EducaSSão. “A notória política de deseducar o Brasil”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um artigo do sergipano Cezar Britto* publicado no site Congresso em Foco que merece uma reflexão:

Opa! A grafia errada do título deste artigo não quer dizer que me converti à “pós-modernidade gramatical” do ministro Abraham Weintraub e à sua notória política de deseducar o Brasil, agredir o saber, destruir as universidades, desprezar o magistério e perseguir o alunato. E antes de se impressionar com mais um “imprecionante” ataque à nossa língua portuguesa, paralisando por “paralizia” linguística a leitura do artigo, cabe-me esclarecer o título que poderia chocar os Amigos do Aurélio. A “educassão” do título não guarda relação direta com a educação que o eterno Paulo Freire ensinava ter o poder de mudar as pessoas para que elas mudassem o mundo.

A utilização do “SS” tem como finalidade lembrar, alertar e refletir sobre a criminosa Schutzstaffel, agora que os sinais do tempo apontam para o centenário de sua criação. A história e o Tribunal de Nuremberg – instalado após a guerra para julgar crimes nazistas – revelaram o terror causado pelo Esquadrão de Proteção e pelos “camisas pretas” que integravam a tropa de elite mais poderosa da Alemanha Nazista. Uma inestimável máquina mortal que reunia exército próprio (Waffen SS), a Gestapo (polícia secreta nazista), a Reichssicherheitshaumptamt (órgão controlador das polícias), a Ordnungspolizei (polícia regular), Sicherheitspolizei (polícia de segurança), a Sicherheitsdienst (serviço de inteligência) e o Einsatzgruppen (grupos de extermínios criados para perseguir e matar judeus).

No auge de sua atuação, sob o comando do criminoso Heinrich Himmler, a SS contava com mais de um milhão de integrantes fortemente armados. A máquina estatal responsável pelo cometimento de incontáveis crimes de guerra e contra a humanidade, dentre eles a execução da política de “limpeza étnica”, dos massacres contra a população civil dos países vencidos e do assassinato político de milhares de opositores por toda Europa. Este currículo macabro fez da SS o órgão nazista encarregado pelos campos de concentração e de extermínio, responsável direto pelo holocausto de milhões de homens, mulheres e crianças.

A máquina nazista de extermínio não nascera grande e poderosa. O seu começo fora numericamente acanhado e inexpressivo enquanto força política. O seu contingente não passava de trezentos paramilitares que integravam o Partido Nazista de Munique, selecionados pelo fanatismo e lealdade absoluta à Adolf Hitler. Logo, superando a fase embrionária de guarda pessoal de Hitler, a tropa de choque miliciana passou a eliminar qualquer foco de resistência ou oposição ao nascente nazismo, reprimir grupos minoritários, liderar atos e marchas de violência étnica e defender o autoritarismo. A SS cresceu na mesma velocidade do nazismo alemão, sendo parte integrante e ativa do horror praticado contra a humanidade.

Daí a expressão utilizada no título deste artigo. “EducaSSão” significa compreender, educativamente, o processo que fez nascer e crescer a SS Nazista. Aprender que as ideias totalitárias não podem ser toleradas, ainda que defendidas por um punhado de “exóticas pessoas”. Saber que não se pode aceitar como algo normal o terror praticado por grupos paramilitares, milicianos, fanáticos ou de assumido fundamentalismo político. Educar-se para resistir a qualquer grito, ato, marcha ou ordem que pretenda assassinar pessoas, violentar princípios humanistas e exterminar a democracia.

Espera-se que o centenário da criação da criminosa SS Nazista sirva de lição ao povo brasileiro, especialmente agora em que os valores democráticos abraçados pela Constituição Federal estão sendo questionados por “um punhado de pessoas”. Espera-se que a palavra educação nunca seja lida como “educassão” no nosso cotidiano, sendo imediatamente corrigida pelo corretor democrático quando assim digitada. Afinal, ainda vale a regra de educação pelo espanhol-estadunidense George Santayana quando assim advertiu: “Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”.

* é advogado e escritor, autor de livros jurídicos, romances e crônicas. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e da União dos Advogados da Língua Portuguesa. É membro vitalício do Conselho Federal da OAB e da Academia Sergipana de Letras Jurídicas.

 

Agradecimentos família Pinheiro A família Pinheiro, ainda consternada com o falecimento de sua matriarca, Josefa Pinheiro Tarquinio, vem agradecer a todas as pessoas que manifestaram o seu carinho, conforto e apoio com a perda do seu ente querido.Na impossibilidade de agradecer individualmente a todas as pessoas, viemos através deste agradecer profundamente às palavras e gestos de apoio e amizade com nossa mãe, avó, sogra, de todos que, de alguma forma, estiveram em orações por todos nós, enviaram mensagens de apoio, confortando e fortalecendo nossa família no transcurso de imensa dor e sofrimento.

Missa de 7º Dia Ainda em tempo, convidamos todos para a Missa de Sétimo Dia em memória de Josefa Pinheiro Tarquínio que acontecerá nesta sexta-feira, 06 de março, às 19h30 na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rua José Araújo Neto – Conjunto Orlando Dantas e ministrada pelo Padre Marcelo Conceição. Grato a todos:
Marco Pinheiro, Rejane Pinheiro, Jofre Pinheiro, Junior Pinheiro, esposas e netos.

Viaturas em condomínio do conjunto Orlando Dantas: a da PM nunca mais foi vista, já a moto do CBM continua boa parte do dia parada no local No último dia 27 de fevereiro o blog postou um questionamento de moradores do Condomínio Desembargador Pedro Barreto no Bairro Orlando Dantas sobre a presença diária de viaturas da PM e CBM no local. O carro da PM depois da denúncia não apareceu mais, porém a motocicleta do CBM continua diariamente no local. Leia o desabafo de um morador: “O descaso do comando da corporação com o uso de bens públicos para fins particulares é lamentável. O governador do Estado, chefe maior do Corpo de Bombeiros, certamente não deve pactuar com esse expediente adotado por membros da corporação. A impressão que fica é que o Comando do Corpo de Bombeiros pactua com situações dessa natureza e é leniente com tais situações. Cabe perguntar se o caso aqui do condomínio é o único ou se outros bombeiros militares fazem uso de veículos da corporação para se locomoverem até suas residências e passar parte do dia no dolce far niente? Uma vergonha para um estado que não é exemplo de austeridade para ninguém.”

 


O motorista do ônibus da foto acima ontem, 02, precisamente às 10h13, circulava na Avenida Heráclito Rolemberg em frente ao conjunto Orlando Dantas onde a PMA realiza obra de alargamento, quando ao invés de esperar o carro de passeio entrar no desvio apenas ligou a sinaleta e entrou. Se o motorista do carro de passeio não freasse a batida seria inevitável. O detalhe da imprudência: no ônibus apenas o motorista e o cobrador, ou seja, ele estava com pressa para descansar ou atrasado para iniciar a jornada. A quem recorrer? A SMTT ainda multa as empresas?

Projeto prioriza atendimento ao professor nos sistemas de saúde público e privado O deputado federal Fábio Reis (MDB), vice-líder do partido na Câmara Federal, apresentou o Projeto de Lei nº 302/2020, que institui atendimento prioritário aos professores na rede de saúde pública e privada.De acordo com o parlamentar, a proposta visa garantir atendimento célere aos professores que vivem hoje num cenário insalubre. Fábio Reis destacou que os profissionais da educação têm acúmulo de cargos para ter um salário melhor, vivem em ambiente estressante (em alguns casos, perigoso) e têm sensação de falta de valorização.

66% dos professores já se afastaram por problemas de saúde “O número de licenças por transtornos mentais e comportamentais vem aumentando ano após ano entre professores, que são os responsáveis pela formação das demais classes trabalhadoras”, lamentou o deputado. Uma pesquisa online realizada pela Associação Nova Escola com mais de cinco mil educadores, entre os meses de junho e julho de 2018, reuniu informações sobre os problemas de saúde e identificou que 66% dos professores já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde.

Redução das dificuldades No entanto, o parlamentar reconheceu que o PL por si só não corrige por completo as enormes desvantagens de ser hoje um professor vocacionado no País, mas defendeu que a proposição serve, ao menos, para demonstrar aos profissionais de ensino que o Congresso Nacional continua trabalhando para reduzir as dificuldades que passam essa fundamental categoria.

Aracaju sediará 9ª edição dos Jogos Nacionais da Magistratura Aracaju vai sediar a 9ª edição dos Jogos Nacionais da Magistratura. Promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), o evento esportivo reunirá, em média, 700 juízes de todo o Brasil, que competirão em 12 modalidades: voleibol, futsal, basquete, voleibol de areia, beach tennis, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa, sinuca, tiro esportivo e pebolim.

Apoio PMA Os jogos ocorrem entre os dias 13 e 16 de maio, no Parque Desportivo da Universidade Tiradentes (UNIT) e contam com o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju, assegurado na manhã desta segunda-feira, 2, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em reunião com a diretoria da associação sergipana.“É um evento importante, que reunirá os juízes de todo o país em nossa capital, que vai gerar emprego, renda, e, consequentemente, movimentar a nossa economia. Ou seja, um evento que vai nos trazer alegria, que estimula a qualidade de vida, através do esporte, e que vai mexer com a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Apoio fundamental Presidente da Amase, Roberto Alcântara destacou a importância do apoio da Prefeitura. “É um apoio fundamental. Foi essencial para a escolha de Aracaju como sede dos jogos nacionais, assim como será para a própria execução deles. A gestão municipal colocou à disposição todos os seus órgãos, a SMTT para cuidar do trânsito, a Guarda Municipal, entre outros órgãos. Com o suporte da Prefeitura poderemos vender Aracaju para os colegas de toda a magistratura nacional que aqui virão. O evento prevê a participação de 700 magistrados, mas chega a sensibilizar 14 mil associados, então cada um recebe material sobre Aracaju, sobre nossas belezas, cultura, fazendo um convite para conhecer a nossa bela capital e sentir o calor do povo”, salientou. Participaram da reunião os magistrados e membros da Amase, Gustavo Plech e Isaac Soares.

Parceria da ASEOPP com a ONG Anjos de um Resgate Os associados da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, se somaram a ONG Anjos de um Resgate, que atua como centro de reabilitação para animais de rua focado em casos graves em Aracaju, e contribuíram para a construção da sede da entidade. Quem desejar contribui com a ONG é só acessar aqui. Veja o vídeo de agradecimento pela parceria:

 

ABRAz Sergipe abre inscrições para curso de cuidadores de idosos A Associação Brasileira de Alzheimer Regional Sergipe (ABRAz/Se) está com inscrições abertas para o 14° Curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos e de Pessoas com a Doença de Alzheimer. As inscrições podem ser feitas na sede da instituição, que fica localizada no Centro Médico Odontológico, 403.O valor investido é de R$ 260, que podem ser divididos em até três parcelas. Para realizar as inscrições, os interessados devem estar munidos dos seguintes documentos: cópias da identidade, CPF e comprovante de residência.

Carga horária O curso possui carga horária de 160 horas de aulas teóricas e 20h de atividades práticas. As aulas terão início na segunda quinzena de março e ocorrerão na Universidade Tiradentes do Centro de Aracaju, na Rua Simão Dias. Os encontros ocorrerão de segunda a sexta, das 19h às 22h, e aos sábados das 9h às 12h.Dúvidas ou mais informações podem ser consultadas através dos telefones (79) 3042-2056 e 99975-8256, ou das páginas da ABRAz Sergipe no Instagram e no Facebook.

OAB/SE apoia evento de incentivo da participação feminina na política A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direito Eleitoral e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, está realizando juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), por meio da Procuradoria Especial da Mulher, e o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) o evento “Mulheres na Política: Viabilizando Candidaturas”.

Participação “É fundamental promover eventos que fortaleçam a participação da mulher na política. Sabemos que ainda somos minoria nos espaços de poder e representação e isso reflete diretamente na qualidade de nossa democracia. Precisamos exercer também o direito de ser votadas, para protagonizar nossas próprias lutas também no parlamento e no executivo”, afirma a integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Niully Campos.

Dificuldades “Há muitas dificuldades, oriundas da estrutura patriarcal da sociedade, que impedem que as mulheres disputem em condições de igualdade com os homens. Além disso, as regras e mudanças na legislação eleitoral precisam ser conhecidas pelas candidatas. Lugar de mulher é também na política e por isso a realização desse curso, que tem o objetivo de incentivar e preparar pré-candidatas para as disputas eleitorais de 2020”, completou a representante.

Capacitação O evento acontecerá no próximo dia 9 de março, das 8h30 às 13h, no auditório do TRE/SE, com o objetivo de capacitar as mulheres que desejem ser candidatas no próximo pleito eleitoral. “O evento é aberto ao público e, portanto, não será necessário fazer inscrição”, salientou o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE, Jefferson Feitoza de Carvalho Filho.

Temas De acordo com Jefferson Feitoza, durante o evento serão abordados quatro temas: “Pré-campanha e Propaganda Eleitoral”, que será ministrado às 8h30 pela juíza Dauquíria de Melo Ferreira; “Registro de Candidatura”, que será proferido às 9h30, pela advogada Ana Maria de Menezes; “Partidos Políticos e Sufragismo Feminino” que será ministrado às 11h, pela servidora do TRE/SE, Glória Graziele; e “Prestação de Contas e Candidaturas Laranjas”, que vai ser proferido as 12h, pela procuradora do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), Eunice Dantas. O evento encerrará às 13h.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Oportunistas do caos Do leitor Paulo Silva: “Manhã de sábado e bastou cair uma chuva muito forte e repentina que os oportunistas do caos se aproveitaram. Tanto em Aracaju quanto em São Cristóvão a turma do quanto pior melhor deu as caras para fazer uso político da desgraça dos outros em ano eleitoral. A chuva prevista para o mês de fevereiro caiu em menos de 2 horas e pegou as cidades da grande Aracaju de surpresa. E a folia politiqueira apareceu na mesma proporção da chuva. Novamente, o oportunismo político vem com força neste ano de campanha política. Oremos!“

Mudança de sede Procuradoria Geral de Aracaju E-mail recebido de servidores do órgão: “!A Procuradoria Geral do Município de Aracaju mudou-se para o Condomínio Gentil Barbosa Neo Oficce. É verdade que esta propriedade e de empresa da familia de alguém importante da PMA? Investique caro jornalista. E se for é ético esse aluguel? Ainda mais que a sede era na praça General Valadão em prédio próprio da prefeitura.” O blog vai em busca de mais detalhes desta mudança para posterior divulgação.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

UFS – Consulta Pública para Reitoria mobiliza comunidade acadêmica

Com democracia não se brinca. A Consulta Pública para Reitoria e Vice da Universidade Federal de Sergipe é legal, tem previsão estatutária e é pra valer._

Discutindo o presente e o futuro da Universidade Federal de Sergipe, por meio de um processo democrático, as entidades representativas de docentes (ADUFS), técnico-administrativos (SINTUFS), estudantes (DCE e AAU) e aposentados (ASAP) estão organizando, desde o final do ano passado, a Consulta Pública para a Reitoria e Vice da UFS.

Quatro chapas participam do pleito, identificadas e compostas da seguinte forma:

Chapa 1- “Uma UFS Diferente: Gestão Integrada com Tecnologia” (David Soares e Lucas Gonçalves)_

Chapa 2 – “Renasce UFS: Plural, Segura e de Qualidade” (Denise Leal e José Aderval)_

Chapa 3 – “Universidade Necessária com Autonomia e Participação” (Vera Núbia e Silvana Bretas_

Chapa 4 – “Por uma UFS inovadora, Democrática e mais Humana”. (André Maurício e Rozana Rivas)_

Com o objetivo de fortalecer a autonomia universitária e promover a participação dos diferentes segmentos que integram a UFS, a Consulta Pública, regida por um regulamento aprovado e consolidado em Assembleias Gerais Universitárias, prioriza a discussão de ideias e propostas.

Nesse sentido, dois debates entre as chapas já foram realizados, ambos no dia 19 de fevereiro, sendo um no Campus de Laranjeiras e outro no Campus de Itabaiana, com ampla participação de professoras/es, técnico-administrativos e estudantes dos dois campi.
Nesta terça-feira, 03 de março, acontecerá o terceiro debate, no Hospital Universitário, em Aracaju. Em seguida, dando continuidade às discussões sobre os rumos da UFS, nas próximas semanas outros três debates serão promovidos, conforme calendário abaixo:

10/03, 9h – Campus de Glória;

11/03, 18h – Campus de São Cristóvão;

17/03, 13h – Campus de Lagarto;

Finalizados os debates, a votação da Consulta Pública para a Reitoria e Vice da UFS será realizada nos dias 19 e 20 desse mês, em todos os campi e polos da universidade. O resultado do pleito será divulgado no dia 21.

Prevendo o Future-se – Sinasefe Sergipe lança campanha contra projeto do MEC no IFS

Com humor e irreverência, campanha ‘Prevendo o Future-se’ visa sensibilizar comunidade do IFS para consequências do projeto a ser implantado pelo Governo Federal.

‘Quer saber o futuro do IFS? Pergunte-me como’. A partir desta provocação em cartaz, esquetes e ações do personagem ‘Mago do Carvalho’, a campanha ‘Prevendo o Future-se: o destino do IFS em risco’ percorrerá todos os campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) durante o mês de março.

O lançamento da campanha acontece nesta terça-feira (3), em assembleia geral dos servidores e servidoras do IFS filiados ao Sinasefe Sergipe, que ocorre na garagem do IFS Campus Aracaju, no bairro Getúlio Vargas.

Leitura de mão, jogo de tarô e a ‘bola de nióbio’ são parte da esquete interativa do Mago do Carvalho. A campanha é realizada pelo Sinasefe Sergipe e visa mobilizar toda a comunidade do IFS, entre estudantes, servidores, professores e terceirizados, para entender as consequências do projeto Future-se, do Ministério da Educação, no destino do instituto.

“O nosso objetivo é alertar o IFS para os riscos gigantescos que este projeto apresenta. O financiamento da pesquisa está ameaçado, a carreira dos servidores e servidoras, a assistência estudantil, além da própria autonomia dos institutos. Tudo isso está em risco e é muito grave”, afirmou a coordenadora geral do Sinasefe Sergipe, Débora Lima.

Future-se

Lançado em 17 de julho de 2019 pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Future-se trará mudanças drásticas na gestão administrativa, financeira e patrimonial em universidades e institutos federais.

A participação das Organizações Sociais em contratos de gestão, a entrada do financiamento privado e a criação de fundos de investimento através do patrimônio imobiliário são algumas ações previstas pela proposta do anteprojeto de Lei a ser apresentada pelo Congresso.

O projeto tem provocado polêmica na comunidade acadêmica. Até o momento, os conselhos superiores de quase trinta universidades e institutos federais já rejeitaram oficialmente o projeto.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone A DESO interditou a Avenida Santos Santana, sem sinalização, na tora! Nenhum agente de trânsito no local! Falta autoridade à Prefeitura para limitar os abusos da DESO! @BlogClaudioNun

www.twitter.com/felizolafilho A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a tuberculose mata, diariamente 4.500 pessoas em todo o planeta e permanece com o status de doença infecciosa mais mortal do mundo. Os números mostram ainda que 30 mil pessoas são acometidas pela tuberculose todos os dias… Enquanto isso, continuemos comprando álcool 70 e proibindo as pessoas de se abraçarem…

www.twitter.com/EspacoMilitar APÓS DENUNCIA FEITA PELO BLOG ESPAÇO MILITAR, BOMBEIROS MILITARES TERÃO OS VALORES CREDITADOS NO CARTÃO ALIMENTAÇÃO E ASSIM PODEREM FAZER SUAS REFEIÇÕES EM SERVIÇO –

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Paulo Freire.

 

Enquanto isso em Sergipe Del Rey, onde por sugestão de um leitor a imprensa de estimação do governo deveria se chamar “JorNazismo” por replicar apenas o que o Goebbels de plantão deseja. Por exemplo, durante quase todo o dia de ontem, 02, o cartão Banese não funcionou em quase todas as lojas em Aracaju. E todos aplaudindo.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais