Educação falida

Só 53,7% das crianças e dos adolescentes matriculados no ensino fundamental conseguem concluir a 8ª série (9º ano). É o que mostra relatório divulgado pelo UNICEF e publicado hoje pelo jornal O Globo. No ensino médio, a situação é ainda pior: apenas 50,9% dos jovens chegam ao fim do curso. O Nordeste é a região com pior indicador no ensino médio: somente 44,6% de concluintes. Segundo o relatório, um em cada quatro estudantes de ensino médio no Brasil é reprovado ou abandona a escola. Citando dados de 2007, o estudo informa que 12,7% dos jovens matriculados no nível médio foram reprovados e outros 13,2% largaram o estudo, totalizando 25,9%. A realidade dos 15 aos 17 anos é um desastre. Se tem desigualdade dos 7 aos 14 anos, dos 15 aos 17 fica pior. Talvez estes índices lastimáveis expliquem a miséria e a violência juvenil que tanto assusta os cidadãos.

Luta justa

Ninguém discorda que a luta dos policiais militares por melhores salários é justíssima e deve ter o apoio de toda a sociedade. Se não reivindicarem, jamais eles serão atendidos, pois o governador, seja ele quem for, vai achar que a tropa está satisfeita com o soldo. O que não se pode aceitar é que, em nome de uma luta justa, se deixe a sociedade a ver navios, entregue a sanha criminosa dos marginais. Este caminho trilhado por parte dos PMS é pantanoso e pode resultar em graves conseqüências para o contribuinte que, com muito esforço, paga impostos para ter um arremedo de segurança. É só!

Bom pra devedores

Empresas em dificuldades financeiras podem renegociar dívidas ou pedir novos financiamentos a bancos públicos nos próximos seis meses mesmo se tiverem débitos em aberto com o Fisco. A exceção foi admitida na Lei nº 11.945, que dispensa as empresas que quiserem pedir financiamentos ou renegociar dívidas de apresentar a certidão negativa de débitos (CND), exigida até então para comprovar a regularidade fiscal aos bancos. A dispensa da certidão vale até o início de dezembro.

Nó em acordos

A juíza da 1ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, Telma Maria Santos, suspendeu os efeitos do contrato feito pela Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Propriá para que esta só deposite na Caixa os recursos para o pagamento da folha de pessoal. A magistrada determinou ainda que, na hipótese de os recursos financeiros serem originários do próprio Estado ou de seus municípios, o banco oficial para depósito seja o Banese. A liminar a abre um sério precedentes, pois, nos últimos anos, várias prefeituras sergipanas “venderam” suas contas para a Caixa e outros bancos.

Fies orienta

A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), em parceria com o Banco do Brasil, vai disponibilizar em sua sede um técnico para informar empresários e interessados sobre as linhas de financiamento oferecidas pelo BNDES. A iniciativa pretende facilitar ainda mais o acesso ao crédito para empresas e apresentar as facilidades do cartão BNDES, que oferece ao empresário a possibilidade de comprar seus insumos em qualquer lugar do país, inclusive pela internet.

Não será agora

Depois da redução de 9,6% no preço do óleo diesel feita pela Petrobras nas refinarias, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes declarou que o impacto final dessas mudanças aos preços nas bombas vai depender da quantidade de estoques de cada posto. Além disso, a entidade lembra do percentual e da velocidade com que a redução será repassada por cada distribuidora, já que os postos somente podem adquirir combustíveis das companhias autorizadas pela ANP. Ao consumidor, só resta esperar.

Presente à vista

Os consumidores vão comprar presentes à vista no próximo Dia dos Namorados, comemorado sexta-feira. De acordo com recente pesquisa, 64% pretendem pagar à vista o presente para a data comemorativa. A forma parcelada foi apontada por 16,6% dos entrevistados. O percentual de pessoas que pretendem comprar um presente foi de 60,9%. Dentre os casados, 42,5% vão trocar presentes. Os namorados devem deixar para última hora, já que 88,3% ainda não compraram o presente. O gasto médio por consumidor é alto, de R$ 179,87. E você, já comprou?

Multa retirada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou multa imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe ao deputado estadual André Luiz Dantas (PSC) por propaganda irregular nas eleições de 2006. A acusação foi feita pelo governador do estado, Marcelo Déda (PT). Em sua defesa, André alegou que as fotografias anexadas aos autos provam que os cartazes não eram fixos, pois foram colocados ao longo de via pública, sobre a calçada, pela manhã, e totalmente recolhidos ao entardecer.

Cidades sem água

As fortes chuvas caídas no interior de Sergipe afetaram seriamente algumas unidades de captação da Deso, deixando sem água tratada alguns bairros de Nossa Senhora da Glória e as cidades de Canhoba, Rosário do Catete, Riachuelo e Nossa Senhora das Dores. Nesta última, a situação começou a voltar ao normal ontem à tarde. Nos outros municípios, a Deso só poderá recuperar os equipamentos danificados quando as águas baixarem, o que deverá acontecer até amanhã à tarde.

Burros de carga

O colega Jairo Júnior faz uma ressalva à nota publicada ontem sobre o Desfile Caipira, que pretende contar com cerca de 1.500 pessoas transportas pelas ruas de Aracaju em 50 carroças de tração animal. Segundo ele, se a informação passada pela Prefeitura estiver correta, serão 30 passageiros por carroça. “Coitados dos cavalos, aí sim, verdadeiros burros de carga”, afirma Jairo. O companheiro está correto. A coluna apela às autoridades para fazer uma vistoria séria visando punir os “veículos” com superlotação. Quem faz isso com os bichinhos é um de filho de uma égua, que vem a ser primo do burro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais