Do SUS, do Sírio e da hipocrisia de alguns

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O titular deste espaço é defensor do Sistema Único de Saúde – SUS e entende que é preciso que o governo federal encontre uma solução rápida e urgente para melhorar o sistema com a participação dos governos estadual e municipal. Do jeito que está, não dá para ficar.

Por outro lado não dá para ficar calado ouvindo a hipocrisia de alguns que insistem em criticar autoridades que deixam Sergipe para realizar tratamento em São Paulo, ou outro Estado brasileiro.

Desde que o governador Marcelo Déda, fez a primeira cirurgia, em outubro de 2009, quando retirou um nódulo benigno no pâncreas, alguns membros da imprensa criticaram o tratamento realizado por ele no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Pura hipocrisia.

De lá para cá, já passaram pelo Sirio, diversas autoridades sergipanas, as últimas, além do próprio Déda, que encontra-se no hospital, o secretário da Fazenda, João Andrade, o prefeito João Alves Filho (que quando governador também usava o Sírio) e mais recentemente o senador Eduardo Amorim para uma pequena cirurgia no ouvido.

Estão errados eles? Claro que não! Quem paga seus tratamentos não é o erário público. E, caro leitor, se você tiver o mínimo de condições e, por exemplo, um filho aparecer com uma doença que o médico diz que “no Sírio-Libanês você terá um percentual grande de cura” não venderá um imóvel ou fará das “triplas coração” para conseguir recursos suficiente para levá-lo para o Sirio ou outro hospital? O resto é pura demagogia e hipocrisia.

Em Sergipe algumas emissoras de rádio chegaram a fazer campanha com ataques odientos e raivosos. Chegando ao absurdo de fazer chacota com a doença de Déda. Esquecem que não só Déda, mas todos nós somos seres humanos sujeitos a qualquer doença. E agora não têm coragem de criticar João Alves e Eduardo Amorim por usarem o mesmo hospital.

Não é errado defender que o SUS tenha qualidade e possa chegar em nível dos grandes hospitais particulares. É errado tripudiar e desrespeitar a doença de qualquer ser humano, seja ele político ou não.

O  futuro, por mais saúde que alguém tenha hoje, ninguém pode prever. A certeza é uma só: todos morrerão. Como, ninguém sabe.

Ministro visitará hoje Jacaré-Curituba, em Canindé
O  ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e do Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp), Elmo Vaz, a Barragem do Xingó, acompanhados do governador em exercício, Jackson Barreto e várias autoridades farão uma visita hoje,12, às 11h,a Canindé do São Francisco. Eles visitarão o Perímetro Irrigado Jacaré-Curituba, que é abastecido pelo reservatório da Barragem.

Prefeito diz que apresentará demandas ao ministro
Para o prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB) amanhã será também um dia de oportunidades. Ele ira aproveitar a vinda do ministro para apresentar demandas existentes. “A vinda de mais um ministro para Canindé, além de ser um fator de prestigio para a cidade, é também o momento de fazer cobranças diretas para que os problemas do semiárido sejam solucionados” afirmou o prefeito.

Pesar
A senadora Maria do Carmo Alves manifestou pesar pela morte do ex-prefeito de Campo do Brito, Manoel de Souza, o "Maim", ocorrida ontem pela manhã. A parlamentar ressaltou o empenho do ex-gestor para com o município. A senadora aproveitou para se solidarizar com os familiares e parentes de Maim, cujo corpo será sepultado nesta sexta-feira, no cemitério local.

Pesar II
O senador Eduardo Amorim (PSC) também emitiu nota de pesar pela morte do empresário e ex-prefeito "Maim". “Manoel Souza foi uma das grandes expressões humanas do mundo empresarial e da política sergipana. O município de Campo do Brito foi sua preocupação constante a quem teve total dedicação em sua existência. Lembro, ainda, a figura humana, o cidadão inteligente e afetuoso, um homem por quem eu tinha uma grande estima e amizade”, disse.

Homenagem aos 193 anos de Sergipe
Os 193 anos da emancipação política de Sergipe foram destacados na Câmara pelo deputado Márcio Macedo (PT). “O sentimento de sergipanidade é cada vez mais forte entre nós. Todos os anos, a data de 8 de julho, dia que Sergipe comemora sua emancipação política da Bahia, também é considerada o dia da sergipanidade, quando comemoramos o dia do sentimento, do orgulho de ser sergipano", ao relatar a importância de Sergipe em várias áreas

Estatuto da Juventude
O deputado Valadares Filho (PSB) destacou a aprovação do Estatuto da Juventude na última terça-feira. Para ele a aprovação representa um futuro melhor para maioria dos jovens brasileiros, mas é preciso que seja implantado com urgência.   “O nosso papel, como parlamentar, é fazer com que os princípios e políticas previstas no Estatuto da Juventude saiam do papel e produzam os benefícios previstos; nossos jovens não podem mais esperar”, ressaltou Valadares Filho.

Saúde
O deputado federal Rogério Carvalho( PT),  em nome da Comissão Especial de Financiamento da Saúde (CESAUDE), da qual é o relator, convidou o governo do Chile para participar das discussões dessa comissão na Câmara dos Deputados. O convite foi feito oficialmente ao embaixador chileno Fernando Schmidt Ariztía, na embaixada do Chile em Brasília.

Médicos
Segundo Rogério, “O Chile também tem n° insuficiente de Médicos como o Brasil. O Sistema não é gratuito nem universal como o nosso. Mas tem pontos interessantes. O ponto do Sistema de Saúde Chileno que temos interesse em conhecer mais detalhadamente é a eficiência que eles demonstram no gasto. Para consolidar o SUS, equacionar o Financiamento, que é o propósito da CESAÚDE, precisamos compreender as experiências de diversos países”, informou. O parlamentar sergipano acrescentou ainda que “Além do Chile, outros países como França, Inglaterra, Canadá e Alemanha serão convidados a compartilhar suas experiências conosco na CESAÚDE”, concluiu.

Texto do leitor Dinho Santana I
O titular deste espaço recebeu vários telefonemas ontem,11, por conta do texto de Dinho Santana publicado no espaço “Do Leitor”. Muitos disseram que não entendiam porque Dinho Santana que era amigo de longas data de Manelito Franco não estava no velório nem no sepultamento. E com o texto descobriram a razão.

Texto do leitor Dinho Santana II
No texto, Dinho escreveu: “…pessoa da qual desfrutei da boa e verdadeira amizade! Até que deflagrada a Operação Fox, fui impedido da convivência! "Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento."

Justiça condena ex-governador de Alagoas a 13 anos de prisão
FSP: A Justiça Federal em Alagoas condenou o ex-governador do Estado Ronaldo Lessa (PDT) e o empresário Zuleido Veras, da consultora Gautama, por desvio de mais de R$ 5 milhões em uma obra de drenagem de águas pluviais em Maceió. O advogado de Lessa ainda não declarou se ele irá recorrer da decisão. Lessa foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão, e Veras, a oito anos de prisão –ambos pelo crime de peculato (usar cargo público para obter vantagem). Outros quatro funcionários do governo de Alagoas à época das gestões de Lessa (1999-2006) também foram condenados.

Licitação
Todos foram absolvidos das acusações de dispensa ilegal de licitação e de formação de quadrilha, segundo o Ministério Público Federal. Cabe recurso da decisão –a própria Procuradoria, que ofereceu denúncia sobre o caso em 2009, afirmou que irá recorrer.

Aracaju: vereador fará avaliação do 1º semestre do mandato
Hoje, 12, às 19h, na Casa Cultural Careca e Camaradas (Rua Aquilino Macena, 295, conj. Augusto Franco/próximo agência Banese), o vereador Max Prejuízo (PSB) fará uma reunião de avaliação dos primeiros meses do mandato como vereador de Aracaju. Para isso está convidando, os amigos, eleitores e toda a população que deseja participar e sugerir proposituras para melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos.

Participação popular
"A presença da comunidade é muito importante para que possamos construir um mandato participativo popular. Foi a isso que me propus e pretendo seguir nessa linha. É preciso estar atento às necessidades e prioridades da população para levar as reivindicações aos órgãos competentes, cobrar com propriedade e apresentar propostas que melhorem a qualidade de vida da população", disse Max, que vai aproveitar também para apresentar um resumo do trabalho apresentado no 1º semestre.

Recuperação da estrutura do antigo Viaduto do Detran
O Governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e por intermédio do DER iniciou a recuperação da estrutura do antigo viaduto do Detran. O objetivo da recuperação é prolongar a durabilidade e aumentar a segurança da estrutura que existe há mais de 40 anos.

Chuvas atrasam andamento do novo viaduto
Na manhã de ontem, 11, o secretário Valmor Barbosa, fez mais uma visita técnica ao canteiro de obras. No local ele constatou que a chuva está atrasando o andamento da construção do novo viaduto. “Apesar de estarmos com máquinas e homens trabalhando, a terraplanagem das alças e das cabeceiras do novo viaduto está sendo prejudicada. Como a terra está molhada, toda vez que às máquinas escavam, o solo tá encharcado, o que inviabiliza a execução da obra”, ressaltou.

Liberação
Sobre a liberação da nova área ao tráfego de veículos até o final do mês de julho, o secretário disse que os esforços estão sendo feitos com esse objetivo, mas está difícil de cumprir: “O meu desejo é o mesmo de todos que circulam e moram nas proximidades do viaduto do Detran, mas infelizmente não se faz terraplanagem com terra molhada, se a fizer coloca em risco a eficácia de toda uma obra. Vamos fazer o possível para liberar ao menos uma parte”, esclareceu Valmor Barbosa.

Itabaiana pode fortalecer ainda mais o comércio atacadista
Conhecido como um dos municípios de Sergipe cujo comércio é um dos mais dinâmicos, superando até mesmo Aracaju em algumas áreas, Itabaiana pode fortalecer ainda mais o comércio atacadista com a construção de um shopping no município.

Comissão
Ontem, 11, o prefeito Valmir de Francisquinho, recebeu uma comissão  da Câmara do Comércio dos Pequenos e Médios Empresáriosdo Brasil e Mercado Internacional (CAMEMP), com sede nacional no Rio de Janeiro, que apresentou o projeto que tem o objetivo de fomentar o comércio regional, sem a necessidade de deslocamentos para outros Estados, uma vez que os preços oferecidos serão a custo de fábrica.

Frigorifico
Além disso, os representantes também colocaram em pauta o interesse de um grupo argentino em implantar um frigorifico
de alta tecnologia na cidade, onde, a principio, virão profissionais de fora para capacitar os itabaianenses, que posteriormente irão dar continuidade ao funcionamento do frigorifico.

Empreendedorismo
“O espírito empreendedor do nosso povo, faz com que tenhamos um comércio pujante e, como retorno, agora temos grandes grupos com interesse de investir em nossa cidade. Mas, tudo isso só será concretizado quando realizarmos uma reunião entre os representantes da Câmara do Comércio e os comerciantes da nossa cidade,” frisou o prefeito Valmir de Francisquinho.

Empresariado itabaianense
Ao final do encontro, ficou acordado com os representantes que será realizada uma reunião com a participação de todos os empresários comerciais de Itabaiana, para que eles compreendam o projeto, possam tirar dúvidas e dar suas opiniões sobre a instalação desse empreendimento na cidade serrana.

Vinicius Porto conhece serviço de informatização do TJSE
O presidente da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto e toda equipe técnica, aproveitam o período de recesso em busca de melhorias para o funcionamento do legislativo municipal. Ontem, 11, fez uma visita ao presidente do TJSE, Cláudio Déda, onde colheu informações sobre o serviço de informatização que existe desde 2006 e reduziu em muito o uso de papel naquele poder.

Trabalho mais ágil e dinâmico
Na visita, Vinícius afirmou que com a digitalização de processos e com a informatização da Casa é possível tornar os trabalhos mais dinâmicos, além disso, a publicidade dos atos administrativos permite que os vereadores e a população fiscalizem os atos tanto do Executivo quanto do Legislativo.

Controle social
O parlamentar destacou ainda que cada vez mais, o mundo vai se informatizando e é preciso que a Câmara também se informatize para dar mais celeridade a tramitações de leis e proposituras. “O controle social é a forma mais poderosa, eficaz e democrática de fiscalização do Poder público. E não é só isso, queremos gradativamente acabar com o uso do papel na Câmara. Dessa forma, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente”, opinou o presidente da CMA.

Evolução tecnológica
O desembargador Cláudio Déda concordou com o parlamentar, e afirmou que no futuro o papel não vai existir mais. “A tecnologia está cada vez mais evoluindo. Nos tribunais do Estado, vimos a necessidade de virtualização dos processos, tivemos que investir em pessoal, em equipamentos, mas graças a isso, não há mais demora no julgamento de processos, o que deixou o Tribunal de Justiça de Sergipe entre os mais céleres do Brasil”, mencionou o desembargador.

Transparência
Presente na reunião, o vice-presidente do TJSE, o desembargador Edson Ulisses de Melo falou da importância da informatização. Para Edson, é necessário que os poderes não só se informatizem e preparem os seus administradores para isso. “A informatização é o futuro de todos os poderes, ele traz celeridade, rapidez e transparência", pontuou.

Dificuldades
A secretaria de Tecnologia do Tribunal, Denise Martins Moura explicou que teve grandes dificuldades para implantar o sistema de informatização, mas as maiores foram: financeira, adaptação de pessoal, e principalmente de mentalidade do servidor. “Começamos a informatização em apenas uma vara. E depois fomos instalando o sistema nas demais, mas nada aconteceu de uma vez. O nosso objetivo é informatizar o sistema judiciário até 2014”, disse.

Treinamento
Denise se mostrou a disposição da equipe de TI da Câmara, e aproveitou para explicar alguns passos essenciais para iniciar o processo de informatização. “Vamos fazendo um treinamento prático durante a semana, que são treinados pela própria equipe do TJ. Todo o sistema é modelado e pensado pela equipe de tecnologia do Tribunal, por isso todo suporte de treinamento foi dado pelo pessoal daqui. É um sistema seguro, que facilita os trabalhos de juízes, promotores e desembargadores”, frisa.

Responsabilidade ambiental
Vinicius Porto agradeceu a recepção e reforçou sua vontade que todo os sistema da Câmara se tornem informatizadas até o fim de sua gestão. “Como eu já falei, além de agilizar as informações, sem dúvida a informatização da Câmara irá reduzir drasticamente o uso do papel e de considerável quantidade de impressões, uma ação adotada para economia e responsabilidade ambiental”, concluiu.

Cobra banheiros infantis em estabelecimentos
A vereadora Emília Correa (DEM) alerta as autoridades e a população para a ausência de banheiros infantis em diversos estabelecimentos comerciais da capital. Segundo a parlamentar, existe uma Lei municipal da gestão do ex-prefeito Gama, que obriga a instalação de sanitários para o público infantil em bares, restaurantes e similares, mas não está sendo cumprida.

Cobra banheiros infantis em estabelecimentos II
A maior preocupação, segundo Emília Correa, é a demanda de constrangimentos e aflição por parte dos pais que precisa levar suas filhas ao banheiro, mas acabam passando por constrangimentos e insegurança, pois não podem entrar nos banheiros das mulheres e tampouco levar a filha para o banheiro dos homens. Além disso, são obrigados a entregar a menor para uma desconhecida ou até mesmo uma funcionária do estabelecimento. A parlamentar cobra uma fiscalização mais rígida e o cumprimento da lei municipal nº 2754, de 2 de Dezembro de 1999.

São Pedro de Muribeca
O prefeito de Muribeca, Fernandinho Franco, está convidando toda a população sergipana para a abertura do São Pedro do município, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 12. A festa também será realizada no sábado, dia 13, e contará com artistas  nacionalmente conhecidos, como o cantor Pablo, e atrações sergipanas que prometem fazer um grande espetáculo, como Danielzinho, Fogo na Saia, Rojão Diferente, Lourinho do Acordeon, entre outros.

Atendimento ao Cliente e técnicas de negociação
Neste sábado (13), a equipe de Relacionamento com o Cliente da Jotanunes se reúne a portas fechadas no hotel Aquarius em um treinamento especializado de atendimento ao cliente e técnicas de negociação. Cerca de 40 colaboradores que lidam diretamente com o consumidor, seja no Call Center, na área de Gestão de Contratos e afins, irão fomentar o conhecimento, discutir ações e traçar planos juntamente com a coordenadora de CRM, Gabriela Mendonça. A Jotanunes é uma construtora que investe maciçamente na melhoria contínua do relacionamento com seus clientes, conquistando a confiança do público em Sergipe, Pernambuco e Bahia, estados onde atua.

Norcon Rossi Vendas premia com quadriciclo
No último dia 05, a imobiliária Norcon Rossi Vendas premiou com um quadriciclo o vencedor do Concurso Cultural “Porque você compraria um Norcon Rossi?”.A ganhadora foi a soteropolitana Rosimara Santos Moreira, escolhida pela equipe da Norcon Rossi Vendas como a autora da melhor frase do concurso. “Fiquei surpresa com o resultado, até porque não moro em Aracaju. Mas quando recebi o cupom, pensei em colocar algo que fosse diferente e que mostrasse o sonho de morar em um apartamento da Norcon Rossi”, explica Rose.

Iniciativa
O cupom foi entregue pela corretora Nicéia Costa Oliveira, que teve a iniciativa de divulgar o concurso cultural em um curso de vendas. “Tive a ideia de distribuir os cupons para divulgar ainda mais a ação da equipe. Fiquei muito feliz pela ganhadora, pois é um ótimo prêmio!”.Para a diretora de Marketing e Comercial da Norcon Rossi, Caroline Teixeira, a ação repercutiu de forma bastante positiva. “Ações inovadoras como essas mostram o incentivo que os corretores possuem em comercializar os empreendimentos da Norcon Rossi. Eles trazem ideias para o setor de marketing e assim geramos maior eficácia nas ações de relacionamento e vendas”, conta a executiva.

Para os adeptos da Boa Música. Programa Enquanto houver saudade…
Hoje,12, através da Rádio Jornal AM 540 teremos a estréia do programa: Enquanto Houver Saudade…Música ao vivo com músicos e cantores notáveis em nosso estúdio. O objetivo é rememorar os grandes sucessos das serestas e serenatas, grandes sambas, grandes boleros, grandes sucessos do passado.Não perca, hoje das 9h30 às 11h da noite e com a participação dos ouvintes.Direção e Apresentação do Professor Ludwig e a música comentada. Um oferecimento Arena's Bar e Sarau Musical Entre Amigos.Você pode acompanhar através do site: www.radiojornal540.com.br

Sarau Musical Entre Amigos
O Sarau do próximo domingo terá como atrações, Djalma, Medeiros, Cléber Alberto, Carlos Moreno e convidada especial Lene Hall.Contatos com Ludwig Oliveira através do Celular (79) 9977-3304.

Cruzeiro "Entre Amigos"
O programa "Entre Amigos" será gravado durante um Cruzeiro Marítimo e o professor Ludwig  convida os amigos/amigas  interessados para participarem desse espetacular evento. Descrição:
1. Aracaju/Salvador – Ônibus (até o porto de Salvador).2. Salvador/Rio de Janeiro – Navio Zenith (duas noites a bordo – alimentos e bebidas All Inclusive) – City Tour no Rio com visita ao novo Maracanã.3. Rio de Janeiro/Aracaju (via TAM). Parceria Aéreo Tur & Programa Entre Amigos. De 11 a 13 de dezembro. Baratíssimo. Valor: Entrada de R$ 330,00. Mais 10 parcelas de R$ 76,00.Os interessados informem por E-mail: lueventos50@gmail.com ou (79) 9977-3304.

Agenda
12 DE JULHO – Hoje é o dia do engenheiro florestal. O Sindicato dos Bancários de Sergipe realiza, esta noite, a solenidade de posse dos seus novos dirigentes, a ter lugar na sede da Associação Atlética Banco do Brasil. Além da posse da nova diretoria executiva e dos demais órgãos da entidade, haverá um grande baile que será animado por duas orquestras: Banda Excalibur e LOS GUARANIS. Toda a classe bancária está sendo convidada a participar do evento, que será iniciado às 20 horas e 30 minutos. Depois das manifestações de ontem, a Força Sindical propõe reunião para a convocação de uma greve geral no país. FRASES (A respeito de DEMOCRACIA): “Não me entusiasmam grandemente as democracias, mas hoje já são inevitáveis.” (UNAMUNO). – “Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.” (CHURCHILL). – “A democracia é um regime de convivência, e não de exclusão. Baseia-se na liberdade, como meio de chegar à ordem.” (ALCEU AMOROSO LIMA).

Curtas
PAULINHO DA FORÇA DECLARA QUE MANTEGA NÃO TEM MAIS CONDIÇÕES DE SER MINISTRO. /// MICROSOFT AJUDOU A NSA A ACESSAR MENSAGENS CRIPTOGRAFADAS. /// PRINCESA SAUDITA É ACUSADA DE ESCRAVIZAR QUENIANA. /// ATO MÉDICO: DILMA VETA ITEM QUE RESTRINGIA DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS. /// TARSO GENRO: “SITUAÇÃO LIMITE PODE ESTAGNAR A DEMOCRACIA.” /// DILMA ANUNCIA CANAL DE DIÁLOGO COM PREFEITOS. /// PC DO B EMPLACA CPI DA ESPIONAGEM. /// SENADO APROVA PROPOSTA DE VANESSA GRAZZIOTIN, AMAZONAS, COM 14 VOTOS ACIMA DO EXIGIDO – 41 SUFRÁGIOS A FAVOR. ERAM EXIGIDOS 27. /// MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, PAULO BERNARDO, CRITICA CENTRALIZAÇÃO DA INTERNET NOS ESTADOS UNIDOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

De olho no CSA
Um choque de velhos rivais será travado, amanhã, em Maceió, no Estádio Rei Pelé. Em situações antípodas na tabela do grupo A-4 da série D do futebol brasileiro, o Sergipe, líder isolado, com 7 pontos ganhos, terá pela frente o CSA, tradicional equipe alagoana, que está mergulhada numa crise, amargando a última colocação em sua chave no torneio promovido pela CBF. Visando a garantir uma melhor preparação de seu time, o Comitê Gestor optou pela viagem a Maceió no dia de ontem. A delegação rubra deixou Aracaju por volta das 13 horas, em ônibus especial. Credenciada por uma exibição excepcional contra o Juazeirense, equipe baiana na qual aplicou uma sonora goleada (6 X 1), no último domingo, a representação do Mais Querido tem tudo para realizar outra boa exibição e conquistar um empate, ou, até mesmo, uma vitória que, se obtida, deixaria o Sergipe em posição confortável no certame. A pedido da equipe alagoana, o jogo terá lugar neste sábado (amanhã), às 17 horas, na Terra dos Marechais. O treinador Givanildo Sales, satisfeito com o desempenho diante do Juazeirense, deverá manter a mesma formação do último compromisso. Claro que jogando fora de casa, o técnico rubro não vai adotar, pelo menos de início, um sistema ofensivo. É mais certo que Givanildo, com sua reconhecida experiência, inicie a partida com seu time marcando o adversário em seu campo, neutralizando a movimentação dos atletas do CSA. Contando com a boa forma de Kivel e Fabinho Cambalhota, e tendo um meio-campo criativo, dá, sim, para o campeão sergipano registrar um bom resultado. Centenas de torcedores rubros estarão presentes ao Rei Pelé, para levar seu indispensável calor humano ao campeão estadual de 2013. Um fato altamente positivo e fácil de constatar, é o otimismo, embora não exagerado, dos integrantes do elenco rubro.

Intervenção no Bahia
Após o seu afastamento da presidência do tricolor de aço da Boa Terra, o desportista Marcelo Guimarães Filho resolveu acatar a decisão da Justiça de nomear um interventor para o Esporte Clube Bahia. O advogado mineiro Carlos Rátis foi designado interventor e o presidente afastado comprometeu-se em colaborar para que a missão do interventor seja coroada de sucesso.

Luís Roberto vai concorrer
O atual presidente do Confiança, Luís Roberto, vai mesmo concorrer a um novo mandato à frente dos destinos do Confiança. Seu nome foi praticamente aclamado pelos conselheiros do Dragão do Bairro Industrial e conta com o respaldo da grande maioria dos torcedores.

Patrocínio
A CBH – Confederação Brasileira de Handebol – entidade presidida pelo sergipano Manoel Luiz Oliveira fechou contrato de patrocínio com o Banco do Brasil e os Correios, objetivando ampliar os recursos financeiros da instituição. 9 milhões e 400 mil reais é o valor total dos recursos destinados à CBH. Quatro milhões e quatrocentos mil reais oriundos do BB e 5 milhões patrocinados pelos Correios.

Série A-2
O início do campeonato sergipano de profissionais da antiga segunda divisão só vai ocorrer em setembro. A FSF bateu o martelo: só participarão as equipes cujas cidades possuam praças de esporte com iluminação.

Novo endereço FSF
Rua Reginaldo Passos, 515 – No Inácio Barbosa. Este é o novo endereço da Federação Sergipana de Futebol, provisoriamente com horário de funcionamento das 10 às 14 horas. O horário é provisório. Mas a sede, embora não definitiva, funcionará nesse endereço, até o final das obras do Batistão, em 2014. A propósito, as federações voltarão a ter suas sedes no Estádio Lourival Batista? – Resposta: Boa pergunta.

Aniversário do Itabaiana
10 DE JULHO DE 1938. Com o nome de Botafogo Sport Club, era fundada mais uma agremiação esportiva em nosso Estado. A designação não agradou a maioria dos desportistas itabaianenses, que, em 6 de outubro do mesmo ano, mudaram o nome da agremiação recém-criada para Itabaiana Sport Club. Segundo informações do intelectual Antônio Oliveira, a adoção oficial do atual nome, Associação Olímpica de Itabaiana, ocorreu no início da década de 1950. Essa informação foi transmitida ao professor Manoel Aelson Góis, autor do livro  Associação Olímpica de Itabaiana,
– Da Gênese ao Penta (1938 a 1982), publicado pela editora Info Graphis, em 2010. O Itabaiana, que tem como patrono o desportista José Queiroz da Costa, tem como grandes conquistas, em sua história, o título de campeão do Nordeste, um pentacampeonato sergipano e a memorável vitória obtida sobre o Internacional, em Porto Alegre, no ano de 1980.

Cadeia verde-amarela
Uma das maiores redes de emissoras de rádio formadas para realizar jornadas esportivas de âmbito nacional, continental e mundial, foi idealizada por Edson Leite, um dos ícones do rádio esportivo brasileiro, na segunda metade da década de 1950. Em 1958, na Copa do Mundo da Suécia, a Rádio Bandeirantes de São Paulo, estação líder da referida Cadeia de Emissoras, por sinal ressurgida agora, na Copa das Confederações, obteve extraordinária audiência, em todo o país. Foi exatamente nessa Copa do Mundo que o Brasil conquistou pela primeira vez o certame promovido pela FIFA. Aqui em Sergipe, a partir de 1959, integrava a Cadeia Verde-Amarela Norte-Sul do Brasil a Rádio Cultura, emissora católica, idealizada e implantada por Dom José Vicente Távora, cuja equipe de esportes era dirigida por Raymundo Luiz. Os principais nomes da rede comandada pela Bandeirantes eram: Edson Leite, Pedro Luiz, Mário de Morais, Mauro Pinheiro, Roberto Silva, Flávio Araújo, Ênio Rodrigues, José Paulo de Andrade e Fiori Gigliotti, este considerado por muitos o mais completo narrador esportivo do país, dono de uma linguagem que se baseava em construções muito bem elaboradas, o que fazia de suas narrativas verdadeiros poemas. Há, de fato, outros excelentes nomes nessa área da narração esportiva. Oduvaldo Cozzi, Jorge Cury, Waldir Amaral, José Carlos Araújo – no rádio esportivo carioca. Osmar Santos, José Silvério (ainda em atividade), os já citados Edson Leite e Pedro Luiz – no rádio paulista. Contudo, nenhum deles superou a elegância do estilo do velho Fiori, um gênio que sabia transmitir emoções como ninguém, e construir imagens na mente dos seus inúmeros ouvintes e admiradores. Fiori Gigliotti foi, também, um dos inesquecíveis integrantes da Cadeia Verde-Amarela. Neste ano de 2013, para a cobertura da Copa das Confederações, foi mais uma vez formada a Cadeia a que nos referimos. Mas com critérios diferentes. Ela foi constituída e comandada pela Rádio Bandeirantes de São Paulo – AM – 840 khz. Integraram-na as emissoras da Rede Band Sat, dentre as quais a Liberdade 930 AM, de Aracaju. E mais algumas dezenas de emissoras independentes. Até agora esta coluna não entendeu porque o memorável logoton (característica) da Verde-Amarela não foi utilizado. Optou-se pela regravação de uma marchinha já utilizada em outras oportunidades.

Memória do esporte
12 DE JULHO – Em 1966, o Brasil vence a Bulgária na estreia da Copa do Mundo da Inglaterra, por 2 X 0, no Goodison Park, em Liverpool. Esse jogo foi o último da dupla Pelé/Garrincha na seleção brasileira. Autores dos gols da partida, Pelé e Garrincha nunca perderam, jogando juntos pelo Brasil. Em 1990, morre, aos 73 anos, o jornalista esportivo, ex-técnico da seleção brasileira e grande torcedor do Botafogo, o gaúcho João Saldanha. Em 1998, a seleção brasileira perde para a França, por 3 X 0, em Saint-Dennis, e vê os anfitriões sagrarem-se campeões mundiais pela primeira vez.

Uma dupla de ouro
A  família OURO, bastante conhecida na sociedade sergipana, produziu, em sintonia com o seu sobrenome, duas importante figuras do nosso esporte. Estamos falando de LOURÃO e  CARLOS TIRSO. Por coincidência, ambos seresteiros de primeira qualidade. Lourão, a propósito, foi o vencedor, em nível nacional, do concurso A VOZ DE OURO ABC, patrocinado por famosa marca de aparelhos eletrônicos. Advogado, foi também atleta de futebol e de futebol-de-salão do Cotinguiba Esporte Clube. Trabalhou durante muito tempo na antiga TELERGIPE, em seu departamento jurídico. O outro irmão, CARLOS TIRSO, igualmente cantor e seresteiro, foi funcionário dos Correios e Telégrafos, praticou o esporte nas modalidades basquetebol, futebol-de-salão e futebol, com igual eficiência. Foi grande artilheiro na equipe de aspirantes do Cotinguiba. Num dos campeonatos dessa categoria, cujos jogos eram disputados nas preliminares, o seu clube, o Cotinguiba, derrotou o Atlético, por 11 a 1. Nessa partida, Carlos Tirso da Costa Ouro assinalou nada menos do que dez gols. Um recorde sensacional. Outro detalhe: Lourão era especialista em músicas de Nelson Gonçalves. Já Carlos Tirso espelhava-se no estilo de Carlos Galhardo.

Jogo rápido
A CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) confirmou locais e datas dos jogos finais da Taça Libertadores da América: 17.07 – Olympia X Atlético Mineiro, no Defensores Del Chaco, em Assunção. E 24 de julho – Atlético Mineiro X Olympia, no Estádio Independência, em Belo Hoirozonte. /// A Frente Nacional dos Torcedores pede a renúncia de Marin, ingresso barato e fim da Lei Geral da Copa. /// O Internacional de Porto Alegre quer contratar Nilmar e Júlio Batista. /// City quer empregar 52,9 milhões de reais por ano para tirar Cristiano Ronaldo do Real Madri. /// Paulo Autuóri apresentou-se ontem ao São Paulo. /// Muricy, o favorito dos torcedores, não chegou a ser cogitado pelos dirigentes do tricolor paulista. /// Sergipe, em ponto de bala, só pensa em vitória, amanhã, em Maceió, contra o CSA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/chicoandradef  Ao que parece,vários conselheiros de Dilma nunca estiveram nas ruas para sentir o que pensa o povo.

www.twitter.com/Rafael_Salomao  Um assaltante chegou falando "passa tudo de valor" passei o meu respeito, minha dignidade, meu caráter, porque esses são os valores da vida.

www.twitter.com/valquiriamiron  Não é pq Sergipe tem caranguejo que devemos andar igual, para trás. Vamos melhorar meu povo!

www.twitter.com/marcos_rmO que o povo mais me deseja é juízo. Tudo o que eu quero é um grande amor. #ficaAdica

www.twitter.com/ojoaoaugusto  Quem defende liberdade de expressão,não comete um ato contra esta liberdade, quando se manifesta contra um órgão de comunicação? Pensem nisso.

DO LEITOR

Falta de um plano para enfrentamento das Doenças Crônico Não trasmissíveis
Do leitor  Magno Carvalho,  Profissional de Educação Física Formado pela UFS, Especialista em Fisiologia do Exercício Aplicado  ao Treinamento e a Saúde para Grupos Especiais/ Pós – graduando em Gestão em Saúde Pública – UFS: Venho estudando sobre Políticas Públicas em saúde e venho conhecendo outras realidades de outros estados e países. Apesar de em 2006 termos recebido o "título" de capital da qualidade de  vida…precisávamos na época e principalmente hoje, de outros cuidados e algumas  reflexões. Infelizmente não temos um Plano para enfrentamento das Doenças Crônico Não Transmissíveis  (DCNTs). Quando afirmo isso, estou baseado em dados internacionais, nacionais, municipais e pessoais. Sendo que 72% da população brasileira morre de algum tipo dessas doenças (cardiopatias,  hipertensão, diabetes, obesidade, câncer, tabagismo, sedentarismo, etc). 14% da população  se encontra em sobrepeso e 9% em alguma classificação de obesidade…tipo I, II ou  mórbida. Em Aracaju até o momento nunca foi debatido nem criado nenhuma proposta de redução de  mortes nesse sentido. Um dos caminhos seria essa proposta de Prevenção e Promoção da  saúde por meio de Modos de vida saudáveis. Mobilizando desde as escolas, empresas, repartições, a sociedade, etc e estimular a todos a se alimentar melhor e realizar alguma  Atividade Física orientada (principalmente). Isso repercutirá em melhorias nos espaços públicos de lazer, praças, parques, orla.  Oferecendo uma melhor qualidade nos serviços de saúde, de lazer, esportivo. O Ministério da Saúde vem desde 2011 oferecendo verba para alguns programas para poder prevenir isso, mas ainda é muito pouco. Através de alguns programas como: Academias na  praça, Programas de saúde nas escolas, prevenção de acidentes. Em Sergipe e em Aracaju, não temos uma preocupação EFETIVA. Muitos falam em prevenir,  promover saúde, mas nunca sai da fala nem do papel. Então como ter um olhar mais sensível e aguçado para uma política que não “dá votos” em imediato, mas que pode solucionar diversos problemas de saúde pública."

Placas de sinalização para acesso a ponte Aracaju-Barra. Vândalos roubaram
Do leitor Sérgio Burle: “A Prefeitura de Aracaju precisa urgentemente colocar placas de sinalização, indicando como os motoristas devem seguir para ter acesso à Ponte Aracaju-Barra. Estas placas existiam até pouco tempo a partir da sinaleira do antigo hidroviário na "Rua da Frente". Vândalos roubaram.Placas têm que existir no trevo de entrada da Orlinha do Bairro Industrial. E as demais até se chegar à esquina da FASOUTO. Hoje a única placa que orienta à Ponte João Alves, ao Litoral Norte e ao Prodigy Resort está na esquina da FASOUTO.Impossível um turista não se perder !”

Canhoba: servidores realizam grande “panelada” hoje
E-mail recebido dos manifestantes: “Assim como em outras partes do Brasil, o povo de Canhoba/SE acordou! Os servidores do município estão fazendo uma manifestação pelas ruas da cidade protestando contra ações absurdas da administração da prefeita Naldinha/PR. Alguns reclamam de cortes salarias para contrariar outros funcionários, algo que não existe. Inclusive, os professores estão parados há três dias, o manifesto é pedindo o pagamento do salário do mês de Dezembro de 2012. Além de reivindicar para receber o salário mensalmente em dia. Uma vergonha! Com tudo, a prefeita ainda tem coragem de se pronunciar na TV falando das "benfeitorias" feitas pela administração dela. Hoje, 12, os professores e os outros servidores irão se reunir para debater a situação e fazer uma "panelada" (manifestação batendo panelas) na frente da prefeitura.”

O cúmulo do absurdo
Do leitor Messias Gonçalves: “Fiquei estarrecido com uma matéria lida ontem no bol.com, dando conta de que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, através da Promotoria de Tutela Coletiva de Saúde, que na sua visão míope, entende que se trata de um evento “privado”, a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada nos próximos dias no Rio de Janeiro, e por isso tenta na justiça, barrar os serviços de atendimentos médicos que a prefeitura do Rio de Janeiro, prestará aos peregrinos.
Para esse evento que contará com a primeira viagem internacional do Papa Francisco,  calcula-se a presença de mais de dois milhões de pessoas, entre turistas e moradores da própria cidade. Independente do retorno através dos impostos que o evento proporcionará para os cofres públicos, é inadmissível compreender alguém que estudou, tem formação e deve ter discernimento, para não delirar como está parecendo.
Mesmo que houvesse alguma cobrança em algum evento, fato que não acontecerá, o poder público tem obrigação da contra partida, através de uma logística, como ocorre rotineiramente  em todos os eventos realizados na cidade maravilhosa.
Na verdade, o que está parecendo de imediato se tratar de perseguição à religião e não ao zelo pelo erário público. São certas ações isoladas como essas que podem a vir incentivar empresários e investidores para futuros acontecimentos no Rio de Janeiro, devido as essas tentativas de atrasos.
Diante do ocorrido, os organizadores ameaçam cancelar a programação total ou parcial dos eventos que integram a programação da jornada. Imaginem a repercussão negativa para o país e até para a cidade do Rio de janeiro. Esperamos que a justiça não dê ouvido a uma insanidade desta natureza. E que a própria instituição faça uma analise mais minuciosa antes de se exporem ao ridículo, como essa ação.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
"A bondade é o único investimento que nunca vai à falência."

"A experiência localiza-se nos dedos e na cabeça. O coração não tem experiência."

Henry David Thoreau, autor, poeta e filósofo norte-americano, nasceu em 12 de Julho de 1817 e morreu em 1862.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais