Dos fakes,da mediocridade e da sensatez ao repassar o q recebe no Zap

Fonte: Capas principais jornais ontem /campanha ANJ.

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nos últimos dias, mais rápida que a contaminação do coronavírus pelo mundo, as fake news, através das redes sociais vem disseminando mentiras de todos os tipos. Fruto de mentes  maldosas, as fakes news têm o intuito de perturbar e deixar as pessoas mais apavoradas do que já estão com a pandemia.

E o WhatsApp vem sendo usado como um dos principais instrumentos desta disseminação maldosa. Infelizmente, algumas pessoas recebem as informações e não fazem a devida checagem e reflexão. Um áudio com a suposta voz do ministro da Saúde viralizou em todo país. E tem áudios e vídeos de todos os tipos.

Neste momento é preciso escolher um veículo de comunicação para que sirva de base para receber as notícias. Independentemente da linha editorial, de direita, esquerda ou centro, os profissionais têm um compromisso com a verdade no combate ao coronavírus e às medidas de prevenção.

Além da sensatez, é preciso também deixar de lado e repugnar a mediocridade de alguns que em tempo de quarentena prefere exibições. Um exemplo foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, MDB, que no fim de semana postou um vídeo em casa cozinhando como se fosse algo anormal. Enquanto isso, o Distrito Federal só perde para SP e RJ no número de casos de coronavírus. “Muita falta de discernimento apresentar iguarias da cozinha burguesa com o povo se fudendo no Brasil real e as empresas do Distrito Federal fechadas. Só Jesus na Causa. As redes sociais abriram espaços para a mediocridade. Tempos difíceis,” desabafou o ex-deputado João Fontes ao ver o vídeo do governador do DF.

O blog alerta aos leitores que fiquem atentos às informações recebidas sobre o coronavírus de todas as formas principalmente nos grupos de whatsApp. Tem muita mente maldosa aproveitando do momento delicado e do medo das pessoas para disseminar fakes news.

Não é difícil distinguir o falto do verdadeiro. Basta apenas refletir quando receber algo e fazer uma rápida pesquisa na rede. A sensatez agradece. Todo cuidado é pouco neste momento de pandemia.

 

Todos em Casa! Tudo passará com muito sacrifício e sofrimento. Escaparemos! Para isso precisamos nos manter Fortes. Vivamos o momento presente sem pensar no futuro. Deus é Maior! Confiança acima de tudo!

Se preparando para a guerra E o governo do estado iniciou as readequações para equipar o Hospital da Polícia Militar com 40 leitos para retaguarda do enfrentamento ao coronavírus. O caminho é este: preparar-se de todas as formas e maneiras para a guerra. A Hildete Falcão terá mais 40 leitos e dez de UTI. Ao todo serão mais de 300 novos leitos fora a rede particular.

Perguntar não ofende Qual o motivo do governo estadual e a Prefeitura de Aracaju ainda não terem solicitados as empresas de eventos e shows todas as estruturas delas de coberturas e tendas para preparar locais – como os outros estados estão fazendo – para atender os pacientes com suspeita de coronavírus na parte inicial do atendimento?

Cuidados de contágios entre Cronavirus x Banese De alguns baneseanos por e-mail: “Senhor governador, aproveite todas as suas medidas, determinações e precauções sobre o coronavírus e salve o banco de Sergipe também. Veja o que aconteceu nas últimas gestões do Banese nos últimos 12 anos! Na gestão do PT o senhor presidente J.A. e continuação de V.L, criou inúmeros problemas no banco, seja em Maceió com a Carajás, seja no Banese Card com a presidenta anterior e atual presidenta interino do Banese, afinal quem esqueceu dos 200 milhões anunciado pelo atual presidente FM, além dos 100 milhões de problemas no Sergus, seguridade dos funcionários do banco.“

Cuidados de contágios entre Cronavirus x Banese II E continua o e-mail dos baneseanos:“’Na gestão de JB e continuação na sua administração, os problemas não pararam, lembre da participação indevida da inclusão de sócio da corretora banese e, este sócios participar de 2 (duas) empresas que fornecem serviços s ao banco e ao Banese Card. Governador aproveite o coronavírus e peça a FM para matar a tal SE Promotora, antes que ela acabe com o Banese e desempregue mais de 1000 funcionários baneseanos. Afinal a SE Promotora pertence a quem? Senhor Fernando Soares da Mota, será que o senhor poderia soltar uma nota explicativa para esclarecer a quem interessa está terceirizada? Senhor governador o senhor pode realizar uma verdadeira licitação de terceirização ? E não quarteirização? Diante do coronavírus e de tanta calamidade, governador salve o Banese dos últimos administradores, porque o coronavírus dentro do banco é menor que um mosquito.”

Bolsonaro atende governadores do Nordeste Em meio a um desgaste grande na sociedade, o presidente Bolsonaro resolveu ceder aos governadores do Nordeste e anunciou várias medidas, entre elas: 8 bilhões para a saúde no Nordeste; suspensão dívidas dos estados com a União; operação com facilitação de crédito 2 bilhões; recomposição FPE e FPM 16 bilhões e renegociação dívidas com bancos 9,6 bilhões

Médico que atuava atendendo moradores de rua não presta serviços mais a PMA Será que o prefeito Edvaldo Nogueira tem conhecimento que um médico que prestava serviços a Prefeitura no regime RPA (Recibo de pagamento autônomo) não está mais atuando neste momento critico que os moradores de rua precisam de orientações e acompanhamento? Pelo que o blog foi informado ele não podia mais continuar como RPA, e sim como PJ. (pessoa jurídica). Tudo foi providenciado, mas ele ainda não retornou a prestar o serviço.

SMTT Aracaju só dispensou idosos E o clima não é bom na SMTT Aracaju. Lá como outros locais da Prefeitura de Aracaju, tem muita gente trabalhando normalmente. Estão obrigando a todos, até mesmo estagiários, servidores e comissionados trabalharem pela manhã e a tarde. Só liberaram os idosos. Pelo jeito lá o decreto do prefeito passou longe…

É Golpe! Henri Clay Do ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay, pelas redes sociais; ‘O Deputado Federal, Aécio Neves, se aproveita da tragédia social da pandemia do coronavírus para tentar dar mais um golpe na democracia. Ele vai propor PEC do MANDATO TAMPÃO, sem eleição, por mais dois anos, para todos os prefeitos e vereadores. Com isso, o seu partido, PSDB, mantém-se no poder na prefeitura de São Paulo, maior do País. Aécio não tem cura. Ele é viciado em golpe. Se fosse parlamentar, apresentaria uma PEC para transferir dinheiro do fundo eleitoral para subsidiar o bem-estar das pessoas e preservar os empregos.”

Adema não segue decreto governamental Fugindo do decreto do governador Belivaldo os servidores da Adema foram surpreendidos ontem, 23 com a decisão da direção que a partir de amanhã, 24, realizará um revezamento. 50% trabalha em um dia e no outro os outros cinquenta. E na Adema as licenças ambientais podem ser realizadas virtualmente e todo acompanhamento? A decisão está sendo denunciada a um órgão fiscalizador.

Coronavírus: Rede hoteleira SE ainda espera medidas da PMA e do governo estadual Um dos setores que estão sendo mais atingidos com as medidas governamentais de combate ao novo coronavírus é o hoteleiro. Em Sergipe, desde o último sábado, por decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas, nenhum hotel poderá hospedar novos hóspedes pelo prazo de sete dias.

Incertezas “Com esse quadro e as incertezas do futuro, mais de 80% dos hotéis de Sergipe irão fechar suas portas”, estima o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco. Por enquanto os estabelecimentos irão dar férias aos funcionários, mais adiante férias coletivas e numa terceira medida, demissões.

Medidas governo estadual Na semana passada, a entidade protocolou ofícios solicitando medidas urgentes por parte do governo estadual e prefeitura de Aracaju para amenizar as consequências negativas da crise na rede hoteleira. Em relação ao Estado, a ABIH-SE solicitou a abertura de uma linha de crédito especial junto ao Banese para o setor; revisão do consumo mínimo contratado junto à DESO e programa de parcelamento; redução temporário do ICMS na conta de energia; apoio junto à Energisa na revisão de demanda contratada pela empresa e programa de parcelamento.

Medidas para a PMA Para o município, duas pautas principais foram encaminhadas: suspensão do parcelamento do IPTU e reprogramação do pagamento; e suspensão do ISS com reprogramação do parcelamento. “Por parte do governo federal algumas medidas já estão sendo tomadas, a exemplo da MP Nº927 durante o período de calamidade pública no país, mas precisamos de ações concretas também em Sergipe”, afirmou ACF Sobrinho.
Quadro negativo O presidente vê um quadro bastante negativo para os próximos 90 dias. “A CVC cancelou fretamentos até meados de abril para Sergipe. Além disso, a orientação é que para as pessoas não viagem, situação que se agrava com a escassez de voos e problemas na malha aérea”, adverte.

Coronavírus: TJSE estende até 30 de abril trabalho remoto e suspensão dos prazos processuais O Diário da Justiça de ontem, 23, publicou a Portaria Conjunta 16/2020 GP1 Normativa, que estendeu, até 30 de abril, o regime de trabalho remoto integral para os servidores das unidades administrativas e jurisdicionais (1º e 2º Graus) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), localizadas na capital e interior, como também da Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse).

Suspensão Durante todo o período, os prazos processuais ficarão suspensos. A nova Portaria levou em consideração a Resolução 313/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Decreto Estadual que declarou situação de emergência na saúde pública de Sergipe, adotando medidas de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19. As orientações sobre cumprimento de mandados, audiências de custódia e trabalho remoto de servidores e magistrados continuam as mesmas da Portaria anterior. Todas as medidas contidas na Portaria da segunda-feira serão revistas no dia 30 de abril pela Presidência e pela Corregedoria Geral da Justiça do TJSE, no sentido de suas manutenções, alterações ou suspensão.

Atendimento O atendimento ao público externo, com relação às unidades jurisdicionais e administrativas, acontecerá, exclusivamente, pela Central Telefônica do Tribunal de Justiça, 79 3226-3100, a qual deve redirecionar as chamadas para os responsáveis indicados pelos respectivos setores. Ficam mantidos os plantões judiciais de dias úteis e de dias não-úteis, os quais deverão funcionar em regime diferenciado de trabalho remoto integral. Nos dias úteis e não úteis,  partes, advogados, procuradores e representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público poderão entrar em contato pelo telefone 79 98847-5953.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

SESI em Estância ainda não liberou funcionários Denúncia feita por um professor que prefere não se identificar:: “Escola Fundamental N. Sra. de Guadalupe SESI mantém funcionários apesar de Decreto proibindo abertura de serviços não essenciais devido à pandemia do COVID-19. Há um caso suspeito em isolamento domiciliar do marido de uma funcionária, que trabalhou até sexta porque não foi liberada. Somente hoje, dia 23 de março, foi liberada para isolamento junto ao marido. A unidade se recusa a liberar trabalhadores e adotou mesma postura de outras escolas do SESI: fechar as postas e manter funcionários fazendo trabalho interno não essencial. Sem alunos e professores requentando a escola, trabalhadores continuam expostos desnecessariamente em ambiente com possibilidade de contaminação pelo vírus.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Nota do aplicativo BlaBlaCar

A BlaBlaCar esclarece que, em relação à publicação feita na rede social Twitter por meio da conta @BlogClaudioNun no último dia 21 de março, a empresa atua rigorosamente de acordo com a legislação vigente e que nunca promoveria atividade de transporte irregular por meio de sua plataforma.

A companhia ressalta ainda que no dia 20 de março, o governo federal publicou decreto que define as atividades essenciais e os serviços públicos durante essa crise. Dentre eles, estão o transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros assim como o transporte por táxi ou aplicativo. Por meio de medida provisória editada também no dia 20 de março, fica determinado que qualquer interrupção de locomoção interestadual e intermunicipal será embasada em normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A BlaBlaCar tem construído desde 2006 uma rede de viajantes que tem como premissas básicas a confiança e a segurança e reitera esses valores a cada dia. Com mais de 5 milhões de usuários no País e 87 milhões globalmente, a empresa é a líder global e nacional do setor de viagens de longa distância por meio de caronas compartilhadas.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

Policial militar do 2º Batalhão manteve contato com o blog Espaço Militar, se queixando da falta kits de prevenção para o coronavírus, para quem está atuando na linha de frente neste momento de pandemia.

Confiram o que foi enviado pelo policial militar, que manteremos o sigilo da fonte:

“Cadê o material que seria distribuído para os policiais militares que estão de serviço na área do 2º BPM, atuando na linha de frente na atual conjuntura da crise? Hoje (que foi ontem, dia 22) chegou na unidade somente 01 caixa de máscaras protetivas e nada mais. Nada de álcool, muito menos gel, nada de luvas. Assim seguem os policiais deste BPM, procurando servir sem nenhuma proteção”.

Espera-se que o Estado de Sergipe agilize a distribuição dos kits por parte da Secretaria de Estado da Saúde, para a Polícia Militar e demais órgãos segurança pública e da justiça, visto que a quantidade distribuída não vem atendendo a contento, expondo os profissionais.

PELO TWITTER

www.twitter.com/BlogdoNoblat É simples: quando perde apoio para governar, presidente da República cai. Arranja-se qualquer desculpa para tirá-lo e ele cai Assume o vice. Foi assim com Collor e Dilma. Será assim com Bolsonaro se ele continuar derretendo.

www.twitter.com/JamilChade Proliferação do coronavírus se acelera, alerta OMS:
De 0 a 100 mil casos: 67 dias.
De 100 mil para 200 mil casos: 11 dias.
De 200 mil para 300 mil casos: 4 dias.

www.twitter.com/LeonardoBoff O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã: filósofo Byung-Chul Han

www.twitter.com/emirsader Coronavírus: Bolsonaro anuncia R$ 8 bilhões para o Nordeste e suspensão da dívida dos estados

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
Pois nós nascemos ontem
e não sabemos nada.
Nossos dias na terra
não passam de uma sombra. Jó 8:9

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais