Ética e respeito entre o médico e paciente no tratamento das doenças

Toda manhã, na África, uma gazela sabe que precisa ser mais veloz que o mais veloz dos leões, senão morrerá. Um leão sabe que precisa correr mais que pelo menos a mais lenta das gazelas, senão morrerá de fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela, quando o dia amanhecer, é melhor que você esteja correndo ( Autor desconhecido )

Uma relação de confiança entre médico e paciente é fundamental durante uma consulta, porque é graças a ela que o profissional pode diagnosticar um problema de saúde com eficiência e competência adequadas, oferecendo consequentemente opções mais eficazes e confiáveis das diversas opções de acompanhamento e tratamento. Em decorrência disso, o paciente passará dar credibilidade às medidas oferecidas pelo seu médico, e poderá confiar e respeitar as condutas recomendadas pelo profissional escolhida de forma consciente. O que descortinamos dessa relação estabelecida em clima de confiança é que para mantê-la torna-se necessário que os envolvidos passem sempre por um clima de sinceridade e honestidade total na relação que ora se estabelece: médico x paciente.

Portanto, torna-se extremamente importante de que essa sinceridade mútua seja sempre estabelecida com bastante firmeza e segurança, ou seja, todas as etapas da doença, seu acompanhamento (medidas gerais) e principalmente o teor integral do que irá ser a consistência de seu tratamento, e suas reais chances de cura ou até de sua inexistência, devem ser minuciosamente explicadas de forma transparente e bastante detalhada.

Devemos salientar de que por Sua parte o paciente NUNCA deve omitir absolutamente nada de sua história clínica e de seu passado de doenças, cirurgias e possíveis incidentes ou acidentes que possam influenciar na correta conclusão diagnóstica por parte do profissional médico.

Convém sempre determinar de que o médico apesar de acreditar sempre no paciente, tem o dever e a obrigação de procurar outras fontes de informações, quando possível, com seus parentes mais próximos, que podem ajudar bastante, no esclarecimento da saúde dele, notadamente no caso de faltar-lhe a sinceridade necessária. Convém salientar, que o profissional, embora deva sempre acreditar no paciente, que é sua principal fonte de informação, deve estar atento a mentiras, ou omissão da verdade.

Será sempre um dever do médico avaliar se há incoerências em suas informações e solicitar de forma incisiva mais dados para complementar o estudo do caso, ou seja no caso de desconfiar, ele deve certamente procurar outros meios de informação (deve ser um detetive), solicitando todos os documentos, laudos e exames que o paciente tiver, além de pedir outras informações de outros profissionais que estiverem acompanhando o seu paciente.

Quando se oculta informações, pelo paciente, familiares e/ou acompanhantes, poderemos, infelizmente, mascarar um grave e severo problema de saúde, até impedindo seu diagnóstico precoce, que poderia levar à cura de um problema clinico sério e até impedir sua evolução para o óbito.

Em relação ao tratamento, convém frisar que quando um paciente não informa sobre um efeito colateral medicamentoso no curso de seu tratamento clinico e por conta própria interrompe o uso de um ou mais medicamentos, pode passar desapercebida a falta de  resposta ao tratamento realizada, tornando uma incógnita ao profissional, o real motivo que ocasionou a desconhecida falta de adesão à conduta terapêutica levada a efeito.

Importante para o êxito do tratamento é que deve ser baseada em uma relação de honestidade entre paciente e médico, no sentido de que o tratamento possa ser realizado baseado em informações fidedignas e que possam realmente contribuir para uma melhora do paciente, baseados em um histórico de saúde verdadeiro, que irá certamente agilizar consideravelmente o processo de cura, que também será de grande ajuda para garantir uma qualidade de vida saudável e certamente bem melhor para o paciente e uma realização plena do profissional médico.

Uma relação verdadeira, honesta, transparente, sincera e acima de tudo confiável entre o médico e seu paciente é o que irá levar ao sucesso do diagnóstico e de um tratamento eficaz para resultados exitosos.

Uma Boa e Saudável Semana.

MAKTUB!!!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais