Eleições: reflexões sobre a saída de Machado

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O anúncio feito pelo vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), de que não mais disputará um mandato de deputado estadual, representa significativa perda para a campanha encabeçada pelo senador Amorim (PSC).

Como o fator alegado foi a saúde, o que na prática o afasta das atividades essenciais da campanha, já que as articulações políticas provocam estresse e perda de paciência, ocasionando picos emocionais. A coligação encabeçada pelo PSC, deve contabilizar como considerável baixa.

Não se trata apenas da perda de um disputante de uma candidatura proporcional, o nome de Machado reúne qualificações eleitorais que o permitiria ser escalado para compor qualquer chapa majoritária.

Há quem afirme que o problema de saúde não é a única razão do seu afastamento, pesou também o fato de ter participado ativamente da tratativas que conduziram o prefeito João Alves para a aliança, e depois de tudo resolvido, ver Amorim entregar à família “Franco” os principais cargos da chapa majoritária.

Se não avaliavam como possível, convidá-lo para ser o vice governador, já que no dia da convenção ficaram até quase meia-noite sem ter um nome definido, que fosse oferecida a Machado, ao menos a primeira suplência da senadora.

Um amigo muito próximo do vice-prefeito de Aracaju, avaliou que foi muito ruim o que fizeram com ele. E fez a seguinte revelação: “Enquanto Machado se desdobrava nas articulações para fazer João se abraçar com os Amorins, tanto Walter quanto Albano estavam cuidando dos seus negócios empresariais, um deles inclusive faturando mensalmente considerável montante da Secom estadual, porém na hora da onça beber água, a família Franco aparece e abate dois coelhos de uma só cajadada, indicando o vice-governador e o primeiro suplente de uma senadora cansada do mandato”.

A observação da fonte tem procedência, visto que Machado foi uma das pessoas que mais preocupação demonstrou, para impedir a propagação de uma entrevista concedida pela senadora Maria do Carmo à radialista Magna Santana, na qual Maria do Carmo, com palavras sinônimas, alegava que não gostaria mais de retornar pra Brasília e muito menos pra o senado, porque não tinha mais saúde para viajar semanalmente e porque naquela casa enxuga-se gelo e nada se resolve.

Machado deixa um vácuo na campanha de Amorim porque é um dos maiores articuladores políticos de Sergipe.

“Vou ligar para o governador”. Do médico que tentou atropelar comandante do Getam
Com certeza o governador Jackson Barreto não apoia a conduta do médico do HUSE José Amilton Santos, que disse por duas vezes que ligaria para ele (Jackson) porque foi autuado por estacionamento irregular e que depois tentou atropelar o comandante do Getam Rivaldo Santos.  Leia matéria completa da Infonet: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=160418&pagina=1

Aniversário
Quem brinda idade nova nesta terça-feira de feriado (8/07) é o secretário Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira. Uma grata revelação política desde que foi vereador de Aracaju e agora no executivo municipal.

Saumíneo assume presidência do Conselho Nacional
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Saumíneo Nascimento, é nomeado a partir de julho como presidente interino do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). Saumíneo fica provisoriamente na presidência do Conselho, antes ocupada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti/AM), Odenildo Sena, que está licenciado.

Entidade
Fundado em 2005, o Consecti é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com a finalidade de representar as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação ou órgãos congêneres, nos Estados e no Distrito Federal. A entidade tem por missão coordenar e articular os interesses comuns das Secretarias Estaduais de CT&I e contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros.

Medicamentos
Na próxima semana a Saúde de Aracaju restabelece o quadro de insumos e medicamentos usados pelas 43 Unidades de Saúde da Família e nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aracaju. A ação faz parte do processo de compra emergencial, em que 15 empresas foram selecionadas após preenchimento dos requisitos administrativos empregados no edital de licitação lançado no mês de junho.

Agenda
A Microsoft é o alvo preferido da gangue do boleto. Africanos dizem não ter recursos para combater o pior surto de ebola da história. Novo medicamento promete melhor resposta contra a asma. Países europeus vão investigar se estudo feito pelo Facebook violou leis de proteção de dados. Ampliação de rodízio de veículos gera polêmica, em São Paulo. Banco Central lucra 16,8 bilhões de reais com atuação no câmbio. Emprego no setor de cerveja cresce em ritmo mais rápido. Usinas concorrentes tentam eliminar incentivo de eólicas.

Curtas
ESPIÃO ALEMÃO É PRESO SUSPEITO DE VAZAR INFORMAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS. /// RECEITA FEDERAL LIBERA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA CONSULTA AO SEGUNDO LOTE DO IMPOSTO DE RENDA. /// EM SÃO PAULO, DEPUTADOS APROVAM LEI QUE PROÍBE MÁSCARAS EM PROTESTOS. /// DILMA ENCERRA INAUGURAÇÕES NO RIO GRANDE DO SUL E FALA EM CONTINUAR FAZENDO. /// MINISTRA ROSÁRIO DEFENDE PLANO DIRETOR PARA AS  CIDADES. /// COMITÊ VAI INVESTIGAR QUEDA DE VIADUTO EM BELO HORIZONTE.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Resumo da Copa
Abrindo as quartas de final, tivemos ontem a realização de duas partidas. Às 13 horas, no Maracanã, a Alemanha derrotou a França por 1 a zero. E no Castelão, em Fortaleza, o Brasil venceu a Colômbia por 2 X 1, em jogo que teve seu início às 17 horas.

Brasil nas semifinais
Embora sem ter feito uma grande exibição, a equipe brasileira jogou o suficiente para derrotar seu adversário por 2 X 1, com gols marcados pelos zagueiros Tiago Silva e David Luiz. James, o artilheiro da Copa, fez o tento dos colombianos. O primeiro tempo do Brasil foi bom. Mas no segundo tempo o time sentiu o gol que levou, permitindo uma reação à seleção da Colômbia. Tiago Silva foi, em nossa opinião, o melhor jogador da equipe brasileira e da partida. Destaque especial também para o zagueiro David Luiz. Com a vitória diante da Colômbia, o Brasil está classificado para as semifinais, devendo enfrentar a Alemanha, na próxima terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Jogos de hoje
Pelas quartas de final, serão disputadas hoje duas partidas: 13 horas – No Mané Garrincha, em Brasília –  Argentina X Bélgica. 17 horas – Na Fonte Nova, em Salvador – Holanda X Costa Rica.

Neymar fora da Copa
O atacante Neymar, principal estrela da seleção brasileira, sofreu uma forte pancada nas costas, no final da partida de ontem, em Fortaleza, contra a Colômbia. O craque foi levado a uma clínica da capital cearense. Submetido a exames, ficou constatado que Neymar fraturou a terceira vértebra do lado esquerdo da coluna lombar e, desta forma, precisará de um período de três a quatro semanas para recuperar-se. No jogo contra a Alemanha, pelas semifinais, na próxima terça-feira, o Brasil terá dois grandes desfalques: o zagueiro Tiago Silva e o atacante Neymar.

Revoltante
Sob todos os aspectos a atuação do árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo, que dirigiu a partida de ontem entre o Brasil e a Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo. Bastante omisso em várias oportunidades, esse árbitro é um grande exemplo do baixo nível das arbitragens da FIFA. A agressão sofrida por Neymar e praticada pelo jogador Zuñiga não mereceu a mínima atenção por parte do citado árbitro, que se limitou a marcar falta, mas não deu nem cartão amarelo num lance em que caberia a expulsão do faltoso. Uma verdadeira onda de protestos e de solidariedade toma conta da internet em todo o mundo.

Alemanha
Mesmo sem Thiago Silva e Neymar, o Brasil pode, sim, vencer os germânicos, na próxima terça-feira e chegar à final da Copa 2014.

Dante e Willian
São os dois prováveis substitutos de Thiago Silva e Neymar.

PELO TWITTER

www.twitter.com/emirsader  O Brasil não pode viver sob as chantagens de uma mídia mentirosa.

www.twitter.com/WilliamFonseca  Sábio é quem ouve. Esperto é quem observa. Inteligente é quem absorve. Competente é quem utilitiza. Bom dia!

www.twitter.com/clovis_silveira  O que tem de ser, com o tempo, não basta confiar e ter paciência. Vá a luta busque que chega mais cedo!!

www.twitter.com/MajLimaAlves  A imprensa brasileira devido a sua atuação irresponsável na cobertura da copa tem responsabilidade com o que aconteceu a Neymar.

www.twitter.com/cv2c  Eram 200 milhões de psicólogos. Agora são 200 milhões de ortopedistas especializados em coluna. Este país é fantástico!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez.”

“Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia, mas uma meia mentira não será nunca uma meia verdade.”

Jean Cocteau, escritor e cineasta francês, nasceu em 05 de Julho de 1889 e morreu em 1963.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais