E a Assembléia, legisla?

Nem tanto, diga-se a bem da verdade. O Poder Legislativo parece abdicar do seu direito constitucional de apresentar e aprovar projetos de lei que tramitem normalmente, pelas variadas comissões técnicas. Para se ter uma idéia, nas duas semanas de retorno ao trabalho, só o deputado Venâncio Fonseca, líder da oposição, apresentou projetos que foram lidos no plenário mas não devem ter chegado ainda às Comissões. Como é comum na Assembléia, projetos dos seus próprios integrantes demoram a circular. Se for projeto do governo, no outro dia, a liderança da situação já estará pedindo a suspensão de todos os trâmites burocráticos para que o projeto em 72 horas seja aprovado.

 

A não ser o deputado Francisco Gualberto – que está maturando a apresentação de dois projetos, um deles isentando da cobrança da 2ª via de carteira de identidade, quando a primeira foi fruto de roubo; nesse caso, o interessado terá que apresentar cópia da queixa na Polícia – nenhum outro deputado tem projeto em elaboração ou apresentado no plenário. A 16ª legislatura, a que se vivencia hoje e até o ano de 2010, aos poucos vai se tornando a mais pobre de todos os tempos. O governo de sua excelência, o dr. Déda, por seu turno, não gosta de pôr os deputados a trabalhar e, quando pode, resolve o problema através de decreto – vide o caso dos “jetons” dos Conselhos do Estado.

 

O deputado Venâncio Fonseca apresentou cinco projetos. Um, dispõe sobre compensação financeira, via ICMS, para os municípios do Estado que cultivarem a citricultura. Outro, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações às vítimas de acidentes de trânsito, sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre – DPVA. Um terceiro, estabelece prioridade de tramitação aos processos e procedimentos administrativos em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. O quarto determina o envio de relatório bimestral de ocorrências policiais, pela Secretaria de Segurança Pública à Assembléia Legislativa. O último, dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilidade pelas instituições bancárias em funcionamento no Estado, de caixas eletrônicos adaptados para utilização por pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Oriundo do Poder Executivo, há apenas uma proposição a ser votada pela Assembléia, a do veto total a um projeto do deputado Gilmar Carvalho, que estabelecia normas para a realização de concursos públicos. O próprio autor é praticamente favorável ao veto. (Ivan Valença, no colunão, que publica todos os domingos no Jornal da Cidade).

 

Tiroteio

Deu na coluna Painel da FSP, de ontem 17, com o título Tiroteio: “Temos de debater o assunto sem transformá-lo numa competição para ver quem mergulha primeiro no poço de petróleo, a começar por quem não produz.” Do governador de Sergipe, MARCELO DÉDA (PT), sobre a discussão, envolvendo parlamentares e Estados não-produtores, para mudar o marco regulatório do petróleo e a lei dos royalties.

 

Beltrão em Sergipe

A conhecida família Belltrão de Alagoas,  que comanda diversos municípios na região do São Francisco quer mais e já apareceu na imprensa alagoana com várias manchetes negativas achou pouco os limites do Estado. Agora tem um candidato a prefeito em Ilha das Flores e está apoiando alguns candidatos a Câmara Municipal. É, pelo jeito não e só Renan Calheiros que está investindo em Sergipe nesse ano eleitoral.

 

Agiota com cheques da prefeitura nas mãos numa esquina

Um leitor, lembrou que em um município grande do interior de Sergipe um ex-prefeito pretende retornar a Prefeitura e vive sob a “mira” dos agiotas. Ele cita que quando o prefeito deixou a prefeitura uma agiota vivia nas esquinas do municípios mostrando cheques da Prefeitura sem fundo. É mole? E o pior nem o TC, nem o MP, nem a Justiça fizeram nada contra o ex-prefeito. Se fosse num país sério estava na cadeia. Se fosse no Japão, faria como os ministros corruptos, teria que se suicidar.

 

Denúncia sobre o site agenda cultural de Aracaju

Este blog recebeu uma grave denúncia sobre o site www.agendaculturalaracaju.com.br. Pela denuncia o site teria sido bancado com dinheiro público, com a construção por uma empresa que é ligada a uma pessoa do serviço público. O custo foi de R$ 4.800,00.  Segundo a denúncia, logo após a construção, o site foi dado de presente para outra empresa. O denunciante critica o site, entre outras coisas porque só publica a agenda do candidato Edvaldo Nogueira, e deixando os outros de lado. Segundo a denuncia, eles informam que qualquer candidato pode mandar suas agendas, mas isso não procede, porque uma assessoria de um candidato concorrente mandou toda programação semanal e eles não divulgaram. Também lá na sessão Eleições 2008, só colocam matérias só elogiando administração do prefeito. O blog está checando toda a denúncia para apresentar os nomes dos envolvidos.

 

Cabo eleitoral no sertão

O ex-deputado Heleno Silva considerou como positiva a visita na sexta e no sábado do governador Marcelo Déda a alguns municípios do sertão. Heleno disse que em Monte Alegre, Canindé e Porto da Folha Déda reuniu uma multidão em prol dos seus candidatos. Em Porto da Folha, Heleno disse que o jogo foi revertido e hoje o atual prefeito, Manoel de Rosinha tem chances reais de vitória. O outro candidato mais forte e Dr. Albino, do PMDB, que conseguiu deixar Jackson Barreto e Jorge Alberto em cima do muro no município. Já a oposição diz que Manoel de Rosinha tem uma grande rejeição e dificilmente ganha a eleição.

 

Sem movimentação política em Poço Redondo

Em Poço Redondo, o governador deixou para realizar campanha em outro dia por conta da festa da padroeira, por isso na sexta retornou para Aracaju e voltou no sábado à noite para Canindé.

 

Nota de esclarecimento da ascom/PMSE I

A Polícia Militar do Estado de Sergipe tem mantido a discussão sobre a lavratura do TCO pela Polícia Militar em alto nível, visando demonstrar a legalidade da decisão adotada pelo Comando Geral e as vantagens diretas que a nova sistemática trará para a sociedade. As Polícias são instituições prestadoras de serviço que devem ter seu foco principal no cliente, qual seja o cidadão. As vantagens da PM realizar o TCO são refletidas pela permanência das viaturas da PM na área de atuação por tempo integral, uma vez que a lavratura do Termo Circunstanciado é realizado no local do fato, em cima do capu da viatura, sem a necessidade do deslocamento para o Quartel da PM, como foi exposto no plano de expansão da Polícia Militar, sendo de conhecimento do presidente da ADEPOL, que sem argumentos convincentes e num gesto de desespero, tenta com manipulação das informações, convencer a opinião pública que a sua tese é sustentável.

 

Nota de esclarecimento da ascom/PMSE II

A ADEPOL afirma que a PM até o presente momento não buscou efetivar a integração.  Acerca dessa temática, verifica-se que no Estado de Sergipe as Polícias Militar e Civil, histórica e culturalmente, ocupam o mesmo espaço físico, premissa da propalada integração. Entretanto o que o Comando da PMSE não pode admitir é os Policiais Militares serem tratados de forma discriminada, pois na prática o que se observa na maioria das vezes, são os militares colocados em espaços secundários, sendo submetidos a condições desumana, visto que os ilustres delegados fecham as portas de quase todas as salas, sobrando para os nossos policiais um balcão para atendimento ao público, a guarda patrimonial do prédio da delegacia e custódia de presos. Com esse tipo de integração o Comando da Polícia Militar não pode concordar.A integração que a sociedade necessita é a integração das informações, operações e sistemas, com a qual o Comando da PMSE é plenamente favorável.  A PM repudia a atitude da ADEPOL, quando na falta de argumentos convincentes para sustentar suas posições, baixa o nível do discurso, passando a agredir os integrantes da PM com insinuações que colocam em dúvida o nível de conhecimento profissional dos Policias Militares. Agnaldo Edson Ramos Ferreira – Chefe da PM-5, assessor de Comunicação da PMSE.

 

Nova Desembargadora toma posse hoje

A posse da Juíza de Direito Suzana Maria Carvalho Oliveira no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe está confirmada para a próxima segunda-feira, dia 18 de agosto, às 17 horas, no Auditório Gov. José Rollemberg Leite, no Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes.  Ela foi promovida pelo critério de antiguidade pela Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargadora Célia Pinheiro, através do Ato nº 1175/ 2008, após aceitação unânime do Tribunal Pleno. A vaga que será ocupada pela Juíza pertencia ao Desembargador José Artêmio Barreto, que se aposentou compulsoriamente no dia 16 de julho.  A Juíza Suzana Maria Carvalho Oliveira respondia pela 5ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, de entrância especial e desde 11 de abril exercia cumulativamente, as funções de Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

 

PF tem maleta que faz escuta sem passar por operadoras I

Deu na FSP: A Polícia Federal incorporou a seu aparato tecnológico maletas com equipamentos capazes de realizar interceptações de telefones celulares sem recorrer às operadoras e, por isso, em tese, sem a necessidade de autorizações judiciais. Para isso, obteve o aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que analisou modelos importados que podem custar até US$ 500 mil. O equipamento, usado por unidades de elite dos EUA e da Europa, pode varrer as comunicações mantidas por meio de uma determinada ERB (Estação Rádio Base) -antena instalada pelas operadoras-, interceptar um sinal telefônico específico no ar e o decodificar. A segurança do Supremo Tribunal Federal considera o uso da maleta de interceptação uma das hipóteses para a “provável escuta” detectada mês passado na sala do assessor-chefe do presidente do STF, Gilmar Mendes. Não há provas.

 

PF tem maleta que faz escuta sem passar por operadoras II

Procurada pela Folha, a PF não respondeu a nenhuma questão sobre as maletas. A Anatel disse que analisou o equipamento a pedido do Ministério da Justiça para ser usado só como bloqueador de celular em presídios, com autorização judicial. As maletas têm capacidade para bloquear e interceptar e decodificar sinais. O uso foi confirmado pelo delegado Emmanuel Balduíno, diretor de Inteligência da PF, em depoimento à CPI dos Grampos em março. Segundo ele, o equipamento é “para emprego tático”, não para o dia-a-dia de investigações. Ao dar um exemplo, respondeu: “Se investigo um dono de operadora de telefonia, não posso pedir interceptação telefônica ao funcionário dele”. Ele não citou nomes, mas, para integrantes da CPI, era referência a Daniel Dantas, ex-controlador da Brasil Telecom, preso na Operação Satiagraha. Balduíno afirmou que as maletas também podem auxiliar investigações de uso ilegal de equipamentos similares, adquiridos clandestinamente, e em casos de seqüestro, na localização de vítimas e suspeitos através dos sinais emitidos por seus aparelhos celulares.

 

PGE abre inscrições para estágio em Direito nesta segunda-feira I

Começam nesta segunda-feira, 18, e vão até o dia 5 de setembro, as inscrições para o processo seletivo público para formação do quadro de reserva de estagiários de nível superior, na área de Direito, da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Centro de Estudos da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, localizado à Praça Olímpio Campos, n° 14, no Centro de Aracaju. O processo seletivo para estágio remunerado na PGE é destinado aos estudantes que estão cursando um dos quatro últimos períodos do curso de Direito reconhecido pelo Ministério da Educação, oferecido por instituição de ensino superior.

 

PGE abre inscrições para estágio em Direito nesta segunda-feira II

No ato de inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: cópia do registro geral (RG), autenticada ou acompanhada do original; declaração expedida pela instituição de ensino informando que o candidato está regularmente matriculado em curso de Direito e indicando o semestre que está cursando; histórico escolar atualizado até a data  da inscrição e ficha de inscrição devidamente preenchida, cujo formulário poderá ser obtido na sede da PGE. A prova de seleção será realizada no dia 20 de setembro deste ano, das 8 às 12 horas, no Colégio “Dom Luciano Duarte”, localizado na Rua Itabaiana, s/nº, Centro, Aracaju-SE. O exame, objetivo, terá 50 questões, todas de conhecimentos específicos, nas disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Trabalho e Português. Somente serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de aproveitamento. A convocação dos aprovados será feita por ordem de classificação e os estagiários contratados cumprirão carga horária de 20 horas semanais, no turno da manhã. Novos nomes aos filmes, dado pelos nordestinos.. oxe!!!]

 

II Conferência Estadual da Pessoa Idosa

Avaliar a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi), conjunto de serviços desenvolvidos pelos setores público e privado, voltados para a população da terceira idade. É com esse objetivo que acontece hoje, 18, e amanhã, 19, no Centro de Convenções de Sergipe, a II Conferência Estadual da Pessoa Idosa. No evento, sociedade civil e Governo do Estado vão avaliar as ações executadas referentes à pessoa idosa e os resultados obtidos desde a última Conferência e deliberar as ações que devem ser implementadas nos próximos dois anos. A abertura oficial do evento será as 18h30min e contará com as presenças da secretária de Estado da Inclusão Social, Ana Lucia Vieira Menezes, e do subsecretário nacional de Direitos Humanos, Perly Cipriano.

 

DO LEITOR

 

Leitor rebate declarações de Aélio Argolo I

Do leitor identificado no final do texto: “Como leitor assíduo de sua coluna, apaixonado por política, e ainda mais eleitor e morador de Nossa Senhora do Socorro, venho acompanhando as noticias e os debates aqui na sua coluna.  Vejo as declarações do candidato Aélio e penso: não sei se o rapaz é comediante ou pensa que o povo socorrense é besta! Me dirigindo ao candidato: Primeiro, sempre foi opositor a Zé Franco, inclusive ingressou judicialmente contra o mesmo e a sua administração, mas na convenção que homologou o nome de Fabio Henrique candidato a prefeito de Socorro, o Aélio, como presidente do Psc no município, fez um discurso atacando o deputado candidato adversário e ainda ao final deu um abraço daqueles em Zé Franco…. Ninguém entendeu nada….”

 

Leitor rebate declarações de Aélio Argolo II

Continua o leitor: “Segundo e último, todos sabem da inviabilidade de se construir 50 creches no município de Socorro, haja vista que só tem uma no município em função do alto custo para mantê-las.. Se o seu neo-aliado Prefeito Zé Franco não construiu nenhuma, vc quer fazer 50? Quer enganar quem? O povo já ta cansado de tanta promessa mentirosa em período de campanha!!! Além do mais vindo de alguém que muda tão rapidamente de ideologia e pensamento não se pode esperar muito… Quanto aos poucos revoltados, o resultado da eleição vai mostrar quanto poucos serão esses!!!! E por último para que não sobre dúvidas, sou eleitor de Fábio Henrique e já fui de Aélio, mas dele fui e não serei jamais!!!  E não vai anônimo, Jose Firmino dos Santos”.

 

Iluminação no Jardim Jussara

Comentário de Sérgio Santos: Gostaria de lembrar ao Prefeito que a comunidade do Jardim Jussara sofre com a falta de iluminação na “praça” (se é que podemos chamar) que fica em frente ao cemitério do ABC. A prefeitura nem constrói a praça nem ilumina o local e diariamente somos vítimas dos assaltantes. Só pra lembrar: Outubro vem aí”.

 

A gente copia

De um leitor: “15.000 pessoas na passeata de Almeida Lima? Sinceramente, quem estava no cento da cidade ontem viu coisa totalmente diferente, pouquíssimas pessoas, a não ser que ele esteja computando com os transeuntes e comerciários. Ou então, vai ver que está fazendo que nem os chineses nas Olimpíadas, preenchendo os espaços vazios dos estádios (no caso dele, das ruas, praças e avenidas) com computação gráfica. É Almeida Lima copiando os chineses … sem falar no Barack Obama. Bem que a sua campanha poderia se chamar “a gente copia”.

 

Apelo de Graccho Cardoso I

De um leitor de Graccho Cardoso devidamente identificado: “O senhor Moisés dos Santos, por 14 anos lutou para governar Graccho Cardoso. Conseguiu na eleição suplementar do ano passado alcançar seu objetivo. No entanto, por ironia do destino, como ele gosta de falar, lhe tiraram o direito de ser prefeito, teve a candidatura impugnada por problemas com o Tribunal de Contas do Estado. Não desanimou e colocou sua esposa Criza para concorrer em seu lugar. Assim, pela vontade de mudar, o povo acreditou e a elegeu prefeita. Bonita história de que quem acredita, tem confiança e fé consegue.  Essa vontade de ter a prefeitura nas mãos mostrou quem realmente é Moisés dos Santos, um homem autoritário, perseguidor e explosivo. Com sua grande carreata e seu comício.realizados no último domingo, não teve respeito nem pelo horário da Santa Missa. É de conhecimento de todos que houve um acordo entre os candidatos, o padre e a comunidade católica para que a missa mudasse de horário e passasse a ser realizada ás 18:00h, assim as atividades políticas não atrapalhariam as missas.

 

Apelo de Graccho Cardoso II

Continua o leitor: “Porém, Moisés dos Santos descumpriu o acordo, não teve palavra, e entrou em carreata pela cidade bem no horário da missa, fato que indignou o padre e todos os presentes. Nunca na história de nossa cidade, uma missa foi tão desrespeitada, por causa de um comício político. Deus está vendo isso e com certeza sua resposta virá. Agora, certamente Moisés dos Santos vai se justificar perante a população, mas não existe no mundo uma justificativa para o que aconteceu. Quero ver o que ele vai dizer, uma pessoa dessa não merece vir em porta de ninguém, nem muito menos ninguém o acompanhá-lo, mas temos que perdoar pois ele não sabe o que faz. Não estou fazendo politicagem com o nome da Igreja. Apenas estou demonstrando a minha indignação, e sei que todos os cidadãos graquenses , independentemente de religião, também estão indignados.Que Nossa Senhora da Piedade abençoe a todos”.

 

Campanha de vereadora em Socorro

E- mail recebido: “Numa nota no seu famoso blog, vi que tem uma noticia em relação a uma candidata a vereadora em N Sª do Socorro, a ex secretaria de Ação Social Marta Rêgo. Pois é, a coisa tá feia  mesmo, ela agora usa a secretaria para obter votos já que a atual secretaria Ludmila Monteiro foi indicada por ela..Vou te dar um exemplo, lá np Conjunto Jardim no CAIC, funciona o PETI (programa de erradicação do trabalho infantil) e o CRAS (Centro de referencia da Assistência Social), todos veiculados a secretaria, Os coordenadores do PETI lá no Jardim não estão com ela. Com isso ela implantou duas assistentes sociais para coordenar o PETI , já que os atuais coordenadores vão votar em outro candidato. Está existindo uma perseguição política e  coação dos funcionários, educadores, e pessoal de apoio..O CRAS trabalham no cadastramento do bolsa família e distribuição de cestas básicas, então está se usando para fins políticos numa demonstração inequívoca do desrespeito a lei eleitoral… Esta se tornando uma futura Sandra Monica…”

 

Diretoria petista “Rasga” CLT

Do informativo “Água Quente” do Sindisan: “A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil” (REPÓRTER BRASIL). ALGUNS DIRETORES DA DESO, representantes diretos do PT, já foram militantes e lutaram por melhores condições de trabalho. Porém, hoje que estão no poder adotaram uma política burguesa e obrigam os trabalhadores da DESO, admitidos após o concurso de 2004 e que trabalham em escala de revezamento, a uma jornada de trabalho de 200 horas mensais apesar de seus contratos serem de 40 horas semanais, o que daria em torno de 160 horas mensais, sem direito a receber por essas horas-extras. A política reacionária e autoritária adotada na DESO “RASGA” a CLT, pois ela, a CLT, garante a todos os trabalhadores o direito de receber por suas horas-extras. A ATUAL DIRETORIA DO SINDISAN não vai mais tolerar esse tipo de abuso e garante que providências serão tomadas. A FARRA ACABOU!”

 

Leitor cobra agilidade do SINTESE

De um leitor, devidamente identificado: “Venho cobrar a mesma agilidade do SINTESE na divulgação do resultado da seleção funcional realizado pelo mesmo. Cobro a mesma agilidade que estes a fazem, ao cobrar respostas para suas reivindicações do governo ou de quem quer que seja!  Veja você meu caro Claudio, no ultimo dia 17 de Julho o SINTESE lançou em seu site um edital de uma seleção funcional para os cargos de digitador e telefonista. Pois bem este edital tomou proporções grandes, a medida que outros sites divulgaram como oportunidade de emprego. Neste edital trazia os seguintes prazos: salve engano foi lançado no dia 04 de julho estabelecendo até o dia 17 como prazo final para “inscrições”. Digo “inscrições” porque era deixar o currículo. A seleção era dividida em três (03) etapas: 1º Análise de currículo 2º Prova escrita (LEMBRAR QUE AS INSCRIÇÕES ENCERRAVAM-SE NO DIA 17/07 E NO DIA 19/07 FOI APLICADA A PROVA) 3º Entrevista só para os classificados, que seria marcado posteriormente. Este edital por trazer características de urgência dizia inclusive que inicio previsto para 01/08, afinal um edital lançado no dia 04 de julho encerrado em 17/07 e inicio previsto para 01/08, pressupõe rapidez não? e cadê o compromisso com a palavra que este sindicato tanto cobra? Não chega a ser irônico? E olhe que já me diziam que esta seleção era “jogo de carta marcada”!!!   Além destes fatos/prazos, a prova escrita trazia em seu bojo “o que você acha do governo LULA?”, outra questão: “O que você acha do governo DÉDA?” Será que eram desclassificatoria estas? Em que sentido esta desclassificação? Era preciso ser contra ou favor para conseguir esta vaga?. Passo este e-mail para colocar estas questões de prazos e estas perguntas, e só estou  fazendo isto agora porque antes ainda acreditava que não ia “dar em pizza” ou “ser jogo de carta marcada”, MAS PELO VISTO!!!”

 

A PaZ pode ser VERMELHA!!!I

Do leitor Ulisses Moura: “Era um vermelho intenso, vermelho de sangue (agitado), com tons agrestes, vermelho do suor do trabalho árduo pela cidadania; Vermelho com animação/entusiasmo (ter Deus dentro – tradução popular da origem grega da palavra) sincero e livre de qualquer coerção ou pagamento de serviço prestado; Vermelho com a inquietude da PaZ, esta sendo compreendida como fruto da justiça. Era o vermelho da organização popular que gritava por mudança e dizia que “eles estão chegando…” e para quê estão chegando. A organização de um povo que vem caminhando na disposição da conscientização e importância do trabalho comunitário, sério e comprometido com a causa dos pobres e da população de uma maneira geral, sem arranjos de grupinhos políticos (amigos do rei)… Um vermelho que tremulava em lenços, bandeiras e bolas de assopro nas mãos de pessoas simples e genuínas do lugar (mulheres, homens, jovens, crianças, anciãos e anciãs) gente de todas as idades e credos, com feições esperançosas… a olho nu – acredito ter mais ou menos 600 pessoas distribuídas em umas 90 motocicletas, uns 52 carros de passeio, quatro Vans (microônibus), duas caminhonetas, além de uns três caminhões e o pessoal do cortejo a pé – Era uma onda vermelha, ou melhor, um mar… alguns chegaram a usar a expressão “tsunami”… prefiro ficar com a imagem do mar e suas várias e acentuadas ondas.Sim, esta imagem que vi, experienciei e senti, trata-se da caminhada e carreata da candidatura do companheiro Pedrinho e da companheira Didi, respectivamente candidatos a prefeito e vice-prefeita da cidade de São Domingos (cidade pequena no agreste sergipano, próxima de Itabaiana, com a economia voltada para a agricultura, com cerca de 6.000 eleitores), acontecida no domingo, 03.”

 

A PaZ pode ser VERMELHA!!!II

Continua Ulisses: “Essa candidatura que poderia ser mais uma, entre tantas outras, mais que tem um diferencial importantíssimo: o processo de formação e articulação do grupo que estourou na citada chapa. Pessoas indignadas com a situação de opressão e desmando de diversas nuances e graus imagináveis (por exemplo: pagar o 13º salário com pasta de dente e sabonete, salários atrasados, perseguição política e religiosa, descaso na saúde e educação e etc.) em que a cidade é encurralada a mais de 15 (quinze) anos, um cabresto imposto pelas administrações publicas locais. Por isso, encolerizadas essa gente começa a se organizar: primeiro buscando ajuda de outras pessoas para juntos e juntas fazerem a leitura da realidade e ver as possibilidades de mudança; depois rearticulação da Associação dos trabalhadores rurais; criação de um projeto de formação de lideranças “Conscientizar é libertar”; criação do diretório do PT (partido dos trabalhadores) e com certeza muitos outros passos que no momento me fogem, até porque tenho um olhar de fora. Mas com toda certeza todos esses passos foram desafiadores, dolorosos, cansativos, difíceis, mais com um sabor e um cheiro de libertação e levaram uns bons seis a sete anos para chegar até o presente. Foi bonito de se ver o que vi, senti e experienciei…  Sabendo que o caminho está no seu inicio e que assanhamos as feras… É preciso continuar firme, manter o otimismo, se preparar para as tramóias que virão e calçar as “sandálias da humildade e da paciência” de um tempo insurgente que exige comprometimento. O poder político-administrativo pela primeira vez parece que chegará às mãos de gente séria, capacitada e empenhada com os mais pobres. Oxalá, que seja assim. Vamos à luta”. Ulisses Willy Rocha de Moura. Educador popular, Missionário e Cientista Social.

 

Frase do Dia

Os homens devem ter corrompido um pouco a natureza, pois não nasceram lobos e acabaram se tornando lobos. Voltaire.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais