Ei você aí! Nós não somos nada

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Independente de religião, crença ou fé. Que seja agnóstico ou ateu. Aproveite o momento atual para refletir. Não só pela presença do Papa no Brasil, mas também pela onda de mudanças que tomou às ruas do país (exceto o vandalismo) nas últimas semanas.

Você que acha que seu problema é maior do que o de todo mundo, lembre que em algum lugar tem alguém apenas querendo comer e não tem nada.

Você que está chateado porque não consegue trocar o imóvel ou mesmo trocar de carro.  Lembre que em algum lugar tem alguém querendo apenas um teto para dormir. E não encontra.

Você que acha que sua profissão é a mais importante do mundo. Lembre que todas são importantes desde que o profissional ame o que faça.

Aquele que acha que é insubstituível. Não é. Você pode ser até o melhor no que faz, mas se deixar a arrogância à frente da humildade a queda será bem mais rápida do que a subida.

Você que é jovem. Tenha a certeza que não é indestrutível. Cuide de sua segurança quando estiver dirigindo. Lembre que em casa muitos estão esperando-lhe, muitas vezes acordados.

Você que fica estressando no trânsito. Lembre que em casa alguém lhe espera. Não vale à pena discutir. É um absurdo alguém perder a vida numa briga de trânsito.

Você que é católico e está renovando sua fé com as ações do Papa Francisco. Faça o que ele pediu. Ore por Francisco. A ruptura que ele começa a promover pode levá-lo a um papado rápido.

E ao final a única certeza na vida: que todos morrerão. E dela nada levaremos.  Mais importante do que os bens materiais é deixar para os familiares e amigos um legado de valores que ficarão para sempre.

É amigo, nós não somos nada. Reflita os seus atos diários e viva cada dia como se fosse o último.

Na mesa de Jackson um pedido que pode “entornar o caldo”
Depois do episódio da nomeação de Roberto Bispo para Codise, criticada pelo governador Déda pelo twitter, o clima voltou a harmonia no governo estadual e na interinidade do governador em exercício Jackson Barreto. Porém, diariamente são colocadas à frente dele algumas armadilhas que se não forem desarmadas podem “entornar o caldo de vez”.

Diretoria de Operações do Detran
A informação é que na mesa de Jackson encontra-se o pedido de lideranças de Canindé ligadas ao grupo do PSD para nomear na Diretoria de Operações do Detran, Erasmo Marinho Filho. Nada contra a capacidade técnica do rapaz, mas as informações repassadas é que em toda região do Sertão ele é conhecido como uma das principais lideranças jovens do PSC, inclusive participando das caravanas do deputado André Moura e o senador Eduardo Amorim.

Reunião na Câmara
Ontem, 25,  através de convite do presidente, Vinicius Porto (DEM) a secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles  debateu a atual situação do transporte público em Aracaju e as medidas já adotadas para regularizar o serviço.

Medidas
De acordo com a Secretária, a Prefeitura estudou várias maneiras para resolver o problema. “Pensamos em intervenção, mas esta medida teria como resultado uma despesa mensal de R$ 3,5 milhões. Além disso, a Prefeitura também ficaria sem receber impostos da empresa. Outra possibilidade seria encampar a VCA que também implicaria em prejuízo para a população aracajuana, isso porque a PMA acabaria arcando com uma dívida muito alta”, esclarece Georlize Teles.

Chamamento público
Aos vereadores, a Secretária disse que o melhor caminho no momento foi fazer um chamamento público para que outras empresas de transportes participem do sistema integrado de transportes de Aracaju.

Importância
Vinicius Porto, presidente da Câmara, avaliou o encontro como de extrema importância. “ Nós vereadores estamos em recesso, mas não poderíamos de forma alguma ficar à parte da atual situação. Trata-se de um problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível, principalmente porque envolve o interesse de milhares de aracajuanos. Pessoas que, diariamente fazem uso do transporte público para se locomover e que, portanto, precisam de um serviço de qualidade”, reforça.

CPI em Aracaju não será caça as bruxas
Engana-se quem pensa que a CPI que já conta com as assinaturas da metade dos vereadores (12) será uma “caça as bruxas” contra pessoas. A discussão será mais profunda, para verificar todo o sistema nos últimos anos e o que levou ao atual caos. É preciso discutir não só o passado e o presente, mas as soluções para o futuro.

Voz das ruas
Ontem, 26, pelos comentários nas ruas e nos programas de rádio foi acertada a posição do Legislativo municipal em abrir uma CPI do transporte. Mostra que a atual legislatura, que foi bastante renovada está sintonizada com a voz das ruas. Uma ampla fiscalização pode ajudar na solução dos gargalos existentes.

VCA, PMA e o imbróglio jurídico
Na última quarta-feira, 24, o prefeito de Aracaju João Alves Filho, anunciou o desligamento oficial da Viação Cidade de Aracaju (VCA) do sistema de transporte coletivo da região metropolitana.A retirada da VCA do sistema de transporte coletivo que serve ao município de Aracaju vai enveredar por um caminho jurídico tortuoso.

Exploração
Para muitos a exploração das linhas sempre se deu de forma clandestina, por conta de uma relação que permitia a conivência dos poderes constituídos, que sempre fechou os olhos para a realização do processo licitatório, exigência legal. No pronunciamento o prefeito explicou que optou pela “cassação da permissão”, como forma de se livrar de pagar futuramente milionária indenização, caso optasse pela intervenção.

Indenização
Mas para o advogado, a medida adotada pelo prefeito João Alves é passível de indenização em favor das empresas em questão. Ele adverte que será de algumas centenas de milhões de reais o passivo que a prefeitura de Aracaju arcará, e que algumas escolas, creches e postos de saúde poderão deixar de ser construídos por causa disso.

Questionamentos
O blog considera as interpretações distintas do prefeito e do advogado, mas possui as seguintes observações e os respectivos questionamentos depois de consulta a especialistas: O Tribunal de Contas e o Ministério Público sabe que não se leva 20 anos para produzir um edital de licitação. Porque então nunca interviram, inclusive com a proposta de auxiliar na elaboração do edital, para que a legislação fosse respeitada?Se o procedimento licitatório iniciado no governo Deda (06 anos) e com prosseguimento no governo Edvaldo Nogueira (10 anos) não vingou, quem responderá pelo dinheiro público desperdiçado no respectivo procedimento?

Questionamentos II
Se não houve licitação e se alguns advogados e políticos entendem que as empresas atuam de forma clandestina como pode o poder público se relacionar oficialmente com as empresas? Se não houve permissão legal, visto que qualquer forma de concessão pública teria que ter critério de seleção com autorização do legislativo e com chamamento público, sob pena de nulidade perante a legislação vigente.Como pode haver “cassação de permissão?  Então, pela tese que as empresas operam de forma clandestina não se pode exigir notificação oficial, para obter o direito a ampla defesa e ao contraditório. Há direitos assegurados neste caso?

Débitos da empresa
Por outro lado, há uma questão grave, ao falar sobre o débito das empresas perante a SMTT no repasse da taxa de gerenciamento, o prefeito João Alves Filho não pode assemelhar à “taxa de gerenciamento”, com as dívidas das empresas perante o INSS. Ele deve ter se equivocado, visto que a contribuição previdenciária é um benefício que deve ser pago pelos empresários, cujo não pagamento, gera dívida. Enquanto a “taxa de gerenciamento” é um valor pago pelo usuário, embutido no valor da tarifa, pertencente à SMTT, cujo repasse é obrigatório, e não havendo, caracteriza apropriação indébita.Esse é o entendimento do blog, aberto a avaliações técnicas e jurídicas mais abalizadas.

Relator Mais Médicos
Foi confirmada nessa semana, a indicação do deputado federal Rogério Carvalho, como o relator da MP no Congresso que definirá o Programa Mais Médicos, matéria importante e bastante polêmica.  Rogério foi escolhido pelo PT e também por indicação do ministro Alexandre Padilha. O parlamentar sergipano é Médico Sanitarista, com doutorado na Unicamp, Rogério milita na saúde publica há quase 30 anos, tendo ocupado vários cargos importantes, entre os quais, secretário de saúde de Aracaju( 2000-2006) e do Estado de Sergipe( 2007-2010).

Emsetur
Na próxima segunda-feira, o advogado Armando Batalha Júnior assume a diretoria administrativa e financeira Emsetur. Armando Júnior tem se destacado como advogado criminalista e já foi professor universitário e procurador legislativo. Tem experiência de sobra.

Celeridade ao Proinveste
O governador em exercício, Jackson Barreto, reuniu-se ontem, 25, em Brasília, com a procuradora-geral da Fazenda Nacional (PGFN), Adriana Queiroz de Carvalho. Na audiência, a chefe da PGFN assegurou que ela e sua equipe estão tratando com celeridade da tramitação do Proinveste.Antes da liberação dos recursos, é necessário o parecer favorável daquela Procuradoria. A PGFN é órgão de consultoria jurídica do Ministério da Fazenda.

Jackson vai ao encontro do Papa
De lá Jackson Barreto vai ao Rio de Janeiro participar do encontro com o Papa Francisco. Jackson é muito religioso e faz anualmente visitas ao santuário de Aparecida.

Posição de Augusto Bezerra
Ontem, 25, um atento observador político lembrou que o deputado Augusto Bezerra já deixou claro que será independente na AL e que poderá votar em projetos do governo. Ele seguirá as sugestões de João Alves que no momento vive um clima de parceria administrativa excelente com o governo estadual.

13 categorias realizam hoje café da manhã com a imprensa
É hoje , 26, o café da manhã, às 6h30 com a imprensa na Unidade de Saúde do Conjunto Augusto Franco, das 13 categorias integrantes da equipe multiprofissional que atua no serviço de saúde no Brasil que estão realizando movimento em todo país apoiando os vetos ao chamado Ato Médico.

Auxílio-alimentação no TJ
O Tribunal de Justiça de Sergipe concedeu um reajuste de 115,36% no auxílio-alimentação dos seus servidores nos últimos sete anos. No mesmo período, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) variou em apenas 41,19%. Lembrando que o auxílio-alimentação pago a servidores e magistrados não se submete ao mesmo regime jurídico, por isso os valores são diferentes. Além disso, diversas verbas que podem ser pagas aos servidores, a exemplo de hora-extra, plantões, triênio e adicional-qualificação, os magistrados não podem receber.

Aracaju: Menos mortes violentas
Dados da Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -, do IBGE e nos registros do DataSus, de 2001 e 2011, apontam Aracaju como a capital do Nordeste onde menos ocorrem mortes violentas – trânsito e agressões. No país, a capital sergipana ocupa a 21ª posição no item: mais mortes violentas por cada 100 mil habitantes. Aracaju fica bem na frente de capitais como Maceió, João Pessoa, Salvador, Fortaleza, Recife, São Luis e Natal.

Presidenta Dilma é duramente criticada pela classe empresarial
A presidenta Dilma Rousseff vetou o Projeto de Lei Complementar (PLP 200/12) que extinguia a multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores, nos casos de demissão sem justa causa. A decisão foi publicada na edição  de ontem, 25, do Diário Oficial da União. No dia 3 de julho, o texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados com mais de 300 votos a favor.

Veto
Diante desse fato, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, demonstrou em rede social, a indignação do setor empresarial após o veto. Decepcionado, Porto lamentou a decisão da presidenta e classificou o ato como desrespeitoso. “Quero aqui demonstrar toda a minha indignação à Presidente Dilma pelo veto ao projeto que derruba a multa de 10% do FGTS. O ato de Dilma é um desrespeito a quem constrói esse País que somos nós, o setor produtivo.”, disse.

Luta
Alexandre Porto conclamou empresários sergipanos, para juntos lutarem na tentativa de derrubar o veto. “Vamos agora para a próxima luta, derrubar o veto da Presidenta Dilma e mostrar ao seu Governo que quem manda no País é o povo. Nós empresários temos estado muito passivos, aceitando tudo, temos muitas questões para defender e lutar: Acabar com essa multa de 10% do FGTS; acabar com a substituição tributaria nas MPE's seja de ICMS, seja de ISS, implantar o código de defesa do contribuinte para sermos mais respeitados pelos fiscais; reduzir as altas multas e juros por atraso no pagamento dos impostos  e tantas outras lutas. VAMOS À LUTA!”, desabafou Porto.

Conferência cultural
A 3ª Conferência Municipal de Cultura, evento organizado pela Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) e demais membros do âmbito cultural, acontecerá no dia 31 deste mês, na Sociedade Semear, e terá como tema "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". Na oportunidade serão escolhidos os delegados para a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada no mês de setembro. A organização da Conferência Municipal espera receber mais de 250 participantes. As inscrições serão feitas no local de sua realização, a partir das 7h30.

Capela promoverá ações pelo Dia Nacional de Prevenção
a Secretaria de Saúde de Capela vai celebrar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que ocorre sempre em 27 de julho.  Para isso, realizará ações preventivas de saúde para os trabalhadores das usinas do município. O objetivo da ação é despertar funcionários e empresários para a importância do fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.A primeira ação ocorrerá ontem, 25, na Usina Junco Novo. A outra será na segunda-feira, 29 de julho no período da manhã, na Usina Taquarí. Ver mais informações no site: http://www.capela.se.gov.br

Cenário macroeconômico poderá impulsionar o crescimento empresarial de SE
A convite do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Samuel Schuster, o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Roger Barros, participou ontem (25) de mais uma edição do programa ´Conversando com o Lojista´. O palestrante convidado para a reunião-almoço, o secretário de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, falou sobre o tema ´O Crescimento Empresarial Sergipano – Desafios e Perspectivas´.

Economia
“É sempre importante estar no meio do setor do comércio em nosso Estado, que reúne diversos associados do CDL e que é um membro do Fórum Empresarial. Além disso, o secretário trouxe números atualizados não só sobre a nossa economia, mas uma visão macro do que está acontecendo no mundo e no Brasil”, comenta Barros.

Preocupação
Ainda segundo o coordenador, há uma grande preocupação entre o empresariado quanto ao baixo crescimento econômico do país. “O PIB tem apresentado indicadores com taxas sempre decrescentes e inferiores ao previsto no início do ano. A classe empresarial precisa ter mais apoio do Governo na desoneração de impostos e estímulo à economia. É um setor importante que gera renda e empregos mas atravessa momentos de dificuldades nestes últimos”, revela.

Potencial
Em sintonia com o pensamento do coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, o presidente da CDL destaca que tudo influencia para o comércio. “O novo emprego é o novo consumidor. Na palestra de Saumíneo foi demonstrado o potencial que o nosso Estado vem tendo para atrair novas indústrias, o que significa novos funcionários, novos empregos e,

Mobilização Nacional de Doação de Sangue: 30 mil voluntários em todo o país. Cerca de 90 mil vidas beneficiadas
O dia 27 de julho, sábado, será um grande Dia de Mobilização Nacional de Doação de Sangue. Cerca de 30 mil voluntários, do Programa Mãos que Ajudam, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estarão em ação, simultaneamente em mais de 130 cidades brasileiras e em todas as capitais.

“Mãos que Ajudam a Salvar Vidas – DOE SANGUE”
O projeto intitulado Mãos que Ajudam a Salvar Vidas – Doe Sangue tem como objetivo atender uma necessidade real de Bancos de Coleta de Sangue, Hospitais e Hemocentros, que é o baixo estoque de sangue. O foco dos doadores serão os jovens de 18 a 30 anos, mas os voluntários de todas as faixas etárias, que a lei permite ser um doador, estão convidados. Em Aracaju o evento será realizado no Hemose uma parceria que vem sendo feita a 10 anos,com doações constantes e efetivando um novo ano com a realização do projeto nacional.

Principios
Os membros da Igreja de Jesus Cristo vivem uma vida de princípios morais e limpos. Não fumam, não bebem, não usam drogas e vivem a Lei da Castidade. Podemos dizer que buscam no dia a dia Seguir a Jesus Cristo em atos e atitudes. Em doações anteriores, o índice de aproveitamento do sangue coletado foi bem mais alto que a média.

Benefícios
Com o envolvimento de 30 mil doadores, a ideia é beneficiar de 70 a 90 mil vidas. Levar alento e uma melhor qualidade de vida a milhares de pessoas e confortar milhares de familiares. O exemplo é capaz de mobilizar aqueles que as palavras não convencem, junte-se a nós: Mãos que Ajudam a Salvar Vidas – Doe Sangue – no dia 27 de julho.  Ithannamara Correia (79)8826-7203 ou Isa Eleonora (79)8824-1742. Mais informações: http://www.maosqueajudam.org.br

Agenda
26 DE JULHO – Hoje é o dia dos AVÓS e também o dia das CAMPANHAS ANTIDROGAS. Médicos continuam movimento que protesta contra a vinda de profissionais da medicina de outros países para trabalhar no Brasil. Prossegue a visita do Papa Francisco para participar da Jornada Mundial da Juventude. O retorno do Papa será no próximo domingo. Brasileiros gastam no exterior. No primeiro semestre, houve incremento de 73 por cento. Déficit nas contas externas do país quase dobra nos primeiros seis meses do ano. A APPLE anuncia para dezembro a abertura de sua primeira loja no Brasil. O Estado de São Paulo contribui com 41 por cento dos produtos industrializados exportados pelo país. Desvalorização do real ante o dólar só apresentará efeitos na balança comercial em 2014. É o que preveem economistas de várias correntes. Consumo mundial de drogas: segundo a ONU, com posição em 2012, o número de consumidores de drogas em todo o planeta varia entre 150 e 270 milhões, o que corresponde a de 3 a 6 por cento da população mundial com idade a partir de 15 anos. FRASE – (Sobre os avós): “Avô – pai sem exigências. Avó – mãe com açúcar.” – Lauro Muller (1863/1926).

Ciclo de palestras sobre Segurança do Trabalho
Sempre consciente da importância de manter seus colaboradores informados sobre as normas e adequações direcionadas a Segurança do Trabalho, a Nassal promove entre os dias 31 de julho e 08 de agosto, um ciclo de palestras para lembrar do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado amanhã (27). Com discussões de temas que alertem a necessidade dos uso dos Equipamentos de Proteção Individuais, além das normas usadas nos canteiros de obras, o ciclo conta com práticas e teorias para colaboradores de sete obras da Nassal. A palestrante convidada, Edneyla Paulo, é técnica de Segurança e Saúde no Trabalho do FIES e ministrará temas como trabalhos em altura, transporte e levantamento manual de peso, além da higiene e segurança nos locais de trabalho.

Semana de Prevenção de Acidentes
De 29 de julho a 01 de agosto, acontecerá o SIPAT Jotanunes. Promovido pela própria construtora, o evento será destinado a colaboradores e terceirizados da empresa, e  contará com treinamentos voltados para área de saúde e segurança. Adotando o slogan “trabalho saudável é trabalho seguro”, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho contará com palestras sobre meio ambiente, coleta seletiva, psicologia na construção civil, drogas e suas consequências, DST/AIDS, sinalização no trânsito e código penal. Também serão realizadas atividades que orientem e conscientizem os trabalhadores  da construtora sobre os temas abordados. Realizado no Empreendimento Mais Viver Ouro Negro – Alagoinhas/Bahia, a SIPAT Jotanunes contará com duas palestras por dia: das 13h às 14:30 e das 14:30 às 16h.

Flash Mob de Danças Árabes no Shopping Jardins
A Cia de Dança ‘Carpe Diem’ estará realizando neste sábado, 27, na praça de alimentação do Shopping Jardins a partir das 15h um Flash Mob, como pequena amostra de como será o 6º Festival de Danças Árabes de Sergipe do próximo dia 3 de agosto, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O bailarino, professor e coreógrafo de danças, Ali Khalih estará disponível para entrevistas no dia do espetáculo, assim como os demais convidados de outros estados junto a Cia. Para adquirir os ingressos, eles estão à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto.

Curtas
ENCONTRO COM  O PAPA EMOCIONA FIÉIS ARGENTINOS. /// SERRA É SUBMETIDO A PROCEDIMENTO E CATETERISMO CARDÍACO. /// POPULAÇÃO DESAPROVA RESPOSTAS DOS GOVERNOS A MANIFESTAÇÕES. /// EDUARDO CAMPOS É O GOVERNADOR MELHOR AVALIADO. /// RENDA DA FINAL DA LIBERTADORES BATE DE LONGE O RECORDE BRASILEIRO: SUPEROU A MARCA DE 14 MILHÕES DE REAIS. /// PAPA FRANCISCO PEDE QUE JOVENS NÃO DESISTAM DA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO. /// CABRAL É O GOVERNADOR MAIS MAL AVALIADO EM PESQUISA DO IBOPE. /// PAPA POLITIZA VIAGEM AO ABORDAR TEMAS COMO DROGAS E CORRUPÇÃO. /// APROVAÇÃO DO GOVERNO DILMA CAI PARA 31 POR CENTO. /// MANIFESTAÇÕES NAS RUAS SÃO APROVADAS POR 89 POR CENTO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

ACDS
Fundada em 31 de agosto de 1949, a ACES – Associação dos Cronistas Esportivos de Sergipe – resultou da iniciativa de um grupo, liderado por José Thomaz e José Eugênio de Jesus. Antes da atual sede, a entidade atualmente presidida por Roberto Silva funcionou, durante muito tempo, no primeiro andar do edifício Palace, em cujo andar térreo foi inaugurado o cinema Palace, cujas sessões marcaram época na Aracaju dos anos 50. A inauguração da moderna sala cinematográfica, dotada de ar condicionado, deu-se em primeiro de janeiro de 1956. Antônio Lisboa, que também presidiu a FSB – Federação Sergipana de Basquete – presidia a ACES, atualmente ACDS, naquele período. Dentre outros, presidiram a entidade dos cronistas desportivos de Sergipe: José Eugênio, Narciso Machado, Nino Porto, Jurandir Santos, Hermínio Matos, Xavier de Almeida, Jorge Araújo, Geraldo Chagas Ramos, Paulo Lacerda, Carlos Rodrigues e este colunista. Geraldo Chagas sucedeu-nos, em 1971. Foi nessa época que o governo do Estado cedeu um espaço para que fosse instalada, no Batistão, a nova sede da associação. O governador era o engenheiro Paulo Barreto de Menezes, cujo mandato começou em 1971 e se estenderia até 1974. Ainda sobre o Cine Palace: o filme de estreia foi o musical SETE NOIVAS PARA SETE IRMÃOS. Aos domingos, as sessões eram literalmente lotadas. As filas para comprar ingresso chegavam, muitas vezes, a dobrar a esquina da rua Laranjeiras, onde funcionava a loja A MODA.

Eleições
O pleito para a escolha dos novos dirigentes da ACDS está previsto para maio de 2014, o ano da Copa do Mundo a ser realizada no Brasil.

Escolinha de árbitros
José Ailton, atualmente empresário, foi árbitro de futebol, e, depois, presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol. Advogado, José Ailton teve a louvável iniciativa de implantar uma escola de árbitros, contando com o apoio da FSF e do Sindicato dos Árbitros. Tivemos o prazer de ser instrutor por dois anos consecutivos, da matéria “Português/redação de súmulas”. Numa delas, sob a direção de José Ailton. Na segunda vez, já sob o comando de Américo Beata, recentemente falecido. Outros colaboradores eram Manoel Cruz (legislação esportiva), Jimmy Rocha (noções de medicina esportiva/primeiros socorros) e Lézio Lopes da Rocha, também na área de legislação esportiva. Tudo isso teve lugar nos anos 90. Foi um passo à frente dado em nosso futebol, num setor de grande importância: a arbitragem. A história dos árbitros de futebol em Sergipe divide-se, basicamente, nos seguintes períodos: 1. A era João Carlos Smith; 2. A fase dos árbitros militares; 3. O período Sidrack Marinho, que foi revelado por João Carlos Smith; 4. E a etapa mais recente, cujo principal nome foi Antônio Hora Filho.

Pagando o mico
Ainda repercute intensamente o lançamento de “Pagando Mico no Rádio”, obra escrita por Antonio Barbosa. Dentre as personalidades presentes ao Museu da Gente Sergipana, na semana que passou, o empresário da comunicação, Walter Franco, um verdadeiro “gentleman”, compareceu à solenidade, com o fito de apoiar a primeira experiência literária de Barbosa que, como é sabido, estruturou o departamento esportivo da Rádio Atalaia, quando de sua inauguração, em 1968. Antonio Barbosa também já atuou na TV Atalaia, como narrador esportivo. A presença do Dr. Walter no evento foi muito bem recebida pelos integrantes da crônica esportiva sergipana. A TV Atalaia, Canal 8, realizou a cobertura do acontecimento de caráter cultural, através do competente repórter Evenilson Santana. A postura do jovem deputado Walter Franco, em 1983, apoiando integralmente a Campanha pelas Diretas, é um fato que ficou registrado na história política de Sergipe.

Liberdade Sem Censura
Por falar em Evenilson, que já foi narrador esportivo (Cultura/Cooperase), comanda, com sua habitual competência, o jornalístico LIBERDADE SEM CENSURA, na Liberdade FM. De segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas.

60 Anos 
Enquanto isso, a Liberdade AM 930 completará seis décadas de existência no próximo dia 7 de setembro. Inaugurada em 1953, a Liberdade foi a segunda emissora sergipana. Até então, existia apenas a emissora oficial, Aperipê (630 khz). A equipe de produção da estação aniversariante está praticamente concluindo a programação especial que será apresentada em setembro para marcar a importante efeméride.

Memória do Esporte
26 DE JULHO – Em 1998, morre Aymoré Moreira, técnico campeão com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1962. Irmão de Zezé Moreira, também técnico de futebol, Aymoré nasceu em Miracema (RJ) e faleceu em Salvador (BA), aos 86 anos.

Jogo rápido
Torcida rubra confia em mais uma vitória do Mais Querido. /// Três clubes estão no páreo para contratar Bernard. São eles o Arsenal, da Inglaterra, o Porto, de Portugal e o Shakhtar, da Ucrânia. /// Campeonato paulista masculino de vôlei, que começará no dia 2 de agosto, vai antecipar os sets de 21 pontos. Já no quinto, os pontos caem para 15. /// Classificado para a Copa 2014, o Irã enviou dirigentes a São Paulo para definir em qual centro de treinamento sua seleção ficará, durante a competição da FIFA. /// FRASE – “O São Paulo copia a gente em tudo. Agora também querem derrubar o presidente, como aconteceu com o Dualib”. – Manoel Evangelista, conselheiro do Corinthians, ironizando a crise no Morumbi.

PELO TWITTER

www.twitter.com/emanuelcacho  Quanto mais conheço a política, mais duvidas eu tenho se a militância é uma opção  de vida minimamente razoável.

www.twitter.com/CFcomunicologo  A pergunta que deixo é a seguinte: quem será responsável pela depredação no município de Aracaju conduzida pelo Movimento Não Pago?

www.twitter.com/lukinhasdj  Num dia frio, nem o Djavan arruma um bom lugar pra ler um livro.

www.twitter.com/gildasio2002  @Georg_Magalhaes Se o dono das empresas fosse ligado ao agrupamento de @jacksonbarreto_ tinha radialista que faria o maior escarcéu.

www.twitter.com/firmo_robalo  Por que será que há políticos querendo liberar o consumo de drogas ilicitas?

www.twitter.com/Anselmocosta_Se Conta Primeiro milagre atribuído a visita de Francisco ao Brasil: @Augustodeputado diz que não faz politica em troca de cargos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
“Atingir a perfeição é impossível. Mas aproximar-se cada vez mais dela, não.” Telê Santana da Silva, treinador e ex-futebolista brasileiro, nasceu em 26 de Julho de 1931 e morreu em 2006.

O mundo tem muitas coisas boas a oferecer para quem tem a ousadia de buscar.

O segredo da felicidade é escolher a comédia e largar o drama.

Zíbia Gasparetto, escritora brasileira, nasceu em 26 de Julho de 1926.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais