Edvaldo: ”tem sofrimento, desemprego, as pessoas perderam o poder aquisitivo”

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

“Até agora não pensei neste fato, mesmo porque o ano passado teve um aumento muito grande na tarifa, foi de 14,5% então  a população está sofrendo muito, tem muito desemprego, as pessoas perderam o poder aquisitivo do salário. Até agora não pensei e não vou pensar nisso por um certo tempo.”

É caro leitor a declaração acima que você pode comprovar no vídeo abaixo é do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, este ano, em 26 de janeiro, ao programa Cidade Alerta comandando por Gilmar Carvalho. A entrevista foi ao jornalista Marcos Couto quando de uma visita do prefeito ao conjunto Assis Chateaubriand, o conhecido Bugio.

Pelas redes sociais foram várias reclamações, inclusive muitos criticaram a omissão do Movimento “Não pago” que não fez nenhum protesto por conta do aumento.

O aumento da tarifa, de R$ 3,10 para R$ 3,50 que começou a vigorar no último sábado, 19, desagradou muita gente. O problema é que o desemprego e o arrocho salarial afeta milhares de pessoas. Confira a matéria da Infonet feita no dia do reajuste como também a nota de esclarecimento do Setransp: https://.infonet.com.br/noticias/economia/ler.asp?id=203901

O problema maior é a fala do prefeito este ano. Se o quadro econômico não mudou. A população continua sofrendo, o desemprego continua grande e a perda do poder aquisitivo é um fato. Não tem motivo consistente para o prefeito mudar de opinião em seis meses.

Sem ovos, mas com vaias, Jackson é rejeitado pelos petistas no palanque de Lula
A chegada de Lula a Sergipe ontem, 20, teve uma lance inusitado: no palanque de Lula em Estância o governador Jackson Barreto, não recebeu ovos como alguns petistas anunciaram, mas foi vaiado numa demonstração de total rejeição para a eleição 2018. contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). No discurso Lula lembrou que Jackson foi contra o impeachment de Dilma. Detalhe: o palanque só tinha petistas e Jackson. Os outros partidos sumiram…

Agenda Hoje Lula receberá uma homenagem Lagarto, onde está localizado um campus da Universidade Federal de Sergipe construído no governo do petista. No mesmo dia, ele ainda irá às cidades de Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Amanhã, 22, cumprirá ampla agenda em Aracaju.        

Cidadão postou nas redes o aparato da CPRV para escoltar Lula em Sergipe

Aparato com segurança pública e fechamento de BR-101 gera revolta Nas redes sociais de um cidadão de Estância: “Hoje como cidadão sergipano me sinto  traído, lesado e ofendido por receber no meu estado um ex presidente condenado à prisão pelo juiz Sérgio Mouro e por ter presenciado de forma ocasional e obrigatória, por agentes do estado que ali faziam a segurança, o fechamento da BR-101 para que a minúscula caravana do Sr. Lula chegasse a cidade de Estância.  Como cidadão exijo que a OAB entre com medidas judiciais por dano moral coletivo e por uso de agentes da segurança pública do estado para recepcionar um ex político , condenado, para  fazer campanha eleitoral em nosso estado.  É inadmissível que o dinheiro curto, escasso e suado do trabalhador sergipano seja usado de forma dolosa para fins pessoais e políticos. Segurança que era para estar nas ruas protegendo o cidadão de bem, as famílias trabalhadoras, estavam protegendo um condenado! OAB exigimos que represente o governo do estado Judicialmente em nome do povo do Estado de Sergipe.”

Nota da Articulação de Esquerda sobre a presença de Lula em Sergipe A militância petista que integra a Articulação de Esquerda saúda a Caravana da Esperança, em especial, o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva e todos trabalhadores e trabalhadoras que construíram e estão garantindo a Caravana da Esperança.
Participaremos das atividades junto a maioria dos trabalhadores sergipanos que lutam contra a injusta condenação de Lula e contra os golpistas.

Oportunismo do governador Jackson Barreto Registramos nossa contrariedade frente ao oportunismo do governador Jackson Barreto, que logo após o golpe em Dilma, foi para as emissoras de rádio dizendo para "deixarem Temer trabalhar”. Agora Jackson hipocritamente posa pra foto com Lula.Entretanto, oportunismo de uns e a capitulação de outros não nos fazem confundir as coisas. Por isto estaremos recebendo Lula e participando de sua passagem por Sergipe.Nenhum Direito a Menos!Fora Temer, Diretas Já! Eleição sem Lula, é Fraude!Direção Estadual da Articulação de Esquerda em Sergipe – Tendência Petista                                                                                                                                                                        

Luciano Bispo chamou Lula de ladrão….arrepare, amigo Osmário…

Restaurante Miguel fechado no fim da tarde para Lula Pelas redes sociais: Realmente não só a OAB mas também o MP precisa apurar esses gastos com o dinheiro. O  restaurante Miguel foi fechado no fim da tarde de ontem, 20 a pedido de Jackson Barreto para receber esse cidadão e toda sua trupe de puxa saco a bandido. Quem tá pagando essa conta afinal? 

Sugestões para comitiva de Lula, pelo ex-deputado João Fontes:Viajar pela inacabada BR101 até Propriá para constatar a morte do Rio São Francisco;Visitar o Canal de Xingó;Nos 6 primeiros anos do governo Marcelo Deda, compadre de Lula, o Estado de Sergipe recebeu do governo federal 356.000.00,00 e o Estado de Alagoas nos 6 primeiros anos do governo do PSDB de Teotônio Vilela recebeu 1.789.000.000,00;Levem o ex-presidente Lula para visitar a construção do Hospital do Câncer.Levem Lula para visitar os poços de petróleo privatizados no seu governo em nosso estado;Levem Lula para conhecer o desmonte da Petrobras em nosso estado!                

PM espera plantões nas delegacias do interior Pelos que o blog apuro nos grupos de Zap da PMSE agora que foi aprovada a gratificação por acúmulo de cidades para delegados, agentes e escrivães – vale ressaltar que está gratificação não se estende aos policiais militares – a PM espera que existam plantões nas delegacias do interior para que as guarnições não precisem se deslocar de Propriá, Canindé, Indiaroba, Poço Verde e redondezas, para Itabaiana para lavrar um flagrante, deixando as cidades de origens desguarnecidas.

Tratamento diferenciado Ainda nos grupos da PMSE é lembrado que a promoção por tempo de serviço, aprovada o ano passado, é feita anualmente em duas datas, 21 de abril e 25 de agosto. Até agora a PM não relacionou os policiais que serão promovidos. Está causando um enorme mal estar na tropa.                      

Tratamento diferenciado PM II Prova inconteste de tratamento diferenciado dentro da SSP. Toda aprovação de benefícios da PC tem aplicação imediata, as da PM e BM, demoram anos pra entrar em vigor.                                                                                                                                         

Carro da PC, sem placa e numeração estacionado no Bairro Jardins. 

Carro da PC, sem placa e numeração estacionado no Bairro Jardins  Será que a cúpula da SSP poderá informar o que fazia por muito tempo no último fim de semana, o gol da Policia Civil (foto ao lado) estacionado na rua em frente ao Edifício Tyrol no Bairro Jardins, perto do Colégio Master? E qual o motivo deste veículo não ter numeração nem placa? Se esse caracterizado está no meio da rua imagine os outros. Não seria um ilícito penal, secretário João Eloy? Uma improbidade?                         

Maurício Pimentel Anotem este nome para 2018: o secretário de Esportes que mais fez por Sergipe, trazendo campeonatos internacionais de todas as modalidades e impulsionou as ações na juventude, Maurício Pimentel, pode surpreender em 2018.

PSC/SE: André e Temer para o que der e vier. Já Valmir, de Lagarto, aplaude e convida para ver Lula  O PSC em Sergipe precisa tomar prumo ou será expurgado nas urnas. Não é que o prefeito de um dos maiores municípios, de Lagarto, Valmir Monteiro, pelas redes sociais enviou convite formal da Prefeitura convidando para a solenidade de Lula no Campus da UFS do município? Enquanto isso a liderança do partido, André Moura é Temer para o que der e vier. E aí André, Valmir será expulso? Ou o PSC, que é o partido dos peixinhos, nada de acordo com a maré?

Aeroporto AJU: Estranho governo gastar dinheiro reforma. Será leiloado para iniciativa privada  O ministro-chefe da Secretaria-Geral, Moreira Franco, resolveu colocar um ponto final na guerra de bastidores em torno da próxima rodada de concessão de aeroportos. No total, 14 ativos – incluindo Congonhas (SP), de longe o terminal mais rentável da nfraero – serão oferecidos ao mercado. "Está politicamente decidido", disse Moreira ao jornal Valor Econômico.

Quatro grupos Os aeroportos serão divididos em quatro grupos: 1) Congonhas individualmente; 2) Vitória (ES), com um novo terminal de passageiros em reta final de construção pela Infraero, e Macaé (RJ); 3) o chamado "Circuito do Turismo" na região Nordeste: Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro (BA); e cinco aeroportos localizados no Mato Grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças.

Lixo: Vereador quer PF fazendo megaoperação para continuar Operação Babel  “Vou mandar a localização de Sergipe para a Polícia Federal. O que eles estão esperando para fazer uma megaoperação e prender os corruptos que aqui estão? Vou à Brasília na semana que vem levar todos os documentos possíveis da Operação Babel e vamos ver onde isso vai dar. A força da política tem barrado a minha polícia” Do vereador por Aracaju cabo Amintas, falando sobre o caso do lixo.

Internação no Hospital Cirurgia Não esqueça de levar também vereador cabo Amintas o caso da internação no Hospital Cirurgia do dono da empresa Torre. Por pura coincidência ele só ficou melhor de saúde quando conseguiu um habeas corpus para ser solto. Nos bastidores todo mundo sabe que se ele fosse para a penitenciária não sobraria pedra sobre pedra em vários níveis…

Para presidente do PPS, André Moura é o que tem mais pique para disputar o governo Ao conceder entrevista a Rômulo Daltro, na Juventude FM em Lagarto, no último sábado, 19,  o presidente estadual do PPS, Clóvis Silveira, entende que a oposição só tem chances se tiver unida para disputar o governo do estado e que o nome com mais pique é o do deputado federal André Moura, do PSC. “Essa é minha observação, no momento o nome de André é o mais forte, o povo quer hoje gente na porta dele dando abraço”, explicou.

Fábio Mitidieri para suceder Jackson O portal Imprensa24h, analisou no fim de semana que o deputado Federal Fábio Mitidieri do PSD é o melhor nome para a sucessão do governador Jackson Barreto.O PSD é segundo partido mais forte da base do governador Jackson Barreto ficando atrás apenas do PMDB, o PSD hoje tem 07 prefeituras, 87 vereadores, 02 deputados estaduais e 01 Federal.

Força Nacional em SE até 31 de dezembro A assessoria do governador Jackson Barreto informou ontem,20, que após pedido dele ao Ministério da Justiça a Força Nacional permanecerá em Sergipe até 31 de dezembro. O trabalho da Força, que está em Sergipe desde o dia 27 de fevereiro e segundo a SSP está servindo para ajudar a diminuir a violência e no planejamento estratégico de segurança pública.

No Mosqueiro em Aracaju estão roubando e abatendo o gado na madrugada, no pasto  E pelo menos duas vezes nos últimos dias um pequeno produtor que tem uma área de terra pequena no Mosqueiro, em Aracaju, teve roubadas e abatidas duas cabeças de gado no próprio pasto. Nem o couro ficou, só restaram as patas e a cabeça. É gente da região e a polícia já foi acionada.

Educação crianças e adolescentes Em entrevista ao SETV da TV Sergipe o psicólogo Carlos Max Prejuízo falou sobre o uso das tecnologias por crianças e adolescentes e como os pais podem educar sem proibir. Quer saber mais? Contatos pelo WhatsApp (79) 98856 1612.Confira no vídeo: http://g1.globo.com/se/sergipe/setv-1edicao/videos/t/edicoes/v/pais-falam-sobre-como-orientam-os-filhos-em-relacao-ao-uso-da-tecnologia/6088013/

Homenagem à Maçonaria Sergipana  As duas potências maçônicas de Sergipe, Grande Loja e Grande Oriente, inauguraram na sexta-feira, 18, um monumento à maçonaria sergipana, localizado na Orla da Atalaia. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) esteve no local e destacou a relevância histórica da entidade no estado.

Simbologia Para o Grão Mestre Estadual, Lourival Mariano, o monumento inaugurado tem uma simbologia muito forte. “Hoje, estamos comemorando antecipadamente o Dia do Maçom e nada melhor que um monumento para homenagear todos nós, pois representa a nossa instituição”, frisou.

Marco Já o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica, Jorge Henrique Pereira Prata disse que o monumento é um março. O fundador da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Antonio Freitas contou que a maçonaria é baseada na trilogia liberdade, fraternidade e igualdade. “A maçonaria precisa ser mostrada à população e uma das formas encontradas foi esse monumento que servirá de visitação pública”, disse.

Telha: prefeito aproveita festa da padroeira e faz declaração  Chamou à atenção da comunidade de Telha, na última sexta-feira, quando da abertura da festa da padroeira do município, o prefeito Flávio Dias (PMDB), no palco fez um a declaração de amor à namorada Naira Pitta.

Organizando Segundo as informações o prefeito Flávio conseguiu organizar em menos de oito meses a gestão de Telha, com acertos  de contas atrasadas, execução de obras, busca de recursos, apresentação de novos projetos que irão se iniciar ainda este ano, o pagamento de funcionários em dia, adiantamento do 13 para servidores e comissionados. Sendo que os comissionados receberão gratificação do salário de final de ano pela primeira vez na história do município.

Matéria da rede Globo confirma informação do blog sobre produtividade da assistência básica de saúde em Aracaju Quinta feira,  17 , este BLOG repercutiu a fala do Assessor de Comunicação da SMS, Alberto Jorge, quando, no programa de George Magalhães,  FAN FM, informou a produtividade da rede básica de saúde na capital.  Segundo Alberto, em média,  duas mil consultas clínicas dão realizadas, diariamente, nas unidades.  Não demorou muito, para a rede globo, no último sábado,  19 , mostrar para o Brasil, através do programa " Como Será?" , uma extensa matéria informando o eficiente trabalho das equipes da rede psicossocial do município.  Aliás, a matéria é validada pelo Ministério da Saúde e o trabalho é referendado nacionalmente.  E agora,  alguém dúvida?? O link para a matéria: http://g1.globo.com/como-sera/edicoes/2017/08/19.html#!v/6088670

Jornalistas Especialistas em Turismo Visitam Laranjeiras  Laranjeiras recebeu, na sexta-feira (18), uma comitiva com dezenas de jornalistas de várias  partes do Brasil que vinheram à Sergipe para participarem do 34º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET).                                                                                                                                                                                                                     

Comitiva Dentre os jornalistas estiveram presentes a presidente da ABRAJET NACIONAL, Miriam Petrone,  o presidente da entidade  no Estado de Sergipe, Nairson Socorro,  o prefeito de Ponta Del Leste no Uruguai, Andrés Jafif, o secretário  de Estado da Província  de Maldonado do Uruguai, Raque Baudean, o  presidente do Aracaju Conventio-n & Visitores Bureau-AC&VB, Luíz Simões, a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe (SINGTUR/SE), Erika Ribeiro,  toda a  comitiva  foi recepcionada pelo  deputado estadual, Paulinho Filho(DEM),   pelo secretário Municipal do Turismo, Jorge Barros e autoridades do município.

Caixinha de surpresa Para o prefeito de Ponta Del Leste, Andrés Jafif, Laranjeiras foi uma caixinha de surpresa.  "Que cidade bela, cada canto uma história um cenário diferente  fiquei surpreso e muito feliz por ter  tido a oportunidade de conhecer um pouco deste canto do Brasil", disse Jafif. A presidente e jornalista da  ABRAJET – Nacional, Miriam Petrone agradeceu pela acolhida das autoridades e do povo de Laranjeiras, "Obrigada por preparar uma recepção  tão  acolhedora e apresentar a cidade  de forma brilhante. Estamos  saindo daqui sabendo dos atrativos turísticos  existente  da bela Laranjeiras", falou a presidente.

Tour O tour por Laranjeiras foi conduzido pelos guias da prefeitura e  começou pela Igreja Camandaroba que foi construída  pelos jesuítas e é tombada pelo IPHAN, em seguida foram para a Casa do Artesanato, Igreja  Matriz, museu de Arte  Sacra, Centro Histórico e foi finalizada com um coquetel na Universidade Federal de Sergipe -Campos/Laranjeiras.

Satisfação O coquetel contou com o apoio da secretária da Pesca e  Igualdade  Racial, Sandra Sena que levou os famosos pratos das Marisqueiras da Mussuca, os bolinhos de macaxeira, sucos naturais, água  de coco e vários quitutes  da culinária   local. "É uma satisfação  receber tantos jornalistas  apaixonados  pelo turismo aqui  em nossa cidade. Ainda entregamos  para cada membro da comitiva um marca páginas de renda irlandesa, produzidos por nossas artesãs,  uma forma de mostrar a qualidade e a riqueza do nosso artesanato local. Mas, nada seria possível sem o apoio da igreja, da UFS, do museu de Arte Sacra de Laranjeiras e de  algumas secretarias  municipais e do Governo Municipal que acreditam  nas ações  que o Turismo está  desenvolvendo para um turismo de ética  e responsabilidade.  Obrigada!", ressaltou o secretário  municipal do turismo, Jorge Eduardo  Ferreira de Barros. 

Gabinete de Leitura de Maruim completa 140 anos O “Majestoso”, como era conhecido o Gabinete de Leitura de Maruim, completou no sábado, 19, 140 anos de contribuição à cultura sergipana.

Grandes oradores  Com projeto arquitetônico de Corinto Pinto de Mendonça, o prédio do Gabinete, localizado na Praça Barão de Maruim, foi palco de grandes oradores como Tobias Barreto, Fausto Cardoso, Deodato Maia, Thomaz Cruz, Clodomir Silva, Felisbelo Freire, Homero de Oliveira, Otto Schramm, José Quintiliano da Fonseca, Gumersindo Bessa, Pe. Leonardo Dantas, entre outros nomes da história sergipana.

Gabinetes em Sergipe Segundo o historiador Adailton Andrade, os Gabinetes de Leitura foram introduzidos no Brasil pelos portugueses. “Em Sergipe existiram, o Gabinete Literário Laranjeirense, o Gabinete de Leitura de Riachuelo, Gabinete de Leitura de Tobias Barreto, e o Gabinete de Leitura de Maruim, que completa 140 anos de existência como guardião da história e memória do povo sergipano”, comentou.                                    

Fotos Ascom/Maruim (acervo/Leiane Santos/Larrisa Dias)

Espaço de debate Segundo Adailton Andrade, o Gabinete de Leitura de Maruim teve como mentor o cônsul alemão Otto Schramm. “As cartas de sua tia Adolphine Schramm revelam que em 1860, já possuía em sua residência um rico acervo, que possivelmente, todo ou parcialmente, fora transferido para a biblioteca do Gabinete. Estamos tratando de um espaço de sociabilidade, com um vasto capital cultural, não só para Maruim, mas de referência em Sergipe, tanto enquanto Província do Império, como em Estado da Federação, haja vista a importância deste espaço em ocasião dos acalorados debates liberais republicanos”, ressaltou o historiador.

Obras raras no gabinete de Maruim De acordo com o historiador Adailton Andrade, no final do século XIX, no acervo do Gabinete de Leitura, constava obras de Voltaire (1860), Rousseau (1857), Júlio Verne (1878), Michelet (1863), Balzac (1863), M. A. Thiers (1862) com a sua “História da Revolução Francesa”, Antônio Feliciano de Castilho (1863) em “Camões: estudo histórico e poético”, Frédéric Soulie (1852) com “Le Veau d’or”, I. F. da Silva e L. A. Rebello da Silva (1853) em “Poesias de Manuel Maria de Barbosa du Bocage”, Sebastião da Rocha Pitta (1880) “História da América Portuguesa”, Visconde de Taunay (1896) com “Innocencia”. Essas obras, geralmente, eram editadas em Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Lisboa (Portugal).

Utilidade Pública Federal Por sua importância, o Gabinete de Leitura foi reconhecido como Utilidade Pública Federal em 1º de outubro de 1919, através do Decreto nº 3.776, assinado pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, por intermédio do deputado federal Deodato Maia. Desde 1992, o Gabinete de Leitura foi municipalizado pelo então prefeito de Maruim, Murilo Mota de Oliveira, que o transformou em Biblioteca Pública Josias Vieira Dantas.

PELO ZAP 99890 2018

Deveria existir uma lei punível para políticos levianos, que enganam nos eleitores para ganhar a eleição Diálogo no Zap sobre promessas de campanha:  (Cidadão A) Deveria existir uma lei punível para políticos levianos, que enganam nos eleitores para ganhar a eleição.                       
(Cidadão B) Exatamente,  acho também que toda promessa de campanha deveria ser registrado no TRE para ser cobrado do candidato quando ganha a eleição,  por que caracteriza propaganda enganosa, cadê a defesa do consumidor? Se o empresário faz uma propaganda com uma promoção e o consumidor não vê na prática? Vai buscar no Procon ou na Justiça o prometido? É assim que deveria ser.
  
A principal pauta da visita do jogador Diego Costa ao governador Jackson Barreto na última sexta-feira foi o estádio Barretão em Lagarto Veja a declaração de Diego Costa  que circulou no Zap: "Não cabe a mim tirar dinheiro do bolso para pagar reforma do estádio do governo. Se precisar fazer algumas obras, como este ano foi preciso e fiz, coloquei do meu bolso, faço, mas reforma não. O deputado Fábio Reis conseguiu os recursos, será uma reforma que vai ajudar bastante."

Em um grupo no zap  “Obrigado Edvaldo Nogueira, pelo presente "omilde" de R$3.50 nas passagens dos ônibus. São veículos que transportam a todos nós "sem atrasos porque a cidade que o senhor administra não tem buracos. São ônibus limpos, terminais com segurança, iluminados à noite, sanitários impecáveis. Vamos pagar essa continha com alegria e subserviência, afinal na Capital da Qualidade de Vida, temos autoestima em dizer que o senhor é um super "prefeitcho".  DE PLANILHA EM PLANILHA O POVO TOMA NA MANILHA.”

PELO E-MAIL 

Missa transmitida pela rádio Cultura
E-mail recebido: “Muito estranho o que vem acontecendo com a transmissão da missa irradiada pela rádio Cultura,  aos domingos pela manhã, direto da Igreja do São Salvador. Há semanas venho percebendo que o padre faz a celebração de forma acelerada, a Homilia muito curta. 

Liguei na quinta-feira passada para a emissora e me informaram que era determinação da direção acabar a missa em uma hora, se não terminar o sinal deve ser cortado. Argumentei que, se eles vivem diariamente pedindo contribuições para a manutenção da emissora e o tratamento dado à celebração é essa, a coisa ,infelizmente, está errada. Lamentável.

Ontem mesmo, no final da missa, o padre falou para que os presentes pegassem na mão da pessoa que estava ao lado e rezassem uma Ave-Maria. Em seguida disse para que todos olhassem para ele,  rápido, por que já tinha passado do horário. Não deu outra, o sinal foi cortado bruscamente. Para o padre falar isso em pleno ar é constrangedor.

A missa é transmitida todos os domingos, há cinquenta e sete anos, desde a fundação da emissora e nunca houve isso."

PELO TWITTER

www.twitter.com/FalaSergipe   Se você não sabe o que é chantagem, pergunte ao PSDB. Com quatro   ministérios no governo os tucanos arrotam ovo depois de comerem  caviar.Bom dia!

www.twitter.com/mariosabinof   Revogar a prisão de condenados em segunda instância, para livrar político bandido, é condenar a honestidade à prisão perpétua.
www.twitter.com/JorgeRibeiroSE   Prefeito de Aracaju , PCdoB , reajustou a tarifa de ônibus , não vimos o movimento Não Pago fazer manifestação
www.twitter.com/anterogreco   Meu apelo: não acreditem em justiceiros, não deem ouvidos para quem quer sangue e linchamento. Chega de alimentar ódio no Brasil.

www.twitter.com/DCM_online   Zélia Duncan: “A lei virou só conveniência e é aplicada de forma implacável contra pretos e pobres”

www.twitter.com/neuzinhamoura_   Quem vai chorar, quem vai sorrir? Quem vai ficar, quem vai partir? Raul Seixas.

ESPECIAL –  HOMENAGEM PÓSTUMA AO MÉDICO JOSÉ AUGUSTO BARRETO

Morreu na manhã de ontem, 20, o médico José Augusto Barreto, fundador e proprietário do Hospital São Lucas. O sepultamento ocorreu às 16h30 deste domingo na Colina da Saudade. José Augusto Barreto nasceu em Nossa Senhora do Socorro, em 16 de Julho de 1928.Iniciou sua carreira no Hospital de Cirurgia, convidado pelo médico Augusto Leite.Ele morava no hospital, onde atendia aos pacientes.José Augusto Barreto montou seu primeiro consultório no Edifício Aliança, na rua Laranjeiras, onde permaneceu de 1954 a 1969. Então criou a Clínica São Lucas.Sergipe perde um dos melhores médicos de sua história.

Jackson Barreto, governador do Estado:

" Não é só a medicina que perde hoje uma referência. Nós, sergipanos, perdemos um exemplo de perseverança e altruísmo. José Augusto desbravou caminhos para o avanço da medicina em Sergipe, sempre oferecendo tratamento moderno e humanizado. O hospital São Lucas retrata a grandiosidade do médico que ele foi: é um complexo de saúde que acompanhou o crescimento de nosso estado. Que Deus e o apóstolo Lucas o recebam e consolem amigos e familiares."

Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju:

"É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento de Dr. José Augusto Barreto, um dos maiores nomes da Medicina em Sergipe. Professor, médico humanista e empreendedor, que fundou um hospital exemplo de qualidade e atendimento, Dr. José Augusto deu grande contribuição ao nosso Estado. Deixou sua marca na formação de uma geração de médicos, além de ter sido um ser humano excepcional. A Medicina perde um de seus mais competentes profissionais, e a sociedade perde um grande sergipano. Aos familiares, amigos e admiradores, a minha solidariedade.”    

Antônio Samarone, médico sanitarista:
“Sergipe perdeu José Augusto Barreto. Grande clínico, cardiologista, professor de medicina, intelectual de vasta cultura, e acima de tudo, generoso e humilde. Sem medo de cometer injustiça, José Augusto Barreto está no mesmo patamar de Antonio Militão de Bragança e Augusto Cezar Leite para a medicina sergipana. Uma grande alma…”

João Fontes, ex-deputado federal:
“Isso mesmo. Além do seu legado na medicina, Dr. José Augusto construiu uma família em bases muito sólidas, sendo esposo, pai e avô de pessoas que têm contribuído para o engrandecimento da sociedade sergipana, tanto na área do conhecimento como no espírito humanista e na espiritualidade. Grande legado ele nos deixou! Oremos para que seja acolhido amorosamente pelo nosso Criador!” 

Rogério Carvalho, médico e ex-deputado federal:
“Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do brilhante médico, de quem tive a honrosa oportunidade de ter sido aluno e de quem sempre serei admirador. Doutor José Augusto Barreto deixa um legado que será celebrado a cada novo médico formado no Estado de Sergipe, já que escreveu seu nome na galeria de fundadores da primeira faculdade de Medicina sergipana. Seus exemplos de dedicação ao trabalho, olhar visionário e amor ao próximo, nos fazem refletir sobre o quão belo é zelar pelo bem-estar de todos. Valorizando o doente como um ser semelhante, é inspiração e modelo de vida a serem seguidos. Aqui deixo os meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.”

ARTIGO

Muito obrigado por ter existido, Dr. José Augusto Barreto          por Gilberto dos Santos*

Data triste para mim, esta de hoje. A medicina, os estudantes aprendem nos livros e nos Pronto Socorros.

Difícil mesmo é aprender a ser médico. Isto nós só aprendemos com os verdadeiros mestres.

Foram inúmeros os ensinamentos – após 30 anos, posso testemunhar – que aprendi com o senhor, professor José Augusto Soares Barreto, no Ambulatório da Faculdade de Medicina do Hospital de Cirurgia.

Meu mestre me ensinou a ler e a laudar Eletrocardiograma, a analisar Ecocardiograma, a auscultar e interpretar os batimentos cardíacos e os ruídos advindos dos pulmões.

Claro que os livros me ajudaram. Mas este meu mestre estava ali, observando, corrigindo, discordando ao seu modo cortês, educado, sensato e respeitoso.

Respeitoso, até quando falávamos grandes bobagens que, por sinal, não eram poucas.

Até algum dia, meu grande mestre!

Sua passagem por este plano foi recheada de grandes obras e atitudes. O senhor, como consequência, nos deixa uma grande família. Flhos, netos, bisnetos e, quiçá, pela longevidade, tataranetos.

O senhor fez da Clínica São Lucas este grande Hospital dos sergipanos. Mas a maior de suas obras é abstrata, porém não menos concreta.

Trata-se dos seus ensinamentos de médico humanista, destes que se encontram em extinção. Com o senhor, aprendi um pouco de todas essas qualidades.

Sim, meu eterno dr José Augusto, digo um pouco, pois os alunos jamais superam os seus mestres. Muito obrigado pelo fato de o senhor ter existido. A maior homenagem que pude lhe prestar em vida foi convidar-lhe para ser meu padrinho de casamento.

O maior respeito que igualmente pude lhe demonstrar foi quando o senhor me procurou um dia, quando eu estava coordenador de Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, e eu convidei-lhe a sentar na minha cadeira enquanto eu usaria aquela à sua pessoa destinada.

Gentil e educadamente, o senhor declinou do meu gesto. Expliquei-lhe que só estava a ocupar aquela cadeira em virtude de ter assimilado parte de seus ensinamentos.

Muito, muitíssimo obrigado, meu nobríssimo mestre. Porque não dizer, mestre dos mestres!

Não lhe direi adeus, professor. Direi até mais ver. Aproveita este intervalo de minha ausência e passa um pouco de conhecimento aos seus novos convivas.

Não sei se irei me despedir daquilo que do senhor resta neste plano carnal. Como sabes, prefiro as homenagens em vida.

Aquelas que nos prestam após a morte só nos fazem aumentar o sofrimento em nós e nos nossos.

Ficarei aqui mais algum tempo, se Deus me permitir, tentando repassar um pouco do conhecimento que me ensinaste.

Mas vá sabendo: o senhor continuará sendo motivo de orgulho para mim, para sua família e para todos os sergipanos que tiveram a primazia de conviver com a sua pessoa.

Vai com Deus,

Dr José Augusto Soares Barreto. Mas saiba que do senhor por aqui muito ainda restará.

* É médico, ex-presidente do Hospital de Cirurgia, seu atual tesoureiro e, sobretudo, ex-aluno do professor José Augusto Soares Barreto.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida.” Raul Seixas, poeta e músico brasileiro, morreu em 21 de Agosto de 1989 (n. 1945).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais