Do sonho de Almeida ao pesadelo de Déda

“O sonho de Almeida é ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Marcelo Déda”. O texto é do radialista e acadêmico de direito Gilmar Carvalho no twitter dele. Este sonho de Almeida Lima pode virar um pesadelo para Marcelo Déda e, se concretizado, assinar sua derrota eleitoral este ano.

 

Já imaginou caro leitor, Marcelo Déda no horário eleitoral pedindo votos para a sua reeleição e apresentando como candidato a vice-governador, nada mais nada menos do que o senador Almeida Lima. Aquele mesmo que em 2008 foi candidato a prefeito fazendo duras criticas ao governo municipal de Aracaju. Aquele mesmo responsável pelas denúncias do que parte da imprensa chama de “micareta picareta”. Aquele mesmo que tinha um jornal alternativo “Hora do Povo” que só denunciava a administração Déda semanalmente.

 

Almeida Lima como candidato a vice-governador de Marcelo Déda seria uma pá de cal no sonho de Déda ser reeleito. Seria entregar a faca e o queijo na mão do ex-governador João Alves Filho, que soltaria suas famosas gargalhadas agradecendo aos aliados do governador pelo presente eleitoral. O sonho de Almeida é assumir o governo em 2014, se Déda renunciar para disputar a única vaga do senado que estará em jogo, que será a de Maria do Carmo.

 

Almeida Lima sabe que pode até conseguir impor seu nome na chapa majoritária por determinação da Direção Nacional do PMDB, mas sabe também que como candidato ao Senado não terá o voto da maioria esmagadora do grupo governamental. E como vice-governador retribuirá a João Alves a eleição de 2002, quando foi eleito senador sem ter liderança em todo estado. Almeida como vice, seria o mesmo que colocar a faixa de governador em João Alves.

 

Nitinho está certo

O vereador Nitinho (DEM) e outros membros do partido estão corretos quando cobram coerência do PSDB se fecharem o acordo em apoio a candidatura de João Alves ao governo. Nitinho alerta que na Câmara de Aracaju a vereadora Miriam Ribeiro não poderá fazer parte da bancada da situação. Está correto. Já pensou o PSDB no interior no palanque de João, mas na capital no palanque de Déda? É bom demais!

 

Samarone passe bem

Ontem, 27, pela manhã ao despachar normalmente na Secretaria municipal de Saúde, Antônio Samarone sofreu um princípio de acidente vascular cerebral (AVC) com um ataque isquêmico transitório. A pressão estava bastante alta. Samarone foi medicado e já se encontra em repouso em sua residência. Ainda esta semana deve submeter-se a uma bateria de exames. Se a pressão era grande na SMTT imagine na área da saúde.

 

Falso seqüestro

Ontem, 27, toda imprensa nacional noticiou o falso seqüestro que foi vítima o vice-presidente da República, José Alencar. Há alguns dias, uma conhecida juíza sergipana, respeitada e querida na área jurídica, foi vítima da mesma extorsão por telefone celular. O setor de inteligência da SSP foi acionado e tudo foi esclarecido rapidamente.

 

Povoado Santa Rosa do Ermírio

O governador Marcelo Déda assinará ordem de serviço, hoje, 28, às 9h, para início das obras de implantação e pavimentação das SE-315 e SE-407, trecho do entroncamento SE-230 (estrada que liga os povoados Sítios Novos e Santa Rosa do Ermírio, complementando a Rota do Sertão), na divisa entre Sergipe e Bahia, no município de Poço Redondo.Serão investidos R$ 13.031.333,00 (mais de R$ 13 milhões) na implantação da pista, que terá extensão de 28,61 km.

 

Grota do Angico

Logo após, ainda em Poço Redondo, na Fazenda Angiquinho, localizada na Zona Rural, o governador inaugura o Monumento Natural Grota do Angico e faz a assinatura de diversos atos.

 

TRE não vê irregularidade em outdoors de Déda

Em sessão no início de ontem, 27, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) julgou como improcedente a representação do Ministério Público Eleitoral contra o governador Marcelo Déda por propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi acatada por unanimidade. O processo pedia aplicação de multa e retirada imediata dos outdoors onde, a priori, acreditava-se que havia a propaganda irregular. O relator do processo, juiz Ronivan de Aragão, não reconheceu como propaganda antecipada e o voto foi acompanhado pelos demais magistrados. (Infonet).

 

Posse de Ricardo Múcio I

O juiz Ricardo Múcio toma posse hoje, 28, às 17h, como desembargador do TJ de Sergipe. O novo Desembargador foi escolhido pelo Presidente do TJSE, desembargador Roberto Porto, após formação da lista tríplice pelo critério de merecimento, na sessão administrativa do Pleno do último dia 7.

 

Posse de Ricardo Múcio II

Destaca-se no currículo de Ricardo Múcio a substituição, por diversas vezes, de desembargadores, totalizando 1.207 dias nessa atividade (três anos e 52 dias). Foi presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) por dois mandatos, de 1996 a 1997 e de 2000 a 2001. Também foi membro do TRE no biênio 2004-2006, onde presidiu a Comissão de Apuração Paralela das Eleições 2004.

 

Turismo na Caueira

Além da inauguração da ponte Joel Silveira, a Caueira, localizada em Itaporanga, está ganhando saneamento básico que vai melhorar muito o local. Mas as reclamações começam a aparecer por conta da péssima qualidade do atendimento nos bares e restaurantes locais. É preciso profissionalização urgente.

 

Mentalidade provinciana

O governo do estado e a prefeitura de Itaporanga precisam preparar a rede turística da Caueira o mais rápido possível. Lamentavelmente a Emsetur propiciona alguns curso, através de convênios com outras entidades, mas donos de bares e restaurantes não colocam seus funcionários para participar. É uma mentalidade provinciana. Alguns chegam a dizer: “vou qualificar eles para depois pedirem aumento ou até mesmo irem para outro local”.

 

Congresso Brasileiro em Aracaju

O Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (SINGTUR/SE) foi o anfitrião da Noite de Sergipe, que encerrou com sucesso o XXX Congresso Brasileiro de Guias de Turismo realizado em Brasília.  De o8 a 12 de julho de 2011, Aracaju será a sede do próximo Congresso Brasileiro da categoria.

 

Parceria do SINGTUR/SE

O SIGTUR/SE contou com o apoio de vários órgãos e empresas do Trade Turístico, como: Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado do  Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), da Casa Civil (SUB PAC), e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur); Aracaju Convention Bureau; Boa Luiz Eco Resort, Sebrae. Impacto Turismo, Sesi, Apple Confecções, Coisas Nossas (Produtos artesanais) além dos restaurantes: Parati, Boteco Suisso, Renatão, Gota Serena e Cantina D`Itália. O SINGTUR/SE agradece publicamente o apoio de todos os envolvidos pois sem eles, o evento não teria conseguido alcançar o sucesso desejado.

 

PMA apoiará Encontro Nacional dos Magistrados

os dias 11 e 13 de novembro, Aracaju sediará um dos maiores eventos da área jurídica já realizados no Brasil. O 4º Encontro Nacional da Magistratura promete reunir cerca de mil juízes de todo o país na capital sergipana. Organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o evento terá o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e do Governo do Estado. A parceria foi oficializada na manhã desta terça, dia 27, em audiência realizada no Palácio dos Despachos, com a presença do governador Marcelo Déda e do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira.

 

Reforma na Delegacia da Agricultura

Depois de muitos anos a Delegacia Federal da Agricultura em Sergipe passa por uma ampla reforma estrutural. O padrinho é forte: o senador Almeida Lima. Será que a Funasa, que tem o mesmo padrinho, passará também por uma reforma desta amplitude?

 

Combate a Desertificação

Hoje, 28, na Grota do Angico, em Poço Redondo, reunião ampliada sobre “Combate a Desertificação: Um desafio compartilhado entre Governo e Sociedade”. Participam da reunião, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), gestores municipais e representantes da sociedade civil organizada dos seis municípios suscetíveis à desertificação, localizados no Alto Sertão Sergipano.

 

Pacto firmado

O objetivo da reunião é dar início ao pacto firmado por Sergipe no combate a desertificação, ocorrido durante realização do I Encontro Nacional de Combate a Desertificação (I ENED), realizado em março deste ano. A agenda para o Combate à Desertificação é promovida pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional com execução do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. Em Sergipe todas as atividades serão coordenadas pela Semarh.

 

Debate sobre PD

Iniciativa da deputada traz o tema para a Assembléia Legislativa no próximo dia 29

Numa iniciativa da deputada estadual Ana Lucia (PT), a Assembléia Legislativa do Estado vai promover debate, na próxima quinta-feira, 29, sobre “A importância do Plano Diretor para Aracaju’. Para abordar o assunto, a atividade contará com explanações da arquiteta Vera Ferreira, membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Aracaju, e da geógrafa Vera França, professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe – UFS. O evento é aberto para toda a sociedade.

 

Manobra tenta derrubar direção eleita do Sindimina

Eleita com mais de 91% dos votos válidos, a chapa que conquistou a direção do Sindimina no último pleito, realizado nos dias 04 e 05 de dezembro, acaba de ser surpreendida por uma decisão da justiça sergipana. De acordo com a liminar concedida pela magistrada Ana Paula de Freitas Maciel, juíza substituta da 21ª Vara, a direção eleita pelos trabalhadores não possui qualquer direito sobre o sindicato.

 

Equívoco

Para o primeiro secretário Gilson dos Santos, a decisão da justiça não passa de um equívoco. Ele lembra que o processo eleitoral do Sindimina foi marcado por uma série de manobras que desrespeitam o espírito democrático. Depois de ter a candidatura impugnada por não atenderem às exigências do estatuto, os candidatos da chapa de oposição realizaram uma eleição à parte, sem qualquer validade jurídica. “Eles não publicaram edital, nem permitiram qualquer espécie de fiscalização pela categoria. Ainda tentaram uma ação na Justiça do Trabalho, a única competente para tomar qualquer decisão a respeito desse processo, mas não tiveram sucesso”.

 

Expressiva votação

De acordo com o presidente eleito David Bispo, apesar dos subterfúgios utilizados por alguns poucos, que tentaram tumultuar o processo eleitoral, a expressiva votação conquistada pela Chapa 1 demonstra o respaldo dos seus candidatos junto à base do sindicato. Ele explica que o índice de abstenção entre os eleitores foi muito pequeno, sendo até mesmo inferior ao observado na eleição anterior. Gilson informa que a direção eleita do Sindimina vai entrar com um recurso visando o retorno à normalidade administrativa.  “Fomos eleitos legitimamente pelos trabalhadores. Só lamentamos o fato da justiça não ter consultado todas as partes”.

 

Paralisação em Santa Rosa de Lima I

Os educadores da rede municipal de Santa Rosa de Lima paralisam as aulas a partir desta terça-feira, dia 27 até o dia 03/05. Os professores não agüentam mais a falta de vontade da administração municipal em não negociar o piso salarial e também com o descaso com que o Poder Executivo trata a Educação Pública. Santa Rosa de Lima é um dos municípios onde a lei do piso sequer foi implantada.

 

Paralisação em Santa Rosa de Lima II

As escolas estão com a estrutura física danificada, algumas com telhados esburacados, outras sem iluminação adequada. Toda a rede municipal sofre com a falta de material didático. Na Escola Municipal Jorge do Prado Sobral o laboratório de informática não funciona. Além da questão estrutural falta também funcionários para os serviços mais básicos, como a limpeza das escolas. “Os professores tiveram que apelar e paralisar as aulas buscando sensibilizar a administração municipal, esperamos que uma solução seja encontrada. A rede municipal de Santa Rosa de Lima não pode continuar assim”, disse Gilcéila Victor, delegada sindicato do SINTESE, no município.

 

Livro sobre POLOP e a Classe Operária

No dia 11 de maio, às 16 h, no Auditório do Centro de Ciências Humanas da UFS (Campus de São Cristóvão) o Centro de Estudos Victor Meyer – CVM promoverá o lançamento do livro “POLOP – Uma trajetória de Luta Pela Organização Independente da Classe Operária no Brasil”. A obra é uma coletânea de textos elaborados pela referida Organização durante a sua intervenção nas lutas sociais do País entre as décadas de 60 a 80. A iniciativa se insere num conjunto de atividades planejadas pelo CVM para comemoração dos 50 anos de fundação da Organização Revolucionária Marxista – Política Operária, mais conhecida como Polop, o que ocorrerá em janeiro de 2011.

 

Pela vida

O vereador Dr. Emerson ao discutir a lei sobre a qualidade da merenda nas cantinas das escolas, mostrando o seu compromisso para com as propostas que priorizam a vida e o interesse da coletividade. Embora diante de alguns amigos e clientes representantes das escolas particulares e dos proprietários de cantinas, o vereador médico não hesitou em deixar clara a sua posição favorável à lei que  conduzirá à adoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo também necessário para tanto que esta responsabilidade seja compartilhada por todos, ou seja, os pais, alunos, professores e donos de escolas e de cantinas.

 

Esclarecimentos Celi sobre terreno

A assessoria da Celi passou a seguinte informação sobre um terreno da construtora onde acumula água: Essa denúncia referente ao Terreno da Construtora Celi na Farolândia vem sendo sanada constantemente seja com máquinas e pessoal.  Ainda não recebemos notificação da Emsurb para limpeza daquela área justamente porque a Construtora se antecipa aos problemas e tomamos providências, por sua vez, em relação à vegetação que cresce constantemente, já foi efetuada a devida limpeza. Importante chamar atenção de que existe ali populares que lançam seus lixos e entulhos diretamente no terreno da Celi.Estamos à disposição de qualquer cidadão para sanar qualquer tipo de problema referente ao nosso banco de terrenos e comunico que será devida e tempestivamente realizado pela Construtora Celi, o que sem sombra de dúvida demonstra a grande preocupação dessa empresa para com a preservação do Meio Ambiente e com a saúde da população. E tem outro detalhe importante:  não existe um sistema de esgotamento das águas pluviais naquela região, ou seja é preciso uma efetiva ação governamental.

 

Obras da parceria têm ritmo acelerado em Japaratuba

Iniciada há pouco mais de uma semana, as obras de pavimentação asfáltica no município de Japaratuba já estão surtindo um efeito positivo. A novidade é que, além da sede, o maior povoado – São José – também começou a ser beneficiado com a pavimentação de ruas importantes.Fruto da parceria da prefeitura de Japaratuba com o governo do Estado, por meio do Departamento e Estradas e Rodagens (DER), a obra é uma antiga reivindicação da comunidade, levada ao governador Marcelo Déda por sugestão da prefeita Lara Moura.

 

TJSE é destaque I

O Canal de Estratégia do Judiciário brasileiro – site elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – divulgou com destaque uma matéria sobre a gratificação que é dada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) aos servidores que elaboram propostas inovadores para uma melhor prestação jurisdicional. A matéria ressalta que este é o segundo ano da premiação, com ampliação das categorias e do número de servidores premiados.

 

TJSE é destaque II

A remuneração segue critérios objetivos de avaliação, amadurecidos com sugestões dos próprios servidores. O objetivo da iniciativa é alinhar e envolver cada vez mais os servidores e magistrados na estratégia do TJSE, materializada no Planejamento Estratégico (Resolução 22/2009). A premiação – que equivale ao salário do Técnico Judiciário na letra A, de acordo com a Lei Estadual 6.351/2008 – é uma forma direta de motivar e integrar os servidores à estratégia institucional.A premiação dos servidores do TJSE tem o seguinte formato: 40 categorias, 123 unidades concorrentes, 15 indicadores objetivos, e aproximadamente 400 servidores premiados. Já aprovada por unanimidade pelo CNJ, na sessão plenária de 17 de dezembro de 2008, a premiação dos servidores também foi recomendada pelos assessores de gestão estratégica dos Tribunais de todo país na Carta de Brasília. (Ascom/TJSE).

 

 

TSE alerta sobre e-mail falso que circula na internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que é falso e-mail apócrifo que circula na internet, sobre suposta manipulação no sistema de votação das urnas eletrônicas. Trata-se do chamado Hoax, definição de informática para e-mails apelativos cujo objetivo é espalhar boatos, lendas ou golpes sem veracidade.O argumento em que o texto é baseado parte de premissa falsa, de que seria possível o desenvolvimento de um software secreto malicioso para infectar as urnas eletrônicas, sem que esse fato seja detectado.O TSE destaca que a urna eletrônica está em utilização desde 1996 e que, nesses 14 anos, o sistema de votação revelou-se absolutamente seguro e passível de ser auditado para aperfeiçoamentos. Pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Nexus logo após as eleições municipais de 2008 mostrou que 97% dos eleitores confiam na urna.

 

XXX II  Cultura Director`s Conference

A cultura Inglesa de Sergipe estará sediando no período de 29 de abril á 1º de maio de 2010 no Radisson Hotel Aracaju, a XXXII  Cultura Director´s Conference, reunião anual da ABCI-Associação Brasileira de Culturas Inglesas.Neste evento, os associados cumprirão a pauta regida pelo estatuto social,além de coordenar as direções estratégicas da ABCI,para que todas as Culturas atinjam seus objetivos culturais e educativos.

 

Valorização turística

O encontro tem como objetivo divulgar “A valorização  turística do nosso Estado”. Serão mais de 200 pessoas de todo Brasil conhecendo e aproveitando as belezas da nossa terra, além das discussões de temas científicos importantíssimos para a expansão das filiais da Cultura Inglesa do nosso país. A organização é uma ação conjunta da Dupla Comunicação e eventos e da agência Programa, através da coordenação de Miranda Neto, Andreza Coutinho e Fátima Lyra.

 

 

ESPAÇO CULTURAL

 

Matinée Dançante – Mês de maio.

Domingo dia 02 a partir das 5 da tarde, na matinée dançante do Iate Clube Lucianha Fontes e a grande “Orquestra do Maestro Petrúcio”, de Salvador. Vem aí, o sábado dançante do Iate Clube.Estréia dia 08 a partir das 22h. Com duas grandes atrações: “Roberto Alves” e “Medeiros, sax e seresta”. Contato: 9977-3304.

 

DO LEITOR

 

Ponto de ônibus da Praça do Siqueira

Do leitor Luiz Brandi: “Diariamente mais ou menos às 7,30h presencio um verdadeiro pega entre diversos ônibus e micros de Cooperativas, desde a linha do trem até a praça do Siqueira, para ver quem chega primeiro. Já vi um dia 04 ônibus pararem lado a lado bloqueando o transito, e os passageiros saltando no meio da rua.Ontem (26.04) uma professora foi morta por um micro de Cooperativa, atravessando na faixa, a qual fica um pouco distante do ponto, e Pasmem, o micro estava dando marcha a ré, quando aquela rua tem sentido único, levando qualquer transeunte a só olhar para um lado. O que deve ter acontecido é que o micro veio ultrapassando e quando chegou no ponto não estava na sua faixa, e teve que parar mais adiante e dar marcha a ré, quando aconteceu o acidente. Na minha opinião, deveria haver uma fiscalização rigorosa no sentido de que ônibus e micros só andassem na sua direita, e fossem proibidos de ultrapassar a um outro”.

 

Combate ao Crack

Do leitor João Luiz: “De parabéns o juiz Manoel Costa Neto, de São Cristovão, que faz a sua parte cobrando do poder público condições para tratamento dos viciados em crack. O importante também é uma somação urgente da sociedade organizada para combater esta droga que está destruindo a vida de milhares de jovens em todo país. É preciso que a OAB e outras entidades entrem pra valer nesta luta. O crack está destruindo a todo e a todos. Somente uma somação de todos a sociedade combatendo esta droga podemos ter uma esperança”.

 

Leitor tem razão

Este espaço, por várias vezes, já cobrou a somação dos setores organizados da sociedade para combater o crack. A Polícia Federal e a SSP vem atuando com bastante agilidade este ano na apreensão da droga e de pessoas envolvidas com o tráfico. Mas o volume de drogas para não ter fim. Para cada quilo apreendido  parece que dez chegam as ruas. Somente a sociedade organizada o combate será forte. Sem falar numa campanha sistemática de conscientização dos jovens, não só nas escolas, mas em todos os locais que eles transitam.

 

Tá chegando a hora

Do leitor Messias Gonçalves: “Será realizada na cidade de Brasília, entre os dias 25 de julho e 03 de agosto próximo, a 34ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, quando na oportunidade, nós sergipanos, e principalmente os filhos de São Cristóvão, poderemos ter a grata felicidade, quanto à escolha da Praça São Francisco, com o título de “Patrimônio da Humanidade”. O governo do estado vem fazendo os investimentos necessários, para dotar aquele espaço arquitetônico, com amplas condições para convencer os delegados membros do referido comitê. Uma caravana de filhos e moradores da cidade de São Cristóvão está em busca de apoios, patrocínios e ajuda para estarem presentes neste evento, que sem sombra de dúvida, será o divisor de um Sergipe, de uma São Cristóvão antes e depois dessa conquista, que engrandecerá a todos nós que amamos este estado. De acordo com o historiador Thiago Fragata, “a representação do valor cultural da Praça em nível universal e que fortalece a possibilidade de escolha está baseado principalmente em dois pontos: o conjunto urbano com seus valores culturais, e a permanência histórica como cenário de manifestações artísticas e culturais”. Para o historiador, “a Praça São Francisco representa um dos melhores exemplos de praça européia adaptada a uma cidade colonial nos trópicos, testemunho da estrutura urbana implantada sob os cânones das Ordenações Filipinas, quando estavam Portugal e Espanha sob uma única Coroa”. Com a aceitação, há três anos, o Governo de Sergipe tem potencializado as ações em prol do objetivo maior: “transformar o conjunto arquitetônico em patrimônio não só dos sergipanos, mas de toda a humanidade”.Nesse sentido, o Governo de Sergipe comprometeu-se no engajamento das etapas da candidatura perante a representante da UNESCO, Dora Aríza Gusmán, e o vice-presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios no Brasil (Icomos), Eugênio de Ávila Lins. Portanto caros leitores de Cláudio Nunes, as nossas esperanças crescem a partir do momento que falta bem pouquinho. E lembrar que essa luta, deu-se inicio com o então prefeito Zezinho da Everest (in-memorian), juntamente com as determinações tanto do atual prefeito Alex Rocha, como do governador Marcelo Déda. De lá pra cá foram inúmeras ações e investimentos. E que essa caravana possa voltar de Brasília no dia quatro de agosto, com esse título e comemorar com todos os sergipanos por essa conquista”.

Messias Gonçalves.

 

ARTIGO

 

Balanço da COHIDRO comprova ineficiência do Estado? – Marcos Aurélio*

 

Qual o cidadão sergipano que, sem ser o contabilista, ou auditor independente contratados para emitirem seus pareceres, deu atenção aos Relatórios contábeis e financeiros da COHIDRO, relativos ao exercício de 2009, publicados nos jornais nesta terça-feira (27)? Esse é o tipo de informação que a esmagadora maioria dos leitores dos jornais sequer consegue olhar, quanto mais ler os dados ali contidos.

 

No entanto, não custa nada, enquanto sergipano, observar o desempenho de uma das empresas, responsáveis por uma área importantíssima para a nossa sobrevivência. A COHIDRO é a estrutura governamental responsável pela política de desenvolvimento dos recursos hídricos direcionado à irrigação. Ou seja, por essa empresa passam as políticas direcionadas a produção de grande quantidade de alimentos que chegam à nossas mesas diariamente.Os números apresentados no exercício são simplesmente trágicos! Uma calamidade! Algo que nenhuma empresa privada suportaria por um período de 01, quanto mais por 27 anos como é o caso da COHIDRO. A empresa foi criada em 1983.

 

A Receita Operacional Bruta em 2009 foi de R$ 980,50. Está lá no relatório, um valor que não chegou a R$ 1 mil. Em contrapartida, as despesas com serviços (R$ 27,4 milhões), somadas as despesas administrativa (R$ 19,3 milhões) chegaram a astronômica cifra de R$ 46,7 milhões. Para socorrer essa empresa, o contribuinte sergipano teve que desembolsar a quantia de R$ 46,1 milhões. Isso só em 2009. Ao somarmos com os dados de 2008, esse montante chega a R$ 81,3 milhões.

 

Como somos os donos desse dinheiro todo, cabe-nos questionar o governador Marcelo Déda, eleito com o voto dos sergipanos, e, portanto, responsável pelo gerenciamento da administração estadual, ou ao seu representante legal o seguinte: a) Quantos produtores são diretamente beneficiados por essa empresa? b) Quais os programas do governo que são direcionados para esses produtores? c) Quais as técnicas agrícolas que estão sendo repassadas para esses produtores? d) E qual a produção mensal dessas áreas irrigadas? e) Como estão os equipamentos que permitem a irrigação das áreas irrigadas? f) Sobre os servidores que atuam na empresa, quais as políticas de incentivo oferecidas aos mesmos para que esses possam retribuir à sociedade os  investimentos que estão sendo realizados pelo contribuinte sergipano; g) Quais são, e qual o valor dos investimentos realizados nos últimos três anos nas áreas de responsabilidade da empresa? h) Quais são, e qual o valor dos investimentos previstos para os próximos 4 anos nas áreas de responsabilidade da empresa?

 

As respostas advindas desses questionamentos poderão nos ajudar a compreender qual a política de desenvolvimento dos recursos hídricos e irrigação que o governo estadual está executando para todos nós, sergipanos. Ah! Estava quase me esquecendo. Com a saída de Oswaldo Nascimento da presidência, quem está comandando a empresa? * É administrador de empresas, com especialização em Marketing (CRA-3073-1) e Radialista (DRT-4449/BA).

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança”. Augusto dos Anjos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais