Efeito do Neoliberalismo em SE

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

De acordo com os manuais de economia, o Neoliberalismo é uma doutrina político-econômica que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições do capitalismo moderno. No final da década de 30 do século XX essa corrente foi estruturada por meio das obras do norte-americano Walter Lippman, dos franceses Jacques Rueff, Maurice Allais e L. Baudin, e dos alemães Walter Eucken, W. Ropke, A. Rustow e Muller-Armack.

Plano econômico – Os neoliberais acreditam que a vida econômica é regida por uma “ordem natural” formada a partir das livres decisões individuais e cuja mola mestra é o mecanismo dos preços. Mas, segundo eles, é preciso que haja o disciplinamento da economia de mercado, não para asfixiá-la, mas para garantir-lhe sobrevivência, pois, ao contrário dos antigos liberais, não acreditam na autodisciplina espontânea do sistema. Dessa forma, necessário se torna assegurar a estabilidade financeira: sem isso, o movimento dos preços tornar-se-ia  viciado. O disciplinamento da ordem econômica seria, então, feito pelo Estado, para combater os excessos da livre concorrência.

Plano Social – Já no plano social, o Neoliberalismo defende a limitação da herança e das grandes fortunas e o estabelecimento de condições de igualdade que possibilitem a concorrência. A primeira-ministra da Inglaterra, Margareth Thatcher, a Dama de Ferro, foi, nos tempos modernos, o grande vulto a destacar-se pela prática do Neoliberalismo. Sua política serviu de modelo para muitos países de todo o mundo. Mas, como se viu em suas cerimônias fúnebres, há poucos dias, ela mostrou que era uma figura bastante polêmica. Sua passagem pela política do Reino Unido ainda hoje é contestada veementemente, pelas drásticas consequências no campo social por ela desencadeadas. Como era de esperar, contudo, sua memória foi reverenciada pelos setores mais conservadores.

No Brasil –  O Neoliberalismo começou a ganhar impulso a partir do governo Fernando Collor, mas ganhou corpo, mesmo, com Fernando Henrique, em seus oito aos de mandato na presidência da República, de 1995 a 2002. Teve-se, então, um verdadeiro festival de privatizações, que, se de uma parte dotou o país de um avanço considerável em setores como as comunicações, de outra entregou a preços de banana importantes estatais aos grandes conglomerados internacionais.

Em Sergipe –  São dois os políticos que mais se destacaram no exercício de uma política neoliberal em Sergipe. Albano Franco e João Alves Filho. Não é preciso muito esforço de memória para defender essa tese. Basta lembrar que coube ao primeiro a privatização da Energipe, sem que o produto da venda da empresa energética de Sergipe fosse revertido em qualquer obra estruturante. Quanto a João Alves Filho, notabilizou-se em seus três governos (1983/1986, 1991/1994 e 1999/2002), por uma postura de priorização do capital em detrimento dos trabalhadores, com os quais sempre conviveu em um ambiente de beligerância permanente. A seu favor conta, sem dúvida, o fato de, enquanto prefeito indicado pelo regime militar (1975/1978), ter sido um excelente prefeito da capital de Sergipe. Isso ocorreu quanto era apenas um técnico que, como engenheiro, foi o responsável pela modernização de nossa cidade. O seu lançamento na política deu-se pelas mãos do também engenheiro José Rollemberg Leite, que governou o Estado pela segunda vez, sucedendo Paulo Barreto de Menezes.

Hoje, confirmando sua marca pessoal, a hesitação, Albano Franco está sem partido, depois de ter reduzido bastante o tamanho do PSDB entre nós. E João Alves Filho, investido pela esperança da população em uma dinâmica atuação no cargo de prefeito de Aracaju, enfrenta grandes obstáculos que, se conseguir superá-los, fará dele um candidato fortíssimo para voltar ao governo do Estado, em 2014.

Parte da estratégia posta em prática por João Alves para a sua volta ao poder consistiu na tomada do PSDB, o partido dos tucanos, pelo seu fiel escudeiro, José Carlos Machado, que, pacientemente, espera o próximo ano para assumir uma posição à altura de sua biografia. Machado está, como todo mundo sabe, “na boca do túnel”, para entrar em campo. E assim a política neoliberal estará garantida, tranquilamente, até quando, ninguém sabe ao certo. Mas há quem acredite que esse até então hipotético cenário tem enormes chances de tornar-se realidade.

Déda retorna e quimioterapia será  quinzenal
Depois de 10 dias em São Paulo, o governador Marcelo Déda retornou na última quata-feira, 24, à tarde a Aracaju. Ontem, 25, já começou a despachar normalmente. Depois de um novo exame a equipe médica voltou a constatar a redução do tumor e a quimioterapia será realizada agora quinzenalmente.

Chesf
Barragem do Poxim: É verdade que fizeram projeto e esqueceram da rede de transmissão da Chesf que passa na área?

Chuvas chegaram mais forte no Alto Sertão
Desde a noite da última quarta-feira as chuvas chegaram mais forte nos município do Alto Sertão, que engloba Porto da Folha, Canindé, Monte Alegre, Glória, Gararu e Lourdes. No Médio Sertão e Agreste as chuvas também estão acima da média em Macambira, Campo do Brito e outros.

Em Poço Verde ruas ficaram alagadas
Na região Centro Sul as chuvas chegaram fortes. O município de Poço Verde teve várias ruas alagadas. Nas outras regiões a media também está acima da média. Tomará que as chuvas continuem por mais tempo. O sertanejo agradece.

Saúde Estadual: gargalho agora é a comunicação
É nítida a mudança na área da saúde estadual. Os esforços de toda a cúpula são evidentes, deste a secretária, Joélia Santos, passando pelos dirigentes da Fundação. Agora o blog vem recebendo reclamações de colegas da imprensa do trabalho realizado pela assessoria de comunicação. Muitos radialistas reclamam que está difícil colocar alguém no ar para responder as demandas dos ouvintes. E que ninguém fala mais. O problema já chegou ao governador que vem cobrando uma nova linha de atuação.

SSP. Mudou o comando do CIOSP?
O blog vem recebendo diversos e-mails de militares denunciando injustiças dentro da SSP/SE. Ontem, um deles disse que a segurança pública não é levada a sério em Sergipe. Primeiro colocaram um coronel da reserva para dirigir o  Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOSP sob o argumento que teria mais tempo para se dedicar.

Diretor também atua como secretário municipal
E  agora o mesmo coronel diretor assume a secretaria de defesa social do município de Rosário do Catete. E Questionou: o coronel deixou o CIOSP? Quem dirige o CIOSP?  Tem como servir a dois senhores? O militar enviou o link da Prefeitura de Rosário para comprovar a nomeação:http://gmrosario2011.blogspot.com.br/2013/03/guarda-municipal-de-rosario-do-catete.html

Atenção TJSE.Família carente Tobias Barreto
Aproveitando a rapidez da Justiça no caso da tarifa de ônibus o blog pede a quem de direito que possa intervir junto ao TJSE por conta da morosidade no caso de uma família carente. Tem um processo em andamento no Judiciário há 16 anos. Pai assassinado inocentemente deixou três filhos menores e genitora. Até hoje os filhos lutam para receber a indenização. Com a palavra quem de direito. O processo: 199985020095.

Animais na Av. Sarney. Blog alertou: um acidente ontem à noite
Quem passou ontem, 25, à noite, pela avenida Sarney em frente ao Com Amor Beach Bar viu um grave acidente onde um Fiat uno colidiu com um cavalo. O blog não sabe da situação do motorista, mas entende que são necessárias duas ações na área: uma da Energisa, para iluminar vários trechos que estão totalmente escuros. Outro da Cprv ou de quem é direito a fiscalização apreender os animais que ficam na pista. São cavalos, bois e ovelhas. Só vão tomar providências quando uma autoridade se envolver num acidente. O que não vai demorar.

É hoje em Aracaju: Ato público pela saída de Marco Feliciano
Movimentos populares, entidades estudantis e sindicais, organizações sociais e grupos de defesa dos direitos humanos promovem na próxima sexta-feira, 26, um novo ato público pela saída de Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Sede do PSC
O Ato acontecerá em frente ao Diretório Estadual do Partido Social Cristão (PSC), a partir das 16h, e tem como objetivo reivindicar uma posição pública do PSC sergipano sobre a indicação e a permanência de Feliciano no posto máximo da Comissão de Direitos Humanos. Durante o Ato, será protocolado um documento ao presidente do PSC no estado, André Moura.

Terceiro ato
A manifestação justifica-se pelo fato do líder do PSC na Câmara dos Deputados, e responsável pela indicação de Feliciano, ser o parlamentar sergipano André Moura. Além disso, é também sergipano o único senador do PSC, Eduardo Amorim.Este é o terceiro Ato em Sergipe exigindo a saída de Marco Feliciano. Atividades semelhantes estão ocorrendo em todo o país, já que a eleição e permanência do deputado paulista têm sido marcadas por forte rejeição de entidades de direitos humanos.

Liminar suspende projeto de lei que trata do aumento da tarifa do transporte público
A Desembargadora Suzana Carvalho deferiu, ontem, 24, o pedido de liminar impetrado pelo vereador Emerson Ferreira pedindo a suspensão da tramitação do Projeto de Lei 68/203, que visa fixar tarifa do sistema integrado de transporte coletivo em Aracaju. O vereador alegou que houve vícios de iniciativa e de procedimento da tramitação do projeto. Além do vício subjetivo, a Desembargadora vislumbrou um vício formal objetivo.

Tema até licitação ser realizada
Na sessão da Câmara de Aracaju ontem o vereador Max Prejuízo reforçou que enquanto não for encaminhada a licitação do transporte público não deixará de falar nesse tema. “Agora o sindicato das empresas de ônibus querem indenização. Que absurdo. Ainda dizem que tem ônibus suficientes para atender à população. Ônibus suficientes tem para garantir o lucro deles, mas para a população, que passa uma hora esperando o transporte e quando chega é sucateado e superlotado não são suficiente", criticou Max Prejuízo.

Perguntar não ofende
Por que motivo as placas referentes às obras públicas contêm várias informações sobre a obra em execução, mas nenhuma delas exibe a data em que a obra foi iniciada? – Evidentemente, esse dado é muito importante, vez que, através dele, a população pode fiscalizar o andamento das obras respectivas e, lógico, controlar o cumprimento do prazo.

Antigo terminal hidroviário
Completamente abandonado, serve, atualmente, de abrigo para marginais, consumo de drogas “y otras cositas más…”. Com a palavra as autoridades responsáveis.  O blog já postou que o projeto do Memorial Zé Peixe está pronto, licitado e com as licenças ambientais. E dinheiro do BNDES em caixa. Quem falta autorizar.

Passos de tartaruga
Já a reforma do prédio onde funcionou, por muitos anos, a Receita Federal, continua em ritmo bastante lento. Essa obra é da alçada da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Praça na Farolândia
Os moradores desse bairro movimentam-se para solicitar da PMA a construção de uma praça em local que já aparece, há anos, no mapa da cidade, como se fosse uma praça. Como não há nenhuma nas imediações, a construção traria grandes benefícios à comunidade. O local fica nas imediações de um condomínio de casas e defronte da pré-escola do Colégio Arquidiocesano. A área tem sido utilizada para a realização de missas, sempre aos sábados.

Seminário pela aprovação da PEC 300
O deputado federal Mendonça Prado (DEM) considerou vitoriosa a inicativa dele do seminário “Uma Nova Segurança Pública para o Brasil”, encerrado na última quinta-feira, em Brasília. O evento reuniu parlamentares, autoridades, representantes de classe e líderes da Mobilização pela Aprovação da PEC 300. Os participantes engrandeceram o debate e apresentaram informações pertinentes à sociedade, no que concerne à defesa e à garantia dos trabalhadores desse setor.

Piso Salarial para servidores policiais
Na ocasião, o deputado federal Mendonça Prado solicitou o apoio de diversos líderes partidários para assinar um requerimento visando à inclusão na pauta da  PÉC  446/2009, que institui o piso salarial para os servidores policiais. O outro requerimento pede urgência ao PL 2791/11, que concede anistia aos policiais e bombeiros militares punidos por participar de movimentos reivindicatórios.

Criação de um fundo constitucional
"A PEC 300 não diz respeito apenas a valor de remuneração. Ela tem algo que é muito mais importante para a segurança pública, que é a criação de um fundo constitucional, ou seja, a garantia de recursos para a segurança pública. Hoje, o gestor público não está obrigado a investir um percentual do orçamento na segurança pública. Ele investe o que quer, o que acha que deve investir. É diferente do que acontece com saúde e educação, por exemplo."

Futuro dos clubes de futebol
O deputado Valadares Filho (PSB) participou, ontem, 24, do Seminário: Gestão Financeira e Formação de Atletas nos Clubes de Futebol, promovido pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados. O seminário teve como principal objetivo debater os rumos do futebol brasileiro.Valadares Filho, que é o primeiro vice-presidente da Comissão presidiu o painel sobre a atual situação fiscal e financeira dos clubes no Brasil.

Crise financeira Flamengo e Atlético Góias
O painel teve como expositores o presidente do Flamengo-RJ, Eduardo Bandeira de Mello, o presidente Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), Arialdo Boscolo, e o presidente-executivo do Atlético Goianense-Go, o deputado estadual Valdivino José de Oliveira.Valadares Filho disse que, de acordo com o relato dos presidentes do Flamengo e do Atlético Goianense, a situação dos dois clubes, o primeiro da série A e o segundo da série B, é igualmente complicada. “Temos que encontrar mecanismos que venham solucionar esse problema, para não comprometer ainda mais o esporte brasileiro”.

Formação de atletas
Segundo o presidente do Flamengo, com a crise financeira, o clube ficou sem condições de investir em outras modalidades esportivas. “Essa situação está prejudicando seriamente o desenvolvimento do esporte como um todo. Esse é o momento de se investir ma formação dos atletas brasileiros para que o Brasil tenha chances de aumentar o quadro de medalhas nas Olimpíadas em 2016”, conclui Valadares Filho.    

Milho para agricultores
Ontem, 25, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) se reuniu com Marcelo Melo, da Diretoria de Operações de Abastecimento e com Rose Pondé, superintendente Regional de Sergipe, ambos da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). No encontro, o parlamentar garantiu a distribuição de milho para cidades e municípios que foram castigados pela seca.

Milho já está na Conab/SE
“Muitos animais morreram e a agricultura foi prejudicada com a seca. Os agricultores e produtores rurais sofreram inúmeros prejuízos. O fornecimento do milho, destinado principalmente à alimentação dos animais, amenizará esta situação”, afirmou Fábio.O milho, que será fornecido pelo Governo Federal, já está na Conab de Sergipe. No entanto, não estava sendo entregue aos agricultores. O parlamentar pediu, com urgência, a liberação do alimento.

Dia Nacional da Caatinga
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou nesta semana, sobre o Dia Nacional da Caatinga, comemorado no dia 28 de abril. "Instituída por decreto do presidente Lula, em 2003, a data faz alusão ao nascimento de um dos maiores ecólogos brasileiros, João de Vasconcelos Sobrinho, docente pioneiro da disciplina "Ecologia Conservacionista", por ele instituída na Universidade Federal Rural de Pernambuco", lembrou o parlamentar.

Manejo
De acordo com ele, Vasconcelos Sobrinho mostrou ao mundo que a caatinga, "além de muito rica, constitui patrimônio biológico único no planeta". Este bioma engloba partes dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, concentra espécimes da fauna e da flora peculiares, e exige técnicas específicas de manejo para evitar a degradação e não sucumbir à desertificação.

Seapri cria Núcleo Institucional
A secretaria da Articulação Política e das Relações Institucionais DA Prefeitura de Aracaju está preparando um núcleo para receber secretários e parlamentares. O espaço que fica dentro da própria Seapri está recebendo os últimos reparos. A ideia é proporcionar aos vereadores e gestores das pastas um ambiente agradável e harmonioso, onde possam ser discutidos projetos e demais ações dos poderes executivo e legislativo.

Moção de apoio ao jornalista Jozaito Lima
Por unanimidade, a diretoria da Associação dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) assinou uma Moção de Apoio ao jornalista Jozailto Lima repudiando as acusações difamatórias e infundadas, proferidas pelo ex-prefeito de Capela Manoel Messias, o Sukita. Ao destacar a retidão e o caráter do jornalista a nota lembra também que a liberdade de imprensa é um dos pilares do Estado democrático de direito.

Visita técnica Cehop ao aterro sanitário em Rosário
Ontem, 25, técnicos da Cehop, conheceram o funcionamento do Centro de Gerenciamentos de Resíduos da Estre Ambiental, localizado no município de Rosário do Catete. Os técnicos conheceram todo o funcionamento do Centro de Gerenciamento como também o trabalho realizado na estação de transbordo, localizada na BR-235, em Socorro.

Destinação dos resíduos das obras
Um dos objetivos da visita foi conhecer como funciona o trabalho de tratamento de resíduos visto que as obras precisam estar preparadas para destinar os resíduos produzidos para conseguir recursos do BNDES como também cumprir a Lei 12.305. A equipe da Cehop foi comandada pelos  diretores Altina Sandra Medeiros de Brito Garcez e Caetano de Almeida Quaranta Filho.

MD33: Nada definido em Sergipe.Marcos Aurélio afirma que Novo Partido deve fazer jus ao nome
Apesar das informações repassadas para a Sociedade, via imprensa,  oriundas do Senhor Antônio Luiz, ex-presidente do PMN – Partido da Mobilização Nacional em Sergipe, insinuando que ele foi indicado como o Dirigente do Novo Partido, a Mobilização Democrática para o Estado, o ex-Tesoureiro do PPS, Marcos Aurélio, garante que "até agora ninguém do PPS recebeu qualquer orientação a respeito da Nova Composição da Executiva Estadual. Se agora o Partido se chama Mobilização Democrática, então que façamos uma Mobilização, de fato, Democrática. E é isso que estamos dispostos a fazer em todo o Estado". Disse.

Não acredita em imposição
Marcos Aurélio afirma que através de contatos com os Dirigentes Nacionais, ninguém confirmou a informação que está sendo amplamente divulgada por Antônio Luiz. "Faço parte de um Partido, que possui na sua história, desde os tempos do antigo Partidão, a essência da discussão com as bases como forma de decidir as questões partidárias. Não acredito numa imposição de cima pra baixo, sem a devida discussão". Informou o ex-Tesoureiro do PPS em Sergipe.

Rumo do novo partido
O Dirigente do Partido Popular Socialista diz que tem dialogado com filiados históricos do PPS e todos têm demonstrado preocupação com os rumos que as coisas estão tomando no Estado. "O que tenho visto são pessoas, a exemplo de Wellington Mangueira, que deu sua vida pela Democracia que vivemos hoje, apreensivas com essas atitudes". Diz Marcos Aurélio, e completa, "Todos nós defendemos a realização de um Congresso Extraordinário, convocando todos os filiados dos PPS e PMN, e neste Fórum, de forma democrática, escolhamos os integrantes do Diretório Estadual e que este, também de forma democrática, escolha a sua Comissão Executiva. Aquele que se posicionar contrário a esse Processo, não merece Dirigir um Partido que se denomina, Mobilização Democrática".

Preocupação dos filiados
Finalizando, Marcos Aurélio garante que tem recebido telefonemas de vários filiados do PPS em Sergipe, na Capital e no Interior, todos expressando preocupação com essas decisões de "gabinete". "Nesta quinta-feira, encontrei-me com um Vereador e o mesmo me disse que se for dessa forma, atropelando as instâncias partidárias, não pensará duas vezes em pedir desfiliação do PPS". Segundo Marcos Aurélio, "é exatamente isso que estamos tentando evitar. Uma debandada generalizada do PPS e também do PMN, pois acredito que ninguém que tenha se dedicado para construir um Partido, simplesmente aceite essas decisões que mexem diretamente com suas vidas, sem uma consulta, uma conversa e sem poderem escolher seus dirigentes". Informa o Dirigente.

Codevasf conclui 1ª licitação para equipamentos perímetros irrigados
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu esta semana o primeiro processo licitatório do programa Mais Irrigação no estado. A licitação finalizada no dia 23 de abril é para a aquisição de equipamentos topográficos que serão utilizados nos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Até o final do ano, serão licitados todos os R$ 102 milhões destinados pelo programa do Governo Federal aos perímetros irrigados do Baixo São Francisco em Sergipe.

Mais ações nos perímetros irrigados
Até 30 de maio, três das principais ações do Mais Irrigação, que consumirão quase metade do valor destinado aos perímetros irrigados, deverão ter sua parte burocrática  finalizada. São elas: o convênio com o Estado para a pavimentação de quase 30 km de  estradas de serviços (principais corredores de escoamento da produção agrícola), a reabilitação de pouco mais de 46 km de canais de irrigação e a aquisição de máquinas e equipamentos de suporte à operação e manutenção dos perímetros. O investimento para essas três ações totaliza aproximadamente R$ 47,5 milhões.

Lagarto: Prefeitura tentar reorganizar transporte público
Através da Secretaria Municipal da Ordem Pública, a Prefeitura de Lagarto tenta reorganizar o sistema de transporte público no município. A ideia é organizar itinerários, pontos de paradas e horários dos coletivos que tem concessão para circular na cidade. Na reunião, a Prefeitura alertou que deve ser observada a Lei Federal que estabelece a gratuidade no transporte público aos maiores de 65 anos e da reserva de assentos prioritários para deficientes físicos.

Clandestinos
Já os concessionários queixaram-se do grande número de clandestinos que circulam no município, do transporte irregular de passageiros feito por caminhões de entrega de cargas, da localização das paradas e da falta de abrigos para os passageiros em alguns pontos. A Prefeitura sugeriu uma próxima reunião, com caráter de audiência pública na Câmara dos Vereadores para, assim, ampliar as discussões.

Melhoria do sistema
"Estamos em conversa para chegarmos a uma solução. A nossa intenção é melhorar o sistema de transporte e a principal beneficiada será a população", frisou o prefeito Lila Fraga, que disse que o a organização do sistema beneficiará também o trânsito na cidade.

Escola de Música Santa Bárbara inaugurada em Laranjeiras
Gestores de Laranjeiras, da Petrobras/FAFEN, vereadores e representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Casa Operária Vale do Cotinguiba, participaram na noite da última quarta-feira, 24, da aula inaugural da Escola de Música Santa Bárbara. A solenidade foi realizada no Clube Recreativo Antônio Carlos Franco.

Apoio
Patrocinada pela Petrobras, através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe- Fafen-SE e apoiada pela Prefeitura de Laranjeiras, a escola contará com cursos básicos e técnicos para atender 160 estudantes inicialmente, numa faixa etária entre 11 e 29 anos.

Valores
A iniciativa visa fortalecer  a cidadania, valores comunitários e culturais, além da  inclusão econômica e social do município de Laranjeiras e região, através do ensino básico e técnico de música. Para isso, também está sendo estruturado um estúdio de gravação de áudio e uma oficina de luteria para confecção e reparos em instrumentos de madeira como fonte de renda própria.

12ª Mostra do Filme Livre
O Museu da Gente Sergipana abre espaço para a exibição das produções que fazem parte da Mostra do Filme Livre – evento que está na 12ª edição e é uma das mostras pioneiras na exibição e na discussão de novas possibilidades estéticas para o audiovisual. O evento aconteceu ontem no auditório do Museu e mobilizou um público interessado em produções alternativas da cena áudio visual brasileira.

Agente de registro e divulgação
Em 2013, a Mostra do Filme Livre vai exibir mais de 200 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, além das sessões especiais e a homenagem ao cineasta Carlos Alberto Prates Correia. O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, tem se consolidado como um importante agente de registro e divulgação de produções áudio visuais. De acordo com o superintende do Instituto Banese, Ézio Deda, nos últimos quatro meses, esta é a quarta mostra de cinema exibida no Museu.

Centro de Convenções de Sergipe :ACESE parabeniza solicitação de parlamentares

O ministro Gastão Vieira se comprometeu na última quinta-feira (25), em liberar R$ 20 milhões para a ampliação, reforma e climatização do Centro de Convenções de Sergipe. A ampliação e reforma do CCS foram bandeiras defendidas também pelo presidente da ACESE, Alexandre Porto, ainda como parte das obras do Proinveste. Com entusiasmo, Porto recebeu a notícia e parabenizou os parlamentares pela solicitação. “Estão de parabéns o Secretário de Turismo do Estado, Elber Batalha, o Senador Valadares e o Dep. Federal Valares Filho pela defesa dessa bandeira. O atual CCS está deteriorado e essa liberação do MTUR chega na hora certa. Precisamos estimular o turismo de eventos, que está em constante crescimento no Brasil e Sergipe tem ficado cada vez mais pra trás. Agora esperamos a reforma e o avanço no turismo de eventos do Estado”, finaliza.

II Encontro de Vascaínos de Sergipe
O encontro é organizado pelo núcleo Vasco da Gama em Sergipe.Serão dois dias, 27 e 28. No sábado, 27, acontecerá uma avaliação de atletas de 11 a 16 anos no Clube do Banese a partir das 08h onde estarão presentes Mauro Galvão diretor executivo da base do Vasco e o chefe de captação do Vasco, Almir. A taxa da de inscrição é de R$ 20 mais um quilo de alimento.

Presenças
Já no domingo, 28, ocorrerá a confraternização dos torcedores, a partir das 12h com presenças confirmada dos ex-jogadores Mauro Galvao e Odvan. O evento contará com bandas de Samba, sorteio de brindes, fotos e autógrafos. O ingressos custa R$ 30. Maiores Informações: 79 9932-1605 (Diego).

Projeto A Praça Canta
Em visita ao gerente de comunicação Luiz Roberto da Petrobras, o "Movimento Salve" sob a batuta de seu presidente Tonico Saraiva, pleiteou a participação dos artistas vinculados a Associação Movimento Salve em alguns shows com o apoio da Petrobras, foi então apresentado  o "Projeto a Praça Canta" que de imediato Luiz Roberto aquiesceu e acordou em colocar o referido projeto idealizado pelo "Salve" em prática. Será uma edição a cada dois meses em praças diferentes de nossa capital.

1º Forró Pra + de Metro
Será hoje no Clube do Banese a partir das 21h com 100% de forrozeiros sergipanos: João da Passarada, Pavio do Forró, Ismael, Erivaldo de Carira, Os 3 Moleques do Forró, Mimi do Acordeon, Balança Eu, Glaubert do Acordeon, Ararão do Nordeste, Forró Maturi e Fumo de Gasto.

Inédito
Neste sábado (27), a Cosil Incorporações e Construções dará início à promoção "Mega Oferta Cosil". Para os clientes que comprarem uma das unidades nos empreendimentos participantes, a empresa oferecerá vantagens nunca antes vistas no mercado. Como parte da estratégia de execução da campanha, a empresa fechou todos os stands de vendas ao longo da semana. As equipes das imobiliárias credenciadas voltarão a comercializar os imóveis no sábado e no domingo (28), dias de realização da mega surpresa.

Norcon Rossi lança ‘Eu escolho o melhor negócio’
Com histórico de valorização constante dentro das áreas mais privilegiadas de cada bairro, os empreendimentos da Norcon Rossi ainda possuem um diferencial arrojado no mercado: suas áreas de lazer são entregues equipadas e decoradas, com a maior fidelidade possível ao material publicitário que o cliente aprecia. Com a nova promoção ‘Eu escolho o melhor negócio’ da Norcon Rossi, válida para os projetos com obras em andamento: Jardins de Londres, Life Jabotiana e o Altos do Farol, além do lançamento, Vista Beira Mar, o cliente tem a possibilidade de escolher entre viver na melhor localização do bairro Jardins, Jabotiana, Farolândia ou Beira-Mar e ainda ganha um dos brindes: viagem, cozinha gourmet, home theater ou um desconto incentivador.

Promoção
Para a cliente Vanessa Almeida, que é designer e arquiteta, o projeto do Jardins de Londres foi uma das melhores concepções arquitetônicas e urbanísticas que ela já teve conhecimento em Aracaju para o padrão de apartamento com até três quartos, com duas suítes e varanda gourmet integrada à cozinha e sala de estar. “Gostei tanto que acabei adquirindo uma unidade”, informa a cliente. Para quem não conhece os projetos que participam da nova promoção, vale conhecer os apartamentos decorados nos estandes da Av. Tancredo Neves (vizinho ao Makro), no Farol e no Espaço Norcon Rossi, onde está situado o decorado do Jardins de Londres, que está nos últimos dias de visitação.

Frase
“Se pudesse começar toda a minha vida outra vez, cometeria os mesmos erros – só que mais cedo.” – Tallulah Bankhead, atriz.

Livro
“O Castelo de Papel”. Autora: Mary Del Priore, historiadora. Editora: Rocco. 320 páginas, R$ 34,50. Obra caracteriza Dom Pedro II como alguém que adivinhava seu destino e o ocaso da monarquia. Com este novo livro, a autora sequencia série de publicações sobre a família real brasileira.

Denúncia caluniosa
O pastor Silas Malafaia vai processar o deputado Jean Wyllis. Alega que o parlamentar atribuiu a ele afirmação que, na verdade, foi publicada por um perfil falso criado com seu nome no Facebook.

Milton na Turquia
Único brasileiro convidado pela UNESCO, Milton Nascimento vai vai cantar TRAVESSIA, EM Istambul, no próximo dia 30, na festa do Dia Internacional do Jazz.

Dedução
O governo estuda uma fórmula que permita aumentar a dedução no Imposto de Renda de gastos com domésticas. Pelas normas atuais, o limite de devolução das despesas relativas às contribuições pagas ao INSS é de R$ 985,96. Também estão sendo estudadas a diminuição dos 12 por cento de contribuição à Previdência Social e a redução da multa de 40 por cento sobre o saldo do FGTS nos casos em que houver demissão sem justa causa.

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO DA SÉRIE A-1 – Classificação – 1. Sergipe – 28; 2. Confiança – 28; River Plate – 25; Socorrense – 24; Estanciano – 23; Itabaiana – 17; Lagarto – 15; Olímpico – 15; Boca Júnior – 15; América – 13. A cada rodada, aumenta a expectativa sobre quais serão os 4 clubes que disputarão o cruzamento olímpico, e na outra ponta da tabela, os dois que serão rebaixados para a série A-2, em 2014. /// Vitórias do Bayern sobre o Barcelona e do Borússia Dortmund diante do Real Madrid surpreendem o mundo esportivo. As equipes alemãs estão com um pé nas finais da Liga dos Campeões da Europa. /// Um excepcional artilheiro surge e a cada jogo agiganta-se. Trata-se de LEWANDOVSKI, polonês que defende o Borússia: simplesmente fez os quatro gols de sua equipe contra o Real. /// Governo estadual assume o patrocínio do clássico Confiança X Sergipe, a ter lugar no primeiro de maio, dia do trabalhador e também do aniversário do Confiança, o Dragão do Bairro Industrial. Secretaria de Esporte e Lazer comanda a promoção, juntamente com a Federação Sergipana de Futebol. /// CONMEBOL muda de novo a data do jogo Santa Fé e Grêmio de Porto Alegre. Agora será no dia 16 de maio. RODADA DE NÚMERO 16 DO CERTAME SERGIPANO – Confiança X River Plate – Itabaiana X Sergipe – Lagarto X Boca Júnior – Estanciano X Socorrense e América X Olímpico.

Futebol II
FONTES DE ARRECADAÇÃO – Desde quando os clubes de futebol passaram a ser considerados EMPRESAS os borderôs das partidas deixaram de ser a única fonte de arrecadação. Os clubes de maior estrutura conseguiram patrocinadores, desenvolveram suas ações de marketing e começaram a comercializar os tradicionais “regalos” que tanto atraem os torcedores, como camisas, chaveiros, canetas, toalhas, livros, CDs e outros brindes, em suas butiques. De outra parte, os clubes profissionais criaram a figura do sócio-torcedor, que tem sido uma fonte bastante considerável na vida financeira de nossas agremiações. Mesmo os clubes de médio e pequeno porte também aderiram a essa prática benéfica. Assim é que, entre nós, o Confiança, sem dúvida, dentre os sergipanos, o que mais se aproxima do perfil de um clube, foi o pioneiro, o primeiro a lançar essa categoria de sócio, que, aliás, continua em franca expansão, no clube do Bairro Industrial. Em 2003, o Dragão foi o primeiro clube sergipano a adaptar seu Estatuto ao novo Código Civil. O Sergipe, que é um ente desportivo do mesmo porte do Confiança, passou por um longo período de crise, que culminou com o afastamento do presidente Motinha. Somente agora, depois de três mudanças em seu comando, o grêmio rubro passa por um momento em que é visível sua recuperação, sob todos os aspectos. Lailson Melo, atual presidente do Conselho Deliberativo, empenha-se em aumentar o número de sócios-torcedores. Para tanto, lançou uma campanha que distribui brindes especiais para a torcida. Já no interior, o Itabaiana destaca-se nesse particular. Na maioria dos clubes sergipanos grassa uma letargia, uma acomodação inominável. Quase todos aceitam passivamente um estado de dependência absoluta da federação ou dos governos (municipal e estadual). Vale salientar que esse processo empresarial em evolução permanente no futebol é irreversível. O vice-presidente Miltinho, que também é dirigente da Liga do Nordeste, bem que pode colocar em ação práticas modernas de relações públicas e de marketing. Ainda porque o seu nome é sempre lembrado para suceder Carivaldo de Souza, ao fim do atual mandato. A TV Globo vai lançar, nos próximos dias, uma novela chamada SANGUE NOVO. É disso que o futebol sergipano precisa. /// O veterano narrador esportivo Raimundo Macedo chama atenção para um detalhe: até o momento ninguém falou nada em termos de promoções para o dia primeiro de maio, dia do trabalhador e do aniversário do Confiança. /// Custa acreditar numa versão que se ouve por aí. Tomara que seja apenas boato. A informação dá conta de que o patrocínio de uma famosa montadora de automóveis é para a FEDERAÇÃO e não para o CAMPEONATO ou para os CLUBES. É oportuno perguntar: existe campeonato sem os clubes? Existe federação sem os clubes? Estas questões são para sua reflexão, amigo leitor.

Curtas
CONGRESSO CONSIDERA INVASÃO DO STF E VAI RECORRER DE LIMINAR. /// DILMA PEDE A MERCADANTE PARA NÃO CONCORRER AO GOVERNO DE SÃO PAULO. /// ADVOGADO DE “BOLA” CHAMA PROMOTOR PÚBLICO DE CANALHA EM DEPOIMENTO. /// PT É AUTORITÁRIO AO APOVAR RESTRIÇÃO A NOVOS PARTIDOS. AFIRMA O SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG (PSB/DF). /// TOFFOLI NEGA CRISE ENTRE LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. /// DEPOIMENTO DE VALÉRIO NÃO CONTÉM MUITOS DETALHES, AFIRMA ROBERTO GURGEL. /// BRASILEIRO ROBERTO AZEVEDO VAI DISPUTAR COM MEXICANO A PRESIDÊNCIA DA OMC – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO, ORGANISMO DA ONU. /// DR. EMERSON É O MAIS NOVO MEMBRO DA ACADEMIA SERGIPANA DE MEDICINA. /// VEREADORA EMÍLIA CORREIA ANUNCIA QUE VAI APRESENTAR DOIS PROJETOS DE REPERCUSSÃO SOCIAL. /// PLACAR NA CMA CONTINUA APONTANDO: SITUAÇÃO, 19 E OPOSIÇÃO, 5 VEREADORES. /// MAX PREJUÍZO MOSTRA DINAMISMO E COMPROMISSO COM AS CAUSAS POPULARES EM SEUS PRIMEIROS MESES DE MANDATO. /// MD – MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA, O NOVO PARTIDO, JÁ COMEÇA DIVIDIDO, EM SERGIPE.

Curtas II

JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR QUE SUSPENDE REAJUSTE DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS POR ERRO NO PROCESSO. /// ABI REALIZA ELEIÇÕES HOJE. MAURÍCIO AZEDO E VILASBOAS CORREIA TERÃO NOVO MANDATO. /// JOSÉ SOUZA NO SEEB/SE POR MAIS TRÊS ANOS. /// JOAQUIM BARBOSA AFIRMA QUE DIMINUIÇÃO DOS PODERES DO STF FRAGILIZA A DEMOCRACIA. /// GOVERNO FALA EM INFLAÇÃO DE 5 PO CENTO EM 2013. /// ANALISTAS DISCUTEM O CENTRO DA META. /// CMA FICA MAL NA FOTO COM DECISÃO DA JUSTIÇA SERGIPANA. /// POVO REACENDE ESPERANÇA DE UMA SOLUÇÃO MAIS JUSTA PARA O TRANSPORTE COLETIVO.

Memória – Aconteceu há 61 anos – (1952)
NO BRASIL – Getúlio Vargas cria o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE)e estatiza a produção de energia elétrica. Um novo decreto impõe limite de dez por cento para a remessa de lucros ao exterior pelas empresas multinacionais que atuam no país. Continua, em toda a nação, a histórica campanha “O PETRÓLEO É NOSSO”. Muitos idealistas são presos por defenderem o monopólio estatal do petróleo.
EM SERGIPE – A SCAS – Sociedade de Cultura Artística de Sergipe, recentemente inaugurada, concorreu para despertar o gosto dos sergipanos pela música. Os principais fundadores da SCAS foram José Carlos Teixeira e João Costa. A partir de então, grandes espetáculos foram trazidos para Aracaju. Companhias de Teatro, de Ballet, Orquestras Sinfônicas, Óperas. Começava um ciclo de grandes avanços artísticos e culturais em Sergipe, graças à SCAS. Além de José Carlos Teixeira e João Costa, o grupo pioneiro da SCAS era composto, também, por Felte Bezerra, Alberto Carvalho e Bonifácio Fortes. No comando do Estado, continuava Arnaldo Rollemberg Garcez, eleito pela coligação PSD/PR. Seu mandato iria se estender até o ano de 1954.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto  Uma rápida passagem pela Terrinha e um paradoxo na bagagem: cansei o corpo e descansei a alma.  A equação ilógica do gostar.

www.twitter.com/aidabrandao22  "Tem gente que quer chegar aonde outros chegaram, sem saberem o preço que elas pagaram"

www.twitter.com/emerson_social   Dica aos energúmenos: Precisamos refletir se estamos apenas ocupando espaço na vida ou se estamos ajudando a construir um mundo melhor?

www.twitter.com/FalaSergipe   Você conhece o político caranguejo? É aquele que espera chover prá falar mal do opositor. Quer o voto de quem tá na lama.

www.twitter.com/ProfAndreyLemos   Nos momentos de dor, angústia ou sofrimento podemos identificar reais valores e sentimentos, como amor e amizade. Assim segue a vida!

www.twitter.com/JUNIOR_TORRES_   Hoje o político parece uma mercadoria, é mais construção do marketing do que das ideias que sempre lhe nortearam!

www.twitter.com/marciorocha1   Quando uma manifestação fica à beira de uma baderna, perde sua finalidade.

DO LEITOR

Mega FM: Sukita vai tomar o lugar de George Magalhães
Do leitor Marcos Simplício dos Santos (marcosmss29@gmail.com  ): “O ex-prefeito de Capela Sukita ainda não conseguiu digerir a derrota que sofreu na eleição daquela cidade, pois todos os dias coloca o pobre radialista George Magalhães que, diga-se de passagem, estar no rádio a seu serviço, para tacar a madeira no prefeito eleito. Antes era até engraçado, pois o George bradava como jargão "Ezequiel aceite a vontade do povo", só que quem não estar aceitando a vontade do povo é Sukita. Sem falar no exagero de participações do ex-prefeito no programa de rádio, tudo ele tem que meter o bedelho e colocar sua opinião. O programa é muito bom, mas estar ficando chato essa forma de autopromoção da laranjinha, ou melhor, do Sukita”.

Aracaju:Caos Rua Campo do Brito
Do leitor Leozirio Aciole Bomfim (leozirio@infonet.com.br  ): “ Quando a SMTT vai dar um jeito na rua Campo do Brito, Principalmente entre a Gonçalo Rolemberg e Lagarto, são constantes engarrafamentos os carros estacionam nos dois lados da rua e tem sempre os que acham que podem tudo e param o carro para esperar alguém que foi entregar um exame na Unimed ou Homos ou fazer alguma consulta nos hospitais que lá estão instalados e tem ainda os taxis que param em qualquer lugar e de qualquer jeito, todo dia é um caos”.

Flanelinhas com solução em Salvador!
Do leitor Dinho Santana:  “Como sempre digo que política seja a arte de enganar o próximo quanto mais próximo, vemos que o que querem os deputados é realmente uma enganação! traz hoje o jornal  A Tarde, em matéria da capa da jornalista Rita Comrado: Lei proíbe ação de 'flanelinhas', Aprovado projeto que prevê prisão de 'flanelinha';  O projeto ainda terá que ser sancionado pelo prefeito ACM Neto (DEM). O projeto de lei 38/12, de autoria do vereador Paulo Câmara (PSDB), presidente da casa, determina que os guardadores de veículos flagrados em atividade devem ser enquadrados no artigo 47 da Lei de Contravenções Penais, que prevê de 15 dias a três meses de prisão. "Eles privatizam as vias públicas e causam insegurança ao cidadão, através de uma aproximação provocativa e muitas vezes até violenta, justificou Câmara, que não teme a repercussão negativa/ "O que não se pode permitir é que o motorista continue refém de quem o quer extorquir em todas as partes da cidade", afirma. "Agora, ele terá a quem recorrer". Se João Alves, que em campanha tanto fez, fará em nossa Aju. O mesmo?… Saúde e paz”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“O melhor modo de vingar-se de um inimigo, é não se assemelhar a ele.

Antes o reprovamento por um gênio do que um louvor de um idiota.

Marco Aurélio, Imperador Romano, nasceu em 26 de Abril   de 121 e morreu em 180.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários