Do Xocó, ao desembargador

A história dos índios Xocós, única tribo remanescente no território de Sergipe é conhecida de muitos e já foi contada em livros, prosa e verso. A luta pela devolução das terras deles, na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, desde o período do Império, é uma história de bravura que durou anos até o reconhecimento final pela Justiça brasileira. A maior batalha foi travada contra o coronel João Fernandes de Britto, que ficou com grande parte das terras da Ilha de São Pedro. O xocó, nos dias atuais ainda trava uma batalha pela preservação de sua identidade cultural e até mesmo pela sobrevivência por conta de uma série de doenças que foram levadas pelo chamado “homem branco”.

 

Este jornalista não pretende fazer um retrospecto histórico da luta deste povo, até porque teria que citar neste espaço os nomes de dezenas de heróis que foram importantes para a retomada da Ilha de São Pedro para a tribo Xocó. Essa luta que em determinados momentos parecia perdida, se confunde hoje, com a luta travada desde o final do ano passado, por um dos seus descendentes, o advogado Edson Ulisses de Melo, nascido na Ilha do Ouro, vizinho a Ilha de São Pedro, também em Porto da Folha. Quem acompanha este espaço sabe que durante todo o processo da escolha do desembargador pela OAB sempre defendeu que o mais votado fosse o escolhido pelo governador. E mais: quando a luta se acirrou, sempre defendeu o entendimento como melhor solução até porque estava em jogo o nome de uma instituição que deve estar acima de todos os interesses possíveis.

 

Todo o episódio que aconteceu nos últimos meses não precisa ser mais relatado. Apenas lembrar que o advogado Edson Ulisses em determinado momento deve ter pensando em sair da disputa por conta do acirramento que parecia virar um caso pessoal sem precedentes. Parece que o sangue materno fez com que Edson Ulisses não desistisse da luta, por conta da experiência profissional sempre em defesa de causas sociais e das minorias.

 

Ontem, 28, acabou a disputa. Edson, que já tinha sido o mais votado pelos colegas, com quase 70% dos votos foi o mais votado também pelo pleno do Tribunal de Justiça. Ontem mesmo foi nomeado desembargador pelo governador do Estado.

 

Quis o destino, que mais de um século depois da luta dos índios xocós com o fazendeiro José Fernandes de Britto, seus descendentes tomem posse quase que no mesmo momento em cargos importantes da democracia brasileira. No próximo dia 6 de maio, o ministro Carlos Britto assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, de onde comandará todo processo eleitoral deste ano. E também nos próximos dias Edson Ulisses, descendente da tribo Xocó, assumirá o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. Dois homens que defendem a democracia com unhas e dentes. Dois homens que dignificam o Estado de Sergipe. Dois homens que acima das preferências políticas e partidárias colocam a defesa das minorias em primeiro plano. Em todo este processo uma certeza: a democracia mais uma vez foi vitoriosa, num país que padece de uma Justiça plena, moral e cidadã.

 

Medalha da Ordem do Rio Branco

O governador Marcelo Déda decidiu anunciar ontem o nome do desembargador da lista tríplice que recebeu do TJ por duas razões: primeiro para não dar margem a qualquer tipo de especulação e depois porque estará ausente do Estado pelos próximos dias. Hoje, 29, ele viaja logo cedo para Brasília onde receberá do Ministério das Relações Exteriores a Medalha da Ordem do Rio Branco. Depois, na quarta-feira, segue direto para Alagoas, onde participará em Maceió do Encontro dos governadores do Nordeste. Antes de anunciar o nome de Edson Ulisses, o governador elogiou a OAB por todo processo e disse que tinha orgulho de ser advogado registrado na entidade.

 

Trajetória de Edson Ulisses

O governador elogiou a postura do TJ e os três nomes escolhidos (Edson, Emilia Correa e Jorge Rabelo), destacando a trajetória profissional e a vida jurídica do escolhido. Déda lembrou que já existem decisões da Justiça Federal que no caso de escolha de nomes para outros poderes inexiste a figura do nepotismo, como alguns queriam colocar, porque será exercido o cargo em outro poder, com toda autonomia e independência. “Não poderia puni-lo, ignorando uma trajetória e uma biografia brilhante”, destacou.

 

Prefeito Zeca da Silva

No início da cerimônia ontem, 28, no Palácio dos Despachos, quando anunciou o nome de Edson Ulisses, o governador Marcelo Deda quase que chama o deputado estadual Zeca da Silva (PSC), de vereador. Corrigiu de imediato lembrando que sempre o chama de prefeito… Como diz o amigo Osmário, arrepare!

 

Vaga de jurista no pleno do TRE

Ontem, 28, também o pleno do TJ escolheu os três nomes que serão encaminhados ao TSE e de lá, ao presidente da República, para ser escolhido um que comporá a vaga de jurista no pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Foram escolhidos, por ordem de votação, os advogados Álvaro Fraga, Eduardo Ribeiro e Jeferson Machado. Por coerência, o espaço deseja torce que o mais votado seja o escolhido.

 

Presidente do TJ pede sanção do auxilio-saúde

Encerrada a sessão extra do Pleno do Tribunal de Justiça que definiu a lista tríplice dos candidatos a Desembargador, o Presidente do TJ, Artêmio Barreto seguiu imediatamente para o Palácio de Despachos com o objetivo de entregar oficialmente ao Governador a decisão tomada pelo colegiado de Desembargadores. Durante a audiência com Marcelo Deda, Artêmio Barreto aproveitou a oportunidade para solicitar ao governador a sanção de alguns projetos já aprovados pela Assembléia Legislativa. Entre eles, o que concede auxílio-saúde aos servidores do Poder Judiciário. O Projeto de Lei número 55, de autoria do Poder Judiciário, institui a assistência à saúde, de caráter indenizatório, por meio de ressarcimento parcial das despesas dos servidores ativos e inativos com plano de saúde e prevenção. O projeto é um incentivo aos servidores que desejam aderir a um plano de saúde.

 

Adicional de qualificação

Outro projeto assegura a criação do Adicional de Qualificação (AQ) aos servidores efetivos. Esse adicional foi criado para estimular a especialização e a qualificação dos servidores do Judiciário e incidirá sobre o salário básico. De acordo com o projeto, receberá gratificação de 20% os detentores de título de Doutor. Caberá a quem possui o título de Mestre o percentual de 12%. O projeto prevê um adicional de 8% a quem possui especialização e 1% aos que possuem treinamento de 120 horas/aula.

 

PT manifesta apoio ao magistério de Socorro

Nota pública do Diretório Municipal do PT de Socorro, através do presidente, professor Washington Pereira Vasconcelos: Vimos a público manifestar nosso apoio e solidariedade aos professores e professoras da rede pública municipal de Nossa Senhora do Socorro, em paralisação por um dia, liderada pelo SINTESE. Ressaltamos a coragem e a determinação desses profissionais frente ao descaso de que são vítimas pelo poder público municipal de Nossa Senhora do Socorro. Nesse contexto, repudiamos também a perseguição dessa prefeitura, que sob o comando do Sr. José Franco consolida uma série de atos desrespeitosos aos professores e professoras. A despeito de seu lema “Consolidando o Crescimento”, a prefeitura parece desconhecer o valor da educação e a importância de seus profissionais, que querem apenas um reajuste de 14,78% de seus salários. Por fim, é necessário o imediato atendimento das reivindicações dos professores e professoras do nosso município.

 

Fórum de Secretários de Cultura do Nordeste

Secretários e dirigentes de órgãos Estaduais de Cultura do Nordeste estarão reunidos em Aracaju, hoje, 29 e amanhã, 30, em Aracaju para discutir e apresentar propostas que promovam a integração das ações culturais que estão sendo empreendidas na região. O evento será aberto às 9h no Celi Praia Hotel. Durante o encontro, os secretários vão debater temas como o Fundo de Financiamento e as Leis de Incentivo Fiscais, Pontos de Cultura, informatização das Bibliotecas, além de assuntos pertinentes ao interesse comum das Secretarias de Cultura da região nordestina. Na quarta-feira à tarde, após o encerramento do encontro, os participantes irão visitar os mercados do centro histórico de Aracaju e, em seguida, visitarão os Museus de Arte Sacra, o Afro-brasileiro, além da Igreja Camandaroba, localizados na cidade de Laranjeiras. Além dos secretários, participarão do Fórum a presidente da Fundação Cultural do Piauí e presidente do Fórum de Secretários de Cultura do Nordeste, Sônia Terra; e a chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Tarciana Portella.

 

Governador envia defesa em processo de cassação I

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), apresentou sua defesa no Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED 661) interposto pelo Partido dos Aposentados da Nação (PAN). O partido acusa Marcelo Déda de propaganda eleitoral antecipada e prática de abuso de poder político e econômico. Sustentou que o então prefeito de Sergipe teria publicado em revistas a inauguração de obras patrocinadas com dinheiro público, em favor de sua promoção pessoal, “com manifesto propósito eleitoreiro”. O governador foi acusado pela suposta promoção de campanha, a título de propaganda institucional do governo municipal, quando era prefeito de Aracaju, sob o slogan: “Em cinco anos Aracaju deu certo para todos”. O governador também teria distribuído um relatório de gestão municipal, uma revista com o balanço da administração de Aracaju, supostamente com recursos públicos. Marcelo Déda também teria comparado suas obras, enquanto prefeito, com as de seu concorrente, o governador João Alves Filho (DEM).

 

Governador envia defesa em processo de cassação II

Em sua defesa o governador Marcelo Déda diz que o RCED foi protocolado pelo Diretório Estadual do PAN em Sergipe, que foi incorporado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Citou o artigo 27 da Lei 9096/95 (Lei dos Partidos Políticos), onde diz que o registro do partido que se dissolva, se incorpore ou venha a se fundir com outro, fica cancelado junto ao ofício civil e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Logo, o autor não existe mais”, afirma o governador. Sustenta ainda que a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi julgada improcedente, por unanimidade, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE). “Nesse passo, não ignora o defendente que o TSE tem entendimento no sentido de que a decisão proferida em sede de AIJE não faz coisa julgada para AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo) ou RCED”. Ainda de acordo com a defesa, o acórdão do Tribunal Regional considerou que a conduta do governador “foi regular, sem excessos de qualquer ordem”. Por fim, pede a extinção do processo sem julgamento do mérito e, em caso negativo, requer provar por todos os meios em direito admitidos por meio de documentos, testemunhas, inspeções e perícias. (Ascom/TSE).

Farra com carros de sindicato

De um leitor: “Não tem jeito mesmo! Quem anda e vira apontando erros dos outros se esquece de olhar a própria imagem no espelho. O que poderia dizer da utilização de veículos de um sindicato como transporte escolar? Freqüentemente um veículo Gol carregando estampado o nome do Sindisan e da CUT pode ser visto levando alunos para o Colégio Murilo Braga, localizado na Rua Laranjeiras, no Centro de Aracaju. Pelas informações que consegui colher trata-se de transporte de netos de um dos diretores do sindicato. Quem vê se pergunta também: o dinheiro do combustível e o veiculo são pagos por quem? Como o sindicato pode cobrar transparência dos administradores?”

 

Micarana com paz e tranqüilidade

A Micarana foi realizada no último final de semana com paz e tranqüilidade. O governador Marcelo Deda compareceu na madrugada do sábado e passou cerca de duas horas no camarote, ao lado da prefeita, Maria Mendonça, do vice, Belivaldo Chagas, do senador Valadares (PSB) e dos deputados federais Valadares Filho, Jackson Barreto e Eduardo Amorim. Presentes também um representante do Ministério do Turismo, que ao lado do Governo do Estado patrocinaram o evento.

 

Comércio não abre nos feriados

Através de despacho do juiz José dos Santos Júnior, da 1ª. Vara do Trabalho de Aracaju, os supermercados, hipermercados e lojas de departamentos estão proibidos de abrir suas portas nos feriados, inclusive os religiosos declarados na legislação municipal. A proibição atende a uma ação civil pública ajuizada pela FECOMSE– Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe e seu Sindicato. No caso do descumprimento dessa determinação da Justiça do Trabalho, as empresas serão multadas em R$ 50 mil, que serão revertidos em favor do Fat – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Para o presidente da FECOMSE, Ronildo Almeida, o despacho do juiz José dos Santos Júnior, mais uma vez, vem confirmar o que já é estabelecido na legislação em vigor, mas que não vinha sendo acatada pelos empresários, até então.

 

Escolas particulares X feriadão

A coluna recebeu alguns e-mails de pais de alunos da rede particular de ensino criticando algumas escolas por imprensarem dias de aula nos feriados, como vai ocorrer na próxima sexta-feira, 02. Os questionamentos: “Vivemos num país possuidor de baixo nível de ensino e não podemos deixar que se instale “um novo jeitinho brasileiro”, quiça sergipano. Isso é tão criticado quando o envolvido é o funcionário público, porque vamos fazer agora com os nossos filhos? Nunca existiu essa atitude em Sergipe, e este ano chegou essa novidade. A desculpa é que os pais viajam. Para mim isso não se justifica. Cada pai deve assumir sua responsabilidade na educação do seu filho. Notei que depois do grande feriadão da semana santa dado pelas escolas particulares, meu filho chegou em casa com um maior volume de atividades, acredito que para compensar as aulas imprensadas. E como é que fica esse aprendizado?  Em minha opinião essa é uma atitude perigosa, um caminho sem volta e partindo de onde parte “das próprias escolas particulares”, chega a ser injustificável”. A opinião deste jornalista: quem dirige cada escola particular deve pensar na qualidade do ensino e não apenas na quantidade. Por exemplo: este jornalista tem um filho que estuda no Colégio Ideal. O feriadão vai acontecer, porém no último sábado, ele teve aula normal durante toda manhã para compensar a que não terá na sexta-feira. E um exemplo que deveria ser seguido por outros colégios.

Banalização da vida

De um leitor: “Que há vida nos tempos atuais já não anda valendo nada; poucos se dão conta. Agora se analisarmos de que enquanto a menina Isabela não foi poupada pelos supostos assassinos, o mesmo não aconteceu com os peritos que diante do valor da boneca não a jogaram para minimizar os custos da reconstituição. Direitos humanos por onde andas!$$$”.

 

Seminário para multiplicadores de controle da dengue

O Comitê Popular de Luta Contra a dengue realiza hoje, 29, à partir das 14hs, na sala dos Cursilhos  (situada na rua Própria 222, centro, do lado da rádio cultura), o Seminário de Educação e Saúde para Multiplicadores de Controle da Dengue. Na pauta discussões sobre ações educativas e de combate a dengue em Sergipe, bem como a importância de termos multiplicadores com comitês populares nos bairros, ocupações e localidades. Às 16 horas grande caminhada saindo da Rua Própria até a Praça Fausta Cardoso.


Repudio a generalização com advogados

De um advogado: “Lendo seu Blog, do dia de ontem, 28, onde tem ” pergunta que não que calar” o leitor que não está identificado, diz: ” até que ponto um advogado fala a verdade, já que os mesmos são motivados pelo dinheiro e não pelo cliente”. Eu quero registrar meu repudio pela generalização que o leitor manifestou, referindo ao caso de São Paulo. Ser Advogado é uma profissão, não só pelo Estatuto da Ordem, mas  e está principalmente assegurado pela Constituição onde está escrito ” O advogado é indispensável ao funcionamento da justiça”. Nesta mesma Constituição ainda assegura “Ninguém pode ser julgado sem que haja o contraditório ou seja a defesa”. Se é uma profissão o advogado sobrevive de seus serviços, dos honorários, como qualquer outra profissão. Devo adiantar ainda que como advogado criminalista, enganam-se aqueles que pensam que os “acusados” de um suposto crime confessam tudo ao advogado. E a defesa do advogado é com base no que seu cliente lhe confessou, seja a verdade ou seja “mentira” do cliente e não do advogado. Está ai meu caro Claudio meu repudio pela generalização do leitor, por ter comparado todos os advogados há quem sabe um amigo seu que não é um bom profissional”.

 

CTB realiza Ato do Trabalhador no próximo dia 30

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB – fará um ato em comemoração ao Dia do Trabalhador – 1º de Maio – na próxima quarta-feira, dia 30, a partir das 14 horas. O evento será realizado em parceria com o Sindicato dos Bancários, na Praça General Valadão, em frente ao Hotel Pálace. Em pauta estão as seguintes discussões: Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução do salário; As convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho – OIT – em defesa da Reforma Agrária; Fator Previdenciário; e a Reforma Urbana.Durante o evento serão recolhidas assinaturas dos trabalhadores que concordam com a redução da jornada de trabalho. Também teremos atividades culturais, com atrações sergipanas”, informa Edival.

 

Teses e dissertações em econômica I

O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, acaba de lançar a 2ª edição do PROGRAMA BNB/ETENE TESES E DISSERTAÇÕES, com inscrições abertas de 22 de abril a 21 de maio deste ano. O objetivo é apoiar a formação e treinamento de pessoal técnico, em áreas de interesse do BNB, mediante concessão de auxílio financeiro a estudantes de Mestrado ou de Doutorado de instituições de ensino superior que desenvolvam projetos com temáticas de relevância para o desenvolvimento da Região Nordeste e de interesse do BNB. “Espera-se que os projetos apoiados possibilitem à Região e ao Banco um melhor conhecimento sobre o Nordeste nos assuntos relacionados ao desenvolvimento regional”, destaca o superintendente do Etene, José Sydrião de Alencar Júnior.

 

Teses e dissertações em econômica II

De acordo com o Programa, a entidade proponente deverá ser, necessariamente, uma instituição de ensino superior, com sede na área de atuação do BNB, inclusive norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, com programas de pós-graduação stricto sensu cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (www.capes.gov.br), com conceito igual ou superior a 3 (três) nas áreas de Sociologia, Planejamento Urbano e Regional, Geografia, Multidisciplinar (Meio-ambiente), e Multidisciplinar (Desenvolvimento Regional). A instituição de ensino superior, por sua vez, apresentará projetos de tese e projetos de dissertação de seus alunos regularmente matriculados, observando-se os critérios estabelecidos no Aviso Etene/Fundeci-03/2008 (Economia) e no aviso Etene/Fundeci-04/2008 (demais áreas). A relação dos projetos selecionados será anunciada no Fórum BNB de Desenvolvimento a ser realizado nos dias 17 e 18 de julho de 2008, e na página do BNB na Internet (www.bnb.gov.br). (Ascom/BNB).

 

Comunidade debate sobre Epidemia de dengue

Moradores, representantes de associações de Moradores, Escolas, Igrejas e comerciantes realizarão reunião com a Gerência da Unidade de Saúde e com membros do Conselho Local de Saúde para discutir a epidemia da dengue. A idéia é encontrar meios para unir as forças de todos os segmentos e  enfrentar o problema que cresce.A Zona de Expansão se caracteriza como uma área residencial bastante propícia para a proliferação do mosquito da dengue por possuir muitas lagoas e muitas chácaras fechadas por muitos dias. Há sítios e chácaras que mantêm aves e cães presos por vários dias e deixam  água limpa em grande quantidade para os animais e aves, o que se transforma  no cenário perfeito para o mosquito Aedes Aegypti.

 

Homenagens em Estância

Ontem, 28, Estância prestou homenagens a 14 personalidades dos mais variados segmentos da sociedade. O encontro aconteceu no Fórum Ministro Heitor de Souza, por volta das 10 horas da manhã. O início da solenidade contou com participação da Lira Carlos Gomes que interpretou o Hino Nacional, seguido do pronunciamento do prefeito Ivan Leite que salientou o quanto é necessário se reconhecer a importância de pessoas motivadoras que servem de exemplos para as novas gerações. O Governador Marcelo Déda fez os estancianos se sentirem orgulhosos. Isso se deve ao elenco de grandes nomes estancianos que fizeram história no país e situaram o nosso povo como um povo de cultura e determinação, lembrados pelo  governador. O desembargador Wladimir Chagas, um dos homenageados, salientou o quanto se sentia honrado por fazer parte de Estância, a cidade considerada pelo mesmo como “a cidade dos gigantes” e completou dizendo ser aquele o momento profissional mais feliz tanto para ele quanto para todos que receberam a medalha.Uma das surpresas do evento foi a homenagem realizada pelos secretários municipais ao Prefeito quando este recebeu das mãos do Governador Marcelo Deda a medalha de Administrador Municipal.

 

Encontro Nordeste Kitesurf I

De 30 de maio a 1°de junho, na Ilha de Santa Luzia, na praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros, em Sergipe, vai acontecer um grande evento esportivo, Encontro Nordeste Kitesurf, com Downwind e Regatta. O estado de Sergipe é uma ótima opção para sediar um evento de Kitesurf por possuir uma excelente localização propícia à prática, com ventos constantes e toda a infra-estrutura necessária.  Na programação festiva haverá festas temáticas, com bandas e DJs, finalizando com a confraternização no Sport Bar temático do Resort, onde serão realizados brincadeiras e sorteios de um Kitesurf 2008 e muitos outros brindes. Serão três dias de pura adrenalina e alegria. Na programação consta também aulas experimentais, para quem quiser iniciar no esporte.

 

Encontro Nordeste Kitesurf II

Para quem ainda não conhece o Resort, é uma grande oportunidade, já que o evento disponibilizará um preço diferenciado para os participantes do encontro. Além de poder desfrutar do aconchegante hotel e da ilha encantadora.  O Governo do estado, através da Emsetur,como também empresas de grande porte que apostam no sucesso do Encontro, e que têm a consciência da importância de agregar a sua marca ao esporte, já aderiram ao evento, entre elas, Bomfim Viagens(SE), Construtora Celi(SE) e Waterhouse (AL), Restaurante Leccapiatti (SE), Jovem Pam FM Aracaju (SE), TIM, Academia Olímpica, e outros a confirmar! Alguns dos grandes feras do Kitesurf do Brasil, já confirmaram presença. Entre eles, Carlos Alexandre “Goiaba”(CE), José Evandro (CE), Rogério Luna (MA), Tamir Maluf (MA), Felipe Issa (BA), entre outros. Como também a presença da Suka, representante nacional da North no Brasil. Maiores Informações e reservas no site www.kiteclub.com.br. (Da assessoria do evento).

 

Mostra de Orquídeas no Jardins

A VI Mostra de Orquídeas no Estado de Sergipe acontece esse ano em comemoração ao dia das mães no Shopping Jardins de 09 a 11 de maio. Reunirá segundo as organizadoras do evento, Sonia Teles e Katia Paim expositores especialmente vindo de Brasília e Belo Horizonte. A Mostra que estará atendendo na praça central do Shopping Jardins em frente a Fontes jóias. Este ano está inovando e atendendo a solicitação do público em geral teremos a participação de um Consultor de Cultivo de Orquídeas, João Bosco que estará ministrando um curso sobre cultivo e cuidados necessários com as variadas espécies nos dias 9,10 e 11 ás 18h numa sala entre a Esplanada e Laser Eletro(Shopping Jardins).  Durante os três dias da Mostra, ele estará esclarecendo, ensinando e tirando as dúvidas de todos aqueles que realmente valorizam a beleza natural e quer ter em sua residência e escritório uma bela orquídea. A inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) deve ser feita através dos fones: 99877075 e 99875726 ou nos dias no local da Mostra.

 

Exposição “Bonecos e Aquarelas” vai ser aberta na quarta-feira.

Mallet mostra uma nova faceta do seu trabalho. Depois de ter sua produção associada à técnica de aquarela, ele envereda, agora, pelo machê. Vão ser apresentadas 14 aquarelas e 28 bonecos feitos com técnica de modelagem com papel no Ateliê 22. Na quarta-feira, dia 30 de abril, às 20 horas, acontece a abertura da exposição com destaque para série de peças em homenagem à obra de Ariano Suassuna.A transição dos pincéis para criação em três dimensões aconteceu do desafio de ver sua obra numa nova perspectiva. “Construir os bonecos é uma provocação maior. Enquanto os faço, eles vão ganhando uma personalidade própria”, revela o artista. Segundo Mallet, o papel machê também possibilita a vazão de um aspecto da sua produção, a irreverência.E é nesse ponto que seus bonecos ganham vida. “O machê permite fazer caricaturas, gerando uma textura enrugada, debochada e cômica”, explica Alfredo. Com essa idéia, Mallet modelou peças com todos personagens da peça “Auto da Compadecida”. O que inicialmente revela um traço nordestino, remontando silhuetas de mamulengos, se apresenta num verdadeiro escracho sobre a realidade brasileira. Mallet pode ser encontrado em seu ateliê, onde recebe os amigos e visitantes. Contatos:Ateliê: Rua Sargento José Valença Santos Leite – casa 22 – Aruana-Aracaju. E-mail : mallet@oi.com.br

 

Frase do Dia

“O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes, porque a água que passou nunca passará novamente. Aproveite cada minuto da sua vida.” (autor anônimo, da sabedoria popular).

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais