerra puxado por uma corda no pescoço, puseram, em 70, o jovem líder comunista para "fazer" a reforma agrária.Não estou insinuando nada, afirmando nada. Só perguntando. E, como ensina o humor de meu amigo Agildo Ribeiro, perguntar não ofende.

Sempre governista
Em 72, sempre no PCB (e no Incra do SNI!) foi candidato a prefeito de Olinda, pelo MDB. Perdeu. Em 74, deputado estadual (22.483 votos). Em 78, deputado federal, reeleito em 82. Em 85, candidato a prefeito de Recife, pelo PCB, derrotado por Jarbas Vasconcellos (PSB). Em 86, constituinte (pelo PCB, aliado ao PMDB e ao governo Sarney). Em 89, candidato a presidente pelo PCB (1,06% dos votos).

Reeleito em 90, fechou o PCB em 92, abriu o PPS e foi líder, na Câmara, de Itamar, com cujo apoio se elegeu senador em 94 e logo aderiu ao governo de Fernando Henrique. Em 96, candidato a prefeito de Recife, perdeu pela segunda vez (para Roberto Magalhães).

Agora, sem condições de voltar ao Senado, aliou-se ao PMDB e PFL de Pernambuco, para tentar ser deputado. Uma política nanica, sempre governista, fingindo oposição.

Agente de FHC
Em 98, para Fernando Henrique comprar a reeleição, havia uma condição sine qua non: impedir que o PMDB lançasse Itamar candidato a presidente. Sem o PMDB, a reeleição não seria aprovada. Mas o PMDB só sairia para a candidatura própria se houvesse alianças. E surgiram negociações para uma aliança PMDB-PPS, uma chapa Itamar-Ciro.
Fernando Henrique ficou apavorado. E Roberto Freire, agente de FHC, o salvou, lançando Ciro a presidente. Isolado, o PMDB viu sua convenção explodida pelo dinheiro do DNER, Itamar sem legenda e a reeleição aprovada.

Durante quatro anos, Roberto Freire saracoteou nos palácios do Planalto e da Alvorada, sempre fingindo independência, mas líder da "bancada da madrugada" (de dia se diz oposição, de noite negocia no escurinho do governo).

Quinta-coluna
No ano passado, na hora de articular as candidaturas a presidente, o PT (sobretudo o talento e a competência política de José Dirceu) começou a pensar numa aliança PT-PPS, para a chapa Lula-Ciro. Itamar disse que apoiava. O PSB de Arraes também. Fernando Henrique, o PSDB e Serra se apavoraram. Mas Roberto Freire estava lá para isso. Novamente lançou Ciro, para impedir uma aliança das oposições com Ciro vice de Lula.

Fora dos cálculos de FHC e Roberto Freire, Ciro começou a crescer. Mas, quando o PFL, sem Roseana, quis apoiar Ciro, dando espaços nos estados e na TV, Roberto Freire, aliado em Pernambuco de Marco Maciel, o líder da direita do PFL, vetou o PFL com Ciro. Como se chama isso? Uns, "agente". Stalin chamava "quinta-coluna".

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita.” Mahatma Gandhi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais