Eleições em SE: PF e MPF terão muito trabalho

Imagine caro leitor um vereador de um dos municípios da região metropolitana de Aracaju receber uma oferta de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para mudar de candidato e apoiar outro para deputado federal. Infelizmente é um fato verídico, mas como este jornalista não tem provas materiais, não pode divulgar o nome dos dois envolvidos.

 

O certo é que mesmo não tendo sido lançadas ainda as candidaturas para as eleições deste ano a cooptação política através dos dividendos financeiros é uma realidade em Sergipe. O Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal já estão cientes destas investidas e Sergipe terá uma atenção especial nestas eleições. A ordem é não deixar escapar nada, usando toda tecnologia disponível como filmagem e gravações.

 

Infelizmente o poder econômico é uma realidade em Sergipe. Lideranças mudam de camisa da noite para o dia e muitas vezes o candidato que tinha o apoio delas só fica sabendo da traição quando sai o resultado da eleição. E tem gente que não tem medo do MPF nem da PF, sai bradando por aí que gastará tanto e tanto. Outros chegam a ameaçar usando o poder através da influência em órgãos importantes.

 

Em Sergipe o cavalo de Tróia é uma realidade. O cavalo vem cheio de dinheiro para ser distribuído com muita gente. São poucos os que não se curvam a ganância e aos desejos maiores. Mas surge uma luz ao final do túnel: o MPF e a PF já começam a atuar e muita gente pode ter surpresa quando tentar registrar suas candidaturas. Indeferir as candidaturas destes cavalos de tróia é o primeiro passo. Em Sergipe, como diz Albano, todo mundo se conhece, e sabe quem usa o poder econômico para tentar comprar a tudo e a todos.

 

João também quis fundação

Que alguns sindicalistas estejam contra a criação das fundações de saúde tudo bem! Mas o ex-governador João Alves Filho criticar o que ele fez no passado é, no mínimo, uma incoerência grande. Quem duvida é só acessar o site da Assembléia Legislativa e procurar no link das leis estaduais: Está lá, aprovado em 11 de dezembro de 1985 o projeto de lei (2563) criando a Fundação Hospitalar de Sergipe para gerenciar toda rede hospitalar. Pelo jeito João teve um lapso de memória.

 

Traição de aliados

Assessores do governador e lideranças que fazem parte do conselho político estão recebendo muitas reclamações contra a forma que está atuando o deputado estadual André Moura, candidato a deputado federal. Em quase todos os partidos ele está avançando em lideranças. Não escapa ninguém. Dizem que chegou a tentar “convencer” o deputado Adelson Barreto, do PSB.

 

Visita a Usina

O governo estadual, através da Secom, agiu corretamente a chamar alguns profissionais da imprensa para acompanhar a visita a Usina Nuclear de Angra dos Reis. A comitiva tem 15 pessoas, entre elas, cinco jornalistas, três dos jornais diários, um do jornal Cinform e outro do portal Infonet, o maior portal de notícias de Sergipe. Não foi convidada nenhuma equipe de televisão porque a direção da usina proíbe qualquer tipo de filmagem por conta da segurança. Até fotos só foram autorizadas para um profissional. A Secom optou por enviar o repórter fotográfico do governo que repassará as fotos para todos os veículos de comunicação.

 

ASEOPP se reúne com Sefaz

Os diretores da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP) estiveram reunidos na última quarta, 24 de fevereiro, na Secretaria da Fazenda para tratar de problemas relacionados à dificuldade por parte do governo de cumprir em tempo hábil com os acordos e convênios relacionados a pagamentos das construtoras contratadas para realização de obras públicas. Estiveram presentes: O Secretário de Estado da Fazenda João Andrade Vieira da Silva, os diretores da ASEOPP Francisco Otoniel de Mesquita Costa, Geraldo Majela de Menezes Neto e alguns associados. A reunião também contou com a presença do deputado estadual Garibalde Mendonça.

 

Iluminação precária na Euclides Figueiredo

Quem é obrigado a usar a Avenida Euclides Figueiredo no trecho entre o moinho Sergipe, no Bairro Industrial, até próxímo a Ponte do Rio do Sal, no Bairro Porto D”anta, sofre com a péssima iluminação. O motivo é que as luminárias são com “braços” curtos que não iluminação toda a via. É necessário que o setor responsável (Energisa ou PMA) coloque luminárias mais longas.

 

Albano receberá o título “persona non grata” ao futebol de SE

O jornalismo esportivo da TV Sergipe está mostrando para os sergipanos que não tem nenhum compromisso com o futebol. Ontem, 04, não mostrou nem mesmo o gol do jogo Confiança e River, no Batistão, quanto mais os melhores momentos. Dirigentes do futebol sergipano estão assinando uma lista para conceder o título de “persona non grata a futebol sergipano”, ao dono da TV Sergipe, Albano Franco.

 

Jornalismo esportivo vergonhoso

O blog já tinha recebido reclamações de vários leitores, mas achava que era exagero, mas ontem teve tempo de assistir ao Globo Esporte local e viu que é clara a intenção de não mostrar o campeonato sergipano de futebol por conta da parceria da TV Atalaia com a FSF. Não é por falta de tempo, já que na área do futebol de salão, o esporte da TV Sergipe, quando não tem gols para mostrar, mostra os familiares dos jogadores, crianças, sogras, papagaios e tudo mais. Já pensou se as outras redes de televisão deixassem de mostrar os campeonatos que a rede Globo compra os direitos exclusivos? Que vergonha para Sergipe.

 

Um exemplo correto

Justiça seja feita. Ontem, 04, a TV Sergipe deu um exemplo correto de jornalismo ao colocar ao vivo no programa Globo Rural a repórter Lanne Pacheco destacando a exposição agropecuária do Parque João Cleofas.

 

Aracaju: foi-se o tempo dos 10 minutos

Há pouco tempo qualquer um que morasse em Aracaju dizia que era fácil percorrer de um lado a outro da cidade em 10 minutos de carro. Hoje a história é outra e não é por culpa da SMTT, mas sim pelo excessivo número de veículos e motos. O poder aquisitivo da população aumentou em todo país e com ele chegou a facilidade para se adquirir veículos, principalmente novos. As ruas e avenidas são as mesmas, mas os veículos são milhares.

 

SMTT e os pedestres na 13 de Julho

Os pedestres que necessitam atravessar no sinal da 13 de Julho, próximo ao canal que leva ao Batistão apelam para que a SMTT encontre uma saída para eles. É um verdadeiro campo minado tentar atravessar as duas pistas. Além das pessoas que descem no ponto de ônibus tem também dezenas de pedestres, principalmente idosos que fazem suas caminhadas no calçadão da 13 de Julho. Alguns sugerem uma passarela, mas tem o problema de espaço. A SMTT tem técnicos competentes para encontrar uma solução para evitar os atropelamentos que acontecem quase que diariamente no local.

 

Entrevista de Déda

A Aperipê TV exibirá neste sábado, dia 6, às 20h, a entrevista que o governador Marcelo Déda concedeu ao veterano jornalista Carlos Chagas no programa ‘Falando Francamente’, da TV Paraná Educativa. A emissora pública paranaense, que exibiu a entrevista no último dia 26, cedeu o vídeo à Aperipê TV e os sergipanos poderão conferir os 50 minutos de perguntas e repostas entre o jornalista e o governador Marcelo Déda.

 

Acordo em Areia Branca

Os professores e o prefeito de Areia Branca chegaram a um acordo no que diz respeito ao pagamento do Piso Nacional do Magistério. Ficou acordado que os Professores retornam suas atividades nesta sexta-feira, dia 05, e que os mesmos estarão repondo os dias de paralisação ainda este mês.A proposta acordada é a seguinte: O pagamento do Piso, 20% de regência, 3% de triênio, 5% de titulação que fica congelada e o reajuste será anualmente pelo índice do INPC. Quanto ao escalonamento de nível I para II fica 30%, do nível II para III fica 40% e do nível III para o IV ficará 50%. O prefeito encaminhará a Câmara o projeto acordado com o Sintese para votação dos vereadores.

 

Assentamento

Na manhã de ontem, 04, o deputado Mardoqueu Bodano (PRB) visitou o assentamento Fidel Castro no município de Porto da Folha para dá continuidade a sua luta na liberação de empréstimos para os pequenos agricultores sergipanos. Na ocasião aproveitou a oportunidade para acompanhar os diretores da Pronese e Fetase, os quais, foram no assentamento para realizarem a conferência dos dados de cada beneficiado para que não haja nenhuma divergência , assim, dando o ponta pé inicial para liberação dos recursos.

 

Reunião

Na próxima segunda-feira às 11h, haverá uma reunião na Secretaria de Agricultura com o Secretário Estadual Paulo Viana juntamente com o parlamentar, Emdagro, Pronese e Banco do Nordeste para discutir visitas futuras a outros assentamentos e a liberação do valor para os agricultores.

 

Capela

O blog foi informado que o prefeito de Capela, Sukita, depois de travar uam briga feia com os professores resolveu brigar agora com os profissionais da saúde, mais de perto os enfermeiros. Em uma reunião com os servidores da saúdo do município o Prefeito de Capela Sukita meteu os pés pelas mãos e destratou os trabalhadores, em especial a categoria dos Enfermeiros. O prefeito demonstrando total ignorância sobre a atuação destes profissionais, assim como das leis da categoria, que logo se mobilizou.  Agora os servidores acionaram o Sindicato da categoria e pelo jeito a polêmica vai pegar fogo.

 

5 de março é o Dia do Filatelista Brasileiro

Hoje, 5, é comemorado o Dia do Filatelista Brasileiro. Há mais de um século e meio, o hábito de colecionar selos tem atraído um grande número de aficionados por todo o mundo. Denominada “Filatelia” (do grego fila = amigos e telos = selo), a atividade tem como seu praticante o filatelista. Contudo, nem só de selos vive o filatelista: na sua coleção também se encontram carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos. Na DR/Sergipe a homenagem ao dia do filatelista será neste sábado às 10h no haal da agência central, rua Laranjeiras, 229, com a posse da nova diretoria da AFINSE Associação Filatélica e Numismática de Sergipe e a exposição de selos do filatelista Luiz Barreto Mendonça – Tema : Selos Franceses.

 

Qualidade e resultados precisos

A Rede Primavera (marca que integra o Hospital Primavera, clínicas Diagnose e Policlin) procura oferecer procedimentos e serviços de qualidade para atender todas as necessidades dos seus pacientes. Dentre os destaques está o Laboratório da Rede Primavera. Certificado há 03 anos no padrão ISO 9001:2000, com classificação ‘Excelente’, ele utiliza metodologias de análise asseguradas por renomados controles internacionais (PNCQ, PELM, Controles Interlaboratoriais).

 

09 unidades de coleta

Todos os resultados são interpretados e liberados através de interfaceamento por Biomédicos e Bioquímica treinados e capacitados tecnicamente. Além disso, o Sistema de Gerenciamento da Qualidade permite controlar todo o fluxo de informações, desde a entrada da amostra, sistema de soroteca (armazenamento e recuperação de soros), verificação de resultados anteriores do paciente, até a impressão do laudo. O Laboratório da Rede Primavera conta com 09 unidades de coleta nas quais são realizados os mais diversos exames, com procedimentos feitos através das metodologias: Hb Glicada por HPLC, Curvas de estímulo e supressão. São feitas também Culturas Automatizadas, o que viabiliza maior segurança e agilidade na identificação bacteriana, além de redução no prazo de liberação das culturas e antibiogramas, auxiliando no diagnóstico clínico.

 

Evento da área oftalmológica NO/NE

O Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia acontecerá de 19 a 21 de Março de 2010 no Starfish Ilha de Santa Luzia Resort, em Aracaju – Sergipe.O evento está em sua décima sétima edição e será realizado pela Sociedade Sergipana de Oftalmologia e organizado pela Dupla Comunicação & Eventos.O presidente do Congresso Dr. Raimundo Emanuel prevê um público de aproximadamente 800 participantes distribuídos em médicos oftalmologistas, acadêmicos, residentes, áreas afins e expositores. Além da feira oftalmológica com cerca de 40 expositores, durante o Congresso  serão realizados o II Congresso Norte Nordeste da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC) e o II Simpósio Norte Nordeste da Sociedade Brasileira de Administração Oftalmológica (SBAO) atendendo assim os interesses da oftalmologia em geral. Informações e inscrições (até o dia 13 de março) no site www.cnno2010.com.br

 

César de Oliveira

Embora não seja coluna social este espaço homenageia o repórter fotográfico César de Oliveira, cujo aniversário é hoje. Um trecho do depoimento deste jornalista que está publicado no site de César: “César de Oliveira é um exemplo vivo do bordão dos bons repórteres fotográficos: “Apenas uma imagem vale”. E muitas foram as fotos e textos compartilhadas juntos nesta jornada jornalística. Quantas fotos fruto da sensibilidade de César de Oliveira revelaram para os leitores atos indiscretos de autoridades e políticos. Alguns dormindo em plenário, em solenidades, risadas, espantos e tudo mais. Tudo apenas num toque, fruto da sensibilidade jornalística que pulsa cada vez mais forte nas veias do já vovô (apesar de novo), César de Oliveira”. Saúde paz para o amigo e toda família.

 

Jadson Alves

E outro amigo que faz aniversário hoje é Jadson Alves,, atual Secretário de Assuntos Parlamentares de Japaratuba. Acadêmico de Direito, formado em Química pelo IFS, está n serviço público desde 84, tendo ocupado os cargos de Chefe de Almoxarifado e Farmácia do Hospital João Alves e a Diretoria de Compras do antigo CENAH (Deptº  Central de Administração Hospitalar de Sergipe) em seguida. Foi o único servidor público “petista” à época, a exercer cargos de confiança nos governos Valadares e João Alves Filho, apenas por méritos técnicos e de capacidade. Este jornalista conhece Jadson desde a antiga ETFSE onde ele cursou química e o titular deste espaço edificações. Saúde e paz para o amigo.

 

DO LEITOR

 

Prédio prestes a desabar na Ivo do Prado

Um antigo prédio que fica na Avenida Ivo do Prado, 1208, bem próximo a sede social do Cotinguiba Esporte Clube, conforme comerciantes, pescadores e moradores  adjacentes, está por merecer uma atenção especial, por parte das autoridades competentes e, mais precisamente da Defesa Civil do Estado, já que no último temporal, com trovoadas,  nesta capital, o dito cujo tremeu suas bases.O referido prédio abriga a sede da Federação de Pescadores de Sergipe e , a Colônia de Pesca Z-1, no municio de Aracaju, colocando em perigo  as vidas, de dezenas de pescadores que diariamente freqüentam, sua entidade, para resolverem problemas, de ordem social. De alguns pescadores, filiados a  Colônia Z-1,cujos nomes preferiram  omitir, o prédio onde fica situada a Federação de Pescadores do Estado se Sergipe deve enquanto antes, para não acontecer uma tragédia , serem  assistidas ou revisadas pelos órgãos  :  Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, IBAMA e outros.

 

Conveniência Política

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Ocorrendo mudanças no quadro político nacional, com certeza o quadro político em Sergipe sofrerá consequências. O Governador de São Paulo José Serra confirmou a cúpula do PSDB que é candidato a Presidência da Republica, assumindo o compromisso de convencer Aécio Neves a ocupar a vaga de vice na sua chapa, isso é muito provável que não aconteça, o próprio Aécio fez o seguinte apelo: “Por favor, não insistam no meu nome para a vice”. Em Sergipe as coisas caminham para o lado das conveniências, a venda de óleo de peroba possivelmente vai aumentar, tamanha é a cara de pau de alguns Deputados ou pré candidato, ora é Augusto Bezerra dizendo que vota em Amorim, porque acredita que possa ele passar para o lado da oposição, outro é Adelson Barreto dizendo que foi abandonado por seu lideres, é como diz Messias Gonçalves “é preciso arranjar muitas chupetas para estes “bebês” chorões”. Meu pai sempre dizia “política é a arte da ingratidão, que esbarra na traição”. O Deputado Augusto Bezerra sempre foi governista, quer pegar uma carona, mantendo-se na Assembleia, sabe ele, que o grupo Amorim em 2014 poderá ter candidato a Governo, idem Adelson Barreto, para poder incrementar a sua forma de fazer política com assistencialismo. Assim outros surgirão, a diferença é que uns falam e outros não. O grupo liderado pelos irmãos Amorim será muito fortalecido das eleições futuras, é um grupo novo que se forma, apesar das mesmas peças. A ruptura dos grupos que hoje brada aliança ocorrerá logo após as eleições, em jogo esta 2012 e 2014, onde será cada um por se, e Deus por nós todos”. Narcizo Machado Filho – graduado em ciências contábeis e pós-graduado em gestão fiscal e planejamento tributário.

 

Protetor solar para PM

e-mail de um estudante de direito: “Ao ler o caderno diário Correio de Sergipe, mais precisamente o Correio Urbano, me deparei com a reportagem “Governo teria superfaturado compra de protetor solar para a Polícia Militar”.A princípio, nos parece que o ilustre jornalista que escreveu o artigo não atentou para a observação posta no aviso, em anexo, da Dispensa por Valor PMSE-DV5701/2009 – PROTETOR SOLAR PARA PMSE, em anexo, não tomando ciência do conteúdo constante na observação do processo e olhando somente a descrição do item Protetor Solar FPS 30 c/ 120ml, descrição esta que é estipulada pela própria SEAD, através do setor competente para devida catalogação dos serviços/produtos. Pois bem, o comprador ao confeccionar o Processo de compra, postou no campo da observação do produto descrito, Protetor Solar FPS 30 c/ 120ml, que referido produto deveria ser fornecido em Pump de 2 litros, com devida apresentação do mesmo para avaliação, conforme se vê no aviso em anexo.Em suma, equivocado ou não, o referido jornalista fez uma falsa acusação, dizendo que a compra fora feita superfaturada quando a PMSE adquiriu cada bisnaga de 120ml por R$ 160,00, o que se este tivesse prestado a devida atenção, o valor pago de R$ 160,0 refere-se ao pump de 2 litros. Numa conta rápida, temos 2 litros, o que corresponde a pouco mais de 16,6 bisnagas de protetor, portanto, se verificarmos o valor destas 16,6 bisnagas X o valor mínimo encontrado pelo jornalista, R$ 26,55, os 2 litros de protetor não sairia por menos de R$ 440,73. Mal intencionado ou não, o jornalista findou pisando feio na bola e no dia de hoje a PMSE já mostrou que ele mentiu e isto resultara numa ação do Estado contra o mesmo e/ou o Jornal que ele escreve, sem falar que ao acusar o Estado, a SEAD e a PMSE, indiretamente ele acusa o Comprador e seu Auxiliar, uma vez que expõe o processo do produto, Dispensa por Valor PMSE-DV5701/2009 – PROTETOR SOLAR PARA PMSE, fazendo com que os que tiverem interessem e acessarem o Portal de Compras do Estado, www.comprasnet.se.gov.br, verão os nomes do Comprador e seu Auxiliar na Ata do Processo, submetendo os mesmos ao constrangimento de serem acusados de uma coisa que não fizeram, o que deve resultar também em outra ação por partes destes dois profissionais.Mesmo o caso sendo de interesse geral, solicito o meu anonimato”.

 

Eleitores de Lagarto  X  Pré-candidatos

Comentário de Luiz Santos: “O povo de Lagarto, principalmente eleitores, não podem ver um pré-candidato com residência fora de Lagarto, que vão em cima como cão feroz para devorar o dinheiro dos pré-candidatos, por isso que Lagarto todos os dias tem cerca de 50 a 100 pré-candidatos, prometendo e oferecendo vantagens para os medíocres chefes políticos, presidentes de associações, presidentes de partidos, cabras eleitoral e vereadores. Agora pergunto: Na eleição passada para Deputados, Senhores, votaram cerca de 12.000 eleitores, e estes deputados e senadores onde andam? Nunca estiveram e nem mandaram nenhum orçamento para Lagarto, a não ser o filho da terra. Sei que o voto é secreto, cada eleitor tem autonomia de votar em quem quiser, agora se você não vota nos representantes filho de Lagarto, quando necessitar de alguma coisa, vão atrás daquele que votou e não de quem não votou. Seja digno eleitor, algumas pessoas conversam em emissoras, parecem até papagaio o que o de fora fala, ele retransmite no ar querendo convencer não sei a quem, só convence os que gostam de dinheiro e não tem interesse por Lagarto. Os que mais prometeram e não fez nada e desapareceram com votos dos otários inteligente de Lagarto: Dep. João das Graças, Dep. Zeca da Silva, Dep. André Moura, Dep. Conceição Vieira, Dep. Ana Lúcia, Dep. Iran(Federal). E o Governador que prometeu tudo e não fez nada por Lagarto, hein! Não vamos continuar na mesmice do PT vamos? Não vamos continuar com mesmice da hipocrisia política, vamos? Tenham dignidade Lagartenses e façam como o povo de Itabaiana ” barrista e valor aos seus da terra”. Em outra oportunidade falarei sobre as travessuras de Cabo Zé Ribeiro contra o Prefeito Valmir – ninguém merece – as baboseiras do Cabo Zé Ribeiro.   Será que o Cabo Zé Ribeiro não está indo com muita sede no pote do Prefeito?”

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Corrupção, a partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos. Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis. É um processo de seleção negativo”. Ladislau Dowbor.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais