Dois Livros Novos

A Editora Cortez, de São Paulo, com reconhecido trabalho no âmbito universitário, acaba de publicar ARACAJU, Cidade das Águas, de autoria de Jorge Carvalho do Nascimento e Luiz Antonio Barreto, ilustrado por Tintiliano. O livro integra uma série de textos destinados às crianças e aos jovens, acompanhados de ilustração e de um caderno desvendando a leitura. Trata-se, na verdade, de uma coleção didática, cobrindo as capitais brasileiras, fortalecendo a informação sobre as cidades, cada uma com seu perfil, sua singularidade, sua beleza, sempre realçada pelas tintas dos artistas.

O livro sobre Aracaju reúne dois intelectuais conhecidos, autores de bibliografia sobre temas sergipanos. Jorge Carvalho do Nascimento, professor universitário na área da educação, mas com boa bagagem em história e em cultura, já publicou, com êxito, diversos livros, com os quais tem recebido os aplausos públicos, especialmente da crítica. A Cultura Ocultada é um dos livros de autoria do professor Jorge Carvalho, citado nos eventos, nos trabalhos de pós graduação, como um referência para a compreensão do processo histórico da educação brasileira. Outros títulos, sobre o escotismo e outros temas pedagógicos dão ao professor doutor Jorge Carvalho do Nascimento um lugar destacado na vida acadêmica de Sergipe e do Brasil.

Dedicando-se a atender o convite da Cortez Editora, para escrever um livro infanto-juvenil, Jorge Carvalho do Nascimento amplia a sua participação na reflexão cultural sergipana. Como se trata de uma experiência nova, a expectativa é a de que o autor permaneça nesse campo especial, para um público cada vez mais carente de bons textos e boas informações, para colocar no mercado livros como ARACAJU, Cidade das Águas. O livro é enriquecido pelas aquarelas de Tintiliano, jovem artista nascido em Propriá, talento indiscutível, que deverá, nos próximos anos, ocupar um lugar muito destacado da arte sergipana. As ilustrações de Tintiliano enriquecem o trabalho, valorioza o livro, na sintonia deslumbrante com os autores, fazendo do pequeno livro, de 32 páginas, mas de grande formato, um objeto agradável, que valoriza os textos.

O outro autor, Luiz Antonio Barreto, aumenta a sua bibliografia. Além de assinar, com Jorge Carvalho, a autoria de ARACAJU, Cidade das Águas, LAB está entre os autores do livro BRASIL, Gente e Lugares, Palavras e Imagens, lançado pela Confederação Nacional da Indústria. É um livro de formato grande, ricamente fotografado, mostrando as belezas naturais do Brasil. Foram convidados pela CNI, através de uma agência, diversos nomes, cada um escrevendo sobre o seu Estado. Luiz Antonio Barreto escreveu sobre o Cannyon do rio São Francisco, que foi considerado o motivo sergipano para representar o Estado de Sergipe. Cabe destacar a participação, no projeto do livro, do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Eduardo Prado de Oliveira, distribuindo-o como um símbolo da passagem do ano. Belíssimo o livro, certamente dará ao Brasil a oportunidade de ver sua própria imagem, espalhada pelo grande território que circunscreve os pontos cardeais. Sergipe, o menor dos Estados, mostrou a grande obra que uniu a natureza e o homem, para aproveitar as águas do velho Chico e os paredões que o Lago de Xingó acolhe.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais