Dom Henrique: Déda era mendigo do Sentido

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 16, a Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, a Celi e o ILBJ prestaram uma homenagem póstuma ao governador Marcelo Déda, no hotel Quality. Participaram da homenagem a viúva Eliane Aquino e diversas autoridades. O depoimento do Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa emocionou a todos presentes. O depoimento na integra para reflexão de todos. Vale à pena:

“Convivi com Déda muito pouco, mas ele sempre me fascinou desde que o conheci. Ele foi um homem que buscou a vida toda o sentido das coisas. Déda tanto em nível pessoal, humano como no nível do fazer político, sempre procurou o sentido das coisas e ser fiel a esse sentido. Era um peregrino, um mendigo do sentido. Ele não se contentava. Sentia isso nele, não se contentava apenas no fazer, mas num fazer que brotasse de um sentido. Quando soube da doença dele a minha maior preocupação era essa que sentido ele daria a essa doença e a sua morte. Porque este é o desafio da vida da gente, porque somos capazes dos maiores sacrifícios, das maiores dores se a gente encontrar o sentido. Mas se o homem não encontrar o sentido ele desaba, não suporta. E Déda era inquieto e ativo, um homem de reflexão e minha preocupação era essa. Por isso tive um grande consolo, uns quinze dias antes da morte dele tive no Sírio, quando segurei na mão dele e perguntei: Déda já encontrou o sentido para isso? E encontrei um homem em paz, em paz com sigo, com a história que construiu e em paz com Deus. Déda morreu diante de Deus. Ele não só morreu fazendo as contas com o passado dele, não só morreu fazendo as contas com a história pessoal e política dele, certamente é uma história superavitária. Déda soube viver, mas já era um homem que se olhava diante da eternidade. Quando o encontrei era um homem que já estava como alguém que toma um barco levanta a âncora, corta a corda e tudo vai tomando distancia e vai vendo tudo sob uma nova perspectiva. Déda morreu já vendo tudo que ele tinha vivenciado na perspectiva da eternidade. Por isso morreu maduro. Por isso morreu não como alguém que é colhido de surpresa pela morte, mas como alguém que morreu dizendo eu sei o que vivi e agora entrego a minha vida. Isso me emocionou muito foi um encontro muito bonito com Déda. Dou esse testemunhou que esse é um desafio de todos nós, meu como bispo e de todos vocês. Dar um sentido a vida, porque a vida passa. E triste de nós se na nossa hora de ir não tivermos a graça de termos um sentido. Que Deus acolha  e certamente o acolheu. E que Deus nos ajude a mim e a vocês a encontrar e viver de modo coerente com este sentido. Acho que é um dos grandes legados de Déda isso transpira em tudo que ele fez no homem político, no poeta, no ser humano que foi. Com a morte os sergipanos como de repente viram o homem que os liderava. Mas tudo por causa do sentido. Que nós sejamos como ele: mendigos buscadores do sentido.

Quem desejar conhecer mais os textos de Dom Henrique: http://www.domhenrique.com.br/index.php/o-autor

Homenagem
Ao abrir a homenagem ao governador Marcelo Déda, o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto disse que não precisa explicar as razões para o ato e além do zelo de Déda com a coisa pública ele sempre foi um interlocutor aberto ao diálogo com os pequenos e médios empresários. Foram exibidas partes de dois discursos de Déda durante solenidades de formatura do Instituto Luciano Barreto Júnior –ILBJ e logo após o jornalista e poeta, Jozailto Lima declamou a poesia “Lázaro” de Déda com o tema eternidade e ressurreição.

Formação cultural
O amigo de longas jornadas de Déda, Oliveira Júnior lembrou da formação cultural sólida do governador e que esse teor responsável na leitura era agregado ao atos e discursos. “O discurso de Déda ia além da oratória porque por trás de cada coisa que ele dizia tinha um processo de reflexão”, disse, dando como exemplo os discursos no ILBJ que tinham uma preocupação professoral.

Sentimentos
Para Oliveira Júnior da prática reflexiva no discurso de Déda há uma noção muito concreta do sentimento. “O discurso dele nasce sempre no coração e depois é objeto de uma reflexão muito profunda e acentuada. Por isso a poesia é era tão importante para Ele. Era o momento em que os sentimentos se expressavam de uma forma mais lírica, mas ele não se permitia que isso se expressasse em público e por isso se comportava timidamente com sua produção poética. Era um homem de integridade em seus sentimentos”.

Obras continuarão
Emocionado com a homenagem a Déda, o governador Jackson Barreto em rápidas palavras disse que o governo continuará com recursos para obras em 2014 por conta da mão, do coração e do compromisso de Déda. “Vamos continuar com muitas obras e vamos continuar prestando contas a sociedade.”, disse, ao agradecer a homenagem da ASEOPP. Jackson aproveitou também para saudar Eliane Aquino. “Uma mulher que deixou Sergipe inteiro encantado e tocado por sua capacidade de luta e lealdade como companheira de Marcelo Déda”.

Histórica
A homenagem histórica a Marcelo Déda contou com a presença da viúva Eliane Aquino, do governador Jackson Barreto,  dos associados da ASEOPP, da família de Luciano Barreto e Maria Celi, diversos autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, MP, TCE e da Câmara dos Deputados. Maria Celi, em nome da Celi e da ASEOPP, presenteou Eliane Aquino com algumas rosas.

João Gama na Casa Civil
Embora o governador Jackson Barreto informe que só vai tratar das mudanças administrativas em janeiro, cresce nos bastidores a informação de que o ex-prefeito de Aracaju, João Gama vá para a Casa Civil. Além da experiência, Gama transita bem em todos os segmentos políticos e seria um excelente interlocutor.

Apoio do PMDB e aliados
Pelas informações João Gama vem  sendo sondado pela maioria das lideranças do PMDB e de vários partidos aliados. O objetivo é que Jackson tenha ao seu lado para a disputa de 2014 uma pessoa experiente, com trânsito fácil e que não apenas diga sim ao governador, que diz não e mostre alternativas de caminhos. Embora desconverse João Gama, se convocado, certamente aceitaria como um soldado e membro do PMDB.

População sergipana confia mais na PM do que na PC
Segundo pesquisa da revista Exame publicada em 14 de dezembro, a população sergipana confia mais na Polícia Militar do que na Polícia Civil, embora os números da credibilidade estejam bastante semelhantes.
16,8% da população confia muito na PM, enquanto 16,5 confiam muito na PC.Fato: as duas polícias precisam aumentar seu grau de confiança junto a população.Dados da pesquisa:http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/foram-entrevistados-78-mil-pessoas-em-346-municipios-no-per

Consumo de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis
Basta passar por um posto de combustíveis que tenham loja de conveniência para notar, principalmente a noite, motoristas com seus veículos estacionados e consumindo bebidas alcoólicas. Um absurdo! A venda não pode ser proibida, mas o consumo sim.

Projeto de lei
O vereador Max Prejuízo (PSB) deu entrada na última semana na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas dentro do espaço físico dos postos de combustíveis e suas lojas de conveniência. Correto projeto que pode ajudar a reduzir o número de mortes no trânsito.

Acidentes
“Só este final de semana na capital sergipana tivemos dois jovens vítimas fatais do que eu nem considero como acidente de trânsito. Acidentes acontecem, é claro, mas a partir do momento que o condutor fez uso de bebida alcoólica, para mim, passa a ser crime. Precisamos coibir, fiscalizar cada dia mais com as blitz da Lei Seca em vários pontos da cidade e punir veementemente os infratores como manda a lei, pois a embriaguez não excluiu da responsabilidade quem bebe e apronta qualquer desatino”, disse Max Prejuízo.

Servidores: quebra de paradigma com abertura da urgência do Ipessaúde

Os beneficiários do Ipesaúde tem como opção na área da urgência o novo espaço aberto no Hospital São José. Ontem, 16, ao lado de diversas autoridades o governador Jackson Barreto visitou o local e gostou do que viu.  “A ampliação do atendimento emergencial, com a qualidade que está sendo oferecido, demonstra a preocupação do governo com a qualidade de vida dos servidores públicos, disse.

Espaço
O novo espaço aberto no Hospital  São José para atender aos beneficiários do Ipesaúde dispõe de recepção, salas de espera, estabilização, observação, quatro enfermarias com 9 leitos, e poltronas para aplicação de medicamento e consultórios médicos. O paciente também pode utilizar o Raio X e os laboratórios do Hospital. “Quero parabenizar o presidente do Ipesaúde, Lauro Seixas, pela iniciativa de ampliar o serviço que já é prestado na urgência localizada no Hospital da Polícia Militar”, frisou Jackson Barreto.

Sem despesas
E o melhor: o Ipessaúde não teve aumento de despesas com o novo espaço. Parabéns a toda diretoria do Ipesaúde na pessoa do presidente Lauro Seixas. É assim que se faz, quebrando paradigmas através de ações simples, com qualidade e eficácia.

Praia do Viral: enfim estão pensando em preservar o meio ambiente
O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos em reunião com autoridades do governo estadual e da própria Prefeitura está buscando uma solução para que a praia do Viral (final da rodovia Sarney) continue como atração turística, mas com a preservação do seu ecossistema.

Coibir a entrada de veículos
Diante da problemática apresentada, ficou acordado que a Sema irá solicitar à Adema a regulamentação da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Plano de Manejo no Viral; ainda serão deflagradas fiscalizações para coibir a entrada de veículos pela vegetação nativa e regulamentação das sinalizações.

Regeneração
"A reunião foi extremamente produtiva. Houve um consenso entre os órgãos que decidiram proibir a entrada de veículos no Viral. O Viral era uma ilha que teve o seu mangue degradado pelo aumento da circulação de carros pela localidade. Com a interrupção do tráfego a vegetação nativa será regenerada", enfatizou o secretário Eduardo Matos.

Menores nos quadriciclos
Além de coibir os veículos se a CPRV e a SMTT fizeram fiscalizações naquela área da rodovia Sarney vai flagrar menores dirigindo quadriciclos pelas areias das praias. Com a conivências dos “responsáveis”. O Código de Trânsito só permite quadriciclos em áreas particulares, com exceção para os de fiscalização (dotados de todos equipamentos) de trânsito e para a área da saúde.

Pirambu: Município injeta mais de R$ 1,9 milhão na economia

Com o pagamento antecipado do 13º salário e da folha do mês de dezembro, depositado  ontem,16, o prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), injeta na economia local mais de R$ 1,995 milhão.Só com o 13º foram injetados na economia local mais de R$ 468.788,62 mil, com o mês de dezembro foram injetados mais de R$1.527.062,70, perfazendo um total de R$ 1.995.8654,32.

Surpresa
O pagamento antecipado do 13º salário e da folha de dezembro, que estará na conta do servidor já a partir da meia noite de hoje, 17, acabou pegando todos os servidores de surpresa que só esperavam o pagamento dentro da data prevista, dia 20 o pagamento do 13º e no dia 24 o pagamento de dezembro.

Contribuição
– Era o mínimo que poderíamos fazer por esse povo que tem contribuído de forma significativa para Pirambu voltar a ser uma cidade feliz -, disse o prefeito Elinho Martins, que já havia autorizado ao secretário de Finanças fazer à antecipação do pagamento diante do planejamento que vinha sendo feito durante todo o ano.“Temos o dinheiro em caixa diante um planejamento que foi feito durante todo o ano, não vejo porque não antecipar o salário dos servidores, proporcionando um planejamento melhor para as festas de final de ano”, disse Elinho.

AABB faz amistoso
A equipe da AABB Aracaju, bicampeã da categoria futebol máster (acima de 50 anos), em São Luís do Maranhão, realizou amistoso no  sábado(14),quando saiu derrotada pela equipe da Câmara Municipal de Aracaju por 4 X 2.

AABB faz amistoso II
“A partida não serviu apenas como preparação da equipe da AABB para o Brasileirão no mês de maio em Salvador, serviu também como confraternização, fomos muito bem recepcionados por todos que compõem aquele belíssimo clube e ao agradecer pela receptividade, deixamos já marcado um amistoso para o mês de janeiro, disse o vereador  Manuel Marcos, representando o Poder Legislativo no evento desportivo.

Réveillon
O "Réveillon da Gente" terá 15 atrações, distribuídas em quatro palcos – dois principais, um alternativo e um alternativo de forró. O anúncio das atrações da festa da virada de Aracaju foi feito pelo secretário Especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), e pela diretora de Cultura e Arte da secretaria, Antônia Amorosa, na manhã de segunda-feira, 16, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. O secretário Nitinho destacou que tem certeza que será uma grande festa feita pelos artistas sergipanos.  Serão sete cantores nos dois palcos principais, quatro no palco alternativo, que terá o melhor do pop rock e do reggae e mais quatro no palco alternativo do forró. A festa, que começa às 21h do dia 31 e segue até às 4h do dia 1°, só terá pausa para a queima de fogos, saudando a chegada de 2014. Foto: Sílvio Rocha/AAN.

Chegança do Almirante em Sergipe
Com um texto construído com base na história de João Cândido Felisberto, o espetáculo "Chegança do Almirante Negro", da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, foi apresentado em três cidades sergipanas no último final de semana. Selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, o espetáculo foi apresentado em Aracaju, São Cristóvão e em Laranjeiras entre os dias 13, 14 e 15 de dezembro, respectivamente. Para a diretora do espetáculo e atriz, Ligia Veiga, foi um momento fantástico para a companhia carioca. "Foram três dias com lindas apresentações. Percebemos uma atenção e grande do público sergipano que nos recepcionou muito bem. Contamos com o apoio da Petrobras Distribuidora para poder trazer a montagem para Sergipe, que nos serviu de fonte de pesquisa para a construção do espetáculo", afirma.

Chegança do Almirante em Sergipe II
As apresentações ocorreram em espaços públicos das três cidades. Em Aracaju, a Praça Fausto Cardoso, Centro da Capital, receberá a primeira das três apresentações da companhia a partir das 16 horas do dia 13. São Cristóvão, a cidade mais antiga do Estado, cede a Praça São Francisco, tombada pelo Patrimônio Histórico, para a apresentação da peça no dia 14, às  17 horas. Par a finalizar a série de apresentações, a Praça do Largo da Prefeitura, em Laranjeiras, recebe a montagem no dia 15 às 18 horas. Para Neu Fontes, secretário de Comunicação Social de Laranjeiras, foi muito bom ver a participação popular na apresentação. "Esse grupo veio a Laranjeiras para pesquisar a Chegança e hoje, nos trouxe esse lindo espetáculo. A cidade é berço de cultura, mas não temos mais a tradição de apresentações como esse durante o ano", destaca.

Agenda
17 de dezembro – Terça-feira. Faltam 8 dias para o Natal. E 14 para o final de 2013.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, dobra o gasto mensal com propaganda. E o ministro Marco Aurélio, presidente do TSE, diz que vai acompanhar com rigor a antecipação de propaganda eleitoral. Visita de Dilma aos Estados Unidos só depende dela. Foi o que afirmou a embaixadora americana em nosso país. Filhos e emprego levam adultos de volta à escola. Michelle Bachelet volta ao poder no Chile. Governador mineiro vai ser candidato ao Senado. Marqueteiros discordam sobre doações de empresas a partidos políticos. Gorete Reis aguarda indicação de seu substituto na Secretaria de Saúde do município. Orçamento da União começará a ser votado hoje no Congresso Nacional.

Curtas
VEREADORES DE SÃO PAULO QUEREM QUE LULA EXPLIQUE DENÚNCIA SOBRE DITADURA. /// MARANHÃO TEM O PIOR ACESSO À JUSTIÇA. O DISTRITO FEDERAL TEM O MELHOR. /// DADOS FORAM COLIGIDOS PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. /// MONITORAMENTO DE CIDADÃOS AMERICANOS PELA NSA É ILEGAL, DECIDE JUIZ. /// COM AJUDA DA VALE E DE BANCOS, GOVERNO TEM ARRECADAÇÃO RECORDE. /// SEM AUMENTO DO IPTU, HADDAD DEVE CONGELAR VERBAS DE EDUCAÇÃO. /// PRESIDENTE DA CÂMARA CRITICA POSIÇÃO DO STF SOBRE DOAÇÕES DE EMPRESAS A PARTIDOS POLÍTICOS. /// MARCO AURÉLIO DE MELO, PRESIDENTE DO TSE, PROMETE AGIR COM MAIS RIGOR CONTRA A PROPAGANDA POLÍTICA ANTECIPADA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Decisão do STJD
A primeira Câmara Disciplinar do STJD condenou, ontem, a Portuguesa de Desportos com perda de 4 pontos e multa de mil reais pela inclusão, de forma irregular, do jogador Héverton na partida contra o Grêmio, válida pela última rodada do campeonato brasileiro. Pela fama de rei do tapetão atribuída ao Fluminense, o clube tricolor volta a ser alvo de intensos ataques por parte de torcedores de outros clubes, da mídia (parte) e de dirigentes da Portuguesa e de outras agremiações. Quem acompanhou o julgamento pela TV verificou, porém, que a decisão foi meramente técnica, de acordo com o que determina a legislação desportiva em vigor em nosso país. Confesso que, na qualidade de torcedor do Fluminense, embora não fanático, já estava conformado com o rebaixamento da equipe tricolor carioca para a série B. Não gosto muito dessa história de ganhar no tapetão. O placar na primeira Câmara Disciplinar foi por 5 a zero. A Portuguesa vai recorrer ao pleno do STJD, a quem caberá a decisão final. Torna-se, assim, embaralhado o final do ano esportivo, tendo em vista que ainda deverão ser julgados os recursos do Vasco da Gama e da Portuguesa. Esta será a terceira vez que o Fluminense poderá escapar de rebaixamento para a série B do futebol brasileiro. Mas desta vez, a decisão está em perfeita consonância com a lei. O relator do processo mostrou, com farta argumentação, a coerência de seu voto. Inclusive afastando a tese da defesa, baseada em um princípio “pró-competição”.  Ocorre que esse princípio, assim como o “pró-réu”, só pode ser aplicado em caso de dúvida, o que não aconteceu nesse processo. Agora é aguardar o dia 26, em que, provavelmente, ocorrerá o julgamento através do pleno do STJD. De qualquer forma, ressalte-se que figuras importantes do nosso mundo jurídico pronunciaram-se em favor de uma pena mais branda para a lusa.

Reinaldo e Ari
Será realizada hoje, ainda sob a égide do anacrônico estatuto do Sergipe, a reunião em que os conselheiros do clube rubro vão, finalmente, eleger Reinaldo Moura e Ari Resende para os cargos de presidente e vice-presidente. Trata-se de uma dupla de desportistas que tem tudo para continuar fazendo um bom trabalho à frente do Mais Qurerido.

Mundial de Clubes
Abrindo as semifinais, jogarão hoje o Guangzhou, da China, e o Baynern Munich, campeão europeu. Amanhã, o Atlético Mineiro vai enfrentar o Raja Casablanca, do Marrocos. A grande final será no próximo domingo, na cidade de Marrakech.

Flamengo também foi punido
O STJD, através de sua primeira Câmara Disciplinar também aplicou pena idêntica à da Portuguesa ao Flamengo, pela inclusão de forma irregular do lateral esquerdo André Santos em partida pelo Brasileirão. Mesmo perdendo 4 pontos, os rubro-negros permanecem na série A em 2014.

Bolsa atleta
O governo federal não repassa há três meses benefícios para 5.691 atletas de alto rendimento contemplados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Aldo Rebelo
Falando à imprensa sergipana, no sábado passado, durante o Seminário sobre Turismo e Esporte, promovido pela Comissão Especial da Câmara que trata dessas duas áreas, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse uma série de obviedades, principalmente a respeito do problema da violência nos estádios de futebol. Pelo menos, o ministro concorda que as Polícias Militares têm obrigação de garantir a segurança dos torcedores e de todos os demais que estejam no interior das praças esportivas. Falta transformar as palavras em ações.

STJD
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva é Flávio Zveiter, filho do desembargador Luiz Zveiter. Trata-se da instância máxima da justiça desportiva. O STJD tem nove membros que se reúnem quinzenalmente. Os integrantes são indicados: pela OAB (2), CBF (2), FENAPAF – Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (2), ANAF – Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (1) e clubes (2).

Memória esportiva
17 de dezembro – Em 1985, o Fluminense vence o Bangu por 2 a 1 e torna-se tricampeão estadual. Em 1989, o Milan, da Itália, vence o Atlético Nacional da Colômbia, por 1 a zero, e conquista o mundial interclubes em Tóquio, no Japão. 1995 – O Botafogo empata com o Santos, por 1 a 1, no Pacaembu, e vence o campeonato brasileiro. 1997 – O Atlético Mineiro empata por 1 a 1 com o Lanús da Argentina e torna-se bicampeão da Copa CONMEBOL. 2002 – Ronaldo é eleito, pela terceira vez, o melhor jogador do mundo em 2001. Artilheiro da Copa do Mundo de 2002, Ronaldo já havia conquistado o prêmio em 1996 e 1997.

Jogo rápido
Sergipe e Confiança esquentam as turbinas para a Copa do Nordeste. /// Itabaiana, Estanciano e Lagarto armam suas equipes para a Taça Governo de Sergipe. /// O Flamengo quer contratar Cícero, do Santos. /// Cruzeiro fecha a contratação de Marlone, do Vasco. Vai pagar 3 milhões e 200 mil reais e cederá dois jogadores ao clube da cruz de malta. /// Santos acerta contratação de Leandro Damião por 5 anos. /// Grêmio dispensa Renato Gaúcho e contrata Enderson Moreira. /// Confiança acertou amistoso contra o CSA, no Sabino Ribeiro.
 
PELO TWITTER

www.twitter.com/sergioalves1  Eu sou uma ave e não sei voar. Eu sou um peixe e não sei nadar. Eu sou uma onça e não sei caçar. Eu sou o medo e ele me impede de lutar.

www.twitter.com/riltonmorais  Bom dia pra quem também acha que 2014 vai ser um saco. #eleições

www.twitter.com/silviosantospt  Como tem alma penada nesse mundo.

www.twitter.com/Genildo_Farias  É tanta informação q a atendente da policia pede p o cidadão que a a gente é assaltado 3 vezes pelo mesmo assaltante e a policia ñ chega

www.twitter.com/ORodrigoMachado  Uma regra desportiva sobre jogador irregular modificou a tabela do campeonato brasileiro. O direito nem sempre anda ao lado da justiça.

www.twitter.com/Neurochester Papai Noel, em 2014 eu quero deixar de me interessar/preocupar em ler notícias sobre esta corja que comanda o futebol brasileiro. Grato!

ARTIGO

A submissão das Polícias militares do Brasil  Edgard Menezes

Esse tema me acompanhou durante todo o final de semana, não consegui esquecer a solução encontrada pela Polícia Militar de São Paulo, para justificar o reajuste diferenciado que o governo daquele Estado promoveu entre a Polícia Civil 30% e Polícia Militar 7%.

Primeiro deixo claro que os nossos companheiros da polícia civil merecem tanto quanto nós um bom salário, e que as minhas colocações nesse artigo são reflexões de quem pensa uma segurança pública de qualidade, principalmente unificada.

Em todo o Brasil os governantes acreditam que podem nos calar e nos manter acuados baseados na legislação castrense do militarismo, por isso sempre oferecem reajuste maior para outras instituições e bem menor para nós policiais militares, isso aconteceu em Sergipe no ano de 2009 quando o governo ofereceu 300% de reajuste para a polícia civil e 5% para a polícia militar, o que acabou resultando no Movimento Tolerância Zero, que acabou minimizando a situação, e causando um rompimento entre tropa e governador.

Observando a situação se repetir em São Paulo, por sinal era o único Estado no qual polícia militar e civil tinham salários iguais, me fez reafirmar  o meu próprio entendimento, as Polícias Militares do Brasil são muito submissas.Como é que pode uma polícia tão importante, tão grandiosa e principalmente tão responsável pelo funcionamento da maior parte da máquina pública, ser tão desprestigiada?

E não me venham com aquela velha desculpa de que a PM é uma polícia grande que dificulta nosso reajuste, eu respondo, A PM É DO TAMANHO DA IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO E SOCIEDADE, nossa missão é impedir que o crime aconteça, porque depois do leite derramado é importante pegar quem derramou o leite, porém o leite nem sempre pode ser recuperado.

Fiquei impressionado com a propaganda do governo paulista, onde diz,“ PM é liberado para trabalhar no dia da folga” quer dizer deu um reajuste maior ao policial civil e oferece  ao policial militar escalas extras no dia da folga, é a nossa famosa GRAE, por é chamada de, Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho  Policial Militar, o pior que tem policiais militares que acham isso um benefício.

O que me deixa indignado é que são reajustes diferenciados entre servidores da mesma secretária, com os mesmos objetivos, ou seja, segurança pública, e que para a PM sempre sobra a maior parte do serviço, trânsito rodoviário estadual, radiopatrulha, policiamento comunitário, policiamento em eventos públicos ou particulares, segurança do governador, segurança dos agentes fazendários, guarda fúnebre de autoridades, policiamento de caatinga, combate a rebeliões, acompanhar manifestações públicas, cavalaria, força nacional, segurança de signatários, segurança dos fóruns de justiça, segurança dos juízes, atendimento a acidentes de trânsito, policiamento ostensivo e preventivo, banda de música para abrilhantar os eventos do Estado, reintegração de posse, segurança eleitoral, são tantas as atribuições que fica difícil elencar.

Na verdade eu gostaria de saber o que funciona sem a presença da polícia militar, porque o depende da PM não caberia em uma única página.Mas uma coisa é certa, do Oiapoque ao Chuí, a submissão é absurda, acorda!! oficiais e praças das PM’s do Brasil.

Fiquem com Deus, abraços.

*cidadão brasileiro

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
“A injustiça é a mãe da violência.”

“O otimismo é, e deve ser, o ânimo dos que combatem e aspiram ao bem comum.”

Afrânio Peixoto, médico e literato brasileiro,nasceu em 17 de Dezembro de 1876 e morreu em 1947.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais