Ecos Apagões. Vexame mundial à vista

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Novamente um apagão afetou vários Estados do país. Desta vez a região Nordeste passou algumas horas sem energia elétrica e a culpa foi jogada em uma queimada numa fazenda do Piauí que atingiu a rede de transmissão.

O certo é que o sistema elétrico no país precisa de medidas mais urgentes. E não dá mais para um governo que encontra-se no poder há 11 anos jogar a culpa no anterior, ou seja, em FHC.  Os apagões, ou blecautes, como alguns chamam aumentaram muito em todo país nos últimos dois anos. Somente no Nordeste foram sete desde 2012.

Tudo bem que o governo federal vem realizando ações para ampliar a geração de energia de várias maneiras, mas o

Caos total no trânsito de Aracaju com apagão ontem (Foto enviada por um leitor)

brasileiro não consegue entender como um sistema tão grande não tem alternativas rápidas e eficientes para contornar  problemas como queimadas, raios, entre outros.

A tecnologia avança tanto e não é possível para o brasileiro entender que um sistema tão complexo não tenha ramais com linhas de transmissão e estações subdiárias de estocagem.  Os brasileiros pagam caro por uma energia elétrica e no mundo atual, um sistema tão grande com o do Brasil, que permite manobras de todos os tipos, não tem uma alternativa viável para problemas simples como queimadas e raios. As linhas de transmissão não têm nenhum tipo de segurança? Até quando?

O setor precisa de investimentos, mas também precisa que os técnicos promovam alternativas para problemas que surgem sempre. Imagine ontem, 28, como foi o prejuízo para milhares de empresários.

É uma pena que um apagão como o de ontem será manchete na mídia nacional e depois volta tudo ao normal. O apagão não servirá para clarear a mente das autoridades responsáveis.

É o Brasil, que vai sediar  Copa do Mundo e  Olimpíadas. Um vexame mundial bate à porta do Brasil.

Sergipe e Paraíba registram problemas no abastecimento de água após apagão
UOL: Os Estados de Sergipe e da Paraíba estão com problemas no abastecimento de água em vários municípios devido ao apagão ocorrido no Nordeste nesta quarta-feira (28).A Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) e a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) informaram à população que a captação de água bruta foi afetada com paralisação das bombas ocasionadas pela falta de energia elétrica, além de diversas ETAs (Estações de Tratamento de Água) terem o funcionamento interrompido.

Deficiência
A Cagepa explicou que o sistema de distribuição de água, desde a sua captação e tratamento, depende da energia elétrica para funcionar e a interrupção devido ao fornecimento de eletricidade afetou diretamente o bombeamento da água. A Cagepa não detalhou o número de municípios paraibanos afetados. Segundo a Deso, os 75 municípios de Sergipe estão com deficiência no abastecimento ou falta de água devido as quase três horas de interrupção dos sistemas de abastecimento. A empresa informou que após 12 horas do restabelecimento da energia os sistemas de captação e tratamento de água vão voltar ao normal

Câmara não aprova cassação de Donadon
Os 233 votos a favor, 24 a menos do que o necessário, a Câmara dos Deputados não aprovou a cassação do mandato de Donadon, parlamentar que está preso por decisão da Justiça. Os 108 deputados ausentes pesaram no resultado final da votação.

Campus do Sertão
Em audiência com o ministro da Educação, Aloízio Mercandante o governador em exercício, Jackson Barreto, acompanhado dos deputados federais Márcio Macedo e Fábio Reis, além do deputado estadual João Daniel, receberam a garantia que a UFS vai instalar o  Campus do Sertão, com funcionamento já para 2014.

Sonho
"Uma grande vitória, vitória do sertão, vitória de Sergipe", comemorou o governador.A confirmação de Mercadante veio apenas 12 dias depois que Jackson Barreto recebeu documento assinado por 24 entidades reunidas no 1º Acampamento da Juventude Campo e Cidade do Alto Sertão Sergipano, em Poço Redondo. "Estou muito contente de realizar o sonho da juventude e ver chegar ao sertão a extensão da UFS, cumprindo com a minha obrigação".

Agronomia e veterinária
No próximo dia 15 a à diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska,visitará Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo. De antemão, o governador colocou a Escola Profissionalizante Dom José Brandão de Castro, recém construída, em Poço Redondo, à disposição do MEC e da UFS. Inicialmente, estão previstos os cursos de Agronomia e Veterinária.

Oportunidade para a juventude
O deputado Fábio Reis comemorou a conquista. “Será um enorme avanço para Sergipe. Estamos garantindo a oferta de ensino de alta qualidade e ampliando as oportunidades para os jovens”, afirmou, lembrando que
a agricultura é uma das maiores atividades econômicas do sertão sergipano. “Os benefícios para nossa população são imensuráveis”, completou  Fábio Reis.

Reestruturação federativa
O senador Valadares (PSB) voltou a defender o interesse dos municípios brasileiros. Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Valadares abordou novamente o tema na reunião da Comissão ontem, 28. Para o presidente, o Congresso Nacional precisa levar a sério a necessidade de uma nova concepção da estrutura federativa.

Administração pública
“É preciso reequilibrar a balança que tem, de um lado, as competências e atribuições da administração pública para a prestação de serviços públicos e, de outro, os recursos financeiros necessários para realizar esses serviços, na quantidade e na qualidade exigidas para o bem estar de nossa população”, disse.

Solidariedade de Dilma
O deputado federal Rogério Carvalho( PT) recebeu solidariedade da Presidente Dilma Roussef e de lideranças petistas

Telegrama do Conselho Medicina SP: assédio moral a Rogério Carvalho

como Ruy Falcão, presidente do PT, José Guimrães, líder do PT na Câmara, por conta da retaliação que sofreu do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. O deputado mostrou hoje, 28, a presidente Dilma e aos companheiros de partido, durante reunião no Palácio do Planalto,  o telegrama que recebeu da entidade em seu gabinete em Brasília. Rogério é médico fiscal concursado deste Conselho desde 1996 e atualmente está licenciado sem vencimentos por ocupar o cargo de deputado federal. A licença sem vencimentos, no caso de cargos eletivos é obrigatória.

Licença suspensa
Porém, contrariando a Constituição, o Conselho Regional de Medicina Encaminhou nessa semana um telegrama suspendendo a licença e obrigando o deputado a retornar ao trabalho imediatamente: “ Como posso voltar ao trabalho se estou licenciado por ter sido eleito. É obrigação deste conselho conceder a licença e não uma “gentileza”, está previsto na constituição . O que eles estão fazendo é uma retaliação, um assédio moral porque sou relator do Mais Médicos.”

Justiça
Rogério disse que não aceitará  e nem se intimidará com esse tipo de atitude. “Acima de todos nós está a Constituição. O único Império que vivemos é o Império da Lei!Por isso mostrei o telegrama a presidenta que ficou chocada com a atitude e se mostrou solidária a mim e a todos da comissão que temos sido retaliados.”, informou Rogério. O deputado acrescentou que a Comissão de Seguridade Social e da Família da Câmara, através da Procuradoria Jurídica da Câmara dos Deputados irá tratar do caso com o Conselho e se necessário for, na justiça.

Partido Ecológico Nacional Quem será o novo?
Vendo o novo presidente do Partido Ecológico Nacional – PEN em Sergipe, dizendo que “Sergipe quer o novo”, o blog pergunta: o partido deve lançar candidato ao governo. Os três pré-candidatos colocados à mesa: Jackson, João Alves e Eduardo Amorim, já foram testados no executivo. Aliás, Cacho fala em saúde precária e atingi diretamente a todos, inclusive o senador Amorim que foi secretário estadual.

Recursos para Socorro 
O prefeito Fábio Henrique participou de uma audiência com a ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, na tarde da última terça-feira, 27, para tratar sobre a liberação de recursos para o município de Nossa Senhora do Socorro. A reunião foi solicitada pelo deputado federal André Moura e contou com a presença do senador Eduardo Amorim.

Novas obras
De acordo com Fábio Henrique, a liberação das verbas será importante para a execução e o surgimento de novas obras. “Socorro é a segunda maior população do Estado e as demandas são inúmeras. Seja na manutenção ou na construção, se os recursos não chegam à população sente, pois a arrecadação é pequena para o tamanho da população. Sempre estamos em Brasília e até mesmo no Estado em busca de parcerias que nos permitam continuar o desenvolvimento do nosso município”, destacou o prefeito.

Centralização
Para o senador Eduardo Amorim, o trabalho de legislar é válido, mas os prefeitos têm sido bastante sacrificados com a centralização de verbas no Governo Federal. “Em Sergipe, a necessidade de haver uma ação conjunta é imperativa, precisamos romper as barreiras das siglas partidárias e lutarmos por um pacto federativo que não estrangule os prefeitos e por consequência o cidadão contribuinte”, ressaltou Amorim.

Mudanças no Estatuto do Torcedor
Um projeto de lei de autoria do líder do PSC, deputado André Moura (SE), aprovado ontem, 28, na Comissão de Turismo e Desporto, torna a legislação do Estatuto do Torcedor mais rígida às torcidas organizadas ou cidadãos que incitarem a violência dentro e fora dos estádios ou invadirem locais restritos a treinos. De acordo com o texto votado pelos deputados, torcedores que se envolverem em tumultos não poderão comparecer a jogos esportivos por até 5 anos.

Rigidez
“Sabemos que as maiores confusões hoje, devido o aumento da segurança dentro dos estádios, têm ocorrido nas ruas, motivadas por jogos esportivos. E essa nova lei vai exatamente trazer uma legislação mais rígida contra esses atos. Estamos vivendo um novo momento no esporte brasileiro, o Brasil sediará a partir do próximo ano os dois maiores eventos esportivos do mundo: A Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. E o nosso projeto foi criado justamente para oferecer mais garantia de segurança, paz e tranquilidade aos torcedores que verdadeiramente gostam de esporte e vão aos jogos para torcer, de maneira pacífica, como deve ser”, comemorou o líder do PSC.

Visitas
A Comissão de Turismo e Desporto (CTD), reunida  ontem,28, aprovou requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB), propondo que membros da CTD realizem visitas técnicas às cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, a fim de acompanhar o andamento dos preparativos para realização dos eventos esportivos.No primeiro semestre desse ano, a Comissão de Turismo e Desporto visitou as seis cidades-sede da Copa das Confederações. A proposta do deputado Valadares Filho é que, no segundo semestre, os membros da CTD realizem visita técnica nas outras seis cidades-sede da Copa do Mundo.

Correta aplicação
Segundo Valadares Filho, o propósito dessas visitas é, além de verificar de perto como está o andamento das obras de infraestrutura, a adequação da logística de atendimento aos visitantes, fiscalizar a aplicação dos recursos públicos que estão sendo aplicados na preparação dos eventos esportivos.“Cabe à Comissão de Turismo e Desporto verificar a correta aplicação dos recursos públicos que estão sendo destinados à realização da Copa do Mundo”, ressaltou o deputado.

Projeto ‘Promoção Nacional do Destino Sergipe’
O Sebrae, a Emsetur  e a ABIH/SE assinam nesta quinta-feira, ás 9hs, um convênio para a implementação do projeto ‘Promoção Nacional do Destino Sergipe’. A solenidade será no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Tancredo Neves, 5.500.

Promoção
O objetivo da proposta é promover o Estado como destino turístico, inserindo-o nos mercados consumidores regional e nacional para fortalecer os micros e pequenos negócios da cadeia produtiva e incrementar a economia local. O encontro será realizado no auditório do Sebrae.

Zé Franco pede obras para Santo Amaro das Brotas
O deputado Zé Franco (PDT) solicitou ao Governo do Estado a reforma da Rodovia Estadual SE-226 que liga o município de Santo Amaro das Brotas a Maruim. De acordo com o deputado, a estrada necessita urgente de uma reforma por se encontrar bastante desgastada, colocando em risco a vida dos motoristas que trafegam pelo local. “É uma questão de segurança e também de desenvolvimento para a região, já que muitos caminhões percorrem esse trajeto para o escoamento da produção agrícola. Por esta razão nós solicitamos a inclusão dessa obra no orçamento”, disse.

Mais obras
O parlamentar também apresentou indicações solicitando ao Governo a construção de uma área esportiva para escolas dos povoados Fé e Flexeira, além da construção de uma orlinha em Santo Amaro, com a finalidade de incrementar o turismo na região. Zé Franco também indicou a reforma da Clínica de Saúde do município e a iluminação completa da igreja do Povoado Flecheira.

Homenagem a Itabaiana pelos 125 anos de emancipação
A deputada Maria Mendonça (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um pronunciamento homenageando os 125 anos de emancipação política de Itabaiana, comemorados neste dia 28 de agosto. Ela disse que se sentia agraciada por fazer essa deferência à sua terra natal. “Este é um discurso sentido do mais profundo do meu coração. Como ceboleira, a cada ano sou desafiada a debruçar-me sobre uma história de desenvolvimento e crescimento de um município que se faz por um povo marcado pelo trabalho e crença em seu potencial e compromisso de continuar fazendo daquele lugar um modelo e um exemplo para o estado de Sergipe e para o Brasil”, declarou.

Importância
No discurso feito na terça-feira, dia 27, a deputada destacou a importância deste município para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Sergipe. “Crescer, desenvolver e socializar riquezas são tijolos na construção da dignidade de um povo que tem no trabalho seu fundamento, afinal é pela lida, pela inteligência e pela persistência que seus filhos orquestram o desenvolvimento que não só orgulha aquela terra, mas que também lhe confere destaque como propulsora do desenvolvimento cujo formato é único, pois tem raízes em todas as frentes que o impulsiona, como comércio, indústria pecuária, cultura, transportes, serviços, etc”, disse.

harmonia
Segundo a deputada, no calendário festivo de Itabaiana, o dia 28 de agosto é marcado com um destaque especial de amarelo que lhe identifica, com o brilho do metal que, historicamente, o distingue. Maria Mendonça destacou que, no Estado, Itabaiana é o maior comércio de joias, que tem no ouro e na prata uma grande frente econômica para o município. “O mito fez-se crença. O povo entendeu que aquela região tinha o privilégio da harmonia entre trabalho e natureza. O homem começou a fazer a sua parte. Arou a terra, semeou, colheu e, assim, Itabaiana tornou-se celeiro do Estado”, acrescentou.

Política
Outro traço marcante da história de Itabaiana destacado pela deputada Maria Mendonça é a política. Nesse aspecto, disse ela, os embates ideológicos assumiram contornos apaixonados, cujas consequências os historiadores narram, de forma a contribuir com a formação da consciência crítica, do compromisso com a verdade e com o desmonte dos “achismos”, oportunizando a consolidação do saber autêntico, cujas bases residem na pesquisa, na sua análise e consequente publicação.

História
Ela disse que é motivo de honra para ela participar da história política de Itabaiana. “A minha família, capitaneada pelo meu saudoso pai, Chico de Miguel, escreveu e continua escrevendo páginas que não só enriquecem a história, mas, também, contribuem com o desenvolvimento daquela terra e da sua região”, disse. A deputada acrescentou que como prefeita, respeitou cada centavo do povo, investindo com rigor, em políticas e ações cujo retorno contribuiu com o crescimento humano, social, econômico e político.

Capacidade
“Acredito na política. Acredito que na política as pessoas também são diferentes e fazem a diferença e, por isso, por este motivo, trabalhei e apoiei o atual prefeito Valmir de Francisquinho”, disse, acrescentando, acreditei e continuo acreditando na sua capacidade de resgatar a crença do povo nos administradores públicos, na capacidade de construção da justiça social e no respeito à dignidade humana, sem protecionismo e distinção eleitoreiros.

Unit realiza IV Simpósio de Educação e Comunicação com tema voltado para as Mídias
A capital sergipana vai sediar o IV Simpósio Educação e Comunicação – este ano com o tema: Mídia e Educação – espaços de (co) relação de conhecimento. O encontro, que terá conferencistas internacionais, será realizado de 16 a 18 de setembro na Universidade Tiradentes (Unit), no campus Farolândia. O encontro vai abrir um debate em torno da relação Educação x Comunicação e o impacto no processo de ensinar e aprender nos espaços do conhecimento.

Realização
O simpósio, realizado pelo Grupo de Pesquisa do CNPq Educação, Comunicação e Sociedade (GECES) da Unit, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), vai reunir conferencistas nacionais e de vários países. A abertura será no dia 16, às 19 horas, com palestra do Prof. Dr. André Lemos da UFBA cujo tema será: Mídias e Educação. O evento conta ainda com nomes como os da Profª Drª Maria Luiza Osvald da UFRJ, prof. Dr.º Vicente Gosciola da Universidade do Anhembi Morumbi, Profº Dr. Luis Paulo Mercado, Profª Dr. Patrícia Horta Alves da UFPE e a Profª Dr.ª Maria João Loureiro, da Universidade de Aveiro, em Portugal.

Inscrições
O simpósio conta também com palestras da Profª Drª Alexandra Okada, da Open University/ Inglaterra e do Profº Drº Denis Renó, da Colômbia. O simpósio contará com conferências, mesas-redondas, painéis temáticos de GT e apresentações culturais.As inscrições estão abertas para o evento e oficinas. Alunos da graduação e da pós da Unit pagam 40 reais e o público externo 80 reais. Mais informações no site: http://ww3.unit.br/simposiodeeducacao/inscricoes2013/

2ª  edição do Mutirão de Catarata em Propriá
O sucesso do 1º Mutirão de Catarata realizado no último mês de junho, no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, tornou-se incentivo para, mais uma vez, ser firmada uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), e Prefeitura Municipal de Propriá, com apoio do Ministério da Saúde, para a realização da segunda edição da ação. A iniciativa acontecerá de hoje, 29 até sábado, 31, e visa beneficiar 410 portadores da doença de toda a região do Baixo São Francisco.

 “Troque sua carroça por um carrinho elétrico”
Na sessão de ontem da CMA, 28, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB) defendeu a substituição das carroças que circulam em Aracaju por carrinhos elétricos. De acordo com a vereadora, esse projeto poderia ser viabilizado pela Prefeitura que, em seguida, poderia proibir a circulação das carroças por tração animal. “Estaríamos retirando os cavalos das vias, evitando acidentes, nos comprometendo com a redução dos maus tratos aos animais e regulamentando a atividade econômica sem tirar o meio de vida do carroceiro”, explica.

Regulamentação
Lucimara enfatizou também que somente a substituição não resolveria todos os problemas. É necessário também que a Prefeitura de Aracaju envie projeto de lei para a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que regulamente a atividade de carroceiro, tratando principalmente das vias que podem ser utilizadas, as condições para a circulação nessas vias e principalmente a definição dos órgãos fiscalizadores e as sanções pelo descumprimento da lei.

Ações da Emurb são destacas por vereador
O vereador pastor Roberto Morais (PR) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, 28, para destacar algumas ações da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), no Bairro Santa Maria.  "Já podemos quantificar resultados positivos. É satisfatório ver o empenho do presidente da Emurb, Luis Durval", declarou Roberto.

Postos
Ainda segundo o parlamentar, já foram construídos dois postos de saúde na comunidade, bem como a drenagem e pavimentação da Avenida Alexsandro Alcino. Além disso, a Escola Vitória do Santa Maria foi reformada e foi construído um centro de triagem.

80 anos da ASI
Será  amanhã, 30, a solenidade em comemoração aos 80 anos da Associação Sergipana de Imprensa (ASI). A programação contará com palestra do presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo, lançamento de selo e carimbos comemorativos, outorga de Medalha do Mérito Jornalístico “Monsenhor Silveira”. Além disso, a noite será abrilhantada com o lançamento da exposição e catálogo com obras de Rosa Faria, que tem como curador Mário Britto. A solenidade acontece a partir das 20 horas na Sociedade Semear.

Pocket Zons
Um grupo de cinco bandas se reuniu para gravar seu próprio DVD com o apoio de profissionais da cadeia produtiva da música, mas de forma independente. A escolha das bandas teve seus caminhos baseados a princípio por 2 pilares: bandas em atividade e que tenham seu trabalho autoral e independente. A primeira escolhida foi “A Bandas dos Corações Partidos” porque tinha acabado de gravar em estúdio ao vivo com cenário e figurino, virando o ponto de partida, e também por conta da sua performance musical melodramática, depois foram as parceiras The Baggios, o duo de rock mais possante do nordeste, o balanço, axé e presença da Elvis Boamorte e os Boavidas, o blues nordestino e marcante da Máquina Blues, e o reggae sincero e vibrante da Ato Libertário. Ainda se uniu a esse time as parcerias com a Universidade Federal de Sergipe, Reciclaria, Ori Estudio, Aero Estudio, Dona Divina.

Captação
A captação do ZONS foi concluída de forma interdependente e partes da sua pós produção estão envolvendo outros

profissionais parceiros para editar, tratar o audio, fazer a correção de cor, etc. Mas para finalizar completamente o projeto é preciso prensar industrialmente o DVD. A prensagem industrial consiste em materializar o arquivo de áudio e vídeo do projeto em mil cópias de DVD em um fábrica fora de Sergipe. Este custo somado à produção das camisas exclusivas com a arte de Duardo Costa, chegamos em uma meta de R$ 7.700,00.

Proposta
E para essa meta se concretizar o grupo está realizando o Pocket Zons:
Com o intuito de divulgar a proposta do Projeto Zons para a imprensa e o público em geral e adquirir novos apoiadores para o projeto de captação do DVD no Catarse, será realizado o "Pocket Zons". Versão resumida do Festival Zons (ver mais: www.zons.art.br), que será realizado em novembro de 2013.O "Pocket Zons" terá uma programação com pequenas amostras dos shows dos artistas do festival. São eles:A Banda dos Corações Partidos; The Baggios; Elvis Boamorte e os Boavidas; Ato Libertário e convidados.

Apoio no Catarse
O Zons está com um projeto de captação de apoio para o DVD do festival, na plataforma virtual Catarse (http://catarse.me/pt/zons )Durante o evento Pocket Zons, a equipe estará com computadores conectados, onde o público poderá comprar cotas e fazer o pagamento com cartões de crédito/débito e em espécie.Entrada Livre para Apoiadores do ZONS no Catarse.Tanto os que já compraram alguma cota como também os que irão comprar alguma cota no dia do evento (1 de setembro).As pessoas que já apoiaram estarão na lista de convidados, na entrada do evento.Acesso a novos Apoiadores: R$ 10,00. Reciclaria: Av Senador Julio Cesar Leite, Em frente ao Aeroporto Santa Maria.Contatos: (79)8853-5269/ (79)8816-0686.

Agenda
29 DE AGOSTO – Hoje é o dia NACIONAL DE COMBATE AO FUMO, dia INTERNACIONAL DE COMBATE AOS TESTES NUCLEARES e também dia de COMBATE À DESNUTRIÇÃO. 50 anos depois do célebre discurso de Martin Luther King (I HAVE A DREAM), o presidente americano Barack Obama fala à nação, em Washington. A presidente Dilma assina regulamentação do vale-cultura. Dólar alto beneficia os produtores rurais do país. Lance Armstrong faz acordo para pagar indenização ao jornal inglês Sunday Times. Aécio e Campos apoiam diplomata que trouxe senador boliviano para o Brasil. Consórcios de bancos vão financiar infraestrutura. Tarifas aéreas poderão subir até 40 por cento até o final do ano.

Curtas
BANCO CENTRAL ELEVA PARA 9 POR CENTO AO ANO A TAXA DE JUROS. /// REMUNERAÇÃO DA POUPANÇA SOBE COM A NOVA TAXA EM VIGOR. /// GENOÍNO TEM PENA MANTIDA, MAS MINISTRO FAZ RESSALVA: JAMAIS LUCROU. /// OBAMA DECLARA QUE AINDA NÃO TOMOU UMA DECISÃO SOBRE A SÍRIA. /// STJ MANTÉM SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA TELEXFREE. /// APAGÃO DO NORDESTE PODE TER SIDO PROVOCADO POR QUEIMADA NO PIAUÍ. /// BOLÍVIA PEDE AO BRASIL QUE ENTREGUE SENADOR DA OPOSIÇÃO ASILADO. /// MINISTRO LOBÃO AFIRMA QUE GOVERNO NÃO COGITA AUMENTAR OS COMBUSTÍVEIS. /// INDÚSTRIA AVÍCOLA PREVÊ PREJUÍZO COM VALORIZAÇÃO DO DÓLAR, EM RAZÃO DOS CUSTOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

River Plate
Inicialmente discutido nos bastidores, a atual situação do River Plate de Carmópolis tornou-se conhecida do público, em consequência de entrevistas concedidas pelo seu presidente, o desportista Ernando Rodrigues. À divulgação feita por esta coluna, acrescente-se que IAGO, filho da prefeita Esmeralda, tem opinião contrária ao corte da contribuição mensal que a prefeitura carmopolitana destina ao clube. E que a redução do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, muito mais do que a dos royalties do petróleo, está tento um peso maior na decisão, vez que a diminuição dessa verba dá-se em valor mais expressivo do que a referente aos royalties. É fato que a administração municipal, que sempre deu ênfase aos projetos sociais, principalmente no que toca à distribuição de renda, já foi obrigada a fazer algumas retificações, alguns cortes em programas de caráter social.

Posição da FSF
O vice-presidente da mentora sergipana, Milton Dantas, informou a este espaço que, caso o que hoje é apenas hipótese venha a ocorrer, ou seja, o pedido de licença do River Plate, o Confiança ganhará uma vaga para a Copa do Nordeste. Todavia, no que diz respeito à Copa do Brasil, a Federação deverá, em sua opinião, promover uma competição no sentido de que o seu campeão obtenha, legitimamente, o direito de entrar na referida competição nacional, promovida pela CBF, de forma absolutamente justa. Milton Dantas ressaltou que esta é sua opinião pessoal e que a defenderá no âmbito diretivo da FSF.

Retorno salutar
Ótimo para a imprensa o retorno do festejado cronista Petrônio Gomes às páginas do Jornal da Cidade. Funcionário aposentado do BB, Petrônio marcou época no rádio sergipano, com o seu programa “RÁDIO-REVISTA”, na Cultura e na Difusora. PG é um cronista de grande estilo.

930  Esporte Clube
Agora em novo horário o programa esportivo “930 ESPORTE CLUBE”, apresentado de segunda a sexta-feira, na Liberdade AM, sob o comando do jornalista e radialista Otacílio Leite. Das 13 às 14 horas.

Justas
As homenagens prestadas a Gilvan Fontes, um verdadeiro ícone da radiofonia e da televisão sergipanas. Com 50 anos de rádio e 43 de televisão, Gilvan, que é natural de Itaporanga d’Ajuda, é um grande operário da comunicação. E uma personalidade marcante, em que ressaltam a humildade, a amizade e o espírito coletivo. Gilvan atua na Rádio Cultura e na TV Atalaia, onde esbanja sua categoria de excepcional apresentador de telejornais.

Vitinho
O jovem craque Vitinho, grande revelação do Botafogo, acaba de ser negociado com o CSKA, de Moscou. Mas a transação está gerando uma enorme polêmica no clube alvi-negro. A transação foi fechada pela empresa TRAFFIC, que representa o jogador. Valor da operação: 10 milhões de euros, ou seja, 31 milhões de reais.

Torcidas organizadas
Voltam a ser alvo das autoridades, depois dos lamentáveis acontecimentos de sábado passado, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, quando houve confronto entre torcedores do Corinthians e do Vasco da Gama. Antes, também aconteceram cenas de violência no jogo Flamengo X São Paulo. Uma forte corrente da imprensa esportiva do país pensa que não há mais jeito. A única solução poderia ser a extinção definitiva das chamadas “organizadas”. Um grande problema a ser resolvido é que nos novos estádios de futebol, as chamadas ARENAS, não há locais separados para as torcidas. Os tribunais de justiça desportiva, o Ministério Público e as demais autoridades constituídas vão ter muito trabalho pela frente.

Renovação
23 novos árbitros, formados pela Escola de Árbitros da APAF, estão sendo incorporados ao quadro da Federação Sergipana de Futebol. A solenidade de formatura ocorreu no último fim-de-semana. O presidente Ivaney Lima demonstrou sua satisfação por mais uma turma formada pela escola de árbitros. O coronel Marconi Cabral também fez pronunciamento, desejando sucesso aos novos árbitros. Os formandos escolheram como paraninfo o professor Paulo Rafael Monteiro Nascimento, diretor da faculdade Estácio/FASE.

Bom exemplo
Ao reduzir os preços de ingressos para o jogo contra o Fluminense, o São Paulo deu um exemplo a ser imitado pelos demais clubes. 55.256 torcedores pagaram ingresso. Os preços praticados foram: 10 reais (arquibancadas) e 2 reais(sócios-torcedores). A renda total foi de 658 mil, 580 reais, a maior do clube, de forma disparada, no Brasileirão deste ano. Uma boa medida para combater a elitização do futebol, aplicada pelo tricolor paulista: o barateamento dos ingressos.

Encontro prazeroso
Para nossa alegria, conversamos, ontem, com o amigo Paulo Primo, figura atuante das várias entidades ligadas à agricultura em nosso Estado. Irmão do inesquecível presidente do Confiança, Flávio Primo, o Paulo é uma figura humana admirável. Exemplo de cordialidade, contagia pelo seu otimismo. O futebol sergipano, é claro, foi a tônica de nossa conversa. Manifestou-se como um leitor diário do blog e desta coluna. Cearense de nascimento, Paulo, como, aliás, seu saudoso irmão, Flávio, figura emblemática do Dragão do Bairro Industrial, é radicado há décadas em Sergipe.

Memória do Esporte
29 de agosto – Em 1967, o Racing, da Argentina, conquista a Libertadores depois de ganhar do Nacional, do Uruguai, por 2 a 1, no Estádio Nacional de Santiago do Chile. Em 1985, o zagueiro Márcio Nunes, do Bangu, dá uma entrada violenta no joelho esquerdo de Zico, do Flamengo. O “Galinho de Quintino” rompe os ligamentos cruzados do joelho esquerdo, e tem que se submeter a várias cirurgias.

Flodoaldo, Carlos Alencar e Aldeci
Flodoaldo Vieira, narrador. Carlos Alencar, também narrador, o homem do bordão “Pode vibrar”, na hora do gol e Aldeci Lima, repórter. Três nomes que passaram pela equipe esportiva da Rádio Liberdade.

Jogo rápido
Oitavas-de-final da Copa do Brasil – Resultados de ontem: Corinthians 2 X 0 Luverdense – Grêmio 2 X 0 Santos – Atlético PR 3 X 0 Palmeiras – Goiás 2 X 0 Fluminense – Atlético Mineiro 2 X 2 Botafogo – Cruzeiro 0 X 1 Flamengo. /// Hoje jogarão Vasco da Gama X Nacional AM e Salgueiro X Internacional. /// Confrontos já definidos nas quartas-de-final, nos dias 23 e 30 de outubro: Corinthians X Grêmio e Botafogo X Flamengo. A serem definidos: Atlético do PR X Vencedor de Internacional X Salgueiro e Goiás X Vencedor de Vasco X Nacional do AM. /// Pela supercopa da Espanha, o Barcelona empatou sem abertura de contagem com o Atlético Madrid, no Camp Nou, com Neymar atuando como titular e Messi perdendo um penalty. /// FSF ultima providências junto à similar alagoana para garantir segurança e outros detalhes na partida de domingo, em que o Sergipe enfrentará o Tiradentes do Ceará, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. /// Federação Sergipana de Futebol realiza Congresso Técnico do campeonato sub-17. /// Canindé reforça equipe para a competição da série A-2.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto  O financiamento privado das campanhas eleitorais beneficia os homens de bens. E afasta da política o homem de bem.

www.twitter.com/JoseRollemberg O diplomata Eduardo Sabóia tem o meu respeito e minha admiração. Dou valor a quem tem coragem.

www.twitter.com/georgelemos1986  Será que só vão resolver esses apagões quando o país passar vexame em um evento internacional? Copa e Olimpíadas estão chegando aí… "Mas George, os eventos internacionais terão geradores…" Primeiro, que nada no Brasil funciona a contento. E sempre teremos os turistas…

www.twitter.com/palmeriodoria  O Twitter copiou Schopenhauer que anunciou: "Vou dizer numa frase o que muitos precisam de um livro para dizer".

www.twitter.com/sergioalves1  Eu penso o infinito como futuro, penso o improvável como destino e o impossível como meta!

www.twitter.com/marciorocha1  Universidade no sertão. Mais uma grande conquista para os jovens sergipanos. De longe é a gestão que mais deu certo em educação.

DO LEITOR

Polêmica Jogo do Sergipe em Al. Erro ao citar o Confiança
Do leitor Joseilton Nery, que teve um artigo publicado no blog ontem: “Caro jornalista, peço-lhe desculpas extensivas aos seus leitores, pelo deslize no artigo que escrevi acerca do mando de campo do CS Sergipe contra o Tiradentes definido para Arapiraca. Me refiro ao equívoco cometido ao mencionar o insucesso da AD Confiança na ascensão à Série C, em 2008, quando o correto é Série B. Apenas a traição da memória, embora tenha feito consultas pouco antes acerca daquela campanha. Reitero desculpas.Muito grato ao atento leitor Márcio Lima Feitosa, pelo reparo.”

Dilma em seu pior momento
Do leitor Antonio Edilson Cardoso: “Nobre Jornalista, a presidente Dilma deveria ter  aproveitado a visita do Papa Francisco I ao Brasil para pedir uma benção ao Pontífice, benção essa que lhe serviria para afastar a verdadeira urucubaca que ronda o Palácio do Planalto.  Neste ano de 2013 a Presidente não recebeu ( nem produziu) sequer uma única notícia boa, se não, vejamos: inflação em alta; PIB  medíocre; balança comercial deficitária; economia em marasmo, aprovação do seu governo em queda livre. E, como se não bastasse tudo isso, a maior onda de protestos dos últimos vinte ou trinta anos, com o povo exigindo investimentos em saúde, educação, segurança, sem o fantasma da corrupção e sem o desperdício com obras faraônicas . Ou seja, até mesmo a política do pão ( bolsa família) e circo ( copa do mundo) não vem dando certo para Dilma. Claro que ela não inventou os problemas que aí estão, mas, se elegeu para tentar resolvê-los, e foi “vendida” na campanha presidencial como uma grande administradora, uma “gerentona” que, até o momento, não conseguiu mostrar ser. Neste contexto, a importação de médicos cubanos se afigura muito mais como medida eleitoreira do que uma real preocupação com a saúde da população. Se assim não fosse, não desperdiçaria tanto dinheiro com uma ‘copa do mundo’ e investiria mais na estrutura pública de saúde, bem como já teria apresentado uma lei criando uma carreira de Estado para os médicos, semelhante a Juízes e promotores de Justiça ( inclusive na remuneração) que se iniciaria sempre nos municípios mais distantes. Um abraço!”

Ponderações sobre o apagão de ontem no Nordeste
Ney Lucio dos Santos, presidente do Sindguardas/SE:”Há muito tempo ouvimos Ecologistas falaram que os recursos minerais estão se esgotando muito depressa, que é preciso poupa-los, aprender a preservar a natureza para garantir um desenvolvimento sustentável que propicie um futuro promissor para as próximas gerações!Entendo! E faço todo possível para melhorar nossa existência no planeta! Mas a realidade é muito dura de ser combatida de uma hora para outra, vejam o exemplo de hoje, apenas 04 horas sem energia elétrica e o caos tomou conta do Nordeste Brasileiro, os problemas foram desde empresas, comerciantes, vendedores ambulantes, etc. Que tiverem perdas em vendas consideráveis, ao medo que tomou conta das ruas, que em alguns lugares, mas parecia um campo de guerra com diversos gritos de "pega ladrão", trânsito caótico, etc.Além dos problemas de comunicação! E por falar em comunicação, pude presenciar diversas amigos desesperados porque não podiam se comunicar através das redes sociais (uma febre em todas as camadas sociais).Deixo uma indagação! Ir aos meios de comunicação falar de Ecologia é fácil, difícil é se desprender da vida moderna, cada vez mais dependente de energia elétrica, fornos micro-ondas, geladeiras, freezers, cafeteira, chuveiro elétrico, ar-condicionado, churrasqueira elétrica, e talvez, os mais usados por todos, celulares, tabletes, etc.Se queremos preservar a natureza de verdade, devemos aprender a nos desprender de um dos fatores que mais a destrói! O uso indiscriminada de energia elétrica!Quem está disposto!”

Caos no transporte público na Grande Aracaju
Do leitor Pitágoras Moura de Andrade: “Nós usuários do transporte público da grande Aracaju/Aracaju estamos sendo desrespeitados, ontem 28 de agosto, a Viação Tropical recolheu 5 ônibus do itinerário 031-E. Gomes/Des. Maynard para a garagem da empresa no conjunto Eduardo Gomes entre os horários das 8h05min até 08h25min, as paradas de ônibus lotados passando um coletivo às 8h30min e consequentemente prejudicando os trabalhadores e estudantes para seus devidos compromissos. Não é por falta de ônibus que a população sofre, mas a falta de fiscalização da SMTT de Aracaju com as empresas.Sem deixar de mencionar a falta de ônibus no Bairro Tijuquinha, o itinerário 032-Tijuquinha/Osvaldo Aranha e o Tijuquinha/Des. Maynard não foi reativada pela SMTT de Aracaju, a população está sendo muito prejudicada e não têm condições de esperar 90 dias para empresa Atalaia Transportes regularizarem a frota. Semana passada a Viação Modelo disponibilizou 30 ônibus novos, bem que os demais ônibus desta viação poderia suprir a demanda do bairro Tijuquinha, infelizmente estar faltando logística por parte da SMTT de Aracaju de reativar esses itinerários e também da Prefeitura Municipal de São Cristóvão agir pela sua população que sofre com o descaso e desserviço do transporte público.”

Associação Comunitária de Moradores do Bairro 17 de Março. Posse sábado,31
E-mail da diretoria: “Na terça-feira, 13 de agosto, foi realizada a assembleia geral com a eleição e posse da nova Diretoria da Associação Comunitária de Moradores do Bairro 17 de Março. Na eleição foi eleito como presidente, Adriano Araújo, vice-presidente Silvânia e demas membros.   O nosso Objetivo é unir a comunidade para que a entidade possa ter força e legitimidade suficiente para reivindicar melhorias em diversas áreas.  A nova diretoria agradece o apoio da comunidade e comunica que não irá decepcionar, tendo em vista a necessidade da população e de tantos outros bairros adjacentes. Vamos procurar os órgãos públicos encaminhando as reivindicações ouvindo sempre a comunidade e com o apoio da imprensa. Que Deus proteja a todos nós para que possamos trabalhar com força e determinação.  Neste sábado, 31 de Agosto, à 17h, será a posse solene com festividade de Ação de Graças  com convidados e lideranças comunitárias da capital e a presença do Levita, Jonatas. A sede provisória da Associação é na rua 191, número 188m quadra 14, no bairro 17 de março”.

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frases do Dia
“O tempo urge amar. Se não puderes amar, perdoai. Se for difícil perdoar, desculpai.”

“Quanto mais auxiliares os outros, mais amplo auxílio recebereis da Vida mais Alta.”

 – Bezerra de Menezes, médico, escritor, político e dirigente espírita brasileiro, nasceu em 29 de Agosto de 1831 e morreu 1900.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários