Eliane Aquino é ou não filiada ao PT?

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É preciso que a ex-primeira dama e secretária Eliane Aquino esclarecerá se é filiada ou não ao PT. Ontem, 21, o radialista Prefeitinho da Rádio Juventude FM 104.9 de Lagarto publicou nas redes sociais cópia de uma certidão do TSE, onde consta que
Eliane Aquino Custodio não está filiada a nenhum partido político. A certidão foi expedida pelo TSE, no último dia 13 de

Certidão divulgada por radialista nas redes sociais.

Janeiro.

Ontem, 21, o blog publicou declaração de Eliane Aquino a jornalista Aldaci de Souza, aqui da Infonet, onde ela disse:  “Isso ainda não faz parte do meu plano de vida. Desde sempre venho enfrentando desafios na minha vida que não estavam nos meus planos. Vamos aguardar se virá mais esse desafio de uma candidatura”.

Em outro trecho Eliane informa que está aguardando a definição do Partido dos Trabalhadores, a qual ela é filiada.

A simples possibilidade da candidatura de Eliane ao Senado vem empolgando diversos petistas e partidários do eterno governador Marcelo Déda. Sem duvida, não seria apenas um desafio e um ato de coragem, mas também a possibilidade de colocar na disputa um nome nunca testado eleitoralmente.

Cabe agora o PT e a própria Eliane Aquino esclarecer se realmente ela é filiada.

Obras sem pagamento. Silêncio da UFS. Intervenção à vista?
Estranho o silêncio da reitoria da UFS sobre as diversas obras que estão com pagamento em atraso há 90 dias, nos Campus de São Cristovão e Lagarto. Ontem, 21, por e-mail, o blog recebeu uma informação que o clima na área administrativa não é bom. Já tem gente defendendo uma intervenção para colocar a casa em ordem.

Jackson recebe dirigentes do PC do B
O governador Jackson Barreto recebeu ontem, 21, a direção nacional e estadual do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Durante o encontro, os representantes da sigla anunciaram a candidatura de Edvaldo Nogueira ao Senado.  A candidatura de Edvaldo foi apresentada pelo presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, a vice-presidente, Luciana Santos e o senador Inácio Arruda (Ceará). Na ocasião, Jackson Barreto relembrou sua proximidade com o partido comunista.

Candidatura
“Cada partido tem o direito de fazer o seu projeto e caberá à coligação, na hora certa, discutir a política. No momento, o governador quer cuidar da administração. Foi uma honra muito grande receber os dirigentes do PC do B. Não se discutiu apoio, nem se pediu apoio. Foi uma visita para comunicar a candidatura de Edvaldo, nada além disso”, disse Jackson.

Fraternal
“Conversamos, trocamos informações sobre a situação política nacional, sobre nosso projeto político. Foi um encontro político e fraternal, dada às relações históricas de companheirismo de Jackson Barreto com os integrantes do PC do B”.

André Moura diz que escolha de Japaratuba foi com base técnica
Mesmo sendo do agrupamento do prefeito de Capela, Ezequiel, que é contra a instalação da usina da Vale em Japaratuba, o deputado federal, André Moura, em entrevista ontem, defendeu o consenso entre os municípios, mas que a empresa mineradora tomou a decisão com bases técnicas.

André Moura diz que escolha de Japaratuba foi com base técnica II
"A CVRD fez uma análise técnica e esta definiu Japaratuba como sendo o melhor local para a instalação da usina. Sou a favor de que os dois municípios trabalhem de forma conjunta. Em um se encontra a maioria da jazidas, no outro é feito o beneficiamento do produto. O bom senso deve prevalecer e os royalties ser divididos entre ambos", considerou

Caixa

Os associados da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, receberam na última segunda-feira, 20, na reunião-almoço o novo superintendente da Caixa em Sergipe, Anacleto Grosbelli juntamente com a equipe de assessores dele. Recepcionado por cerca de 40 filiados da ASEOPP, o superintendente da Caixa, acompanhado de alguns assessores, recebeu as boas-vindas do presidente da entidade, Luciano Barreto.

Parceria
Luciano Barreto, em nome dos associados, desejou sucesso ao desafio do novo superintendente lembrando que Sergipe é um dos principais estados do Nordeste onde tem a atividade estruturada na área da habitação e com o apoio maciço da Caixa. “Através de uma relação de alto nível e republicana”, explicou.

Trabalho
Após agradecer o convite da ASEOPP e a oportunidade de conhecer diversos parceiros da Caixa, o novo superintendente, Anacleto  Glosbelli pediu um voto de confiança de todos e disse que chegou para ajudar no trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos. Somente em Sergipe, no ano passado foram cerca de 20 mil unidades habitacionais financiadas pela Caixa. “

Referencial
Anacleto disse que encontrou em Sergipe uma equipe técnica de qualidade com o senso aguçado. “Sergipe é referência para a Caixa no país quando se fala em habitação. E conto com o apoio de todos vocês para dar continuidade a este trabalho. Nossa meta é melhorar ainda mais”, disse. Ele acrescentou também que tem experiência no programa “Minha Casa, minha Vida”, onde fez parte da equipe de montagem no estado de São Paulo.

SRTE/SE se reúne com empregadores do setor ceramista
A Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe –SRTE/SE realizou reunião técnica com as empresas da atividade ceramista em Sergipe.Os indicadores utilizados para definição das atividades econômicas a serem fiscalizadas demonstram que existem irregularidades quanto ao cumprimento da legislação trabalhista e de saúde e segurança nesta atividade.

Medidas
A SRTE/SE convocou os empregadores do setor ceramista com o objetivo de orientá-los quanto a importância da implementação das medidas de segurança e saúde no trabalho e a necessidade de um acompanhamento constante da fiscalização para garantir a proteção dos direitos e da saúde e segurança dos trabalhadores. Eles também foram informados sobre quais são os problemas mais freqüentes no setor quanto cumprimento da legislação trabalhista.

Informações
Foram discutidos assuntos tais como a importância de manter os empregados devidamente registrados, com FGTS e previdência em dia e informações quanto aos riscos ocupacionais existentes no local de trabalho.Os empresários elogiaram a iniciativa da SRTE/SE em realizar este tipo de reunião e se dispuseram a tomar as providências necessárias para cumprir a legislação trabalhista, principalmente quanto á saúde e segurança no trabalho.

Emsetur divulga Feira de Sergipe em Salvador
Armada na Praça de Eventos da Orla da Atalaia com 274 estandes, sendo 199 para o artesanato, 41 para  pequenos negócios, 20 para as prefeituras, seis para a praça de alimentação, quatro para as instituições parceiras e mais quatro para o Sebrae, a Feira de Sergipe 2014 está sendo divulgada em rádios de Salvador.

Turismo
A divulgação é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Emsetur,  que vê na Feira de Sergipe uma ferramenta de extrema importância  para divulgação do destino, pois é uma oportunidade única de manter contato direto com o turista e convencê-lo de voltar outras vezes.

Alta estação
Segundo o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral Santos, realizado no período de alta estação, com a cidade fervilhando de turistas, o evento tem a capacidade de agregar e trazer para o o local do evento uma quantidade muito grande de turistas que visitam Sergipe.

Presenças
"Trata-se de um evento indutor da presença de turistas pela diversidade  que apresenta, através das mais variadas manifestações culturais, da gastronomia e do artesanato apresentado pelos 75 municípios sergipanos", afirmou o Presidente da Emsetur".

Sempre preparado
Além de cuidar da saúde dos sergipanos e turistas durante todo o ano, o Hospital Primavera está preparado para dar todo suporte necessário durante o Pré-Caju, com equipe de plantão 24 horas na Urgência, estando muito próximo do circuito da festa.

Telecentro
Telecentro Comunitário de Inclusão Digital permite à população pesquisar através da internet A Biblioteca Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), conta com um setor de pesquisa, o Telecentro Comunitário de Inclusão Digital, com 10 computadores com acesso a internet. Para os interessados o Telecentro funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Mais informações 3179-3742.

Estágio para estudante de jornalismo
Estudantes que querem colocar seus conhecimentos em prática podem enviar currículo para a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro.Requisitos: cursar a partir do 5° período e ter disponibilidades de horário para o turno da manhã e eventualmente o turno da tarde.Os interessados têm até o próxima sexta-feira (24), para enviar currículo e histórico acadêmico para o email: http://ascom@cohidro.se.gov.br

Norcon entrega hoje o Alto das Alamedas em Maceió
Hoje à noite a Norcon fará a entrega do Residencial Alto das Alamedas em Maceió-AL, com a realização de Assembleia Geral e de Instalação de Condomínio. O empreendimento que oferece a visão mais original de Maceió, é composto por três torres e tem uma vista panorâmica das praias Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Desde o projeto arquitetônico, assinado por Edalmo Lôbo, decoração de halls de entrada projetados por Humberta Farias, até o paisagismo que tem a assinatura de Benedito Abud, o empreendimento da Norcon encanta com suas nove opções de plantas de 85 a 110m², na tipologia de 3/4  com 1 suíte distribuídas em 240 apartamentos. Além disso, o residencial é composto por mais de 13,000m² de área verde e de lazer como Spa Zen, exclusivo Fitness Center Rebook, Ateliê das Artes, entre outras opções.

Agenda
22 de janeiro, quarta-feira. Começa hoje, em Davos, na Suíça, mais uma edição do Fórum Econômico Mundial. A presidente Dilma Rousseff estará presente. Nos próximos dias a presidente do Brasil visitará Cuba e participará da inauguração de um moderno porto, construído pela empresa brasileira Odebrecht. Amanhã, quinta-feira (23.01), o Banco Central vai divulgar a ata sobre a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Na sexta-feira, entrará no circuito nacional o filme “O Lobo de Wall Street”, estrelado por Leonardo DiCaprio e indicado a cinco Oscars. No dia 25, sábado, aniversário de São Paulo, acontecerá, às 10 horas, no Estádio Municipal do Pacaembu, a final da Copa São Paulo de futebol júnior. As vendas de produtos eletrônicos brasileiros para os Estados Unidos caíram 34 por cento nos primeiros nove meses de 2013, em comparação com o mesmo período de 2012. Britânico de 16 anos bate recorde e se torna o mais novo a chegar ao polo Sul. A temperatura atual na região chega a atingir menos 50 graus. A 19 dias do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, o presidente russo Putin defende lei anti-gay.
“Os Estados não são agentes morais; as pessoas são.” – Noam Chomsky, filósofo, matemático e linguista americano, nascido na Pensilvânia, em 1928.

Curtas

GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL É CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. /// JACINTO LAMAS PEDE PARA PARCELAR MULTA DO MENSALÃO EM 15 ANOS. /// DILMA NOMEIA O NOVO MINISTRO DA SAÚDE, ARTHUR CHIORO. /// MAIS UM DETENTO É ENCONTRADO MORTO NO PRESÍDIO DE PEDRINHAS (MA). /// FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS COM RECURSOS DA POUPANÇA BATE RECORDE. /// LÍDER DE PROTESTOS EM NOVA DÉLI É O GOVERNADOR. /// GRÉCIA RETÉM AVIÃO DE DELEGAÇÃO DA SÍRIA POR 5 HORAS EM AEROPORTO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Vergonhoso, imoral, deprimente
Estes adjetivos são insuficientes para qualificar a iniciativa da CBF, que, segundo informações de dirigentes da Portuguesa, condicionou o atendimento de um pedido de empréstimo de quatro milhões de reais à concordância do clube paulista de disputar a série B, encerrando, assim, a questão que está pendente na justiça comum, depois da decisão do STJD. O fato, pela sua extrema gravidade, deverá ser
investigado pelo Ministério Público e em seguida encaminhado à justiça. Uma hipótese bastante suscetível de vir a ocorrer é que os clubes brasileiros resolvam romper com a CBF e fundar uma liga independente. Nesse caso, a realização do campeonato brasileiro passaria a ser de responsabilidade da liga. Um componente importante nessa história é a realização de eleições para a Confederação Brasileira de Futebol, prevista para antes da Copa do Mundo. O atual presidente, José Maria Marin, reafirma o seu apoio ao atual presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero. Com dois enormes problemas a serem resolvidos, ambos tendo como protagonista a Portuguesa, o político paulista enfrenta uma situação de intranqüilidade. A verdade é que, caso fiquem comprovados os fatos denunciados pela Portuguesa, o desfecho certamente não mostrará a CBF numa posição confortável, muito pelo contrário. Em vários países, principalmente naqueles em que os clubes são fortes, os campeonatos nacionais são organizados pelas agremiações que o disputam. Desde a época da CPI do futebol, a CBF nunca mais saiu das páginas negras do noticiário esportivo. João Havelange e Ricardo Teixeira envolveram-se em escândalos, sendo que este último, atualmente residindo em Miami, nos Estados Unidos, foi obrigado a renunciar ao cargo de presidente da CBF. João Havelange, por sua vez, com sua tradicional pose de nobre, também renunciou a cargo na FIFA, para fugir de punições. Esses últimos acontecimentos apontam para novas mudanças na confederação brasileira, justamente quando estamos a apenas 5 meses da abertura da Copa do Mundo, com reflexos felizmente inevitáveis nas federações filiadas. Surge, enfim, uma luz no fim do túnel que dá acesso à consolidação de uma nova filosofia no comando do nosso futebol.

Eleições na FSFS
Aproximam-se as eleições na FSFS, atualmente presidida por Manoel Cruz. Alguns clubes estão protestando contra uma alta taxa que dá direito a participar do pleito. Além disso, alguns dirigentes alegam que exigências estão sendo feitas, mesmo não constando do edital já publicado. A federação deverá pronunciar-se sobre as denúncias feitas.

Copa do Nordeste

O Confiança enfrentará, logo mais, às 21h15, no Estádio Fernando França, em Carmópolis, o Vitória da Bahia. A equipe proletária vai lutar por uma reabilitação, após ter perdido, no jogo de estreia, para o Sergipe, por 2 a 1. O Vitória perdeu para o América, de Natal, por 3 X 0, jogando dentro de casa, no Barradão. Amanhã, o  Sergipe terá como adversário o América de Natal, em Goianinha, cidade próxima a Natal, a capital potiguar. O jogo promete ser muito equilibrado, pois ambas as agremiações vêm de estreia vitoriosa.  A classificação do grupo A é a seguinte: América de Natal – 3 pontos ganhos e 3 gols de saldo; Sergipe – 3 pontos ganhos e 1 gol de saldo; Confiança – zero ponto ganho e saldo negativo de 1 gol; Vitória – zero ponto ganho e 3 gols de saldo negativo.

Taça Governo de Sergipe
A quarta rodada apresenta, na noite de hoje, os jogos: Itabaiana X Canindé – Estádio Presidente Médici – Socorrense X Coritiba – Estádio Wellington Elias e Estanciano X Lagarto – Estádio Augusto Franco. A partida Olímpico X Amadense não será realizada. O Amadense, de acordo com o regulamento, somará 3 pontos positivos na tabela de classificação. Pela quinta rodada, teremos, no próximo domingo: Socorrense X Itabaiana – Canindé X Coritiba e Lagarto X Amadense.

Resultados da Copa São Paulo
Santos 3 X 0 Atlético Mineiro – Corinthians 2 X 1 Fluminense. A partida final do tradicional torneio de juniores ocorrerá sábado, às 10 horas, no Pacaembu. Os seus protagonistas serão as equipes do Santos e do Corinthians.

Del Nero reeleito
O atual presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero foi aclamado, na última segunda-feira, como detentor de um novo mandato à frente da FPF. O dirigente paulista deverá mesmo ser o candidato à presidência da CBF apoiado por José Maria Marin, na eleição que vai acontecer no próximo mês de abril. Na eleição da CBF, têm direito a voto os 20 clubes da série A e as 27 federações filiadas

Jogo rápido
CBF afirma que proposta partiu da Portuguesa. /// Presidente da lusa diz que tem provas contra a CBF. /// Presidente da Ponte Preta: “Se subir um, sobem quatro.” /// Grécia em Aracaju. Confirmação oficial só no dia 31 de janeiro. /// O Santos quer Diego para o lugar de Montillo. /// Elias deve ficar mesmo no Flamengo. /// FIFA dá prazo até 18.02 para a ARENA de Curitiba, que poderá ser riscada do mapa da Copa. /// Dirigentes do FUTSAL insatisfeitos com as normas que regem as eleições.

PELO TWITTER

www.twitter.com/pequenosoares  Aprendi na vida que as tempestades passam. Isto não é conformismo, é realidade.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Ordem natural das coisas: Quando um adversário político estimula uma candidatura adversária, corra léguas…  tem caroço nesse angu.

www.twitter.com gilbertotv  O homem tanto fez com o mar que agora tanto faz. Parece que o mar já perdeu o respeito com o homem e não quer mais ninguém por perto.

www.twitter.com/ffariajr  Na administração pública aonde se espera o resultado político, obra sem alma é obra não feita. É promessa não cumprida. É nada mesmo q tudo.

www.twitter.com/JUNIOR_TORRES_  Sou a favor, em Sergipe, da candidatura do DEM ao governo, isto não acontecendo, defendo a reeleição do governador @jacksonbarreto_! #Falei.

DO LEITOR

Trapalhada do Prefeito de Santo Amaro
Do Vereador João Bosco de Santo Amaro das Brotas:  “A cidade de Santo Amaro das Brotas, aquela mesma que o Prefeito (Chileno) despachou embaixo de árvores depois de decretar estado de emergência ano passado, esteve em festa do dia 10/01 até o dia 19/01. Bandas, trios, blocos e outros custos pagos com o dinheiro do contribuinte do município, embasado no “panis et circensis”.
Até aí problema só para o MP que tinha falado em proibição destes gastos supérfluos.
Santo Amaro é uma cidade onde o prefeito Chileno tenta fazer uma mídia para Estado de bom gestor, mas que na realidade esconde o fechamento do Posto 24 horas, o abandono da Clinica de Saúde subsidiada pelo Governo Jackson/Deda, greve dos garis e margaridas por falta de condições de trabalho, piora significativa da segurança publica com mais de três atentados a arma de fogo nos últimos 20 dias, perseguição a funcionários, os mais de dois assaltos só neste inicio de ano e a sensação de insegurança dos seus munícipes.
Se não bastasse a perseguição aos funcionários eis que no último fim de semana o Prefeito que se diz aliado do Governador, acabou por entregar nas mãos de André Moura e Amorim a oportunidade de tentar culpar o Governador pelo bloqueio da saída de um bloco daquela cidade, o bloco Aspen.
Com 11 anos de vida o bloco Aspen anima a garotada pela cidade sempre na semana do padroeiro e termina antes da procissão em acordo pactuado com o clero local.Oficio também é enviado a Prefeitura para que dê as devidas garantias de segurança e licenças cabíveis..
Por ser este bloco feito por pessoas ligadas ao ex-prefeito Ivaldo costa o Prefeito Chileno, ferrenho opositor do Ivaldo, mandou a PM local proibir a passagem do bloco pelas ruas da cidade alegando que era ORDEM DO GOVERNADOR JACKSON e do comando da PM por não cumprimento a exigências!
Atabalhoado e midiático recebeu uma ovação da galera que só não o chamou de bonito!
Enquanto isso acontecia o deputado André Moura aproveitou para, em cima do trio, descer o “malho” no Governador pela suposta ação em um discurso contundente e exagerado!
Na ânsia de reverter a trapalhada o Prefeito Chileno ocupou as rádios “parceiras” para justificar sua “ajuda” ao Governador e criticar de forma mentirosa, como sempre, seus adversários que organizaram o bloco.
Com um aliado como esse o Governador não precisa de adversários.”

ARTIGO

Do “Cafona” ao “Brega” Ludwig Oliveira*

São vários os anos em que pesquiso sobre Música Popular Brasileira e dentre os mais variados autores que tenho, um deles é uma espécie de referência para o assunto em tela: José Ramos Tinhorão, que já lançou uns doze ou treze livros, possuo dois deles: “Música popular: um tema em debate”, de 1966 e “Música popular: o ensaio é no jornal” um dos mais recentes de sua autoria, são livros estribados em trabalho de pesquisa e análise crítica sobre os mais variados gêneros e compositores.

        Mas o polêmico Tinhorão nunca abordou nomes como Paulo Sérgio, Odair José, Nelson Ned, ou Benito Di Paula, Paulo Sérgio, vertente esta que era rotulada de “Cafona”, palavra italiana, cafoné, que significa indivíduo humilde, atoleimado. Criada no Brasil pelo compositor Carlos Imperial, a expressão subsiste hoje como um termo utilizado para designar “coisa barata, descuidada e malfeita”, disse certa feita o pesquisador Ricardo Cravo Albin: “sempre que eu fizer referência ao repertório ‘cafona’ – a palavra aparecerá entre aspas porque contém um juízo de valor impregnado de preconceitos com os quais não compartilho -, estarei me referindo àquela vertente da música popular brasileira consumida pelo público de baixa renda”.

         No que eu concordo com Cravo Albin. O economista Edmar Bacha criou o termo “Belíndia”, uma metáfora para explicar a existência de dois “Brasis”, um composto pela classe média e alta, morando no grande centro urbano e com um padrão de vida de primeiro mundo, semelhante ao da população da Bélgica; outro composto pela classe média baixa e assalariada, vivendo em precárias condições, sem escola e informação e com um padrão de consumo semelhante ao da Índia.

          Transportando esta metáfora para o campo específico da música, é possível dizer que artistas como Chico Buarque, Mílton Nascimento e Caetano Veloso tinham seu público entre os habitantes da “Bélgica”, enquanto que os cantores “cafonas” eram ouvidos e admirados pela imensa maioria da população da “Índia”. Pois, Tinhorão e o pesquisador Ary Vasconcelos sempre se preocuparam com a população “pseudo-intelectual” voltada para o estilo daqueles que faziam a MPB – Caetano, Gil, Mílton, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Chico Buarque e discos como “Sinal Fechado” e “Clube da Esquina”, sem dúvida representativos, mas que à época eram consumidos por um segmento mais restrito de público, da classe média. São coisas que me levam a uma reflexão acerca do silêncio da história. O historiador francês Jacgues Le Golff,

afirmava que era preciso interrogar-se sobre os esquecimentos, os hiatos, os espaços em branco. “Devemos fazer o inventário dos arquivos do silêncio, e fazer a história a partir dos documentos e das ausências de documentos”. Quando pesquiso a obra musical de uma geração de cantores/compositores considerados “cafonas”, eu recupero a memória de uma facção da cultura deixada para trás. Quem não lembra e quem não gosta de ouvir a balada: “Esta é a última canção/ que eu faço pra você/ já cansei de viver iludido/ só pensando em você”… do alfaiate e cantor Paulo Sérgio.

*Radialista e Professor/*Publicado no Jornal da Cidade dia 14 de maio de 2008

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“A Ética, antes de tudo, é uma obrigação individual.”

“Não posso renegar o sacrifício de lutar e defender os ideais de toda a minha vida.”

Barbosa Lima Sobrinho, advogado, jornalista e político brasileiro, nasceu em 22 de Janeiro de 1897 e morreu em 2000.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais