Dos que fogem da luta e da verdade

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Você que escolheu uma profissão que ama jamais ficará acomodado ao exercê-la plenamente. Os caminhos são árduos, seja qual for a profissão que você escolher, mas o verdadeiro profissional jamais deixará que as derrotas superem a vontade de alcançar a próxima vitória.

As vezes, o titular deste espaço é convidado para conversar com estudantes de jornalismo. E os estudantes de hoje, da área virtual, têm mais conhecimento, mesmo deixando de lado os livros, fontes importantes de conhecimentos.

O titular deste espaço ainda acredita no jornalismo e no espírito aventureiro da profissão. Acredita no jornalismo investigativo e opinativo. Lúcido, duro, mas sem ser desrespeitoso.

Na área virtual, das redes sociais, o jornalismo pode ser bem feito.  E este espaço informativo, mas, sobretudo  opinativo, porque não foge dos debates de assuntos que muitos preferem apenas  informar, como o caso do enteado de João Eloy, mais recentemente. Não foge da luta e nem da verdade.

E toda semana faz questão de ler o Salmo 27.1.-3: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação: a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando aos malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisso confiaria”.

Espera que a chama do jornalismo nunca se apague e a verdade continue sendo a busca maior, sem nada a temer.

Blog só será atualizado na próxima segunda-feira, 09
O blog só será atualizado na próxima segunda-feira, 09. O titular deste espaço agradece a compreensão dos leitores e ficará cinco dias sem acessar a Internet e as redes sociais, por conta de uma viagem para descanso total. Todos  os e-mails serão respondidos na próxima semana. Saúde e Paz para todos.

Areia Branca: Novela acaba. Confirmada cassação de Agripino. Posse imediata
E o embargo impetrado pelo prefeito de Areia Branca, Agripino Andrelino, contra a decisão de cassação pelo pleno do TRE no início do ano foi derrotado ontem, 03, por unanimidade. Foram 6 x 0. O relator, desembargador Ricardo Múcio pediu a imediata posse da segunda colocada, Acácia Maria Nascimento Souza. O advogado da futura prefeita ontem mesmo estava providenciando as ações para a posse na Prefeitura de Areia Branca.

Equipe do Portal Infonet é ameaçada no interior.Solidariedade do Blog
Um absurdo o que ocorreu na terça-feira com uma equipe da Infonet em Salgado. Quanto retornar da viagem o titular deste espaço vai fundo no episódio. Duas Amorok brancas. O homem, que é um policial civil, ameaçou a equipe e quebrou a máquina fotográfica. O BO foi prestado. Será que a cúpula da SSP vai proteger o meliante? O governador Jackson, com certeza não concorda com essa atitude. A quem serve o policial civil. A matéria completa: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=159075&pagina=1

Sobre a prisão de Sukita
O blog recebeu muitos e-mails e comentários sobre o caso Sukita, principalmente porque na segunda-feira, tinha citado a operação da PF contra o prefeito. Foi pura coincidência. O caso Sukita era contado em prosa e verso nos bastidores da política de Sergipe. Sukita tem que pagar pelos graves erros administrativos. São vários processos.

A pequenez dos políticos de Capela
Parece que a população de Capela vai sofrer muito ainda com os atuais políticos. Veja, caro leitor, que o prefeito de Capela Ezequiel Leite, ao invés de trabalhar ontem pela manhã resolveu passar horas na frente do edifício de Sukita esperando a saída do ex-prefeito preso pela PF. Isso demonstra a pequenez de Ezequiel. Triste dos capelenses.

Mais investigações e operações
Anote para cobrar depois: antes das eleições deste ano, pelo menos mais uma operação da PF acontecerá. Tem muita gente sendo investigada. Tem o caso de um cartório de uma importante cidade onde em ano eleitoral os bens passam de dono semanalmente e tem o caso de separações para sonegação fiscal.

Nota do PSB
O Partido Socialista Brasileiro ao tomar conhecimento da operação policial deflagrada em nosso estado que envolveu o ex-prefeito Sukita,  vem a público dizer o seguinte:Desde o ano de 2013 quando surgiram no noticiário graves denúncias contra a gestão do ex-prefeito Manoel Sukita, que, a direção do partido dele recebeu pedido de renúncia do cargo de vice-presidente da Executiva, deixando, também, a partir de então, de figurar o seu nome na relação dos membros do Diretório Regional do PSB, conforme demonstram os registros do TRE, que podem ser consultados, livremente, através do portal deste egrégio órgão da Justiça Eleitoral.

Nota do PSB II
O PSB confia na justiça. Tem certeza de que o princípio do contraditório e da ampla defesa serão observados, esperando que todos os fatos que envolvem esse processo sejam devidamente esclarecidos, e, ao final, que venha a decisão que expresse unicamente a verdade. Ass. Executiva Estadual do PSB.

Comissão para Reforma do Código do Processo Civil
O senador Valadares (PSB) assumiu ontem, 03, a vice-presidência da Comissão Temporária de Reforma do Código do Processo Civil (CTCCP). A comissão presidida pelo senador José Pimentel (PT-CE) e cujo relator é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) vai estudar as alterações feitas pela Câmara dos Deputados ao projeto. A Comissão de Juristas para acompanhar o projeto é presidida pelo Ministro Luiz Fux.

Agência do INSS no Bairro Santa Maria
Em visita ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) solicitou estudos técnicos de viabilidade de implantação de uma agência do INSS em Santa Maria, localizado em Aracaju.Fábio, preocupado com a população carente do bairro, fez a solicitação com o objetivo de facilitar a vida dos cerca de 100 mil habitantes do local. “Esta agência vai evitar o deslocamento dessas pessoas para outras localidades para solucionar questões previdenciárias”, disse o parlamentar.

Serviços
Entre os serviços prestados pela agência estão a inscrição de contribuinte, fins de recolhimento, manutenção e revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários, entre outros.O ministro viu a solicitação com bons olhos e se prontificou a encaminhar o pedido para a assessoria técnica. Após o estudo, o ministro vai entrar em contato com o deputado para divulgar o resultado e a viabilidade de construir esta agência.

ASEOPP: Técnicos das áreas de dúvidas
Os responsáveis pelas áreas de habitação e obras com recursos federais da Caixa Econômica Federal em Sergipe participaram da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP onde tiraram diversas dúvidas dos associados sobre os dois temas. Estiveram presentes da gerência Executiva de habitação, Gildo Xavier e Gideão Carneiro, além do gerente Executivo de Governo, Gustavo Lima e Dulcival Santana. O deputado estadual, Garibalde Mendonça, que é engenheiro, também participou da reunião.

Celeridade
O vice-presidente de Obras Públicas da ASEOPP, Francisco Costa, que conduziu a reunião destacou a importância da presença de técnicos das duas áreas da Caixa. Francisco destacou a competência de todos eles e lembrou que a ASEOPP tem a preocupação de tirar duvidas dos associados para dar celeridade nas obras e projetos.

Explanação
O gerente Executivo de Habitação, Gildo Xavier, fez uma ampla explanação, mostrando como o setor está crescendo de forma acelerada no país nos últimos anos. “De 2007 para 2013 cresceu dez vezes mais”, explicou, informando que somente a Caixa investiu nos últimos três anos 300 bilhões em créditos imobiliários  com cerca de quatro milhões de contratos.

Qualidade
Em seguida Gildo Xavier falou dos investimentos em Sergipe com centenas de unidades entregas e os investimentos para 2014, nos municípios de Socorro, Tobias Barreto, Aracaju e São Cristovão, através do programa “Minha Casa, Minha Vida, na faixa 1.  Gildo falou também da preocupação da Caixa com a qualidade das casas entregues e por isso lançou um programa de acompanhamento e para receber as reclamações e solucioná-las. Ele anunciou que nos próximos dias a presidente Dilma estará lançando o PAC-3 como também o programa “Minha Casa, Minha Vida 3”, com atualização dos valores e novas exigências.

Sugestão
O Vice-presidente de Obras Privadas da ASEOPP, Geraldo Mageja Neto, sugeriu que a Caixa encontre uma maneira de ajudar as empresas nos andamentos dos projetos.  Gustavo Lima disse que a Caixa tem um roteiro de análise dos projetos que pode ser repassado para orientar as empresas, com maior celeridade.

Recursos públicos
O gerente Executivo de Governo, Gustavo Lima, disse que a intenção da área é ajudar para que as obras tenham o melhor andamento. “Queremos construir soluções para resolver os problemas juntos”, disse, entendo que assim como acontece na área pública, na área privada todos devem ter controle do andamento dos processos.  “Reclamem, entrem em contato, para que possamos encontrar as soluções”, disse.

Cláusula
Sérgio Henrique Pinto Melo, Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da ASEOPP sugeriu que seja colocada uma cláusula nos contratos com as prefeituras que as informações possam ser repassadas conjuntamente para as empresas contratadas. “Muitas vezes não somos informando rapidamente de alguma pendência”, explicou.

Reunião positiva
Ao final da reunião, o vice-presidente Francisco Costa, avaliou como altamente positiva a reunião porque foram tiradas diversas duvidas sobre projetos habitacionais e andamento financeiro das obras. “Acredito que o objetivo foi alcançado e todos nós da ASEOPP agradecemos a presença e a atenção de técnicos tão competentes da Caixa”, concluiu.

Albano na OIT
O empresário Albano Franco na última terça-feira, 03, para em Genebra, na Suíça. Ele vai participar como membro da representação da Confederação Nacional da Indústria – CNI, da 103ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho – OIT, com o tema central: as migrações de trabalhadores pelo mundo, com enfoque para o desemprego e o trabalho escravo. A assembléia anual e tripartite da OIT (participação de sindicalistas laborais e patronais e representantes governamentais) é o maior evento do mundo do trabalho, onde são discutidos os principais temas e aprovadas normas para a regulação internacional das relações do trabalho.  A Conferência foi aberta no último dia 28 e prossegue até o dia 12.

Pirambu: Projeto Tamar tem a segunda fábrica do País
Fundada há dezoito anos com apenas duas costureiras, hoje a Fundação Pró Tamar Pirambu, conta com cerca de trinta e quatro pessoas trabalhando diariamente para atender os pedidos das nove lojas espalhadas por todo o País.Aracaju, Vitória, Ubatuba, Costa do Sauípe, Praia do Forte, Fernando de Noronha, onde tem uma unidade do projeto, certamente terá uma peça confeccionada por mãos sergipanas. Em 2013, o Projeto fechou a estação verão com cerca de 11 mil peças fabricadas. Além de uma parceria de 3 mil bolsas, com o bloco carnavalesco Eva, onde toda a renda foi revertida para a manutenção da Fundação.

Campanhas
Todo a confecção é produzida na fábrica do Projeto Tamar localizada no município de Pirambu, distante cerca de 35 quilometros da capital sergipana e que é a segunda maior do País.Aliado às campanhas educativas de informação, sensibilização e conscientização ambiental, o Tamar promove a busca de alternativas de subsistência não predatórias para os pescadores e suas famílias, beneficiados com várias ações de inserção social.

Divulgação
A  Administração Municipal de Pirambu parabeniza as ações que são promovidas pelo Projeto Tamar, por entender que são fatos dessa natureza que divulga o nome do nosso município a nível nacional -, disse o prefeito Élio Martins, ressaltando que o município sempre estará à disposição para se somar a tudo aquilo que venha engrandecer o povo pirambuense.

Gripe e sarampo I
A vacinação contra a gripe Influenza e contra o Sarampo continua sendo realizada em todas as Unidades de Saúde da Família, até serem atingidas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Devem tomar a vacina contra a gripe gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias. Já a vacina contra Sarampo é indicada para crianças com seis meses e menos de cinco anos de idade.

Gripe e sarampo II
Os profissionais de comunicação que vão trabalhar na cobertura da Copa do Mundo e que não se vacinaram nos shoppings no último dia 31, também poderão se imunizar em qualquer Unidade de Saúde da Família. Neste caso, basta apresentar o crachá funcional e documento profissional (carteira de radialista e/ou jornalista). O alerta é para que tomem logo as vacinas, em tempo hábil para que fiquem imunizados.

Setor produtivo de Sergipe classifica como “via de mão dupla” reuniões na Sefaz
Na tarde desta segunda(02), representantes do Fórum Empresarial de Sergipe estiveram reunidos com os técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para tratar de assuntos como: decreto para vendas à administração pública, impacto da Substituição Tributária (ST) na área de material de construção e Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples).

Competitividade
“Com o advento da Substituição Tributária, o empresariado local perdeu muito na competitividade em relação a outros Estados. As consequências foram as Margens de Valor Agregado (MVA) que têm onerado o custo das mercadorias para venda. Outro ponto de discussão foi às consequências da implantação da ST em relação à área de material de construção, já que houve perda de competitividade das empresas do ramo. Incluindo também na arrecadação do próprio Estado. Foi solicitado também à Sefaz melhor tratamento às empresas optantes pelo Simples”, informa o coordenador do Fórum Empresarial, Ancelmo de Oliveira.

Sensibilidade
As reuniões, segundo o coordenador, são uma via mão dupla. “Tem sido uma maneira de mostrarmos à Sefaz as dificuldades do empresário. E, fornecemos sugestões de a mesma não complicar a vida do empresário e inclusive facilitar os negócios. Nesse sentido temos encontrado a sensibilidade do grupo da Superintendência de Administração Tributária. A criação do grupo por decreto é um avanço [Decreto nº 29.800 de 28 de abril de 2014]”, comenta Oliveira.

II Workshop Reequilíbrio Econômico Financeiro
A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe através da Procuradoria Especial dos Atos e Contratos Administrativos realizou o Workshop "Formas de Reequilíbrio Econômico Financeiro nos Contratos Administrativos – Teoria e Prática", no auditório da APESE.

Palestra
O evento teve como palestrantes os procuradores, Felipe Moreira de Godoy e Vasconcelos e Tiago Bockie, além das presenças da subprocuradora-geral do estado, Conceição Ehl Barbosa e do secretário do Trabalho, Antônio Hora Filho. Um destaque para o grande público que participou do evento e, na oportunidade, tirou dúvidas e questionamentos sobre os contratos administrativos na Administração Pública.

Canteiro de obras da Celi ganha iluminação especial para a Copa
Entrando totalmente no clima da Copa, a Construtora Celi leva as cores da seleção brasileira para o canteiro de obras e para os stands de vendas.A obra do Mansão Sementeira Park ganhou uma iluminação especial toda em verde e amarelo. Quem passar pelas avenidas Ôviedo Teixeira ou Silvio Teixeira durante a noite poderá conferir de perto as cores do Brasil compondo toda a estrutura da obra da Celi.

Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza concerto com Patrícia Polayne no TTB
“O Casamento do Ano”. É assim que a cantora sergipana Patricia Polayne vem divulgando nas redes sociais o concerto que fará esta semana, a convite da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). O evento, que conta com o apoio do Instituto Banese, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Fundação Aperipê, Brasil Filmes, Café da Gente e Ori Studio, acontecerá na próxima quinta-feira, dia 5, às 20h, no Teatro Tobias Barreto (TTB).

Tributo
O concerto será um tributo ao disco autoral “O Circo Singular – As Canções de Exílio”, lançado pela compositora em 2009. É a primeira vez que um artista sergipano tem um disco autoral interpretado pela Orquestra Sinfônica do Estado e o maestro Guilherme Mannis cuida pessoalmente dos arranjos, que ganharam ares modernos sob a atmosfera clássica.

Músicos
O espetáculo, sob a regência do maestro Daniel Nery, reunirá 64 músicos da sinfônica sergipana e contará com a participação especial do percussionista Pedro Mendonça, que acompanha a cantora há anos. Na ocasião, serão gravados um DVD e um disco ao vivo. Os ingressos estão à venda na bilheteria do TTB, ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Campanha
A decoração e iluminação especial fazem parte da campanha criada pela Celi para o período da Copa. Com o lema ‘Somos uma só torcida’ a Celi quer levar as cores da nossa seleção e ascender o espírito de união entre os torcedores para que juntos possam vibrar e acreditar na conquista do Hexa.

Solar Entre Amigos
Faça seu próprio Pacote: Casa de Praia + Cantor/Banda + Piscina, Equipe para suporte + Estrutura + Serviço de Buffet.O

 Espaço "Solar Entre Amigos", propicia para você a realização da festa de seus sonhos. Atenção repartições públicas, entidades particulares, reúna seus colegas e realize sua festa junina, loque e faça seu evento: aniversário, formatura, casamento e até grupos de amigos para assistirem aos jogos da copa.Localizado no bairro Aruana próximo a Rodovia dos Náufragos.Contato: (79) 9977-3304.

Agenda
04 de junho, quarta-feira. Hoje é o dia internacional das crianças vítimas de agressão.
Nesta quarta-feira, policiais militares fazem protesto por aumento salarial em São Paulo. Amanhã, quinta-feira, a Justiça da Itália realiza audiência para definir se Henrique Pizzolato será mandado ao Brasil. Na sexta-feira, a inflação oficial de maio será divulgada. Também nesta sexta-feira, a seleção brasileira faz seu último amistoso antes de estrear na Copa do Mundo. O jogo será contra a Sérvia, no Morumbi, em São Paulo. No sábado, 07.06, Petro Poroshenko tomará posse como presidente da Ucrânia, em Kiev. Tribunal do Egito divulga a sentença do líder da Irmandade Muçulmana. No domingo, o Papa Francisco reúne-se com os presidentes de Israel e da Autoridade Palestina.

Curtas
PROFESSORES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO DECIDEM ENCERRAR GREVE, APÓS 42 DIAS. /// SUSPENSÃO DO PT FOI UMA DECISÃO ARBITRÁRIA, RECLAMA O DEPUTADO LUIZ MOURA. /// CONSELHO DE ÉTICA APROVA INVESTIGAÇÃO CONTRA ARGÔLO. /// FELIPE VI SERÁ PROCLAMADO REI DA ESPANHA EM 18 DE JUNHO. /// COMISSÃO DE SP IRÁ À JUSTIÇA CONTRA A TESE DE ACIDENTE NA MORTE DE JK. /// DILMA FAZ OFENSIVA NA TV PARA DEFENDER A COPA. /// BARBOSA AFIRMA QUE DEVE SE APOSENTAR DO STF EM 15 DIAS. /// JUSTIÇA ELEITORAL DA BAHIA LIBERA PROPAGANDA DO PT COM LULA E RUI.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

eleção Brasileira goleia o Panamá
Em seu penúltimo jogo antes da Copa do Mundo, a seleção brasileira goleou, em Goiânia, no Estádio Serra Dourada, a equipe do Panamá, por 4 X 0, com gols marcados por Neymar cobrando falta, Daniel Alves, Hulk e Willian. No primeiro tempo, o Brasil fez uma apresentação abaixo da crítica. No tempo complementar, com a queda de produção dos panamenhos, tudo ficou mais fácil para os brasileiros. Scolári fez seis substituições. Nas duas partidas anteriores, entre Brasil e Panamá, a seleção nacional venceu por 5 a zero. Desta feita, ficou faltando apenas um gol para que esse placar fosse repetido. Neymar, o principal destaque do jogo, atuou durante todos os 90 minutos.

Retorno
O retorno para Teresópolis ocorreu ontem à noite.

Sérvia
A equipe brasileira ainda fará outro amistoso antes do início da Copa. Será contra a Sérvia, tendo como local o Morumbi, em São Paulo. A partida será disputada na próxima sexta-feira, 06 de junho.

Torneio de Toulon
Pela oitava vez, a seleção brasileira sub-21 venceu o Torneio de Toulon, ao derrotar a França, na final, por 5 a 2.

Sede da Copa de 2022 pode mudar
A imprensa da Inglaterra divulgou que um ex-dirigente do futebol do Qatar investiu 5 milhões de dólares em compra de votos para garantir a vitória da candidatura daquele país para sediar a Copa do Mundo de 2022. A FIFA vai decidir esse fato escabroso na próxima semana, mas o resultado da investigação só será anunciado após a Copa do Mundo do Brasil.

Socorrense
Washington Alcino e seus companheiros de diretoria confiam em que a Prefeitura de Socorro dê seu apoio à equipe que se sagrou, brilhantemente, vice-campeã do Estado.De outra parte, a FSF também deverá adotar iniciativas para incentivar os dois representantes de Sergipe nas competições de âmbito nacional.

Sucessão
Milton Dantas continua sendo o nome mais cotado para suceder Carivaldo de Souza no comando do futebol sergipano. Isso na hipótese de o atual presidente não se lançar a um novo mandato.

AABB
A AABB Aracaju, dando prosseguimento à sua política de intercâmbio esportivo, recebeu as equipes de sua congênere de Maceió (AL). Aracaju venceu na categoria 60 anos e perdeu na de 50. A modalidade é o futebol.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Se as pessoas soubessem o quanto seus pensamentos determinam a direção de suas vidas, teriam mais cuidado com o que pensam!

www.twitter.com/ffariajr  "Derrotado não é a pessoa que luta e perde. Mas sim a pessoa que perde sem lutar. "Bom dia!

www.twitter.com/FalaSergipe  Sukita cresceu na vida lavando Carro e foi preso lavando dinheiro

www.twitter.com/JoseRaimundos Sukita é apenas o começo, tem muita gente aí na corda banba, e o povo está de olho. Vamo que Vamo.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  O movimento Não vai ter Copa vai dar certo….no Catar.

www.twitter.com/PauloDaltro  O poder de Deus se aperfeiçoa em nossas fraquezas.

NOTA PÚBLICA

SINDIJOR solidariza-se com jornalistas processados e cobra cautela dos profissionais da imprensa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) vem a público prestar solidariedade ao jornalista Ivan Valença, que foi condenado pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa no valor de R$ 53 mil por ter publicado uma pesquisa no Jornal da Cidade, diário em que o profissional escreve semanalmente uma coluna.

A condenação, que é fruto de uma ação do Partido Trabalhista Nacional (PTN), representa censura antecipada e um atentado à liberdade de imprensa do jornalista e, na prática, o descompromisso do referido partido político ao livre exercício do Jornalismo em Sergipe.

Também estendemos a nossa solidariedade ao jornalista Sales Neto, que na condição de assessor de imprensa do Governo do Estado, foi proibido, também por ação do PTN, de fazer qualquer menção ao nome do governador do Estado, por entender, segundo o partido, ser propaganda eleitoral antecipada, mesmo que o jornalista esteja no exercício da sua atividade profissional.

Independente da bandeira política, o SINDIJOR condena quaisquer ações ou posturas que tenham por finalidade cercear a liberdade de imprensa do jornalista no exercício de sua atividade profissional.

Ao mesmo tempo, o SINDIJOR, no seu real compromisso com a liberdade de imprensa, na defesa dos jornalistas profissionais, mas também na obrigação de conduzir a categoria a preservar o Bom Jornalismo em Sergipe, orienta os profissionais da imprensa a exercerem a atividade jornalística com cautela, prudência, responsabilidade social e ética, sempre com o olhar atento à legislação eleitoral, como forma de se precaverem de possíveis equívocos inerentes à profissão.

Reafirmamos nosso compromisso em repudiar quaisquer ações que visam cercear a liberdade de expressão e, consequentemente, o trabalho de profissionais tão importantes na manutenção de um país democrático.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe

DO LEITOR

Espetáculo
Do leitor Antônio Edilson Cardoso: “Nobre Jornalista, sempre que a Polícia Federal ou mesmo a Civil, fazem estas “operações  especiais” e, por acaso, algum peixe  graúdo cai na rede, ocorre um certo frison na mídia, que dura por mais ou menos uma semana. É o que, por certo, veremos neste episódio em que o ex-prefeito Sukita, sofreu o “mega-baculejo” amplamente noticiado nesta terça-feira. Sempre que fatos dessa natureza ocorrem, e durante aquele curto período  que mencionei acima, têm-se a impressão de a população como um todo, ou a maior parte dela, é a favor de um duro combate à corrupção e ao enriquecimento ilícito, principalmente às custas do dinheiro público. Ou, pelo menos, que as pessoas envolvidas e denunciadas nestes escândalos, se não forem parar na cadeia, ao menos terão suas carreiras políticas encerradas.  Mas não é bem assim, e para comprovar, basta lembrar do escândalo do mensalão, e dos “mensaleiros” reeleitos pelo “voto popular”. Aqui, nesta ‘terra de cajueiros e papagaios’, não é diferente, e é só recordar, como exemplo, as operações Navalha, Raposa Fox R ou da confessada Roubalheira na Prefeitura de Pirambu, escândalos  que envolveram denuncias de corrupção e, em maior ou menor grau,  sumiço de dinheiro público. Na época, todos eles causaram rebuliço no meio político, na imprensa e na sociedade de um modo geral, mas hoje estão devida e convenientemente esquecidos, tanto pelo povo, que brindou com novos mandatos pessoas envolvidas em tais escândalos, bem como pela imprensa, que só sabe falar do último e, rapidamente, esquece do penúltimo. Assim, direta ou indiretamente, a sociedade e a imprensa estimulam a impunidade e a corrupção que sempre dizem condenar. Por isso a pirotecnia destas “operações” serve muito mais como espetáculo de mídia do que como efetivo combate ao crime de colarinho branco. Quem viveu vê, e quem viver verá. Um abraço!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frase do Dia
"Primeiro de tudo, querendo Deus, Justiça! Juiz e delegado que não fizer justiça só tem um jeito: passar ele na espingarda!" Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, cangaceiro brasileiro, nasceu em 04 de Junho de  1898 e morreu em 1938.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais