Dos apelos de JB e o alicerce da aliança

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em toda entrevista que vem concedendo, quando fala sobre as eleições 2014, o governador Jackson Barreto (PMDB), pré-candidato à reeleição, faz questão de enaltecer o relacionamento com o PSB lembrando da parceria construída nas últimas eleições.

Do outro lado o senador Valadares e o presidente estadual, Valadares Filho também demonstram respeito por Jackson Barreto, mas não escondem a contrariedade com a não inclusão do PSB na chapa majoritária.

De um lado Jackson lembra que em 2012 vestiu a camisa de Valadares Filho para prefeito de Aracaju. E é verdade. Jackson foi uma das poucas lideranças da coligação que estava diariamente nas ruas e caminhadas ao lado de Valadares Filho. Não mediu esforços. Também é verdade que Jackson só é governador hoje porque o PSB não bateu pé para manter o vice na chapa majoritária.

Como o blog já lembrou o erro de Jackson não foi procurar o DEM, mas não “arrumar a casa” antes de trazer novos moradores. O alicerce da aliança que já estava precisando do reforço na base de sustentação rachou e ameaça desabar.

Os cenários são muitos, mas se João Alves tiver mesmo sacramentada a aliança com Jackson, a situação do PSB ficará difícil. Não tem como o senador Valadares ser candidato ao governo sozinho, mesmo com os “apelos” do líder Eduardo Campos. Seria uma aventura com um suicídio político no último capítulo.

Jackson faz os apelos públicos, mas efetivamente já fez alguma proposta concreta ao PSB? Ninguém sabe.

O alicerce da aliança construída pelo eterno governador Déda está por um fio.

Cabe a Jackson escolher se vai tentar salvar a casa, reforçando o alicerce ou construir outra com novos moradores.

Nova vaga TCE
Haverá uma grande surpresa na escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe na vaga deixada por Reinaldo Moura. Tem gente caladinho que já conquistou 12 votos. E está conquistando o décimo terceiro que é um verdadeiro “nó”.

Areia Branca: o cúmulo da impunidade
O Prefeito Agripino Adelino (PSC) depois de ter o mandato cassado pelo TRE-SE, reuniu na semana passada todo seu secretariado ao lado do ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo para tranquilizar a todos, pois a situação já teria sido revertida. Na reunião, Luciano chegou ao ponto de afirmar que  que mudaria de nome si Agripino perdesse o cargo de prefeito da cidade. Até onde a Justiça permitirá este tipo de abuso? 

Fórum Empresarial de Sergipe elege nova Coordenação
Os líderes empresariais acabam de escolher o novo coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe: Ancelmo de Oliveira. A decisão foi tomada ontem, 25, durante reunião-almoço da entidade. O novo coordenador já esteve à frente da casa à época de sua fundação (2000), sendo o primeiro a ocupar o cargo de coordenador.

Confiança
“Agradeço pela confiança de todos os membros. O Fórum Empresarial é uma entidade de entidades que tem papel fundamental para o Estado de Sergipe. Minha colaboração fiz e faço com muito carinho, independente de cargos. Nossa meta é desenvolver o senso pelo coletivo e também a participação intensa nas atividades empresariais. Queremos que todos participem desta Gestão”, informa Ancelmo de Oliveira.

Valor
Para o coordenador em exercício, Roger Barros, Ancelmo agrega bastante valor ao Fórum Empresarial. “O professor Ancelmo é um dos membros fundadores desta entidade e pode contribuir muito para o engrandecimento do nosso debate. Deixo o cargo com a certeza do dever cumprido, mas continuarei participando do Fórum, apoiando suas demandas e ações em prol do desenvolvimento econômico do nosso Estado”, comenta Barros.

Momento importante
Para o CEO da Infox, Jorge Santana, Ancelmo chega para assumir o cargo de coordenador em um momento muito importante do Fórum Empresarial. “É um momento de transição, no qual surgem novas lideranças. Ancelmo participou da fundação do Fórum Empresarial e tem um perfil ativo de trabalho. Logo em seu primeiro mandato ele organizou seminários e espero que retomemos ações como esta”, destaca Santana.A data da solenidade de posse será confirmada em breve.

Praias de SE: Deputada pede esforço para projetos de infraestrutura
Através de indicação, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) solicitou ao governador Jackson Barreto (PMDB) que envide esforços para a elaboração e execução de projetos turísticos de infraestrutura nas praias de todo o interior do Estado.

Fluxo turístico
Na proposta a deputada lembrou que o litoral sergipano tem praias belas, algumas quase intocadas, e com o aumento do fluxo turístico é preciso uma infraestrutura completa em todas as praias. Sergipe tem um litoral com a extensão de 163 km. Maria Mendonça lembrou que nos estados vizinhos há praias pequenas, menores do que as existentes em Sergipe, mas com infraestrutura para receber os turistas, como orla e hospedagem.

Municípios
A deputada sugeriu na indicação que o Estado possa buscar  “know-how” e realizar convênio com os municípios nos quais serão beneficiados com a infraestrutura nas praias para desenvolverem a melhor forma de atuação e manutenção da mesma. “A maior parte do ano nossa região é ensolarada e com infraestrutura, marketing e atuação conjunta do município e do estado, poderão ser realizados eventos nas regiões praianas, fortalecendo o turismo, gerando empregos e favorecendo nosso desenvolvimento”,explicou.

Prisão de motorista bêbado que mata no trânsito
Oficialmente morreram em acidentes de trânsito no Brasil mais de 1 milhão de pessoas nos últimos 30 anos, segundo o Mapa da Violência. Cerca de 40% dos acidentes foram causadas por embriaguez ao volante.  E o número vem crescendo. O deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade/SE) acredita que o Brasil precisa e uma legislação mais rígida para punir pessoas que matam ao dirigir bêbadas, visto que hoje raros são condenados e presos por isso. Por esse motivo, apresentou nesta sexta-feira, 21, o PL 7178/2014 que converte em crime de homicídio qualificado a direção de veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa.

Pena de 12 a 30 anos
“Com esse PL pretendemos resolver uma questão que há tempos confunde os magistrados brasileiros na aplicação da norma e dosimetria das respectivas penas”, informou o parlamentar na justificativa do projeto.Se o PL for aprovado, a pena para quem provoque morte ao dirigir sob influência de álcool ou drogas será a prisão por de 12 a 30 anos. “Assim, entendemos que haverá uma redução significativa no número de acidentes com vítimas fatais no país”, afirmou o deputado.

PSC e sete partidos formam "blocão"
No início da noite desta segunda-feira, 24, o líder do PSC, deputado federal  André Moura, participou de reunião no Palácio do Planalto com o vice-presidente da República, Michel Temer, na tentativa de desarticular a criação de um "blocão" com oito partidos aliados e o oposicionista Solidariedade.A reunião teve duração de quase três horas e contou com a participação dos Ministros Aloísio Mercadante (Casa Civil) e Idelí Salvatti (Relações Institucionais), além dos líderes da base do Governo na Câmara dos Deputados.

Formação
Apesar da tentativa do Executivo Federal de colocar panos quentes, ficou consolidada a formação do blocão que contará com os partidos PSC, PTB, PP, PR, SDD, PSD, PROS, PDT e PMDB que estão insatisfeitos com a falta de diálogo e de atenção da Presidência da República junto às reclamações dos parlamentares. Somados, constituem cerca de 290 votos dentre os 513.

Relações
De acordo com André Moura, as Relações Institucionais do Governo com a Câmara precisam ser melhoradas . “É preciso valorizar o trabalho e as iniciativas dos parlamentares, pois  existe uma reclamação constante de que as propostas de autoria e de interesse dos deputados não são votadas e os projetos com urgência constitucional, de interesse da presidente acabam por fazer o trancamento da pauta", explicou.

6ª Vara Federal de Sergipe completa 10 anos
Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, a 6ª Vara Federal de Sergipe – Subseção Judiciária de Itabaiana completa 10 anos de vigência. Para comemorar a data, a celebração acontecerá no prédio da 6ª Vara, às 15h 30min, no Fórum Desembargador Vladimir Souza Carvalho Rua Maria Souza Carvalho, 01, Bairro Marianga, em Itabaiana.

CGE reafirma parceria com a CGU em Sergipe
O Governo de Sergipe, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), visitou na últimasegunda-feira,, 24, o novo chefe da Controladoria-Geral da União, regional Sergipe, César Carvalho, em cuja oportunidade reafirmou o compromisso de continuar os trabalhos de articulação interinstitucional de orientação, acompanhamento da Gestão, bem como os trabalhos de controle dos recursos públicos no Estado.

Transparência
"A CGE está lado a lado com a CGU, no sentido de somar esforços para ampliar a transparência, a participação da população no controle dos recursos públicos, como forma de construir políticas públicas cada vez mais inclusivas, ajudando o Brasil a erradicar a miséria absoluta em todos os quadrantes de seu território", afirma  o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves.

Controle Interno fortalecido
O novo chefe da Controladoria-Geral da União em Sergipe, César Carvalho, enfatizou a importância do Controle Interno para a legitimidade na execução das políticas públicas, a exemplo da educação, saúde e segurança, como também para a orientação dos gestores da Administração Pública.

Max volta a defender PL que proíbe consumo de bebidas alcóolicas

O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã de ontem, 25, para falar sobre a importância do resgate cultural dos antigos carnavais de rua, através das festas de bairro.

Qualidade
“Nós tivemos esse final de semana diversos blocos em nossa cidade, a exemplo dos bairros Grageru, Siqueira Campos, Inácio Barbosa, da feijoada do Rasgadinho, e do conjunto Augusto Franco, com o Bloco Galo do Augusto Franco. Precisamos compreender que cultura é qualidade de vida. Acesso ao lazer é fundamental na vida de qualquer pessoa”, disse Max agradecendo o apoio da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e do Governo do Estado de Sergipe.

Violência
Ainda durante o Pequeno Expediente, ao colocar em pauta a crescente violência no trânsito, o parlamentar voltou a defender seu Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas dentro do espaço físico dos postos de combustíveis e suas lojas de conveniência.

Conviccção
“Tenho a convicção que esse PL ajudará a diminuir o número de violência no trânsito. Quantos jovens não passam a noite nesses postos, bebendo, e em seguida pegam seus carros e saem dirigindo? É esse tipo de comportamento que o Projeto quer coibir”, concluiu o parlamentar ao pedir apoio aos demais vereadores para aprovação desta Lei.

Projeto Verão
Em discurso na Câmara ontem, 25, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB/SE) disse que o Projeto Verão realizado pela PMA demonstrou o descaso dessa gestão com o desenvolvimento cultural da cidade e com a valorização dos artistas sergipanos. De acordo com a vereadora, os artistas reclamam que, enquanto a PMA diz ter intenção de valorizá-los, os cachês pagos têm sido menores do que os praticados nos anos anteriores.

Público
Além disso, o evento também foi reduzido e esteve longe de alcançar a visibilidade e o público que vinha alcançando. "É preciso destacar a importância desse tipo de evento na formação de público para os nossos artistas, no incremento ao turismo, na geração de renda e na satisfação do desejo da população de ter acesso a produção artística. Relegaram o Projeto Verão a uma ação de pouca importância e ainda esqueceram de prestigiar os artistas que estão produzindo, lançando CD’s e ganhando o gosto do público", diz Lucimara.

Investimentos
Ela relembra ainda que durante todo o ano de 2013 até agora, o que se escuta é uma lamentação da PMA informando que não tem condições de investir nesse tipo de evento. "Eu discordo em gênero, número e grau dessa visão e quero destacar a importância dessas ações inclusive do ponto de vista econômico, enquanto fato gerador de riqueza", afirma Lucimara.

Atendimento reduzido nas UPAs sobrecarrega o Huse
No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a demanda aumentou em mais de 20%, desde que profissionais de saúde (enfermeiros) do município de Aracaju entraram em greve no início do mês. Com isso, na entrada do pronto socorro do Huse a procura por atendimento de baixa complexidade, que já era grande, aumentou ainda mais.

Parceria destinação final dos resíduos classe B
Na reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas –ASEOPP desta semana, professores do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe – IFS, através da Pró-Reitoria de Extensão, apresentaram a sugestão de uma parceria com a associação no tratamento dos resíduos reciclados na coleta e destinação final.

Importância
Inicialmente o professor Cícero Marcos, responsável pelo curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental apresentou um histórico, mostrando a importância do profissional, as áreas de atuação e toda estrutura do curso que em Sergipe já existe há dez anos. O professor Marcílio Goivinho, do curso de engenharia civil do IFS, aproveitou para anunciar que o instituto está formando a primeira turma este ano e o curso tem um diferencial aos outros já existentes porque é voltado para a área de gestão.

Grupo de trabalho
A professora Kelma Almeida apresentou a sugestão de parceria para a coleta e destinação dos resíduos classe B (madeira, metal, plástico, papel, papelão e vidro) de acordo com a norma 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Será formado um grupo de trabalho para estudar e viabilizar a parceria, que deve contar com uma cooperativa de reciclagem.

Obras do IFS
Na oportunidade os associados e a diretoria da ASEOPP pediram o apoio dos professores para marcar uma reunião com os responsáveis pelas áreas de obras e licitação do instituto. A ASEOPP quer debater principalmente os valores das planilhas que estão tão defasados, causando obras paralisadas e algumas licitações sem nenhuma participação.

Curso de Introdução a Core Energetics em Aracaju
Inicio: 15 de março deste ano. É um curso teórico e vivencial, que reúne as técnicas da Bioenergética e a inspiração espiritual do Pathwork  oferecendo conhecimento e ferramentas que possibilitam a liberação de bloqueios cristalizados na infância, e impeditivos de viver a vida com leveza e alegria.

Curso de Introdução a Core Energetics em Aracaju II
Esse curso também proporcionará ao participante que assim desejar, realizar a formação em Brasília a partir do 3º módulo. O Curso é realizado em dez módulos, um a cada mês, com investimento de R$ 220,00 a ser pago na realização de cada módulo.Maiores informações  através de contato pelos telefones: (79)3255-4324/98505937 e 9912-7778 ;Datas de realização do curso: Vagas são limitadas a 30 pessoas.15/03;12/04;/17/05;14/06;19/07;16/08;13/09;18/10;22/11 E 13/12 (sábados). Local: ÁGATA SPA – R Poeta Mário Jorge Menezes Vieira 2830 – Atalaia –
* Inscrições: (79)3255-4324/98505937 e 9912-7778 ; e-mail:http://agataconstelacao@gmail.com

"De araras e terras de Serigy"
O Confiança Alfa, time sergipano de futebol americano, ganhou mais um fã! No último final de semana, o Capitão Samuel marcou presença no treino da equipe! Neste ano, o Confiança Alfa participa do primeiro torneio nacional feminino da modalidade, representando as terras de Serigy. Samuel acredita e apoia a equipe sergipana.

Conheça o time
Acompanhe as ações do Confiança Alfa, e saiba mais sobre o Futebol Americano através da fanpage oficial do time http://www.facebook.com/confiancaalfa .

I Encontro Sergipano de Home Care
Responsável por mais de 150 mil atendimentos por ano no Brasil, o setor de internação domiciliar (Home Care) é uma opção para desospitalização e está cada vez mais presente na vida das pessoas. Foi pensando nisso que a S.O.S. Vida irá promover o I Encontro Sergipano de Home Care, que acontecerá no dia 27 de março de 2014, no Celi Hotel em Aracaju.

Internação domiciliar
O objetivo do encontro é reunir profissionais da área de saúde para debater sobre a segurança do processo de internação domiciliar. “Esperamos proporcionar neste encontro um debate interdisciplinar, a fim de tornar clara e segura a assistência domiciliar. É uma oportunidade também para o mercado de saúde conhecer essa modalidade de assistência ainda tão pouco difundida” destaca Dra. Marta Simone, Gerente da Unidade S.O.S. Vida Aracaju.

Presenças
Vão estar presentes especialistas de diversos segmentos da saúde, que irão debater os temas Controle de Infecção Hospitalar e Domiciliar e Desospitalização com Segurança. Entre os já confirmados, estão representantes dos Hospitais Primavera e São Lucas, e de operadoras de saúde, como a Petrobras.

Inscrições
O evento tem como público alvo médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, gestores das operadoras de planos de saúde e gestores de hospitais e outros profissionais que queiram participar e contribuir para enriquecer as discussões.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: http://www.sosvida.com.br, ou pelo telefone 79 3712-7904.

Campanha Norcon Rossi de Carnaval
Uma campanha com o mote carnavalesco, “Folia Norcon Rossi” promete balançar o mercado imobiliário diante das condições especiais dadas pela construtora até o dia 6 de março. As condições especiais para adquirir um apartamento são válidas para os empreendimentos Vista Beira Mar, no bairro Farolândia, Jardins de Londres e Le Provence Jardim Europa, no bairro Jardins, e Arboris Jabutiana, na melhor região do bairro Jabutiana. A Norcon Rossi possui doze empreendimentos já lançados e obras com cronograma em dia. Nos estandes da empresa ancoram apartamentos decorados, maquetes e outros recursos que auxiliam o cliente no momento de decisão. Para conferir o “Folia Norcon Rossi”, os visitantes podem visitar o Espaço Norcon Rossi, na Avenida Oviêdo Teixeira, no Jardins, ou o estande da Avenida Tancredo Neves (vizinho ao Makro).

Agenda
26 de fevereiro, quarta-feira.
Finalmente é selado o acordo que vai possibilitar a exploração da carnalita pela Vale. O prazo fatal previsto para o entendimento era a sexta-feira, 28. A ex-deputada estadual Suzana Azevedo assumiu o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado, órgão auxiliar do parlamento estadual, após cinco mandatos na Assembleia Legislativa. Vaga de Eduardo Azeredo é preenchida pelo “deputado do castelo”, Edmar Moreira. O radialista e jornalista Gilmar Carvalho entra na AL em lugar de Suzana. Pesquisa aponta que o apoio aos protestos de rua cai. O ex-presidente Lula defende que Dilma mude a política econômica. Randolfe Rodrigues, candidato à presidência pelo PSOL, afirma que o povo vai ter a chance de ter o PMDB na oposição.

Curtas
GOVERNO PRORROGA REFÚGIO PROVISÓRIO DO SENADOR BOLIVIANO PINTO MOLINA. /// ARRECADAÇÃO É RECORDE EM JANEIRO, MAS FICA ABAIXO DO ESPERADO PELO GOVERNO FEDERAL. /// APÓS O CARNAVAL, PLENÁRIO DECIDIRÁ SE MENSALÃO TUCANO FICA NO STF OU VAI PARA A PRIMEIRA INSTÂNCIA. /// CASO ESTÁ NAS MÃOS DO MINISTRO BARROSO. /// BLOCÃO DA CÂMARA COMEÇA COM PAUTA INCÔMODA PARA O PLANALTO. /// ESTADOS UNIDOS EXPULSAM TRÊS DIPLOMATAS VENEZUELANOS DO PAÍS. /// JUNTA MÉDICA DA CÂMARA PEDE NOVO EXAME A GENOÍNO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Show de indisciplina
As lamentáveis cenas de indisciplina ocorridas no treinamento do Confiança, ontem, no Sabino Ribeiro e mostradas pela televisão deverão ser objeto de análise por parte da diretoria proletária, conforme asseverou o presidente proletário Luiz Roberto. Os protagonistas foram os jogadores Henrique e Leandro Kivel. Para o primeiro mandatário do Confiança, é necessário que haja calma antes de tomar uma decisão que puna os atletas. Luiz Roberto considerou que episódios da espécie são comuns, no futebol. De qualquer forma, deu para perceber, pelas imagens exibidas, que o clima esteve muito tenso, nos trabalhos de ontem. Verdade incontestável é que, embora dividindo a liderança com o Sergipe, o Dragão não está inspirando confiança à sua torcida, que começou o ano amargando a pior campanha da equipe do bairro Industrial em competições regionais ou nacionais.

Sergipe de folga
Na rodada de hoje pelo campeonato estadual, o Sergipe está de folga. Mas tem garantida a conquista de mais três pontos, em consequência da “vitória” por W.O. diante do Olímpico, clube que desistiu de participar da competição a apenas uma semana do seu início.

Confiança X Lagarto
O Confiança vai enfrentar o Lagarto, no Fernando França.

Clássico serrano
O Coritiba terá pela frente o Itabaiana, no clássico da serra.

Complementação da rodada
Os jogos que complementarão a quarta rodada do campeonato sergipano são: Canindé X Estanciano e Socorrense X Amadense.

Pobre futebol brasileiro
A Portuguesa decidiu ir à Justiça comum contra a CBF, mas pretende pedir novamente dinheiro ao vice-presidente da Confederação, Marco Polo Del Nero, que é também presidente da Federação Paulista. Ilídio Lico, presidente da lusa paulistana, diz que vai solicitar adiantamento de receitas à FPF, comandada por Marco Polo. Segundo o presidente da Portuguesa, a situação está difícil. Por isso, vai fazer o pedido, vez que o seu clube é filiado à federação e portanto tem direito a fazê-lo.

Muro
Quem está em cima do muro é Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Tem afirmado que não vai apoiar nenhuma das chapas da eleição na CBF.

PELO TWITTER

www.twitter.com/fredsonnavarro  Já estou sentindo o cheiro das Eleições de 2014! Em Sergipe acho que tudo pode acontecer!

www.twitter.com/Anselmocosta_Se Tweets Pelo jeito a eleição de 2014 vai ter muitas surpresas, as mascaras mesmo antes do carnaval começaram a  cair.

www.twitter.com/higorfb  O twitter ta ficando cheio de ratos pagos pra defender gente safada.

www.twitter.com/GustinhoRibeiro  Alguns secretários e assessores do nosso governo, precisam liberar suas agendas para os parlamentares. Inicia uma insatisfação generalizada.

www.twitter.com sargentovieira  Hoje foi dado um passo importante para desmascarar um  falso profeta.Os documentos são claros, chegou a hora de usá-los para que o mal não vença o bem.

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  Depois de nove aulas, no dia de hoje, rogo a São Jorge e OGUM que tomem conta do meu corpo e da minha mente, estou com as armas de Jorge!!!

www.twitter.com/luciopradodias  Está na hora de todos firmarem um grande pacto para a saúde pública sergipana.Colocar a política a favor da saúde e não o contrário.

DO LEITOR

Luciano Bispo e a verdade sobre o matadouro de Itabaiana
Da Assessoria de Luciano Bispo de Lima: Surpreso com a informação veiculada pela Imprensa sergipana, a respeito de uma Condenação pelo TCU, em face de atos ilegais, praticados pelo ex-Prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, na Construção do Matadouro de Itabaiana, informamos  que, a única decisão, da Justiça, sobre esse caso, envolvendo o nome do ex Gestor de Itabaiana, foi a negativa a um pedido feito pela Assessoria Jurídica,, em não constar do referido processo. Na decisão, do dia 10 de fevereiro de 2014, entenderam os Senhores Desembargadores da Justiça Federal que o mesmo deve fazer parte do Processo, por ter sucedido a Gestora, Maria Mendonça, responsável pela obra, onde lamentavelmente encontramos em estado degradante.
Tão logo assumimos a Gestão de Itabaiana, para o quarto mandato, recebemos um comunicado dos Órgãos Federais, adotamos todas as medidas necessárias para tentarmos aproveitar o que havia sido construído. Diante da impossibilidade, por uma série de problemas, comunicamos os fatos aos Responsáveis. Um parecer técnico constatou que a obra era inviável, com sérios problemas, já na sua origem.
Aqui está o relato, obtido no site da AGU – Advocacia Geral da União, com base no Relatório da CGU: A Advocacia Geral da União, publicada no dia 24/09/2012 “através da Procuradoria da União em Sergipe, ajuizou junto à Justiça Federal ação civil pública por ato de improbidade administrativa com pedido de ressarcimento contra a ex-prefeita do município de Itabaiana/SE, a senhora Maria Vieira de Mendonça, e o atual prefeito, o senhor Luciano Bispo de Lima, decorrente de processo de Tomada de Contas Especial – TCE – oriundo da Controladoria-Geral da União – CGU…”
“… Tal pedido de ressarcimento é fruto de irregularidades ocorridas na execução do Contrato de Repasse nº 203.329-44/2006 firmado com a Prefeitura de Itabaiana visando à modernização do matadouro frigorífico do município. As irregularidades devem-se em razão da paralização não oficial da obra, sem justo motivo por parte dos responsáveis, resultando em quebra do contrato pela não conclusão do objeto contratado e consequente prejuízo patrimonial ao Erário no valor de R$ 842.880,57, conforme apurado pela CGU”. Por fim, asseguro que não movimentamos nenhum centavo deste convênio e que iremos, na Justiça, mostrar a nossa total isenção no caso relatado. Obrigado pela atenção!

Vejam a confusão criada pela mídia e o tanto de cabeça fria que temos que ter nessa hora
Por Abrahão Crispim Filho: "Toda a mídia vem querendo tocar fogo no Brasil para desestabilizar o governo Dilma e fazer a propaganda negativa do país na Copa. Estão nesse jogo de joga a pedra e esconde a mão desde o ano passado. Desestabilizar um governo legitimamente eleito e aprovado pelo povo brasileiro é crime contra a democracia. Com um agravante importante, usam concessão pública de rádio e TV para essa sabotagem. A justiça brasileira não funciona para a defesa da Democracia, não podemos esperar nada desse front. O Congresso e os partidos também não conseguem defender a democracia.  Alguns partidos inclusive pregam abertamente que o país tem que pegar fogo. E acharam que podiam pegar uma carona da mídia. O PSOL está aprendendo que esse tipo de carona pode custar caro. O próprio PT, o partido da grande maioria da nossa blogosfera, não consegue elaborar uma narrativa de enfrentamento político para o momento. É um erro recorrente que a militância não aceita mais. Mas nós não podemos fazer o que fazem os trogloditas. O PSOL, o PSTU, a Direita, a Mídia e parte do Judiciário vão ter que jogar nas regras da Democracia. É isso ou a barbárie. Não podemos criminalizar a política e as ruas. Mas não podemos mais aceitar a sabotagem debochada contra o Brasil. Não fazemos linchamentos, fazemos política. E é pra isso que serve a razão. Ocupar a Democracia, essa é a luta". Obs: Eu vejo os comentários e respeito as opiniões dos leitores do Blog.

CARNAVAL 2014

Carna Caju 2014 terá 33 atrações e três matinês
A capital sergipana já está em clima de folia, pois é tempo de muito frevo, marchinhas carnavalescas, confete, serpentina e de arrumar a fantasia. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), divulga a programação do Carna Caju 2014. A secretaria preparou uma programação especial, onde sergipanos e turistas poderão curtir o melhor dos artistas locais e a garotada também, pois a festa este ano terá três matinês para o público infantil.
De 28 de fevereiro a 4 de março, a Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, será palco do Carna Caju. A festa, que teve a primeira edição em 2013, contará com 33 bandas, sendo 30 compostas por artistas sergipanos e três nacionais, que serão as atrações infantis. "Mais uma vez valorizando os velhos e novos carnavais com alegria cultura e trabalho", afirma Leo Viana, que está à frente da coordenação do evento.
Para o secretário Especial de Cultura Josenito Vitale (Nitinho), a festa é de importância fundamental para os aracajuanos. "Estamos tentando resgatar os velhos carnavais da cidade, o povo sergipano merece esse compromisso da prefeitura. Vai ser uma grande festa e tenho certeza que será melhor até do que a do ano passado. Estamos valorizando os nossos artistas", completa o secretário.
De acordo com Nitinho, este ano serão realizadas três matinês para que os pais possam levar os filhos pequenos para se divertirem também. "Ano passado trouxemos Patati Patatá e foi um sucesso. Este ano, além deles, estaremos também trazendo a Turma do Chaves do Brasil e do Sítio do Pica Pau Amarelo", informa.
Mais uma vez, a parceria com os órgãos para que a festa aconteça com tranuüilidade e segurança é destacada por Josenito Vitale. "O apoio e a integração com todos os órgãos envolvidos têm sido de fundamental importância para a realização dos grandes eventos da cidade, preparados para que a população se divirta, bem como os turistas que visitam a nossa cidade. E também o empenho e a dedicação da equipe da Funcaju", frisa.

Bloco Afro Unidos do Quilombo. Da Bahia a Sergipe. Olôdúmaré: a divindade da natureza
Desde a sua fundação em meados da década de 1980, o Bloco Afro Unidos do Quilombo criou um clima de reconquista da liberdade de expressão da comunidade negra sergipana. O Bloco Afro Unidos do Quilombo tomou para si a importância da preservação e conservação da cultura afro brasileira, como elemento de transformação social e cultural. Dessa forma, buscou potencializar a participação da comunidade negra sergipana no processo de desenvolvimento tendo como mecanismo a organização em bloco afro retomando e recuperando uma forma de organização em que sua base se fortalece dentro de aspectos comunitários e sócios culturais. Nada mais, nada menos do que uma maneira ancestral de partilhar a nossa herança através de sua difusão dentro da cultura carnavalesca e confirmando o sentido social que a mesma representa para a comunidade negra.
Em 2014, vamos construir um novo sonho, dando sequencia a uma realidade presente hoje na história do Bloco Afro Quilombo. São tantos carnavais, tantos mitos, lendas e histórias desvendadas: narramos o nordeste do Brasil – falamos da nossa cultura e do quanto o nordestino é um forte e leva sua cultura pra onde vai. Antes disso, louvamos zumbi dos palmares, cantamos a natureza, falamos de Angola, da Núbia, Axum e Etiopia. Buscamos nas águas de Oxum e Iemanjá o caminho da luta com força, clareza e com a alegria e felicidade de que somos o primeiro Bloco Afro de Sergipe com um trabalho forte e verdadeiro. Saudamos Exú, Ogum, Obaluayie, ossaim, oxum, iemanjá, xangô, nana e oxalá – como base fundamental da nossa existência.
Bahia e Sergipe se aproximam pela localização geográfica e pela forte influência da cultura Africana, Deus dos Deuses Olòdùmaré – a Criação, a Divindade da Natureza, a ligação tempo/espaço de povos que têm fé nos elementos da natureza: Terra, Fogo, Água e Ar. Foi na Bahia onde tudo aconteceu, até o Mercado Modelo desapareceu e renasceu, terra do Bloco Afro Olodum – Pelourinho – Maciel – Salvador. Sergipe de todos os encantos, terra dos cajueiros e papagaios, cantinho do Brasil onde nasceu o Bloco Afro Quilombo – Caixa D’água – Cirurgia – Aracaju. Terra de Seu Oscar, Mestre Pedro do Cirurgia, Mãe Boxoxa, Mãe Umbelina e de Wellington dos Santos, mas conhecido como Irmão que cantou Aracaju como nenhum outro poeta. Aracaju – Sergipe – Brasil, meu povo, meu chão de riquezas mil, assim poetizava, o compositor e cantor IRMÃO.
Elemento fundamental na existência da cultura afro brasileira, Olòdùmaré é o ser superior dos Yorubás, que vive num universo paralelo ao nosso, conhecido como Orun, por isso Ele é também conhecido como Àjàlórún e Olórun – Senhor ou Rei do òrun, que através dos orixás por Ele criado, resolve incumbir um dos Orixás, Orixalá, de criar e governar o futuro Aiyê: a Terra, nosso universo conhecido. Ele lhe entrega o Àpò-Iwá, a sacola da existência qual contem todas as coisas necessárias para a criação, e é aclamado como Aláàbáàse, Senhor que tem o poder de sugerir e realizar.
Assim o tema do carnaval do Quilombo em 2014, Da Bahia a Sergipe, Olòdùmaré a Divindade da natureza, vai ser um belo passeio pela história e cultura da civilização africana, pela fé no deus dos deuses Olodum, traduzindo em uma ponte real e ao mesmo tempo imaginária entre o sagrado e o profano, entre a reflexão e a criação, onde o Bloco Quilombo vai narrar através da música e da dança a relação cultural entre Bahia e Sergipe e a luta pela igualdade que está expressa na trajetória desse bloco como expressão do carnaval, da sergipanidade, da negritude e do confronto social contra as desigualdades reveladas em nosso carnaval.

Pirambu preparada para promover o melhor carnaval de Sergipe
Com o tema: “Nossa folia é show de Bola”, o município de Pirambu está se preparando para promover o melhor carnaval do Estado, assim como fez com o réveillon, proporcionando o melhor réveillon de Sergipe.
Serão cinco dias de folias, começando no dia 28, sexta-feira e se estendendo até o dia 04, terça-feira, com atrações como Edson Gomes, Banda Trem de Pouso, Banda EdCity, Banda Pagodão, Banda Cid Natureza, Banda Valneijós, Banda Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha, Banda Banana Nativa, além de outras.
Na sexta-feira, a folia começa a partir das 16 horas com o Bloco Infantil, puxado pela Orquestra de Frevo Alegria. A partir das 22 horas a folia será na praça de eventos com a Banda Água de Cheiro, EdCity e Banana Nativa.
No sábado, dia 1º, a animação começa na Orla com a Banda Perfil 10. No Termina Turístico a folia tem inicio a partir das 10 horas com a Banda Detona. O arrastão Orla/ Terminal Turístico, começa a partir das 13 horas com a Banda Groove Nighit. O arrastão Terminal Turístico/ Orla começa a partir das 16 horas com a Banda Seeway. A Banda da Melhor Idade que será puxada pela Orquestra de Frevo Alegria, começa a partir das 16 horas pelas ruas da cidade. Na Praça de Eventos a folia começa às 22 horas com a Banda Bailão do Robsão  e as 02 horas com João Neto & Cesinha.
No domingo, dia 02, a brincadeira começa às 10 horas pelas Ruas da Cidade com a Orquestra de Frevo Os Bárbaros.
Orla – 10h – Banda Jota Mascarenhas; Terminal Turístico – 10h Banda Jeito de Ser;
Arrastão Orla/ Terminal Turístico: 13h – Banda Valneijós;
Arrastão Terminal Turístico/ Orla: 16h – Banda Trem de Pouso;
Praça de Eventos: 22h – Banda Inspiração do Guetto; 00h – Banda Pagodão e 02h – Banda Rafael Gonçalves;
Na segunda-feira, dia 03, a folia começa pelas ruas da cidade a partir das 10 horas com a Orquestra de Frevo os Bárbaros.
Orla – 10h – Bloco as Marisqueiras e Banda Xokolight;
Terminal Turístico: 10h – Banda Swingart;
Arrastão Orla/ Terminal Turístico – 13h- Banda Art Mania;
Arrastão Terminal Turístico/ Orla – 16h – Banda Cid Natureza;
Praça de Eventos – 22h – Banda Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha; 00h – Banda Edson Gomes e às 02h – Banda Alma Gêmea.
Na terça-feira, último dia de carnaval, a brincadeira pelas ruas da cidade começa a partir das 10 horas com a Orquestra de Frevo os Bárbaros;
Orla – 10h – Banda A Rapaziada;
Terminal Turístico – 10h – Banda Ajaié do Brasil;
Arrastão Orla/ Terminal Turístico – 13h – Banda Banda Jos;
Arrastão Terminal Turístico/ Orla – 16h – Banda Cid Natureza;
Praça de Eventos – 22h – Banda Maragandaia; 00h – Banda Pitchula e às 02h – Banda Paula Brasil.
Toda cidade já está em clima de festa, com as ruas enfeitas com bandeirolas, o palco sendo montado na Praça de Eventos, em uma área de 10 mil metros quadrados para receber os fólios. Toda a Orla já está também sendo ornamentada e preparada para os cinco dias de festa e folia.
A Administração Municipal vem trabalhando para que tudo saia dentro do que vem sendo programado, com solicitação a Policia Militar e a Policia Civil, para o aumento do efetivo, ao Corpo de Bombeiros, para o envio de homens que se somarão à corporação do Município, a Energisa para o reforço com a colocação de transformadores, a Deso para que o volume de água atenda a demanda do evento, além de outras providências que estão sendo tomadas, para que Pirambu promova o melhor Carnaval do Estado.

Japaratuba realiza mais uma edição do Carnajapa
No próximo dia 27 de fevereiro, a cidade de Japaratuba entrará no clima da folia, assim como outros municípios do estado. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Carnajapa”, com programação que promete agitar os visitantes e moradores.
A festa momesca seguirá até terça-feira (4), com diversas atrações locais animando o público em três localidades diferentes: no Rio da Prata, na sede da cidade – Clube Social Rita de Cáscia – e no povoado Patioba.
No primeiro dia de festejo, por exemplo, os shows se iniciam às 10h, no Rio da Prata, com Panka 10, Íntimos do Samba, Xoco Light, Léo Júnior e Banda e Pintura Íntima. À noite, a partir das 19h, será a vez da Orquestra de Frevo Os Barões se apresentar no Clube Social da cidade.
Já no domingo (2), a festa começa às 10h, no Rio da Prata, com Swingart. Na sequência, se apresentam Leks Hit, Grupo Realce e Groove Night. À tarde acontecem Matinê, com marchinhas carnavalescas, e carnaval de rua com Orquestra de Frevo Os Barões.
Mais folia – Na segunda-feira (3), a festa continua em Japaratuba. Às 10h, a folia começa a ser garantida pelas bandas Timbalaça, Inspiração do Gheto, 5 Elementos e Bete Evany. À tarde, sob o comando da Orquestra de Frevo, o bloco “Pitchula” percorre as principais vias do povoado Patioba, arrastando o público.
Para encerrar o Carnajapa, na terça-feira (04), se apresentam no Rio da Prata: Balanço Massa, Xuxa e Samba e Swing Bamba. Já na sede da cidade haverá Matinê no Clube Social e Orquestra de Frevo pelas ruas de Japaratuba.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“Não se vive, se não o tempo que se ama.”

"A arte do político é fazer que seja do interesse de cada um ser virtuoso."

Claude Adrien Helvétius, nasceu em  26 de fevereiro de 1715 e morreu em 1771. Foi um filósofo e literato francês.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários