Eleição será um saco de gatos

Eleição será um saco de gatos


O PMDB e o PDT, partidos da base governista, vão ficar contra o PT do governador Marcelo Déda nas eleições municipais de Lagarto. Os peemedebistas e pedetistas decidiram apoiar a candidatura de Lila (PSB) a prefeito daquele município. O candidato do governo em Lagarto deverá ser o deputado estadual Valmir Monteiro (PSC). A decisão de fechar com o nome apoiado pelo prefeito Zezé Rocha (DEM) foi abençoada pelos dirigentes do PMDB e do PDT, respectivamente Jackson Barreto e Ulices Andrade, dois aliados de 1ª hora do governador Marcelo Déda. Pelo visto, as eleições no interior vão ser um verdadeiro saco de gatos.

Fase de convenções

Os partidos políticos que pretendem lançar concorrentes a prefeito e a vereador nas eleições de 5 de outubro devem realizar suas convenções sobre a escolha dos candidatos e a formação de coligações entre hoje (10) e 30 de junho. O partido só pode pedir o registro de candidato escolhido em convenção. O prazo para o registro vai até 5 de julho. Qualquer brasileiro que estiver no pleno exercício de seus direitos políticos, em dia com a Justiça Eleitoral, filiado a partido político e tiver mais de 18 ou 21 anos pode concorrer, respectivamente, a uma vaga de vereador ou prefeito.

Concurso à vista

A Secretaria estadual da Saúde tem prazo de 120 dias para realizar concurso público visando a ocupação de cargos em todas as unidades de saúde de Sergipe. Decisão nesse sentido foi tomada pelo juiz federal do Trabalho, Hilder Torres do Amaral. O prazo estabelecido inclui a abertura do edital, período de inscrições, realização de provas, resultado, nomeação e posse dos aprovados. O não cumprimento da ordem implicará multa diária de R$ 50 mil. O magistrado também determinou que a Secretaria anule todos os contratos de trabalho firmados via Associação Aracajuana de Beneficência e/ou outras entidades privadas.

Café adiado

Ficou para quinta-feira (12) o café da manhã que o PPS ofereceria ontem (09) visando festejar o apoio à reeleição do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B) e a candidatura do ex-deputado federal João Fontes (PPS) a vereador da capital. A mudança ocorreu a pedido do governador Marcelo Déda (PT) que também pretende participar do café que selará a aliança política entre os dois partidos.

Turismo em alta

O aquecimento da economia tem estimulado os sergipanos a fazer turismo internacional. Segundo o diretor da Turise Operadora, Ailton Júnior, no começo deste ano houve um incremento de vendas da ordem de 25% a 30% se comparado ao mesmo período do ano passado. “A maioria dos nossos clientes está preferindo viajar para a América Latina, particularmente para o Chile, Argentina e Uruguai. Essa opção é motivada pelos preços dos pacotes, o idioma e a documentação. Quem viaja para estes paises só precisa levar a cédula de identidade civil e a carteira de habilitação, se for dirigir”, diz Ailton.

Sem e-mail

E por falar em turismo, a grande maioria dos empreendimentos turísticos do interior de Sergipe está fora da Internet. Segundo levantamento da seccional sergipana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), dos 30 hotéis e das 61 pousadas existentes no interior, apenas oito possuem e-mail. Essa deficiência prejudica significativamente a captação de novos hóspedes.

Eleitor bem tratado

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, destacou a importância de a Justiça Eleitoral adotar uma comunicação “mais leve” com o eleitor. Segundo ele, a democracia é uma festa “e a mensagem que nós tentamos transmitir e projetar não é mais a do ferrão nas costas, do chicote na mão, da repreensão severa”, afirmou. Britto disse que a idéia é estimular o eleitor a comparecer à votação, a não se abster e não anular seu voto.

Nova carteira

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu renovar até 31 de janeiro de 2009 a validade das carteiras da entidade, de identificação dos profissionais da advocacia. Essas carteiras já estão sendo substituídas por uma nova, que traz vários benefícios aos advogados, sendo o principal deles a possibilidade de utilização de uso da certificação digital junto aos Tribunais. Como nem todos os profissionais renovaram o documento, a OAB resolveu prorrogar o prazo.

União verde

O senador José Almeida Lima, presidente do diretório do PMDB em Aracaju, reuniu ontem (09) lideranças do PV sergipano. Ele batizou o encontro de “ato público de compromisso político e declaração de convergência de princípios”. A idéia do senador é reunir os partidos, cujos princípios políticos se identifiquem na expectativa de formalizar uma aliança política no processo eleitoral deste ano. Na semana passada, Almeida reuniu os líderes, filiados e militantes do PHS com o mesmo objetivo.

Novos cidadãos

A Câmara de Vereadores de Aracaju realizará um ato solene no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe para a entrega de títulos de cidadania aracajuana ao reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e a seu vice, Angelo Roberto Antoniolli. O evento está marcado para as 9 horas da próxima sexta-feira. As proposituras são de autoria dos ex-vereadores Antônio Samarone (Josué) e Tânia Soares (Angelo) e serão entregues pelo vereador Chico Buchinho (PT).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais