Em breve Sergipe terá seu Black Bloc

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em todo país espalham-se os Black Blocs, grupos de protestos anarquistas mascarados e que vestem-se de pretos. São de várias tendências e se unem com protestos duros contra o sistema capitalista e que quase sempre acaba em vandalismo.

Segundo matéria do jornal O Estado de São Paulo no Maranhão, os integrantes da página dos Black Blocs no Facebook contam a história da Balaiada, movimento popular rebelde formado por "escravos aquilombados e caboclos" que tomou a segunda maior cidade do Maranhão no século 19. Os de São José dos Campos colocaram na internet a imagem da "mãozinha do curtir" segurando um coquetel molotov.

Já os goianos, assim como os demais, se dizem anarquistas e afirmam que "sua "pátria é o mundo inteiro" e "sua lei é a liberdade". No Pará, a bandeira brasileira está pintada de preto e vermelho, com o "A na bola", símbolo do anarquismo, no lugar do Ordem e Progresso.

Quase dois meses depois do começo dos protestos do Movimento Passe Livre (MPL), discussões virtuais e presenciais sobre o uso da violência como estratégia política nas manifestações de rua já são feitas em 23 Estados. Por enquanto, só Amapá, Tocantins, Sergipe e Acre ainda não têm fóruns de internet dos Black Blocs.

A página mais popular dos Black Blocs no Facebook é a do Rio, com mais de 18 mil seguidores. Em São Paulo, além da capital e de São José dos Campos, outras cinco cidades têm fóruns de discussão anarquistas (Ribeirão Preto, Rio Preto, Rio Claro, Piracicaba e Sertãozinho). Os cearenses fizeram o documentário Com violência, sobre as ações do grupo na Copa das Confederações, com mais de 50 mil acessos no YouTube.

No 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, eles pretendem promover um "badernaço" nacional. A articulação vem sendo feita na página do Black Bloc Brasil, com quase 40 mil seguidores. "Muitos dos jovens que estão usando essa estratégia da violência nas manifestações vieram das periferias brasileiras. Eles já são vítimas da violência cotidiana por parte do Estado e por isso os protestos violentos passam a fazer sentido para eles", afirma o professor Rafael Alcadipani Silveira, coordenador de pesquisas organizacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Silveira tem acompanhado as discussões virtuais dos anarquistas e esteve nos últimos dois protestos.

História. Inspirada inicialmente em ativistas alemães, que atuavam de preto e com máscaras de gás como segurança nas manifestações nos anos 1990, a estética e ação Black Bloc se fortaleceu principalmente depois de ganhar os Estados Unidos, onde o pacifismo era discurso hegemônico graças às vitórias nas lutas pelos direitos civis, lideradas por Martin Luther King Júnior, e às passeatas hippies contra a Guerra do Vietnã, sob o lema "faça amor, não faça guerra". Leia matéria completa em: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,black-blocs-ja-se-articulam-em-23-estados-do-pais,1060287,0.htm

Sem retorno. Cargos à disposição
O blog foi informado ontem, 05, que as divergências políticas entre os líderes do PMDB, Jackson Barreto e Jorge Alberto não tem mais retorno. Inclusive o ex-secretário já entregou os cargos comissionados indicados por ele no governo.

Clima tensão na emissora global
Chegou a este jornalista a notícia que a TV Sergipe recebeu visita dupla da Justiça do Trabalho na última semana. Dois funcionários do jornalismo entraram com ação contra empresa, na pessoa de um dos diretores. O primeiro reclama de acumular função e não receber por isso. No outro caso, a suspeita é de assédio a uma jornalista que está meio sumida do vídeo. As informações dão conta que tais fatos ocorrem há algum tempo e tardou para a ação ser interposta. Agora é esperar para ver os desdobramentos na justiça. Quem diria? Diretor global suspeito de assédio?

Recursos para o canal 5 e CPI do Transporte
O vereador de Aracaju, Max Prejuízo encontra-se em Brasília, onde ao lado do deputado federal Valadares Filho, tenta a liberação de recursos para a obra de cobertura do canal 5, no conjunto Augusto Franco. A obra foi iniciada, mas apenas uma parcela foi liberada. Max anunciou que assim que retornar da viagem, apresenta em plenário o requerimento para a CPI do Transporte.

PPS/SE: Dois Marcos disputarão presidência?
O blog foi informado ontem que o atual presidente do PPS em Sergipe, Marcos Andrade terá como adversário o radialista Marcos Aurélio. Segundo as informações repassadas ao blog Aurélio já comunicou a Nilson Lima que deixou clara sua opção por Andrade. Mas Marcos Aurélio parece que tem um carta nas mangas e um apoio importante. Fala-se também que o grupo dos irmãos Amorim está de olho no PPS. Será verdade?

Tapa buracos na rua do Liceu, ao lado do Shopping RioMar
Quem passou ontem, 05, à tarde, pela rua do colégio Liceu, uma das saídas do Shopping Rio Mar, passando ao lado da faculdade Maurício de Nassau, pegou um grande congestionamento por conta dos buracos. Os veículos têm que transitar devagar. A Emurb precisa urgentemente realizar uma operação tapa buracos na rua.

Atenção Emsurb/SMTT
Na Rua Lagarto, trecho compreendido entre as Ruas Riachuelo e Campos, no centro da cidade, o proprietário de uma borracharia colocou pneus reservando o local para seus clientes, só que a artéria é de uso coletivo e está atrapalhando o tráfego de veículos, principalmente na hora do rush.

Só erro de informação dará direito de resposta
(FSP): O Conselho de Comunicação Social do Congresso aprovou ontem parecer sugerindo alterações no projeto que prevê regulamentar o direito de resposta na imprensa. A principal mudança é a concessão do direito somente em casos de erro de informação. O projeto original, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), prevê direito de resposta "gratuito e proporcional" a qualquer pessoa ou entidade que se sentir ofendida pelo conteúdo publicado.

Fato errado ou mentiroso
O texto está pronto para votação no plenário do Senado desde maio, mas o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), requisitou ao órgão consultivo o parecer, que pode ser ou não acatado. O parecer estabelece que o direito de resposta deve ser concedido em textos divulgados com fato errado ou mentiroso. O projeto original previa a retratação independentemente de haver erros.

Ação Judicial
Se o questionamento se referir a questões de juízo de valor, o conselho aponta a alternativa da ação judicial. O projeto fixa em até 60 dias o prazo para divulgar o direito de resposta, com espaço igual ao da notícia original.

Carmópolis: Vereador diz que trama foi armada contra ele
O líder da oposição em Carmópolis, vereador Décio Neto (PPS), acusou setores da política ligados à prefeitura de tramar a história de que ele teria incentivado invasões de casas no povoado Aguada. Em entrevista a MEGA FM, no programa apresentado por George Magalhães, Décio disse que os aliados da prefeitura estão incomodados com a sua atuação. “Estou muito tranquilo, pois não é do meu caráter e índole praticar atitudes como esta. Quem me conhece sabe disso. Toda essa armação tem uma explicação: a minha atuação cobrando explicações sobre os gastos exorbitantes da atual administração, que levaram o município a uma situação financeira desastrosa, tendo inclusive que cortar programas sociais”, disse o vereador, ao confirmar que vai à Justiça para desmascarar a trama.

Trama
De acordo com o vereador, ele tomou conhecimento da armação durante o retorno dos trabalhos legislativos, na última quinta-feira, 1º. Foi na sessão que ele ficou sabendo da gravação de uma moradora que o acusaria de incentivar as invasões. “Mesmo tendo mais de 400 pessoas envolvidas, apenas uma resolveu denunciar, o que causou desconfiança. Na sexta um grupo de mais de 30 pessoas estiveram conosco após uma entrevista que eu concedi à rádio Ouro Negro, isentando totalmente a minha participação nas invasões, e afirmando que supostos interesses políticos estariam por trás dessa ação, com o intuito de me prejudicar”, afirmou Décio.

Políticos em Carmópolis estão Incomodados
“Na verdade, o que tem incomodado setores da política em Carmópolis é a minha atuação como vereador, quando faço cobranças incisivas a atual administração sobre os programas sociais que foram cortados devido à queda dos royalties da Petrobrás, que vem prejudicando sobretudo a população mais carente do município. A minha preocupação é com a população que foi enganada com promessas absurdas e agora está perdendo o direito aos programas sociais. Várias famílias estão passando dificuldades porque perderam o benefício ou ficaram com apenas um dos programas. Isso é lamentável, o povo foi usado”, acusou Décio.

Farra
Segundo Décio, houve nos últimos anos em Carmópolis uma farra com o dinheiro público. A  receita de R$ 27 milhões deixada pelo ex-prefeito Volney e a arrecadação dos primeiros quatro anos da administração atual, algo em torno de R$ 300 milhões de reais, foram simplesmente 'torrados'.  "Esta administração realizou festas caríssimas nos anos anteriores e agora penaliza o povo por sua ingerência. Ao invés de cortar benefícios da população, porque não extingue cargos em comissão com altos salários ocupados por pessoas de fora?", indagou o vereador.

Obra atrasada
A construção das casas populares do povoado Aguada deveria ser concluída em julho de 2012. Com o atraso de quase um ano, a população cansou de esperar e resolveu invadir. Décio Neto afirma que há meses vem acompanhando de perto toda a situação com preocupação. “Como legítimo representante do povo, venho cobrando transparência e agilidade da Prefeitura na distribuição das casas para quem realmente precisa e tem direito. Sabemos que tem gente de fora e que não precisa de residência”, disse.

Juventude
A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, fez uma referência especial ao deputado federal Márcio Macêdo (PT) durante o ato de sanção do Estatuto da Juventude, na tarde  de ontem, 5, em Brasília. Segundo ela, o parlamentar sergipano foi indispensável à aprovação do projeto na Câmara. Ela agradeceu o empenho dele em todo o processo. O Estatuto da Juventude é uma declaração de direitos da população jovem, que atualmente alcança cerca de 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrado na história do Brasil.

Entidades farão seminário sobre Previdência Municipal
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), em parceria com a Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) e com a Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco), vai promover na próxima segunda-feira (12), o Seminário sobre Previdência Municipal, que ocorrerá na Associação dos Engenheiros Agronômicos de Sergipe (Aease), às 9h.

Regimes
O objetivo do evento é esclarecer os prefeitos quanto a criação de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nos municípios, iniciativa que já vem sendo encabeçada pelo Ministério da Previdência Social. De acordo com o presidente da Fames e prefeito de Monte Alegre, Antônio Rodrigues, o Tonhão, o RPPS pode ser criado pelo poder executivo, através de Lei Municipal, para a cobertura previdenciária dos servidores efetivos.

Canindé: hotel tem posse definitiva de área
O prefeito de Canindé de São Francisco Heleno Silva esteve ontem , 05, na sede da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco na cidade de Recife em Pernambuco juntamente com o secretário de planejamento Breno George. Eles foram recebidos pelo presidente da empresa João Bosco e pelo diretor de engenharia José Aílton. Trataram da assinatura dos documentos de transferência da propriedade da área do terreno em que se localiza o Hotel Águas de Xingó, que agora é de propriedade definitiva do município.

Divisor
Para o prefeito este é um divisor, já que o município não tinha como investir em um patrimônio que ainda não era de sua propriedade. "Agora com a posse definitiva da área, nós vamos definir o que melhor poderá ser feito com o hotel. Há várias possibilidades e nenhuma está descartada por enquanto. Vamos fazer o que for melhor para municipalidade" disse ele.

Ajuda
Heleno Silva aproveitou ainda para discutir com os diretores da Chesf algumas possibilidades de ajuda da empresa para com Canindé. A empresa tem um debito social muito grande com a região, por conta da construção da Usina de Xingó. "Nosso povo teve que ser retirada de suas terras e uma nova cidade foi construída. Tivemos perdas irreparáveis ao longo dos anos, mas acreditamos que se juntarmos a prefeitura e a Chesf em beneficio do nosso povo vamos conseguir minimizar os problemas causados", falou o prefeito.

Itabaiana: Câmara Municipal realizará concurso público
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe de hoje, 06, licitação, através da tomada de preços, da Câmara Municipal de Itabaiana para contratação de empresa para prestação de serviços técnicos especializados em organização e realização de concurso público. A data de recebimento das propostas é dia 1º de setembro, às 9h e o contrato terá vigência de quatro meses.

Loteamento Praia do Sol
O prefeito de Pirambu, Élio Martins em reunião com os moradores do loteamento Praia do Sol, garantiu que não medirá esforços para buscar uma solução para a localidade. Durante a reunião o prefeito fez questão de esclarecer todos os passos do processo de desapropriação impetrado pelo Ministério Publico Federal, Ibama e a União que pedem a demolição de todas as construções erguidas na aérea do loteamento e também a recomposição de toda a área degradada e a nulidade das escrituras dos imóveis.

TRF
A ação encontra-se no Tribunal Regional Federal, da 5ª Região, em Recife onde aguarda julgamento. “Sei que não será fácil, mas tudo que estiver ao nosso alcance será feito”, disse o prefeito, ressaltando que vai também buscar assegurar o mínimo de infraestrutura para a cerca de 200 casas construídas no local.Segundo o procurador do município, no estagio atual do processo a Procuradoria Municipal, buscará um entendimento junto ao Ministério Publico Federal e o Ibama, para a solução dos problemas encontrados.  “ Vamos buscar sensibilizar o Poder Judiciário para que libere a intervenção do poder publico municipal e possamos fazer o mínimo possível para que se tenha condições de uma convivência digna “, frisou sensibilizado o prefeito.

Orçamento
O prefeito também falou das dificuldades que vêm enfrentando devido as posições radicais impostas pelos vereadores da base de oposição ao governo, que logo após o resultado da eleição reduziu de 80%para 10% a capacidade de remanejamento no Orçamento do Município, engessando a administração municipal, o que tem criado dificuldades para algumas ações que traga benefício para os moradores.

Remanejamento
“ Temos dinheiro mais não temos dotação orçamentária, ou seja, temos o dinheiro no banco mais não podemos gastar porque os vereadores não deixam, fazem a política do quanto pior melhor “, desabafou o prefeito, lembrando que na administração anterior esses mesmos vereadores aprovaram remanejamento de até 120% do orçamento.Conheço todos os problemas do município e vamos buscar atender as reivindicações dentro do possível e das condições da administração e dos recursos disponíveis, frisou.

Projetos
Entregue na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, 05, pelo secretário da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, três projetos de Lei (PL) de autoria do poder executivo, para apreciação dos parlamentares já nessa semana. Segundo o secretário, os PLs encaminhadas pelo prefeito João Alves Filho tem como intuito dinamizar o desenvolvimento da administração, bem como validar o cumprimento da Lei.

Esporte
Destacam-se entre os PLS a criação da medalha municipal do mérito esportivo e a regulamentação do estágio de estudantes, onde o mesmo era permitido através de decreto o que impossibilitava a remuneração e renovação do contrato dos estudantes. A partir da aprovação da CMA, o processo será feito através de uma Lei garantindo todos os diretos conforme a Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008.

Estágio
“Entendemos a importância do estágio para o aluno, pois o mesmo possibilita não apenas o crescimento intelectual e maior absorção de conhecimento do estagiário, bem como uma renda extra, já que o mesmo é remunerado. Por meio desse projeto a prefeitura garantirá a permanência dos estagiários e também futuras contratações” esclareceu o secretário.De acordo com o presidente da Casa, Vinicius Porto, os projetos deverão entrar em pauta ainda essa semana para que haja celeridade no processo.

Começou mais uma Semana do Microempreendedor Individual
Até o próximo sábado, os microempreendedores individuais (MEI) de todo o Estado terão a oportunidade de receber gratuitamente orientações e capacitações sobre diversos assuntos relacionados à administração de seus empreendimentos. É o que o Sebrae promove, na Praça General Valadão, mais uma Semana do Microempreendedor Individual.

Começou mais uma Semana do  Microempreendedor Individual II
Os serviços começaram a ser oferecidos na manhã desta segunda-feira. No espaço estão sendo disponibilizadas oficinas do programa Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) sobre compras, vendas, finanças, associativismo,empreendedorismo, administração e planejamento. As atividades acontecem sempre das 8 ás 18h.

Federação de Associações de Aposentados do BB realiza reunião
Nos dias 3 e 4 de agosto, na sede campestre da AAFBB do Rio de Janeiro, localizada em Xerém (Duque de Caxias- RJ), estiveram reunidas 32 associações de aposentados do Banco do Brasil de todo o país, para a realização do encontro anual da Federação que as congrega e que é presidida por Isa Musa de Noronha. Além dos presidentes/representantes das associações, destacando-se a anfitriã, AAFBB (Rio de Janeiro), a mais antiga e maior de todas elas, também estiveram presentes diversos convidados, como João Botelho, presidente do Conselho Deliberativo da ANABB e das conselheiras Cecília Garcez e Graça Machado, ambas também do Conselho Deliberativo da ANABB. Embora essa entidade (ANABB), não seja filiada à Federação (FAABB), foi convidada, em caráter especial, para participar da reunião.

Moções
Além das decisões meramente administrativas, como aprovação do relatório da diretoria executiva e das contas pelo conselho, além de outros assuntos de interesse geral, o plenário aprovou, por ampla maioria, duas moções de enorme significado dentro do atual cenário vivido pelos aposentados e pensionistas do BB. A primeira dessas moções questiona matéria publicada na revista PREVI na qual o nosso fundo de pensão ousa condenar as ações judiciais movidas por aposentados e pensionistas.

Moções II
A segunda moção cobra a adoção de medidas saneadoras emanadas da PREVIC, quando aquele órgão determinou que os limites de salário de contribuição/benefícios dos dirigentes estatutários devem ser fixados pelo artigo 28, em combinação com o artigo 31 do Plano de Benefícios (Plano 1), limitados aos reajustes salariais da categoria e, na mesma moção, manifestando nossa posição (dos integrantes do plano 1) contra a utilização, por parte do Banco do Brasil, de quantias eventualmente registradas em seu nome, na PREVI, uma vez que suas origens vêm sendo questionadas judicialmente por terem sido constituídas com base no acordo celebrado em 24.12.1997, notadamente na cláusula sétima, e também na reversão de valores constante da relação CGPC 26. Paralelamente, tendo sido a Federação (FAABB) uma das denunciantes do fato à PREVIC, a moção cobra da PREVI a adoção das medidas exigidas e firma posição no que concerne ao acompanhamento dos fatos, com o objetivo de pressionar o BB e a PREVI. A AFABB/SE foi representada na aludida reunião pelo Vice-Presidente Social da entidade, Alceu Monteiro, que assinou as duas moções representando os aposentados e pensionistas do Estado de Sergipe.

Passeios e travessia Crôa do Goré, Viral e ilha dos Namorados
Atenção sergipanos que ainda não conhece a Crôa do Goré, cuja travessia é feita através do Mosqueiro em Aracaju. A

L

Crôa – que fica em São Cristovão – surge diariamente com o movimento da maré no rio Vaza-Barris é uma atração turística linda. O local tem quiosques de palha, bar flutuante e um excelente banho. De lá você desfruta da beleza dos manguezais, pode passear pela região e passar por baixo da ponte Joel Silveira. Lá você pode também optar pelo passeio para o Viral (encontro do rio e do mar/Mosqueiro) e também para a Ilha dos Namorados.

Passeios e travessia Crôa do Goré, Viral e ilha dos Namorados II
Os turistas se encantam e os sergipanos precisam conhecer. Uma boa alternativa para quem não quer ser explorado financeiramente (é com toda segurança) é pegar o Catamarã Emanuel (lá também tem lancha) na Marina Marisol (chegando a Orla Por do Sol segue a esquerda em direção a escola municipal José Carlos Teixeira. Apenas 100 metros). A marina é administrada por uma família, que tem à frente o conhecido Prego, marinheiro que conhece como ninguém toda a região. Para marcar é só ligar: (79) 9925-1959/3227-1773.

Agenda semanal
Hoje – 6 de agosto – Terça-feira: 68 anos do ataque nuclear à cidade de Hiroshima, no Japão, pondo fim à Segunda Guerra Mundial. 7 de agosto – Quarta-feira: A banda de metal Papa Roach faz apresentação na capital paulista. 8 de agosto – Quinta-feira – Faz 50 anos que ocorria o assalto ao trem pagador. 9 de agosto – Sexta-feira: Estreia nacional do filme “Círculo de Fogo”, dirigido por Guillermo Del Toro. 10 de agosto – Sábado: Começa, em Moscou, o campeonato mundial de atletismo. 11 de agosto – Domingo: No Mali, realização do segundo turno da eleição para presidente. Outros fatos que merecem registro: Barcelona confirma que o craque Neymar está com anemia. Museu do Ipiranga vai passar por uma reforma que custará cerca de 20 milhões de reais. Reino Unido, França e Alemanha seguem o exemplo dos EUA e também anunciam fechamento de várias embaixadas. Israel inclui 91 colônias palestinas em lista de prioridades nacionais. FRASE – (Sobre a situação dos presídios no Brasil): “Hoje o sistema penitenciário não tem controle nenhum. Tem muito mais pessoas presas do que seria possível gerenciar.” – Adriana Martorelli, coordenadora da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB de São Paulo e advogada.

Associação Atlética Banese
Eleição dia 14, quarta-feira, para escolha da nova diretoria. Com a chapa “Baneseanos de Corpo, Alma e Coração”

apresenta aos colegas chapa única, para renovação de mais um biênio agosto/2013 a agosto/2015. Convidamos todos os colegas associados para a eleição que tem como presidente José Américo Santos de Deus.Na foto ao lado: Ana Lúcia – Diretora Social. José Américo de Deus – Presidente e    Lélia Maria Ferreira – Diretora de Patrimônio.

Curtas
CARIVALDO SOUZA LAMENTA E REFUTA DECLARAÇÕES DE LUIZ ROBERTO. /// PRESIDENTE DA FSF AFIRMA QUE SE LUIZ ROBERTO DESISTIR DE CANDIDATAR-SE A MAIS UM MANDATO NO CONFIANÇA, QUEM VAI PERDER É O FUTEBOL SERGIPANO. /// BELTRAME EXONERA COMANDANTE DA PM DO RIO DE JANEIRO. /// “THE WASHINGTON POST” SERÁ VENDIDO AO FUNDADOR DA AMAZON POR 250 MILHÕES DE DÓLARES. /// DILMA SANCIONA ESTATUTO DA JUVENTUDE COM VETO. /// JUIZ NEGA PEDIDO DO GOVERNO DE SÃO PAULO PARA ACESSAR DOCUMENTOS DO CADE. /// STF INVESTIGA WALDEMAR DA COSTA NETO. /// MENSAGEM INTERCEPTADA DO LÍDER DA AL QAEDA CAUSOU ALERTA NOS ESTADOS UNIDOS. /// TENSÃO ELEVA DÓLAR, QUE FECHA COTADO A 2 REAIS E TRINTA CENTAVOS. /// DILMA UNE SUA BASE EM TORNO DO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”. /// PREVIDÊNCIA URBANA É VITALIZADA COM AUMENTO DE MASSA SALARIAL. /// OAB, CUT E CNI VÃO DISCUTIR A REFORMA POLÍTICA. /// SEGURIDADE SOCIAL FECHOU 2012 COM SUPERÁVIT DE 78 BILHÕES DE REAIS. /// PRESIDENTE DA ANFIP CRITICA DESONERAÇÕES DESENFREADAS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Péssima repercussão
Como não poderia deixar de ser, causou péssima repercussão a denúncia de que árbitros do quadro da CBF estariam pedindo a políticos (deputados, senadores e até mesmo governadores e ministros) em seu favor, junto à Comissão Nacional de Arbitragem (CONAF), no sentido de garantir sua escalação para os jogos do brasileirão, o campeonato da Série A, que lhes dão maior visibilidade e melhor remuneração. Mais um fato que justifica a implantação de uma CPI para apurar esse e outros escândalos na entidade mater do futebol brasileiro. Dentre elas, por exemplo, o fato de a entidade presidida por José Maria Marin continuar pagando um “pequeno” pro labore de 120 mil reais, a título de consultoria, ao ex-presidente Ricardo Teixeira, que atualmente reside em Miami, na Florida (EUA).

Modalidades esportivas
ATLETISMO – Esporte terrestre de múltiplas provas que compreende disputas variadas de corridas, saltos, arremessos e combinadas. As provas no Atletismo estão divididas em provas de pista, provas de campo, provas combinadas e provas de rua. Por sua tradição e pelas suas características consolidadas, o Atletismo é considerado um esporte tradicional. O Atletismo era praticado desde a Grécia antiga sob a forma de competição. Fez parte dos Jogos Olímpicos gregos desde as primeiras edições. Há indícios de práticas atléticas na Ásia Central, entre os povos quirguizes, bechkirs e turcomenos. Na ODISSEIA, Homero relata a importância das competições atléticas nas cerimônias religiosas da sociedade grega. O Atletismo é dirigido internacionalmente pela International Association of Athletics Federations. (As informações aqui publicadas têm como fonte o Dicionário Enciclopédico TUBINO do Esporte).

Copa do Brasil
A CBF deverá divulgar, hoje, informações importantes sobre a Copa do Brasil de 2014. Dentre elas, quais serão os adversários do Sergipe e do River Plate na competição, que terá um novo formato a partir do próximo ano.

Sabino e João Hora
Nas mãos do secretário de Infra-Estrutura, Walmor Barbosa, está a decisão sobre o início das obras de reforma dos estádios do Confiança e do Sergipe, que sediarão as partidas de futebol aqui na capital sergipana durante a execução das obras de reforma do Batistão. No máximo até o final da semana teremos novidades a respeito desse tema.

10 Anos
Este é o prazo do contrato firmado com a rede de TV fechada (TV a cabo) ESPORTE INTERATIVO. A rede interativa comprou os direitos de transmissão dos jogos válidos pelos certames oficiais de cinco estados da região Nordeste. Sergipe é um deles.

Milton Dantas
Continua sendo o principal nome para suceder o presidente Carivaldo Souza na presidência da FSF. Isso se o atual presidente, que aniversariou ontem, não resolver concorrer novamente. Miltinho, ex-presidente do Confiança, exerce o cargo de diretor-comercial da Liga do Nordeste.

Mário Jorge Lobo Zagallo
Mais do que um simples nome, uma verdadeira legenda do futebol brasileiro, o técnico Zagallo é considerado um dos melhores de toda a história do nosso esporte mais popular. Alagoano, nascido em 9 de agosto de 1931, Zagallo foi atleta que começou no juvenil do América do Rio de Janeiro, quando já brilhava na seleção do colégio Marista, onde estudava. Em 1950, faz teste no Flamengo e é aprovado. Sua ligação com a seleção brasileira começa no dia em que, como soldado da P.E. (Polícia do Exército), trabalhou naquele fatídico 16 de julho, quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai, na Copa realizada no Brasil. Sinônimo de seleção brasileira, conquistou duas Copas como jogador, uma como técnico e outra como coordenador. Foi inovador com a bola nos pés e com a prancheta nas mãos. Sobre Zagallo, vejamos uma frase de Wanderley Luxemburgo: “Respeito o Telê Santana, mas o meu grande ídolo é o Zagallo.”

Grupo do Sergipe – (A-4)
Classificação: 1. Sergipe – 13; 2. Vitória da Conquista – 10; 3. Botafogo (PB) – 8; 4. Juazeiro – 5 e 5. CSA – 3.

Lapso da coluna
Caro leitor Luiz Anselmo Aragão (Piquet): Você tem plena razão. No comentário de ontem sobre o Santos, afirmamos que o clube santista é tricampeão do mundo. Em verdade, como você informa em seu e-mail, a equipe de Vila Belmiro é tricampeã da Taça Libertadores da América, mas é bicampeã do mundo (1962/1963). Como é bom contar com leitores atentos, dispostos a colaborar com esta coluna. Muito obrigado e aquele abraço.

Memória do esporte
Lapso que agora corrigimos diz respeito aos fatos citados neste espaço no dia de ontem. Eles ocorreram na data de 04 de agosto dos anos referidos, e não no dia 5 de agosto. Como hoje não há acontecimento do passado que mereça registro, vale contar aquela do folclórico presidente Mendonça Falcão, um dos recordistas de “causos” em nosso futebol. Chefiando a delegação do Brasil numa excursão pela Europa, o referido dirigente respondeu, sobre algo que teria ocorrido numa determinada cidade. O Mendonção disse, com ênfase. “Foi naquela cidade que o Brasil (sic) apanhou dos BELGICANOS por 5 X 1. Isso foi na década de 60. Quando uma conhecida montadora de automóveis, em seguida, lançou um novo modelo, o SIMCA 1, todos acrescentavam: “Cincaum, modelo BELGA.”

Jogo rápido
SUB-17: FSF confirma que cinco equipes vão disputar. /// Também há equipes interessadas em participar do Sub-15. /// AABB promove Baile da Primavera, no dia 27 de setembro. Mesas p/sócios: 80 reais. N/sócios – 120 reais. Bandas BAILE e EROS. /// Federação de Futebol fecha com o ESPORTE INTERATIVO. Transmissão de jogos do campeonato na TV fechada. /// Divulgação e participação nos patrocínios são as vantagens para os clubes. /// O presidente Carivaldo Souza aniversariou ontem. Este espaço parabeniza o dirigente. /// Precoce, filho de Zidane surpreende no Real Madrid. /// Depois de goleada humilhante, o Santos vai encarar o Corinthians. /// Cristiano Ronaldo responde ao técnico Mourinho: Não cuspo no prato em que comi.” /// O craque português renovou até 2018 com o Real e vai ganhar mais do que Messi no Barcelona. /// Sergipe enfrentará o Juazeirense, domingo, na cidade de Juazeiro. /// Presidente do Santos ameaçado de “impeachment”.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marcos_rm  Sabe quando seu nível de decepção te faz mudar seu ponto de vista e de ação? Cuidado, no salto entre pontos, a queda é eminente.

www.twitter.com/alanbarretoso  Só existe corrupto quando existe corruptor! Para que exista a prostituição, é preciso a prostituta, o cliente e o gigolô!

www.twitter.com/ProfAndreyLemos  Atôtô meu pai Obaluaiyê, obrigado meu pai por mais um ciclo vital ancestral, protegei amim e aos meus contra as doenças e todos os males!!!

www.twitter.com/ThalesBrandao  Essa galera da TelexFree deveriam protestar para conseguir uma vaga no sistema educacional brasileiro: educação infantil. :o)

www.twitter.com/deniswesleyufs  Essa Bolívia me deixa muito feliz.Rejeição nacional obriga McDonald's a fechar todas as lojas na Bolívia.

www.twitter.com/esmeraldoleal  No Assalto ao Trem Pagador, Inglaterra, 1963, o roubo foi de 9 milhões. Já no Assalto ao Metrô de Sao Paulo, o rombo pode chegar a bilhões.

ARTIGO

Unidade de Controle Interno: dependente ou independente?  por Carlos Augusto Meneses Marçal*

A Unidade de Controle Interno tem como finalidade assegurar que os recursos obtidos pelas instituições públicas sejam aplicados de forma econômica, eficiente e eficaz: sempre em benefício da sociedade.

A UCI deve também normatizar procedimentos no sentido de orientar e prevenir erros e desperdícios na Administração Pública.

Um Controle Interno que prime pela estrita observância à legislação, será um grande auxiliador da Administração Pública. A verdade é que muitos gestores não tem dado a importância devida a sua existência, deixando o referido controle num plano secundário. A UCI não deve se transformar em órgão parecerista, pois para isso existem as assessorias específicas. Se os gestores públicos governassem motivados pela vontade de agradar a população antes de tudo, talvez não tivéssemos a necessidade de extensas leis e tantos controles.

A eficiência já é um princípio inerente à Administração Pública. Já a ineficiência decorre também da não independência da Unidade de Controle Interno: o cargo de controlador interno, geralmente é exercido por comissionado, e ainda mais; por parente, amigo, agregado ou apadrinhado do gestor responsável pela Administração. É o tal conceito de confiança que se pratica hoje na Administração Pública: como se a confiança estivesse vinculada ao grau de relação pessoal do servidor que ocupa o cargo com o gestor.

Para garantir a independência, a autonomia de atuação, a eficiência e a continuidade na proposição de ações de controle interno: o controlador deve ser nomeado para o exercício do cargo efetivo, o que exige a realização de concurso público. Alguns Tribunais de Contas considera como grave, a inexistência de cargo efetivo de Controlador de Controle Interno, admitido por concurso público.

Em razão de sua intimidade com as ações da administração, um Controle Interno bem estruturado e atuante, é de grande importância no desempenho do controle externo exercido pelos Tribunais de Contas.

A implantação do Sistema de Controle Interno no âmbito dos Poderes já estava previsto desde a Constituição Federal de 1988. Em novembro de 2001, o nosso Tribunal de Contas, resolveu normatizar o assunto, através de Resolução TCE nº 206/2001. Passado todos esses anos, os Sistemas de Controle Internos dos Poderes, não tem evoluído muito, principalmente no apoio ao Controle Externo. É raro encontramos algum relatório evidenciando alguma falha ou irregularidade na Administração: quanto mais qualquer relatório evidenciando a avaliação de planos e programas; como também dos resultados quanto à eficácia e eficiência da Administração.

Observamos em dois episódios em nosso Estado, que o Controle Interno apontou irregularidades de administrações anteriores: caso FUBRAS – Governo do Estado (2007 – ainda sem definição); Caso PERDAS DE MEDICAMENTOS – Prefeitura de Aracaju (2013). Seria o efeito do ditado popular (bíblico): “quem com ferro fere, com ferro será ferido.” O Controle Interno apontaria irregularidades da própria Administração? Considerando que na maioria dos casos, o cargo de Controlador de Controle Interno é exercido por cargo puramente comissionado (nomeado em sua maioria pelo grau de confiança do gestor) e não por servidor efetivo nomeado para o cargo através concurso (nomeado pelo grau de confiança da Administração). Acredito que não.

As atribuições da Unidade de Controle Interno tem caráter permanente dentro da Administração, portanto não deve sofrer descontinuidade. Não podemos aceitar que a cada gestor de plantão se mude o controlador interno. Isso tem sido também um grande entrave na independência e atuação das unidades de controle interno.

Outro ponto a ser atacado, é a falta de estrutura dos Controles Internos: seja de pessoal, e/ou de instalações. Temos encontrado Controles Internos constituídos por apenas 01(um) servidor, sem a mínima estrutura para desenvolver suas atividades: quanto mais apoiar o Tribunal de Contas no controle externo.

Diante dos fatos apresentados, entendemos que uma Unidade de Controle Interno atuante e independente, trará resultados bastante significativos: tanto em relação à boa aplicação dos recursos públicos, quanto ao apoio ao controle externo. Se faz necessário que os gestores públicos dê uma maior importância as Unidades de Controle Interno: não basta apenas implantar; mas também estruturar adequadamente. Não podemos mais tolerar controles internos “faz de conta”: pareceristas, ineficientes e sem independência. O Controle Interno não deve está a serviço do Administrador: mas sim, comprometido com Administração Pública.

“O que importa é o grau de comprometimento envolvido numa causa, e não, o número de seus seguidores!”

*Analista de Controle Externo/TCE.Sergipe

ARTIGO

Queda na mortalidade infantil aumenta a longevidade em Sergipe        por Marcel Resende *

Foi lançada na última sexta-feira, 2 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a edição de 2013 da pesquisa Tábuas Abreviadas de Mortalidade por Sexo e Idade. O trabalho demonstra, ao longo do período 1980-2010, por meio da análise de alguns indicadores, as taxas de mortalidade em crianças com menos de um ano e de cinco anos por mil nascidos vivos, expectativa de vida ao nascer e sobremortalidade masculina, mudanças profundas na sociedade brasileira, e, por conseguinte, a sergipana, nas últimas três décadas.

Houve diversos avanços, como a grande redução na mortalidade infantil, o aumento da longevidade da população, em especial das mulheres, e a maior sobrevida dos idosos. Mas desafios também estão postos, como o rápido envelhecimento da população e o expressivo aumento da sobremortalidade masculina, principalmente no Nordeste, em grande parte pela violência urbana na faixa etária de 20 a 24 anos.

De acordo com esse estudo, a mortalidade infantil em Sergipe diminuiu 75% de 1980 a 2010. Isso significa que, em 2010, 22,6 crianças com menos de um ano morriam para cada mil nascidos vivos, sendo que em 1980 esse número chegava a 90. Implica dizer que, para cada grupo de mil, 67,5 deixaram de morrer antes de seu primeiro ano.

Os dados de mortalidade na infância, relativos a crianças com menos de 5 anos, seguem a mesma tendência. Em 2010, a taxa foi de 25,8 óbitos para cada mil nascidos vivos, uma redução de 77% em relação a 1980, quando houve 113 mortes para cada mil nascidos vivos.

Importante pontuar que o quarto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estipulado pela ONU, tem como meta reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos, tomando 1990 como ano-base. Com esses avanços, Sergipe, assim como o Brasil, bateu, com cinco anos de antecedência, a meta estipulada pelasNações Unidas.

A expressiva queda de 75% na mortalidade infantil observadas nas últimas três décadas foi um dos principais fatores que colaboraram para um aumento de 18% na longevidade dos sergipanos. A expectativa de vida aumentou de 60,2 anos, em 1980, para 71 anos, em 2010, equivalente a um incremento de 4 meses e 10 dias de vida por ano, em média, ao longo dos últimos 30 anos.

As mulheres continuam vivendo mais do que os homens. Entre os sergipanos, a perspectiva de vida saltou de 57,8 anos para 66,9 anos no mesmo período. Já as sergipanas têm esperança de vida maior, que chegava, em 2010, a 75,2 anos, ante 62,5 anos em 1980.

A diferença do índice entre os sexos aumentou de 4,74 para 8,31 anos, nas últimas três décadas. Uma das razões dessa diferença, a sobremortalidade masculina entre jovens do sexo masculino, de 20 a 24 anos, cresceu 112,3% no período. A sobremortalidade masculina compara a relação entre as taxas de mortalidade de homens e mulheres. O índice passou de 1,9, em 1980, para 4,02, em 2010.

* Marcel Resende é Técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Superintendente de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Coordenador da Sala de Situação do Governo.

ARTIGO

A ideia do quanto pior, melhor   por Carlos Alexandre N. Aragão*

Desde os primórdios, o Brasil é visto como a nação que “aqui, em se plantando, tudo dá”. Isso é concretizado a cada década ou século de acordo com a evolução visível em todas as áreas. Aqui, peço autorização, a você, para falar da área da educação.

Tenho 15 anos de magistério e vejo o quanto há de investimento nessa área, mas ela contínua sendo uma das piores. Onde está o problema?

Bom, não irei, nesse momento, apontar os prováveis autores para esse declínio eterno. Sendo assim, falarei de uma boa parte de profissionais da educação que participa do grupo “quanto pior, melhor”. Esse grupo apesar de sobreviver com o recurso advindo dessa área, tenta a todo custo a não mudar o mínimo da sua realidade. Que profissional é esse? Colocar a culpa ou encontrar um culpado é muito fácil, mas lutar com os recursos que lhes são disponibilizados torna-se um caminho espinhoso.

Vejo colegas que se negam a dá um mínimo de contribuição fora as exigidas pela função e ainda criticam os que tentam contribuir com o mínimo para ver um espaço escolar digno, respeitoso, solidário e harmonioso. Essa turma do contra, vive esquentando a panela até que o ponto da fervura fique adequado para despejá-la no alvo. Muitas das vezes a fervura não chega ao ponto certo, porque o trabalho e a dedicação de cada profissional são destacados através das ações concretas e não por picuinhas.

Por que a torcida que vive na contramão do desenvolvimento da escola não faz um abaixo-assinado ou uma manifestação mostrando a realidade da infraestrutura, dos bebedouros, dos ventiladores, do teto, da quadra de esporte, dos banheiros, da instalação elétrica, das condições de trabalho etc? Não faz, porque é fácil criticar e difícil agir. Do mesmo modo são os nossos representantes (vereador, prefeito, governador e deputado) que veem a educação como um mecanismo para angariar votos através de contratos, arrumarem local para a realização de eventos, locarem veículos etc.

Eles devem ser os primeiros fiscalizadores e incentivadores para a melhoria da educação. Mas esqueci, melhorar a educação não dá voto. Assim, convido a todos colegas a se unirem, porque a escola não é da equipe gestora é nossa, dos estudantes e da comunidade externa. É através dela que compramos o pão de cada dia, os medicamentos em caso de problemas de saúde e o nosso lazer. Vamos fazer da nossa escola um melhor espaço de convivência e mostrar para todos que ela tem valor. Não importa a direção que esteja, o importante é assumirmos as nossas funções com dedicação.

*Mestre em Letras – UFS/Tutor da UNIT e da UFS/UAB/Professor da rede estadual de SE

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
"É realmente preciso distinguir a força e a beleza das palavras da força e da evidência das razões."

“Há muitas pessoas a quem a vaidade faz falar grego, e, até, por vezes, uma língua que não entendem.”

Nicolas Malebranche, filósofo francês, nasceu em 06 de Agosto de 1638 e morreu em 1715.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais