Dos valores, da ambição, da inteligência e da ingratidão

                                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


A cada dia que passa, o titular deste espaço tem certeza que o mal social por excelência é o poder. Ele transforma as pessoas: são poucos, muitos poucos que não mudaram quando tiveram a oportunidade de assumir algum mandato ou algum cargo através do voto popular ou da categoria que representa.

Cada vez mais a certeza também que a teoria do filósofo inglês Thomas Hobbes é certa, quando escreveu sobre a equação da virtude. O altruísmo é mesmo uma exceção, os seres

 

humanos são gananciosos por natureza. Ou seja, o homem na sua essência não é um ser do bem. Em “O Leviatã”, Hobbes cita uma figura mitológica de uma serpente que fez um acordo com os homens e quando eles não cumprem o acordo ela (a serpente) vem e os devora.

A fogueira da vaidade é um manto que a maioria veste quando chega ao Poder. Muitos acreditam que o poder não transforma as pessoas, mas o poder faz elas se revelarem.

Já o mestre Confúcio acreditava que as boas pessoas fortalecem seu caráter com atitudes que frutificam. Confúcio disse: “As pessoas cultas consideram antes de tudo a justiça. Quando pessoas cultas têm coragem, mas não justiça, tornam-se rebeldes. Quando pessoas mesquinhas têm coragem, mas não justiça, tornam-se arruaceiras”.

E o caminho que o blog escolheu, desde 2006, não foi o da arruaça, mas da rebeldia como bem escreveu o amigo Dual (jornalista Luiz Eduardo Costa) no prefácio do livro deste jornalista:

“Surge um jornalista rebelde em Sergipe. Ele é Cláudio Nunes. Esse rebelde não é uma promessa, já tem obra realizada… É preciso que surjam rebeldes. Sem eles, esses “malditos”, a pasmaceira sergipana jamais seria perturbada pela coisa inusitada entre nós, que é a contestação do poder.”

Este blog continuará rebelde, combaterá o bom combate, guardará sempre a fé, apesar das mazelas, mas, para a tristeza dos poderosos ambiciosos, ainda não terminará a sua carreira.



Redes sociais são importantes, mas é preciso usar com responsabilidade Emocionou muita gente ontem, 02, em Sergipe o depoimento do cidadão José Everton, 34 anos, que no dia anterior foi flagrado chegando em uma ambulância da Prefeitura de Estância no aeroporto de Aracaju e foi alvo de criticas irracionais nas redes sociais. Fica a lição, não só para quem postou o vídeo, mas para todas as pessoas que fizeram comentários maldosos contra o rapaz. Toda matéria do Diário Sergipano com o depoimento de José Everton aqui.

Cadê a responsabilidade em pedir as desculpas publicamente? Quem postou o vídeo – com intenção ou não – deveria pedir desculpas publicamente pelo prejuízo que causou a um paciente que luta contra um câncer há 6 anos, com dois transplantes de medula óssea e uma rotina quadrimestral de viagens para o HB – Hospital de Base, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

 

 


Ridicularização: senador Rogério tenta atropelar grupo governamental traindo até aliado  O Padre Inaldo, prefeito de Socorro, foi alertado ontem, 02, pelos verdadeiros amigos e aliados, da atitude do senador Rogério Carvalho, que se diz aliado do prefeito e levou o adversário de padre Inaldo, deputado Fábio Henrique para uma conversa com em Maceió (AL) com  Isnaldo Bulhões Jr.  líder do MDB na Câmara. Pediu o MDB para Fábio Henrique. Sei não… 

Liderança do MDB destaca conversa de Belivaldo com Lula Enquanto Rogério Carvalho procurou Isnaldo Bulhões para “acalentar” Fábio Henrique, o histórico Mdbista aliado de Lula, Renan Calheiros avisou em entrevista na rádio Rio FM que a conversa do governador Belivaldo e Lula foi muito boa e proveitosa. Arrepare! O áudio:


Ecônomo demitido O arcebispo de Aracaju, d. João Costa, demitiu aos gritos, na semana passada, o ecônomo Luca Bianucci. Conhecido na arquidiocese pela sua postura ética, o ecônomo demitido é, segundo uma leiga muito próximo do arcebispo, “um homem sério, competente, respeitado, zeloso e honesto. Ele é extremamente cuidadoso com os bens da arquidiocese. Até hoje ninguém entende o motivo do arcebispo ter demitido uma pessoa honesta. Geralmente são as pessoas desonestas e incompetentes que são demitidas, mas o arcebispo de Aracaju demitiu uma pessoa honesta, séria. É tudo muito estranho”, desabafou a leiga muito próxima do arcebispo. Italiano de nascimento, “Luca é uma pessoa bastante séria e parece que não concordava com algumas atitudes estranhas do arcebispo”, revelou o amigo do pe. Genário, vigário-geral da arquidiocese. “Tudo aconteceu a semana passada sob o olhar do pe. Everson, vice-chanceler do arcebispado e amigo do pe. Genário, que foi testemunha da cena constrangedora,” confidenciou.

Agiu de má fé A distinta senhora, que é próxima do arcebispo e está assustada com o comportamento do mesmo, disse que d. João Costa teria espalhado para o clero, para justificar a sua demissão, que o ecônomo demitido injustamente teria sido convidado para ir trabalhar em outra diocese. “Não é verdade. O arcebispo agiu de má fé e é um mentiroso. Depois dessa atitude não posso mais ficar próxima de uma pessoa que age assim”, desabafou.

Não há motivo grave Segundo o amigo do pe. Genário, ele teria consultado um canonista e o mesmo teria dito: “não se vislumbra motivo grave para a demissão do ecônomo, mesmo ele já tendo cumprido o seu quinquênio. É possível que tenha outros interesses por trás dessa demissão. Peço que não divulgue o meu nome para evitar retaliação e perseguição, mas assim reza o Código de Direito Canônico da Igreja Católica”:

Cân. 494   §1. Em cada diocese, seja nomeado pelo Bispo, ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico, um ecônomo que seja realmente perito em economia e insigne por sua probidade.

                      §2. O ecônomo seja nomeado para um quinquênio, mas, passado esse tempo, pode ser nomeado para outros quinquênios; durante o encargo, não seja destituído, a não ser por causa grave, a juízo do Bispo depois de ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico.

                      §3. Compete ao ecônomo, de acordo com o modo determinado pelo conselho econômico, administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo e, com as receitas da diocese, fazer as despesas ordenadas legitimamente pelo Bispo ou por outros por ele designados.

                      §4. No fim do ano, o ecônomo deve prestar contas das receitas e despesas ao conselho econômico.

Humilhação Segundo informações de pessoas próximas ao arcebispo, o ecônomo demitido era constantemente humilhado por d. João Costa. “Ele fazia questão de menosprezá-lo. O arcebispo é um desequilibrado e necessita urgentemente de um tratamento”, confidenciou um deles. “4 padres que fazem parte da cúpula do arcebispo já perceberam as atitudes ranzinzas do arcebispo e passaram a adotar uma certa repulsa pelos seus atos”. “O arcebispo é popularmente conhecido pelos leigos e pelo clero de Sergipe por causa da sua obsessão por dinheiro. Será que o ecônomo era uma espécie de freio para ele não fazer coisas erradas?”, concluiu um deles. Misericórdia.

Novo ecônomo Nos bastidores do clero da arquidiocese de Aracaju uma zombaria está tomando conta, pois os nomes de 2 padres são cogitados para assumir o cargo de ecônomo: o famoso pe. Jadilson, que recentemente assumiu a paróquia de São José, no bairro São José, e é bastante conhecido no whatsapp, e o pe. Leandro Flores, que é, desde a morte de Tânia, o secretário particular do arcebispo. Arrepare, Osmário, o blog apenas recomenda que a pessoa que for assumir a função de ecônomo da arquidiocese tenho muito cuidado para não fazer nada de errado, não assinar nenhum documento, pois poderá ser um bode expiatório. Saia fora dessa antes que seja tarde.

Lavanderia divina E um famoso religioso irá abrir uma lavanderia na capital sergipana. A única dúvida das pessoas é se a lavanderia será de roupa, de carro, de prato ou… de qualquer outro tipo. É aguardar.

Um abraço O blog deseja aos funcionários, ao clero e aos leigos da arquidiocese de Aracaju muita força, muita luz e muito axé para continuar trabalhando nesse ambiente. O blog sabe que todos são leitores deste espaço e estará sempre à disposição para defendê-los contra qualquer assédio moral.

 



O Sergipe Rural de sábado traz os detalhes do maior evento do agronegócio sergipano, o Seaba Agro Show. O programa mostra ainda a preocupação dos pecuaristas com o preço do leite e a produção de macaxeira em Canindé de São Francisco. Conheça também a propriedade que produz manga no platô de Neópolis que tem expectativa de recorde de safra e em Santa Luzia do Itanhy veja o artesanato e tradição de uma comunidade quilombola. Nosso programa agropecuário vai ao ar às 7h da manhã do sábado, pela Aperipê TV, com reprises aos domingos e quartas feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa basta procurar o Sergipe Rural no Youtube.

Reuniões para fortalecer a federação O diretor da Fecomércio e presidente do SindcomTB-SE,  Marcos Andrade, juntamente do superintendente da Fecomércio-SE, Maurício Gonçalves, e do advogado Airton Andrade, estão participando de reuniões na sede da CNC (Confederação Nacional do Comércio), no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir assuntos sinérgicos entre a Federação do Comércio de Sergipe e a CNC para trazer um maior desenvolvimento a entidade local.

 


 


Indiaroba, 17 de Fevereiro: curso Marketing nas Mídias Sociais Um curso voltado aos membros das cooperativas associadas a UNICAFES/SE, com o reconhecido e conceituado professor Mr. André Menezes, no próximo dia 17 de fevereiro das 8h às 17h na creche Escola do Divino, em Indiaroba (SE). O curso terá certificado emitido pela UNICAFES/SE e a Agência Attitude Comunicação e Eventos. Os participantes poderão aprender estratégias de marketing voltadas para as mídias sociais, como gerenciar corretamente as suas plataformas e como divulgar melhor seus serviços e produtos. Oportunidade espetacular! As inscrições pelo Google Form com o link na bio deste Instagram: https://www.instagram.com/unicafes_se/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018



Comerciantes e frequentadores reclamam de sargaço na praia da Aruana “Esses sargaço foi juntado ao longo da Aruana na última sexta-feira, e está até hoje, 02, causando uma má impressão para os turistas e espalhando sujeira pela praia qdo a maré sobe. Depois de amanhã faz oito dias desses novos monumentos na praia.”

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coisas do Aracaju. Por Antônio Samarone, médico sanitarista   http://blogdesamarone.blogspot.com/

 A ousada iniciativa de Inácio Barbosa (março de 1855) em elevar o povoado de Santo Antonio do Riacho do Aracaju à categoria de cidade e transformá-la na capital da Província, teve um elevado custo sanitário.

 Seis meses após a transferência da Capital, o próprio Inácio Barbosa contraiu a endêmica febre intermitente ou paludosa (malária), não resistindo, veio à falecer em 06 de outubro de 1855.

 Não foi fácil encontrar quem quisesse vir morar na nova Capital.

 

O Presidente Salvador Correia de Sá e Benevides, que sucedeu a Barbosa, encomendou aos doutores Guilherme Pereira Rabello e Pedro Autran, um laudo sobre as condições de salubridade da nova Capital.

 

O relatório dos médicos é apavorante. Ele é o primeiro documento de Saúde Pública de Aracaju, datado de 29 de junho de 1856.

 

Para se tornar habitável, os pântanos do Aracaju deveriam ser drenados. A cidade precisava ser aterrada, arborizada e embelezada. Era urgente a construção de habitações saudáveis.

 

Aracaju era o paraíso dos miasmas.

 

As dificuldades não decorreram da falta de planejamento. Pelo contrário! A planta da nova Capital foi encomendada ao engenheiro Capitão Sebastião José Basílio Pirro. A cidade foi antes esquadrinhada no papel e o planejado, cumprido.

 

Ao lado de Belo Horizonte, Aracaju foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. O engenheiro Pirro, por justiça, merecia nomear uma grande avenida em Aracaju. Entretanto, nomeia apenas uma pequena travessa na Terra Dura.

 

No inicio, circulava o boato que a Capital voltaria para São Cristóvão. Os ricos não queriam construir em Aracaju. João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, foi uma exceção. Construiu 15 casas somente na rua da Conceição, doou lotes aos amigos e foi morar nesta.

 

Não teve alternativa, a Rua da Conceição virou a Rua do Barão. Homenagem ao Barão de Maruim, um Grande do Império.

 

Em 23 de outubro de 1857 foi inaugurada a Igreja Matriz de São Salvador, na Rua do Barão.

 

Em 1860, durante a visita do Imperador à Aracaju, D. Pedro II fez um pequeno passeio pela Rua do Barão.

 

Outro famoso que morou na esquina da Rua do Barão, onde depois funcionou o cine Pálace (inaugurado em 1956), foi o senhor José da Trindade Prado, o Barão de Propriá.

 

Em 1873, a Câmara Municipal para agradar à Gonçalo de Faro Rollemberg, o barão de Japaratuba, que passou a morar na rua, trocou o nome para Rua Japaratuba. O Barão de Maruim já residia no Rio de Janeiro.

 

Mesmo no papel tendo passado para Rua de Japaratuba, depois de 1873, o povo sempre a chamava Rua do Barão. Na verdade, a Rua dos Barões!

 

No século XX chegaram à Rua do Barão o Hotel Internacional, depois substituído pelo Hotel Marozzi, o Teatro Carlos Gomes, o Ponto Chique e o Café Central,

 

Com a revolução de 1930, como forma de sublime bajulação política, as autoridades sergipanas ignoraram as tradições e renomearam a Rua do Barão como Rua João Pessoa. Um paraibano que nunca pisou os pés em Aracaju.

 

A Rua do Barão (atual João Pessoa) foi a primeira rua de Aracaju calçada à paralelepípedos, em 1919, tornando-se a principal artéria da cidade, suplantando em importância a Rua Aurora, atual Rua da Frente.

 

A Rua do Barão foi deformada e virou o Calçadão da João Pessoa. Sem memória, sem tradição e sem passado. Quem quiser conhecer a deliciosa história da Rua do Barão, procure pelos escritos do engenheiro Fernando de Figueiredo Porto (foto).


PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro “O pessoal reclama do atual Congresso. Esperem para ver o próximo.” Ulysses Guimarães, nos anos 1990.

www.twitter.com/ISMARVIANA “Cumpre que os eleitores elejam, que se movam, que saiam de suas casas para correr às urnas, que se interessem, finalmente, pelo exercício do direito que a lei lhes deu, ou lhes reconheceu.” Machado de Assis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Do grande jornalista Álvaro Luiz de Castro

Frase do Dia
2 Timóteo 3:2 – “Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais