Edvaldo e JB retomam PMA

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Com 52,11% dos válidos, Edvaldo Nogueira, PCdoB, foi eleito prefeito de Aracaju ontem, 30. A vitória faz com que o grupo político comandado por Jackson Barreto, PMDB, retome a Prefeitura de Aracaju, que foi administrada pelo grupo por vários mandatos, com a exceção do atual.

A vitória foi também do marqueteiro Cauê que se recuperou depois de ter perdido no início da campanha com a ideia que ganharia no primeiro

 turno. Cauê, com o marketing agressivo, conseguiu colocar na cabeça de boa parte do eleitorado que João Alves – atual prefeito com uma rejeição de 80% – estava apoiando Valadares Filho.  E para isso usou os diversos nomes do DEM e aliados de João que manifestaram apoio a Valadares. Além do episódio da ida de Maria do Carmo ao Iate, quando da presença de ACM Neto e, mais recentemente, a nomeação do irmão de Robson Viana, PEN, aliado de Valadares, como secretário municipal.

Por outro lado o marketing insosso do candidato Valadares Filho não conseguiu empolgar e nos raros momentos foi por conta da interferência externa. Está mais que provado que não adianta trazer marqueteiro de fora se não tiver uma coordenação política forte, comandando todo o processo.

Edvaldo obteve cerca de 11 mil votos a mais do que Valadares Filho.

A abstenção manteve-se na média do 1º turno que foi 18,04%. No 2º turno, ficou em 18,94%. Já os votos em branco que no 1º turno ficaram no percentual de 4,30% foram reduzidos para 2.66%. Os votos nulos que no 1º turno tiveram o percentual de 16,60% agora foram reduzidos para 10,16%.

Jackson Barreto elegeu Edvaldo e se fortaleceu para 2018.

Posição clara do blog em todas as eleições
Relembrando: o titular deste espaço sempre teve posição clara nas eleições desde que o blog foi criado em 2006. Nunca ficou em cima do muro em nome de uma imparcialidade que não existe quando o espaço é opinativo e não apenas informativo. Aliás, alguns que hoje criticam o espaço são os mesmos que sempre aplaudiram, desde 2006, quando a posição favorecia o candidato deles. O titular deste espaço não precisa de elogio fácil e muito menos de uma critica meia boca.

Compromisso
G1Sergipe "Eu atribuo a virada ao seguinte fato: o povo de Aracaju pode perceber a diferença dos dois projetos e que nós queríamos fazer a cidade avançar. No meu mandato como prefeito eu mostrei e construí uma cidade com qualidade de vida e a população viu que nesse momento de crise era importante ter um prefeito com compromisso, por isso nós viramos a campanha. Estou muito feliz com a nossa vitória”, analisou Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Adversário
G1 Sergipe: "Cabe a mim nesse momento aceitar o resultado, foi a democracia que escolheu o resultado das urnas. Eu quero agradecer aos aracajuanos que confiaram o voto a nossa candidatura, a minha e a do nosso vice Pastor Antônio (PSC). Tivemos mais de 134 mil votos que eu quero do fundo do meu coração agradecer aos eleitores e aos apoiadores. Foi uma campanha muito bonita, foi uma campanha que eu falei a verdade e que eu falei aquilo que eu acreditava para o futuro da cidade”, avaliou o candidato derrotado, Valadares Filho (PSB).

Cavo comunica que suspenderá limpeza urbana a partir de hoje,31
A Cavo informa aos cidadãos de Aracaju que a prefeitura deixou de cumprir o cronograma acertado para saldar parte da dívida que tem com a empresa. A Cavo está sendo obrigada a suspender a execução dos serviços de limpeza urbana a partir desta segunda-feira 31 porque não tem mais condições de arcar, com recursos próprios, com a coleta de lixo da cidade, uma vez que a dívida já supera R$ 19 milhões. A empresa espera receber da prefeitura o mais breve possível para poder retomar a limpeza urbana do município.

Políticas Públicas de Segurança
Esse é o resultado quando se tem efetivas políticas públicas de segurança. Alagoas foi o estado que mais reduziu a violência no Brasil. Segundo

 dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública foram 20,8% de redução. E o segundo lugar ficou distante, o Distrito Federal, com 13%.

Aracaju é a quinta capital mais violenta do país
No mesmo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a capital de Alagoas, Maceió saiu do primeiro lugar no ranking das mais violentas, para oitavo. O primeiro lugar ficou com Natal (RN); o segundo lugar com Fortaleza (CE); o terceiro com São Luis (MA) e o quarto com João Pessoa (PB). Aracaju ficou em quinto lugar geral das capitais mais violentas. Veja print ao lado.

Renda irlandesa produzida em Maruim é destaque em feira nacional
A renda irlandesa produzida no município de Maruim, a 30 Km de Aracaju, foi destaque na 1ª Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original, realizada no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo/SP, de 20 a 23 de outubro. A feira reuniu mais de 10 mil peças de artesanato de todo o país e atraiu mais de 20 mil visitantes.A representante do município de Maruim foi a rendeira Adeny Vieira dos Santos, que integra o projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’ e a Associação de Renda Irlandesa, Arte e Talentos de Maruim (ARIATAM). Adeny Santos também integrou a comitiva do Sebrae Sergipe, a partir de um edital de seleção pública.

Talentos
A coordenadora do CRAS de Maruim, Amanda Santana, não escondeu a satisfação de liderar um grupo de talentos, que buscam espaços constantemente. “Nossa principal meta foi alcançada que é a valorização do trabalho das nossas rendeiras e levar as peças produzidas pelas rendeiras maruinenses para venda em novos espaços de divulgação”, revelou

Apoio Prefeitura e Sebrae
“O apoio da Prefeitura de Maruim e do Sebrae/SE foram fundamentais para a realização desta ação. As entidades ficaram responsáveis pela logística e estrutura para a participação da nossa representante nesta primeira edição da feira”, concluiu a coordenadora Amanda Santana.

Resgate
O projeto ‘Resgatando a renda irlandesa’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foi lançado em maio de 2013. O projeto tem como objetivo potencializar os serviços de proteção social básica a fim de garantir a assistência às famílias em situação vulnerável, propiciando o resgate cultural da renda irlandesa no município.

Catálogo
A renda irlandesa do município de Maruim integra, desde 2014, o ‘Catálogo de produtos da renda irlandesa em Sergipe’, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em parceria com o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Museu Histórico de Sergipe e associações de rendeiras.No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 300 mil artesãos, que são responsáveis por movimentar a atividade econômica em quase 80% dos municípios brasileiros.

ARTIGO

Sobre violência Por Nelio Miguel Jr

O Brasil, é o país em que as pessoas mais se matam no mundo, e o estado mais perigoso é Sergipe. Então, logo posso dizer que moro no lugar mais violento do mundo.

O Brasil apresenta índices assustadores, onde em números absolutos, chega a ser maior que a guerra na Síria.

Sergipe por sua vez é o estado mais perigoso do país, e proporcionalmente em números, vimos que em 2015 mais de 1.280 pessoas foram vítimas da violência, o que era de se esperar já que o governo não prioriza a segurança pública no estado de Sergipe. Profissionais recebem seus salários atrasados e divididos em 2 vezes, sem falar da falta de equipamentos adequados para trabalharem com dignidade e eficácia para que a sociedade sergipana sinta-se segura.

Desta forma, podemos ver claramente que o problema da segurança não é só pela má administração do governo do estado, e sim um problema mais amplo que atinge todo o Brasil, já que possuímos um sistema fragilizado que não ressocializa e nem muito menos educa seus infratores. Na verdade, e em muitos casos, os infratores são beneficiados por leis e brechas que trazem uma sensação de impunidade.

Dessa forma, os números de reincidência no Brasil aumentam e geram cada dia mais violência. E a quem podemos recorrer? Porque os políticos em sua maioria são envolvidos em corrupção e vivem não só a tirar os direitos dos jovens, como muitas vezes são financiados pelo tráfico de drogas.

O judiciário vive refém do parlamento, pois a única coisa que se pode fazer é julgar conforme as leis existentes. Por isso vemos várias vezes a impunidade reinar, já que as leis são fragilizadas e cheias de brechas feitas por políticos que não tem qualquer compromisso com a sociedade. Então, a única solução que podemos ter contra tanta violência está na educação.

É simples: devemos educar os jovens para termos uma geração futura com menos violência. Mas, educar de verdade, e não ter como único objetivo o alto índice de aprovação de qualquer forma; porque no Brasil se tem a possibilidade de adquirir o certificado de ensino médio com apenas uma prova de conclusão. Estou falando de uma educação onde se tem aquisição e troca de conhecimento entre aluno-professor, professor-aluno, falo em uma educação que valoriza a moralidade e o respeito, onde todos os valores morais são respeitados por alunos, pais e professores.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Não há nenhum fim. Não há nenhum começo. Há somente a paixão da vida.” Federico Fellini, cineasta italiano, morreu em 31 de Outubro de 1993 (n. 1920).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais