Dos “Chicos”de ontem e hoje:sepulcros caiados acusam Papa de heresia

0

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É inegável a mudança que o Papa Francisco vem implantando na Igreja Católica em todo mundo, desde 2013. Na verdade, está mudança não deveria ser surpresa porque o que ele vem pregando e colocando em prática são atos e ações que Jesus Cristo sempre pregou: uma Igreja voltada para os mais necessitados, sem luxo e sem discriminação. Alguns sacerdotes denunciaram o Papa de “heresia” o acusando de “não ter se oposto veementemente o bastante ao aborto, tem dado sinais de abertura do Vaticano a homossexuais e divorciados, e tem se aproximado de protestantes e muçulmanos.”

Francisco de Assis (Giovanni di Pietro di Bernardone, italiano) – Um dos santos mais queridos da Igreja Católica, do século XIII até hoje fascina milhares de pessoas – independente de religião – pela opção de vida, as ações e mensagens que deixou. Francisco de Assis soube se situar na história e foi o responsável por mudanças significativas no cristianismo. Francisco de Assis teve que enfrentar muitas pedras no caminho inclusive da própria Igreja da época, que enraizada no feudalismo não aceitou de bom grado o que ele pregava e a criação da Ordem dos Frades Menores, hoje conhecida como Ordem dos Franciscanos.

Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio, argentino) – O primeiro papa latino-americano e o primeiro a adotar o nome de Francisco. O que o Papa vem fazendo é aproximar a Igreja do seu verdadeiro propósito sem discriminação, sem preconceitos e tratando a todos, inclusive das outras religiões, como iguais. A popularidade do Papa Francisco no mundo todo, independente de religiões, deixou os ultraconservadores revoltados. Ao falar dos problemas atuais diretamente com o povo, o Papa revolta os que acham que a Igreja precisa continuar num pedestal, acima de tudo e de todos.

Ao assumir o papado, Francisco abriu mão do crucifixo de ouro e de toda pompa de dentro do Vaticano. Surpreendeu o mundo com suas atitudes, principalmente rejeitando o individualismo e pregando o coletivo.

Os verdadeiros hereges são os que hoje denunciam o Papa como alguns fizeram com Francisco de Assis. Os dois “Chicos” são iguais na luta para que a Igreja seja a mesma pregada por Jesus Cristo e os apóstolos.

Os “Chicos” de ontem e de hoje se encontram e purificam em todos os sentidos. Abdicaram de muitas coisas, pela simplicidade que fascina a todos. Simplicidade que revolta alguns poucos que se dizem católicos, mas são verdadeiros sepulcros caiados.

 

ESPECIAL – GIRO POLÍTICO PELO INTERIOR PARA 2020 – O cenário atual nas cidades de Glória, Dores, Socorro, Lourdes e Aparecida.

Que 2022 começa em 2020 todo mundo sabe disso. O alicerce para as disputas de governo e senado começa com a eleição de aliados no próximo ano. E parte de Aracaju a ordem para saber como estão às disputas nas outras 74 cidades sergipanas. Em algumas delas já há pesquisas sendo feitas e outras já finalizadas que apontam como pensa o eleitor neste momento e cria um cenário que se desenha até outubro de 2020. Como os levantamentos são para consumo interno e não há registro na Justiça Eleitoral não é permitido publicar os números, apenas a colocação de cada nome pesquisado. Eis o cenário em algumas cidades com os nomes que melhor pontuam:

Nossa Senhora da Glória Embora não esteja claro, o ex-prefeito Sérgio Oliveira é o preferido entre os pretendentes. As surpresas neste município são os dois que disputam a segunda colocação: Aparecido Dias e o vereador por Aracaju, Manoel Marcos, vêm em seguida com boa citação. O ex-deputado Jairo Santana perdeu força, mas ainda está no páreo.

Nossa Senhora das Dores A população dorense parece indefinida já que o atual prefeito Dr. Tiago vê em seu encalços gigantes da política local. O ex-prefeito Fernandinho mostra força junto ao eleitorado, João Marcelo consegue manter um eleitor cativo e a surpresa é o ex-prefeito Aldon que há muito tempo não disputa cargo público, mas é muito bem lembrado para voltar ao comando da cidade.

Nossa Senhora do Socorro Indefinição é a palavra que melhor define o comportamento do eleitor socorrense. Embora o prefeito padre Inaldo tenha desidratada a votação que teve em 2016, seus principais adversários terão dificuldades para suplantá-lo. Pelos levantamentos feitos até agora o deputado federal Fábio Henrique e o estreante na Assembleia Legislativa, Samuel Carvalho, são os que mais assustam o padre gestor. E Zé Franco assiste a tudo de camarote.

Nossa Senhora de Lourdes O atual prefeito Fábio Andrade está reeleito e por isto não poderá concorrer no ano que vem ao executivo de Lourdes. Quem desponta como favorito é o também ex-prefeito Laerte. Binho de Dário e Adiclei França pontuam bem.

Nossa Senhora Aparecida Em Aparecida os números são favoráveis à empresária Jeane da farmácia, pela oposição e há uma indefinição dos nomes até agora apresentados pela prefeita Vera Souza. Quem mais se aproxima de Jeane é o ex-padre Douglas Gonçalves, mas que apresenta uma ligeira queda. Tem também o crescimento do nome de Clarinaldo Andrade, cunhado de Vera e apoiado por três vereadores da base.

NOTAS

TJSE nega recurso a Alese O Tribunal de Justiça de Sergipe negou recurso a Assembleia Legislativa e manteve a decisão determinando que a Alese convoque os aprovados no concurso, além de exonerar cargos em comissão. A decisão do juiz de direito João Hora Neto deferiu apenas a parte da liminar solicitada pela Assembleia que diz respeito aos servidores efetivos requisitados que deveriam retornar aos seus órgãos de origem.

Projeto Nesta sexta-feira, 03, o senador Alessandro Vieira estará rodando por Sergipe com o projeto “Sua Voz no Senado”. Às 9h o encontro será no Rotary Club de Lagarto. À tarde, às 14h, a reunião será na Câmara de Vereadores de Estância. O objetivo é produzir um diagnóstico participativo, entendendo as necessidades dos municípios e aproximando a população do mandato. A iniciativa vai fortalecer o apoio às lideranças locais e identificar áreas que precisam de investimento e soluções. Nesses encontros, a população pode colaborar na elaboração de projetos de lei, emendas parlamentares e pauta das votações do Senado Federal.

Curso Amanhã, 4 , a executiva nacional do partido Solidariedade e a Fundação 1º de Maio irão promover um curso de Formação Política. O “Sou Solidário” será no Real Classic Hotel, na Orla de Atalaia, em Aracaju, das 8h às 17h.

Curso II O curso irá abordar história e estrutura dos partidos políticos no Brasil, a composição do Estado brasileiro, a importância da militância e outros temas importantíssimos para uma prática política e cidadã. É uma grande oportunidade para políticos, lideranças e demais partidários do Solidariedade em Sergipe. As inscrições são limitadas e serão feitas no local, no mesmo dia do evento.

ALA organiza conferência com a historiadora Lilia Schwarcz A Academia de Letras de Aracaju (ALA) organizará a Conferência “Lima Barreto, um Triste Visionário”, a ser proferida na sessão solene de posse da acadêmica correspondente Lilia Moritz Schwarcz. Historiadora e antropóloga, Lilia é vencedora do Prêmio Jabuti de 1999 com a obra “As Barbas do Imperador”, além disso, é fundadora da editora Companhia das Letras junto com Luiz Schwarcz. O evento, que será aberto ao público, acontecerá no dia 8 de maio, às 19h, no Auditório da Caase/OAB (Tv. Martinho Garcez, nº 71, Centro).

International Drone Day – Sergipe Neste sábado (04), o Sergipe Drones em parceria com a Marinha do Brasil e apoio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-AR) da Força Aérea Brasileira, estará realizando o International Drone Day – Sergipe. O evento acontecerá a partir das 09h no Farol da Coroa do Meio.Dentre as atrações, haverá exposição de aeronaves multirrotores de diversos tipos e tamanhos, amadores e profissionais, voos coordenados de Drones, mini trio, show de helimodelismo e apresentação do Grupamento Tático Aéreo.

International Drone Day – Sergipe II O International Drone Day é realizado no mundo todo no mês de maio e tem como objetivo, orientar e incentivar o voo consciente de drone. A entrada será facultada a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis para doação a instituições de caridade. Venha com sua família conhecer o mundo dos Drones! Obs. Haverá Food Trucks para consumo de alimentos no local. outros órgãos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

André Moura e Gustavo Ferreira serão palestrantes do 8º Congresso para gestores realizado pela Etec E a empresa Etec Treinamento e Capacitações vem se destacando com a realização de eventos programados realmente para atender as necessidades dos gestores. Recentemente realizou o 7º Congresso com o tema “Desenvolvimento x Recursos Federais”, que reuniu dezenas de gestores tendo como palestrantes o deputado federal Fábio Henrique e o Procurador do Ministério público de Alagoas Ricardo Schneider. Para este mês de maio o 8º Congresso para gestores terá o tema “Organização Político – Administrativa Brasileira”, tendo como palestrantes o ex-deputado federal e ex-líder do governo federal, André Moura que falará sobre o novo Pacto Federativo. Já o advogado, mestre em direito público e doutorando em direito e novas tecnologias pela PUCRS, , Gustavo Ferreira ministrará sobre o tema controle judicial do processo legislativo municipal. O evento será de 24 á 27 de maio de 2019 em Maceió (AL). Informações: (79) 99859 – 8847/ (79) 98823 – 1414, ou pelo e-mail: contato@etec-treinamento.com.br

IT Consulting: Terceirizados do Estado estão sem salário há 2 meses Pelo zap de um grupo de funcionários: “Nós terceirizados da IT CONSULTING, empresa que presta serviço ao Governo do Estado, pela Secretaria de Administração (SEAD), antiga Seplag, estamos sem salário há 2 meses, ticket alimentação e plano de saúde há mais de um ano. Além disso, a empresa não depositou 9 meses de FGTS e há informação que não repassou ainda o INSS de todos nós que estão desesperados. Fomos informados que a Sead tem três faturas retidas por conta destes problemas e nós seguimos sem salários. O contrato com a empresa terminou há pouco mais de uma semana. A secretaria não efetuou o pagamento das três faturas, com a informação de que as contas da empresa estão bloqueadas judicialmente. Com o fim do contrato, a empresa não convocou os funcionários para informar o futuro nem para demitir. A estratégia é fazer com que os terceirizados entreguem carta de demissão, sem nem ter recebido os salários. Não há manifestação da secretaria (que possui três faturas retidas) e muito menos da empresa, que aguarda os terceirizados pedirem demissão. Enquanto isso, seguem sem salário e previsão para receber. Não existe Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho em Sergipe.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

UFS – NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE

Universidade possui 54 programas de pós, quatro deles com nota 5 pela Capes

Em relação às declarações feitas pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) esclarece que possui 54 programas de Pós-Graduação, quatro deles com nota 5 pela Capes. Aproximadamente 90% dos alunos de mestrado (1.511) e doutorado (724) do estado de Sergipe são da UFS. O número de programas de pós-graduação da UFS saiu de 10 em 2007 para 54 em 2018, um crescimento de 440%.

DESEMPENHO

Todas as bases de dados do Ministério da Educação mostram que a UFS tem um desempenho muito acima em relação a outras instituições de ensino superior do estado de Sergipe. Respondemos por 84% do número de pesquisadores de produtividade do CNPq em nosso estado. Pesquisas de excelência para a inovação tecnológica do país como a biotecnologia, energias renováveis, meio ambiente, desenvolvimento da agricultura e tecnologias sociais são desenvolvidas na UFS.

Pesquisas na prevenção e tratamento de doenças como a chikungunya e zika vírus, bem como o atendimento de saúde integral de crianças portadoras de microcefalia são realizados em nossos hospitais universitários. A UFS é a única instituição de ensino do estado que conta com dois hospitais universitários, os quais atendem exclusivamente por meio do SUS. Em ranking feito pela Clarivates Analytics (empresa americana), das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos 5 anos, a UFS é a única instituição do estado a figurar no referido ranking.

RECURSOS FINANCEIROS

Os recursos destinados ao funcionamento dos 113 cursos de graduação, 70 cursos de pós-graduação e à assistência estudantil previstos para 2019 somam pouco mais de 100 milhões. Deste total, estão contingenciados 90% da verba para investimentos e 30% do custeio. São mais de 30 mil alunos distribuídos nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e N. Sra. da Glória.

A UFS, instituição pública com mais de meio século de serviços prestados à sociedade, reitera seu compromisso com a verdade e apela para que fatos dessa natureza não se reproduzam de forma a colocar em risco a integridade e imagem da única universidade pública do estado, patrimônio imaterial da sociedade sergipana.

Gabinete do Reitor

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone As universidades públicas sob ameaça… Sem reação, eles acabam!

www.twitter.com/EdvaldoNogueira #XodóFM Temos obras em todos os cantos da cidade. Tem obra na Zona Norte, tem obra na Zona Sul. Tem obra no 17 de Março, Santa Maria, Augusto Franco, Barroso, Lamarão, Pantanal, Moema Mary, Japãozinho. São obras nas áreas que mais precisam. Este é o nosso foco!

www.twitter.com/anterogreco Sei que tem muita gente distraída e, sem querer, envia mensagens mandando eu falar disso ou exigindo que eu não toque em tal ou tal assunto. A turma se esquece de que a conta é minha, e nela eu posto o que achar melhor. Exclusivamente minha – nem mulher nem filhos têm a senha.

www.twitter.com/SenadorRogerio Me solidarizo à família da Andreia Monte Santos, a professora que foi vítima do ex-companheiro em mais um caso de feminicídio. Repudio toda e qualquer forma de violência contra a mulher! E reforço a ideia de que ELA É QUEM FOI A VÍTIMA.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A inconsistência pelos pastores e fiéis entre o que dizem e o que fazem, entre palavra e modo de vida, está a minar a credibilidade da Igreja.” Papa Francisco.

Comentários