Eleições OAB/SE: festas, fotos e bastidores

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

As eleições da OAB serão ainda em novembro, mas os pré-candidatos a presidente já estão em busca de apoio para seus projetos. Por enquanto nada de propostas, apenas festas, sorrisos, selfies para as redes sociais e algumas fotos na mídia.

Depois do churrasco de Roseline Moraes, no Sal e Brasa, do happy hours de Emanuel Cacho, no Chica Chaves e da feijoada de Inácio Kraus, na Chácara Espírito Santo vem aí o cafezinho do Henri Clay no auditório da Sociedade Semear, dia 7 de agosto.

O pré-candidato Henri Clay pretende lançar o Movimento 11 de Agosto, ao lado de centenas de seus colegas advogados. E promete compensar o chamado "bico seco" do evento com a apresentação de ideias que – segundo ele – defendem com firmeza as prerrogativas dos advogados, fortalecem o exercício da advocacia, renovam e melhoram a gestão da seccional da OAB e recolocam a entidade no lugar de protagonista nos debates e na defesa das causas sociais do Brasil e de Sergipe.

Os movimentos iniciais indicam que a eleição do novo presidente da OAB de Sergipe será muito bem disputada.

Com uma oposição fragmentada em três grupos distintos e confusos, o atual presidente Carlos Augusto Monteiro vai demonstrando claramente que quem tem poder na mão tem força na urna.

A sua pré-candidata Roseline Moraes, inicialmente tida como fraca por alguns analistas eleitorais, a essa altura dos acontecimentos já ganha até ares de candidata forte e competitiva.

13 de Julho: João Alves recebe apelo para cercar com telas quadra de futvôlei
O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Aracaju, informou ontem, 21, que o apelo feito pelo blog – de uma reivindicação já feita pela Federação de Futvôlei – para cercar com telas a quadra de futvôlei do calçadão da 13 de Julho foi levado ao prefeito João Alves por ele e pelo secretário de esporte, Carlos Eloy.

Uma das mais belas do país
É torcer que o prefeito atenda o pedido que não é um custo alto e vai fazer com que os atletas retornem a praticar o futvôlei no local, sem risco de pegar micose e outras doenças por conta dos cães e gatos. Aliás, a quadra de futbvôlei da 13 é conhecida como uma das mais belas do país, pela localização.

Iluminação do calçadão da Beira Mar alvo de vândalos
Por outro lado, Carlos Batalha esclareceu que a iluminação do calçadão da Avenida Beira Mar vem sendo alvo de uma quadrilha especializada em roubos de cabos de energia em Aracaju, o mesmo acontecendo em vários outros pontos da cidade a exemplo do viaduto do DIA que já teve sua fiação roubada por várias vezes. A Emurb já solicitou a intervenção da Policia Militar para o desbaratamento da referida quadrilha.

Sobre o pregão presencial da ALESE para transporte
Ontem, 21, o blog recebeu diversas informações de servidores da ALESE sobre o pregão presencial direcionado para locação de veículos. O blog tem detalhes do “afastamento” da pregoeira, da pregoeira “substituta” e o retorno da titular. São  atas com assinaturas variadas. Ainda esta semana algo que mudará o rumo do processo. É só aguardar!

FSF: Carivaldo ainda não decidiu se será candidato
Ao contrário do que informa parte da imprensa, inclusive este espaço, o presidente da Federação Sergipana de Futebol – FSF, Carivaldo Souza,ainda não decidiu se será candidato. Segundo Carivaldo, mesmo com o  apoio de clubes fortes, ele vem dialogando com amigos e parentes para definir o  que fará.

Gestão
Carivaldo Souza lembrou também que vários dirigentes têm condições de dirigir a FSF, entre eles, Miltinho, que faz parte da atual gestão como vice-presidente e é uma pessoa de sua total confiança.

Clientes antigos insatisfeitos com alguns gerentes do Itaú da Francisco Porto
Alguns clientes antigos da agência do banco Itáu, da Francisco Porto em Aracaju estão fazendo um pequeno relatório para enviar a diretoria executiva nacional informando alguns descasos de alguns gerentes novos da agência que vêm tratando com descaso clientes antigos, de cerca de 20 anos. Esse gerentes parecem que não assimilaram a política de atendimento decente para os clientes. O blog publicar o relatório quando estiver pronto.

Sergipe : motoristas serão punidos por excesso de passageiros. Cadê a licitação?
Um governo estadual que não realiza a licitação para o transporte urbano pode multar um motorista de ônibus por excesso de passageiros? A maior ilegalidade é a falta da licitação. Querem que os motoristas saiam brigando com os passageiros?  É piada.

Sukita perde mais uma
Sem eira,sem beira e sem direitos políticos. Ontem,21, o ex-prefeito de Capela, Sukita, voltou a perder na Justiça Eleitoral. Desta vez por 6 x 1, numa ação movida pelo MPF, por uso eleitoral de meio de comunicação na campanha de 2014.

Reconhecimento
O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da construtora Celi, recebeu o Prêmio VIP de Educação Superior que homenageia personalidades e Empresas mais lembradas de Sergipe. Todos que fazem o ILBJ agradecem a homenagem como Empresa destaque de Sergipe concebido pela Revista Educação Superior Nordeste, em especial ao Diretor Geral da revista, Marcio Renan de Goes Prata.

Sopa de Letras
No Brasil, todos sabemos, funciona assim: Criar um partido político é uma das coisas mais fáceis, perdendo, apenas, para fundar uma igreja. Quando passa uma eleição, os políticos já começam a pensar na próxima. No caso, a nossa próxima é a de prefeitos e vereadores. Uma boa parte dos eleitores, também. O Congresso Nacional, formado pela Câmara Federal e pelo Senado da República, no total, 513 vagas (Câmara) e 81 (Senado).

Sopa de Letras II
Os partidos que têm representação no Parlamento são os seguintes: PMDB – PT – PSDB – DEM – PR ––  PP  – PSB – PDT – PTB – PV – PPS – PC do B – PSC – PMN – PRB – PSOL – PHS –  PTC – e PT do B.  Válido esclarecer que esta não é a composição nesta legislatura. Como nosso intuito é mostrar a grande quantidade de siglas existentes no Congresso, é oportuno, de outra parte, lembrar que outras agremiações partidárias não conseguiram eleger um representante, sequer, nas duas casas do Parlamento.

Mercado persa
Já está aberto, de olho em 2016, cujas eleições (municipais) são, de fato, revestidas de uma enorme importância no contexto eleitoral. A “janela” deverá entrar na parada, facilitando o troca-troca, sendo garantida cada mudança de partidos, sem qualquer punição, durante o período de um mês.

Sustentabilidade
Marina Silva, ex-ministra, senadora e candidata à presidência, em 2014, continua seu trabalho com o fito de chegar ao número de 500 mil assinaturas, de acordo com a lei, para regularizar, de vez, o seu partido da sustentabilidade.

Praça General Valadão
Já foi, no passado, local em que funcionavam: o 28 B.C., um campo de futebol onde foi disputada a primeira partida em Aracaju, Secretaria de Saúde, ainda em funcionamento, no local, a Alfândega (Receita Federal) e o Palácio Serigy, que abrigava os estúdios da PRJ-6, emissora oficial do governo do Estado. Atualmente, temos o anacrônico edifício do antigo Hotel Palace, praticamente em ruínas, e agências de banco, dentre as  quais do BB – Banco do Brasil. No ano passado, o velho logradouro recebeu o Centro Cultural de Aracaju, dirigido pela professora Aglaé Fontes.

Espaço Zé Peixe
A apenas 50 metros da Praça Valadão, onde fica o CCA  – Centro Cultural de Aracaju, numa homenagem ao grande prático Zé Peixe, figura digna de homenagem por todos que vivem em nossa capital, o governo de Sergipe ergueu essa importante obra. Já o CCA, é uma iniciativa da PMA. A iluminação existe,porém é ineficiente e prejudica a frequência do público à noite, pela ausência de uma melhor segurança.

Missa de Nossa Senhora de Fátima
O Governo do Estado convida a imprensa sergipana para a missa em celebração a Nossa Senhora de Fátima, nesta quarta-feira, 22, às 10 horas no Palácio Museus Olímpio Campos. A missa, celebrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom Palmeira Lessa, será aberta ao público.

Missa de Nossa Senhora de Fátima II
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está em Sergipe desde o último dia 1° de julho e permanecerá no estado até o dia 31. As visitas da Santa peregrina abrem as comemorações do centenário da Aparição de Maria, em Portugal, que acontece em 13 de maio de 2016.

Terras Alphaville é entregue
A Barra dos Coqueiros já consegue enxergar nitidamente o avanço e desenvolvimento da região. Parte disso deve-se ao investimento da Alphaville Urbanismo na localidade.  Na última terça-feira, 14, aconteceu a entrega do Residencial Terras Alphaville Sergipe. No evento, estiveram presentes aproximadamente 550 convidados, que assistiram apresentações sobre detalhes do Complexo como, por exemplo, o sistema de autogestão e alguns detalhes das normas construtivas. A noite foi encerrada com um coquetel, onde os representantes da Alphaville ficaram à disposição e esclareceram dúvidas e os moradores celebraram a conquista da nova moradia.

Rodada de Negócios Multissetorial começa será nessa quarta
Micro e pequenas empresas e empreendedores individuais estarão participando da “II Rodada de Negócios Multissetorial de Sergipe”. Será hoje, das 8h às 18h, no Quality Hotel.A expectativa da organização é que a rodada gere milhões em negócios a curto e médio prazo. Pequenos empreendedores terão oportunidade de sentar a mesa de negociação com representantes de 15 grandes empresas ancoras, interessadas em ampliar seu leque de fornecedores de bens e serviços.

Aproximação
Para Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE, o evento permite uma aproximação entre compradores e fornecedores. “O foco é criar um ambiente favorável para que novos negócios sejam prospectados. Acreditamos que até o início de 2016 varias parcerias comerciais sejam geradas em consequência dessa rodada”, destaca.

Negociação
Como os encontros são agendados, o tempo dos participantes é otimizado, permitindo que compradores e vendedores sentem à mesa de negociação já com uma noção do interesse mutuo, pois as empresas já sinalizaram quais são suas necessidades e interesses”.

Ancoras
Entre as grandes companhias ancoras que já confirmaram presença na Rodada estão a Cosil, Escurial, Altenburg, AFK Group e Imperial Brasil. A novidade este ano é presença do Sebrae como empresa âncora, abrindo novas perspectivas para as micro e pequenas empresas do estado serem contratadas para a prestação de serviços ou aquisição de produtos.

Plano Diretor de Pirambu entra em sua terceira fase
Depois do processo de oficinas participativas com a comunidade e das visitas técnicas que se consiste em estudos e analises na abrangência e todo o território do município, o Plano Diretor do Município de Pirambu, entra agora em sua terceira fase que é conclusiva para a elaboração do Plano, com previsão final para os próximos 90 dias.

Visitas
Durante todo o 1º semestre de 2015 (janeiro a julho) foram desenvolvidos uma sucessão de visitas técnicas que se consistiram em estudos e análises na abrangência de todo o território municipal com o objetivo de diagnosticar e reconhecer a realidade contextual do espaço natural e construído, assim como os envolventes socioespaciais nos âmbitos sociais, culturais, políticos e econômicos para a estruturação da etapa de Leitura Participativa (diagnóstico).

Diretrizes
Segundo as diretrizes do Ministério das Cidades, a primeira etapa a ser desenvolvida para início de estruturação dos Planos Diretores participativos neste século XXI deve estar pautada na seguinte diretriz: “Ler a cidade e o território”. “Ler a cidade” é a primeira etapa de elaboração de um Plano Diretor. Nessa etapa, trata-se de identificar e entender a situação do município – a área urbana e a área rural, seus problemas, seus conflitos e suas potencialidades.Diferente do processo tradicional de construir diagnósticos, a atividade de “Ler a cidade” não é leitura exclusiva de especialistas, e pressupõe olhares diversos sobre uma mesma realidade.

Banco do Nordeste realiza FNE Itinerante em Graccho Cardoso
O Banco do Nordeste promoverá mais um FNE Itinerante em Sergipe, amanhã,  23. Dessa vez, o município de Graccho Cardoso, no Médio Sertão, sediará o encontro que visa divulgar aos empreendedores locais os benefícios das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), além de oferecer esclarecimento de dúvidas e atendimento personalizado.

Parceria
A caravana é uma parceria da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Ministério da Integração Nacional e da Prefeitura Municipal de Graccho Cardoso, para incentivo à economia local.

Público alvo
Segundo o gerente executivo da Superintendência Estadual de Sergipe, João Eudes Lauriano, o evento deve atrair micro e pequenos empresários e empreendedores individuais. “O FNE Itinerante é um encontro de negócios, com foco nas linhas de financiamento, por isso se torna uma grande oportunidade para o desenvolvimento das empresas no interior do estado. E também podem participar produtores rurais de cada cidade por onde a caravana passa”, explica João Eudes.

Local
O FNE Itinerante será realizado na Câmara Municipal de Graccho Cardoso, localizada na Rua Itabi, s/n, Centro, às 19 horas. Esta será a terceira de dez reuniões programadas este ano para os municípios do interior sergipano. A próxima cidade a receber o encontro será Japaratuba, no dia 30. E em toda a região Nordeste, 200 localidades devem receber a caravana até o fim do ano.

Investe no mercado imobiliário sergipano
O atacante do time inglês Chelsea e da seleção espanhola, Diego Costa, foi recebido pela diretoria da Construtora Nassal na última semana, no estande Vitrine Atalaia. O atleta nascido em Lagarto, no interior de Sergipe, escolheu investir no mercado imobiliário sergipano e conciliar seu desejo de passar suas férias aqui com um bom investimento. A fim de ter um lar completo ao vir passear em Aracaju, Diego Costa e sua família optaram pelo projeto do El Viso Contemporâneo, a apenas 600 metros do mar da praia de Atalaia.

Investe no mercado imobiliário sergipano II
Com obras avançadas, o El Viso Contemporâneo é um produto privilegiado, pois está num dos pontos mais elevados da Atalaia, entre a Av. Vinícius de Morais e a Rua Jordão Oliveira. A fachada é 100% revestida em pastilhas e os apartamentos podem ter até 108,45 m2, distribuídos em ¾, sendo uma suíte máster, uma semi-suíte e varanda gourmet integrada à cozinha e ao living. Se a opção for pela planta com sala ampliada, poderão ter até 2 suítes e um grand living. Com área de lazer completa e que será entregue totalmente equipada, a promessa é que o ‘baba’ na quadra do El Viso será de alto nível.

Protesto em defesa da reabertura do ginásio de esportes de São Cristovão
Desportistas do Grande Rosa Elze realizam hoje, (22), no Ginásio de Esportes do Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, um protesto à luz de velas.O protesto é uma forma encontrada pelos desportistas para chamar a atenção das autoridades para a necessidade da reabertura do Ginásio de Esportes, que após dois anos fechado continua abandonado.

Abandono
O protesto está marcado para as 18h, na Praça do Ginásio de Esportes, localizada à Avenida Ayrton Sena, no Conjunto Eduardo Gomes.Há mais de dois anos o Ginásio de Esportes foi fechado para reforma, mas as obras ainda não tiveram início. O local permanece abandonado e já incomoda quem reside nas proximidades.

Orquestra sinfônica de Sergipe
Encerrando a temporada prevista ara o mês de julho, haverá uma apresentação especial, amanhã, tendo como local o Teatro Atheneu, às 20h30. O espetáculo faz parte do menu já confirmado pelo maestro: a ópera de Rossini, abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, abertura da ópera La Cenerentola e finalmente a abertura , com A Italiana em Argel, com o maestro regente Guilherme Mannis.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AdemarQueiroz  Se eu fosse um passarinho não parava de voar.

www.twitter.com/joblustos  "Eu ñ sou pobre, sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para q as coisas não roubem a minha liberdade." (Mujica) #bomdia

www.twitter.com/marcelopsuzano  A crítica positiva, construtiva é aquela que vem acompanhada de alternativas para novos caminhos, novos horizontes. Tem consistência.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Não e brincadeira não,  morre gente a média de um por dia no bairro Santa Maria.Nos ultimis 30,  dias 29 assassinatos.

www.twitter.com/requiaopmdb  Dize-me quem lhe dá um Rolex de ouro ele direi quem és. Não é assim Beto Richa?

www.twitter.com/jornalistacf  João Alves começou a bota as mangas de fora. Faz obras, visita obras, anuncia obras. quero ver quem segura o Negão. Né Seu Clementino?

www.twitter.com/FabioMitidieri1  Quero me solidarizar c/ o amigo Sukita. Caçar seus direitos políticos por uso de rádio, no Estado de Sergipe, é brincadeira! O que mais se vê nesse Estado é político que apresenta programa de rádio na capital e no interior. E é claro que repercute nas eleições!

ARTIGO

Bons exemplos devem ser seguidos  por Sérgio Reis*

A administração pública é repleta de desafios. Gerir os interesses de uma população requer cuidado, dedicação e muito trabalho. Por este motivo, acredito que quando uma gestão dá certo, ela precisa ser celebrada e servir de exemplo. Este é o caso da Prefeitura do Rio de Janeiro, que tem à frente o peemedebista Eduardo Paes.

Desde 2009, quando Paes assumiu a prefeitura, a cidade maravilhosa tem apresentado mudanças positivas na educação, saúde e desenvolvimento urbano. Hoje, o Rio de Janeiro vive um momento histórico. A economia avança e a cidade se prepara para sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo: as Olimpíadas 2016.

Cumprindo uma promessa de campanha, o primeiro ato do peemedebista como prefeito foi a extinção da aprovação automática (progressão continuada) que, desde sua implantação em 2007, pelo então prefeito Cesar Maia, era motivo de discussões e controvérsias. Em seguida, Eduardo Paes implantou o programa Escolas de Tempo Integral para que, até 2030, todas as unidades escolares do município atendam em turno de sete horas, seguindo o modelo dos países que mais avançaram em educação nas últimas décadas. Graças ao programa, 172 escolas do ensino fundamental já atendem neste formato (143 escolas e 28 Ginásios Cariocas). Ao todo, 19,7% dos alunos da rede municipal (mais de 119 mil estudantes) são beneficiados. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português, Matemática e Ciências.

As ações desenvolvidas na área da saúde também merecem destaque. De 2009 até agora, mais de 110 unidades de saúde foram inauguradas na cidade, incluindo 77 clínicas da família, 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), cinco Coordenações de Emergência Regional (CER) e quatro hospitais/maternidades. Com a ampliação da rede de Atenção Primária, o Rio passou de 3,5% dos cariocas atendidos pelo programa de Saúde da Família em 2008 para a cobertura atual de 47,9% da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas. De acordo com a prefeitura, a meta é chegar a 70% dos cariocas cobertos ao fim de 2016. Os procedimentos ambulatoriais realizados na rede também deram um salto: de 6 milhões em 2008 para 36 milhões em 2014. Atualmente, a rede municipal conta com 5.011 leitos, dos quais 1.141 foram abertos na atual gestão com a inauguração de novas unidades.

No quesito infraestrutura, as Parcerias Público-Privadas (PPPs), gerenciadas pela prefeitura, trazem bons resultados para cidade. Hoje, estão em andamento no Rio de Janeiro, as seguintes PPPs: Porto Maravilha, Bike Rio, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará Centro e Região Portuária, reforma e ampliação do Estádio Olímpico João Havelange – Engenhão, revitalização da Marina da Glória e construção do Parque Olímpico.
Em recente visita ao Rio, pude acompanhar de perto algumas dessas parceiras de sucesso. O Parque Olímpico é um excelente exemplo. Em um terreno de 1,18 milhão de metros quadrados, em Jacarepaguá, avançam as obras do centro, no valor de R$ 1,6 bilhão, seguem a todo vapor. No Parque, serão disputadas 16 modalidades olímpicas e 10 paralímpicas. A construção, além de mostrar para o mundo que o Brasil é capaz de receber um grande evento e estimular a economia da cidade, deixará um legado para o Rio. As instalações provisórias vão virar escolas e espaços de lazer e atividades físicas para os cariocas.

Outro fruto positivo no que se refere às PPPs é a operação urbana Porto Maravilha, que tem investimento de R$ 8 bilhões em obras e serviços até 2026. Colocada em prática com o dinheiro dos Certificados de Potencial Adicional Construtivo (Cepacs), títulos usados para financiar operações urbanas que recuperam áreas degradadas nas cidades, a construção não gera nenhum custo para o município, garante a melhoria do local e ainda economiza nos serviços públicos.

Avanços na saúde e na educação, e duas obras importantes realizadas sem trazer impactos financeiros negativos para o município. Este é o modelo de gestão aplicado no Rio de Janeiro. Um modelo que valoriza recursos e foca na ampliação de serviços essenciais. O jeito Eduardo Paes de administrar tem se mostrado dinâmico e inteligente. Um exemplo do PMDB para o Brasil e que deve ser seguido por gestores de outras cidades brasileiras, inclusive, aqui, em Sergipe.

*Presidente da Codise. Artigo publicado no Jornal da Cidade.

Nota de esclarecimento – Prefeitura de São Cristovão

A Prefeitura de São Cristóvão vem a público comunicar à sua população, em especial aos moradores do Povoado Cardoso e adjacências, que os serviços de recuperação da estrada de acesso que liga a comunidade à sede do município, bem como a cidade de Aracaju, foram retomados nesta terça-feira, 21, com o início da terraplanagem. O serviço faz parte da segunda fase dos trabalhos de melhoria iniciados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional e Urbanismo (Sesurb), que neste mês de julho já instalou manilhas no local, com o objetivo de realizar a drenagem da água na via de acesso aos povoados.

“Entendemos o quanto essa estrada é vital para a locomoção das famílias que moram no Cardoso e nos povoados a que essa estrada dá acesso, por isso buscamos realizar os serviços de reparo com antecedência, mas infelizmente fomos prejudicados pela ação da natureza. Retomamos hoje os serviços na comunidade e pude acompanhar de perto o trabalho das equipes no local, enquanto os ajustes eram realizados a fim de reestabelecer o direito de ir e vir da população. Esse serviço de terraplanagem que está sendo feito na via é a solução mais adequada para recuperação de estradas não pavimentadas como a do Cardoso. Grandes obras estruturantes, estão por vir com a implementação do programa “Avança São Cristóvão” em diversas áreas do município”, afirma o secretário da Sesurb, Halisson Silva Santos (Tarto).

Ascom – Prefeitura de São Cristóvão

 
Frase do Dia
“Nossas semelhanças nos aproximam; nossas diferenças nos fascinam um pelo outro.” Tom Robbins, escritor estadunidense, nasceu em 22 de Julho de 1936.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais