Edvaldo Nogueira: o infalível

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Num Estado Democrático de Direito todos têm direito a ampla defesa, quando da acusação contra qualquer tipo de crime. Todos, indistintamente. Porém, em Sergipe, as coisas não funcionam bem assim. Pela lógica do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, não basta apenas a ampla defesa, é necessário muito mais. Parece que, segundo o raciocínio do Procurador Geral do Município (PGM), Sidney Amaral Cardoso, Edvaldo e o seu governo nem devem e nem podem ser investigados.

Pasmem! Na sexta-feira passada, dia 24, o PGM e a secretaria de Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, convocaram uma coletiva e desafiaram todas as instituições envolvidas no processo de investigação do Hospital de Campanha de Aracaju: a CGU, o MPF e a Polícia Federal. De quebra, o PGM ainda deu lições de Direito ao Juiz Federal da causa. Foi um show de muita presunção e arrogância.

Edvaldo Nogueira, por meio do PGM, fez o que nenhum outro prefeito ou governador investigados fizeram: comunicar que iriam pedir a extinção do inquérito penal relacionado ao Hospital de Campanha, pois “não foi verificado qualquer indício de prática de crime”.
Resta saber se o Judiciário Federal irá acatar esse ato de prepotência do prefeito de Aracaju, através do seu PGM, e cair no conto da sereia.

Diferentemente do que ocorreu no escândalo do lixo, no início do governo Edvaldo Nogueira, parece que o seu grupo não está conseguindo mexer nas peças do tabuleiro para evitar as investigações. Pelas conclusões do Procurador Geral do Município e da Secretária de Saúde de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira é infalível, ou seja, não erra, e, consequentemente, nem deve e nem pode ser investigado. Além do mais, para o PGM: “O processo foi avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado que comparou o custo da unidade com o Hospital de Campanha de Goiás, constatando que o de Aracaju tinha um custo muito menor. Foi objeto de análise do Ministério Público Estadual, que arquivou a ação por entender que não havia irregularidades.”

Quem não deve, não teme, Edvaldo. Deixem investigar, pois quem sabe a Senhora SANT’ANA, que foi festejada ontem, 26, ajude a concluir que tudo não passou de um mal entendido e equívoco da CGU, do MPF, da PF e da Justiça Federal.


Como diz um experiente amigo “É muito difícil explicar o inexplicável.”


Fonte da polícia: “operação da PF na prefeitura é café pequeno” Deu no NE Notícias: “Como NE Notícias informou, a Procuradoria do Município de Aracaju decidiu pedir na Justiça a extinção do inquérito aberto na Polícia Federal sobre o Hospital de Campanha. Logo depois da manifestação da Procuradoria, nesta sexta-feira, 24, duas fontes da polícia, reservadamente, disseram a NE Notícias que a operação desencadeada na Secretaria de Saúde e na casa de servidores é “café pequeno”. Diante da insistência do repórter, apenas uma resposta: “aguarde”.

Banese – Interino. Indicado. Impedido. Iludido Enquanto as novelas repetem na TV, a saga da gestão do Banese tem episódios inéditos todos os dias. Não basta mal instruírem o Governador do Estado que indicou um possível impedido à Presidência do Banco do ex-secretário da Fazenda Sr. Ademário Alves. O blog lembra aos leitores de que em 18 de junho, desse ano, foi noticiado por este jornalista que o impedimento seria evidente. O mesmo possui parentesco de primeiro grau com detentor de cargo político. Quase de imediato o interino daquela instituição ratificou em outros espaços da mídia que o possível impedido assumiria.

Banese – Interino. Indicado. Impedido. Iludido II Acredita-se que o interino e sua diretoria não tem competência para derrogar o § 3º, inciso V do artigo 17 da Lei 13.303 de 30 de junho de 2016, muito menos de antecipar a aprovação que cabe ao Banco Central. A não deliberação do indicado a presidente o Sr. Ademário Alves na última Assembleia Geral Ordinária do dia 20 de julho cria evidências da não aprovação pelo Banco Central do indicado e o interino segue interinando.

Banese – Não pausou No capítulo do dia 20 de julho, a 3ª Vara Cível de Aracaju deferiu o pedido de tutela antecipada requerida pelo Ministério Público do Estado de Sergipe. O motivo foi a distorcida apresentação da pausa em diversos contratos que teriam o pagamento suspenso por 90 dias, contudo não se tratava de pausa. Na verdade, conforme consta na decisão se tratava de um refinanciamento, onde aumentava as parcelas e os saldos devedores dos clientes que aderiram a “pausa”. No seu programa “PAPO RETO” do dia 28 de abril, o governador Belivaldo Chagas tratou da “Pausa” de três meses nos pagamentos. Estaria ele muito mal orientado, mesmo com boas intenções. Culminou na paralisia e incompetente atuação da diretoria do Banese, em especial, a gestão de crédito que outrora já teve a oportunidade de substituir o ex-presidente Fernando Mota. Assim, o interino interina e a ex-interina segue não pausando.

Não há como não questionar Excelentíssimo Senhor governador, o que está acontecendo no Banese e o que vai acontecer? Há algo a esconder?

OAB/SE emite nota A Seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através do seu presidente, Inácio Krauss, e do presidente da Comissão de Direitos Humanos, José Robson de Barros, emitiram uma nota muito dura sobre o despejo de famílias das Mangabeiras realizada pela prefeitura de Aracaju. Segundo a nota, “A operação ocorreu de forma truculenta e com uso de força desproporcional, ocasionando sofrimento físico e mental às famílias que já se encontram em situação de vulnerabilidade. Esta forma violenta adotada pelo ente público municipal para o despejo dos moradores, sobretudo durante uma pandemia, é absolutamente inaceitável e desumana”.
Leia a nota na íntegra: http://oabsergipe.org.br/blog/2020/07/24/nota-publica-26/

Defensoria Pública entra com Ação Civil Pública A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Núcleo de Bairros, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) em face do Município de Aracaju para que realoque ou conceda auxílio moradia às famílias da Ocupação Mangabeiras que se enquadram nos requisitos legais previstos na Lei Municipal de Aluguel Social. O município de Aracaju iniciou, no último dia 20, a retirada das famílias da ocupação para liberar o terreno para construção de moradias populares. De acordo com a liderança da ocupação, mais de 230 famílias ficaram fora do aluguel social.

Ato contraditório Para o defensor público e diretor do Núcleo de Bairros, Alfredo Nikolaus, o Município contraria o decreto municipal que prega o isolamento social. “O Município, ao editar um Decreto, postula e incentiva a população ao isolamento social, mas pratica um ato contraditório a partir do momento que causa aglomeração na ocupação Mangabeiras, possibilitando a essas famílias que se tornem pessoas em situação de rua e, causando, desta forma, uma grande possibilidade de contraírem a Covid19”, disse.

Procuram-se Enquanto isso, o arcebispo de Aracaju, dom João Costa, e o seu vigário geral, pe. Genário, que recentemente visitaram o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, permaneceram calados, omissos e escondidos diante das atrocidades cometidas contra as famílias pobres que foram despejadas das Mangabeiras. Em outros tempos, as autoridades eclesiásticas se colocavam à frente na defesa dos marginalizados. Falar de pobre da boca pra fora é muito fácil, porém defender os pobres de políticos aliados é missão quase impossível na arquidiocese de Aracaju. É uma tristeza e uma vergonha muito grande, principalmente em tempos de Papa Francisco.

Vice de Danielle Garcia Seguem nos bastidores da política sergipana comentários sobre o vice da pré-candidata a prefeita de Aracaju, Danielle Garcia (Cidadania). Inicialmente comentou-se o nome do ex-deputado federal e pastor Jony Marcos, mas nas últimas horas, seguindo a onda de lançamentos de outsider, o nome que se comenta é o do policial Adriano Bandeira. O pré-candidato a vereador nega e diz que jamais tratou do assunto. Seria uma chapa outsider interessante. Realmente nova. Mas será que o eleitor entenderia uma chapa policial puro sangue?

Laranjeiras: tapa buracos em diversas ruas A Prefeitura Municipal de Laranjeiras através da Secretaria de Infraestrutura está realizando tapa buracos em várias ruas de Laranjeiras. Nos últimos dias a equipe da operação esteve esteve no Conjunto Pedro Diniz. Apesar das dificuldades financeiras que a cidade está enfrentando, a Prefeitura não mede esforço para realizar ações e as ações chegarão a todos os povoados do município. E as ações de sanitização de locais sanitização de locais com maior fluxo de pessoas no município continuam diariamente em diversos pontos da cidade. São medidas de combate ao coronavírus que dão mais segurança para toda comunidade.



Comitê Popular pela Vida realiza atos contra a fome e outros efeitos da pandemia em municípios de Sergipe Em defesa da vida das mulheres e homens de Sergipe, o Comitê Sergipano Popular pela Vida (COPVIDA) tem realizado uma série de atividades públicas, com o objetivo de denunciar o estado de insegurança alimentar e aumento da fome como consequência da pandemia da covid-19 na vida das famílias mais vulnerabilizadas do estado.

Recomendações Respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e os decretos governamentais de isolamento social e uso de equipamentos de proteção, representantes de entidades integrantes do Comitê dialogaram com populações dos municípios de Canindé, Indiaroba, Neópolis e Propriá e contou também com protocolo em órgãos públicos municipais do Plano Popular de Enfrentamento à COVID 19 em Sergipe junto a Resolução 06/2020 do CONSEAN, que trata do acesso e flexibilização dos mercados institucionais para comercialização dos alimentos da agricultura familiar e camponesa.

Efeitos Segundo Lídia Anjos, do Movimento Nacional de Direitos Humanos, “já são sentidos os efeitos devastadores da pandemia do novo coronavírus na vida de quem já sofre a precariedade da falta de oportunidade e trabalho, em sua grande maioria famílias negras empobrecidas do campo e da cidade, com grande impacto na vida de crianças e adolescentes, que tenderão a ampliar seu número nas ruas, em razão também do aumento da violência institucional”.

Valor da vida Para Padre Isaías, da Cáritas, que participou do ato na entrada da cidade de Própria, essas ações são “um chamado de atenção ao povo para o valor da vida”. De acordo com ele, é “fundamental enfrentar a pandemia respeitando as normas preventivas de saúde e cobrando dos governos a execução de medidas públicas em defesa do nosso bem maior para frear o avanço das contaminações e mortes”.

Credenciamento: Secretaria de Estado da Saúde convoca seis novas categorias O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que nesta segunda-feira, 27, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e terça-feira, 28, das 8h às 12h, os profissionais aprovados na terceira lista do Credenciamento da Saúde devem comparecer no Centro Administrativo da Saúde para entrega de documentos comprobatórios. As categorias convocadas desta vez são: assistente social, seguindo a ordem de classificação do 1º ao 20º, enfermeiro generalista do 101º ao 130º, enfermeiro terapia intensiva, do 1º ao 16º, farmacêutico do 1º ao 10º, fisonterapeuta, do 21º ao 40º e técnico de farmácia, 1º ao 5º.

1.328 profissionais O credenciamento para profissionais de saúde é para os interessados em prestar serviços nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento 24h, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e no Serviço de Remoção Inter-hospitalar, durante a pandemia. Estão na lista geral o total de 1.328 profissionais, sendo quatro médicos pediatras sala de parto, nove pediatras, 52 médicos clínico geral, 39 médicos emergencistas, sete médicos intensivista, dois neonatologistas, três médicos obstetras, cinco nefrologista, 57 farmacêuticos, 58 biomédicos, 123 fisioterapeutas, 66 psicólogos, 106 assistentes sociais, 15 técnicos de laboratório, 14 terapeutas ocupacionais, 697 enfermeiros generalistas, 26 enfermeiros obstetrícia, 21 enfermeiros terapia intensiva, 24 técnicos de farmácia.

CANTINHO ESPORTIVO

Confiança se classifica e segue maratona

O Confiança conseguiu a sua classificação na Copa do Nordeste ao eliminar a equipe do Santa Cruz (PE) nos pênaltis. O Dragão do Bairro Industrial segue sua maratona de jogos, hoje, às 21h, na Arena Batistão enfrenta o Sergipe pelo campeonato sergipano, e na próxima quarta-feira enfrentará a equipe do Bahia pela semi-final.

Última rodada define os classificados do campeonato paulista

Após a última rodada de classificação ocorrida ontem, foram definidos os classificados para as quartas de final e ficaram assim os confrontos: Corinthians X Bragantino; São Paulo X Mirassol; Palmeiras X Santo André e Santos X Ponte Preta.

Clube vence e conquista o nono título consecutivo

Pelo nono ano consecutivo , a Juventus é campeã italiana. Ontem, domingo, a Juventus venceu a equipe do Sampdoria, em Turim pelo placar de 2X0 e sagrou-se campeã com duas rodadas de antecedência.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

“Essa luta é de todos, junte-se a nós” Mais um encontro dos profissionais da luta na última sexta-feira, 24, na Praça Fausto Cardoso no centro de Aracaju. “’Somos Essenciais Sim e precisamos cuidar da saúde física e mental da sociedade sergipana.” Alertam os profissionais.





Curso Planejamento Tributário e Recuperação de Crédito em Momentos de Crise Visando capacitar empresários e gestores de micro e pequenas empresas para tomada de decisão sobre regimes de tributação, alíquotas, bases de cálculo e recuperação de créditos tributários, o SEBRAE/SE estará realizando o Curso Planejamento Tributário e Recuperação de Créditos em momentos de crise. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. De 27 a 30/07/2020, das 16 às 18h. Plataforma Teams – Sebrae/Se. Inscrições: https://lojavirtual.se.sebrae.com.br/loja/evento/212000096


                                                                                                                                                           
Comunidade do Bairro Industrial, continua com placas de orientação de destino em posição errada. Sedurbs faz vista grossa Da comunidade do Bairro Industrial em Aracaju através do líder comunitário, Marcos dos Anjos: “Comunidade do Bairro Industrial, continua com placas de orientação de destino em posição errada. Já fizemos diversas reclamações e o governo do Estado, através da Sedurbs faz vista grossa. É preciso que o governador Belivaldo Chagas chame à atenção de seus auxiliares para resolver essa situação vergonhosa por conta do descaso da equipe de manutenção das placas de sinalização. Essas placas estão localizadas nas principais via de circulação: Avenida Tancredo Campos, Avenida José Conrrado de Araújo, Avenida Altamira, Avenida Euclides Figueiredo e Praça Amintas Jorge.”

 

 

 


LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


Live, hoje, 27/07, às 18h “Acessibilidade ao crédito empresarial perante a Pandemia” Hoje, 27, às 18h, no canal da Fecomércio no YouTube, acontecerá a live que todos os empresários estavam esperando. A Câmara Empresarial de Serviços da Fecomércio-SE apresenta a live “Acessibilidade ao crédito empresarial perante a Pandemia”. Fique atento ao que os
representantes de instituições bancárias dirão, para demonstrar os produtos e serviços, disponibilizados para as empresas neste período complicado por causa da Covid-19. A mediação será feita pela coordenadora da Câmara, Laura Figueiredo. Inscreva-se no canal da Fecomércio, no YouTube (https://www.youtube.com/user/FecomercioSE) e ative o sininho para receber a notificação. O evento tem o apoio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sicredi, Sicoob e a parceria do Sebrae.
                                                                                                                                                         
Live hoje, 27/07, às 20h Situação da classe esportiva na pandemia E hoje, 27, às 20h, será realizada uma live para debater a situação da classe esportiva na pandemia. A live será comandada por Cristina Ribeiro através do instagram: https://www.instagram.com/CRISTINA_RBEIRO/ e terá a presença do professor e atleta de karatê com vários títulos nacionais e internacionais, Yoacan Jócelis.

 

 


PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

PRÓXIMA QUINTA, DIA 30, O PROGRAMA SERGIPE EM FOGO, COM EXCLUSIVIDADE PARA O RÁDIO SERGIPANO, ESTARÁ ENTREVISTANDO A TENENTE-CORONEL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS, CAMILA PAIVA, QUE ABORDARÁ O TEMA ASSÉDIO SEXUAL, COM MAIOR FOCO PARA A ÁREA MILITAR. A OFICIAL SUPERIOR VEM DENUNCIANDO CASOS NO MEIO MILITAR E CONTA COM O APOIO DE DIVERSAS PESSOAS NAS REDES SOCIAIS E INSTITUIÇÕES.


Próxima quinta-feira, dia 30, das 18:00 às 20:00 horas, o PROGRAMA SERGIPE EM FOCO, na ÁGUIA DOURADA RÁDIO WEB, apresentado pela jornalista Patrícia França, com reportagens de Erivan Pessoa e comentários do advogado Dr. Márlio Damasceno, estará entrevistando com exclusividade para o rádio sergipano:

* Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, Camila Paiva, que abordará o tema ASSÉDIO SEXUAL, com maior foco para a área militar. A oficial superior vem denunciando em suas redes sociais casos de assédio, contando com o apoio de diversas pessoas e instituições

Participará também da entrevista a Dra. Valdilene Oliveira Martins, advogada de família e criminalista, que atua exclusivamente, na assistência jurídica de mulheres em situação de violência doméstica, e compõe a coordenadoria de política para mulheres, da Secretaria Estadual de Inclusão e da Ação Social, além de palestrante, feminista e ativista negra, e falará sobre o aumento da violência doméstica.

Ouça o programa através do aplicativo https://play.google.com/store/apps/details?id=br.radioaguiadourada.web ou através dos links http://www.radios.com.br/play/45513 ou http://www.radioaguiadourada.com.br/

Participe do programa, interagindo com os entrevistados, ou fazendo sua denúncia, através do telefone e whatsapp 99963-0808 ou através do telefone 99966-3805.

Teremos ainda notícias do nosso estado, do país, policiais, dentre outras. Vale a pena conferir esse novo jeito de fazer jornalismo.

Agradecemos à Tenente-Coronel BM Camila Paiva do CBM/AL, por aceitar ser entrevistada e abordar tal situação extremamente grave, que ela mesma vivenciou, conforme as matérias a seguir: http://www.espacomilitar.com/2020/07/tenente-coronel-do-corpo-de-bombeiros.html e https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/07/24/assedionoquartel-tenente-coronel-cria-movimento-contra-machismo-militar.htm.

O blog Espaço Militar se engajará nesta luta, juntamente com a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), para coibir e denunciar fatos desta natureza.


PELO TWITTER

www.twitter.com/vaticannews_pt “Esta ansiedade de mundanização, esta ansiedade de ser mais importante que os outros e dizer: “Não! Eu mereço isto, o outro não merece aquilo”. Isto é mundanismo, isto é o espírito do mundo e quem respira este espírito, respira a inimizade de Deus” #PapaFrancisco #EvangelhodeHoje



www.twitter.com/MarcioMacedoPT Não bastasse a falta de UTIs num hospital que custou cerca de R$ 3 milhões, ainda há a suspeita de irregularidades na contratação da empresa de montagem. O mais estranho é que a empresa “vencedora” já vem sendo investigada em outro processo. A justiça precisa investigar os fatos.



www.twitter.com/patriciapillar A história não perdoará! – Bolsonaro é denunciado em Haia por genocídio e crime contra humanidade – 26/07/2020 – UOL Notícias

https://twitter.com/patriciapillar/status/1287480324113432576?s=20

 

www.twitter.com/andrizek Convencer um técnico europeu a dirigir um projeto ambicioso, competente e muito bem pago como o do Flamengo por um ou dois anos não é tão difícil… Duro mesmo é convencer alguém com um pingo de juízo a vir morar no Brasilzão nesse momento!



Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                                           

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“Existem verdades triviais e grandes verdades. O contrário de uma verdade trivial é claramente falso. O contrário de uma grande verdade é também verdadeiro. (…) Uma grande verdade é uma afirmação cujo contrário é também uma grande verdade.” Niels Bohr, 1949.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais