Eleição verticalizada

Embora não seja uma exigência legal, para alguns partidos a eleição de governador será verticalizada com a disputa presidencial. Maior exemplo disso é o PSB sergipano, que dificilmente permanecerá nas bases governistas, pois precisará montar um palanque no estado para o candidato a presidente Eduardo Campos. O PT acompanha desconfiado o namoro declarado do governador Jackson Barreto (PMDB) com o DEM do prefeito João Alves Filho. É que a possível união dos dois afasta o PT da chapa governista visando impedir que a turma do DEM suba no palanque da presidente Dilma Rousseff. Essa ‘verticalização’ tem sido um grande complicador para a formação das alianças locais. Portanto, não se surpreendam se os adversários de hoje estiveram juntinhos na próxima campanha eleitoral e se os aliados de vários anos virarem inimigos de fogo a sangue.

Outra opção

Do senador Antônio Carlos Valadares no twitter: “Aos nervosos e apressados, por favor aguardem a reunião do diretório regional do PSB, que poderá decidir por nem um, nem outro. Será que só em Sergipe, que tem um povo livre e altaneiro, é proibido falar em outras opções?”.

Festa de posse

O empresário Mozart Augusto Oliveira será empossado nesta segunda-feira na presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe. Ele substituirá Flávio Andrade, que realizou um excelente trabalho à frente da entidade. A solenidade de posse está marcada para as 17h na sede do sindicato, na rua Raimundo Fonseca, 57, bairro 13 de Julho.

Contra proposta

Está marcada para hoje a reunião entre os sindicatos dos patrões e dos empregados na construção civil de Sergipe. Na pauta, a proposta salarial dos trabalhadores, que pede reajuste salarial de 15%, adicional de insalubridade, 6% de triênio, auxílio alimentação, cesta básica, vale transporte e seguro de vida. Caso não se chegue a um acordo, a galera da pá e da colher pode entrar em greve por tempo indeterminado.

Déda lembrado

Vivo fosse, o ex-governador Marcelo Déda (PT) completaria amanhã 54 anos de idade. Para lembrar a data, a família dele encomendou uma missa, a ser celebrada a partir das 17h na Igreja João José, em Aracaju. Déda morreu prematuramente no dia 2 de dezembro passado no Hospital Sírio Libanês, vítima de um câncer no estômago. Amanhã o Banese inaugura uma agência no bairro Santa Maria batizada com o nome de Marcelo Déda.

Guerra ao HPV

Meninas de 11 a 13 anos começam a ser imunizadas hoje contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. A primeira dose será oferecida nas escolas, mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

De volta

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) reassume hoje a liderança do governo na Assembleia. Mesmo alegando problemas de saúde, o petista não recusou o convite do governador Jackson Barreto para substituir o líder Gustinho Ribeiro (PSD). Com o retorno de Gualberto à liderança, o Legislativo voltará a assistir inflamados embates verbais entre ele e o líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP).

Ao Deus dará

Malhador, Campo do Brito, Macambira e Areia Branca ficaram no último sábado ao Deus dará. É que os poucos policiais lotados neste municípios foram atuar em Itabaiana. Autor da denúncia, o deputado estadual capitão Samuel Barreto (PSL) disse ser um absurdo que para reforçar a segurança de um município se deixe quatro outros entregues à própria sorte. O parlamentar está certíssimo!

Filiações

Em abril, começam a contar os prazos para que se filiem a partidos políticos os postulantes a uma candidatura que sejam membros de tribunais de Justiça, de Contas ou do Ministério Público. O prazo termina no dia 5 de abril, exceto para os militares, que podem se filiar até o momento da convenção partidária. Nesse dia, também termina o prazo para deixarem seus postos ministros de Estado, secretários, presidentes ou diretores de estatais, governadores e prefeitos interessados em concorrer às eleições.

Dá-lhe Mengão

Ao derrotar ontem o Botafogo, o Flamengo sagrou-se campeão da Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência. Além de aumentar a sua galeria de troféus, o Mengão conquistou importante vantagem: jogará sempre por dois empates na fase final do Campeonato Carioca. Foi a 20ª vez que o Rubro-Negro conquistou a Taça Guanabara, sendo, portanto, o maior vencedor. Dá-lhe Mengão!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã em 29 de julho de 1912

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais