Em AJU, a Igreja, em meio a tantas pautas urgentes, sem fraternidade


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“O poder, o prestígio, a riqueza, nos afastam da nossa missão.

A frase acima cai como uma luva para o que está ocorrendo, hoje, na arquidiocese de Aracaju. Resta saber se o Arcebispo, dom João Costa, cercou-se das pessoas erradas por conta própria ou vestiu o manto da falta de fraternidade com tudo que foi construído pela Igreja nos últimos anos, em Aracaju.

São ações desde as mais simples, como a falta de unidade com as outras duas dioceses, Estância e Propriá, que o arcebispo aposentado, dom Lessa, tanto sonhou em construir: a unidade das três dioceses em torno do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, que foi erguido no bairro Lamarão, em Aracaju. A mais recente novidade, agora, é que os seminaristas das dioceses de Estância e Propriá, que estudavam e moravam no mesmo local, não irão mais residir no Seminário do Lamarão. Pasmem, os seminaristas das respectivas dioceses irão morar em casas separadas.

Há um clima de medo, tristeza que se esconde no voto evangélico da obediência, mas alguns estão falando para os leigos que estão ecoando os problemas para todas as comunidades. É como se fosse uma corrente que já chegou ao eixo Salvador/Brasília para seguir até o Vaticano.

Enquanto o Papa Francisco busca construir uma Igreja no princípio da solidariedade, o arcebispo procura conduzir a arquidiocese na individualidade. Fica difícil caminhar em unidade, quando o arcebispo procura viver intenções, interesses e desejos pessoais.

Os leigos estão preparando um chamado à comunidade de Aracaju porque estão prestes a vender o tradicional e histórico Colégio Arquidiocesano, um patrimônio da Igreja Católica que foi consolidado pela abnegação de anos do padre Carvalho. Fala-se nos bastidores que o desejo é construir um hotel. O blog está recebendo várias informações, mas está fazendo a devida checagem.

É lamentável que parte da Igreja em Sergipe, o comando da arquidiocese de Aracaju, em meio a tantas pautas urgentes, vive em outro mundo, distante do Papa Francisco e do povo.

A indignação está crescendo como uma bola de neve e dom João Costa precisa ouvir a todos e não apenas o primeiro ministro que tem ideias apenas para acabar com o patrimônio da arquidiocese, algo fruto do trabalho de tantos padres e bispos abnegados com o respaldo da comunidade.

Os caprichos pessoais são maiores que a capacidade de caminhar juntos. Esquecem que o Dia do Juízo Final pode chegar a qualquer momento.




A manchete acima é do Jornal do Comércio de Pernambuco. Em Recife já foram desativados seis (6) hospitais de campanha por conta da queda do número de pacientes com COVID-19. Enquanto isso, o de Aracaju com menos pacientes…


Maceió comemora 1º lugar no Nordeste e 3º no país em reservas hoteleiras. Enquanto isso, SE não sem colocação. Sem técnico na área governo patina e massacra cadeia turística de Sergipe  E ontem, Maceió divulgou que é a primeira capital do Nordeste e a terceira do Brasil com mais reservas hoteleiras! A informação foi divulgada pelo @portalpanrotas a partir de um levantamento realizado pela @omnibees, que mostra o destino Maceió à frente de capitais como Fortaleza, Curitiba, Natal, Salvador, Brasília e Belo Horizonte. Esse é um indicador muito importante para a retomada segura do nosso turismo, que começa a ter resultados positivos na ocupação hoteleira, na recuperação da malha aérea e na procura dos viajantes. Aos poucos, com um turismo responsável, estamos voltando à posição de destaque no mercado nacional.

Praia do Saco, um dos destinos mais bonitos de SE, é exemplo da inoperância e da incompetência do governo estadual Enquanto isso, a Praia do Saco, que já entrou no passado na lista das 10 praias mais bonitas do Brasil, está abandonada com moradores e pequenos empreendedores desesperados. Em todo litoral do país os governos sentam com os órgãos responsáveis pela proteção ambiental e chegam a um acordo. Aqui em Sergipe a inoperância e a incompetência dos últimos governos deixam sem dormir moradores e empreendedores.

Que mal está fazendo essa palhoça?


Uma barraca atrapalha a quem? Ontem, 14, circulou em vários grupos sociais o desespero de uma pequena comerciante que tem uma barraca de palha, toda aberta, na Praia do Saco e foi notificada pelo MPF para sair de uma vez. Será que as autoridades não podem sentarem e chegarem a um denominador comum para acabarem com esse saco de maldade mensal na Praia do Saco. Por que em todo país se convive com consciência ecológica e necessidade do trabalhador mais em Sergipe as autoridades não dialogam? Fogueira da vaidade?

Um técnico de verdade: os empresários agradecem O investimento no turismo de Sergipe são feiras que servem para levar apadrinhados para passearem às custas do governo estadual. Não tem investimento de verdade. É preciso um técnico de verdade na área que pense o turismo com estratégia e governança. Pensam hoje como marketing para enganar a galera e gastar aleatoriamente. Que tal Belivaldo aproveitar os últimos dois anos e tratar o turismo com respeito? Colocando um técnico de verdade?

Laranjeiras: Justiça suspende pesquisa que Juca Bala já comemorava resultado antecipadamente O juiz eleitoral, Fernando Luís Lopes Dantas, concedeu medida liminar fixando multa diária de 25 mil determinando que o Instituto Franca se abstenha de promover (ou, se faz o fez, que promova a suspensão da) a divulgação do resultado da pesquisa registrada sob o número SE- 01165/2020, sob de qualquer forma e veículo de comunicação, em especial (mas não exclusivamente) televisão, rádio, jornal, portais da Internet, redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea.  Na cidade aliados e o candidato, antes da divulgação, já comemoravam 30% dos votos na pesquisa.

Irregularidades No pedido na Justiça Eleitoral são relatados vários problemas como: detalhamento dos bairros pesquisados e a proporção de habitantes; ausência de informações essenciais no plano amostral; irregularidade no formulário do questionário, ante a ausência de campo destinado à intenção de voto para vereador (a despeito de a pesquisa ter sido registrada para os cargos de prefeito[a] e vereador[a]).


Lagarto: lei contra fakenews eleitoral não vem sendo respeitada. Valmir Monteiro vítima das mentiras dos ex-aliados da família Ribeiro “Meus amigos e amigas de Lagarto, mais uma vez tenho que vim rebater algumas mentiras que circulam envolvendo meu nome e o da minha família. Como se já não bastasse terem virado as costas para todos nós, tirarem meus direitos políticos, agora, eles inventam estórias para mais uma vez tentar macular nossa imagem e tentar destruir minha família.” Foi assim que o ex-prefeito de Lagarto Valmir Monteiro escreveu um desabafo nas redes sociais ontem visivelmente direcionado as fakenews jogadas pelos ex-aliados da família Ribeiro. Leia tudo aqui no instagram dele: https://www.instagram.com/p/CFICky0MvIi/?igshid=ecxwir9ymeql

                                                                                                                                                                 

Trapalhada da PMA com a Deso continua: uma coloca asfalto, outra quebra e deixa cratera. Depois retorna para subir o nível das tampas. Dinheiro público jogado ao ralo. ”Aqui deixo meu parabéns ao prefeito e ao governador”, ironizou um contribuinte revoltado As fotos são na Rua Firmino Fontes, próxima ao Palácio de Veraneio, no Bairro Farolândia em Aracaju. A Prefeitura vem e coloca o asfalto e agora vem o Governo do Estado, através da Deso, quebrando em vários locais para liberar as tampas de esgoto deixando enormes crateras. E o contribuinte que se lixe, ou seja, paga para a Deso esburacar o asfalto e pagará também quando o pneu for cortado. ”Aqui deixo meu parabéns ao prefeito e ao governador”, ironizou um       contribuinte revoltado.                                                                                             

 


Na marreta, ou seja, no jeitinho Depois a própria Deso contrata outra terceirizada para subir o nível das tampas na marreta, onde o funcionário poderia usar uma makita para deixar tudo certinho, levantando um quadrado e depois concretar. Um serviço meia boca.

 

 


Poço Verde: Candidatura de Edna de Toinho de Dorinha é homologada Deu no Lagarto Notícias: Na tarde do sábado, 12, o PSB de Poço Verde homologou a candidatura de Edna de Toinho de Dorinha à prefeitura do município. Também ficou definido o companheiro de chapa de Edna, Adalto. A convenção também reuniu grandes nomes do grupo Boca Preta, a exemplo de Ademi Oliveira. Presentes ainda Eduardo de Dr Milton, filho do ex-prefeito Milton Santana e o promotor de Justiça aposentado, Roosewelt Batista de Carvalho.

Agradecimento “Deixo aqui também meu agradecimento especial ao meu companheiro, marido, confidente Toinho de Dorinha, cujo legado de trabalho e amor por Poço Verde e nosso povo são inquestionáveis. Estaremos mais fortes e firmes no projeto de reconstrução do nosso município, buscando trazer de volta uma gestão municipal humana, que realmente cuide das pessoas. Esse é o nosso desejo e tenho certeza também que essa é a vontade do povo”, escreveu Edna em suas redes sociais.

Em Sergipe, PCB vai apoiar candidaturas majoritárias do PSOL em Aracaju, Pirambu e se abster em Estância Reunidos em três momentos nas últimas quinta (10), sábado (12) e domingo (13), o PCB Sergipe discutiu e deliberou sobre as eleições 2020 nos municípios em que o partido está constituído e tem atuação política. Nosso partido quase centenário reafirma que a transformação da sociedade está para além da democracia burguesa, porém, não se deve negligenciar as eleições, uma vez que trata-se de um momento importante para dialogar com a sociedade e combater o fascismo que avança contra os direitos da classe trabalhadora e contra as liberdades democráticas.

Decisões Em Aracaju, apoio à candidatura de Aléxis Pedrão para prefeito (PSOL), decisão esta já manifestada durante saudação na convenção eleitoral realizada na manhã de ontem, 13; Em Estância, o PCB não apoiará nenhum candidato à Prefeitura de Estância e em Pirambu, apoio à candidatura do líder popular Zé Cláudio (PSOL) para prefeito e da professora Jucy Tavares (PT) para vereadora, ambos lutadores do povo, sendo esta última ex-militante do PCB. O partido ainda discutirá internamente os desdobramentos dessas decisões, bem como a extensão dos apoios. Ademais, conclama que toda a sociedade sergipana se envolva para derrotar os inimigos do povo brasileiro.

PSOL em Estância com más companhias Pelo que se vê o discurso de coerência do PSOL de esquerda e contra acordos espúrios se exauriu em Estância e já afastou, não só os partidos de esquerda, como o PCB 
                                                                                                                                                               
Emsurb notificou quem colocou placa no leito da rua no conjunto Sol Nascente? Há poucas semanas o blog publicou uma foto com uma enorme placa no leito da rua paralela à Praça José Atanásio no conjunto Sol Nascente e a Emsurb, logo cedo, foi ao local e tomou as devidas providências. Porém, parece que o responsável tem peixe grande, porque ontem a placa já estava lá. Não só uma enorme, mas outra pequena na calçada. Pelo jeito a Emsurb nem notificou o infrator. Os vizinhos agradecem.

Associação dos Transportadores Escolares Ontem, 14, o deputado estadual Luciano Pimentel recebeu representantes da Associação dos Transportadores Escolares de Sergipe (Astranspe). Em conversa com o parlamentar, eles relataram as dificuldades que a categoria  tem passado desde do início da pandemia, quando as aulas presenciais foram suspensas nas redes pública e privada, e solicitaram apoio para intermediar junto ao Governo do Estado um auxílio emergencial que possa dar o suporte financeiro que a classe necessita para enfrentar esse momento difícil.

 Contribuição Após ouvir a reivindicação dos transportadores escolares, Luciano Pimentel se comprometeu a analisar de que forma pode contribuir para amenizar a situação dos trabalhadores. “Os transportadores escolares trouxeram uma pauta justa, que merece a nossa atenção. Se trata de uma categoria importante para sociedade, que foi extremamente prejudicada pela pandemia da Covid-19 e continuará sentindo os reflexos da suspensão das aulas mesmo com o retorno gradual das atividades nas escolas, que está previsto para outubro”, disse o deputado, complementando.

 Protocolos “Sabemos que para eles não será fácil colocar os veículos na rua novamente, com um número bastante reduzido de estudantes, tendo em vista que a retomada do transporte escolar também precisa seguir os protocolos de saúde e respeitar o distanciamento entre os passageiros. Estamos diante de um quadro que ainda irá demandar um certo tempo para se estabilizar. Por isso, compreendo a urgência da categoria para encontrar uma alternativa e irei avaliar como poderemos auxiliar esses profissionais”, pontuou Luciano Pimentel.

 Presenças Participaram da reunião o presidente da Astranspe, Wellington Santos, e Altran Cruz, integrante da categoria. De acordo com eles, uma parcela significativa dos transportadores escolares está recebendo ajuda de familiares, por não ter condições de arcar com suas obrigações. Essa realidade motivou a classe a solicitar o apoio do deputado.


Título de cidadania O professor e carateca Yokan Jocelis Soares Brito recebeu na manhã desta

Fotos: Joel Luiz

segunda-feira, 14, na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadania Sergipana. A autoria é do deputado Georgeo Passos (CIDADANIA). Por conta da pandemia, as sessões de entrega de título de cidadania que eram realizadas no plenário da Assembleia Legislativa serão feitas na presidência da Alese atendendo às determinações das autoridades de saúde do estado.

Premiado mundialmente Em virtude do período de convenções partidárias no interior, o deputado Georgeo Passos não compareceu à solenidade. Mas, de acordo com ele, o professor Yokan escolheu Sergipe para morar, formar família, para empreender (ele tem uma academia aqui) e é premiado mundialmente no Karatê.

Bandeira de Sergipe “Sempre que o professor Yokan vai disputar campeonatos mundiais, a bandeira que ele leva é do nosso estado, ou seja, tem orgulho de ser sergipano. Com isso, motiva jovens e crianças a seguirem no esporte; é um vencedor, mas com o prestígio que tem a nível mundial, consegue também ajudar a nossa sociedade. Foi em virtude desse exemplo dele de dedicação e honradez, por tudo que ele vem desenvolvendo em Sergipe, que nós fizemos essa indicação”, explica Georgeo Passos.

Reconhecimento Natural da cidade alagoana de Santana do Ipanema, Yokan Jocelis disse ter

Fotos: Joel Luiz

ficado muito feliz quando recebeu o telefonema do deputado Georgeo Passos, comunicando sobre a homenagem. “Estou me sentindo honrado; acho que é o reconhecimento do estado onde a gente vem trabalhando. Acredito que o que eu fiz, terei que fazer em dobro agora por ser sergipano. Aqui eu e minha família fomos acolhidos e é onde eu pude fazer outra família. Agradeço ao deputado Georgeo Passos por ter visto o nosso trabalho e ter nos concedido esse momento tão importante, pois faço o que eu amo. O Karatê é a minha vida”, enfatiza. A solenidade foi prestigiada por familiares e pelo coordenador de planejamento estratégia e gestão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), Marcelo Gerard, que também é faixa preta em Karatê.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Homenagem ao Dia do Cliente E a Valor Imobiliária desde ontem, 14, está divulgando um vídeo em homenagem ao Dia do Cliente comemorado hoje, 15, em todo o País. No Dia do Cliente a Valor Imobiliária reforça ainda mais o compromisso em levar o melhor para o cliente, não só satisfazendo suas necessidades, mas tendo o total empenho para que ele conquiste felicidade plena.



LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

                                                                                                                                                                    

Live hoje, 15/09, às 11h  A Live da OAB/SE traz para debate o tema – 30 anos do Código de Defesa do Consumidor, CDC: Atualidades sobre a teoria do desvio produtivo do consumidor; ficam responsáveis pelas explanações o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, Flávio Cardoso; e Marcos Dessaune, Advogado e autor da teoria. Contamos com a sua audiência e participação: https://www.instagram.com/oabsergipe/      

 

 

Webinar hoje, 15/09, ás 16h Dando início à campanha “Setembro Amarelo”, que tem por objetivo a prevenção ao suicídio, o Programa Trabalho Seguro promoverá, no próximo dia 15/9, o webinário “Enfrentamento da Ansiedade e a Saúde Mental”. Participarão da conversa o Desembargador Thenisson Santana Dória, vice-presidente do TRT da 20ª Região (TRT20) e Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro, e a psicóloga Marília Lessa, que atua nas áreas de transtornos de ansiedade e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. O encontro será transmitido pelo canal oficial do TRT20 no YouTube (www.youtube.com/trt20se ), a partir das 16h.

                                                         

Live hoje, 15/09, às 19h Carla Danielly; da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da nossa Seccional e também coordenadora do GT Mulheres Encarceradas; debate sobre – Sistema Prisional Feminino – com Sibele Biazotto; Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Tocantins, e da ABRACRIM/TO, terça-feira, 15, a partir das 19h em mais uma #oabselive. Contamos com a sua audiência e participação: https://www.instagram.com/oabsergipe/      

 

Live hoje, 15/09, às 20h Aniversário do Projeto Agrevida! No último dia 12 de setembro o Projeto Agrevida, (Agresre pela Vida) completou 3 anos de sua existência. Projeto esse que está alicerçado em quatro pilares de prevenção e combate: às drogas, à violência doméstica, ao suicídio e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante esse período foram formado 1.190 agentes multiplicadores, estando presente para mais de 25.000 pessoas. Para celebrar essa data, amanhã, 15 , a partir das 20h através do Facebook (Alexandre Soares), será feita uma live com a participação da Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, Delegado de Polícia Civil Adelmo Pelágio, Escritor e Membro da Academia Sergipana de Letras Domingos Pascoal e o Coordenador do Agrevida Tenente Alexandre Soares. Contamos com a presença de todos: https://www.facebook.com/alexandre.soares.3158652 e
https://www.instagram.com/projetoagrevida/


Tríade Contábil : Hoje, 15, 22 e 29 de Setembro, evento 110% online e gratuito Do Instagram do Conselho Regional de Contabilidade Sergipe – https://www.instagram.com/crcse/ : O Tríade Contábil é um evento em comemoração ao dia do contador, tem como objetivo retribuir a classe contábil nossa gratidão pela parceria e pelos seus relevantes serviços prestados para a sociedade. O evento conta com apoio do CRCSE e SESCAP, duas entidades que também valorizam a classe contábil.⁣Acontecerá hoje, 15 e nos dias 22 e 29 de Setembrom através da plataforma Zoom e terá professores renomados em suas respectivas áreas:⁣Danillo Lollio,Edson Ramos e Rodrigo Dias. Inscrições: www.diasrosa.com.br ⁣


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


A Desconhecida História de Sergipe. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

O principal, talvez o único, fato histórico de relevância mundial ocorrido em Sergipe, foi o ataque do submarino alemão U-507, aos navios mercantes Baependi, Araraquara e Aníbal Benévolo no litoral sergipano, na madrugada de 15 de agosto de 1942.

Centenas de mortos…

Um fato que Sergipe insiste em esquecer.

Restaram a rodovia e os dois cemitérios dos Náufragos. O cemitério dos militares no Mosqueiro, a marinha cuida, o outro cemitério, na Avenida Inácio Barbosa, onde estão os restos mortais dos civis, encontra-se ao “deus dará”.

Os navios Baependi e Aníbal benévolo foram afundados na Barra da Estância, e o Araraquara nas Praias de São Cristóvão (hoje Aracaju). Lembrando aos esquecidos, a barra do Vaza Barris ficava no limites entre São Cristóvão e Itaporanga. A nossa Praia de Atalaia, chamava-se “Atalaia da Barra do Vaza Barris”.

Segundo o historiador Luiz Cruz:

“O Araraquara avançava sentido norte, via-se o clarão de Aracaju mais à frente. Eram 21 horas, da noite de 15 de agosto de 1942, quando se encontrava de soslaio à capital sergipana. Ele foi atingido por dois torpedos na posição de Lat 11º 53‘ S e Long 37º 22‘ W.”

“Na medida em que a água invadia os seus compartimentos, o Araraquara começou a adornar

Participe hoje, 15, às 18h:
https://www.instagram.com/antoniosamaronede/

a estibordo. Provavelmente, a luminosidade de Aracaju ao fundo contribuiu para silhuetar o Araraquara, facilitando assim, a investida militar do U-507.”

Não existem dúvidas, essa agressão alemã no litoral sergipano foi decisiva para a entrada do Brasil na Guerra. Em janeiro de 1942, o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo, o que ensejou o ataque alemão. Depois do ataque, o Brasil declarou guerra à Alemanha.

Aracaju desconhece a sua história.

A Segunda Guerra chegou ao Atlântico Sul e Sergipe foi palco das ações belicosas alemãs. O maior pesquisador sobre o tema é o sergipano Dr. Luiz Antonio Pinto Cruz, mesmo assim, ignoramos esses fatos.

Visando clarear o tema, farei amanhã ( hoje, 15/09), as 18 horas, uma Live com o historiador Luiz Antonio Pinto Cruz, sobre o assunto.

Há muito que se cobra das autoridades sergipanas a construção de um memorial aos mortos pelo ataque alemão, no sítio onde está o cemitério dos náufragos. O desgoverno Belivaldo está construindo uma orla no local, que talvez acabe soterrando a história.

Não pensem que o Governo desvaloriza a história por perversidade, não, claro que não, é que eles navegam no mais profundo desconhecimento.

Para os que só entende a linguagem dos cifrões, o memorial seria um ponto de atração turística. A nossa ligação histórica com o mundo. Sem memória não existe civilização.

Espero que os candidatos à Prefeito do Aracaju, incorporem aos seus programas de governo essa realização.

Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/



 

HOMENAGEM

 



CEBs – Diocese de Propriá/ SE – Ontem, 14/09, celebramos o aniversário de nascimento de Frei Tito de Alencar Lima. Tito, se estivesse vivo, completaria 75 anos. Mas as marcas de um governo autoritário, a tortura, e o exílio, fizeram Tito procurar a unidade perdida nessa vida em outro lugar, como disse Dom Paulo Evaristo Arns. O que Tito estaria vivendo e pensando hoje, sob a presidência de um genocida e com a pressão de uma pandemia sem precedentes em nosso país? O que a memória de Tito nos ensina e inspira?
Para celebrarmos essa data, compartilhamos um texto de frei Betto:

14 de setembro Frei Tito completaria 75 anos de idade. Ele faleceu em agosto de 1974, em L’Arbresle, no Sul da França, induzido ao suicídio em decorrência das torturas sofridas nos cárceres da ditadura militar.

Na dor de Tito gravou-se o que de mais hediondo produziu a ditadura militar brasileira e, nele, tornado símbolo das vítimas de torturas elencadas no livro Brasil, Nunca Mais (Vozes), reflete-se a indignação de quantos acreditam na política como mediação de utopias libertárias. Preso em novembro de 1969, em São Paulo, acusado de oferecer infraestrutura a Carlos Marighella, Tito foi submetido a palmatória e choques elétricos, no DEOPS, em companhia de seus confrades.

Em fevereiro do ano seguinte, quando já se encontrava em mãos da Justiça Militar, foi retirado do Presídio Tiradentes e levado para a Operação Bandeirantes, mais tarde conhecida como DOI-CODI, à rua Tutóia, na capital paulista. Durante três dias, bateram sua cabeça na parede, queimaram sua pele com brasa de cigarros e deram-lhe choques por todo o corpo, em especial na boca, “para receber a hóstia”, gritavam os algozes.    

Fernando Gabeira, preso a lado, tudo acompanhou. Queriam que Tito denunciasse quem o ajudou a conseguir o sítio de Ibiúna para o congresso da UNE, em 1968, e assinasse depoimento atestando que frades dominicanos participaram de assalto a bancos. No limite de sua resistência, Tito cortou, com a gilete que lhe emprestaram para fazer a barba, a artéria interna do cotovelo esquerdo. Foi socorrido a tempo no hospital militar, no Cambuci.  

As incessantes torturas não abriram a boca do frade dominicano de 28 anos, mas lhe cindiram a alma. Cumpriu-se a profecia do capitão Albernaz, da Oban: “Se não falar, será quebrado por dentro, pois sabemos fazer as coisas sem deixar marcas visíveis. Se sobreviver, jamais esquecerá o preço de seu silêncio”.

Em dezembro de 1970, incluído na lista de presos políticos trocados pelo embaixador suíço, Giovanni Bucher, sequestrado pela Vanguarda Popular Revolucionária, Tito foi banido do Brasil pelo governo Médici.

De Santiago do Chile rumou para Paris, sem jamais recuperar sua harmonia interior. Nas ruas da capital francesa ele “via” o espectro de seus torturadores. Transferido para L’Arbresle, próximo a Lyon, em seu estreito quarto no convento construído por Le Corbusier, Tito estremecia aos gritos do pai espancado no DOPS, gemia aos berros da mãe dependurada no pau-de-arara, arrepiava-se de pavor aos espasmos de seus irmãos eletrocutados, contorcia-se em calafrios sob o fantasma do delegado Fleury. Sua mente naufragava em delírios.

No dia 10 de agosto de 1974, um estranho silêncio pairou sob o céu azul do verão francês, envolvendo folhas, ventos, flores e pássaros. Nada se movia. Entre o céu e a terra, sob a copa de um álamo, balançava o corpo de Frei Tito, dependurado numa corda. Do outro lado da vida ele encontrara a unidade perdida. Deixou registrado em seus papéis que “é melhor morrer do que perder a vida”.

O testemunho de Frei Tito, descrito em meu livro Batismo de sangue (Rocco), é um grito parado no ar nesses tempos obscuros de um Brasil governado por um genocida indiferente à morte de mais de 100 mil vítimas da Covid-19. Sob esse governo militarizado, mais interessado em fazer a apologia das armas que salvar vidas, relembrar Frei Tito é alertar a consciência brasileira de que é urgente condenar ao passado, com se fez com a ditadura, esse governo comandado por uma família de milicianos corruptos. Temos, sim, uma arma democrática nas mãos para honrar a memória de Frei Tito: votar, nas eleições municipais deste ano, em candidatos progressistas a vereador e prefeito, comprovadamente comprometidos com os direitos humanos e as causas populares.

*Frei Betto é escritor, autor de O diabo na corte – leitura crítica do Brasil atual (Cortez),

CARTA AOS CANDIDATOS

Eleições Municipais: entidades de Arquitetura e Urbanismo lançam Carta aos Candidatos


O documento propõe cinco diretrizes e 51 propostas para um projeto de cidades pós-pandemia

Ao mesmo tempo em que os partidos políticos realizam as convenções para a escolha de seus candidatos nas eleições municipais de 2020, agendadas para novembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e demais entidades representantes do setor lançam a “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”.

O manifesto foi aprovado na 34ª. Reunião Plenária Ampliada Ordinária, reunindo conselheiros federais e presidentes dos CAU/UF, realizada por videoconferência, no dia 28 de agosto de 2020. O documento é assinado também pelas seguintes entidades coautoras: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

Em linguagem figurada, para representar a realidade de nossas cidades revelada pela epidemia da Covid-19, o manifesto afirma que elas são, em boa parte, “campos minados”, e as moradias, do mesmo modo, se transformaram em “armadilhas”, dependendo de sua localização e condições construtivas e sanitárias.

Com o objetivo de contribuir para transformar nossas cidades em territórios mais saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes, a Carta aponta cinco pontos fundamentais que devem ser focados pelos futuros (as) prefeitos (as) e vereadores com diálogo e vontade política. São eles, em síntese:

[1] Colocar as pessoas no centro das políticas, programas e projetos urbanos de curto, médio e longo prazos, priorizando o bem estar social, em busca ao pleno atendimento ao saneamento ambiental, moradia digna e educação cidadã para todos(as).

[2] Planejar as políticas urbanas de forma transversal, inclusiva e integrada, mediante programas de Estado que sejam independentes de interesses eleitoreiros e momentâneos e que possam ser implementados por estruturas de gestão com continuidade temporal;

[3] Viabilizar o financiamento contínuo das políticas urbanas, com recursos de diversas fontes, incluindo-as como prioridade nos planos anuais e plurianuais;

[4] Buscar a articulação territorial sempre que o orçamento e o alcance municipal não forem auto suficientes; e
[5] Garantir a participação popular nos processos decisórios por meio do fortalecimento dos Conselhos Municipais e da representatividade e equidade de seus membros, refletindo a maioria feminina nas lideranças comunitárias.
O documento é complementado por um anexo com 52 proposições de ações relacionadas com Arquitetura e Saúde, Cidades Sustentáveis, Governança e Financiamento, Paisagem e Patrimônio e Mobilidade e Inclusão.

Além de ser amplamente divulgada junto à população, pretende-se que o manifesto seja discutido com os partidos, suas lideranças e os (as) candidatos (as) a vereadores (as) das 5570 cidades do país.

ACESSE A CARTA ABERTA COMPLETA E O ANEXO COM AS 51 PROPOSIÇÕES EM: https://www.cause.gov.br/?p=18120



Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Se não entrar na toca do tigre, não vai pegar seu filhote.” Provérbio Japonês. Um ditado popular equivalente poderia ser: “Quem não arrisca, não petisca”. 15.09



O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais